fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Domingo, 25 Julho 2021

SÃO PAULO/SP - Os anticorpos gerados pela CoronaVac, vacina contra covid-19 do laboratório chinês Sinovac, caem para um patamar inferior seis meses após a aplicação da segunda dose na maioria das pessoas, uma terceira dose possa ter um importante efeito de reforço, de acordo com um estudo realizado em laboratório.

Em publicação, pesquisadores chineses relataram as descobertas obtidas em um estudo de amostras de sangue coletadas de adultos saudáveis de idade entre 18 e 59 anos, mas ainda não revisada por outros cientistas.

De acordo com a publicação, para os participantes que receberam duas doses, com intervalo de duas ou quatro semanas entre elas, somente 16,9% e 35,2% respectivamente ainda tinham um nível de anticorpos neutralizantes acima da marca considerada importante seis meses após a segunda dose.

Essas leituras se basearam em dados de dois grupos envolvendo mais de 50 participantes cada, enquanto o teste aplicou uma terceira dose em 540 participantes no total.

Quando participantes de alguns grupos receberam a terceira dose, cerca de seis meses após a segunda, os níveis de anticorpos neutralizantes depois de um período adicional de 28 dias cresceram entre 3 e 5 vezes na comparação com os patamares vistos quatro semanas após a segunda dose, mostrou o estudo.

O estudo foi realizado por pesquisadores da autoridade de controle de doenças da província de Jiangsu, da Sinovac e de outras instituições.

Continua depois da publicidade

Os pesquisadores alertaram que o estudo não testou o efeito dos anticorpos sobre variantes mais transmissíveis e que mais pesquisa é necessária para determinar a duração dos anticorpos após a terceira dose.

 

 

*Por Reuters

*R7

Publicado em Coronavírus

SÃO PAULO/SP - Mesmo com a pandemia de covid-19 e desafios impostos por escassez e aumento nos custos do aço, a expectativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) para o crescimento do setor em 2021 subiu de 2,5% para 4%.

A projeção é do estudo Desempenho Econômico da Indústria da Construção do 2º Trimestre de 2021, realizado pela CBIC.

O setor da construção começou 2021 com expectativa de crescer 4% no ano. Com os desafios decorrentes da pandemia e a continuidade dos aumentos nos custos dos materiais, a previsão foi reduzida para 2,5%, em março. E agora voltou para 4%, o maior crescimento desde 2013.

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, disse que a estratégia do setor para enfrentar a falta ou o custo de matéria-prima para os empresários da construção será “um choque de oferta por meio da importação de produtos”.

Ele acrescentou que a demanda consistente por imóvel, as baixas taxas de juros e o incremento do crédito imobiliário vão continuar ao final de 2021 e em 2022. Para Martins, com os juros baixos, a prestação pode até ser inferior a um aluguel.

Continua depois da publicidade

"Um ponto em relação à pandemia é que as pessoas ficaram atualmente mais em casa e perceberam a importância da residência e de ficar junto dos familiares. Isso gerou uma demanda enorme por novas moradias, inclusive moradias adequadas para o novo momento que estamos vivendo", disse Martins.

 

 

*Por Antônio Claret Guerra - Repórter da Agência Brasil

Publicado em Economia

SÃO CARLOS/SP - Um incêndio de grandes proporções atinge neste momento as margens da Rodovia Luiz Augusto de Oliveira, a SP-215, no KM 153.

Continua depois da publicidade

Segundo informações da nossa equipe, não se sabe como este incêndio começou  mas ele teve origem nas margens da Rodovia e por conta dos fortes ventos daquela região e por conta estiagem, ou seja, periodo de maior ausência de chuva o que provoca queda na umidade do ar, o fogo se alastrou rapidamente, atingindo uma área de preservação, uma mini floresta e uma área de canavial gigantesca.

O fogo, devido aos fortes ventos, chega de 10 à 15 metros de altura, e está consumindo rapidamente as árvores e matos secos, por falta de umidade. 

