fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sábado, 05 Setembro 2020

Conheça a história de microempresários que resolveram abrir um negócio durante a pandemia e se reinventar mesmo diante do cenário desafiador

 

SÃO CARLOS/SP - Se os últimos meses soaram difíceis para o trabalhador, que acompanhou de perto o índice do desemprego subir por consequência da quarentena imposta pelo coronavírus, o período foi e é ainda uma chance de se reinventar. Não à toa, o momento também tem sido de muita ousadia, coragem e gente se aventurando no empreendedorismo, criando soluções bastante oportunas para o momento que vivemos ou até apostando em redes de franquias, que se apresentam como uma opção segura com menos riscos e custos, em alguns casos, até reduzidos. Reunimos o depoimento de empreendedores que resolveram dar início a suas empresas mesmo diante de um cenário incerto em diferentes regiões do Brasil.

Foi assim com as amigas Paula Machado e Eliane Dillenburg, dentistas por formação que precisavam de uma solução segura e eficaz de esterilização dos consultórios odontológicos. Em meio a pandemia, criaram a Meister Safe, uma startup que entrega uma solução customizada e individual de esterilização de ambientes por meio de raios UV-C. Aliada ao uso de tecnologia de automação e levando em conta a metragem, temperatura e umidade, foi possível construir ambientes seguros através da aplicação de raios ultravioletas germicidas. “Precisávamos encontrar uma maneira de tornar nossos consultórios seguros, tanto para continuar atendendo ao público, quanto para nossa saúde também. A princípio seria apenas para utilização própria, mas então enxergamos a oportunidade de empreender e compartilhar com outras pessoas os benefícios da desinfecção por meio da luz UVC”, explicaram as amigas.

O advogado Daniel Gois, de Vitória da Conquista, na Bahia, optou pela Mr. Kids, rede de vending machines de produtos infantis. Advogado, especialista em direito penal e com o escritório próprio fechado, viu seu faturamento despencar, já que deixou de atuar para evitar ambientes de risco, como as delegacias. “Comecei a buscar modelos de microfranquia e encontrei a Mr Kids, com investimento acessível que coube no meu bolso”, conta. De olho no potencial do mercado de vendas automáticas, sobretudo na sua cidade, ele agora faz planos de ampliar os negócios. “O investimento foi pensado como um complemento de renda, porém, como não existe concorrência na região, o objetivo agora é adquirir mais máquinas para crescer. Esta pode se tornar minha atividade principal, de modo que eu possa renunciar à algumas demandas judiciais que são bem mais estressantes do que a operacionalização da franquia”, almeja.

Já em São Paulo, Mario Hidalgo se tornou mais um exemplo de quem resolveu arregaçar as mangas, mesmo com as adversidades, ao invés de esperar pelo melhor dos cenários. Ele trabalhava em uma multinacional, mas passou a ter problemas com o gestor e decidiu pedir demissão para ter um negócio próprio: uma unidade da Park Idiomas, rede de franquias de idiomas. “Cheguei à franqueadora após várias buscas e me encantei pelo método inovador e diferente das escolas tradicionais”, comenta. Hidalgo começou a operar em um shopping de Guarulhos, mas, após alguns dias, teve o contrato rescindido. “A inauguração precisou ser adiada por esse motivo, no entanto, já estamos operando, prospectando alunos e com algumas matrículas vigentes”, comemora.

Também na região da capital paulista, o chef de cozinha Carlos Fernandez Cordoba decidiu unir o útil ao agradável ao empreender numa franquia da rede de alimentação saudável Mr. Fit, no ParkShopping São Caetano, na região do Grande ABC. A loja é o primeiro empreendimento da rede dentro de uma das maiores empresas da indústria de shopping centers do país. Cordoba é um entusiasta da alimentação saudável e não teve receio ao abrir um negócio próprio em meados do mês de julho. “A aposta foi em função da credibilidade e solidez da rede e no estilo de vida dos moradores da cidade que prezam pela saúde e da boa alimentação”, comenta.

Há também casos de quem empreendeu por necessidade, como a  Marta Rejane, franqueada da Limpeza com Zelo, especializada em limpeza residencial e de pequenos escritórios. Ela havia se mudado há pouco tempo de Curitiba, no Paraná para Balneário Camboriú, em Santa Catarina para trabalhar em uma indústria química, como técnica. Porém, foi demitida ainda no período de experiência, por conta da pandemia. “Foi então que decidi investir na franquia, após ver uma ação da marca em uma rede social e fazer pesquisas sobre a empresa”, conta.  

