fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Segunda, 29 Junho 2020

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos informa nesta terça-feira (30/06) os números da COVID-19 no município. São Carlos contabiliza neste momento 541 casos positivos para a doença (32 resultados positivos foram liberados hoje), com 13 mortes confirmadas. 42 óbitos já foram descartados até o momento. Um homem de 56 anos, residente em Porto Ferreira, mas internado desde 25/06 em hospital de São Carlos, morreu nesta terça-feira (30/06). Dos 541 casos positivos, 479 pessoas apresentaram Síndrome Gripal e não foram internadas, 1 óbito sem internação, 61 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 41 receberam alta hospitalar, 8 estão internados e 12 positivos foram a óbito. 417 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 2.015 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus já que 100 resultados negativos foram liberados hoje. Estão internadas neste momento 35 pessoas, sendo 26 adultos na enfermaria (5 positivos – sendo 1 de outro município, 14 suspeitos, 7 negativos - sendo 1 de outro município); na UTI adulto hoje estão internadas 7 pessoas (4 positivos, 2 suspeitos, 1 negativo). Uma criança está internada na UTI com suspeita da doença e outra na enfermaria também com suspeita da doença. A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS está hoje 38,9%.

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 4.261 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 3.516 pessoas já cumpriram o período de isolamento de 14 dias e 745 ainda continuam em isolamento. A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (febre, acompanhada de um ou mais sintomas como tosse, dor de garganta, coriza, falta de ar). 1.929 pessoas já realizaram coleta de exames, sendo que 1.494 tiveram resultado negativo para COVID-19, 357 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos positivos). 78 pessoas ainda aguardam o resultado. O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - Hoje é um dia mais que especial, pois há exatamente 14 anos o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), foi implantado em São Carlos.

O SAMU 192 é administrado pelo município por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tendo como finalidade acolher o socorro a população em casos de emergência. 

O SAMU tem por volta de 105 funcionários trabalhando em diversos setores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. No ano passado de Janeiro à Dezembro foram 12.754 atendimentos. Já neste ano de 2020, de Janeiro até Maio foram 5.053 atendimentos .

O SAMU, assim como todo o serviço que preza pela vida, é uma grande conquista da cidade e um orgulho para a população. São anjos que salvam vidas e os governos deveriam valorizar ainda mais esses profissionais, tanto nos salários, quanto nas condições de trabalho. Hoje, São Carlos conta com 4 Ambulâncias Básicas (USB) e uma USA (Unidade de Suporte Avançado) e o apoio de 2 motolancias. Só lembrando que a USA atende as rodovias em acidentes graves, atende a cidade toda uma população de aproximadamente 250 mil habitantes, e se fosse levar ao pé da letra é necessário pelo menos duas ambulâncias USA.

Quando chamar o SAMU - Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios; em caso de intoxicação, trauma ou queimadura; na ocorrência de quadros infecciosos graves; em trabalhos de parto; em casos de tentativas de suicídio; em crises hipertensivas; quando houver acidentes com vítimas; em casos de choque elétrico; em acidentes com produtos perigosos e na transferência de doentes de uma unidade hospitalar para outra.

Central de Regulação Médica - Ao discar 192, sua ligação será atendida pela Central de Regulação Médica de Urgência. Em um primeiro momento, a telefonista vai fazer algumas perguntas: motivo da ligação, endereço, ponto de referência e, em caso de acidentes, o número de vítimas. Neste caso, outras duas perguntas serão realizadas: A vítima está acordada? A vítima está respirando? Posteriormente, a ligação é transferida para um médico regulador, que faz o provável diagnóstico, orienta sobre as primeiras ações e avalia a necessidade de envio de uma ambulância. Esta avaliação é feita a partir das informações que você fornecer por telefone, por isso é necessário estar junto ao local em que se encontra o paciente. Esta norma, preconizada pelo Ministério da Saúde, tem por objetivo garantir o encaminhamento mais adequado e permite que o médico regulador vá prestando as primeiras recomendações sobre o socorro, ainda pelo telefone, enquanto a pessoa aguarda a chegada da ambulância. A indicação de atendimento dada pelo médico regulador é adaptada a cada necessidade, e pode ser: orientação por telefone ou ativação de unidades móveis de acordo com o tipo de atendimento, traumático ou clínico, e a gravidade estimada do caso, podem ser acionadas unidades de suporte básico (USB) ou unidade de suporte avançado (USA). Após o acionamento das unidades, a central de regulação médica de urgência acompanhará o atendimento até seu término, apoiando as equipes quando necessário e preparando a recepção hospitalar adequada ao atendimento da urgência.

