fbpx

Realizar Acesso

Usuário *
Senha *
Lembrar
 
Radio Sanca Web TV - Terça, 04 Agosto 2020

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirmou nesta quarta-feira (05/08) a 25ª morte por COVID-19 no município. Trata-se de uma mulher de 95 anos institucionalizada em clínica particular de longa permanência para idosos já com resultado positivo para a doença. Uma paciente do município de Santa Lúcia de 83 anos internada em hospital de São Carlos morreu nesta quarta-feira (05/08), porém como estabelece protocolo do Ministério da Saúde o óbito será contabilizado para o município de origem da paciente. São Carlos contabiliza neste momento 1.487 casos positivos para a doença (39 resultados positivos foram liberados hoje), com 25 mortes confirmadas. 69 óbitos já foram descartados. O resultado do exame de homem de 70 anos com suspeita da doença que foi internado em 03/08 e que morreu na última terça (04/08) foi negativo para COVID-19. Dos 1.487 casos positivos, 1.358 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 3 óbitos sem internação, 126 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 92 receberam alta hospitalar, 12 estão internadas, 1 paciente de São Carlos está internado em outro município e 22 positivos internados foram a óbito. 1.107 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 5.530 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (126 resultados negativos foram liberados hoje). Estão internadas neste momento 35 pessoas, sendo 19 adultos na enfermaria (8 positivos – sendo 2 de outros municípios, 9 suspeitos - sendo 3 de outros municípios, 2 negativos – sendo 1 de outro município); na UTI adulto hoje estão internadas 13 pessoas (10 positivos - sendo 6 de outros municípios, 2 suspeitos e 1 negativo de outro município). Na UTI uma criança está internada no momento com suspeita da doença. Duas crianças estão na enfermaria, sendo uma com resultado negativo para COVID-19 e 1 com suspeita da doença. A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS está hoje em 48%. Neste momento São Carlos disponibiliza 25 leitos de UTI/SUS, sendo 10 para adultos na Santa Casa, 5 leitos em ala COVID Infantil inaugurados essa semana pela Santa Casa e 10 para adultos no Hospital Universitário (HU-UFSCar). Na rede privada estão internados 2 pacientes na UTI adulto, todos com resultados positivos para COVID-19. Na UTI infantil uma criança está internada com suspeita da doença. Já na enfermaria adulto 5 pacientes estão internados na rede particular, sendo 4 com resultado positivo para a doença e 1 com suspeita da COVID-19. Esses número já estão contabilizados no total de internações.

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 9.294 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 7.478 pessoas já cumpriram o período de isolamento de 14 dias e 1.816 ainda continuam em isolamento. A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (febre, acompanhada de um ou mais sintomas como tosse, dor de garganta, coriza, falta de ar). 4.999 pessoas já realizaram coleta de exames, sendo que 3.878 tiveram resultado negativo para COVID-19, 938 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos positivos). 183 pessoas ainda aguardam o resultado. O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - Um acidente envolvendo um motoboy de 30 anos, aconteceu na tarde desta quarta-feira (5) no bairro Jardim Santa Maria, em São Carlos.

Segundo o apurado o motociclista seguia pela Avenida Capitão Luis Brandão, quando um fusca que vinha no sentido contrário ao do motoboy, tentou a conversão para a rua Henrique Caruso, o motoboy na tentativa de evitar a colisão freiou e escorregou na areia que havia no asfalto, deslizando no solo.

O motociclista sofreu uma possível fratura no fêmur e na tíbia e foi socorrido pela Unidade de Resgate (UR) do Corpo de Bombeiros compareceu ao local e enviou o rapaz para a Santa Casa de São Carlos para melhores cuidados e um atendimento médico mais detalhado.

Publicado em Outras Notícias

SÃO PAULO/SP - O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (5) autorização para que restaurantes, padarias e similares ofereçam consumo local até as 22 horas nas regiões que estejam na fase amarela do Plano São Paulo há pelo menos 14 dias consecutivos. Até então, era permitido atendimento presencial até as 17 horas. 

"Depois de rigorosa análise, o Centro de Contingência constatou que não houve impacto negativo dos indicadores epidemiológicos com a retomada gradual do consumo em restaurantes em regiões que estão na fase amarela do Plano São Paulo. A partir desta constatação, o Governo do Estado vai publicar amanhã decreto que autoriza abertura de restaurantes, padarias e estabelecimentos de alimentação até as 22 horas", disse Doria. 

O consumo local continua permitido apenas em ambientes arejados ou ao ar livre, com obrigatoriedade de assentos. Não será permitido que os clientes fiquem em pé. A orientação é que os estabelecimentos atendam os clientes conforme horário agendado previamente, para evitar aglomerações.

