fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quarta, 29 Julho 2020

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirmou nesta quinta-feira (30/07) a 21ª morte por COVID-19 no município. Trata-se de um homem de 83 anos internado desde 14/07 e que morreu na noite de ontem (29/07). O idoso não frequentava a clínica particular onde a Vigilância notificou um surto da doença, com 13 pessoas infectadas, sendo que 2 estão internadas. Já o exame do homem de 75 anos que morreu no dia 28/7 com suspeita da doença foi negativo para COVID-19. Uma mulher de 75 anos de Gavião Peixoto internada em hospital de São Carlos desde 29/07, também morreu hoje com resultado positivo para a doença. Como determina o protocolo do Ministério da Saúde o óbito é contabilizado para o município de origem da paciente. São Carlos contabiliza neste momento 1.337 casos positivos para a doença (43 resultados positivos foram liberados hoje, já incluído os 13 casos da clínica de idosos), com 21 mortes confirmadas. 63 óbitos já foram descartados até o momento. Dos 1.337 casos positivos, 1.121 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 1 óbito sem internação, 115 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 78 receberam alta hospitalar, 17 estão internadas, 1 paciente de São Carlos está internado em outro município e 20 positivos internados foram a óbito. 996 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 5.025 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (100 resultados negativos foram liberados hoje). Estão internadas neste momento 38 pessoas, sendo 21 adultos na enfermaria (12 positivos – sendo 2 de outros municípios, 3 suspeitos, 6 negativos); na UTI adulto hoje estão internadas 11 pessoas (11 positivos - sendo 5 de outros municípios). Na UTI duas crianças estão internadas, uma com suspeita da doença e outra com resultado negativo. Outras duas crianças estão na enfermaria, sendo 1 com resultado negativo e 1 com suspeita da doença, todas de outros municípios. A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS está hoje em 65%. Na rede privada 1 paciente positivo está internado neste momento na UTI. Já na enfermaria 3 pacientes estão internados na rede particular, sendo todos com resultado positivo para a doença.

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 8.370 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 6.578 pessoas já cumpriram o período de isolamento de 14 dias e 1.792 ainda continuam em isolamento. A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (febre, acompanhada de um ou mais sintomas como tosse, dor de garganta, coriza, falta de ar). 4.399 pessoas já realizaram coleta de exames, sendo que 3.378 tiveram resultado negativo para COVID-19, 846 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos positivos). 175 pessoas ainda aguardam o resultado. O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

As diligências prosseguem para identificação e captura de todos os envolvidos; a Polícia Civil investiga o caso

BOTUCATU/SP - A Polícia Militar apreendeu, nesta quinta-feira (30), oito fuzis e uma metralhadora, após ataques, iniciados na noite de ontem, em uma agência bancária no município de Botucatu. As diligências prosseguem para captura de todos os integrantes da quadrilha

A ação criminosa começou na noite de quarta-feira (29), quando cerca de 30 criminosos armados e com coletes a prova de balas invadiram a agência localizada no centro da cidade e a destruíram com o uso de explosivos. Outras duas agências também foram danificadas.

Equipes do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), bem equipadas e preparadas, realizaram uma rápida intervenção, frustrando a ação dos criminosos. Policiais de batalhões de áreas vizinhas e do 1º, 3º e 4º Batalhões de Policiamento de Choque também auxiliaram. 

O grupo fugiu do cerco policial e imediatamente se iniciaram as buscas na região, feita por agentes das polícias militar e civil. Parte dos criminosos foi flagrada, na manhã de hoje, na rodovia Marechal Rondon. Os criminosos foram encurralados e revidaram a ação policial. Um dos suspeitos foi atingido.

O homem foi socorrido ao Pronto Socorro da Universidade Estadual Paulista (Unesp), mas não resistiu. Criminosos também atearam fogo em um Toyota/Hilux que foi deixado próximo à sede do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) para impedir a saída das equipes.