PARABÉNS SAMU!

 

 

Informações: PMSC

Única do setor de shoppings, rede figurou entre as 35 empresas de grande porte elencadas na 4ª edição do prêmio GPTW Mulher, realizado pela consultoria GPTW (Great Place to Work)


São Carlos/SP – A Iguatemi Empresa de Shopping Centers foi eleita na noite de quarta-feira (24/6) como uma das melhores empresas de grande porte para mulheres trabalharem no Brasil em 2020. A companhia foi reconhecida no prêmio GPTW Mulher, realizado pela consultoria GPTW (Great Place do Work).

Em 2020, o prêmio contou com a inscrição de 640 empresas. Deste total, 70 foram premiadas, divididas entre 35 companhias de médio e grande porte. A Iguatemi ocupou a 20ª posição entre as empresas de grande porte, de um total de 35 premiadas. O GPTW Mulher tem como objetivo reconhecer as organizações que disponibilizam as melhores práticas do mercado que incentivam a liderança e a carreira feminina. 

O reconhecimento da Iguatemi é fruto de todo o trabalho e busca pela diversidade e igualdade dentro da companhia, que tem um comitê de equidade atuante e metas para cada um dos pilares de diversidade, além de atuar em parcerias com empresas como Turma do Jiló, EmpregueAfro, IIgual, Specialisterne, MaturiJobs e Diversidade RH, com o objetivo de aumentar a conscientização e ampliar o diálogo interno para ter um quadro de funcionários cada vez mais diverso. A empresa também é a primeira do setor de shopping centers a ser signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs na sigla em inglês), que incentiva a Iguatemi a procurar cada vez mais ações que levem ao aumento da diversidade e da inclusão na empresa.

Os números da empresa refletem no objetivo da premiação da GPTW. Cerca de 43% do quadro de colaboradores da companhia é composto por mulheres. Os mesmos 43% ilustram o total de posições de liderança na IESC ocupados por funcionárias. Na alta liderança, quatro dos nove membros do Comex são mulheres, o que representa 44% do total. 

“Essa conquista é resultado de um trabalho contínuo realizado pelo comitê de equidade e por nossa liderança que está dedicada e comprometida com a equidade de gênero dentro da empresa.  Reconhecemos a competência e agregação de valor de nossas profissionais, que acrescentam perspectivas diferentes que são extremamente essenciais para o desempenho da companhia e já são quase metade do nosso quadro de colaboradores”, conta Vivian Broge, diretora de RH da Iguatemi.

Sobre o Shopping Iguatemi São Carlos

O Iguatemi São Carlos é o segundo shopping da Iguatemi Empresa de Shopping Centers no interior de São Paulo. Inaugurado em setembro de 1997, consolidou-se como um polo de compras e entretenimento da cidade e região, reunindo o melhor do varejo nacional, opções gastronômicas diferenciadas, lazer e serviços.

Localizado no bairro Parque Faber, área nobre de São Carlos, são mais de 100 lojas que formam um mix completo para quem deseja realizar suas compras com comodidade e segurança. O shopping conta ainda com um cinema, desenvolve uma série de atividades culturais para toda a família e realiza iniciativas sociais para o município.

Mais informações você encontra no site do Iguatemi São Carlos: www.iguatemisaocarlos.com.br.

 

Serviço

Shopping Iguatemi São Carlos

Endereço: Passeio dos Flamboyants, 200, São Carlos

Informações: www.iguatemi.com.br/saocarlos

Publicado em Comércio

803 pessoas participaram da coleta de informações e exames de sangue. Voluntários passaram o final de semana trabalhando no Mapeamento da COVID-19

 

SÃO CARLOS/SP - A segunda fase do “TESTAR PARA CUIDAR – PROGRAMA DE MAPEAMENTO DA COVID-19” atendeu 803 pessoas durante o último final de semana, para a coleta de informações e exames de sangue do levantamento. O número é satisfatório para a continuidade do trabalho que foi realizado em 14 pontos de São Carlos e contou com o apoio de mais de 90 voluntários.

O “TESTAR PARA CUIDAR” é uma pesquisa por amostragem que visa identificar a prevalência da doença COVID-19 no município de São Carlos. Realizado pela Santa Casa, Prefeitura de São Carlos, Statsol, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Hospital Universitário (HU-UFSCar) e Unimed, as pessoas são selecionadas por amostragem e convidadas a participarem da coleta de informações e de exame.