A ocupação máxima deve ser de 40% da capacidade dos assentos e o funcionamento precisa ocorrer por no máximo 6 horas diárias, consecutivas ou não, com adoção dos protocolos geral e específicos para o setor. Funcionários e clientes devem usar máscara em todos os ambientes, tirando apenas no momento da refeição. 

Assessoria de imprensa
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria de Cidadania e Assistência Social confirmou nesta quarta-feira (05/08) que 4 crianças e 2 funcionários terceirizados da Casa de Acolhimento Cláudia Picchi Porto (Albergue Infantil), local que atende crianças e adolescentes que necessitam de acolhimento provisório e que foram encaminhados pelo Poder Judiciário ou Conselho Tutelar, testaram positivo para a COVID-19.
As amostras para os exames foram coletadas pela equipe da Vigilância Epidemiológica já que uma das crianças acolhidas apresentou sintomas gripais. Os exames foram feitos em todas as crianças acolhidas e todos os funcionários, no total 6 apresentaram resultados positivos para a COVID-19, sendo 4 crianças (uma de 7 anos, duas com 8 anos e uma com 10 anos) e 2 adultos. No total são atendidas neste momento 26 crianças nessa unidade do Albergue.
As crianças passam bem e já estavam isoladas desde os primeiros sintomas. Os pais e o Juizado da Infância e Juventude já foram comunicados. Um dos servidores cumpre isolamento domiciliar e o outro está internado na UTI.
Todas as providências foram tomadas e a Vigilância Epidemiológica continua monitorando a situação, e se necessário, tomará novas medidas.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos informa que após recurso impetrado pela Procuradoria Geral do Município na ação do afastamento dos servidores do grupo de risco da saúde, obteve decisão favorável, portanto os servidores deverão retornar e permanecer nos seus postos de trabalho.

No processo a Desembargadora Presidente do TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO, Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, defere o pedido de suspensão da liminar interposta pelo Ministério Público do Trabalho de Araraquara no Mandado de Segurança nº 0005964-34.2020.5.15.0000. “É certo que cabe ao Prefeito Municipal avaliar a situação local e decidir a respeito da gestão da crise com os recursos que possui, ponderando outros fatores que também afligem a comunidade, como a falta de profissionais de saúde e a precarização da quantidade desses profissionais no município, justamente neste cenário de possível aumento da demanda médico-hospitalar, fato que, indubitavelmente, implica em potencial risco à população visto que comprometido o atendimento médico e mesmo o ambulatorial. A permanência em atividade dos empregados públicos da saúde foi decidida por autoridade competente sobre a matéria e não contradiz disposição legal”.

A desembargadora observa, ainda, os termos do Decreto Estadual Nº 64.864/2020 que outorga proteção diferenciada a esse grupo de pessoas (grupo de risco), tais como: gozo imediato de férias regulamentares e licença prêmio. Mas, o Decreto, dispôs sobre a adoção de medidas adicionais, de caráter temporário e emergencial de prevenção de contágio pelo COVID-19, excepcionou em seu Art. 1º § 1º o Serviço de Saúde, indicando que estaria sujeito a norma específica em razão da evidente necessidade de funcionamento ininterrupto. “Neste contexto, impensável - venia permissa - incluir os servidores ligados ao setor de saúde, como beneficiários dos termos da decisão ora vergastada no sentido de a eles deferir atuação não presencial, uma vez que são eles os profissionais aptos para lidar com a pandemia e suas variáveis”.

De acordo com o Procurador Geral do Município, Alexandre Carreira Martins Gonçalves, o recurso interposto buscou a defesa do atendimento da população em geral.

“Entendemos que é tutelado pelo município de São Carlos o dever de proteção a saúde pública de todos os munícipes. Estamos enfrentando uma pandemia e não seria justo neste momento que os usuários do SUS fossem prejudicados com a falta de prestação de serviços já que um grande número de servidores estava afastado”, pontua o procurador.

A Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas já oficializou a Secretaria Municipal de Saúde para que faça a convocação oficial para o retorno dos 250 servidores afastados aos seus postos de trabalho.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - Nesta última 3ª feira (04), uma viatura da Guarda Municipal ficou parcialmente destruída após capotar em um treinamento que ocorria no pátio do Tiro de Guerra de São Carlos.

De acordo com informações, os GMs realizam rotineiramente os treinamentos e como o pátio do Tiro de Guerra é bem espaçoso, lá é o local escolhido. Ninguém ficou ferido segundo nota da prefeitura de São Carlos.

A viatura está bem guardada na garagem municipal.

Publicado em Policial

AMÉRICO BRASILIENSE/SP - A Câmara Municipal de Américo Brasiliense aprovou em sessão ordinária de segunda-feira, dia 3, o projeto de lei que estabelece corte de 22,8% no salário de vereadores e também 10% no salário do presidente do Legislativo. Prefeito e vice-prefeito também terão seus vencimentos reduzidos. A medida passa a valer na próxima legislatura, a partir de 2021.