Eles ainda incendiaram outros veículos para bloquear rodovias e renderam moradores, que foram obrigados a ficar sobre o teto de seus veículos. Dois policiais ficaram feridos, foram socorridos também à Unesp e permanecem internados, sem risco de morte.

“As equipes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica estão, de forma integrada, trabalhando empenhadas para que possamos enfrentar, esclarecer e combater este crime”, destacou o secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos.

Até o momento, foram apreendidos sete fuzis calibre 762 e um .50 e uma metralhadora 9 mm, sete veículos, dois coletes balísticos, um malote de dinheiro e um rádio comunicador. Ainda foram recolhidos 17 artefatos explosivos improvisados, dois cartuchos de emulsão e três granadas. Equipes do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foram acionadas para destruição dos materiais.

Policiais da 5ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Furtos e Roubos a Bancos, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), foram acionados e se deslocaram até o município para prestar apoio aos agentes da Delegacia Seccional de Botucatu.

A ocorrência segue em investigação pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) do município. As diligências para captura dos envolvidos seguem com o empenho de mais de 200 policiais e 70 viaturas de diversas unidades territoriais e especializadas da Polícia Militar.

Continuam nas buscas militares do 4º, 12º, 22º, 27º, 40º, 53º e 54º Batalhões de Polícia Militar do Interior (BPM/I), da Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota), do Comando e Operações Especiais (COE), do 10º e 13 Batalhões de Ações Especiais de Polícia (Baep) e do Comando de Aviação da Polícia Militar (CAvPM). 

 

 

*Fonte: SSP 

Publicado em Outras Cidades

Recursos da ordem de 1,6 milhão chegarão à cidade em breve e artistas se reúnem em fórum para discutir a lei de forma democrática e transparente

 São Carlos/SP - O fórum Cultura na Pauta, formado por artistas e trabalhadores do setor das artes e cultura de São Carlos, enviou no fim da tarde de terça-feira uma carta pedindo providências para formação de um comitê gestor democrático que vai implementar e fiscalizar no Município a utilização dos recursos da Lei Aldir Blanc (Lei de Emergência Cultural 14.017). A carta, endereçada à Secretaria de Esportes e Cultura, ao Departamento de Artes e Cultura e à Câmara Municipal, é assinada por mais de 60 profissionais das artes, produtores, empresas, representantes de festivais, espaços culturais e escolas de arte, além de artistas e coletivos, e pede para que na formação deste comitê seja respeitada a paridade entre representantes da Sociedade Civil e Poder Público.

 A nova lei determina que as cidades devem gerenciar os recursos em parceria com a sociedade civil, e terão que fazê-lo em apenas 120 dias a partir da chegada do dinheiro ao município, o que deve acontecer já na primeira semana de agosto. A partir daí, o comitê gestor vai elaborar os critérios de utilização dos recursos. Como em São Carlos não há um conselho de Cultura constituído, foi necessário que os próprios agentes culturais formassem um grupo: uma espécie de fórum emergencial para debaterem as necessidades dos profissionais das artes e orientar o poder público quanto às melhores formas de utilizar a soma que virá para a cidade – cerca de 1,6 milhão de reais.

 A lei Aldir Blanc estabelece três formas principais de apoio financeiro à cultura: pagamento de auxílio emergencial a trabalhadores da cultura, aporte financeiro para espaços culturais e empresas de produção cultural, e abertura de editais emergenciais para a realização de ações culturais com contrapartida social. “Teremos que discutir, elaborar, orientar e fiscalizar as ações, e precisamos que tudo seja feito com transparência e máxima participação dos profissionais da cultura”, informa o produtor Ricardo Rodrigues, um dos membros do Fórum.

ORGANIZAÇÃO VIRTUAL

 

A partir de um perfil que já existia desde 2014 no Facebook – Cultura na Pauta – alguns poucos artistas e produtores convocaram a participação de outros agentes culturais na cidade. A página agora já soma mais de mil participantes e há grupos de Whatsapp discutindo as próximas ações e marcando reuniões em salas virtuais, abertas a todos os agentes culturais e trabalhadores da cultura. “A primeira reunião teve 10 participantes, a segunda 16, e a última 41. Estamos querendo envolver cada vez mais artistas nessas discussões, pois os rumos da cultura na cidade, no Estado e no País dependem da união de todos”, afirma o músico Murilo Barbosa.

