fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Terça, 24 Novembro 2020

SÃO CARLOS/SP - Um motociclista de 20 anos ficou gravemente ferido no final da tarde desta quarta-feira (25), após colidir com sua Honda CG 150 preta, contra um Ford EcoSport na cor Prata, e ser arremessado da motocicleta e colidir contra uma placa de sinalização e contra o muro, no Centro de São Carlos.

Segundo o apurado pela nossa reportagem, a EcoSport seguia pela Rua Dona Maria Jacinta, quando no cruzamento com a Rua Paulino de Abreu Sampaio o veículo que seguia pela preferencial deu passagem a EcoSport que iria descer a Rua Dona Maria Jacinta, neste momento o motociclista que segundo informações estava em alta velocidade, não conseguiu frear e colidiu contra a EcoSport.

O impacto foi tão forte que o motociclista foi arremessado da motocicleta e bateu contra a sinalização de trânsito e arrancou a placa, posteriormente ele ainda teria batido no muro antes de ir ao solo. Populares correram pediram auxilio da Ambulância da São Francisco, que fica próxima ao local onde ocorreu o acidente e o rapaz foi socorrido pela ambulância da São Francisco com suporte da Ambulância 284 do SAMU, os socorristas da São Francisco encaminharam com urgência o jovem para o SMU da Santa Casa pois o estado do rapaz era grave.

A Polícia Militar atendeu a ocorrência, registrou o boletim, auxiliou no trânsito e irá investigar a real causa do acidente.  

