fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Terça, 28 Julho 2020

SÃO PAULO/SP - O sonho do São Paulo de conquistar o Campeonato Paulista acabou nesta quarta-feira. O Tricolor foi derrotado por 3 a 2 pelo Mirassol no Morumbi e deu adeus ao estadual nas quartas de final. Os comandados de Fernando Diniz saíram atrás com dois gols sofridos, ambos marcados por Zé Roberto. Os mandantes reagiram com Pablo e Vitor Bueno ainda no primeiro tempo, porém o Mirassol voltou a balançar as redes na segunda etapa, dessa vez com Daniel Borges, consumando a eliminação do São Paulo.

Agora, o Mirassol aguarda a disputa das outras três partidas das quartas de final para descobrir o seu adversário na semi. Vale lembrar que o sistema de pontuação da primeira fase continua sendo considerado e o primeiro colocado geral enfrentará o quarto, enquanto segundo e terceiro duelam no outro jogo.

O jogo - O São Paulo iniciou a partida com o domínio da posse da bola, porém foi o Mirassol que levou perigo. Primeiro, Moraes chutou de muito longe e Volpi espalmou para escanteio. Na cobrança pela direita, Zé Roberto apareceu totalmente livre, na marca do pênalti, testou para o chão e abriu o placar para os visitantes.

Já aos 31 minutos, o Mirassol chegou de novo aproveitando espaços cedidos pela defesa do Tricolor. Reinaldo não voltou pela esquerda e Juninho foi lançado pela ponta-direita. O jogador fez cruzamento rasteiro preciso para Zé Roberto, que mostrou oportunismo para marcar o segundo do time do interior.

A desvantagem dupla parecer ter acordado o São Paulo. O time chegou primeiro com Pato de cabeça, obrigando Kewin a fazer grande defesa. Em seguida, o Tricolor conseguiu diminuir. Aos 35 minutos, Vitor Bueno cruzou pela esquerda e Pablo subiu para cabecear. O goleiro do Mirassol fez grande defesa, mas no rebote o camisa 9 não perdoou.

Logo no minuto seguinte, o São Paulo chegou ao empate com Vitor Bueno. Tchê Tchê fez lançamento para a entrada da área, Pablo escorou de cabeça e Vitor Bueno acertou belo chute de primeira para deixar tudo igual. Antes do intervalo, o Tricolor pressionou em busca do empate, mas sem sucesso.

A primeira chance do São Paulo no segundo tempo veio em uma tentativa involuntária de Igor Gomes. O meia desceu pela direita e cruzou, porém a bola foi em direção ao gol e parou no travessão. Na sequência, o Tricolor permaneceu com muita posse de bola, porém pouco conseguiu criar.

Quem conseguiu aproveitar foi o Mirassol, que marcou o terceiro em sua única chegada no segundo tempo. Após cruzamento pela direita, Volpi se choca com Arboleda e não consegue afastar a bola. Na sobra, Daniel Borges acertou forte chute de primeira e deixou os visitantes na frente.

 

 

*Por: GAZETA ESPORTIVA

Publicado em Esportes

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos informa nesta quarta-feira (29/07) os números da COVID-19 no município. São Carlos contabiliza neste momento 1.294 casos positivos para a doença (20 resultados positivos foram liberados hoje), com 20 mortes confirmadas e 1 suspeita. 62 óbitos já foram descartados até o momento. O óbito descartado é de um homem de 80 anos internado em 28/7 que morreu no mesmo dia. Já o óbito suspeito é de um homem de 75 anos também internado em 28/7 e que morreu também no mesmo dia, porém o resultado do exame ainda não saiu. Dos 1.294 casos positivos, 1.180 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 1 óbito sem internação, 113 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 78 receberam alta hospitalar, 16 estão internadas, 1 paciente de São Carlos está internado em outro município e 19 positivos internados foram a óbito. 980 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 4.925 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (82 resultados negativos foram liberados hoje). Estão internadas neste momento 35 pessoas, sendo 19 adultos na enfermaria (12 positivos – sendo 2 de outros municípios, 5 suspeitos, 2 negativos); na UTI adulto hoje estão internadas 12 pessoas (11 positivos - sendo 6 de outros municípios e 1 negativo). Na UTI duas crianças estão internadas, uma com suspeita da doença e outra com resultado negativo. Outras duas crianças estão na enfermaria, sendo 1 com resultado negativo e 1 com suspeita da doença. A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS está hoje em 70%. Na rede privada nenhum paciente está internado neste momento na UTI. Já na enfermaria 5 pacientes estão internados na rede particular, sendo 3 com resultado positivo para a doença e 2 com suspeita da COVID-19.

