fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quinta, 16 Dezembro 2021

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde informa que neste fim de semana o plantão de vacinação acontece neste sábado, 18/12, no Ginásio Milton Olaio, das 7h30 às 18h30, e no ônibus itinerante em frente ao supermercado Pane Silvio, no bairro Cidade Aracy, das 8h às 13h.

Já no domingo, 19/12, continua no Ginásio Milton Olaio, das 7h30 às 18h30, além da Base da Guarda Municipal em frente ao Mercado Municipal, das 9h às 13h. Do dia 20 ao dia 23/12, na FESC, Fundação Pró-Memória e UBS da Cidade Aracy, das 8h às 16h, e no Ginásio Milton Olaio das 7h30 às 18h30.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - Uma denuncia através do 190 levou a Polícia Militar na manhã de hoje, 17, a encontrar um Gol, que estava com queixa de furto.

Os Militares receberam a informação de que o veículo estava na Rua Presidente Juscelino Kubitschek, no bairro Eduardo Abdelnur, e imediatamente foram averiguar.

Publicado em Policial

Foi aprovado na sessão extraordinária (17) o convênio com a Santa Casa para a realização de 320 cirurgias de catarata

 

SÃO CARLOS/SP - Em sessão extraordinária realizada nesta manhã (17), foi aprovado o convênio com a Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, para realização de 320 cirurgias de catarata.

Esta conquista é fruto de uma parceria entre o vereador Elton Carvalho (Republicanos) e o Dep. Federal Marcos Pereira (Republicanos), que destinou mais de 1,3 milhões em recursos para São Carlos em 2021, sendo 500 mil para a realização das cirurgias eletivas.  

“É de grande satisfação poder contemplar 320 famílias são-carlenses na realização dessas cirurgias, diante do cenário de crise sanitária enfrentado no país. Houve um trabalho intensivo nos últimos meses para mais essa conquista, que preza acima de tudo pelo bem estar da população do município. Planejamos ainda a solicitação de futuros recursos para a aplicação no setor da saúde, ampliando e dando continuidade a projetos nesse setor”, afirmou Elton.

Diversos parlamentares de outros partidos, incluindo o presidente da Câmara Roselei Françoso (MDB), fizeram uso da tribuna para enaltecer a parceria do Dep. Marcos Pereira com a cidade de São Carlos.

Publicado em Política

BELO HORIZONTE/MG - Desde que assumiu o relacionamento com Mariana Polastreli, Eduardo Costa vem mostrando outro lado nas redes sociais: o de paizão. O sertanejo, que mora em Belo Horizonte, é frequentemente flagrado pela amada brincando e cuidando do filho caçula dela, Théo, de 1 ano.

O menino é fruto do relacionamento anterior da influenciadora com o empresário Eduardo Polastreli. Além de Théo, o ex-casal teve Luiz Henrique, de 14 anos, e Pedro, de 9 — os dois moram com o pai.

Embora não seja o pai biológico do menino, Eduardo Costa parece estar bem apegado ao enteado, que já o chama de "papai". Apaixonado, o artista até se declarou a Théo nas redes sociais: "Meu presente de Deus".

Publicado em Celebridades

SÃO CARLOS/SP - Criada em 18 de dezembro de 1984 para integrar o conhecimento da física e das engenharias ao setor agropecuário, a Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) chega aos 37 anos fortalecendo as parcerias com o setor privado, especialmente, no desenvolvimento de projetos de pesquisa no modelo de inovação aberta, no qual a empresa participa desde o início.

Em 2021 foram assinados 19 contratos de cooperação, cujos resultados impactam em cadeias e setores produtivos tais como algodão, milho, trigo, celulose, em temas como automação, agricultura de precisão, matéria orgânica de solos, gases de efeito estufa, proteína animal, sensores e equipamentos, dentre outros.