Vários brigadistas da Usina da Serra e outros brigadistas estão neste momento usando todos os metodos possíveis para impedir que as chamas se alastrem, e possam ser controladas, mas o incêndio está em enormes proporções, o que dificulta em 100% o trabalho de todos, que estão empenhados em controlar as chamas e minimizar os danos que já são enormes.

Os moradores do bairro Vida Nova São Carlos também entraram em contato com a Rádio Sanca e informaram que estão com muito medo, pois a grande nuvem de fumaça cobriu o bairro, e pode ser vista por grande parte da cidade, inclusive quem mora nos bairros próximo as chamas. 

Publicado em Policial

 

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta segunda-feira (26/07) 4 mortes por COVID-19 no município, totalizando 483 óbitos.

Trata-se de um homem de 100 anos, internado em hospital privado desde 18/07; de homem de 38 anos, internado em hospital público desde 21/06; homem de 63 anos e que estava internado em hospital de Matão desde 21/07 e de homem de 73 anos, internado em hospital de Taquaritinga desde 10/07.

Continua depois da publicidade

Também morreu uma mulher de 80 anos em hospital privado nesta segunda-feira (26/07) com suspeita de COVID-19. A Vigilância Epidemiológica aguarda o resultado do exame.

São Carlos contabiliza neste momento 25.380 casos positivos para COVID-19 (103 resultados positivos foram divulgados hoje), com 483 óbitos confirmados e 130 descartados.

Dos 25.380 casos positivos, 23.192 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 47 óbitos sem internação, 2.141 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 1.542 receberam alta hospitalar e 436 positivos internados foram a óbito. 24.442 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 43.783 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (265 resultados negativos foram liberados hoje).

 

 

 

Estão internadas neste momento 88 pessoas, sendo 18 adultos na enfermaria. 8 pacientes estão em Unidades de Cuidados Intermediários (UCI - Santa Casa), 2 estão em Unidade de Suporte Ventilatório (USV – HU/UFSCar). No total na UTI adulto estão internadas 56 pessoas, sendo 39 em leitos de UTI/SUS e 17 em leitos de UTI da rede particular. Na enfermaria SUS 4 crianças estão internadas neste momento. Nenhuma criança ocupa vaga de UTI/SUS. 9 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos neste momento. A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS adulto está em 88,64% (39 adultos estão internados). 

Neste momento o município disponibiliza 44 leitos adulto de UTI/SUS para COVID-19, já que a Santa Casa voltou a operar com 30 leitos adulto para UTI/SUS, 20 leitos de UCI, 6 de UTI infantil e 8 de enfermaria o Hospital Universitário (HU/UFSCar) opera com 14 leitos de UTI/SUS adulto, 6 de Unidade de Suporte Ventilatório (USV) e 15 de enfermaria. 

 

UPA – Nenhuma pessoa está sendo atendida neste momento em leito de estabilização da UPA do Santa Felícia. 

 

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 80.967 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 79.503 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 1.464 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal sendo que 54.854 pessoas já realizaram a coleta de exames, 37.935 tiveram resultado negativo para COVID-19, 16.757 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 162 pessoas aguardam resultados de exame.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Carlos, presidida pela vereadora Raquel Auxiliadora (PT), acompanhará o caso de agressão sofrida pelo mestre Romeu Bertho, de 84 anos, professor, técnico de Jiu-Jitsu e referência em artes marciais na cidade.

Segundo Raquel, a Comissão acompanhará a investigação de todo o processo de apuração deste ato de violência, cobrando para que o agressor venha a ser responsabilizado e punido na forma da lei. “Não podemos permitir que isso fique impune e cobraremos também que o Prefeito Airton Garcia não fique omisso diante do acontecido, já que o agressor é um cargo de confiança seu. Infelizmente já tivemos um caso gravíssimo de racismo dentro da Prefeitura e as devidas medidas não foram tomadas. Não podemos permitir que isso ocorra novamente, caso contrário, o que virá depois?”, questiona a vereadora.

