fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Terça, 14 Dezembro 2021

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde informa que vê com preocupação o crescimento do número de casos de síndrome gripal na cidade, como ocorre em outras regiões de SP e no Estado do RJ também. E revela os dados que mostram a elevação significativa nos últimos três meses em São Carlos.

Números - Em outubro foram 1.586 notificações, com 1.213 casos negativos e 92 positivos. Já em novembro, houve o registro de 2.103 notificações, com 1.237 casos negativos e 132 positivos. E agora, apenas até o último dia 14/12, terça-feira, foram 1.153 notificações, com 126 casos negativos e 84 positivos para síndrome gripal.

As autoridades em saúde do município suspeitam, embora não haja nenhum levantamento técnico nesse sentido, que esse aumento pode incluir pessoas que estão em falta com o calendário da vacina contra a Covid, com a primeira, a segunda e a terceira dose – chamada de dose de reforço. Por isso, fazem um chamamento especial para esse grupo de faltosos que nesta quarta-feira, 15/12, já chegou a 28.050 pessoas: 14.630 com a Astrazenca; 9.401 com a Coronavac; 4.003 com a Janssen e 16 com a Pfizer. Esse número, está relacionado a terceira dose. E a faixa etária do contingente de faltosos mais numerosos é a de 60 a 69 anos de idade, com 10.743 pessoas.

“Nesse momento, é muito importante que todos aqueles que estão em atraso com a vacina contra a Covid-19 procurem imediatamente um local de vacinação que a Prefeitura coloca à disposição, fixo ou móvel, e coloquem a sua imunização em dia. Afinal, não faz sentido termos as vacinas disponíveis em quantidade suficiente, mas as pessoas não buscarem essa proteção”, advertiu a diretora de Vigilância em Saúde, Crislaine Mestre.

SÃO CARLOS/SP - Nossa redação recebeu mais uma vez reclamações sobre a falta de medicação na Farmácia de Alto Custo, em São Carlos.

Desta vez uma mãe relatou que há um mês vai até a farmácia de Alto Custo localizada na Rua Santa Cruz, e não encontra o remédio Clozapina 100mg, que seu filho toma, pois tem esquizofrenia.

Segundo a mãe, ela está correndo atrás de quem pode ajudar, desta vez procura a imprensa através da Rádio Sanca, pra ver se as autoridades tomam alguma atitude, pois não é só o filho desta mulher que sofre.

“Eu já liguei 136 no Ministério da Saúde (nunca tem resposta), já liguei na DRS III em Araraquara (mandam ligar na Secretária Estadual) e liguei até no laboratório do remédio e o pior que ninguém me dá uma resposta consistente (sic)” desabafou a mãe.

No último dia 09 de dezembro, os vereadores de São Carlos estiveram no Departamento Regional de Saúde em Araraquara (DRS III) para tratar da falta de medicamentos na Farmácia de Alto Custo de São Carlos.

Os parlamentares são-carlenses foram recebidos por Jeferson Yashuda, diretor do DRS III, e Fabrício Ogusuku, diretor do Núcleo Assistência Farmacêutica. O departamento atende 24 municípios no processo de distribuição de medicamentos de alto custo, inclusive São Carlos.

A reunião teve o intuito de verificar a falta de medicamentos na farmácia e buscar uma solução para o problema que aflige muitos cidadãos, relataram os vereadores. Na ocasião, discutiu-se uma forma de facilitar para quem necessita da farmácia a averiguação da disponibilidade de medicamentos específicos por meio de uma lista de medicamentos faltosos. A princípio, esta lista é extra oficial, fazendo parte de um projeto piloto, fase inicial de um teste.

SÃO CARLOS/SP - A Lei 20.223 de 19 de Julho de 2021, que institui o Dezembro Verde, aprovada por unanimidade no legislativo e sancionada pelo prefeito municipal Airton Garcia, está sendo colocada em prática. O intuito desta lei, de autoria do vereador Bruno Zancheta (PL), é a realização de uma intensa campanha de conscientização da população contra o abandono e maus tratos de animais.

A lei está em vigor e sendo implementada por meio da parceria entre a Câmara Municipal (mandato do vereador Bruno Zancheta), ONGs, protetoras independentes e a Prefeitura Municipal, através de ações coletivas em redes sociais, materiais distribuídos e informes sobre a campanha em toda cidade e nos pontos de maiores concentrações (Calçadão da General Osório e no Mercado Municipal).

O parlamentar Bruno Zancheta comemorou: “Fico muito feliz em ver o Dezembro Verde realmente saindo do papel e sendo executado. Gostaria de agradecer às Secretarias Municipais de Comunicação e Serviços Públicos por todo o suporte disponibilizado, e a todos que de alguma forma colaboraram para que isso definitivamente acontecesse. Precisamos de ações mais efetivas para proteger nossos animais”.