Além dos novos desenvolvimentos, o Centro de Pesquisa também licenciou uma tecnologia de revestimento para conservação pós-colheita da batata, que deverá receber aperfeiçoamentos, em parceria com uma empresa, até chegar ao mercado. Já o processo para determinar textura de solos com uso de Laser”, licenciado e adotado pela iniciativa privada, recebeu, neste ano, carta-patente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Soluções para os alimentos

O INPI também reconheceu durante o ano, como patente de invenção, a cabeça de medição aplicável a um espectrômetro, que também é motivo de cooperação com a iniciativa privada no desenvolvimento de uma solução para avaliação da qualidade do leite, para atender aos produtores, cooperativas e consumidores.

A aprovação do Laboratório Nacional de Agro-Fotônica (LANAF), em 2021, para integrar o Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica (Sisfóton) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), é outro fator que deve alavancar novas parcerias com o setor privado, em pesquisas voltadas para a segurança alimentar e segurança do alimento.

Prestes a deixar o cargo depois de seis anos, o chefe-geral da Embrapa Instrumentação, João Naime, avalia que “a presença da iniciativa privada nos projetos com nosso Centro de Pesquisa tem feito a diferença, com o compartilhamento de estruturas de nossos laboratórios multiusuários e também a formação de talentos, permitindo gerar soluções a partir de necessidades do setor produtivo de forma mais ágil e assertiva”.

Ciência, tecnologia e educação

As novas parcerias são possíveis em função das conexões científicas estabelecidas, principalmente, com as universidades. Em 2021 os pesquisadores da Embrapa Instrumentação contribuíram com 19 participações em 11 programas de pós-graduação na USP, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de Lavras (UFLA) e na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

As ações que promovem a sinergia entre a educação e a pesquisa também ganharam destaque em 2021 com a 7ª edição do Curso de Tecnologia Pós-Colheita em Frutas e Hortaliças. Depois de dez anos, por causa da pandemia da Covid-19, o treinamento migrou do formato presencial para o virtual e já atraiu, em um mês, mais de 1.500 inscritos de todos os Estados do Brasil e alguns países da América do Sul.

Efeito similar ocorreu no Programa Embrapa & Escola em São Carlos, realizado em parceria com a Embrapa Pecuária Sudeste, Diretoria de Ensino a Secretaria Municipal de Educação e a Câmara Municipal. As lives sobre a importância da ciência para o desenvolvimento da humanidade e ciência e sustentabilidade mobilizaram em torno de 3.000 estudantes, inclusive de municípios da região.

“A pandemia trouxe muitos desafios, mas também oportunidades de utilizar a tecnologia disponível para levar o conhecimento gerado por nossa equipe e parceiros a muito mais pessoas, independentemente da idade ou segmento de atuação”, argumenta Naime, que a partir de janeiro voltará a integrar o grupo de pesquisa – o novo chefe-geral será o pesquisador José Manoel Marconcini.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - Rodrigo Correia dos Reis, de 32 anos, perdeu a vida após ser atropelado por um veículo Renault/Master, no km 227 da Rodovia Washington Luís, em São Carlos, na noite de 5ª feira (16).

De acordo com o boletim de ocorrência (BO), o acidente ocorreu por volta das 22h10min no sentido sul da SP-310. O motorista do veículo disse aos Policiais que estava trabalhado no interior do estado e que estava retornando para cidade de São Paulo, quando avistou um homem saindo do acostamento e indo em direção do seu carro e que tentou evitar o acidente, mas sem êxito. A vítima foi atingida pelo veículo e caiu alguns metros à frente.

O SAMU e a Polícia Militar foram acionados onde foi constatado o óbito no local. A Polícia Científica e o delegado de plantão, Dr. Adriano Callsen Alexandrino e o investigador Fernando estiveram presentes e após os trabalhos de praxes o corpo foi encaminhado ao IML de São Carlos.

Publicado em Policial

As instrumentistas levaram o espírito de natal para os pacientes em tratamento

 

SÃO CARLOS/SP  - Natal é época de paz, renascimento e alegria. E uma das maneiras de expressar tudo isso é através da música. Uma apresentação no Setor de Quimioterapia da Santa Casa de São Carlos com o “Duo de Cordas” formado pela violinista, Rute Lopes Santiago, e a violoncelista, Suelen Santos do Nascimento,  foi um exemplo disso.