Por sua vez, em Minas Gerais, o engenheiro químico Orlando Luiz Mendonça Filho, franqueado da Chocolateria Brasileira, rede de chocolates finos, investiu em uma loja na cidade de Uberlândia. O sonho de empreender sempre foi um plano, que viu nas oportunidades oferecidas pela franqueadora um meio de começar mesmo diante do cenário econômico delicado. “Depois de estudar diversas propostas, optei pela rede que apresentou uma atuação ampla, que não se restringe apenas ao atendimento físico, mas também por canais digitais e parcerias com aplicativos de delivery”, explica. A unidade está instalada no Pátio Vinhedos, principal mall da Zona Sul do município mineiro.

Em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, a empreendedora Ana Paula Machado colocou o desejo de empreender no segmento moveleiro. Para isso, apostou na qualidade dos produtos e nos bons resultados que a rede Anjos Colchões & Sofás conquistou com as vendas de colchões e estofados durante o período de isolamento social. “Fui atrás de ouvir outros franqueados, principalmente nos estados em que eu já havia morado, como em Mato Grosso e no Paraná, e percebi a satisfação que estes tinham em relação às suas unidades. Em janeiro deste ano, após uma reunião com a o diretor de franquias, me senti segura e assistida ao esclarecer todas as dúvidas. Agora, estou realizando o sonho de empreender com total segurança, pois mesmo com o comércio ainda com algumas restrições por conta da pandemia, sei que posso trabalhar através das mídias sociais e com as vendas online, canais que trouxeram ótimos resultados para outros franqueados”, afirma.

Enquanto isso, no  Espírito Santo, na cidade de Guarapari, Alan da Silva Pereira entrou para o time dos empreendedores que estão remando contra a maré. Ele empregou o capital economizado com anos de trabalho em instituição financeira e refinanciou o próprio veículo para investir na franquia que é uma das maiores do franchising brasileiro, a Casa de Bolos, rede pioneira no segmento de bolos caseiros.“A negociação foi concretizada no mês de dezembro de 2019 e a loja inaugurada em agosto, após a flexibilização da quarentena”, conta o ex-bancário. “Mesmo com as incertezas em relação a economia, mantenho a expectativa alta, pois acredito que o trajeto para o empreendedorismo sempre será o mesmo, independente da situação econômica, ou seja, estudo de mercado, planejamento e determinação para ter seu próprio negócio”, finaliza.

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal de São Carlos abre à 0h desta segunda-feira (7) uma Consulta Pública online sobre o Projeto de Lei que dispõe sobre o novo Código de Obras e Edificações do Município de São Carlos. Até às 23h59 do dia 27, através de link específico no portal da Câmara na internet (www.camarasaocarlos.sp.gov.br) os munícipes poderão opinar sobre o projeto encaminhado pela Prefeitura que dispõe sobre as regras gerais e específicas a serem obedecidas no projeto, licenciamento, execução e manutenção das edificações.

O Código de Obras e Edificações é o instrumento que permite à administração municipal exercer o controle e a fiscalização de construções dentro do município. A proposta visa rever e atualizar o Código vigente, aprovado em 2011  (Lei  No.15.958)  para atender as demandas específicas da sociedade no que se refere a obras e edificações.

A realização da Consulta Pública foi oficializada pela Portaria No.19 da presidência da Câmara, publicada nesta sexta-feira (4). As opiniões expressas terão limite mínimo de 60 caracteres e máximo de 5.000 caracteres e posteriormente ficarão disponíveis no site do Legislativo.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - Em virtude do feriado desta segunda-feira, 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, o funcionamento de alguns serviços públicos será alterado, porém os serviços essenciais como segurança do patrimônio público e velório funcionarão normalmente.  

As UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) da Vila Prado, Cidade Aracy e do Santa Felícia atenderão normalmente com plantão 24 horas. Em casos emergenciais, a população deve acionar diretamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelo número 192.  

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades da Saúde da Família (USF) não funcionarão nesta segunda-feira (7/9), voltando a atender normalmente na terça-feira (8/9).  

