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Radio Sanca Web TV - Quarta, 24 Junho 2020

MSF foi forçada a suspender atividades médicas na província de Pibor depois que a maioria da equipe precisou abandonar a região por segurança

 

MUNDO - Conflitos intensos na Grande Pibor, no leste do Sudão do Sul, provocou a evasão em massa de comunidades inteiras na região. Em busca de segurança, milhares de habitantes fugiram para as zonas florestais e de mata intensa. O aumento recente de combates intercomunitários levou a organização médico-humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) a suspender as atividades na província após a maioria dos profissionais fugir para regiões mais remotas em busca de segurança.

A violência, que aparenta ser um ressurgimento de tensões intercomunitárias, eclodiu no dia 15 de junho nos arredores de Manyabol, enquanto homens armados avançaram em direção ao vilarejo de Gumuruk nos dias conseguintes. Há relatos de que comunidades inteiras fugiram à medida que os confrontos se aproximavam. Em Pibor, que fica em local mais distante, MSF chegou a receber naquele período três pacientes baleados no centro de atenção primária à saúde.

Foi extremamente traumático. Vi sinais de medo e uma tristeza profunda no olhar das pessoas, por causa dos ataques recorrentes. Os confrontos chegaram ao vilarejo Lawo, a cerca de duas horas da cidade de Pibor. Os combatentes estão invadindo espaços de criação de gado, incendiando casas, destruindo e saqueando propriedades. Tratei pacientes que ainda tinham balas alojadas no corpo, mas, por causa do medo, eles tiveram que fugir para a mata antes que pudéssemos continuar a ajudá-los. E, agora, não sabemos o paradeiro deles”, diz Regina Marko, enfermeira de MSF.

Os confrontos agora se aproximam da cidade de Pibor e a maioria dos habitantes escolheu se refugiar nas zonas de mata mais intensa, incluindo profissionais de MSF oriundos da região. “Membros da nossa equipe fugiram com a família, com medo de serem mortos e de perder seus entes queridos. Sem equipe, não podemos manter o centro de saúde em funcionamento. Estamos muito preocupados, porque as pessoas estão sem nenhum acesso à assistência médica no momento em que mais precisam”, diz Ibrahim Muhammad, coordenador-geral de MSF no Sudão do Sul. “Se os confrontos persistirem, é muito provável que tenhamos mais feridos. A estação da malária chegará em breve e, sem abrigo adequado, as pessoas estarão ainda mais expostas a doenças mortais. Isso agrava uma situação nutricional que já é alarmante, sobretudo entre crianças com menos de cinco anos. Assim que o contexto permitir, iremos retomar nossas atividades médicas na região.

Em 2019, MSF tratou mais de 32 mil pacientes no centro de saúde de Pibor. A maioria deles sofria de malária, infecções respiratórias e diarreia. Esse novo surto de violência, que levou ao deslocamento de milhares de pessoas, pode ter um impacto terrível sobre o estado de saúde das crianças. Os indicadores da semana passada mostram tendências preocupantes – mais de 70% das crianças com menos de cinco anos tratadas no centro de MSF tinham malária, em comparação com 43% no mesmo período do ano passado. As taxas mais recentes de desnutrição – 6% de desnutrição aguda grave – entre crianças tratadas no centro são um indicador de uma crise alimentar aguda alarmante e iminente.

Essa nova onda de confrontos dificulta o acesso ágil e seguro de organizações humanitárias a uma comunidade que se recupera das inundações devastadoras que ocorreram no fim de 2019. E, agora, a pandemia de COVID-19 ameaça ainda mais o acesso de uma comunidade, após décadas de guerra, a uma infraestrutura de saúde já frágil. Se não mitigados, esses fatores são ideais para uma situação humanitária terrível.

Desde o início do ano, MSF alertou repetidamente sobre a situação cada vez pior na área administrativa da Grande Pibor, após uma série de episódios de violência brutais. Em março, a equipe de MSF tratou mais de 45 pessoas baleadas na província após um novo pico nos confrontos intercomunitários, e 83 pacientes feridos foram atendidos em Pieri e Lankien em apenas cinco dias, entre 9 e 13 de março. Há um mês outro episódio de violência em Pieri tirou a vida de um profissional de MSF e deixou vários outros feridos. MSF está profundamente preocupada com o fato de que esse padrão de violência coloque novamente essa região do leste do Sudão do Sul em um epicentro de violência extrema, como mostrou um relatório de 2012 da organização sobre os horrores da violência intercomunitária.