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 8.246 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 6.449 pessoas já cumpriram o período de isolamento de 14 dias e 1.796 ainda continuam em isolamento. A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (febre, acompanhada de um ou mais sintomas como tosse, dor de garganta, coriza, falta de ar). 4.248 pessoas já realizaram coleta de exames, sendo que 3.281 tiveram resultado negativo para COVID-19, 822 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos positivos). 145 pessoas ainda aguardam o resultado. O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

A Santa Casa está se readequando para expansão dos leitos de UTI COVID. Por isso,

a partir do dia 3 de agosto, a “porta de entrada” do hospital vai mudar.

SÃO CARLOS/SP - O novo Pronto-Atendimento da Santa Casa começa a funcionar na próxima segunda-feira (3/8). O novo serviço foi montado onde antes ficava o Centro de Campanha. A partir de agora, os pacientes que procurarem por atendimento médico, vão ser direcionados para essa nova “porta de entrada”.  A entrada do Pronto-Socorro atual vai ser fechada. E o acesso vai ser permitido apenas a ambulâncias autorizadas. A reestruturação está sendo feita, para que 8 novos leitos de UTI Adulto COVID possam ser colocados em funcionamento dentro do Pronto-Socorro da Santa Casa.

Nesta nova unidade de Pronto-Atendimento, foram montados 2 consultórios, 2 salas de observação, 1 sala de procedimentos, 1 sala de emergência, 1 sala de triagem e um espaço amplo para recepção, onde vão ser atendidos os casos menos graves.  No Pronto-Socorro, vão ser atendidos os pacientes mais graves (vítimas de acidente ou com sintomas de AVC, por exemplo), trazidos pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros. As duas unidades passam a compor o Serviço Médico de Urgência da Santa Casa.

Importante ressaltar, que os pacientes com sintomas respiratórios vão ser direcionados para as UPAs e UBS, até que o ginásio Milton Olaio Filho fique pronto para fazer esses atendimentos. A Santa Casa também vai disponibilizar exames de Raio-X e de sangue em apoio às UPAs.

 

O MOTIVO DAS ALTERAÇÕES

Toda essa reestruturação está sendo feita, para que 8 novos leitos de UTI Adulto COVID possam ser colocados em funcionamento dentro do Pronto-Socorro da Santa Casa. Hoje, o hospital conta com 10 leitos de UTI na ALA COVID (no dia 19/7, o hospital colocou

2 leitos de UTI COVID em funcionamento na ALA COVID, com autorização da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento Regional de Saúde de Araraquara. Isso foi feito porque, naquele dia, 10 pacientes precisaram de internação em leitos de UTI COVID.

“Como a Secretaria de Saúde relatou as dificuldades que ainda enfrenta para reestruturar as UPAS e absorver os pacientes que hoje são atendidos pela Santa Casa, montamos uma unidade de Pronto Atendimento dentro do hospital. Dessa forma, a população não vai ficar desassistida. E, ao mesmo tempo, conseguiremos oferecer novos leitos de UTI COVID, garantindo a segurança tanto dos nossos funcionários quanto dos pacientes que vão ser internados na nova ala que está sendo montada dentro do Pronto-Socorro”, explica o diretor técnico da Santa Casa, Vitor Marim.