Logo no início de seu mandato, em janeiro deste ano, Bruno Zancheta propôs através de um projeto de resolução - alterando o artigo 302 do poder legislativo - a criação da Comissão de Defesa Animal, sendo posteriormente anexada à Comissão de Meio Ambiente. Outra medida adotada pelo parlamentar foi a destinação de uma emenda para retorno das castrações.

Publicado em Política

SÃO PAULO/SP - Bella Thorne, conhecida por ser a ex-atriz da Disney, chamou atenção na segunda-feira (13) ao mostrar seu look super ousado para curtir a noite.

A ruiva esquentou o clima ao posar com um vestido nada básico e deixou os mais de 24 milhões de seguidores babando com sua boa forma impressionante nos registros mais ousados. “Eu nunca vou superar essa produção”, disse a celebridade internacional na legenda.

Publicado em Celebridades

SÃO CARLOS/SP - Nossa reportagem recebeu denuncia sobre a mudança repentina em um estacionamento ao lado do Cemei José Marrara, próximo ao Passeio São Carlos, estacionamento esse que pais, professores e população em geral usavam.

Desde semana passada a secretaria de trânsito fez uma modificação drástica neste local, colocando placa de proibido estacionar e placa de estacionamento rotativo de 15 min, impedindo o uso do mesmo por mais tempo.

A internauta que entrou em contato conosco disse que desde quando existe a escola esse estacionamento sempre foi livre pra quem quisesse usar.

Publicado em Trânsito

SÃO CARLOS/SP -  O Spani Atacadista foi inaugurado sem o alvará de funcionamento e também sem auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, ontem 14, segundo a prefeitura, e os agentes do Departamento de Fiscalização da Prefeitura Municipal estiveram no atacadista e lavraram o auto de interdição pela falta dos documentos acima, entretanto a loja continuou funcionando.

Porém, hoje, 15, o atacadista em pleno funcionamento, quando novamente os Fiscais da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, estão presentes no local. “Foi apresentado relatório do Certificado de Licenciamento Integrado com pendências a serem cumpridas para a obtenção de licença do Corpo de Bombeiros. A manutenção da interdição foi bem da segurança e saúde pública”, diz o documento da Divisão de Fiscalização.

Segundo informações, por enquanto ninguém mais entra no local, quem está realizando as compras podem terminar de realiza-las.

Publicado em Comércio
Quarta, 15 Dezembro 2021 09:07

GM encontra moto furtada no Jd. Araucária

SÃO CARLOS/SP - Guardas Municipais conseguiram recuperar uma motocicleta que havia sido furtada na Rua Renato Gambini Mayer, no Jardim Araucária, em São Carlos.

De acordo com informações da GM, a vítima estacionou sua moto Twister na rua citada no último dia 13, e quando retornou a moto não estava mais no local deixado. Imediatamente acionou o 190, informando o ocorrido e anunciou também no grupo de segurança do bairro.

Um GM do Grupamento com Apoio de Motocicletas (GAM), que estava no horário de folga e que também participa do grupo de segurança do bairro, localizou a motocicleta abandonada em uma mata próximo ao local do furto.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Na última quinta-feira (09), aconteceu a entrega das doações realizadas pelos docentes e estudantes da UNICEP e de todo o comércio local, para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama de São Carlos. A entrega foi resultado de uma parceria entre a UNICEP, a clínica Atom – Medicina e Diagnóstico e a Marilda Santos Consultoria.

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Dona Iraídes Oliveira, que tem 96 anos, muitos deles de muita dedicação as causas sociais, foi quem recebeu as doações. “As doações são de fundamental importância, pois a entidade depende das doações para viver, depende da colaboração do povo. A rede pertence a mulher sancarlense e a São Carlos e, tem um trabalho de atendimento e assistência. Toda ajuda é importante, porque nem sempre podemos ajudar com tudo o que precisam.”, contou D. Iraídes.

Ainda segundo D. Iraídes, a coisa mais importante é o amor. Dar é automático, doar é um ato de amor consciente de que aquilo que você doa ajuda alguém. A rede tem um cadastro das pessoas doentes em situação de vulnerabilidade, os médicos passam esses casos para a Rede, que entrevista, visita e faz um trabalho contínuo, que pode ser uma ajuda por seis meses ou durante todo o tratamento. “É um trabalho que não para”, explicou a presidente.

