fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quinta, 02 Dezembro 2021

A campanha de combate e prevenção à violência contra a mulher tem apoio do Conselho Regional de Farmácia e da Câmara Municipal e será lançada oficialmente neste domingo

 

SÃO CARLOS/SP - A secretária de Cidadania e Assistência Social, Vanessa Soriano, o secretário de Comunicação, Mateus de Aquino, o presidente da Câmara Municipal, Roselei Françoso e o padre Robson Caramano da Paróquia São Nicolau de Flue, apresentaram na manhã desta sexta-feira (03/12), ao prefeito Airton Garcia a campanha desenvolvida sobre o Código Sinal Vermelho de combate e prevenção à violência contra a mulher.
O Programa de Cooperação e o Código Sinal Vermelho de combate e prevenção à violência contra a mulher será lançado oficialmente neste domingo (05/12), às 20 horas, na Igreja São Nicolau de Flue, logo após a missa das 19 horas.
A campanha da Prefeitura de São Carlos tem o apoio da Câmara Municipal e do Conselho Regional de Farmácia, que fará a capacitação dos funcionários das farmácias do município.
De autoria do presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Roselei Françoso, a lei que institui o código "Sinal Vermelho" na cidade e o programa de cooperação entre o poder público e os estabelecimentos do comércio e serviços, foi aprovada em junho deste ano e sancionado pelo prefeito Airton Garcia.
Segundo Roselei Françoso, presidente da Câmara e autor da lei, existe uma campanha nacional do Judiciário para o sinal vermelho como pedido de socorro. “O objetivo é que as mulheres nesta situação possam ao pronunciar a frase "sinal vermelho" ou mostrar um X desenhado na palma da mão como pedido de socorro. Ao identificar o pedido de socorro e ajuda, o atendente de farmácias, repartições públicas e instituições privadas, portarias de condomínios, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, lojas comerciais, administração de shopping ou supermercados, deve ligar imediatamente para o número 190 da Polícia Militar. A nossa intenção é levar essa campanha para todos os segmentos da sociedade”.
“Nós acolhemos de braços abertos esta campanha para favorecer que esse debate seja cada vez mais presente em nossas comunidades porque são casos que acontecem dentro das casas das pessoas mais do que a gente imagina. Sendo assim, precisamos falar sobre isso e mostrar essa realidade, daí a importância do lançamento da campanha”, disse o padre Robson Caramano da Paróquia São Nicolau de Flue.
Para Vanessa Soriano, secretária de Cidadania e Assistência Social, a campanha tem como objetivo facilitar a denúncia. “Depois da denúncia realizada na Policia Militar entramos para atendimento dessa demanda, um serviço que já oferecemos, porém agora com a campanha acreditamos que mais mulheres consigam buscar auxílio”.
Já o secretário de Comunicação, Mateus de Aquino, fala da campanha publicitária. “Era importante sair do clichê, daquela tradicional campanha onde a gente já mostra a mulher violentada, machucada, com olho roxo, já ferida. A gente quer alertar o antes, prevenir que alguns comportamentos podem ser abusivos. Uma comunicação que resgate a compreensão de que algumas práticas nas rotinas da mulher e do homem podem passar desapercebidas. Queremos evitar situações mais graves e até fatais. Esse tema, portanto, não deve ficar fora do debate em nenhum momento do ano”.
O prefeito Airton Garcia aprovou a campanha e incentivou ações de combate e prevenção à violência contra a mulher no município e também solicitou ampla divulgação nos canais da Prefeitura. “Ações emergenciais como essa são importantes para ajudar as vítimas de violência doméstica. É uma campanha que oferece uma estratégia silenciosa para a denúncia”, avaliou o prefeito de São Carlos.
A Prefeitura de São Carlos também fica autorizada a promover ações para a integração e cooperação com o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Rede de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência, ligada à Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), associações locais, nacionais e internacionais, representantes ou entidades representativas de farmácias, repartições públicas e instituições privadas, portarias de condomínios, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, lojas comerciais, administração de shoppings ou supermercados.