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos informa que sua administração e suas Unidades de Atendimento ao Usuário não funcionarão nesta segunda-feira (7/9). Nesse feriado os usuários poderão utilizar o serviço de atendimento por meio do 0800-111064.  

Na Casa do Trabalhador e no PROCON, também não haverá expediente no dia 7 de setembro.

O Conselho Tutelar e a Guarda Municipal poderão ser acionados por meio do 0800-771-0043 ou 153. Já a Defesa Civil atenderá a população pelo telefone 199.  

O Mercado Municipal estará funcionando das 9h às 16h, assim como todo o comércio da cidade no feriado de 7 de setembro. 

Os parques públicos como o kartódromo, FESC (Campo do Rui) e Centro Esportivo do Santa Felícia, estarão abertos para a prática esportiva, porém seguindo todos os protocolos sanitários em virtude do novo coronavírus. O uso de máscaras faciais é obrigatório e os usuários devem levar seu próprio kit de higiene pessoal (com álcool gel e toalha).

Publicado em Outras Notícias

SÃO PAULO/SP - Não é segredo nenhum que existem diversas receitas naturais que fazem bem para a pele e os cabelos. Mas você sabia há sucos detox contra celulite? Isso mesmo, e além de ajudarem a combater essas gordurinhas que incomodam tantas mulheres, eles também são deliciosos.

No entanto, é importante ressaltar que esses sucos não substituem uma refeição, apenas auxiliam na prevenção de celulites. O recomendado é que ele seja consumido na parte da manhã, entre o café e o almoço, ou na parte da tarde, antes do jantar. Agora, basta separar os ingredientes e preparar o seu favorito hoje mesmo.

Sucos detox contra celulite para experimentar agora!

Abacate com linhaça

Ingredientes:

 

  • Abacate sem casca e sem caroço
  • Suco puro de 1 limão
  • 1 colher (sobremesa) de folhas frescas de hortelã picadas
  • 1 colher (sobremesa) de semente de linhaça triturada
  • 1/2 litro de água

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Adoce com mel ou adoçante a gosto e sirva gelado. Beba até 2 copos (500ml) por dia.

 

Suco de maçã com pêra

Ingredientes:

 

  • 1/2 pera sem sementes picada
  • 2 talos de salsão
  • 1 maçã sem sementes picada
  • 1 copo (250ml) de água
  • Folhas de hortelã a gosto

Modo de preparo: Esse é um dos sucos mais saborosos que tem, e seu preparo não segredo, basta bater todos os ingredientes no liquidificador e beba sem coar.

 

Frutas vermelhas

Ingredientes:

 

  • 1 xícara (chá) de morango e framboesa
  • 1 maçã com casca picada
  • Suco de 1 lima-da-pérsia
  • 1 colher rasa (sopa) de aveia
  • 1 pires de couve-manteiga
  • 1 copo (250ml) de água

Modo de preparo: Se você ama frutas vermelhas não pode deixar de experimentar esse suco. Basta bater tudo no liquidificador e coar antes de beber. Se as frutas estiverem geladinhas, ele fica mais gostoso ainda.

 

Beterraba com couve e maçã

Ingredientes:

 

  • 1/2 beterraba cozida
  • 1 colher (sopa) de salsinha
  • 1 colher (sopa) de couve
  • 1/2 maçã sem sementes
  • 150ml de água

Modo de preparo: pegue todos os ingredientes, bata no liquidificador e seu suco já estará pronto. Essa receita é indicada para ser consumida no período da manhã.

 

Abacaxi com couve

Ingredientes:

 

  • 1 fatia de abacaxi
  • 3 folhas de hortelã
  • 1 colher (de sopa) de couve
  • 1 colher (de sopa) de salsa
  • 350 ml de água de coco

Modo de preparo: Corte o abacaxi em cubos, triture todas as ervas e bata tudo no liquidificador com a água de coco. Essa receita fica uma delícia e pode ser consumida duas vezes ao dia.

 

Acerola, laranja e goji berry

Ingredientes:

 

  • 2 laranjas
  • 10 acerolas
  • 1 colher (sopa) goji berry
  • 1 pitada de pimenta
  • 1 cm de gengibre
  • 1/4 de pepino cru, com casca
  • Gelo

Modo de preparo: apesar de diferente, essa é uma das melhores receitas de suco detox que existem. E o preparo é simples, só bater tudo no liquidificador e consumir, de preferência, sem açúcar.