Os pacientes em tratamento se emocionaram com belas canções de Natal, como Noite Feliz e Jingle Bells, que trouxeram lembranças de momentos felizes nessa época do ano tão esperada.

“Eu lembrei mais das festas, que a gente se juntava. Chegava final de ano, a gente juntava toda a família. Com a COVID, tudo ficou mais difícil, mas a gente acaba tendo essas lembranças boas, do pessoal, das avós, dos avôs, de todas as festas”, afirma André Ceratti Orive, de 24 anos, analista de operações de Ibaté e que faz tratamento desde 2016. 

E a violoncelista Suelen Santos do Nascimento sabe muito bem desse poder da música. “Ainda mais nessa época de Natal, já lembramos de algumas situações que passaram e a música lembra de coisas boas que vivemos, lugares que estivemos, de pessoas que conhecemos, então é algo muito bom”, comenta.

O Setor de Quimioterapia tem uma preocupação constante com o bem-estar e a humanização dos pacientes. E essas apresentações são parte disso. Para Quezia de Souza Aguiar, enfermeira responsável, “no tratamento oncológico não vai somente a medicação, vai muito além disso tudo, a gente tem que pensar na humanização, no bem-estar, no paciente se sentir bem acolhido”, reforça.

O convite para apresentação do Duo de Cordas partiu da Nerilda Boni Corneta Gallo, e da Flaviane Regina Corneta de Souza Copete, voluntárias no Setor de Quimioterapia. “O tratamento é um momento de sofrimento e angústia e as músicas, além de levarem uma mensagem positiva, também ajudam o paciente a esquecer do problema por alguns instantes e amenizam a dor. Mesmo de máscaras, conseguimos ver o sorriso e a emoção no rosto de cada um,” comenta Nerilda.

EDIMBURGO - Os ativistas foram às ruas de Glasgow durante a 26ª cúpula climática das Nações Unidas, realizada em novembro, para exigir que os bancos e outras instituições financeiras sejam mais responsáveis em relação ao clima, mas um deles, a menos de cem quilômetros a leste da cidade, já mostra como isso pode acontecer.

O NatWest, que antes era o Banco Real da Escócia, fez a transição das mais improváveis – de grande financiador da indústria de petróleo e gás para líder das finanças "verdes", reduzindo sua exposição a combustíveis fósseis e prometendo investir cem bilhões de libras em projetos de energia sustentável nos próximos quatro anos.

Com sede em Edimburgo, ele pode servir de exemplo na enorme mudança necessária para que o setor bancário e de investimento britânico se torne, nas palavras do governo, "o primeiro centro financeiro Net Zero do mundo".

Desde o Brexit, o setor financeiro britânico perdeu um pouco do brilho, já que Londres não pode mais ser usada como centro de negócios europeus. O Tesouro, determinado a manter a proeminência do país, está explorando outras formas de atrair investidores, inclusive afrouxando as regras para atrair startups de tecnologia e apoiando empresas financeiras tecnológicas, mas as finanças "verdes" também podem ser uma resposta.

A transformação do NatWest até ganhou elogios cautelosos de alguns manifestantes. Johan Frijns, cofundador do BankTrack, organização neerlandesa que pressiona os bancos a pararem de financiar projetos de combustíveis fósseis, afirmou que a instituição pode estabelecer um novo padrão no processo de transformação dos grandes bancos em prol de uma economia de baixo carbono. "Queremos muito ver o NatWest como um farol de esperança, como um banco que mostra que pode se transformar. E essa é uma grande mudança. Seu orgulho era ser o banco do petróleo e do gás", disse Frijns.

A transição do NatWest foi facilitada pela diminuição de sua estatura global. Por um curto período antes da crise financeira de 2008, ele chegou a ser o maior banco do mundo em ativos, mas, enfrentando enormes perdas com a diminuição do crédito global, foi resgatado pelo governo britânico e teve de frear as ambições. Agora, refletindo o foco doméstico, quase metade de seus empréstimos é de financiamentos imobiliários.

