fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quinta, 27 Agosto 2020

SÃO CARLOS/SP - Há quatro anos São Carlos se despedia de Yvonne Ribeiro Garcia, falecida no dia 25 de agosto de 2016, uma educadora de saúde pública com atuação também na área social, cujo trabalho marcou época no município ao longo da segunda metade do século passado.

Benemérita no sentido mais literal da palavra, tendo vivido num período em que havia muito por ser feito pela saúde pública e a assistência social, ela soube responder a essas demandas e aliar conhecimento ao espírito prático que possuía. Dedicada às funções exercidas e guiada pelo espírito de justiça, dona Yvonne enxergava à frente, pois sabia que lidava com setores sensíveis, permanentemente necessitados da ação governamental ao mesmo tempo de um trabalho técnico e humano.

Quando a conheci, no início dos anos 1980, eu era um jovem repórter do jornal “Correio de São Carlos” a quem Yvonne recebia com entusiasmo para falar das atividades do Distrito Sanitário de São Carlos, das edições iniciais da campanha de vacinação contra a poliomielite no município e das atividades de ação social das quais participava. Era um período que a redemocratização do país se pronunciava e ali, num órgão público, ela disponibilizava informações com uma transparência incomum até nos dias de hoje. Para mim, essa atitude se traduzia numa característica: bom senso. A marca de dona Yvonne, altruísta na vida pessoal, no trabalho e na comunidade. Na rotina do serviço público, aplicou ao pé da letra o sentido da atividade: servir.

Filha de Cícero Soares Ribeiro e de Umbelina (Bela) Torres Ribeiro, Yvonne nasceu em Santa Edóxia em 5 de dezembro de 1930. Casou-se com Antonio Sasso Garcia, sendo mãe de cinco filhos: Marisa casada com Paulo Gullo, Marilia casada com Gyorgy Henyei Jr, Maristela casada com José Carlos de Paiva Lopes, Antonio Filho casado com Patrícia Petromilli Nordi Sasso Garcia, e Cícero casado com Luciana do Amaral Ribeiro Garcia. Avó de 12 netos: Marina casada com Caio Solci, Paulo Filho casado com Monica Demonte Quaranta, Débora, Gyorgy Neto, Isabela, Ana Helena, João Pedro, Carolina, Gustavo, Pedro, Maria Luiza e Ana Bárbara. E bisavó de 3 bisnetos, Cauã, Filipe e Enrico.

Yvonne realizou o curso primário no Grupo Escolar em Santa Eudóxia, o ginasial no Colégio São Carlos e o curso Normal no Instituto de Educação Dr. Álvaro Guião, formando-se professora normalista. A vocação para o trabalho na saúde conduziu-a para São Paulo, onde obteve formação como Educadora de Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Este seria seu caminho, como se comprovou ao especializar-se na disciplina pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A mulher notável, que aliou a vida familiar aos estudos e à atuação profissional revelou-se desde cedo. Já em 1954 integrava a diretoria do Clube das Mães, instituição mantenedora da Creche Anita Costa, da qual foi fundadora ao lado de dona Ruth Bloem Souto. Yvonne participou da diretoria em dois períodos, até 1972 e entre 1979 e 1985, ao lado do Dr. Ernani Fonseca, Delegado Regional de Saúde de São Carlos. A Creche Anita Costa se tornou modelo em toda a região.

Ainda na década de 1950, foi organizadora e coordenadora do Serviço Pré-Natal à Gestante Carente, na Maternidade Dona Francisca Cintra, em parceria com a Delegacia Regional de Saúde de São Carlos e o Clube das Mães.

Em 1964 estava ao lado de dona Jurandyra Fehr, de quem foi o braço direito, na criação da União Cívica Feminina de São Carlos, tendo sido sua vice-presidente. A trajetória da instituição contaria por décadas com sua ativa participação. E não seria diferente no Círculo de Amigos do Menino Patrulheiro, onde integrou a diretoria ao lado do grande amigo Walter Marmorato no período de 1965 a 1978.

Uma legião de alunos tem lembranças afetuosas da professora de Biologia Educacional no Colégio São Carlos e da educadora de Saúde Pública do Centro de Aprendizado Doméstico do SESI. Yvonne tinha prazer em ensinar.