O fórum também tem um perfil no Instagram (@culturanapautasc) e pretende se transformar em breve em um fórum permanente de cultura na cidade. “Já que não temos um conselho, precisamos construir coletivamente esse lugar para as discussões sobre cultura em São Carlos, e entendemos que um fórum seria uma experiência democrática e agregadora, ação mais que necessária em tempos de pandemia”, comenta Ana Garbuio do grupo de Teatro Retalho Coletivo.

 

Contatos:

Fórum Cultura na Pauta - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

facebook.com/culturanapauta

Instagram @culturanapautasc

Publicado em Outras Notícias

No dia 15 de agosto, feriado municipal, será realizada três missas virtuais para marcar a data religiosa que reúne 20 mil devotos.

 

SÃO CARLOS/SP - A pandemia da Covid-19 é a responsável, direta, pelo cancelamento da tradicional festa religiosa dedicada a Nossa Senhora Aparecida da Babilônia, que iria acontecer no feriado municipal do dia 15 de agosto. Tudo por uma precaução para evitar o aglomeramento de pessoas. Neste dia, às 7h, às 10h e às 16h irão ser realizadas missas online para que os devotos possam acompanhar.

Desde 1866, anualmente, fieis visitam anualmente a imagem da santa, quando foi achada sob uma árvore após um incêndio destruidor na Babilônia. No local, foi construída uma igreja. E há aproximadamente 60 anos ocorre uma festa religiosa para marcar a data.

Simultaneamente, peregrinos caminham ao santuário durante toda a madrugada em uma prova de fé. Durante o dia 15, em uma ampla área, autônomos montam barracas e vendem alimentos e recordações, além de diversos produtos, fazendo com que aproximadamente 20 mil pessoas passem pelo santuário no dia comemorativo.

“Mas estamos atendendo as recomendações as autoridades sanitárias e optamos pela não realização da festa este ano”, disse o religioso. “A prevenção é importante e a orientação é que os fiéis acompanhem as missas online. O santuário não irá receber os peregrinos”, reafirmou.

A não realização da festa, reconhece o padre Marcos é que afeta a questão econômica, uma vez que a festa é uma fonte de renda para o santuário e para autônomos que tinham uma oportunidade de realizar vendas que servem como sustento de suas famílias.

“Mas hoje temos que focar a saúde pública. Será também a perda de um dia de fé, de oração, pelo fato de o Santuário estar fechado. Mas temos que respeitar as autoridades sanitárias”, comentou.

“PEREGRINAR EM CASA”

Padre Marcos informou que o cancelamento da festa será uma oportunidade dos fieis peregrinarem em suas casas, em um exercício espiritual e de orações. É triste não termos um momento de adoração, de lazer, de diversão. Mas mesmo longe do Santuário, podemos viver a fé. Um momento de meditação e qual o significado de irmos à igreja”, ponderou.

2021

Sobre 2021, padre Marcos acredita que tudo volte à normalidade e a festa retorne com muita alegria e fé. “Acredito que iremos ter uma vacina que imunize toda a população e o dia 15 de agosto volte a movimentar o Santuário. A nossa expectativa é a melhor possível. Estamos otimistas”, finalizou o religioso.

 

 

*Por: Sidney Prado

Publicado em Cidadania

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP - Uma ação conjunta dos policiais militares do 9º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e agentes da Polícia Federal resultou na apreensão de 594 quilos de cocaína. O flagrante foi, nesta quarta-feira (29), na Rodovia Washington Luís, na cidade de São José do Rio Preto.

As equipes abordaram o condutor de um caminhão que demonstrou nervosismo. Os 550 tijolos de cocaína estavam escondidos em um fundo falso. Além disto, também foram recuperados R$ 1.889.