Continua depois da publicidade

Em nota oficial, o presidente da Câmara, Roselei Françoso, lamentou o fato ocorrido e afirmou que a Câmara Municipal repudia veementemente todo e qualquer ato de violência, defendendo a convivência pacífica entre os cidadãos, pressuposto de uma Nação civilizada e sob o primado do estado de Direito.

Publicado em Política

JAPÃO - Quando a volta por cima parecia improvável, a virada. Em uma noite em que tudo parecia dar errado, o Brasil soube ressurgir em meio aos erros. Na marra e no talento, a seleção brasileira ignorou qualquer distância no placar para conseguir uma virada heroica no clássico contra a Argentina. Em 3 sets a 2, parciais 19/25, 21/25, 25/16, 25/20 e 16/14, os campeões olímpicos mostraram força rumo à segunda vitória nas Olimpíadas de Tóquio.

A vitória evita um drama antecipado e dá certo conforto na reta final da fase de classificação. No grupo mais difícil em Tóquio, o Brasil ainda encara três favoritos ao pódio em busca de uma vaga nas quartas de final. Na próxima quarta-feira, enfrenta a Rússia. Depois, em sequência, pega Estados Unidos e França. Os quatro melhores de cada chave avançam.

Como fica?

A vitória mantém o Brasil na parte de cima da classificação do grupo B, ao lado da Rússia, também com dois triunfos. A seleção de Renan Dal Zotto, porém, leva desvantagem no número de pontos: 6 contra 5. Abaixo, França e Estados Unidos somam uma vitória cada. Argentina e Tunísia seguem zeradas.

Continua depois da publicidade

Próximo jogo

A seleção volta à quadra na próxima quarta-feira, às 9h45. Vai encarar os russos, líderes do grupo. A TV Globo e o SporTV transmitem a partida ao vivo, e o ge acompanha tudo em tempo real.

 

 

*Por: João Gabriel Rodrigues / GE

Publicado em Esportes

Flagrante ocorreu em Presidente Venceslau, no interior do Estado

 

PRESIDENTE VENCESLAU/SP - A Polícia Militar prendeu um homem, de 34 anos, após encontrar dois tabletes de cocaína em volta de sua cintura, na última sexta-feira (23), em Presidente Venceslau, no interior do Estado.

Os trabalhos foram desempenhados por uma equipe do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), do 2º Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv). Os militares participavam da operação “Paz e Proteção”, pela rodovia Raposo Tavares (SP-270), quando abordaram um ônibus oriundo de Campo Grande (MS) com destino a cidade de São Paulo.

Durante entrevistas com os passageiros, a equipe desconfiou de um homem pelo nervosismo apresentado e, diante da suspeita, revistou sua bagagem e realizou busca pessoal. Como resultado, encontraram as drogas, que somaram mais de 1,2 quilo e estavam amarradas na cintura dele por meio de fitas adesivas.

Continua depois da publicidade

O passageiro foi preso em flagrante e levado à Delegacia de Polícia Federal de Presidente Prudente, onde foi indiciado e permaneceu detido à disposição da Justiça.

Publicado em Outras Cidades

Munições também encontradas com o autor; ação ocorreu em Jardinópolis

 

JARDINÓPOLIS/SP - A Polícia Civil prendeu um homem, de 24 anos, que armazenava mais de 580 porções de drogas, munições e uma arma de fogo. A ação ocorreu na última sexta-feira (23), em Jardinópolis, na região de Ribeirão Preto.

O trabalho foi realizado por equipes da Delegacia do Município e da cidade de Brodowski. Após investigações para combater o tráfico de entorpecentes, os agentes descobriram que o autor estava guardando grande quantidade de substâncias e passaram a monitorar sua residência – na rua Dom Pedro.