Porém, na última década – primeiro em um ritmo lento, e depois mais rapidamente –, começou a zelar mais por seus objetivos relacionados ao clima. Em 2012, reservou 200 milhões de libras para empresas que desenvolvessem projetos de eficiência energética; nos anos que se seguiram, ajudou a financiar mais planos de energia renovável, incluindo parques eólicos; em 2017, informou que não financiaria diretamente nenhum novo projeto de mineração e de geração de energia a carvão; em 2018, divulgou que investiria dez bilhões de libras em financiamento climático sustentável nos próximos dois anos.

Contudo, as maiores mudanças vieram sob a liderança de Alison Rose, que assumiu como executiva-chefe no final de 2019. Além de mudar o nome do banco e distanciá-lo de seu passado de crise, ela declarou que quer administrar um "banco guiado por propósitos", com foco na "ajuda ao enfrentamento do desafio climático".

Em outubro, o banco anunciou o investimento de cem bilhões de libras para financiamento de iniciativas "verdes" e sustentáveis até o final de 2025. Além disso, deixaria de emprestar e apoiar grandes produtores de petróleo e gás que não tivessem estabelecido, até o final deste ano, um plano de transição alinhado com a restrição do aquecimento global em 1,5º C acima dos níveis pré-industriais (a meta do Acordo de Paris). O banco também se comprometeu com uma "eliminação completa" de investimentos no carvão até o início de 2030, mesmo ano em que pretende reduzir pela metade as emissões de carbono de todos seus financiamentos antes de chegar ao zero líquido em 2050.

Mas a transformação do banco não está completa: no final de setembro, a exposição do NatWest às grandes empresas de petróleo e gás, principalmente com empréstimos, foi de um bilhão de libras, e 600 milhões de libras para empresas nas quais mais de 15 por cento da atividade se refere ao carvão. Contudo, suas prioridades seguem o caminho traçado pelo governo, que estabeleceu uma meta vinculando legalmente o país à redução de mais de 75 por cento das emissões de carbono até 2035 em comparação com os níveis de 1990, e a atingir as emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050. Os legisladores estão tentando encontrar uma maneira de alcançar esses objetivos.

Rishi Sunak, que como chanceler do Tesouro é o diretor financeiro de maior destaque do Reino Unido, apresentou um plano que primeiro pede, e depois exige, que as instituições financeiras – incluindo gestores de ativos e fundos de pensão – e as empresas com acionistas expliquem como vão adaptar suas atividades e investimentos para ajudar o país a cumprir suas metas de Net Zero. Esses planos de transição se somariam aos requisitos existentes de publicar informações financeiras sobre os riscos climáticos de suas operações comerciais e investimentos.

"É um indicador realmente positivo de que o Reino Unido reconhece que precisa levar em conta as emissões associadas a seu setor financeiro. É algo que não aconteceu nos EUA. Mas os planos de transição ainda não são obrigatórios, e o governo britânico declarou que permitirá ao mercado decidir se os planos são adequados ou críveis, embora ainda não tenha se mostrado bom juiz em muitas coisas sobre o clima", disse Alison Kirsch, da Rainforest Action Network, principal autora do relatório anual da entidade sobre o financiamento de combustíveis fósseis pelos bancos.

O Reino Unido pode ter dificuldade de cumprir seus objetivos sob outros aspectos. Antes que os planos de transição se tornem obrigatórios, o governo está montando uma força-tarefa para definir o que seria "um bom plano". A conclusão desse relatório pode demorar mais um ano, atrasando a notificação obrigatória, embora alguns grupos internacionais já tenham dado orientações sobre estratégias de transição. E o governo afirmou explicitamente que esses planos não foram projetados para proibir investimentos em atividades com uso intenso de carbono.