A população fica cada vez mais vulnerável diante desses confrontos contínuos. São os civis que pagam o preço mais alto desse ciclo de violência feroz, forçados a se deslocar constantemente, perdendo suas casas e meios de subsistência, quando não são feridos ou mortos. Os civis precisam ser protegidos e as organizações humanitárias precisam ter acesso efetivo à região para garantir um nível adequado de atendimento médico e assistência à população afetada e às pessoas feridas”, acrescenta Ibrahim Muhammad.

 

MSF no Sudão do Sul

MSF trabalha na região que hoje constitui a República do Sudão do Sul desde 1983 e, a partir de 2005, na área administrativa da Grande Pibor. Atualmente, MSF possui 16 projetos em seis estados: Aburoc, Akobo, Agok, Bentiu, Aweil, Fangak, Lankien, Leer, Maban, Mundri, Malakal, Pieri, Pibor, Yambio, Yei Ulang e outras operações de emergência COVID-19 em Juba.

MSF responde a emergências, incluindo pessoas deslocadas internamente na Proteção de Civis das Nações Unidas, situações alarmantes de nutrição e picos de doenças como sarampo, malária, diarreia aquosa aguda e leishmaniose visceral, além de fornecer serviços de saúde básicos e especializados.

 

Sobre Médicos Sem Fronteiras

Médicos Sem Fronteiras é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias, desnutrição ou sem nenhum acesso à assistência médica. Oferece ajuda exclusivamente com base na necessidade das populações atendidas, sem discriminação de raça, religião ou convicção política e de forma independente de poderes políticos e econômicos. Também é missão da MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas atendidas em seus projetos.

Publicado em Política

SÃO PAULO/SP - A pandemia do novo coronavírus alterou a rotina de pacientes, de seus familiares e dos colaboradores de todo mundo, inclusive os que atuam nos hospitais de transição e retaguarda, devido ao distanciamento e isolamento social necessários para evitar o contágio e a proliferação da Covid-19.

Reconhecida por promover um cuidado humanizado, a Nobre Saúde está desenvolvendo uma série de ações para oferecer conforto e proporcionar equilíbrio e qualidade de vida aos pacientes, familiares e profissionais de saúde que atuam na instituição, com o objetivo aliviar o sofrimento trazido pelo distanciamento social. 

1) Videochamada

Dentre as atividades oferecidas estão as videochamadas realizadas todas as terças e quintas-feiras para os pacientes (com ou sem capacidade verbal). “De certa forma, é um acolhimento para as famílias que agora estão tendo que ficar afastadas de quem amam, justamente para protegê-los de mais um complicador, cuja gravidade poderia ser fatal ao paciente”, comenta o diretor-executivo da Nobre, Eduardo Ferreira Santana. 

2) Plantão de dúvida

Buscando mais métodos para proporcionar a aproximação entre os familiares e os pacientes, por conta da situação atual, a instituição criou, em março deste ano, o Plantão de Dúvidas. A ação é feita a partir do envio de mensagem de texto, áudio ou vídeo pelos familiares para um número exclusivo destinado para este serviço, por meio do WhatsApp, solicitando informações referente à saúde e ao bem-estar de cada paciente. Após este contato, um profissional responsável da Nobre responde as questões de cada familiar por meio de ligação telefônica para quem enviou a mensagem. “O objetivo é sanar as dúvidas, trazer segurança e, na medida do possível, diminuir as angústia e preocupações”, explica Santana. 

3) Espiritualidade

No intuito de manter a esperança e a união por meio da espiritualidade, diariamente, às 15h, funcionários, pacientes e as famílias, mesmo a distância, são convidados a fazer uma breve oração.

4) Imagem e som

Há a possibilidade do envio de mensagens e fotos pelos familiares para os pacientes por meio de um número de celular exclusivo da Nobre para motivar, incentivar, demonstrar saudade e amor e como estratégia para encurtar distâncias. Essas mensagens são impressas e disponibilizadas para os que estão internados. 

5) Investimentos em tecnologia e internet para os pacientes

Também está à disposição televisões com acesso a internet para assistir filmes e séries, ouvir música ou fazer o uso que o paciente ou cuidador achar importante durante o período de estadia. 