NÚMEROS - Em 2020, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o Brasil registrou pelos canais Disque 100 e 180 uma denúncia de violência contra a mulher a cada cinco minutos. 
Ao todo, foram 105.671 denúncias, das quais 72% de violência doméstica e familiar e outros 22% de violações de direitos civis e políticos – como tráficos de pessoas, cárcere privado e condição análoga à escravidão. O Brasil ocupa o quinto lugar no mundo com mais mortes de mulheres, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). São 4,8 feminicídios para 100 mil habitantes. 
Em São Carlos, segundo a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, os dados são divididos entre atendimentos prestados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e que envolvem os casos de média complexidade e os prestados pela Casa Abrigo “Gravelina Terezinha Leme”, responsável pelos casos de alta complexidade.
Em 2019, 138 mulheres foram atendidas pelo CREAS e registrados 600 atendimentos no total. Já a Casa Abrigo, acolheu, naquele ano, 10 mulheres e prestou 979 atendimentos.
Em 2020, foram 91 mulheres atendidas e um total de 750 atendimentos no CREAS, enquanto que na Casa Abrigo foram acolhidas 15 mulheres e prestados 1.350 atendimentos.

Publicado em Cidadania

SÃO CARLOS/SP - A equipe Canil da Guarda Municipal deteve um sujeito acusado por tráfico de entorpecentes no bairro Santa Angelina, em São Carlos. O fato ocorreu na manhã de hoje, 03.

Os GMs realizavam o trabalho de patrulhar a região, quando na Avenida João Dagnone, 03 indivíduos foram vistos no meio do canteiro central, sendo que um deles empreendeu fuga ao avistar a viatura, e dispensou algo no chão. Já os outros dois foram abordados e durante revista corporal nada de ilícito foi encontrado e foram liberados.

O sujeito que saiu correndo, foi detido mais à frente e em sua posse havia R$185,00 em dinheiro. Os Guardas Municipais estavam com a cachorra K9 Índia e a mesma após farejar a área localizou enterrado 81 porções de maconha e 75 porções de cocaína.

Publicado em Policial

São Carlos também antecipa de 5 para 4 meses a dose de reforço

 

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde informa que neste fim de semana o plantão de vacinação acontece no sábado (04/12) e no domingo (05/12) no Ginásio Milton Olaio Filho, das 7h30 às 18h30.

A partir deste sábado (04/12) o Departamento de Vigilância em Saúde também vai reduzir de 5 para 4 meses o intervalo da dose de reforço da vacina contra a COVID-19.

A antecipação vale para quem tomou as duas doses de AstraZeneca, Coronavac e Pfizer, com qualquer idade. A medida foi adotada devido ao atual cenário epidemiológico da doença no mundo e a proximidade das festas de final de ano.

Na próxima semana (de 06 a 10/12) a vacinação contra a COVID-19 será realizada nos seguintes locais: Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cidade Aracy, das 7h30 às 16h; na FESC da Vila Nery (drive) e na Fundação Pró-Memória das 8h às 16h e também no Ginásio Milton Olaio Filho, das 7h30 às 18h30.

Na terça-feira (07/12) e na quinta (09/12) tem plantão de vacinação nas unidades básicas de saúde (UBS’s) da Vila São José, Redenção, Cidade Aracy e do Santa Felícia, das 16h às 19h. 

Publicado em Coronavírus

SÃO PAULO/SP - Simone postou em seu canal no YouTube um novo vídeo para detalhar seu processo de emagrecimento. A cantora, que perdeu mais de 20 quilos, falou sobre todas as dietas que tentou fazer e como foi difícil conseguir atingir a sua meta.

“Vocês sabem da dificuldade que tive para emagrecer. Eu tentei muitas coisas para emagrecer. Tomei remédio, fiz dieta da sopa, dieta saudável comendo só alimentos saudáveis. Eu fiz tudo o que estava ao meu alcance. Tudo o que vocês imaginarem sobre dieta e emagrecimento… procurei tudo. Inclusive fiz uma cirurgia chamada gastroplastia endoscópica. Na época perdi uns bons quilos mas, infelizmente, como não é algo para sempre, voltei a comer e a engordar”, começou ela.