As amostras de sangue serão analisadas no Laboratório de Inflamação e Doenças Infecciosas (LIDI), do Departamento de Morfologia e Patologia da UFSCar por meio de testes sorológicos do tipo Elisa, que vão identificar se a pessoa já teve ou não o Coronavírus. Os testes foram comprados pela Prefeitura de São Carlos e até o final desta semana os primeiros resultados devem ser lançados.

O mapeamento conta com o apoio de mais de 90 voluntários, entre eles, alunos do curso de Medicina e de outras áreas da saúde da UFSCar e de outras instituições de ensino, integrantes ou não da ação “Brasil Conta Comigo”, profissionais da área da saúde do HU-UFSCar e Santa Casa, além de profissionais da Unimed-São Carlos, motoristas da Prefeitura de São Carlos e Guarda Municipal.

A estudante Malu Oliveira da Cunha, do 6º ano do curso de Medicina, é um desses voluntários. “Para mim está sendo um trabalho muito especial, principalmente porque é algo inédito que estamos vivendo. Fazer parte dessa pesquisa é um aprendizado e uma possibilidade de contribuir com a sociedade num momento como esse”, afirmou.

Continua depois da publicidade

Os moradores selecionados para participar do “TESTAR PARA CUIDAR”, receberam uma máscara de tecido, acompanhada de um encarte com orientações de como usar e cuidar desse equipamento de proteção. 1.400 máscaras foram doadas pelo Clara Resorts. E as 4.200 restantes foram confeccionadas e embaladas pelo Grupo de Voluntários da Santa Casa. “Sabemos da importância desse projeto para estimar, de forma mais precisa, quantas pessoas foram infectadas pela COVID-19 em São Carlos. E quisemos aproveitar essa oportunidade para conscientizar a população sobre a importância de se proteger e usar a máscara”, afirma a coordenadora do Grupo de Voluntárias, Nilce Morillas.

A médica infectologista Carolina Toniolo Zenatti, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção relacionada à Assistência em Saúde (SCIRAS) da Santa Casa e uma das coordenadoras do “TESTAR PARA CUIDAR” explica que a participação dos voluntários foi fundamental para que o PROGRAMA DE MAPEAMENTO saísse do papel. “Esse é o maior levantamento da COVID-19 do Brasil em número de entrevistas por habitante e o mais preciso devido ao uso dos testes sorológicos tipo Elisa. Executar um projeto ambicioso como esse, não seria possível sem a participação dos voluntários que ajudaram na distribuição de senhas, na aplicação dos questionários, na coleta de exames e na confecção das máscaras de tecido”, comenta a infectologista.

O “TESTAR PARA CUIDAR – PROGRAMA DE MAPEAMENTO DA COVID-19” ainda conta com a colaboração do São Francisco, Dr. Tips e Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Biologia Molecular Ivo Ricci.

Publicado em Coronavírus

MUNDO - O desemprego não explodiu no Japão com a pandemia de coronavírus, como ocorreu em outros países, mas essa resistência aparente se deve mais a um problema crônico de falta de mão-de-obra e oculta profundas desigualdades entre os trabalhadores.

A taxa de desemprego no Japão foi de 2,9% em maio, após atingir 2,6% em abril, segundo dados oficiais divulgados nesta terça-feira (30).

Houve uma perda significativa de empregos nos setores mais afetados pelas regras de distanciamento físico: hotelaria e restaurantes, lazer e entretenimento e comércio.

No entanto, os economistas não esperam que o desemprego dispare rapidamente nos próximos meses e antecipam uma taxa de cerca de 4% no final de 2020.

As razões são principalmente demográficas: o arquipélago sofre com a escassez de mão-de-obra devido ao forte envelhecimento de sua população, já que 28% da população japonesa tem 65 anos ou mais.

A diferença entre oferta e demanda diminuiu acentuadamente em maio em relação a abril, mas permanece positiva, à taxa de 120 ofertas de emprego para cada 100 candidatos.

As empresas japonesas tendem a não despedir, porque, se o fizerem, poderão ter problemas para recrutar após o término da crise, estima Munehisa Tamura, economista do instituto de pesquisa Daiwa.

- Desemprego técnico -

Segundo a legislação, "as empresas não podem despedir facilmente em caso de deterioração temporária de suas condições de mercado", o que significa que o desemprego não dispara, "mesmo durante um choque econômico", acrescentou Tamura, consultado pela AFP.

Outro fator que impede o aumento do desemprego é que a força de trabalho diminuiu desde abril, mês em que um milhão de pessoas deixou o mercado de trabalho, principalmente mulheres que precisam cuidar da família.

