fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Terça, 28 Dezembro 2021

Direção do órgão acredita que apesar da pandemia atividades foram satisfatórias.

 

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-São Carlos) divulgou nesta quarta-feira (29), um balanço das ações e atendimentos realizados neste ano de 2021. No total, foram 9.857 atendimentos presenciais e online para a população de São Carlos, que incluiu registros de reclamações diretas contra  empresas, carta de informações preliminares (CIP), retorno de CIP, abertura de processos administrativos com realização de audiências conciliatórias, orientações, atendimento do Programa de Apoio ao Superendividado (PAS) e o atendimento registrado pelo site www.consumidor.gov.br.

“Pela análise do número de atendimentos e porcentagem dos casos resolvidos, tivemos um ano com índice satisfatório. Ano a ano, vemos um aumento na procura e isso mostra que a população está buscando o Procon e tem encontrado a solução para os problemas. Tivemos um ano atípico, precisamos nos reinventar para não interromper o atendimento uma vez que o Procon se tornou um órgão de atividade essencial para a prefeitura nesse período”, avaliou a diretora do Procon, Juliana Cortes. 

RANKING DE RECLAMAÇÕES - O levantamento aponta que o grupo Claro/Net/Embratel/Nextel/América Móvil, liderou o ranking das dez empresas mais reclamadas junto ao órgão no acumulado de 2021, com 83,33% dos casos resolvidos, grupo da Caixa Econômica Federal, com75, 86% dos casos solucionados, seguido pelo grupo Itaú Unibanco, com 64,96% dos casos resolvidos. Entre os segmentos mais reclamados por área, estão os de serviços privados (34,53%), assuntos financeiros (31,42%) e serviços essenciais (12,22%).

CASOS SOLUCIONADOS - Dos 9.857 atendimentos presenciais e online realizados neste ano, 76,72% das reclamações foram resolvidas, 14,97% estão em processo administrativo, 7,35% estão com retorno pendente e 0,96% dos casos foram cancelados. A faixa etária dos consumidores que procuraram o Procon está, pela ordem, entre 61 a 70 anos, seguido de pessoas entre 51 a 60 anos e, na sequência, entre 41 a 50 anos.

FISCALIZAÇÃO - Ao todo, 150 estabelecimentos foram fiscalizados pelo PROCON de São Carlos durante o ano de 2021, com 35 atuações. Das principais irregularidades encontradas, 29% foram por denúncias de desobediência, 23% por aumento abusivo de preços, 20% por práticas abusivas e  8% por validade de produtos vencidos ou ilegíveis.

Publicado em Comércio

NATAL/RN - Junto com Viih Tube, a ex-BBB Thais Braz também está curtindo as férias no Rio Grande do Norte e não deixou de compartilhar registros de tirar o fôlego nesta segunda-feira (27).

A morena botou o corpão pra jogo enquanto posava no cenário paradisíaco e chamou atenção com sua boa forma nas poses ousadas que evidenciaram o shape definido da ex-sister. “Segundou!”, celebrou a musa na legenda.

Recentemente, na segunda feira (27), a ex-BBB Thaís Braz resolveu posar com um look pra lá de diferentão em seu Instagram Stories e parou as redes sociais ao esbanjar toda sua beleza natural na frente do espelho.

De biquíni, com um vestido de renda por cima, a ex-sister fez carão para a foto e o close chamou a atenção de seus mais de 4 milhões de fãs na rede social.

 

 

 

Gabriela Ellin / METROPOLITANA

Publicado em Celebridades

Autoridades em saúde no município pedem para que a população colabore.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Vigilância em Saúde, informa que tem verificado um aumento nas notificações de síndrome gripal. No período de 06 a 12/12 foram 345 notificações, uma média de 49 notificações por dia. Na UPA Vila Prado, foram 136. Na UPA Santa Felícia, 110. E na UPA Aracy, 51.

Já no período de 13 a 19/12 foram 359 notificações, média de 51 notificações/dia. UPA Vila Prado: 129; UPA Santa Felícia: 116; UPA Aracy: 44. De 20 a 26/12 foram 408 notificações, média de 58 notificações/dia. UPA Vila Prado: 169; UPA Santa Felícia: 119; UPA Aracy: 45. E de 27 a 28/12 o número de notificações chegou a 194, uma média de 97 notificações/dia. UPA Vila Prado: 70; UPA Santa Felícia: 32; UPA Aracy: 55.