Coordenadora entre 1969 e 1972 do Plano de Amparo Social, órgão subordinado ao gabinete da 1ª. Dama do Estado de São Paulo, ela foi f funcionária Secretaria de Saúde Pública do Estado de São Paulo, atuando na Delegacia de Saúde de São Carlos, posteriormente Distrito de Saúde de São Carlos.

Assumiu, como presidente, a Comissão Municipal da LBA (Legião Brasileira de Assistência), a convite do Dr. Marino da Costa Terra, então Juiz de Direito de São Carlos, e posteriormente foi responsável pela fundação do Centro Regional da LBA em São Carlos.

Prestou orientação técnica ao CRUTAC (Centro Rural de Desenvolvimento de Treinamento de Ação Comunitária) na supervisão e avaliação de estagiários e no desempenho de funções na área de Educação em Saúde Pública de 1976 a 1981.

Aposentou-se como Educadora Regional de Saúde em 1982, mas aposentar-se, na concepção de dona Yvonne seria apenas uma situação eventual. Em 1987 ela chegou a apresentar um programa de rádio “Educando para a Saúde” com outros grandes profissionais da área da saúde de São Carlos e região.

Em 1992 continuava na ativa, integrando a Comissão Municipal de Prevenção e Combate à AIDS. Uma trajetória profícua, digna de reconhecimento, materializado nas homenagens que recebeu: em 1975, “Mulher Símbolo de Dedicação e Desprendimento”, título outorgado pela União Cívica Feminina de São Carlos e ratificado pela Câmara Municipal, em 1977 “Cidadã Benemérita de São Carlos”, título outorgado pela Câmara Municipal pelo Decreto no. 127/76, em 1983 “Mulher do Ano”, título outorgado pela União Cívica Feminina de São Carlos e ratificado pela Câmara Municipal, e em 2014 – Homenagem do Legislativo são-carlense no Dia Internacional da Mulher.

A experiência acumulada em tantos anos de atuação profissional e levaram a publicar diversos trabalhos, entre eles o “Programa de Erradicação da Raiva Humana e Controle da Raiva Animal para o município de São Carlos”, em 1972, e o “Programa Educacional para a Área Materna dos Centros de Saúde do Distrito de Sanitário de São Carlos” em 1977.

O rigor técnico no exercício de suas funções era aprimorado em cursos, seminários e conferências ligados à área da saúde. Foi convidada para palestrar em diversas oportunidades. Participou de maneira ativa em campanhas de vacinação contra a meningite meningocócica, de trabalhos do Fundo de Assistência Social do Palácio do Governo e coordenou, orientou e participou em São Carlos de todas as campanhas de vacinação ao longo de sua carreira junto à Delegacia de Saúde e Distrito Sanitário de São Carlos.

Se os são-carlenses se recordam da pessoa que soube arregaçar as mangas e se colocar em campo para serviços em benefício de causas sociais importantes, seus familiares se recordam da mulher inspiradora do fortalecimento dos laços de família. Era muito próxima de sua única irmã Ludovina Ribeiro Lisboa, Cecy, professora no Colégio São Carlos e mãe de Beatriz e Elizabeth.

Yvonne elaborou um grande levantamento fundamentado em seus conhecimentos, criando a Árvore Genealógica da Saúde, com as características de saúde e causa da morte de todos os familiares, trabalho que retrocedeu a duas gerações e foi atualizado até os dados da autora e do marido.

Mãe e avó que gostava de boas leituras e cultivou a generosidade – empenhada em liderar campanhas de ajuda aos necessitados - manteve os olhos voltados a projetos para a comunidade. E uma atenção especial aos filhos, a quem educou pelo exemplo, e aos netos, alvos de seu carinho absoluto e motivo de justificado orgulho. Religiosa, fazia novenas para Nossa Senhora e às pessoas próximas tinha frequentemente uma palavra afetuosa. Os netos guardam a lembrança do mimo de inventar um bolo para cada um, dando a eles os respectivos nomes. Aquela que colocava a rede no jardim e, paciente, relevava as traquinagens dos pequenos, tinha sempre um doce para festejar o encontro e se mantinha ligada aos acontecimentos – logo cedo gostava de comentar as notícias lidas no jornal.

Assim foi Yvonne Ribeiro Garcia, uma são-carlense que vivenciou com alma e coração – sobretudo com grande dignidade – as vertentes da caminhada de vida de uma cidadã que cultivou o acolhimento e soube iluminar e expandir os caminhos dos que se miram nos seus exemplos.