Publicado em Economia

SÃO CARLOS/SP - A Missa Solene e Posse Canônica de Dom Luiz Carlos Dias como 8º Bispo Diocesano de São Carlos acontecerá na Catedral de São Carlos Borromeu, neste sábado, dia 18 de dezembro, às 10h.

São esperados bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e leigos e leigas de toda a Diocese, para fazer unidade e acolher o novo pastor.

Dom Luiz Carlos foi nomeado pelo Papa Francisco, Bispo Diocesano de São Carlos, no dia 20 de outubro deste ano. Exerceu por cinco anos o ministério episcopal como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

Há um ano a Diocese, está sobre o pastoreio do Administrador, Dom Eduardo Malaspina junto ao Colégio de Consultores.

 

Quem é Dom Luiz Carlos Dias?

Dom Luiz Carlos Dias tem 57 anos e é natural de Caconde (SP). Foi ordenado diácono em 1989 e sacerdote, em 5 de abril de 1991. Pertence ao clero da Diocese de São João da Boa Vista (SP). Cursou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos da arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP). É mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, com formação em Ética Social na Adveniat, Alemanha.

Na trajetória sacerdotal, padre Luiz atuou como reitor do Propedêutico, Casa “São Paulo” (1992 a 2002); vigário paroquial na paróquia Imaculada Conceição, em Caconde (1991 a 2002); pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em São João da Boa Vista, em 2005; diretor do Instituto de Filosofia da Diocese de São João da Boa Vista; reitor do Seminário Diocesano de Teologia “São João Maria Vianney” (2005 a 2010); vigário da paróquia São Judas Tadeu em Mogi Guaçu (2005 e 2010).

Também exerceu a docência em Teologia Moral, no Instituto de Teologia de São João da Boa Vista (1992 a 2001); Antropologia Cultural e História da Filosofia, no Instituto de Filosofia da diocese de Guaxupé; História da Filosofia, Metafísica e Seminários, no Instituto de Filosofia de São João da Boa Vista; História da Ética, no Instituto de Filosofia da arquidiocese de Brasília.

Na diocese de São João da Boa Vista, coordenou a Pastoral missionária diocesana e foi membro do Conselho de Presbíteros. No período de 2010 a 2015, exerceu o cargo de secretário executivo das Campanhas da Fraternidade e da Evangelização, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - O Cidadão Participa é um canal online, direto e inovador de diálogo entre os cidadãos de São Carlos e o presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Roselei Françoso (MDB). Para acessar basta entrar no link www.cidadaoparticipa.com.br/roselei/.

 Por meio da plataforma, os munícipes podem enviar sugestões, reclamações e elogios e fazer denúncias de forma simples e rápida. “Essas demandas vão para uma plataforma online gerenciada pela minha assessoria”, explica o parlamentar. “É um gabinete online para facilitar o atendimento ao cidadão, especialmente neste momento de pandemia”, detalha Roselei.

 Para o vereador, o Poder Público municipal tem a obrigação de cuidar da cidade e da população. “Neste sentido, os vereadores exercem um papel fundamental de representação e intermediação junto aos cidadãos”, observa. Para ele, qualquer mecanismo que aprimore essa relação é bem-vindo.  “O Cidadão Participa é uma plataforma que também inclui os moradores no mandato de uma forma interativa", salienta.

 O Cidadão Participa é uma plataforma de gerenciamento das demandas que otimiza e agiliza o atendimento das pessoas que procuram pelo vereador. “Cada demanda que chega pela plataforma é atribuída a um assessor e eu recebo uma notificação para acompanhar aquele atendimento”, explica o parlamentar.

 Cada vez mais as pessoas procuram os parlamentares pelos meios digitais, como redes sociais, Facebook e Whatsapp, por exemplo. “Com o isolamento social exigido pela pandemia essa demanda digital aumentou”, observa o parlamentar. “O Cidadão Participa está nos auxiliando a organizar melhor essas demandas, já em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados, algo tão fundamental atualmente”, ressalta.

Publicado em Política

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Dezembro 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.