 

ENTENDA O CASO

No dia 2 de julho, a Câmara de Vereadores convocou uma audiência pública para discutir sobre a instalação dos novos leitos de UTI Adulto COVID na Santa Casa.

Na ocasião, o diretor clínico da Santa Casa, Flávio Guimarães, explicou que para colocar os novos leitos em funcionamento o mais rapidamente possível, o espaço mais adequado seria a Sala Verde do Pronto-Socorro da Santa Casa, por já possuir uma estrutura pronta para abrigar leitos de UTI, como rede de oxigênio e rede de ar. No entanto, para que essa NOVA ALA COVID pudesse ser usada, somente os casos mais graves, de alta complexidade, deveriam passar a ser direcionados para a Santa Casa. “Isso porque não seria possível atender em um mesmo espaço, pacientes de baixa complexidade que poderiam ser atendidos em outras unidades (como as UPAs e Unidades Básicas de Saúde) e pacientes com suspeita de COVID. Porque isso colocaria em risco a saúde de quem procurou o hospital por outras doenças”, afirmou o diretor clínico.

O Secretário de Saúde, Marcos Palermo, e outros representantes da saúde, por outro lado,

relataram que as UPAs não tinham estrutura para absorver os atendimentos feitos hoje na Santa Casa. Por isso, a Santa Casa propôs abrir uma unidade de pronto atendimento dentro do hospital.

Na ocasião, o Secretário de Saúde, Marcos Palermo, reforçou que os novos leitos devem ser mantidos no hospital pós-pandemia. “Os leitos de UTI não COVID da Santa Casa estão todos ocupados. A taxa de ocupação tem se mantido em 100%. Por isso, a criação desses novos leitos é um investimento na saúde em São Carlos. A ideia é de que eles sejam mantidos, mesmo depois da pandemia”, afirma o secretário.

 

 

UTI PEDIÁTRICA COVID

A nova UTI Pediátrica e Neonatal COVID, a primeira Ala do SUS exclusiva para atendimento a bebês e crianças com suspeita ou diagnosticadas com COVID -19 de São Carlos, também começa a funcionar na segunda-feira (3/8).

Para montagem dessa nova ala, a Santa Casa também reestruturou o atendimento de terapia intensiva infantil.

A UTI Neonatal Geral foi remanejada para um novo espaço e continua com 5 leitos. A UTI Pediátrica Geral foi montada no espaço onde ficava a UTI Neonatal e permanece com 5 leitos. E a ALA COVID Infantil foi montada onde antes ficava a UTI Pediátrica Geral, com 3 leitos COVID para crianças e outros 3 leitos COVID para bebês.

“Resolvemos também criar leitos para bebês, porque temos atendido gestantes com diagnóstico de COVID-19. Nas duas últimas semanas, tivemos que fazer o parto e os dois bebês prematuros ficaram na UTI Neonatal”, explica o infectologista Roberto Muniz Junior, coordenador das UTIs Respiratórias da Santa Casa.

 

SERVIÇO:

REESTRUTURAÇÃO DO ATENDIMENTO NA SANTA CASA

 

PRONTO-ATENDIMENTO

(Antigo Centro de Campanha)

Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 535 (ao lado da Portaria 2)

 

PRONTO-SOCORRO

(Antigo SMU)

Entrada somente permitida para ambulâncias autorizadas

 

ALA COVID INFANTIL

5 leitos pediátricos COVID

5 leitos neonatal COVID

SÃO CARLOS/SP - Em São Carlos, pessoas portadoras de fibromialgia – doença crônica que provoca dores pelo corpo – já podem retirar o cartão preferencial nas unidades do Sistema Integrado do Município (SIM) para utilizarem as vagas de estacionamento destinadas a portadores de necessidades especiais.