 (*) O autor é cronista e assessor de comunicação em São Carlos (MTb 32605) com atuação na Imprensa da cidade desde 1980. É autor do livro “Coluna do Adu – Sabe lá o que é isso?” (2016).

Fonte: São Carlos Agora / Cirilo Braga

Publicado em Outras Notícias

BRASÍLIA/DF - O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou hoje (28), por unanimidade, ser vedada a apresentação de artistas como cantores e atores, sejam estes remunerados ou não, em transmissões ao vivo pela internet (lives) feitas por candidatos.

O entendimento foi proferido em resposta a uma consulta do Psol, que havia indagado ao TSE se, levando em consideração o contexto da pandemia de covid-19, seria permitida a “realização de apresentação dos candidatos aos eleitores juntamente com atores, cantores e outros artistas através de shows (lives eleitorais) não remunerados e realizados em plataforma digital”.

O relator da consulta, ministro Luís Felipe Salomão, entendeu que as lives com candidatos e a apresentação de artistas equivalem a showmícios, que são proibidos pela legislação eleitoral. Para o magistrado, é “irrelevante” que tais eventos sejam realizados em uma plataforma diferente.

“Aliás, o potencial de alcance desses eventos, quando realizados e transmitidos pela internet, é inequivocamente maior em comparação com o formato presencial, dada a notória amplitude desse meio de comunicação, acessível por qualquer pessoa em quase todos os lugares”, disse Salomão em seu voto.

Para vedar o que chamou de “livemícios”, o ministro aplicou o artigo 39 da Lei das Eleições (9.504/1997), que proíbe a “realização de showmício e de evento assemelhado para promoção de candidatos, bem como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício e reunião eleitoral”.

Ao votar, Salomão afirmou ainda que “o cenário de pandemia atualmente vivido em nosso país não autoriza por si só transformar em lícita conduta expressamente vedada pela legislação de regência”. O entendimento dele foi seguido por todos os outros seis ministros que compõem o TSE.

O TSE já afirmou, no entanto, que os pré-candidatos podem aparecer em lives na internet ou aparecer na mídia em geral, inclusive em entrevistas, embora não possam pedir votos antes de 27 de setembro, quando se inicia o período de campanha.

 

 

*Por Felipe Pontes – Repórter da Agência Brasil

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - Robertinho Mori comemora o  dia 28 de agosto -  “Dia Municipal do Voluntário”, conforme a Lei Municipal 19.148 de 31 de maio de 2019 de sua  autoria.  A Lei   foi proposta com o objetivo de valorizar o trabalho dos voluntários que dedicam seu talento e tempo, com amor e dedicação  para ajudar o próximo.

O parlamentar  Parabeniza  e  Agradece a todos os Voluntários, que trabalham em hospitais, creches, asilos, com moradores de rua em diversas áreas assistenciais,  cívicas, científicas, recreativas, culturais, educacionais,  entre outras. E em especial este ano àqueles que  estão trabalhando no cenário atual de Pandemia, por meio de arrecadação de   alimentos e  produtos de higiene para as famílias que estão necessitando.

“O trabalho voluntário é um gesto de amor e cidadania que promove a cultura da paz”. Parabéns ! Um fraterno abraço”, completa o parlamentar.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - O comércio de São Carlos vai continuar funcionando por 8 horas diárias. O anúncio foi feito pelo governador João Doria na coletiva de imprensa que apresentou a décima segunda atualização do Plano São Paulo, nesta sexta-feira, 28, no Palácio dos Bandeirantes.

Desde a última segunda-feira, 24, todas as cidades da região central tiveram a opção da mudança de 6h para 8h diárias, a permissão do funcionamento na Fase Amarela do Plano SP.  

O presidente da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), José Fernando Domingues, comentou sobre a atualização desta sexta. “Essa atualização foi extraordinária, ou seja, as regiões só poderiam regredir e não avançar. Graças aos esforços de todos os nossos comerciantes, que tem respeitado as medidas e os protocolos sanitários, nossa região tem controlado o avanço do coronavírus e, com isso, permanecemos na Fase Amarela”, afirmou.

O comércio e serviços, na cidade de São Carlos, estão funcionando das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 9h às 17h. A mudança para 8h diárias contemplou todos os setores, como comércio, serviço, shoppings, salões de beleza e barbearia, restaurantes e similares, academias, convenções e atividades culturais, os quais devem respeitar todas as recomendações de segurança, entre elas, o uso obrigatório de máscaras, e adotar os protocolos padrões e setoriais específicos.

