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Radio Sanca Web TV - Quarta, 22 Julho 2020

Guia se baseia nos princípios da Comunicação Alternativa

 

SÃO CARLOS/SP - Um material elaborado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) pretende auxiliar crianças, jovens e adultos que tenham dificuldades de comunicação oral e escrita, causadas por síndromes genéticas, paralisia cerebral, autismo, dentre outras patologias. A cartilha "Comunicação Alternativa: confecção de pranchas, orientações e adaptações de atividades em época de Covid-19" foi criada sob coordenação de Mariana Gurian Manzini, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da UFSCar, com a colaboração de outras professoras e estudantes de graduação e pós-graduação em Terapia Ocupacional e em Educação Especial da Universidade.
A Comunicação Alternativa emprega gestos, expressões faciais, movimentos corporais, figuras, fotos e voz sintetizadas ou digitalizadas para que a pessoa com limitações comunicativas possa interagir face a face. Como benefícios, ajuda no estabelecimento e manutenção de relações sociais, na ampliação das trocas comunicacionais, na inclusão social e escolar e na promoção da qualidade de vida de forma prática e funcional. 
De acordo com Manzini, durante a pandemia de Covid-19 muitas crianças e adolescentes com distúrbios de comunicação estão em casa e, geralmente, sem atendimentos especializados de Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Educação Especial, entre outros. Nesse contexto, a ideia do material é passar orientações sobre pranchas de Comunicação Alternativa e atividades adaptadas. "As famílias conseguem montar em casa suas próprias pranchas de comunicação e desenvolver as atividades de forma simples com seus filhos", afirma a docente. A cartilha também é indicada para profissionais que já utilizam software específico para criar pranchas.  
As pranchas de comunicação apresentam figuras, símbolos e fotos de acordo com o interesse de quem vai utilizar o guia para se comunicar. Podem ser feitas para respostas diretas como "sim" e "não", para alimentação, preparo de refeições, autocuidado, brincadeiras, sentimentos, cores, dentre outras aplicações. "Para pessoas com severos distúrbios na comunicação oral e escrita, o uso de pranchas é benéfico, pois possibilita a transmissão de mensagens, ideias, pensamentos, escolhas e a expressão de sentimentos", descreve Manzini. Além disso, a professora diz que nesse momento da pandemia, as pranchas são essenciais para informar sobre a própria Covid-19, sintomas e formas de prevenção.

Cartilha
O material é divido em três partes: a primeira composta por informações sobre a Covid-19; a segunda aborda a Comunicação Alternativa e seus benefícios; e a terceira apresenta orientações sobre confecção das pranchas e sugestões de atividades adaptadas para Comunicação Alternativa, como quadro de rotina, receitas, músicas infantis, tarefas pedagógicas e livros.
"O nosso objetivo é auxiliar as pessoas com necessidades complexas de comunicação e suas famílias; possibilitar a formação continuada de profissionais das áreas da Educação e Saúde; e proporcionar atividades que possam ser desenvolvidas em casa com as crianças e também nos acompanhamentos profissionais", resume a professora. A cartilha é gratuita e pode ser acessada em https://bit.ly/3eOgtSs.
Além da professora Mariana Manzini e de estudantes da UFSCar, a elaboração do material teve a colaboração das docentes do DTO Claudia Maria Simões Martinez, Gerusa Ferreira Lourenço, Luciana Bolzan Agnelli Martinez e Mirela de Oliveira Figueiredo.

Publicado em Educação

SÃO PAULO/SP - O Derby de São Paulo marcou o retorno do Campeonato Paulista, nesta quarta-feira, depois de pouco mais de quatro meses de paralisação devido a pandemia do coronavírus. Se o período não foi suficiente para um país que registrou no mesmo dia do clássico o recorde diário de 1.293 mortes, serviu para dar fôlego ao Corinthians.

A Arena vazia não impediu o Timão de se impor em casa diante do Palmeiras e sair com a vitória por 1 a 0 graças a gol de Gil logo aos 14 minutos de disputa, após cabeçada para o chão, que ainda contou com desvio no braço de Felipe Melo e pouca agilidade de Weverton.

No único tento do jogo, destaque para a batida de escanteio de Fagner em sua 350ª atuação pelo alvinegro e pela falha de Zé Rafael, aposta de Vanderlei Luxemburgo, na marcação dentro da área alviverde.