O Decreto 262, publicado no Diário Oficial do município no dia 23 de julho que regulamenta a Lei 19.136/2019, estabelece que será utilizado o mesmo procedimento já em vigor para retirada do cartão preferencial de idosos e necessidades especiais.

“Já existe um procedimento no SIM para solicitação do cartão preferencial, no caso de portadores de necessidades especiais deve ser apresentado o laudo médico”, explica a secretária de Transporte e Trânsito de São Carlos, Ingrid Ienco Cazella.

De acordo com a secretária, São Carlos tem vagas para idosos e para portadores de necessidades especiais separadas. “A regulamentação é uma lei federal e para cumpri-la seguimos fizemos essa separação”, detalhou. Uma pessoa idosa e portadora de necessidades especiais pode obter os dois cartões.

O vereador Roselei Françoso (MDB), coautor da lei com a vereadora Laíde das Graças Simões (PSDB), comemorou a finalização do processo legislativo. “Muitas pessoas sofrem dores fortes com essa doença e têm sua capacidade de locomoção prejudicada”, destacou o parlamentar. “É justo que tenham a preferência”, frisou.

A Lei 19.136/2019 também obriga órgãos públicos e o setor privado (bancos, lotéricas, por exemplo) a conceder preferência no atendimento aos portadores de fibromialgia.

A representante em São Carlos da Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas (Anfibro), Tatiana Sílvia Magri, apresentou a demanda ao vereador Roselei em setembro de 2019. O objetivo da entidade é aprovar legislação semelhante em todos os municípios brasileiros.

"A gente sente muita dor nas articulações, ficar em pé muito tempo em uma fila, por exemplo, é bem difícil”, explica Tatiana, que tem 40 anos e já sofre com a doença.

Tatiana explica ainda que o reconhecimento da doença é fundamental. “O diagnóstico é clínico e por isso é muito difícil das pessoas acreditarem na dor que a gente sente", detalha.

A fibromialgia, embora de causas desconhecidas, foi incluída no Catálogo Internacional de Doenças em 2004. Segundo o médico Dráuzio Varela, a dor crônica migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e articulações. A incidência é maior entre mulheres de 30 a 55 anos.

“Essas dores me impossibilitam até nas atividades do dia a dia, afazeres domésticos e vida social”, explica. Tatiana já ficou um mês sem os movimentos da mão direita e com dificuldades para caminhar. “Não consigo fazer metade do que fazia antes”, lamenta. 

 
Publicado em Política

SÃO PAULO/SP - Juliana Caetano, do Bonde do Forró, divulgou uma foto na tarde desta terça-feira (28) em que aparece em uma moto e deu o que falar nas redes sociais.

“Gostou amor?”, questionou a musa na legenda da publicação. Esta publicação rendeu vários likes a musa.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

?FOTO OFICIAL ? MEGA SORTEIO DA JULIANA BONDE ? . ? Para concorrer os prêmios é bem simples, basta seguir todas as regras! . Regras: . 1️⃣Seguir a @centraldosorteio_ e TODOS que a @centraldosorteio_ está seguindo . _ 2️⃣Comente qualquer coisa que não seja xingamento ou baixaria. . PRÊMIO: Ganhador - 1 Moto Elétrica Zero Km . ⚠️ Lembrando que quanto mais comentar, mais chances de ganhar! Todos os comentários na Foto Oficial serão contabilizados. Lembre-se de deixar o perfil aberto no dia do sorteio. . ? Frete grátis para todo o Brasil ?? . ? Essa promoção não tem nenhum vínculo com o Instagram! . ? Siga @centraldosorteio_ onde o sorteio será realizado ao vivo no dia 31/07às 20:00 horas. . ☘️ ☘️ ☘️BOA SORTE☘️ ☘️ ☘️

Uma publicação compartilhada por Juliana Bonde (@julianabonde) em

Recentemente, Juliana Caetano do Bonde do Forró, deixou os seguidores impressionados depois de postar uma sequência de stories no Instagram. Na tarde do último sábado (25), a musa surgiu jogando pedrinhas e elevou o clima na web.