Com a provação, o salário do vereador será reduzido de R$ 5.186,30 para R$ 4 mil no ano que vem. O presidente, que hoje recebe R$ 5.544, passa a receber R$ 5 mil. Os parlamentares reduziram também o subsídio do prefeito de R$ 15.285,41 mil para R$ 14 mil. O cargo de vice-prefeito também teve redução de salário, passando de R$ 7.642,70 para R$ 6.000.

O Projeto de Lei Complementar (Nº 10/2020) de autoria da Mesa Diretora foi aprovado por 11 votos favoráveis e 01 contrário (o vereador Divaldo de Camargo Pereira - PSD não estava na sessão). O vereador Alemão do Transporte (PT), único voto contra, apresentou uma emenda propondo uma redução maior (R$ 3,5 mil), mas a proposta foi rejeitada. Apenas o vereador Leandro Mancha (DEM) acompanhou o petista na votação da emenda. Entretanto, Mancha aprovou os R$ 4 mil na votação do projeto. “Votei a favor da redução. Como a emenda foi rejeitada, resolvi ser a favor da redução para os R$ 4 mil”, disse Mancha.

 

Iniciativa Popular

A proposta inicial de redução de salário dos agentes políticos de Américo Brasiliense partiu de uma iniciativa popular organizada pelo grupo de eleitores “Unidos Por Américo” em 2019. Em novembro do ano passado o projeto foi entregue ao Legislativo prevendo salário de R$ 3 mil para vereador e R$ 3,5 para o presidente.

O subsídio do prefeito ficaria em R$ 10,1 e do vice-prefeito em R$ 3,6 mil. “A Câmara usou bom senso. A gente esperava mais, principalmente, por causa da pandemia. Mas mesmo assim usaram bom senso. Pois é difícil fazer político reduzir salário”, disse Augusto Santana Rios, membro do Unidos Por Américo.

 

Projeto passou por alteração após adiamento

Em julho o projeto de redução de salário dos agentes políticos municipais entrou na Ordem do Dia e foi lido em sessão ordinária. Mas foi adiado a pedido do vereador Alemão do Transporte. “Na ocasião, o projeto foi lido com proposta de redução de subsídio do vereador para R$ 3,5 mil e R$ 4,5 mil para o presidente. Mas informalmente alguns vereadores cogitaram em reduzir ainda mais o salário do presidente, fixando em R$ 3,8 mil. Por isso pedi adiamento para que o projeto voltasse com esses valores”, disse o parlamentar.

Nesta terça-feira o vereador também justificou o seu pedido de emenda. “A maioria dos vereadores mudou de opinião durante uma reunião e apresentaram o projeto com R$ 4 mil de salário para vereador e R$ 5 mil para presidente e fui contra e por isso pedi a emenda. Não passou, mas está tudo bem. Já houve uma redução”, disse o parlamentar.

 

 

*Por: Chico Lourenço / PORTAL MORADA

Publicado em Outras Cidades

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Educação, já recuperou 4 piscinas e finaliza outras 2 em unidades escolares do município. A maioria dessas piscinas estava desativada, algumas há mais de décadas. O investimento total foi de R$ 1.419.614,86 com recursos do próprio município.

O Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Carmelita Rocha Ramalho, localizado na Vila Prado, teve a piscina totalmente reformada, assim como os vestiários. Já a quadra esportiva recebeu cobertura. O investimento foi de R$ 364.721,14.  O CEMEI Deputado Lauro Monteiro da Cruz, localizado na Vila Monteiro, recebeu o investimento de R$ 529.217,35, e além da piscina a unidade também foi ampliada e recebeu melhorias na cozinha, banheiros, cobertura da área externa, adequação do parque, pintura externa e colocação de alambrados. A EMEB Carmine Botta, no Bela Vista, recebeu melhorias com a reforma completa da piscina, um investimento de R$ 233.537,49. Outra reforma realizada foi na piscina do CEMEI Vicente de Paula Rocha Keppe, um investimento de R$ 15.980,00.

As obras de reforma das piscinas do CEMEI Cônego Manoel Tobias, localizado na Vila Nery, um investimento de R$ 260.162,98 e do CEMEI José de Brito Castro, em Santa Eudóxia, um investimento de R$ 15.995,80, ainda estão em andamento.

 “Cuidar do patrimônio público foi uma das nossas preocupações desde 2017, além da ampliação de vagas com a construção de novas escolas. As unidades já existentes passaram por melhorias, algumas foram ampliadas e reformadas, outras estão recebendo esses benefícios agora. Manter aquilo que já temos é fundamental. Todas essas reformas mostram a importância do poder público em oferecer mais serviços para os alunos que dependem da rede municipal de ensino”, afirmou Nino Mengatti, secretário de Educação de São Carlos.