A lamentação dos visitantes foi ainda maior devido a bola na trave de Willian quando o relógio marcava apenas dois minutos. Aliás, a primeira metade da etapa inicial impressionou pela disposição dos arquirrivais, que se contra-atacaram em sequência.

As arquibancadas vazias pela primeira vez no Derby depois de 116 anos de confrontos pesaram mais contra os corintianos, que não conseguiram manter o ritmo no segundo tempo e não puderam contar com o apoio da Fiel.

O cenário ficou todo favorável ao Palmeiras, que amassou a defesa de Tiago Nunes ao controlar a disputa e bombardear o gol adversário. Neste momento, apareceu o nome do clássico: Cássio.

Apesar da pichação provocativa ao arqueiro feita pelo torcedor alviverde que invadiu o estádio de Itaquera horas antes da bola rolar, o goleiro do Corinthians fez um verdadeiro milagre com o pé esquerdo em finalização de Willian e pegou pelo menos mais três bolas que fizeram os palmeirenses levarem as mãos à cabeça, incrédulos.

As substituições, liberadas ao limite de cinco atletas por equipe, não surtiram grandes efeitos. E a história recente de Corinthians e Palmeiras voltou a se repetir, com o triunfo para o Timão mediante ao placar mínimo depois de um gol nos minutos iniciais e muita pressão do Palmeiras.

O resultado quebrou um jejum de seis jogos. Desde 2 de fevereiro, o Corinthians não vencia no Paulistão. Desde então o Palmeiras não sabia o que era perder, mas também alcançou o quarto compromisso seguido sem vitória no Estadual.

A situação na tabela, no entanto, segue mais favorável ao Palestra, que soma 19 pontos e já está classificado às quartas de final. A briga é com o Santo André, 20 pontos, pela liderança no Grupo B.

Por outro lado, o Corinthians precisa torcer para o Guarani não vencer o Botafogo-SP nesta quinta. Só assim levará à última rodada da primeira fase a possibilidade de avançar ao mata-mata. O atual tricampeão é dono de 14 pontos, dois a menos que o Bugre. O líder no Grupo D é o Bragantino, com 17 pontos.

Nos derradeiros confrontos desta fase, o Corinthians vai encarar o Oeste, domingo, na Arena Barueri, enquanto o Palmeiras receberá o Água Santa, no Allianz Parque, no mesmo dia.

 

 

Por: Tiago Salazar / GAZETA ESPORTIVA

Publicado em Esportes

De acordo com o médico e pesquisador especialista em mindfulness, Marcelo Demarzo, a profissão é uma das mais propícias ao desenvolvimento da síndrome de burnout.

 

SÃO PAULO/SP - A mudança causada pela pandemia do novo coronavírus trouxe impactos significativos para a educação e, especialmente, para os professores que precisaram se adaptar para aplicar os conteúdos virtualmente de suas casas.

Em junho, o portal sem fins lucrativos Nova Escola divulgou a pesquisa ‘A situação dos professores no Brasil durante a pandemia’, que contou com mais de 8,1 mil respondentes da Educação Básica. Destes, apenas 8% declararam se sentir ótimos ao comparar sua saúde emocional com o período pré-pandemia. Outros 28% a consideraram péssima ou ruim neste momento e 30% classificam como razoável.

De acordo com a pesquisa, entre os termos mais utilizados pelos professores para descrever a situação aparecem: ansiedade, cansaço, estresse, preocupação, insegurança, medo, cobrança e angústia.

Segundo o médico e pesquisador especialista em mindfulness, Marcelo Demarzo, esses sentimentos associados à exaustão emocional, despersonalização (sensação de estranhamento ou “separação” de si mesmo) e sensação de falta de eficácia ou realização pessoal são característicos da síndrome de burnout (esgotamento profissional).

“A exposição ao estresse tem impacto negativo não só nos professores, mas também indiretamente nos estudantes, pois piora as relações interpessoais e prejudica o aprendizado. Esse impacto advém da diminuição da atenção e concentração, aumento das taxas de erros, dificuldade de se tomar decisões e redução da capacidade de estabelecer relações sólidas e funcionais com os estudantes”, explicou.