 

*Por: Alefy Soares / METROPOLITANA

Publicado em Celebridades

RIO DE JANEIRO/RJ - Rafaella Santos, conhecida por ser irmã do jogador Neymar, compartilhou mais um clique de verão em seu Instagram nesta última terça-feira (28).

No clique, a celebridade surgiu usando um biquíni preto básico e fazendo carão para a câmera.

Veja:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

?

Uma publicação compartilhada por Rafa (@rafaella) em

Recentemente, ela surgiu aproveitando o dia de sol em um cenário paradisíaco, dando uma empinadinha estratégica e atraindo completamente os olhares de seus seguidores.

 

*Por: METROPOLITANA

Publicado em Celebridades

SÃO CARLOS/SP - A Polícia Militar flagrou um rapaz de 24 anos, praticando o tráfico de entorpecentes em uma das travessas do bairro Jardim Gonzaga, na noite desta última 3ª feira (28).

A PM realizava patrulhamento pela redondeza, quando avistou um sujeito e o mesmo ao notar a presença da viatura saiu correndo e a equipe Policial saiu no encalço do indivíduo conseguindo abordá-lo. Durante revista corporal, foi localizado no bolso da bermuda 17 eppendorfs de cocaína e R$20,00 em dinheiro.

Diante dos fatos foi dado voz de prisão a L.V.C.D.S, no Artigo 33 da lei 11.343/06. No Plantão Policial o delegado formalizou o auto em prisão em flagrante delito e depois foi recolhido ao Centro de Triagem de São Carlos.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - A Força Tarefa, composta por representantes da Guarda Municipal, Policia Militar, Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Defesa Civil e Vigilância Sanitária, completou quatro meses de trabalho no combate a disseminação da COVID-19 e na exigência do cumprimento dos Decretos Municipais e do Plano SP, estratégia do Governo do Estado em parceria com os municípios para retomar com segurança a economia do estado durante a pandemia do novo coronavírus.

O trabalho da Força Tarefa começou no dia 19 de março e todos os dias as operações são realizadas de manhã, à tarde e à noite, inclusive aos feriados e aos finais de semana.

A cidade de São Carlos foi pioneira no Estado de São Paulo em realizar operações especificas e unificadas para o cumprimento, inicialmente dos decretos municipais e depois do Plano SP. Devido a esse trabalho, São Carlos se manteve entre as vinte cidades com melhores índices de isolamento social e com número baixo de óbitos em comparação com os municípios do mesmo porte na região central.

A Guarda Municipal, por meio do telefone 153, já recebeu 8.163 ligações com denúncias e pedidos de orientações. No total foram realizadas 1.990 vistorias, 525 estabelecimentos foram notificados e 203 interditados.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social é a pasta responsável pela coleta de dados de todas as operações, além de realizar o controle dos índices de isolamento social, e a partir desses números, monta as operações nos bairros que possuem mais casos confirmados e baixos índices de isolamento.

Além disso, o setor de inteligência da Guarda Municipal realiza um trabalho investigativo para detectar festas de caráter público que são programadas pelas redes sociais.

Em pouco mais de quatro meses de trabalho, seis ocorrências terminaram com a lavratura de boletins pelo crime de saúde pública. A interdição de um clube, três festas de caráter público, um pesque pague e dois descumprimentos de Auto de Interdição foram às ocorrências nas quais os proprietários responderão, além das sanções administrativas, possivelmente por sanções criminais.

O Departamento de Fiscalização está recebendo diversas demandas do Ministério Público do Estado de São Paulo. Todas as vistorias são realizadas e os relatórios encaminhados ao órgão. Os promotores de justiça estão sempre amparando legalmente todos os atos administrativos da Força Tarefa.