6) Musicoterapia

A Nobre ainda proporciona a atividade de musicoterapia. Adilson Casimiro, musicoterapeuta, com sua arte faz carinho na alma, acolhe, trata e até cura. “O trabalho de comunicação por meio dos sons, da capacidade de falar e de se expressar a partir da música tem um papel agregador e, no processo de tratamento de um paciente com dificuldade de fala, ela pode ser fundamental. A música estimula o paciente a expressar seus sentimentos, aliviar a tensão e ainda colabora com a coordenação motora e controle da dicção, em alguns casos”, destaca Casimiro.

7) Campanha #JuntosSomosMaisFortes

Preocupada em reconhecer o belo trabalho de seus profissionais, a Nobre Saúde criou a campanha Juntos Somos Mais Fortes, que visa agradecer e reconhecer estes profissionais que atuam na linha de frente da instituição. Nesta campanha, os familiares e pacientes podem retribuir todo carinho e dedicação por meio do envio de cartas de apoio e mensagens de incentivo aos colaboradores. “As demonstrações de carinho têm sido incríveis”, ressalta o diretor-executivo da instituição.

8) Central de Acolhimento ao Trabalhador 

Uma das consequências trazidas pela pandemia do novo coronavírus é o desajuste da saúde mental, que inclui o sofrimento emocional, que pode estar relacionado com medo, insegurança, estresse, cansaço, incapacidade e impotência, sentimentos comuns entre os profissionais que atuam na assistência à saúde.  “O trabalho da Nobre Saúde é oferecer apoio ao nosso colaborador para que ele não passe por isso sozinho. Vamos juntos superar esse desafio”, garante o diretor de RH da Nobre Saúde, Tiago Nobre.  

Por isso, uma das ações da iniciativa é a Central de Acolhimento ao Colaborador. Nela os profissionais são ouvidos pela psicóloga da instituição e podem realizar terapia. O atendimento é individual e virtual, com segurança e sigilo. Para tanto, basta fazer contato pelo número exclusivo destinado ao serviço, enviando uma mensagem, e aguardar o retorno da profissional de psicologia para agendar o atendimento. 

9) Apoio financeiro

A instituição também está antecipando para junho o pagamento da primeira parcela do 13º salário que seria paga no fim do ano.  A medida é importante, pois muitas famílias estão com dificuldade financeira neste momento. “Na Nobre Saúde, temos como valor cuidar de nossos colaboradores. Faremos todos esforços para que juntos possamos passar por esse desafio”, destaca o diretor de RH.

10) Sala de descanso

Enquanto perdurar a pandemia, a Nobre também reservou uma sala exclusiva para o descanso dos colaboradores, com poltronas e sofás confortáveis. “Estamos entendendo às necessidades percebidas pelos funcionários, de modo a colher informações por meio da escuta atenta sobre o que eles próprios percebem ser importante no dia a dia. Com isso, estamos buscando estar mais próximo dos colaboradores para identificar, acolher e atender, na medida do possível, essas necessidades”, conclui Tiago Nobre

Sobre a Nobre Saúde

Primeira Unidade Médica de Transição e Retaguarda do Grande ABC, a Nobre Saúde é especialista na transição e retaguarda de pacientes que necessitam da continuidade do tratamento hospitalar, porém num ambiente acolhedor e altamente especializado. Após estabilização do quadro clínico realizado no hospital geral, o paciente é encaminhado pelo médico responsável para que, lá, possa receber cuidado humanizado e altamente especializado voltado à média e longa permanência ou reabilitação pós-operatória. O objetivo da Nobre é proporcionar um serviço especializado de internação voltado aos pacientes crônicos e/ou de recuperação prolongada com a promoção do preparo seguro para alta e atendimento domiciliar.

Publicado em Coronavírus

Infectologista Ho Yeh Li acompanhou os primeiros exames do Programa Testar para Cuidar no HU-UFSCar.

 

SÃO CARLOS/SP - O Hospital Universitário da UFSCar (HU-UFSCar) foi um dos pontos de coleta de informações e exames de sangue do "Testar para Cuidar - Programa de Mapeamento da COVID-19", no dia 14 de junho. A Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, acompanhou as coletas e encontrou a médica infectologista Ho Yeh Li, Chefe da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas de São Paulo e a única infectologista que integrou a equipe que foi à China buscar os brasileiros que pediam repatriação, no início da pandemia. A visita foi acompanhada pelas médicas e Professoras da UFSCar, Meliza Goi Roscani (Chefe de Gestão de Cuidado do HU) e Sigrid de Souza, uma das coordenadoras do Mapeamento.