“Tivemos a honra de ser recebidos pela presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Dona Iraídes Oliveira”, contou a Diretora de Pós-Graduação da UNICEP, Prof.ª Dr.ª Luciana Crnkovic, “ver esse trabalho de perto, conversar com Dona Iraídes é emocionante. Foi gratificante ver a capacidade de mobilização de nossos alunos, com doações tão importantes que farão a diferença para as pessoas que tanto precisam”.

Também estava presente Erika Borges, diretora da clínica Atom – Medicina e Diagnóstico que ressaltou a importância da integração entre as diferentes entidades em prol de uma causa tão nobre. “Importante a relação de uma entidade de educação, de uma entidade de saúde e a Marilda Consultoria em prol da rede feminina de combate ao Câncer”. Além disso, Erika levou como doação os cabelos da filha Rafaela, uma forma de incentivar a doação de cortes de cabelo de no mínimo 10 centímetros para produção de perucas.

Publicado em Cidadania

HOLANDA - Alunos da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e da Universidade de Ciências Aplicadas de Roterdã, na Holanda, uniram-se para pensar soluções para proteger o Rio de Janeiro da elevação do nível do mar provocada pelas mudanças climáticas. Os estudantes projetaram uma barragem de 9,5 quilômetros de extensão por 11 metros de altura, a ser implantada na Ponte Rio-Niterói, que ajudaria a evitar a inundação de parte dos municípios do Rio de Janeiro, incluindo o Aeroporto Internacional Tom Jobim-Riogaleão, Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Itaboraí e São Gonçalo.

O projeto é baseado em modelagem elaborada pelo Climate Central, organização sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos, e prevê um cenário crítico de mudanças climáticas, com aumento de 3 metros do nível do mar.

A UVA foi a única universidade brasileira a participar do desafio Protecting Delta Cities: International Student Challenge, promovido pela universidade holandesa. A iniciativa teve por objetivo estimular jovens pesquisadores de nove países a pensar em alternativas para proteger cidades localizadas em deltas e regiões litorâneas de um aumento de 3 metros do nível do mar. A lista das cidades potencialmente atingidas incluía o Rio de Janeiro; Nova Iorque, nos Estados Unidos; Durban, na África do Sul; e Taipei, na ilha de Taiwan.

Segundo Viviane Japiassú, professora dos cursos de graduação em Engenharia Ambiental e Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente da Universidade Veiga de Almeida e coordenadora do projeto Que Chuva É Essa?, na Holanda, a Universidade de Roterdã selecionou grupos de alunos para trabalhar sobre cada cidade. Estes uniram-se aos alunos da UVA em reuniões semanais, durante um mês, para elaborar uma proposta para a Baía de Guanabara.

As soluções formuladas pelos grupos foram apresentadas em um seminário realizado em novembro deste ano.

Viabilização

“A ideia é dar continuidade à colaboração, para ver como viabilizar a proposta e adequar algumas limitações que possam aparecer”, disse Viviane à Agência Brasil. Na semana que vem, o grupo da UVA terá uma reunião com representantes da prefeitura do Rio para falar sobre a proposta e os caminhos para viabilizar ou readequar o projeto.

De acordo com a professora, as cidades que estão na área costeira brasileira vão sofrer muito com o aumento do nível do mar.

Os alunos da Veiga de Almeida focaram o projeto na Baía de Guanabara, levando em conta a grande expertise da Holanda na construção de barragens marítimas. Todos os estudantes holandeses que participaram do desafio cursam engenharia civil, enquanto a maioria dos alunos da UVA estudam engenharia ambiental e apenas um, engenharia elétrica. O grupo teve ainda participação de estudante do mestrado profissional em ciências do meio ambiente, que integra o projeto de pesquisa e extensão Que Chuva É Essa?, que desenvolve estudos e ações voltados para a redução de riscos de desastres associados a chuvas extremas no Rio.

“O tempo todo a gente focou na importância socioambiental da Baía de Guanabara”, disse Viviane. A professora explicou que a solução não poderia se restringir a fechar a Baía de Guanabara. A opção pela implantação de uma barragem na ponte, e não na entrada da baía, objetivou permitir a circulação de navios no Porto do Rio, facilitando o tráfego marítimo de grandes embarcações, além de preservar o ecossistema local, que tem importância socioeconômica para comunidades do entorno, como a de pescadores artesanais.

“Uma vez que a gente consiga reter a elevação nesse ponto, protegerá também os municípios e o Aeroporto do Galeão, que seria inundado com esses 3 metros de elevação do mar”, explicou a professora.

Energia

O projeto dos estudantes prevê ainda a instalação de painéis solares na barragem capazes de gerar mais de 80 megawatts/hora de energia por dia, o suficiente para abastecer mais de 14 mil residências da região ou para bombear mais de 2 mil litros de água da baía de volta para o mar. Outro potencial de geração de energia descrito no projeto viria do aproveitamento da vibração gerada pelos veículos ao passarem na Ponte Rio-Niterói.