O envolvido foi encaminhado a unidade da Polícia Federal em Rio Preto, onde permaneceu à disposição da Justiça.

Publicado em Outras Cidades

IBITINGA/SP - Nesta última 4ª feira (29), o Serviço Autônomo Municipal de Saúde (SAMS) recebeu da equipe do Sindicato Rural aproximadamente 3700 máscaras descartáveis, confeccionadas no Projeto “Oficina Organização Comunitária”, oferecido através do Senar.

Na ocasião, o Gestor Executivo do SAMS, Roberto Gonella, que também estava presente na entrega, salientou que o uso das máscaras é uma situação que provavelmente permanecerá por um bom tempo.

“Até que tenhamos uma vacinação abrangente para a imunizar a população, o uso da máscara permanecerá e, diante desta situação, toda doação de equipamentos de prevenção contra o novo coronavírus será bem-vinda”, complementou Gonella.

 O Presidente do Sindicato Rural, também aproveitou a oportunidade para destacar o bom relacionamento que o Sindicato mantém com o Presidente do Sistema FAESP/SENAR-AR/SP, Dr. Fábio Salles Meirelles. Sendo através deste projeto viabilizada a possibilidade de confecção de máscaras para proteger e dar segurança aos profissionais de saúde que estão expostos diuturnamente para trazer cuidados e proteção para a população.

 

 

*Por: PMI

Publicado em Outras Cidades

SÃO PAULO/SP - E Caetano Veloso disse sim. Após meses acompanhando a saga de sua mulher, Paula Lavigne, em seu encalço no Instagram, sempre querendo saber se ele faria uma apresentação virtual, a afirmativa foi dada nesta última quarta-feira, 29. Caetano revelou que fará uma live no dia 7 de agosto, junto com os filhos Moreno, Zeca e Tom, que será transmitida pela plataforma do Globoplay, às 21h30.

O cantor e compositor resistiu muito aos apelos da mulher e dos fãs até decidir fazer essa live e escolheu um dia especial para isso. No dia 7 de agosto, Caetano completa 78 anos de idade, e diz, em vídeo, que mais uma vez estará imitando Gilberto Gil, ao escolher a data do aniversário.

Além disso, registra que a data escolhida é muito cabalística, 78 anos no dia 7 do 8. E junta a isso mais uma coincidência. Como gosta muito de Marcelo Adnet, revela que o programa do humorista, o Sinta-se em Casa, terá nesse dia seu 78º episódio.

O anúncio foi feito exatamente em um vídeo de Adnet, com o humorista imitando Paula Lavigne e o próprio Caetano Veloso.

 

 

*Por: Eliana Silva de Souza / ESTADÃO

Publicado em Pop & Arte

Atividade mensal é aberta ao público e será realizada em 10 de agosto, das 10h30 às 12h30, pelo Facebook e via Zoom.

 

            SÃO PAULO/SP - Com o objetivo de tornar a discussão científica sobre mindfulness acessível a todos, o Centro Mente Aberta promove os Seminários Avançados em Mindfulness de forma online e gratuita.

            A atividade mensal, que antes era feita no Anfiteatro Principal do Campus Santo Amaro da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), agora é realizada pelo Facebook e via Zoom. Em agosto, o encontro acontece na segunda-feira (10), das 10h30 às 12h30.

Os seminários científicos têm como objetivo apresentar as atualizações na área acadêmica mais relevantes sobre as intervenções baseadas na atenção plena. Serão divulgados estudos de meta-análises, revisões sistemáticas e estudos de intervenção controlados com foco nos temas: “Mindfulness para Policiais e Militares” e “Mindfulness para Atletas”.

Durante o encontro, ministrado pelos professores facilitadores Marcelo Demarzo e Sonia Beira (Mindfulness para Policiais e Militares) e Marlúcia Santos (Mindfulness para Atletas), os participantes poderão interagir com os pesquisadores e acompanhar as discussões sobre os temas propostos.