Publicado em Trânsito

SÃO CARLOS/SP - Nesta quarta-feira (25/11) é comemorado em todo mundo o Dia Internacional de Luta contra a Violência à Mulher, instituído em 1999 pela ONU (Organização das Nações Unidas) para homenagear as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana. 
A Organização Mundial de Saúde define como ato de violência o dano físico, sexual, psicológico, incluindo ameaças, coerção e privação arbitrária da liberdade, seja na vida pública seja na vida privada.
Atualmente, 125 países possuem leis específicas de proteção à mulher, sendo que a legislação brasileira (Lei Maria da Penha) é considerada uma das três mais avançadas do mundo. 
Em São Carlos, desde 2015, em virtude de uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) do Ministério Público (2006840-70/2015.826. 0000), que determinou a extinção das Divisões dentro da estrutura administrativa da Prefeitura e, consequentemente a extinção dos cargos de chefia desses setores, as políticas públicas para as mulheres, ou seja, os programas que visam assegurar os direitos das mulheres passaram a ser desenvolvidos diretamente pela gestão da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). 
Por meio do CREAS, desde janeiro desse ano já foram atendidas 68 mulheres vítimas de violência intrafamiliar (física, psicológica e/ou sexual). No local as mulheres recebem encaminhamento jurídico, atendimento psicossocial, além de orientações para o mercado de trabalho, e, quando necessário, a inclusão em programas de complementação de renda.
O município também possui, desde 2001, a Casa Abrigo “Gravelina Teresinha Lemes”. De caráter sigiloso e provisório, tem como objetivo principal o acolhimento à mulher e seus filhos menores em situação de risco iminente pelo período necessário a sua proteção e integridade física. Oferece acompanhamento aos atendimentos de saúde, orientação jurídica e psicológica, garante o convívio escolar dos filhos e promove o desenvolvimento de uma consciência crítica e o fortalecimento da mulher no seu cotidiano. Em 2020 a Casa Abrigo já realizou 15 acolhimentos de mulheres em situação de violência (ameaça de vida).
De acordo com a secretária de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa Marques, as mulheres vítimas de violência também podem buscar atendimento no Centro de Referência em Direitos Humanos, para acolhimento da situação. Em tempos de pandemia a secretária também ressaltou outros meios para que as mulheres vítimas de violência possam acessar a justiça. “O registro de boletim de ocorrência de violência doméstica pode ser feito pela internet. A Polícia Civil também está incentivando a denúncia dos casos de violência contra a mulher pelos telefones 180 da central de denúncias e pelo 190 da Policia Militar”.
Também já está disponível o aplicativo (app) Direitos Humanos Brasil do Governo Federal, desenvolvido para  Android e iOS. Por meio do aplicativo as vítimas podem enviar seus relatos durante o isolamento e pedir socorro. Outra alternativa é procurar a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário que criou o Projeto “Carta de Mulheres” para ajudar mulheres que querem informações e orientações antes de tomar decisão ou qualquer pessoa que queira ajudar uma mulher, basta preencher o formulário online www.tjsp.jus.br/cartademulheres e preencher os campos. Uma equipe especializada responderá com as orientações.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - O Centro de Atendimento a Infecções Crônicas da Prefeitura de São Carlos “Ana Cláudia Lucato Cianflone” (CAIC) realiza nos próximos dias 1º e 2 de dezembro testes rápidos de HIV/AIDS e Sífilis. A ação faz parte da 13ª edição da Campanha Fique Sabendo desenvolvida por meio do Programa Estadual de DST/AIDS de São Paulo para a intensificação da testagem junto às populações mais expostas às infecções sexualmente transmissíveis e também em comemoração ao Dia Mundial de Combate a AIDS, celebrado em 1.º de dezembro.
O tema “Fique Sabendo – Faça o teste da AIDS e da Sífilis” pretende destacar a importância do diagnóstico precoce destes dois agravos principalmente entre jovens. O objetivo da ação é levar o alerta da doença e a importância do diagnóstico precoce que faz toda a diferença no prognóstico do paciente, evitando o desenvolvimento das doenças oportunistas, a transmissão de novos casos e a transmissão vertical (mãe para o filho), tanto de HIV como de Sífilis.
Atualmente 1.000 pessoas estão em tratamento de HIV no Centro de Atendimento a Infecções Crônicas. De janeiro a novembro desse ano foram registrados 73 novos casos. De Sífilis Adquirida foram notificados 53 casos, 19 de Sífilis Congênita e 39 de Sífilis em Gestantes.
Em São Carlos os testes durante a campanha serão realizados na terça-feira (1º/12) e na quarta-feira (2/12), das 8h às 16h, na sede do CAIC, localizado na rua 7 de Setembro, nº 2.277, no centro; nas Unidades de Saúde da Família (USF) do Jockey Clube e USF Guanabara, ambas localizadas na rua Rio Araguaia, nº 750; na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cidade Aracy, na rua Sebastião Lemos, nº 426 e na UBS da Vila Nery, na rua da Imprensa, nº 410.
O CAIC São Carlos é um centro de atendimento a doenças e agravos de notificação compulsória e tratamento contínuo e trabalha em consonância com os programas nacionais e estaduais realizando a busca ativa, prestando assistência e divulgando indicadores que permitem a formulação de políticas e programas voltados ao diagnóstico precoce e tratamento imediato às pessoas portadoras de HIV, Sífilis, Hepatites Virais B, E e C, Tuberculose e Hanseníase. A unidade faz testes rápidos tanto para Hepatite B e C como para HIV e Sífilis durante o ano todo e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Outras informações sobre os testes podem obtidas pelo telefone (16) 3419-8240.

SÃO CARLOS/SP - Um motociclista de 33 anos ficou ferido na tarde desta quarta-feira (25), após colidir com sua motocicleta JTZ Chopper na cor vermelha, contra um Volkswagen Gol na cor prata, em frente a entrada dos funcionários do Extra, em São Carlos.

Segundo o apurado pelo nosso repórter, após a colisão o motociclista foi ao solo e sofreu escoriações pelo corpo. Ele foi socorrido pelos bombeiros civis que trabalhando no Shopping e pela motolância que chegou logo após o acidente. A Ambulância 282 atendeu a ocorrência e encaminhou o paciente para a Santa Casa para uma avaliação médica detalhada.

A Polícia Militar também atendeu a ocorrência e sinalizou o trânsito.  