As atividades em bares e lojas foram as mais autuadas pelo Departamento de Fiscalização. Os restaurantes e assistências técnicas foram os menos autuados. A região central, Santa Felícia e o Cidade Aracy foram os bairros que tiveram os maiores índices de notificações e interdições.

O diretor do Departamento de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela, explica que existe um manual de orientações. “Existe um manual de orientação que é atualizado de acordo com as mudanças dos decretos e do Plano SP, assim todos os fiscais, guardas municipais e policiais militares têm ciência e conhecimento das legislações para que os trabalhos sejam padronizados. Agradeço a coordenação do coronel Samir Gardini, secretário de Segurança Pública, de todas as equipes e do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus”, finaliza Penela.

Já o secretário de Segurança Pública, Samir Gardini, avalia que a união de todas as forças de fiscalização da cidade proporcionou a formação de uma grande equipe de trabalho. “A Força Tarefa está realizando um trabalho excepcional que está servindo de modelo para outros municípios. Os números demonstram o cuidado da cidade com a saúde de toda a população”, ressalta Gardini.

Confira os números até o momento no mês de julho: 263 estabelecimentos vistoriados, 10 fechados, 80 notificados, 56 interditados, seis autos de infrações, no valor de R$ 1.126,00 cada, foram emitidos por aglomerações em estabelecimentos, 983 denúncias já foram feitas pelo telefone 153, 2 processos judiciais de aglomeração de pessoas já foram abertos, um inquérito civil de aglomeração de pessoas irregular foi instaurado e um boletim de ocorrência de crime contra a saúde pública por aglomeração foi lavrado.

Publicado em Policial

SÃO PAULO/SP - Policiais Federais fazem hoje (29) uma operação contra o tráfico internacional de armas e acessórios. A Operação Mercado das Armas cumpre um mandado de prisão preventiva e 25 mandados de busca e apreensão em oito estados brasileiros: Paraná, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

A operação foi desencadeada depois que investigações da Polícia Federal identificaram a atuação de um grupo criminoso na importação, transporte e remessa de armas de fogo e acessórios a vários estados brasileiros.

As armas de fogo eram importadas do Paraguai, com a ajuda de atravessadores, e transportadas, por correios ou transportadoras privadas, para seus destinos no Brasil escondidas dentro de equipamentos, como rádios, climatizadores e panelas elétricas.

“Um dos acessórios importados do Paraguai e comercializado pelos investigados é o denominado Kit Roni que, em um de seus modelos para uso exclusivo com pistolas de airsoft, era transformado para uso com armas de fogo e munições reais, tornando o equipamento em uma espécie de submetralhadora, podendo-se utilizar carregadores estendidos e seletores de rajadas. A importação desse acessório era realizada de forma ilegal, sem os certificados necessários e vendidos por plataformas virtuais sem o fornecimento de notas fiscais”, informa nota divulgada pela Polícia Federal.

Os investigados serão indiciados pelos crimes de tráfico internacional de armas de fogo e acessórios, associação criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso e lavagem de dinheiro.

 

 

*Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil

Publicado em Outras Notícias

BROTAS/SP - As Secretarias de Desenvolvimento Social e Agricultura realizaram, semana passada, a entrega de 68 kits de mudas de verduras para crianças e adolescentes do Serviço de Convivência Espaço Amigo e Renascer.

A entrega dos kits faz parte do Projeto Plantando Esperança, que visa utilizar a horta como ferramenta pedagógica, estreitando a relação dos alimentos através do plantio, estimulando a alimentação saudável e o contato com a natureza.

Os kits fornecidos continham mudas de alface e tomate cereja, que foram escolhidos pelos usuários através de uma pesquisa. Na entrega foi realizado orientações a respeito do plantio, além de vídeos explicativos que estão sendo disponibilizados.

O Projeto Plantando Esperança pretende ter continuidade ao decorrer do ano, podendo ser disponibilizados diferentes tipos de plantas, como temperos e plantas medicinais.

 

 

*Por: PMB

Publicado em Brotas

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Julho 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.