 

 

*Por: ALTOASTRAL.com.br

Publicado em Culinária

SÃO PAULO/SP - O cantor Biel e a funkeira Jojo Todynho foram confirmados na edição de “A Fazenda”. Neste último sábado (05), a página da Record Europa soltou figuras para o público adivinhar quem são os 20 participantes do reality show, e os internautas descobriram os dois primeiros confirmados.

O nome de Jojo e Biel já foram veiculados ao programa anteriormente quando o colunista Leo Dias, do Metrópoles, revelou 11 dos 20 participantes que farão parte da 12º edição de ‘A Fazenda’, que já estreia no dia 8 de setembro na Record.

 

 

*Por: Geórgia Santiago / METROPOLITANA

Publicado em Entretenimento

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos realizará na próxima segunda-feira, 7 de Setembro, feriado nacional em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, o hasteamento dos pavilhões, a partir das 8h, na Praça Coronel Salles, no centro.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus e para evitar aglomerações esse ano a solenidade será rápida e contará somente com a participação do prefeito Airton Garcia e de um representante do Tiro de Guerra, da Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e da Câmara Municipal.

Para evitar aglomerações as apresentações da Banda do Tiro de Guerra com a participação dos atiradores para execução dos Hinos Nacional e da Independência foram suspensas, assim como a participação dos representantes do grupo de escoteiros de São Carlos; da Ordem DeMolay Capítulo “Pássaros da Liberdade” e da Escola de Música Maestro João Sepe. 

“O dia 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa independência. Mas esse ano a COVID-19 não nos autoriza a fazer uma grande festa com a participação da população. Assim como os demais seguimentos precisamos seguir todas as normativas do Plano São Paulo”, justifica o prefeito municipal.

Publicado em Política

MATÃO/SP - A AB Concessões, grupo do qual a AB Triângulo do Sol faz parte, abriu processo seletivo para contratação de analista de sistemas jr. para trabalhar em Matão/SP ou Itu/SP. Podem se candidatar para a vaga os candidatos que atendam os seguintes requisitos:

 

  • Superior completo na área de tecnologia da informação;
  • Domínio do pacote Office;
  • Desejável Excel avançado;
  • Conhecimentos específicos em lógica de programação: C#, ASP.NET, JavaScript, HTML, CSS, PL/SQL, banco de dados Oracle/MSSQL/MySQL, experiência em Linux e seus comandos;
  • Conhecimentos específicos em sistemas de pedágio: análise de logs do sistema/antenas/leituras, configuração dos parâmetros do sistema e da infraestrutura para perfeito funcionamento das praças de pedágio por meio de seu sistema de arrecadação;
  • Conhecimentos na integração dos componentes que fazem parte da infraestrutura do sistema de praças de pedágio;
  • Imprescindível bom conhecimento operacional e sistêmico de concessionárias de rodovias.

 

O colaborador será responsável pela manutenção e garantia do funcionamento do sistema de arrecadação de pedágio, preferencialmente do fornecedor Tecsidel; atuará conjuntamente com o fornecedor do sistema, bem como com a equipe de TI e Manutenção Eletroeletrônica das praças de pedágio, visando garantir o perfeito funcionamento das aplicações, e como facilitador junto a todas as áreas clientes para solução dos problemas no menor prazo possível.

A empresa oferece salário compatível com a função, vale alimentação, participação nos lucros e resultados, plano de saúde, seguro de vida, assistência odontológica, além de diversos programas de desenvolvimento.

Os interessados em participar do processo seletivo devem enviar um e-mail de inscrição com o currículo atualizado para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até o dia 8 de setembro, com o assunto ANALISTA DE SISTEMAS JR.

 

AB Triângulo do Sol I Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo

A concessionária AB Triângulo do Sol é responsável pela administração de 442 quilômetros de rodovias que compreendem o Lote 9 do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo: Rodovia Washington Luís (SP-310), entre São Carlos e Mirassol; Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326), de Matão a Bebedouro; e Rodovia Carlos Tonanni / Nemésio Cadetti / Laurentino Mascari / Dr. Mario Gentil (SP-333), entre Sertãozinho e Borborema.