Durante as atividades de campo, o suspeito foi visto saindo da casa com um volume suspeito no bolso e foi abordado pelos policiais civis. Em revista pessoal, os agentes encontraram 17 porções de cocaína com ele.

Questionado, o homem confessou que existiam mais drogas em seu imóvel, no porta-malas de um veículo.

A equipe policial foi até a residência e, no local indicado, encontraram mais 553 porções de cocaína, três de maconha e nove de crack, além de 500 eppendorfs vazios, um revólver calibre 38 e 24 munições do mesmo calibre.

Continua depois da publicidade

Todo o material foi apreendido para perícia e dois celulares recolhidos. O autor foi preso em flagrante e levado à Delegacia de Jardinópolis, onde foi indiciado por posse irregular de arma de fogo de uso permitido e tráfico de entorpecentes. Ele permaneceu detido à disposição da Justiça.

Publicado em Outras Cidades

SÃO CARLOS/SP - Muitos professores, alunos e praticantes de Jiu-Jitsu, Judô, e outras modalidades, bem como pessoas que admiram e respeitam o Professor Romeu Bertho, que há anos é professor de Jiu-Jitsu, se reuniram hoje (26), em frente à prefeitura para realizar um manifesto contra um servidor público de cargo de confiança. que na última quinta-feira (22) foi acusado de agredir com um chute no rosto o professor Romeu Bertho de 84 anos, após uma briga de trânsito.

Continua depois da publicidade

O caso foi registrado, e um boletim de ocorrência foi feito no dia da briga. A Polícia investigará o que de fato aconteceu.

Os manifestantes que estiveram na manhã desta segunda-feira (26) em frente à prefeitura, foram recebidos no auditório do paço, onde conversaram com representantes da administração e cada um que teve o interesse de se manifestar, foi ouvido pelos representantes, que prometeram levar as considerações ao Prefeito de São Carlos.

A Rádio Sanca foi informada pelo advogado do senhor Romeu Bertho, que as ações cabíveis contra o acusado serão tomadas

Publicado em Outras Notícias

Zoológicos e Aquários do Brasil se unem para fornecer atividades educativas durante as férias escolares

 

SÃO CARLOS/SP - Para dar continuidade em um dos pilares da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), educação ambiental, o Parque Ecológico de São Carlos e outras 23 instituições do Brasil anunciam a segunda edição do curso de férias online intitulado “Instituições de Conservação Unidas pela Educação”, com o tema “Tô de Acordo”. 
A programação ocorre até o dia 1º de agosto, exclusivamente online e focada nas espécies ameaçadas de extinção contempladas no Acordo de Cooperação Técnica firmado entre AZAB e ICMBio, no ano de 2018. São mais de 20 instituições, de norte a sul, focadas em produzir conteúdo voltado para a sensibilização e educação ambiental, como vídeos, jogos e atividades educativas para impressão. As atividades serão disponibilizadas de acordo com o cronograma, nas plataformas oficiais da AZAB: instagram (@azab_oficial), facebook (@SociedadeZoologicosBrasil), site (www.azab.org.br) e canal do youtube (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil). 
Conheça as espécies que receberão destaque: sauim-de-coleira, sagui-da-serra-escuro, onça-pintada, tamanduá-bandeira, jacucaca, jacutinga, tubarão-lixa, tubarão-mangona, cachorro-vinagre e a jararaca-da-ilha-vitória. 
Conheça as Instituições Participantes: Parque Zoológico da Secretaria de Meio Ambiente (RS); Parque Zoológico Municipal de Sorocaba (SP), Fundação Parque Zoológico de São Paulo (SP) , Zoológico Municipal de Curitiba (PR), Orquidário Municipal de Santos (SP), Zoo Pomerode Bioparque (SC), Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte (MG), Aquário de Ubatuba (SP), Zoológico de Guarulhos (SP), Parque Estadual de Dois Irmãos (PE), Bioparque do Rio (RJ), Fundação Ecológica e Zoobotânica de Brusque (SC), Museus de História Natural do Colégio Dante Alighieri (SP), Parque das Aves (PR), Aquário de São Paulo (SP), Parque Ecológico de São Carlos (SP), AquaRio (RJ), Oceanic Aquarium (SC), Fundação Jardim Zoológico de Brasília (DF), Zoológico Municipal de Piracicaba (SP), Zooparque Itatiba (SP), Zoológico Municipal de Catanduva (SP), Aquário Municipal de Santos (SP) e Parque Zoológico Municipal de Bauru (SP).