Publicado em Trânsito

SÃO CARLOS/SP - A Rádio Sanca infelizmente volta a falar da falta de macas que existe na Santa Casa de São Carlos e que prejudica o serviço de atendimento do SAMU, uma vez que sem maca, a ambulância não pode atender nenhuma ocorrência. No dia 27 de julho deste ano, a Rádio Sanca já tinha feito uma matéria falando sobre a demora em liberar as macas para que o SAMU possa atender as ocorrências, na ocasião, a assessoria da Santa Casa informou a Rádio Sanca que novas macas seriam adquirias pela entidade. No dia 1 de outubro também deste ano, o Sindicato Rural de São Carlos fez a doação de 10 novas macas para a Santa Casa, porém parece que o problema ainda existe, uma vez que nesta quarta-feira (25) mais uma vez, 3 ambulâncias ficaram paradas no pátio da Santa Casa, presas, porque as macas que são utilizadas pelas ambulâncias estavam ocupadas com pacientes e não tinha no hospital macas para realizar a troca e devolver o equipamento as ambulâncias.

Nosso repórter esteve na Santa Casa e apurou que as 3 ambulâncias estavam aguardando no pátio, e mais um acidente havia acontecido e o paciente seria encaminhado a Santa Casa, o que resultará em mais uma ambulância presa por falta de macas no hospital. Além de sobrecarregar o trabalho do corpo de bombeiros, quem perde com isso é a população, que não pode de forma alguma precisar do serviço do SAMU, pois se precisar não será atendida, porque a ambulância estará presa no pátio da Santa Casa porque o hospital não libera o equipamento que é da ambulância.

A Rádio Sanca entrou em contato com a Assessoria da Santa Casa para novamente questionar o motivo da demora em liberar as macas das ambulâncias, uma vez que hospital recebeu 10 novas macas no mês passado, e a Santa Casa informou que, nesta quarta-feira, o número de pacientes que precisaram de macas foi bem acima do normal e da capacidade máxima de absorver essa quantidade de atendimentos ao mesmo tempo. Cerca de 70% desses pacientes poderiam ter sido inicialmente atendidos em uma das três UPAs do município e, depois disso, se houvesse necessidade, serem encaminhadas para o hospital. Mas foram levados pelo SAMU diretamente ao Pronto-Socorro da Santa Casa. 
Com isso, as 13 macas disponíveis para o Pronto-Socorro estão ocupadas. O hospital está trabalhando para liberar as macas o quanto antes. Importante ressaltar que, além de São Carlos, o hospital recebe também pacientes de outros 5 municípios da região.

Publicado em Outras Notícias

RIO DE JANEIRO/RJ - O Rio voltou a ter um patamar preocupante de ocupação de leitos de UTI para o combate à covid-19. Nesta quarta-feira (25), a taxa de ocupação para tratamento intensivo da doença chegou a 93% na rede SUS. Os números englobam os leitos de unidades municipais, estaduais e federais

Se forem considerados também os municípios da Baixada Fluminense ao todo 146 pacientes aguardavam transferência para leitos especializados. Deste total, 73 eram para UTIs.

Além dos níveis alarmantes nas UTIs, a taxa de ocupação de leitos de enfermaria para tratamento do novo coronavírus na capital estão em 70%. Os dados são da SMS (Secretaria Municipal de Saúde).

Ao todo, a rede SUS da capital tinha na manhã dessa quarta 1.087 pessoas internadas em leitos voltados ao combate à covid-19, sendo 513 em UTI. Desse total, 541 pacientes estão em unidades de saúde do município, sendo 264 em UTIs.

Por: R7

Publicado em Coronavírus

Colisão entre caminhão e ônibus ocorreu em Piraju. Feridos foram levados a hospitais de Taguaí e Taquarituba. Ainda há vítimas nas ferragens

TAGUAÍ/SP - O número de mortos no acidente envolvendo um ônibus e um caminhão, na manhã desta quarta-feira (25), na rodovia SP 249 Alfredo de Oliveira Carvalho, km 171 da pista Norte, no interior de São Paulo, subiu para 41. A informação foi confirmada pelo tenente da Polícia Militar, Alexandre Guedes.