Mengatti disse, ainda, que a manutenção das escolas continua mesmo com a pandemia. “Desde o final de março não temos mais aulas presenciais em virtude da COVID-19, porém os serviços de limpeza externa, a roçagem, limpeza interna e reparos continuam sendo realizados normalmente”, finaliza o secretário.

“Não temos muitos recursos, mas a educação é uma área que nunca deixamos de investir, seja reformando ou ampliando as escolas mais antigas da rede, recuperando as piscinas, seja construindo novas unidades. Investimos quase 30% do orçamento na área da educação, percentual maior do que a lei estabelece, que é de 25%, sem contabilizar gastos com a merenda e uniformes”, enfatizou o prefeito Airton Garcia.

Para aumentar o número de vagas foi necessária a ampliação de algumas unidades e a construção de outras como do CEMEI Professora Regina Melchíades no Parque Novo Mundo (260 vagas); CEMEI Carminda Nogueira de Castro Ferreira no Residencial Eduardo Abdelnur (188 vagas), CEMEI Professor Nilson Aparecido Gonçalves no Embaré (188 vagas), EMEB Ulysses Ferreira Picollo, com capacidade inicial de 480 alunos, também no Eduardo Abdelnur e EMEB Alcir Afonso Leopoldino, no Jardim Araucária (330 vagas). As demais vagas foram abertas em unidades que já existiam e que passaram por ampliação como EMEB Janete Lia e o CEMEI João Baptista Paíno.

No total a expansão da rede municipal de ensino foi de 29,7%. Em 2017 eram atendidos 14.697 alunos na educação infantil e no ensino fundamental, em 2020 passou para 19.066. São 2.060 novas vagas na educação infantil e 527 no ensino fundamental, portanto São Carlos zerou o déficit de vagas de 0 a 3 anos.

Publicado em Política

PIRACICABA/SP - Um homem atropelou um guarda civil após tentar fugir de um bloqueio da Polícia Militar, na manhã desta última terça-feira (04), no Piracicamirim, em Piracicaba. O agente foi socorrido pelos bombeiros à COT (Central de Ortopedia e Traumatologia) com suspeita de luxação na perna. O suspeito foi preso pela PM. Na mochila do suspeito, os policiais também teriam localizado 28 porções de cocaína. Ele foi indiciado pelas acusações de desobediência, resistência, falta de habilitação, lesão corporal, dano e porte de entorpecente. O suspeito foi liberado após prestar depoimento.

De acordo com a equipe de Radiopatrulha da PM, os policiais realizavam uma fiscalização de trânsito na avenida Pompeia, quando mandaram que um motociclista parasse, mas ele acelerou e jogou o veículo em direção à dois policiais. Em seguida, os PMs entraram na viatura e passaram a segui-lo. O motociclista seguiu em alta velocidade em direção ao bairro Morumbi acessando diversas ruas pela contramão de direção. O suspeito foi localizado pelos policiais na rua Rio Grande do Norte. Houve uma colisão entre a viatura e a motocicleta.

O suspeito continuou em fuga e atropelou um guarda civil, que estava fardado e também deu ordem de parada, mas foi ignorado. O agente foi atropelado. O motociclista foi preso minutos depois. Na mochila do acusado, os policiais teriam localizado as porções de cocaína. O guarda foi socorrido pelos bombeiros à COT (Central de Ortopedia e Traumatologia), com suspeita de luxação na perna.

O motociclista foi levado à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Frei Sigrist, na Vila Cristina, onde passou por atendimento médico e após ter alta foi levado à UPJ, onde prestou depoimento.

Os peritos do IC (Instituto de Criminalística) foram acionados para fazer o levantamento sobre as circunstâncias do ocorrido. A motocicleta usada pelo suspeito foi apreendida.

 

 

*Por: Cristiani Azanha / JORNAL DE PIRACICABA

Publicado em Outras Cidades
Quarta, 05 Agosto 2020 08:08

Duas casas são furtadas em Santa Rita

SANTA RITA DO PASSA QUATRO/SP - Duas casas foram furtadas na manhã desta última terça-feira (04) em Santa Rita do Passa Quatro. O caso aconteceu no bairro Jardim São Vicente.

De acordo com a Polícia Militar, os criminosos entraram nas residências quando não havia ninguém em casa, levaram produtos eletrônicos e fugiram.

A Polícia trabalha com a possibilidade de um veículo VW/Polo, na cor prata, ter participado da ação criminosa.

A ocorrência foi registrada na delegacia.

A Polícia investiga possíveis suspeitos.

 

 

*Por: REVISTA DAQUELE MODELO

Publicado em Outras Cidades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Agosto 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31