Publicado em Outras Cidades

IBATÉ/SP - Como já foi feito em Ibaté no feriado municipal de 15 de Agosto, o comércio não essencial do município poderá abrir na próxima segunda-feira  (7 de Setembro), feriado nacional da Independência do Brasil, das 9h às 16h.

A adesão ao trabalho no feriado é opcional e foi garantida por Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), assinada entre o Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) e o Sindicato dos Empregados do Comércio de São Carlos e Região (Sincomerciários).

Os empresários devem seguir todas as medidas sanitárias estabelecidas para a Fase Amarela do Plano SP, na qual se encontra a cidade, como funcionar com 40% da capacidade, disponibilizar álcool em gel para higienização das mãos e fixar cartaz na entrada do estabelecimento sinalizando o uso obrigatório de máscara, tanto para funcionários quanto para clientes.

As empresas que forem trabalhar com seus funcionários e ainda não solicitaram o certificado para 7 de Setembro, devem fazê-lo via: saocarlos.sindmais.com.br, sem o cumprimento da cláusula de adesão. A autorização representa uma segurança ao empresário para que não ocorram passivos trabalhistas no futuro.

Publicado em Ibaté

Apresentações serão ao vivo na segunda-feira e prometem muita música sertaneja

 

JAÚ/SP - Gosta de uma boa música e quer aproveitar o feriado do dia 7 de setembro sem sair de casa? Na próxima segunda-feira, serão duas opções de lives beneficentes com música sertaneja e que terão arrecadação em prol do Hospital Amaral Carvalho (HAC).

A partir das 12h, a Liga do Bem pela Vida de Guareí promove a live solidária com apresentações da dupla Maique e Rafael e do cantor Maurício Leonel, que prometem animar a tarde com muita música raiz. O evento será transmitido pelo Facebook da Liga do Bem de Guareí e pelo canal do YouTube Maique e Rafael.

De acordo com o artista Maique Arantes, essa será uma oportunidade única. "Temos a chance de nos divertir, ajudando quem precisa. Isso é sensacional!" O repertório, rico de moda de viola, há clássicos como 'Boate Azul', 'Ainda Ontem Chorei de Saudade' e outras de duplas consagradas como Goiano e Paranaense e João Carrero e Pardinho.

Durante o show, haverá leilões e sorteios de prêmios como a camiseta doada e autografada pelo goleiro Ivan Quaresma da Ponte Preta. Além de diversão e solidariedade, haverá muitos momentos de emoção. "Convidei um amigo para cantar comigo. Ele está fazendo tratamento. Tenho certeza que será bastante emocionante", diz o músico.

Mais tarde, a partir das 15h, a dupla Fábio Lopes e Rodrigo inicia live solidária transmitida no Youtube e página do Facebook que leva o nome dos músicos. A apresentação, voltada para o sertanejo universitário, também contará com a participação especial do cantor Gui Costa, de Limeira.

"Temos muitos conhecidos que fazem tratamento aí no hospital. A gente queria fazer a live e ajudar alguma entidade. E o Fábio sugeriu o Hospital. Sabemos da seriedade do trabalho do HAC então resolvemos fazer", comenta o produtor Alberto José de Souza.

 

As lives podem ser acessadas pelos links:

Maique e Rafael / Maurício Leonel – a partir das 12h. Acesse: https://www.youtube.com/channel/UCKL2L7Rtkmf9kFFq_bZ-LBg

Fábio Lopes e Rodrigo – a partir das 15h. Acesse: https://www.youtube.com/channel/UCC3YlZlIUiIuhE_H0bghDwA

Publicado em Outras Cidades

MUNDO - Os Estados Unidos aplicaram, sob a administração de Donald Trump, mais que o dobro de sanções que no 1º governo de Barack Obama. É o que mostra levantamento realizado pelo CNAS (Center for a New Amercian Security).

Foram 3.122 sanções aplicadas nos 3 primeiros anos do governo do republicano. O governo Obama impôs 1.424 sanções no mesmo período.

relatório aponta ainda que, sob Trump, o número de sanções impostas foi muito superior ao de sanções retiradas.