"Temos várias iniciativas e ações na UFSCar para o enfrentamento da doença COVID-19. Destaco o empenho e a responsabilidade da nossa comunidade UFSCar, que está apoiando a sociedade neste momento difícil. Este mapeamento vai possibilitar a criação de estratégias para controle e combate da doença", afirmou a Reitora. 

O papel da UFSCar no programa "Testar para Cuidar" é apoiar o levantamento, a coleta de informações e exames. Conta com a participação de docentes, estudantes da área da saúde e, também, de inscritos na iniciativa "O Brasil Conta Comigo". A realização dos exames tipo ELISA contará com o apoio da UFSCar, por meio do Laboratório de Inflamação e Doenças Infecciosas (LIDI), do Departamento de Morfologia e Patologia (DMP). Os testes serão comprados pela Prefeitura de São Carlos.

Já o Hospital Universitário (HU) da UFSCar, além de disponibilizar o local para a realização do levantamento, tem profissionais da área da saúde trabalhando como voluntários na ação. O HU-UFSCar é referência no atendimento a moradores que durante a visita apresentam algum sintoma grave de Síndrome Gripal. Ao todo, 44 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) foram disponibilizados para atendimento exclusivo de pacientes COVID-19, no HU. 

"A testagem, neste momento, torna-se ainda mais importante no combate à pandemia e a participação dos alunos, do HU e da UFSCar, mostra mais uma vez a perfeita sintonia entre o ensino e a assistência", afirmou a Superintendente do HU-UFSCar, Ângela Leal.

Para a aluna do 6º ano do curso de Medicina, Malu Oliveira da Cunha, o Testar para Cuidar está sendo importante para a formação. "Fazer parte dessa pesquisa é muito gratificante e um aprendizado dentro da minha formação. A COVID-19 é algo novo e que nós estamos tendo que estudar no dia a dia", contou. 

A médica infectologista Ho Yeh Li, Chefe da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina de São Paulo, conheceu o "Testar para Cuidar" e destacou a importância do programa. "Este mapeamento é fundamental para que os governantes, assim como os gestores da área da saúde, consigam fazer um planejamento para o enfrentamento da COVID-19. Ele será determinante para a adequação dos serviços nos próximos meses", disse Ho Yeh Li. 

Com trabalhos relevantes em H1N1 e febre amarela, Ho Yeh Li afirma que São Carlos será um exemplo para outras cidades. "Conhecer a porcentagem da população infectada e a porcentagem da população que está suscetível à doença permite traçar a curva e trabalhar ações mais concretas. São Carlos é um exemplo para as outras cidades seguirem", completou.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP  - O Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus, após solicitação da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos e do Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região), para mudança no horário de funcionamento do comércio não essencial estabelecido anteriormente por essas mesmas entidades, definiu com os representantes o horário dos estabelecimentos a partir da próxima segunda-feira (29/06).

Ficou acordado que se município permanecer na Fase Laranja do Plano São Paulo, já que na próxima sexta-feira (26/06) o Governo do Estado São Paulo vai fazer uma nova avaliação, o horário poderá ser alterado e passar para 12h às 16h de segunda a sexta-feira e aos sábados das 9h às 13h.

Se o Plano São Paulo entender que os números estão estabilizados no município com relação à disseminação da COVID-19, principalmente com relação aos números de leitos de UTI/SUS, e retornar São Carlos para a Fase Amarela (Fase 3 de flexibilização com maior liberação de atividades), o comércio poderá voltar a funcionar por 6 horas diárias (com capacidade de 40%), portanto já ficou acordado que se isso ocorrer o comércio vai atender das 10h às 16h de segunda a sábado. Se a cidade for rebaixada para a Fase Vermelha (alerta máximo - fase de contaminação) somente poderão funcionar os serviços essenciais.

De acordo com Mateus de Aquino, coordenador do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus e secretário de Comunicação, o prefeito Airton Garcia determinou que o Comitê dialogasse com os representantes das classes econômicas para que as deliberações sobre o atendimento presencial sejam sempre pertinentes aos lojistas e empresários que geram empregos importantes nesse momento crítico. “O comitê reforça o apelo para obediência dos protocolos sanitários, por parte dos lojistas e seus colaboradores, como também a conscientização da população no uso da máscara, o respeito ao distanciamento social e que evite o trânsito desnecessário”, ressaltou Aquino.

Publicado em Comércio

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