O governo lançou planos gigantescos para apoiar a economia, que incluem subsídios às empresas para preservar seus empregos e pagar salários.

Continua depois da publicidade

Mas a forte dualidade do mercado de trabalho japonês, entre seus empregos permanentes bem protegidos e seus quase 40% dos empregos "irregulares" (contratos temporários, de meio período, interinos...) com estatutos muitas vezes precários, é exacerbada com a crise.

Cerca de 4,2 milhões de assalariados, ou cerca de 6% da população ativa, estavam em desemprego técnico em maio. Um em cada dois era um empregado "irregular".

Essas pessoas permanecem ligadas ao empregador e, portanto, não aparecem nos números do desemprego, mas algumas recebem menos do que o mínimo legal de 60% de seu salário, ou mesmo nada.

"Eles me pediram para ficar em casa, usando minhas férias pagas", diz à AFP um funcionário de um grupo de restaurantes de Tóquio, que não quis revelar sua identidade. Ele está em desemprego técnico desde o final de março.

Mas seus dias de férias rapidamente se esgotaram: desde abril "não me pagam nada", lamenta.

 

 

*Por: AFP

Publicado em Economia

SÃO CARLOS/SP - Um sujeito foi conduzido à DISE, acusado de tráfico de entorpecentes, na Rua Tapajós, no bairro Jockey Club, em São Carlos.

Segundo consta, o COPOM foi acionado informando que um indivíduo realizava tráfico na região relatada. Os Militares se dirigiram ao local, e M.D.S.S (idade não informada), foi detido e em revista pessoal foi encontrado 01 porção de maconha e R$ 104,90 em dinheiro.

Ao ser questionado o sujeito confessou a traficância e informou aos PMs onde havia mais drogas, dentro de um cano de água. Os Policiais ao verificar o cano encontraram uma sacola com mais 13 porções de maconha.

O acusado foi qualificado por tráfico de drogas.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Policiais da Rocam deteve um sujeito acusado de tráfico de entorpecentes no bairro Jardim São Carlos 5, região oeste de São Carlos.

De acordo com apurado, os PMs realizavam patrulhamento, quando abordaram um veículo Gol. Em revista corporal no motorista foi localizado em seu bolso R$105,00. Já em revista veicular foram localizados em uma sacola do lado do passageiro uma grande quantidade de embalagem para F-01 e uma quantia de R$ 1.544,00 em dinheiro.

Os Militares encaminharam C.C (idade não informada), à DISE, onde apreendeu os objetos e depois liberou o indivíduo.

Publicado em Policial

ARARAQUARA/SP - Na última segunda-feira (29), policiais militares apreenderam 56 pássaros, na Rua Pedro Jacob Celli, na Vila Xavier, na cidade de Araraquara.

A Polícia Ambiental foi acionada através de uma denúncia anônima e, ao chegar no local, foi recebida pela esposa do autor que autorizou a entrada dos policiais.

Na residência, diversas gaiolas foram encontradas com uma grande variedade de pássaros silvestres. Entre as aves, duas astavam anilhadas e uma delas era um pássaro em extinção, o “Bicudo”.

O proprietário foi autuado em R$30 mil por manter aves silvestres em cativeiro sem autorização ou registro legal e irá responder em liberdade.

Os pássaros anilhados irão permanecer sob a guarda do policiamento ambiental até a identificação dos proprietários legais, que serão vistoriados e terão que responder como as aves foram parar em outro criadouro sem autorização.

Os pássaros sem anilha serão soltos na natureza.

 

 

*Por: Marcelo Bonholi / PORTAL MORADA

Publicado em Araraquara

SÃO CARLOS/SP - O prefeito Airton Garcia acompanhou na tarde desta segunda-feira (29/06), o início de mais uma etapa do serviço de recapeamento na cidade. Desta vez os serviços começaram pelo Jardim Cardinalli e fazem parte da etapa dos R$ 30 milhões liberados pelo Banco do Brasil para a Prefeitura de São Carlos.