Apesar dos seminários chamarem a atenção de profissionais da área da saúde e pesquisadores interessados em mindfulness, o evento é aberto e gratuito para todos que quiserem se aprofundar na abordagem científica.

Para participar, acesse o Facebook do Centro Mente Aberta no dia e horário do evento ou entre na reunião utilizando o aplicativo Zoom, através do link: https://us02web.zoom.us/j/83149003577.

 

O que é Mindfulness?

Mindfulness é um dos estados da mente, acessível a qualquer indivíduo, que consiste em um exercício de querer vivenciar o momento presente, intencionalmente, aceitando a experiência.

Em Mindfulness, o sentido correto de aceitação é o de se olhar a realidade como ela realmente é, sem julgá-la ou reagir a ela no "piloto automático".

Com a prática regular, o processo torna-se mais natural, sendo possível permanecer nesse estado em grande parte do tempo e aumentar a qualidade de vida do indivíduo.

Embora muitos dos termos e técnicas tenham origem nas tradições orientais, o Mindfulness hoje em dia é considerado uma prática laica (secular, não-religiosa), com sólida base científica.

 

Centro Mente Aberta

Fundado pelo especialista pioneiro em Mindfulness no Brasil, o Mente Aberta (Brazilian Center for Mindfulness and Health Promotion) é um Centro de promoção e divulgação de intervenções baseadas em Mindfulness com foco em práticas e programas, formação profissional e pesquisas científicas.

O Centro Mente Aberta coordena um Programa de Extensão Social da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), um grupo de pesquisa certificado pela universidade e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e segue as Diretrizes da Rede Britânica de Professores de Mindfulness (UK Network for Mindfulness-Based Teacher Trainers).

Publicado em Ciência & Saúde
Quinta, 30 Julho 2020 10:13

Esposo esfaqueia mulher em Trabijú

TRABIJÚ/SP - Uma mulher foi esfaqueada pelo marido na cidade de Trabijú, no início da madrugada desta quinta-feira (30).

De acordo com informações, durante uma discussão sem motivo aparente o homem, de 33 anos, agrediu sua esposa com uma faca. Ela tentou se defender e teve ferimentos na mão e no braço.

Uma criança, filho do casal, assustado com a agressão, pegou um facão e atacou seu pai para defender sua mãe, e o feriu no braço e na mão.

A Polícia Militar foi acionada e todos foram levados para a delegacia de plantão, onde o autor foi preso em flagrante e encaminhado ao ADP (Anexo de Detenção Provisória), por não ter os R$ 1.050,00 estipulados como fiança.

 

 

*Por: PORTAL MORADA

Publicado em Outras Cidades

MUNDO - O embaixador da China em Londres disse nesta quinta-feira que os Estados Unidos estão tentando deflagrar uma nova Guerra Fria com o Estado comunista pois procuram um bode expiatório antes da eleição presidencial norte-americana marcada para novembro.

"Não é a China que se tornou assertiva. É o outro lado do Oceano Pacífico que quer iniciar uma nova Guerra Fria contra a China, então temos que responder a isso", disse o embaixador chinês no Reino Unido, Liu Xiaoming, a jornalistas. "Não temos nenhum interesse em uma Guerra Fria. Não temos interesse em nenhuma guerra."

"Todos vimos o que está acontecendo nos Estados Unidos, eles estão tentando transformar a China em bode expiatório, eles querem culpar a China por seus problemas", afirmou. "Todos sabemos que este é um ano eleitoral."

"Eles querem fazer qualquer coisa, incluindo tratar a China como inimigo", disse Liu. "Provavelmente eles acham que precisam de um inimigo, eles acham que querem uma Guerra Fria, mas não temos interesse. Ficamos dizendo à América 'a China não é seu inimigo, a China é seu amigo, seu parceiro'."

 

 

 

*Reportagem de Guy Faulconbridge e Kate Holton / REUTERS

Publicado em Política

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Julho 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.