Simone explicou que mesmo com as pessoas falando que ela deveria se aceitar como era, tinha dificuldades de gostar do próprio corpo. “Eu sempre amei comer. Isso é uma coisa que sempre falei para vocês. Mas não conseguia me ver no espelho. Cheguei a pesar oitenta e sete quilos. É muito quilo. Eu falo para vocês que é muito quilo porque eu tenho apenas um metro e cinquenta e dois”, disse.

Com tantas tentativas sem sucesso de dieta, Simone contou que chegou a desistir de emagrecer uma época. “Meu marido não me cobra, meus fãs não me cobram, o pessoal que trabalha comigo não me cobra, os patrocinadores que estão com a dupla Simone e Simaria não me cobram. Pelo contrário, já fiz uma marca de lingerie para mulheres em que eu representava as mulheres mais cheinhas. Mas eu, desde muito pequenininha, sempre tive essa luta com a balança. Eu sempre fui a pessoa que engordava, emagrecia, e ficava naquilo. E foi evoluindo”, disse, acrescentando que o período mais difícil aconteceu após o nascimento da caçula, Zaya, no começo do ano.

Publicado em Celebridades

O laser vai ajudar a minimizar as fissuras causadas durante a amamentação

 

SÃO CARLOS/SP - A Santa Casa recebeu a doação de um aparelho de laserterapia da empresa DMC Importação e Exportação de Equipamentos Ltda. O equipamento inovador é composto por laser infravermelho e vermelho e possui ação analgésica e anti-inflamatória, o que ajuda no tratamento de problemas comuns nos primeiros dias de amamentação como mastite, fissura mamilar, ingurgitamento, candidíase mamária e ductos obstruídos nos seios das mães.

De acordo com o Gerente Comercial da DMC, Fábio Ramiro, em média, uma sessão particular para tratamentos com esse equipamento custa de R$ 130,00 a R$ 180,00 reais e são necessárias de 5 a 10 sessões. “O nosso laser contribui com a saúde da mulher no pós-parto e, também, durante todo o período de aleitamento materno. Resolvemos doar esse equipamento para homenagear o Banco de Leite pelos 20 anos de atuação na cidade. São diversos os benefícios que ele oferece. Além disso, vai ajudar as mães que não têm condições de pagar para receber um tratamento. Na região, não tem nenhuma Maternidade que possui um equipamento com essa tecnologia”, comenta o Gerente.

Além da doação do equipamento, a DMC ofereceu um treinamento e capacitação para uso do aparelho de laserterapia. “Daremos dois cursos, um presencial para orientar sobre a função do laser e, também, outra capacitação sobre os protocolos, benefícios e como aplicar. Além de auxiliar as mães, vamos dar o treinamento para que o aparelho seja utilizado da melhor forma possível, agregando tudo o que ele oferece”, explica.

A empresa DMC é uma grande parceira da Santa Casa. Desde abril de 2020, no início da pandemia, até agora, a empresa já doou 1.100 litros de álcool em gel, que ajudam na higienização das mãos dos profissionais do hospital, como também dos pacientes e visitantes. 

A DMC é uma empresa parceira da Santa Casa.  É uma empresa que investe e ajuda a sociedade da nossa região. A doação desse equipamento é um benefício incalculável que vai trazer um conforto para às mães carentes que dependem desse tratamento. O nosso Banco de Leite é um dos mais estruturados e moderno da região. Nossos agradecimentos pela parceria”, afirma o Provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior.

 

 

O aparelho Therapy EC ajuda na cicatrização de mastite, fissura e outros problemas causados durante o período de amamentação - Foto: Assessoria Santa Casa

 

APOIO NOS ATENDIMENTOS DO BANCO DE LEITE

De acordo com a Enfermeira do Banco de Leite, Karine Silva, o laser vai dar continuidade no trabalho que já é realizado junto às mães que recebem atendimento na Maternidade, além de incentivar ainda mais o aleitamento materno. “O laser oferece grandes benefícios na aplicação, tanto para cicatrização quanto para minimizar a dor das mães. Algumas pessoas só conseguem esse tratamento particular, agora vamos oferecer pelo SUS. Quando existe algum problema com fissuras, isso prejudica a amamentação do bebê.  Com o laser, conseguimos amenizar esse problema, ajudando na cicatrização mais rápida e no alívio da dor. Em média, o Banco de Leite realiza 200 atendimentos externos e mais as pacientes internadas. Ou seja, muitas mães vão ser beneficiadas com esse tratamento”, comenta Karine.