O secretário de Saúde, Marcos Palermo, disse que nesse momento é muito importante que a população colabore para que haja um controle mais efetivo do que ele classificou como surto de síndrome gripal. “O uso de máscaras, a higienização frequente das mãos, o distanciamento social e a não aglomeração são fundamentais para que possamos diminuir os índices registrados nas UPA’s nos últimos dias. Independentemente da Covid, essas medidas de proteção também ajudam a conter as síndromes respiratórias que estão ocorrendo. Essas ondas virais, claro, também nos preocupam e, por isso, estamos tentando fortalecer cada vez mais as unidades para um controle mais eficaz”, disse o secretário.

SÃO CARLOS/SP - Não é retrospectiva de 2021, pois este ano você leu muitas notícias de tráfico de drogas na Rua José Quatrochi, no São Carlos V, e hoje vamos noticiar mais uma para variar. #Misericórdia

A Polícia Militar deteve um homem por tráfico na tarde de ontem, 28, durante patrulhamento preventivo naquela região.

Os Militares avistaram o sujeito entregando alguma coisa para um motociclista, que ao ver a viatura fugiu e o ‘entregador’ ficou estático e foi abordado. Durante revista corporal foi encontrado 01 pino de cocaína e R$ 245,00 em dinheiro. Ao redor os Policiais encontraram uma garrafa pet com mais 06 pinos da mesma droga e 02 porções de maconha.

Ao ser questionado o indivíduo confessou que realiza o tráfico para sustentar a família.

Diante das afirmações e provas, o traficante foi levado à CPJ, onde foi autuado em flagrante e recolhido à cadeia pública de São Carlos.

Publicado em Policial

SÃO PAULO/SP - O São Paulo já anunciou três reforços para a próxima temporada, Rafinha, Alisson e Jandrei, mas não deve oficializar novos nomes antes da virada de ano. Atravessando grave crise financeira, o clube vem tendo dificuldades para atrair bons jogadores ao Morumbi e vem abusando da criatividade para tentar encontrar soluções para o grande problema.

A diretoria tricolor vem priorizando jogadores em fim de contrato ou que estejam livres no mercado. Usar atletas do atual elenco como “moeda de troca” também está nos planos do São Paulo, que, embora tenha se livrado de diversos atletas, ainda busca viabilizar algumas outras saídas, como as de Vitor Bueno e Pablo.

Os três reforços anunciados para a próxima temporada se enquadram nessa estratégia alternativa de mercado do São Paulo. Rafinha, por exemplo, estava em fim de contrato no Grêmio e chegou de graça. Alisson, por ssua vez, tinha vínculo com o Tricolor gaúcho até 2023, mas rescindiu para desembarcar no Morumbi.

Jandrei, por sua vez, veio para o São Paulo em uma situação um pouco diferente. O goleiro tinha contrato com o Santos até o fim de 2022, no entanto, havia um acordo para que ele fosse liberado pelo Peixe caso recebesse proposta de outros clubes, o que foi cumprido.

A diretoria do São Paulo segue atenta ao mercado, mas sabe que dificilmente novos nomes desembarcarão no Morumbi antes de janeiro. Vale lembrar que atacantes de velocidade, que costumam atuar pelos lados de campo, ainda não foram contratados e são a prioridade do técnico Rogério Ceni, conforme ele próprio admitiu nas últimas entrevistas coletivas de 2021.

No primeiro mês de 2022, o presidente do clube, Julio Casares, tem viagens marcadas para encontros com potenciais investidores, que podem elevar o patamar do combalido Tricolor. Caso as negociações com um tão sonhado “Mecenas” não andem, as perspectivas de mercado do São Paulo no ano que vem serão as mesmas de 2021.

 

 

Marcelo Baseggio / GAZETA ESPORTIVA

Publicado em Esportes

SÃO CARLOS/SP - Uma tentativa de homicídio ocorreu na madrugada desta 4ª feira (29), no bairro Planalto Paraíso, em São Carlos.

De acordo com o Boletim de Ocorrência (B.O), por volta de 01h45min, a mãe de um jovem de 15 anos escutou disparos de arma de fogo e levantou para ver o que estava ocorrendo e se deparou com o filho adentrando à casa todo ferido pelos disparos. Desesperada colocou o filho no carro e o levou à Santa Casa de Misericórdia.