Confira a programação da semana:

26/07- Segunda-feira 
Instituição: Parque Ecológico de São Carlos (SP)

Título: “Tamanduá, o cata-cupim” 
Público-alvo: a partir de 7 anos 
Objetivo: apresentar as características do tamanduá-bandeira, seu habitat e alimentação. Ensinar um jogo para brincar com a família. Descrição da atividade: vídeo explicativo e demonstração do jogo “Cata cupim” confeccionado a partir de “língua de sogra”.

27/07- Terça-feira 
Instituição: Zoológico Municipal de Curitiba (PR) 

Título: “Zoo-Sílaba” 
Público-alvo: 7 a 12 anos 
Objetivo: sensibilizar para a importância das onças-pintadas nos ecossistemas. Descrição da atividade: vídeo com o desenvolvimento da atividade e visualização dos recintos das onças com a história de vida das mesmas.

28/07- Quarta-feira
Instituição: Fundação Jardim Zoológico de Brasília (DF) 

Título: “Temperando o ambiente” 
Público-alvo: crianças acima de 3 anos 
Objetivo: apresentar a espécie Speothos venaticus (cachorro vinagre) para o público infantil. Descrição da atividade: por meio de vídeo e uso de fantoche será apresentado de forma lúdica e com linguagem infantil diversas curiosidades relacionadas à espécie, como características, biologia, curiosidades, relação com outras espécies de canídeos, habitat, dentre outros, tendo como enfoque os diversos problemas enfrentados pela espécie no que se refere a conservação das populações. Será apresentado o espécime conhecido como Xingu, que está sob os cuidados do Zoo Brasília.

29/07- Quinta-feira 
Instituição: BioParque do Rio (RJ) 

Título: Aventura pelo BioParque do Rio 
Público-alvo: 6 a 10 anos 
Objetivo: conectar as crianças com alguns animais que vivem no BioParque do Rio e mostrar ambientes de bastidores, como a nutrição (cozinha dos animais), veterinária e sala de bem-estar. As crianças poderão conhecer características dos animais e curiosidades sobre os cuidados realizados pelos biólogos, zootecnistas e veterinários. Contaremos histórias sobre quatro principais animais: Poty - a onça pintada; Tamanduá-bandeira; Jacutinga; Macaco-prego-do-peito-amarelo, com o intuito de conectar, engajar e encantar a todos. Descrição da atividade: encontro será em plataforma digital, e apresentaremos gravações assíncronas com curta duração sobre cada ambiente abordado no BioParque, conectando as histórias. Ao final de cada vídeo, o educador fará uma interação em formato de perguntas e respostas ou outras interações em formato de jogos cooperativos, envolvendo as temáticas abordadas nos vídeos.

29/07- Quinta-feira 
Instituição: AquaRio (RJ) 

Título: “As aventuras da sereia Coral e do pirata Fernão Ermitão” 
Público-alvo: a partir de 5 anos 
Objetivo: Desmitificar e destacar a importância ecológica dos tubarões. Em sua nova aventura a sereia Coral tenta mostrar a importância que cada animal tem no oceano, apresentando ao seu amigo, o pirata Fernão Ermitão o grande rei dos mares, o tubarão. Nesta nova aventura, Coral conhece uma nova espécie, o tubarão lixa e se encanta pelo seu diferente modo de vida. Ao fim da história, Coral e Fernão ensinarão como fazer um incrível brinquedo em formato de tubarão feito como materiais recicláveis. 
Descrição da atividade: contação de história através de vídeo didático, mais oficina de brinquedo em formato de tubarão feito com material reciclável.