No total serão atendidos 27 bairros e recapeados 1.500 quarteirões nesta etapa. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras Públicas, pasta que coordena os trabalhos e que fiscaliza a qualidade do serviço prestado pela empresa vencedora do processo licitatório, serão atendidos nessa etapa os seguintes bairros: Jardim Medeiros, Jardim Beatriz, Vila Carmem, Boas Vista (1 e 2), Recreio dos Bandeirantes, Jardim Paulista, Jardim Bandeirantes, Acapulco, São Carlos III, Ipanema, Santa Mônica, Jardim Brasil, Vila Monteiro, Jardim Ricetti, Portal do Sol, Bicão, Vila Nery, Centro (trechos da ruas XV de Novembro, Carlos Botelho e Rui Barbosa), Jardim Tortorelli (duas últimas ruas), Samambaia, Vila Marina, Jacobucci, Vila São José, Munique, Itamarati, Maria Stella Fagá e trechos da avenida Trabalhador São-carlense, próximo à USP e terminal rodoviário, além do Cardinalli.

Segundo Reginaldo Peronti, secretário de Obras Públicas, os serviços começaram pelo Cardinalli porque o bairro já passou por uma avaliação do SAAE. “Nos reunimos com o SAAE e com a secretaria de Serviços Públicos e a partir dessa avaliação fizemos o planejamento e a ordem dos bairros. Iniciamos hoje pelo Cardinalli e depois seguimos para o Samambaia. Desta forma vamos tentar evitar que o recape passe e depois seja necessário recortar o asfalto novo”, disse Peronti.

A Secretaria de Serviços Públicos também está fazendo a limpeza das áreas públicas e a pode de árvores nas vias que vão receber o recape. “Entramos antes da equipe do recape e iniciamos a limpeza, além de trabalharmos junto com o SAAE na recuperação do sistema de drenagem, principalmente nos bairros que foram atingidos pelas chuvas do início do ano”, contou Mariel Olmo, secretário de Serviços Públicos.

“O serviço de recape não vai parar até o final da minha administração. Além desses R$ 30 milhões temos outros recapes que vamos fazer com recursos próprios. A nossa intenção é recapear 90% das ruas da cidade até dezembro”, afirmou o prefeito Airton Garcia.

Na etapa anterior quando foram investidos R$ 20 milhões com recursos da Caixa Econômica Federal, foram recapeados 956 quarteirões, outros 745 foram recuperados com recursos próprios, totalizando 1.701 quarteirões recuperados. Já nesta etapa dos R$ 30 milhões a previsão é recapear mais 1.500 quarteirões, totalizando mais de 3.200 quarteirões.

Recentemente também foi investido R$ 1,8 milhão com recursos próprios para o recapeamento do bairro Presidente Collor.

Publicado em Política

TABATINGA/SP - A Prefeitura de Tabatinga recebeu nesta última segunda-feira (29), mais 02 Veículos 0Km para o Setor de Saúde (o carro está estacionado sobre a faixa de pedestre apenas para conferência), os Veículos foram adquiridos através de Emenda Parlamentar destinada à Tabatinga pelo Deputado Vanderlei Macris que está sempre trabalhando ao nosso lado e unindo forças para superarmos os grandes desafios da Administração Pública na área da Saúde.

“Nosso muito obrigado ao Deputado pela conquista, pois temos a certeza que cada vez mais estamos qualificando nossa Saúde para atender aos anseios da nossa população, com dignidade e respeito aos nossos pacientes, agradeço também as Diretoras da Saúde Daniela de Cássia Abreu e Francismara Soler Rôvere pela dedicação e empenho e ao meu Vice Alfredo dos Santos por acreditar que juntos, com muito trabalho, dedicação e honestidade seríamos capaz de transforma Tabatinga e Curupá” - destacou o Prefeito Dr. Eduardo.

Os veículos novos serão alocados nos ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Jardim União e no ESF da Vila Santa Cruz. Agora todos os ESFs, Jardim União, Vila Santa Cruz e Curupá, além de reformados, contam com um veículo, sendo que Curupá também foi contemplado com um Veículo 0km pelo mesmo Nobre Deputado há 02 anos.

Aviso Importante: Ainda no assunto de Saúde Pública no Distrito de Curupá, informamos através da Administração Dr. Eduardo e Alfredo e da Diretoria Municipal de Saúde, que além da Pediatra e da Ginecologista, que atendem no ESF de Curupá, contará também com atendimento terceirizado de Fisioterapia no próprio Distrito através da Profissional Mirela Cardilli, visando sempre a comodidade e agilidade nos serviços de Saúde.

“É com muito prazer que ampliamos os serviços em Saúde Pública no Distrito de Curupá, assim sendo estamos trabalhando para melhorar o atendimento local, diminuir a locomoção dos pacientes, facilitar o atendimento e otimizar nossos serviços de saúde procurando melhorar o atendimento e a qualidade de vida da nossa população, de Tabatinga e Curupá” - disse o Prefeito

 

 

*Por: PMT

Publicado em Outras Cidades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.