Quando alguém baleado da entrada em qualquer hospital a Polícia é avisada. Imediatamente Policiais foram até a irmandade e encontraram o jovem na sala de cirurgias, assim sendo, não conseguiram ouvir a versão da vítima, mas ouviram a mãe que não soube dizer o que ocorreu e quem tentou matar seu filho.

Os Policiais foram até a Rua Dr. Nestor de Campos, local dos fatos, mas não encontrou muitas provas. A ocorrência foi registrada e será investigada pela Polícia Civil.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Um funcionário de uma padaria foi vítima de assalto na tarde da última 2ª feira (27), no bairro Santa Felícia, em São Carlos.

Segundo consta, o trabalhador saía do trabalho, quando foi abordado por dois criminosos que o renderam e o obrigaram a entrar em seu próprio veículo, um Escort na cor vermelha.

Já dentro do carro, os bandidos ameaçaram a vítima de morte e o obrigaram a entregar o dinheiro proveniente do seu 13º Salário, num total de R$ 1,6 mil. Após andarem por alguns quarteirões e pegar a grana, os criminosos abandonaram o veículo e a vítima da UPA do Santa Felícia.

O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária em São Carlos.

Publicado em Policial

SÃO PAULO/SP - O fim de ano está chegando e junto vem a hora de fazer um balanço dos últimos 12 meses e traçar a meta para os próximos 365 dias Estudo realizado pela 7waves, startup que oferece um aplicativo gratuito desenvolvido para o apoio ao planejamento e conquista de metas, listou os objetivos mais desejados pelos brasileiros para 2022.

Guardar dinheiro é o principal objetivo dos entrevistados para o próximo ano. “Com a recessão da economia, aumento do desemprego e a insegurança devido à pandemia de Covid-19, as pessoas estão muito mais preocupadas em economizar dinheiro para que consigam ter um planejamento financeiro mais flexível em 2022”, explica Rodolfo Ribeiro, CEO da 7waves.

7 objetivos dos brasileiros para 2022

 

1- Guardar dinheiro (50,75%)

2- Buscar novos conhecimentos (35,85%)

3- Cuidar da saúde (30,90%)

4- Evoluir na carreira (26,70%)

5- Adquirir bens (20,80%)

6- Viajar (6,99%)

7- Abrir o próprio negócio (5,81%)

 

Se uma das suas metas para o próximo ano é poupar dinheiro, especialistas ensinam algumas maneiras para alcançar o seu objetivo.

“A primeira dica é que a pessoa se organize. Saiba quanto vai gastar e receber quanto vai receber no período. Dessa forma, consegue enxergar quanto tem de espaço no orçamento e assim conseguir saber quanto ela pode guardar de dinheiro”, diz Ricardo Hiraki, consultor financeiro e CEO da Plano Fintech de Educação Financeira. Registrar todos os gastos e recebimentos é uma maneira de ajudar a ter mais controle financeiro.

Ele destaca que despesas fixas (como TV a cabo, telefonia, tarifa bancária, luz, água, entre outros) e qualquer operação que tenha recorrência mensal pode gerar sobra e espaço no orçamento para cortes.

“Guardar dinheiro pode ser chato, visto que, você posterga um consumo. Você deixa de ter aquele prazer. No entanto, quando os seus investimentos estão em sintonia com seus objetivos de vida ou sonhos como uma viagem, uma reserva de emergência para ter mais tranquilidade, a compra de um imóvel, aposentadoria etc., fica muito mais fácil postergar ou não realizar esse consumo imediato”, comenta Renata Cavalheiro, fundadora da Prosperus – Planejamento Financeiro focado no objetivo do cliente.

“Lição de casa: recupere as últimas 12 faturas do seu cartão de credito (ou pior ainda, dos seus cartões de crédito). Identifique todas as despesas que de cara você já se arrepende de ter feito. Some tudo e veja o quanto você não guardou”, diz Jorge Bizarro, consultor financeiro.