Mais uma vez, Zelão ressaltou que a quarentena continua e reforçou a necessidade de se continuar atento às medidas sanitárias. “Vamos continuar respeitando as medidas de distanciamento social e os protocolos sanitários, utilizando máscaras, para que, finalmente, consigamos avançar para a Fase Verde, que vai aumentar a flexibilização das atividades comerciais”, afirmou.

As normas sanitárias continuam sendo as mesmas para todos os segmentos: disponibilizar higienização para funcionários e consumidores com álcool gel 70% em pontos estratégicos; os funcionários devem utilizar máscaras durante toda a jornada de trabalho, assim como os consumidores; o acesso e o número de pessoas nos estabelecimentos devem ser controlados; manter todas as áreas ventiladas; e a fila deve ter distanciamento de 2 metros entre as pessoas.

Publicado em Comércio

SÃO PAULO/SP - Marcela Mc Gowan, conhecida por ser a médica que participou do BBB20, deixou a galera das redes sociais de boca aberta ao publicar uma sequência de cliques inéditas nesta quinta-feira (27).

A ex-BBB fez um ensaio mais poético, apostando no preto e branco e posando bem à vontade com um modelito rendado e calça jeans, aproveitando os registros para dar “boa noite” aos mais de 5 milhões de seguidores do Instagram.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Boa noite ?

Uma publicação compartilhada por Marcela Mc Gowan (@marcelamcgowan) em

 

A sequência da loira deu o que falar e contou com mais de 150 mil curtidas na rede social.

“Qual a sensação de ser a mulher mais linda do mundo?”, questionou uma seguidora, elogiando a médica. “Vamos casar? Eu já compro as alianças aqui”, brincou outro fã. “Como ter um dia ruim depois dessas fotos?”, brincou um terceiro.

 

 

*Por: Gabriela Ellin / METROPOLITANA

Publicado em Celebridades

ARARAQUARA/SP - Um homem foi encontrado morto na noite da última quinta-feira (27), no Jardim Águas do Paiol, na cidade de Araraquara.

De acordo com informações, uma testemunha foi chamar a vítima, que morava sozinha em um cômodo, para jantar. O homem não atendia e a testemunha o encontrou morto, ao lado de um amigo que dormia extremamente embriagado.

O SAMU foi acionado e o médico constatou o óbito. O corpo apresentava sangramento pelos ouvidos e ferimentos na mão. Ele foi identificado como Valmir Ribeiro, de 47 anos.

Vizinhos disseram que não houve barulho de briga e o local estava sem sinais de luta.

Por conta dos ferimentos, a Polícia Militar foi acionada, isolou o local e acionou o IC (Instituto de Criminalística), que irá enviar o corpo para perícia no IML, para constatar a real casa do óbito.

As testemunhas foram qualificadas, o caso foi registrado como morte suspeita e será investigado.

 

 

*Por: Marcelo Bonholi / PORTAL MORADA

Publicado em Araraquara

SÃO CARLOS/SP - No final da manhã desta sexta-feira (28), um veículo FORD/FIESTA 1.6 FLEX/ na cor Prata, Placa Mauá/ SP, capotou na Rodovia Washington Luiz, KM 235, em São Carlos.

Segundo informações, o Ford/FIESTA seguia pela Rodovia sentindo Interior/Capital, quando na descida próximo à entrada de acesso à Avenida Professor Luiz Augusto de Oliveira, ocorreu o capotamento. Duas vítimas ficaram retidas no interior veículo.

A (UR) Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros, com apoio do Auto-Bomba e Resgate da concessionária, montaram uma força tarefa sendo um garoto de 10 Anos, que foi socorrido  pela (UR) Unidade de Resgate, e uma mulher de 40 Anos, que foi socorrida pelo Resgate da concessionária. Mãe e Filho, ambos foram levados ao (SMU) da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, para uma avaliação médica detalhada e maiores cuidados.

Indícios dão conta que um caminhoneiro de um Volvo, Branco, teria responsabilidade no acidente. Porém, a Polícia Rodoviária irá apurar a informação, o caminhão/carreta permaneceu no local.

Devido ao acidente um enorme congestionamento se formou, a Polícia Rodoviária sinalizou o local com o apoio da concessionária, e registrou a ocorrência.