Os estudos indicam mudanças na forma como as penalidades foram aplicadas e quem são os principais alvos. A pesquisa foi baseada em 10 anos de dados de sanções publicados pelo OFAC (Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros) do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos. O estudo contabiliza sanções a indivíduos, entidades, embarcações e aeronaves.

O QUE SÃO AS SANÇÕES

As sanções são 1 instrumento de política externa que utiliza a força e a pressão para defender os interesses de 1 país. A definição é do professor do Instituto de Relações Internacionais Juliano da Silva Cortinhas, da Universidade de Brasília. Ele explica que a defesa mais agressiva dos interesses nacionais pode se dar por meio de ações militares ou sanções econômicas.

Quem tem mais poder econômico e maior influência no cenário internacional é quem consegue impor esse tipo de medida. “Os EUA são a maior economia do mundo, então quando impõe sanções a outros países ou a indivíduos, essas sanções têm 1 efeito enorme“.

De acordo com o estudo da CNAS, depois de 1 período de relativa constância das aplicações anuais de sanções durante a administração de Obama, o número de vezes em que essa política foi adotada aumentou acentuadamente ao longo dos 2 primeiros anos do governo Trump.

O 1º relatório do estudo analisou as sanções aplicadas e retiradas de 2009 a 2019. O ano passado foi o que teve menos imposições de novas sanções dentre os 3 primeiros de governo Trump. Ainda assim, a quantidade foi superior a qualquer ano da gestão Obama. O levantamento mostra que o atual presidente aplicou mais e retirou menos sanções.

Durante os 3 primeiros anos do governo de Donald Trump foram 3.122 sanções aplicadas e só 499 retiradas. Na 1ª administração de Obama, foram 2.014 sanções aplicadas e 676 retiradas em 3 anos. O total durante os 2 mandatos do democrata foi de 4.364 sanções impostas e 2.702 retiradas

PRINCIPAIS ALVOS

O 2º volume do estudo compara quais países são os maiores alvos de sanções norte-americanas em cada administração. Durante o governo de Obama, Irã foi o país mais impactado. Foram 655 indivíduos e entidades iranianos alvos de sanções pelas autoridades norte-americanas.

Colômbia e México foram o 2º e 3º países que mais receberam sanções dos EUA, principalmente por causa de represálias referentes ao narcotráfico. A Rússia foi o 4º país mais sancionado, com a maioria das sanções impostas relacionadas à Ucrânia.

Durante o governo de Donald Trump, o principal alvo foi o Irã. Em apenas 3 anos, a administração do republicano aplicou quase 300 sanções a mais às entidades iranianas do que Obama aplicou em 2 mandatos. A Síria e a Venezuela aparecem em seguida.

A China e os Emirados Árabes passaram a integrar a lista dos principais alvos das sanções norte-americanas. Na análise do professor Juliano da Silva Cortinhas, a imposição de sanções a esses países têm relação com o modo de pensar do presidente norte-americano.

Trump tem uma visão completamente arcaica da realidade, uma visão que confronta toda a tradição liberal dos Estados Unidos”, analisa. De acordo com ele, o sistema mundial de comércio como é hoje nasceu com base nos princípios liberais norte-americanos.

O professor explica que há duas principais razões para a imposição de sanções: a defesa de interesses de Estado e de interesses comerciais específicos. “Trump é 1 presidente extremamente conservador que ideologizou a política externa dos Estados Unidos. As sanções são impostas a quem é visto como 1 adversário, como inimigo”, afirma.

Na análise dele, Trump rompe com as tradições de política externa dos EUA. “Ele trabalha com protecionismo, muda completamente a lógica da tradição norte-americana de comércio internacional, como a guerra comercial com a China, imposição de sanções a diversos países e empresas, benefícios a atores específicos com os quais ele tem aliança“.

Para Cortinhas, algumas sanções econômicas são mais destrutivas para 1 país do que ataques militares. “São medidas com efeitos de longo prazo. Quando 1 país é impedido de comercializar na comunidade internacional, tem grandes dificuldades de conseguir negociar, vender produtos e comprar mantimentos. Quem mais recebe os prejuízos são as parcelas mais vulneráveis das populações”, afirma.

 

 

Esta reportagem foi produzida pela estagiária em jornalismo Beatriz Roscoe sob supervisão do editor Nicolas Iory

*PODER360

 
Publicado em Política

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Setembro 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.