 

Dicas para guardar dinheiro

 

1- Organize e planeje: Conhecer os seus hábitos de consumo e saber como e quanto você gasta com eles é fundamental para construção de um planejamento financeiro saudável

2- Repasse as despesas fixas e encerre o que for desnecessário: Detalhe as suas receitas e despesas e reflita sobre elas. Este exercício irá ajudá-lo a conhecer melhor sua rotina financeira

3- Reduza as dívidas: Com a alta dos preços é fundamental fazermos lista de compras e pensarmos em possíveis substituições. Pesquise antes de comprar

4- Controle com muita atenção o consumo variável e tenha meta

5- Orçar os gastos para o próximo ano e incluir um valor para investimento. Lembrando que, talvez você necessite fazer algumas restrições em benefício dos seus objetivos

 

 

GILMARA SANTOS / ISTOÉ GENTE

Publicado em Economia

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos informa que termina no próximo dia 30 de dezembro, quinta-feira, o prazo para a destinação de parte do imposto de renda aos programas sociais de promoção e proteção dos direitos de crianças e adolescentes de São Carlos, por meio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). As pessoas físicas podem doar 6% do valor declarado, e as pessoas jurídicas 1%.

Os recursos do FUMCAD são destinados ao atendimento das políticas, programas e ações voltados para promoção, proteção, defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, distribuídos mediante deliberação do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Secretaria Municipal Especial da Infância e Juventude.

As pessoas físicas e jurídicas de São Carlos que entregam a declaração do imposto de renda pelo formulário completo e que apuram imposto a pagar ou tenham direito à restituição podem fazer a destinação para o FUMCAD por meio do site https://doefumcad.com/ou pelo aplicativo Android Doe FUMCAD São Carlos. O aplicativo está disponível e qualquer pessoa pode fazer o download na loja PlayStore.

Publicado em Cidadania
Trabalhos do CeRTEV revelam processos de relaxação e cristalização do germânio e do selenieto de zinco

 

SÃO CARLOS/SP - Todos aprendemos que, abaixo de uma determinada temperatura - a temperatura de fusão -, líquidos solidificam (cristalizam). Mas esta não é toda a verdade. É possível, garantindo-se algumas condições, manter uma substância no estado líquido, inclusive a água, por exemplo, mesmo abaixo de sua temperatura de fusão (0 graus Celsius, no caso da água), gerando o que se chama de líquido super-resfriado.
Há, no entanto, um limite de temperatura abaixo do qual a matéria no estado líquido super-resfriado deve, necessariamente, seguir um de dois caminhos possíveis: cristalizar ou, em alguns casos, congelar temporariamente sem cristalizar, virando um vidro. É o que demonstram artigos publicados recentemente por pesquisadores do Centro de Pesquisa, Tecnologia e Educação em Materiais Vítreos (CeRTEV), sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O CeRTEV é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

- Confira, neste vídeo de divulgação científica produzido pelo CeRTEV, uma ilustração do comportamento da matéria nos diferentes estados (acessível em www.youtube.com/watch?v=eYIWiFeKt5o).