Sexta, 03 Dezembro 2021 09:55

Bandidos levam moto de idoso na Vila Carmem

SÃO CARLOS/SP - Um idoso de 63 anos, foi vítima de assalto na noite de ontem, 02, na Rua Bispo Cesar Dacorso Filho, na Vila Carmem, em São Carlos.

A vítima compareceu ao Plantão Policial e disse que estava na casa da namorada e por volta das 21h se despediu na companheira e ao sair na rua se deparou com os dois bandidos que anunciou o assalto.

Os criminosos ameaçaram o idoso e roubaram sua moto Twister preta, Placas DLZ2C74, e levaram o celular da namorada.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Por iniciativa do presidente da Câmara de São Carlos, o vereador Roselei Françoso (MDB), a Prefeitura de São Carlos irá lançar o programa de Cooperação e o Código Sinal Vermelho de Combate e Prevenção à Violência Contra a Mulher no domingo (5) na igreja São Nicolau de Flue.

A Lei 20.221, aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Airton Garcia em julho de 2021, visa instituir o programa como alternativa para mulheres vítimas de violência pedirem ajuda. “Em alguns casos, a violência é tão forte que as mulheres não têm acesso a um vizinho, telefone ou familiar”, destaca Roselei.

“Existe uma campanha nacional do Judiciário para o sinal vermelho como pedido de socorro”, explica o parlamentar. O objetivo é que mulheres nesta situação possam mostrar um “x” vermelho pintado na palma da mão ou pronunciar a frase “sinal vermelho” para serem socorridas.

Ao identificar o pedido de socorro e ajuda, o atendente de farmácias, repartições públicas e instituições privadas, portarias de condomínios, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, lojas comerciais, administração de shopping ou supermercados, deve coletar o nome da vítima, seu endereço ou telefone, e ligar imediatamente para o 190 da Polícia Militar.

Uma parceria com o Conselho Regional de Farmácia irá capacitar todos os funcionários de farmácias do município. Os demais setores serão capacitados por etapa à medida que a campanha for intensificada pela Prefeitura.

“Já existe uma rede de atendimento às mulheres no município”, destaca Roselei. “O que o Poder Público precisa fazer é estruturar e capacitar ainda mais essa rede e torná-la de fácil acesso. Não podemos tolerar nenhum tipo de violência, em especial contra mulheres”, detalha Roselei.

Igreja – A São Nicolau de Flue foi escolhida para o lançamento do programa porque recentemente a região foi palco de um feminicídio. Marisa de Souza Pereira, 38 anos, mãe de três filhas e moradora do Jardim Zavaglia, foi morta a golpes de faca pelo companheiro dentro de uma farmácia localizada na Avenida Francisco Pereira Lopes no dia 6 de novembro.

Nesta sexta (3), o vereador Roselei Françoso se reúne com o prefeito Airton Garcia às 10 horas para discutir detalhes do lançamento da campanha e as etapas seguintes de capacitação no município.

Publicado em Política

BRASÍLIA/DF - Quase metade dos estados brasileiros registraram sinal de crescimento na tendência de longo prazo de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Os dados foram divulgados na quinta-feira (2), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e são referentes à semana epidemiológica de 21 a 27 de novembro.

Segundo o Boletim InfoGripe, da Fiocruz, 13 das 27 unidades federativas apresentam sinal de crescimento de SRAG: Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo. Destes, os que mais chamam a atenção são Pará, Ceará e Rio de Janeiro.

“No dado nacional, embora se mostre como um crescimento leve, podendo ser compatível com cenário de oscilação em torno de valor estável, a análise por faixa etária indica que se trata de aumento em todas as faixas etárias abaixo de 60 anos. A análise foi feita tendo como base os dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até 22 de novembro”, destacou o boletim.

De acordo com o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, na população com 30 anos ou mais, o crescimento é relativamente pequeno, sendo mais expressivo e presente desde novembro em crianças, adolescentes e jovens adultos, na faixa de 20 a 29 anos.