Mindfulness para professores

            Um estudo de 2019 mostrou que o maior nível de atenção plena (mindfulness) dos professores é um fator de proteção contra o estresse proveniente da carga de trabalho, influenciando positivamente também o senso de propósito em relação à profissão e prevenindo o esgotamento.

“A prática proporciona a diminuição de sintomas de ansiedade, depressão e burnout, além da melhora da empatia e da comunicação com outros professores e estudantes, da qualidade de vida e bem-estar em geral”, disse.

Já em relação aos efeitos da prática para a atividade laboral, a atenção plena também proporciona aumento da criatividade e melhora da performance e aspectos de liderança.

Como praticar

Para os professores que ainda estão começando a ter interesse no tema, um exercício simples é o chamado de ‘3 passos ou 3 minutos de mindfulness’.

“Essa prática pode ser usada ao longo do dia para se treinar a habilidade de pequenas pausas de consciência, como também em momentos mais desafiadores como reuniões ou conversas difíceis com colegas de trabalho ou estudantes”, disse o especialista.

Para os que querem entender e se aprofundar no assunto, o Centro Mente Aberta – pioneiro em pesquisas e aplicações de mindfulness – oferece cursos baseados em diversos protocolos eficazes para o desenvolvimento do mindfulness. Acesse mindfulnessbrasil.com e saiba mais.

O que é Mindfulness?

Mindfulness é um dos estados da mente, acessível a qualquer indivíduo, que consiste em um exercício de querer vivenciar o momento presente, intencionalmente, aceitando a experiência.

Em mindfulness, o sentido correto de aceitação é o de se olhar a realidade como ela realmente é, sem julga-la ou reagir a ela no "piloto automático".

Com a prática regular, o processo torna-se mais natural, sendo possível permanecer nesse estado em grande parte do tempo e aumentar a qualidade de vida do indivíduo.

Embora muitos dos termos e técnicas tenham origem nas tradições orientais, o mindfulness hoje em dia é considerado uma prática laica (secular, não-religiosa), com sólida base científica.

Quem é Marcelo Demarzo?

É médico especialista em Mindfulness para adultos e crianças, com treinamentos na Inglaterra (Mindfulness in Schools Project, em Londres; Oxford Mindfulness Centre, na Universidade de Oxford; e Instituto Breathworks, em Manchester), e nos EUA (Center for Mindfulness in Medicine, Health Care, and Society, na Universidade de Massachusetts).

Fez pós-doutorado em Mindfulness e Promoção da Saúde na Universidade de Zaragoza, na Espanha, e diversos cursos de aprofundamento nas tradições contemplativas e meditativas, incluindo a Psicologia Budista e Tibetana em Dharamsala, na Índia.

Junto com o professor Javier Garcia-Campayo, da Universidade de Zaragoza, desenvolveu a Terapia de Compaixão Baseada em Estilos de Apego (Attachment-Based Compassion Therapy).

É fundador e atual coordenador do Mente Aberta (www.mindfulnessbrasil.com), referência nacional e internacional nos programas e pesquisas sobre Mindfulness.

 

Referências:

Can mindfulness mitigate the energy-depleting process and increase job resources to prevent burnout? A study on the mindfulness trait in the school context (Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30947256/)

Publicado em Ciência & Saúde

SÃO CARLOS/SP - Um incêndio de grande proporção na noite desta quarta-feira (22) prejudicou o ar dos moradores do bairro Jardim Novo Horizonte. 

Os moradores não sabem o que provocou o incêndio, que aconteceu em um barranco que fica localizado na Rua José Gaudino Ramos, porém acredita-se que seja criminoso.

A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada, porém, devido a grande quantidade de ocorrências não pode comparecer ao local.

Após 1h40 queimando, o fogo se apagou, deixando para trás muita fumaça e fuligem.

O pior que além de devastar a área verde do local, acaba com a pouca umidade do ar, que devido a falta de chuva, esta abaixo do ideial. A fumaça também pode ser extremamente prejudial a quem tem problemas respiratórios, a idosos e também aos próprios animais. 

A falta de chuva e a baixa umidade do ar é a combinação perfeita para queimadas, que piora ainda mais o ar e facilita o contágio por Coronavírus, uma vez que vírus e doenças respiratórias são mais frequentes em climas mais secos. 

A Radio Sanca alerta que colocar fogo em mata, terrenos ou locais públicos é crime, previsto na lei municipal e identificado o autor, o mesmo será punido. 

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