Neste tema, uma proposição teórica desafiadora foi publicada em 1948 pelo professor da Universidade de Princeton (nos Estados Unidos) Walter Kauzmann, no prestigiado periódico Chemical Reviews. Kauzmann indicou que, se um líquido super-resfriado pudesse permanecer neste estado em uma determinada temperatura - hoje denominada temperatura de Kauzmann -, sua entropia seria igual à entropia do mesmo material cristalizado. Teríamos, assim, uma situação inusitada - líquidos geralmente têm entropia maior que os cristais isoquímicos -, que ficou conhecida como Paradoxo de Kauzmann. O maior problema é que se esse líquido continuasse sendo resfriado, sua entropia eventualmente se anularia em uma temperatura acima de 0 Kelvin, o que contraria a Terceira Lei da Termodinâmica.
Assim, o próprio Kauzmann propôs a existência de uma temperatura limite para líquidos super-resfriados, que deveriam cristalizar antes de atingir a temperatura de Kauzmann. Porém, provar este enunciado experimentalmente é praticamente impossível, já que, nessa faixa de baixas temperaturas, os fenômenos que precisam ser observados e medidos - nucleação de cristais e relaxação estrutural - podem demorar intervalos de tempo de milhões de anos para acontecer.
"A pergunta, para equacionar o paradoxo, é: o que acontece com um material super-resfriado até a temperatura de Kauzmann? Continua líquido, vitrifica ou cristaliza? Esta é a pergunta, mas mesmo após cerca de 400 trabalhos científicos sobre o tema, ninguém conseguiu medir experimentalmente essas propriedades na temperatura de Kauzmann, para saber a resposta", explica Edgar Dutra Zanotto, coordenador do CeRTEV e do Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV) da UFSCar.
O que os pesquisadores do CeRTEV fizeram foi utilizar a técnica de simulação computacional chamada de Dinâmica Molecular e, assim, mostrar, para duas substâncias - o germânio e o selenieto de zinco -, que a cristalização de fato acontece em uma temperatura bem superior que a temperatura de Kauzmann. "Com a Dinâmica Molecular, conseguimos ir diminuindo a temperatura e aferindo, em cada temperatura, quais os tempos para cristalizar e para o líquido super-resfriado relaxar e continuar líquido. Assim, para cada material, chegamos a temperaturas em que os líquidos cristalizam antes de relaxar, e estas temperaturas estão acima das respectivas temperaturas de Kauzmann. Portanto, o paradoxo está resolvido para esses materiais", continua Zanotto. 
"Confirmamos, assim, para o germânio e para o selenieto de zinco, que o paradoxo não existe, porque esses líquidos não conseguem chegar à temperatura de Kauzmann; durante o resfriamento eles cristalizam antes de chegar lá", atesta o pesquisador. Ele conta que estão realizando simulação similar também para a água, mais complicada devido à complexidade da molécula. Segundo Zanotto, para que o paradoxo seja definitivamente derrubado, é preciso que outros pesquisadores alcancem resultados semelhantes para algumas outras substâncias.
Além da relevância teórica do estudo, o conhecimento produzido guarda potenciais aplicações, já que há algumas aplicações importantes para os líquidos super-resfriados, como a conservação de órgãos para transplantes, e também fármacos, e vírus, que ficam ativos em apenas um dos estados, amorfo (que é o estado dos líquidos super-resfriados e vidros) ou cristalino.
Ao comentar como o paradoxo o intrigava desde o final dos anos 80, já que todos os líquidos usados para a fabricação de vidros (sua área de pesquisa) podem ser super-resfriados, Zanotto faz uma reflexão sobre o processo de produção do conhecimento científico. "Esta é a função das Ciências Naturais: entender, descrever e prever fenômenos. Nós conseguimos entender como funcionam os processos de nucleação de cristais e relaxação estrutural, calcular as velocidades, as dinâmicas, e verificar que os tempos de nucleação e relaxação se cruzam acima da temperatura de Kauzmann, ou seja, que abaixo dessa temperatura limítrofe um líquido super-resfriado não consegue relaxar antes de cristalizar, isto é, ele cristaliza antes de chegar à temperatura que caracterizaria o paradoxo", sintetiza.
Dois artigos foram publicados a partir dessas pesquisas. Intitulado "Unveiling relaxation and crystal nucleation interplay in supercooled germanium liquid" (e acessível em www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1359645421006832?via%3Dihub), o artigo, publicado no periódico Acta Materialia, é assinado pelo pesquisador de pós-doutorado (com bolsa da Fapesp) Azat O. Tipeev; José Pedro Rino, docente do Departamento de Física da UFSCar; e Zanotto. O artigo foi destaque na edição de novembro do Boletim da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat, acessível em www.sbpmat.org.br/pt/artigo-em-destaque-desfazendo-o-paradoxo-dos-liquidos-super-resfriados/), com repercussão no boletim mais recente da MRS (Materials Research Society, associação internacional da área, acessível em https://multibriefs.com/briefs/mrs/MRS121621.php).
O outro artigo, intitulado "Relaxation, crystal nucleation, kinetic spinodal and Kauzmann temperature in supercooled zinc selenide" (acessível em www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0927025621001464?via%3Dihub), foi publicado no periódico Computational Materials Science, com autoria da pesquisadora de pós-doutorado (também com bolsa da Fapesp) Leila Separdar, Rino e Zanotto.
No episódio 20 do podcast Ciência UFSCar, produzido pelo Instituto da Cultura Científica da UFSCar, a jornalista Mariana Pezzo conversa com Edgar Zanotto sobre esses estudos. O episódio pode ser conferido nos principais tocadores de áudio e na área de podcasts do site da Rádio UFSCar 95,3 FM (em www.radio.ufscar.br/podcastfilter/ciencia/).
Publicado em Educação

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Dezembro 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.