Dois rapazes e cinco mulheres formavam o grupo da Universidade Veiga de Almeida, e a turma olandesa tinha somente rapazes. No total, a equipe contou com dez participantes.

Uma das estudantes cariocas que integram o grupo é Larissa Stankevicius, que cursa o 8º período de engenharia ambiental. Após o choque cultural inicial, o grupo passou a se encontrar toda semana, para desenvolver a solução, contou Larissa. Ela disse à Agência Brasil que é preciso dar continuidade ao projeto, para que este venha a ajudar de alguma maneira, se for possível.

Publicado em Meio Ambiente

Esse caminho possibilita que os estudantes reflitam sobre sua vida pessoal e profissional 

SÃO CARLOS/SP - Proporcionar um aprendizado conectado com a realidade, no qual o estudante é estimulado a construir um projeto de vida que norteará suas decisões pessoais e profissionais, é uma das propostas do Jeito Senac de Educar. Ao promover a formação integral e cidadã do estudante por meio de habilidades comportamentais, como pensamento crítico, criatividade, inteligência emocional, ética profissional, comunicação, flexibilidade e visão holística, a instituição reforça competências que nortearão a atuação dos profissionais do futuro, além da consciência cidadã que auxilia na construção de um país mais igualitário.

De acordo com esses anseios e tendências, o Senac São Carlos oferece uma formação que integra o conhecimento do ensino médio com aspectos valorativos e técnicos, que vai ao encontro das necessidades da geração e do mundo do trabalho. É o Ensino Médio Técnico, que prepara os estudantes para o vestibular e, ao mesmo tempo, auxilia no desenvolvimento da individualidade. Na unidade, o curso conta com duas opções de aprendizado: Informática e o recém-lançado Multimídia.

Para Bruna Soares de Araújo, professora da área de ciências da natureza e orientadora do Projeto de Vida, este modelo educacional é uma oportunidade para os alunos realizarem atividades que os ajudarão a compreender os diferentes aspectos que compõem o ambiente em que eles convivem. “Ao longo do ano, os estudantes compartilham suas expectativas com orientadores e colegas, o que permite que explorem de forma guiada e consciente as possibilidades que os cercam”. Ela acrescenta ainda que se trata de um movimento flexível, necessário para o desenvolvimento dos saberes da juventude no mundo de hoje.

Aluno do 2º ano do Ensino Médio Técnico em Informática, Rafael Rodrigues Duarte, reforça o diferencial da grade curricular do curso e a ajuda que a experiência o tem proporcionado. “Essa vivência me ajudou a vislumbrar novas perspectivas, além de me tornar mais autônomo e criar diferenciais para o meu início profissional”. Com 17 anos, ele tem aprofundado seu conhecimento em e-commerce, vendas on-line e marketplace durante as aulas da qualificação, ampliando as possibilidades de atuação profissional que passou a considerar graças ao aprendizado.

Esse processo de ensino materializa-se em diversas áreas do conhecimento, como o Projeto de Vida, que proporciona, a cada ano do curso, vivências capazes de associar o conteúdo teórico à prática e valorizar a experiência e autonomia nos processos. No primeiro ano, o tema trabalhado é autoconhecimento, que propõe a reflexão sobre a identidade do jovem, o “quem eu sou”.  Já no segundo, com o tema emancipação, a turma é incentivada a desenvolver a percepção de novos cenários, nos quais os contextos sociais favorecem a construção de conhecimentos. E no último ano, as atividades têm o intuito de fortalecer a autonomia, por meio do protagonismo juvenil e o empreendedorismo, despertando o interesse de intervir na realidade por meio da criação de projetos que visam a solução de problemas e novas ideias.

“Todas as atividades propostas provocam o aluno a refletir e entender suas potencialidades e fragilidades e, como resultado, o transforma em protagonista de sua jornada com as competências profissionais e emocionais desenvolvidas, características bastante exigidas tanto no mundo do trabalho quanto no âmbito pessoal”, pontua a orientadora.

 

Sobre o Ensino Médio Técnico

           Com duração de três anos, o curso propõe uma experiência educacional por meio de métodos, metodologias e estratégias que proporcionam o desenvolvimento de competências de maneira prática e reflexiva. Além disso, o modelo de ensino conta com um corpo de professores preparados para atuar em um nível educacional interdisciplinar, incentivando os jovens a atuarem de forma protagonista frente aos desafios que serão propostos.

           Para saber mais sobre o Ensino Médio Técnico em Informática do Senac São Carlos, acesse o Portal: www.sp.senac.br/ensinomedio.

Publicado em Educação

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Dezembro 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.