Publicado em Trânsito

MUNDO - Da França para Inglaterra, esse é o caminho que será percorrido por Thiago Silva. O Chelsea anunciou nesta sexta-feira (28) a contratação do zagueiro, que atuou nas últimas oito temporadas pelo Paris Saint-Germain (PSG). O jogador, de 35 anos, assinou contrato de um ano, com cláusula de renovação automática para permanecer por mais uma temporada.

“Estou muito feliz por ingressar no Chelsea. Estou encantado por fazer parte da equipe empolgante de Frank Lampard para a próxima temporada. Estou aqui lutar por títulos. Vejo vocês em breve, torcedores do Chelsea. Estou ansioso para jogar no Stamford Bridge “, disse o atleta em nota oficial do clube.

Por meio do Twitter, o Blues desejou boas vindas ao atleta e publicou vídeos do zagueiro com a nova camisa.

 

Thiago Silva chega a Premier League com a bagagem cheia de títulos pelo PSG. Defendendo a equipe parisiense foi heptacampeão no Campeonato Francês. Além disso, levou cinco Supercopas da França, seis Copas da Liga e cinco Copas da França. Apesar de não ter levantado o troféu da última edição da Liga dos Campeões, participou da melhor campanha do clube na história da competição. O Paris Saint Germain terminou na vice-colocação após perder na final para o Bayern de Munique (Alemanha) de 1 a 0.

O zagueiro também tem vasta experiência na seleção brasileira, tendo disputado as Copas do Mundo de 2014 (Brasil) e 2018 (Rússia). Com a camisa verde-amarela conquistou dois títulos, a Copa das Confederações em 2013 e a Copa América em 2019.

 

 

*Por: Rafael Monteiro - Repórter da Rádio Nacional

*Agência Brasil

Publicado em Esportes

SÃO CARLOS/SP - A ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) disponibiliza uma Pesquisa de Satisfação do Associado. Somente os associados poderão ter acesso ao questionário.

O presidente da entidade, José Fernando Domingues, explica que o objetivo é ouvir os associados e melhorar, ainda mais, os serviços que são oferecidos pela ACISC.

“Temos o compromisso de prestar serviços de qualidade, incluindo um respeito profundo aos nossos associados, colaboradores e comunidade empresarial. As melhorias só ocorrem quando temos um canal de comunicação com todas as partes e essa é uma grande oportunidade para o associado participar e indicar caminhos para que a ACISC possa seguir melhorando os seus serviços, atendendo às expectativas”, afirmou Zelão.

A Pesquisa pode ser acessada no site da ACISC, através do link www.acisc.com.br/satisfacao. O associado vai digitar seu código – que pode ser localizado no boleto da mensalidade ou através do telefone 3362.1900 – e o CNPJ da sua empresa, sendo direcionado ao questionário que contém sete perguntas. “A finalidade dessa pesquisa é medir o índice de satisfação dos nossos associados e aprimorar o nosso Sistema de Gestão da Qualidade”, disse o presidente.

Zelão finaliza convidando todos os associados para que participem. “A participação do associado é muito importante, pois a partir dessas respostas e opiniões, a ACISC terá condições de aprimorar o atendimento, serviços e benefícios oferecidos às empresas associadas”, finalizou.

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - Quatro indivíduos foram presos pela Polícia Militar após assalto em uma casa Avenida Paulista, Jardim Gilbertonni, em São Carlos. A ocorrência foi registrada nesta última 5ª feira (27).

Segundo informações, uma mulher e seus dois filhos chegavam na residência e quando o portão eletrônico estava fechando os criminosos chegaram abordando as vítimas com um facão em mãos. Os bandidos fizeram o ‘limpa’ na casa levando inclusive o carro da família, um HB20.

A Polícia Militar foi acionada e o carro foi encontrado abandonado próximo ao posto de combustíveis na Avenida Morumbi, região sul de São Carlos. Porém, a PM recebeu a informação de que minutos antes dos criminosos abandonarem o veículo, os mesmos estavam na Rua Guará descarregando os objetos furtados.

Imediatamente os Militares foram até o local informado e foi localizado os objetos roubados. Fotografias enviadas as vítimas identificaram os criminosos, desta forma os PMs foram até o bloco 2, condomínio 1, do CDHU, e lá encontraram os 4 bandidos.

Diante dos fatos, foram todos conduzidos para o 3° e 5° DP, onde a autoridade policial, tomou conhecimento dos fatos, registrando o RDO de Roubo Qualificado.

Publicado em Policial

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Agosto 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.