Continua depois da publicidade

30/07- Sexta-feira 
Instituição: Fundação de Parques Municipais e Zoo Botânica (BH) 

Título: “Nessa mata tem cachorro? 
Público-alvo: a partir de 9 anos 
Objetivo: apresentar o cachorro-do-mato-vinagre como um dos canídeos silvestres brasileiros ameaçados de extinção. Descrição da atividade: vídeo explicativo que permitirá reconhecer por meio das informações dadas as características, hábitos, alimentação, local onde vive, além das principais ameaças a essa espécie e quais medidas devem ser adotadas para ajudar na sua conservação.

30/07- Sexta-feira 
Instituição: Aquário de Santos (SP) 

Título: “Mergulhando com o Tubarão-lixa” 
Público-alvo: a partir de 6 anos 
Objetivo: apresentar informações sobre o tubarão-lixa (Ginglymostoma cirratum), como biologia, distribuição e curiosidades; Descrição da atividade: Será realizada via plataforma digital, por meio de apresentação de slides e vídeos. Após a apresentação será realizado um Quiz Interativo com os participantes sobre a espécie. As perguntas feitas neste Quiz também serão postadas nos stories do Instagram da UEA Aquário (@uea.aquario) no dia 31/07.

31/07- Sábado 
Instituição: Parque das Aves (PR) 

Título: “A História da Jacutinga Mimi” 
Público-alvo: a partir de 8 anos 
Objetivo: apresentar a história da jacutinga Mimi, e ações para ajudar no cuidado da espécie. Descrição da atividade: será apresentado por meio de live/video (síncrono e assíncrono), a história da jacutinga Mimi, desde do momento que a ave nasceu no Parque das Aves até a sua soltura na Serra da Mantiqueira em São Paulo. Após a apresentação do vídeo da Mimi, a educadora do Parque das Aves ensinará as crianças a fazerem um marcador de livros com as cores da Jacutinga.

31/07- Sábado 
Instituição: Zoológico de Sorocaba (SP) 

Título: “Os Segredos dos Bichos”
 Público-alvo: a partir de 6 anos Objetivo: despertar interesse em cada uma das 10 espécies que são foco do curso de férias/acordo Descrição da atividade: vídeo lúdico em que o apresentador responderá dúvidas sobre curiosidades das 10 espécies envolvidas no curso.

01/08 - Domingo 
Instituição: Aquário de São Paulo (SP) 
Título: “Desmistificando os tubarões”

Público-alvo: LIVRE Objetivo: apresentar os tubarões que temos em nosso plantel: Tubarão-Lixa (Ginglymostoma cirratum) e o Tubarão Mangona (Carcharias taurus). Descrição da atividade: vídeo didático, que apresentará como é realizada a alimentação dos tubarões no Aquário de São Paulo. 
01/08 - Domingo 
Instituição: Aquário de São Paulo (SP) 
Título: “Aprendendo sobre os tubarões” 
Público-alvo: a partir dos 6 anos
Objetivo: explanar sobre algumas curiosidades, dos tubarões que temos em nosso plantel: Tubarão-Lixa (Ginglymostoma cirratum) e o Tubarão Mangona (Carcharias taurus), como por exemplo: preferências alimentares, principais ameaças, comparação de tamanho, em relação ao ser humano, expectativa de vida, origem os animais que temos em nosso plantel, entre outros. Descrição da atividade: vídeo didático, que apresentará como é realizada a alimentação dos tubarões no Aquário de São Paulo e Livro/ E-book, disponibilizado no site da AZAB.

Publicado em Outras Notícias

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Julho 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.