No caso das crianças com idade até 9 anos, os resultados laboratoriais associados aos casos continuam indicando predomínio de vírus sincicial respiratório (VSR), que acompanha a tendência de aumento de SRAG nesta faixa etária. Entre adolescentes de 10 a 19 anos e jovens adultos (20-29 anos), mantêm-se majoritariamente associados à covid-19.

Capitais

A análise conclui que 13 das 27 capitais mostram sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas seis semanas): Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Macapá, Manaus, Natal, Porto Velho, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.

No entanto, explicou Gomes, “assim como foi destacado para os estados, a análise da evolução temporal por faixa etária sugere tratar-se apenas de crescimento leve compatível com oscilação ao redor de patamar estável, de modo geral. No Rio de Janeiro observa-se que o crescimento ao longo do mês de novembro se concentrou nas crianças e jovens adultos (20-29 anos)”.

Publicado em Ciência & Saúde

SÃO CARLOS/SP - Um homem acusado de agredir sua companheira foi parar na Central de Polícia Judiciária em São Carlos, na noite de ontem, 02.

O 190 foi acionado e uma viatura se deslocou para Rua Isak Falgen, no bairro Antenor Garcia, e ao chegar ao local os PMs receberam a informação de que por motivos a serem apurados o casal teria discutido e que o homem teria puxado o cabelo da companheira.

O casal foi até à CPJ, onde tiveram que se explicar pro delegado de plantão, após ouvir as partes o acusado foi autuado em flagrante e recolhido ao Centro de Triagem de São Carlos.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Em eleições realizadas em primeiro turno no dia 1º de dezembro, foi eleita a nova diretoria do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), correspondendo à gestão 2022/2026.

Concorreram a este pleito duas chapas, a saber:

Chapa-1 – Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior (Diretor) e Profª Ana Paula Ullian de Araújo (Vice-Diretora);

Chapa-2 – Prof. José Carlos Egues de Menezes (Diretor) e Prof. Hellmut Eckert (Vice-Diretor).

Os resultados do pleito deram a vitória à Chapa-1, através dos seguintes números:

Participantes habilitados – 57

Participantes votantes – 55

Chapa-1 – 39 votos

Chapa-2 – 14 votos

Votos nulos – 2

Votos brancos – 0

A Comissão Eleitoral foi constituída pelos Profs. Adriano Defini Andricopulo (Presidente), Euclydes Marega Junior e Paulo Barbeitas Miranda.

A nomeação para o exercício da nova diretoria, constituída pelos Profs. Osvaldo Novais de Oliveira Junior e Ana Paula Ullian de Araújo,  acontecerá a partir da segunda quinzena de fevereiro de 2022, substituindo os atuais Diretor e Vice-Diretor do IFSC/USP, na circunstância, os Profs. Vanderlei Salvador Bagnato e Igor Polikarpov.

O Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Jr. é físico de formação, tendo concluído o doutorado na University of Wales, Bangor, Reino Unido. É professor titular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Universidade de São Paulo, foi coordenador da FAPESP na área de física, é membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e foi presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SPBMat).

Publicou cerca de 500 artigos em periódicos especializados, 16 capítulos de livros, 2 livros de divulgação científica, 1 livro sobre escrita científica, e autor de 7 patentes. Esses trabalhos receberam cerca de 9.700 citações (na Web of Science em junho de 2017).

Orientou 21 mestres e 21 doutores. É membro fundador do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC), que desenvolveu o revisor gramatical ReGra, agraciado com 2 prêmios de inovação tecnológica e disponível mundialmente com o processador de texto Word for Windows.

Recebeu, em 2006, o Prêmio Scopus, outorgado pela Elsevier do Brasil e a Capes, como um dos 16 pesquisadores brasileiros com maior produção científica, com base no número de publicações, citações e orientações.

A Profª Ana Paula Ullian de Araújo é Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1990), mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1993), doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e livre-docente pelo Instituto de Física de São Carlos-USP (2008).

Realizou pós-doutoramento no Plant Science Department, na Universidade de Cambridge, UK (2010).

Publicado em Educação

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Dezembro 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.