A colisão ocorreu entre as cidades de Taguaí e Taquarituba, na região de Piraju a cerca de 350 quilômetros de distância da capital paulista. Os feridos em estado grave foram levados a hospitais dos municípios. Ainda existem pessoas presas às ferragens.

O ônibus teria tentado ultrapassar outro veículo quando bateu de frente com o caminhão. A rodovia Alfredo de Oliveira Carvalho está interditada para os trabalhos de resgate. Segundo o tenente Guedes, o ônibus levava funcionários de uma empresa têxtil.

De acordo com os Bombeiros, uma das vítimas foi o motorista do caminhão e os passageiros do ônibus, que transportava mais de 50 pessoas. A perícia está no local e deve permanecer com os bombeiros até às 13 horas. Os corpos serão levados ao IML de Avaré.

A ocorrência será registrada em Taquarituba. A rodovia estadual, onde ocorreu o acidente, liga os municípios de Taguaí e Taquarituba, próximo à divisa de São Paulo e Paraná. O local do acidente é de curva e sinuosa.

* Com a colaboração de Nicolas Campos e Clarissa Giaxa, da Record TV.

Por R7

Publicado em Outras Notícias

SÃO PAULO/SP - Para evitar aglomeração nos locais de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) anuncia uma série de medidas preventivas contra a covid-19.

Estudantes do grupo de risco ficarão em uma sala específica e haverá ampliação dos pontos de aplicação do exame.

PublicidadeBotão para controlar o volume da publicidade

De acordo com o Inep, a ocupação deve ser de, aproximadamente, 50% da capacidade original das salas onde os participantes realizarão o exame. Para este ano estão previstas 205 mil salas em 14 mil pontos de aplicação um aumento se comparado com a edição anterior. Em 2019, o Enem foi aplicado em 145 mil salas de aplicação, em cerca de 10 mil locais de prova.

Candidatos infectados por covid-19 terão nova chance de fazer Enem

As provas do Enem 2020 estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). Além da redução do número de pessoas por ambiente de aplicação, uma sala especial, com ocupação de até 12 pessoas, será destinada aos participantes que, segundo o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), são mais vulneráveis à covid.

 Fazem parte desse grupo gestantes, lactantes, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes, como cardiopatias, doenças pulmonares crônicas, diabetes, obesidade mórbida, hipertensão, doenças imunossupressoras e câncer.

O Inep informa que esses perfis já foram identificados na base de inscritos e, assim, alocados nas salas especiais. Não há necessidade de realizar uma nova solicitação.
Doenças infectocontagiosas

Pessoas com doenças infectocontagiosas nos dias de realização das provas, também poderão participar da reaplicação do Enem. Nesses casos, a condição deverá ser comunicada, por meio da Página do Participante, antes da aplicação do exame.

São doenças infectocontagiosas para fins de solicitação de reaplicação do Enem 2020 impresso: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.

Medidas de segurança

Entre as medidas sanitárias implementadas para o Enem 2020 estão a disponibilização de álcool em gel aos participantes e a obrigatoriedade do uso de máscara durante a prova.

O participante poderá levar mais de uma máscara para troca ao longo do dia. As máscaras serão verificadas pelos fiscais para evitar possíveis infrações, respeitando a distância recomendada.

Profissionais que irão trabalhar nos dias de prova, entre aplicadores, fiscais e demais colaboradores, também estão sendo capacitados por meio de cursos a distância, para se adequarem às medidas de segurança sanitária.

Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - Um homem morreu no final da manhã e início da tarde de hoje, 25, na área rural de São Carlos. Nossa reportagem esteve ao local e segundo informações preliminares, funcionários da fazenda estavam realizando podas de árvores, quando um outro galho (que não estava sendo podado) acabou caindo atingindo um funcionário.

O SAMU foi acionado, mas quando chegaram ao local a vítima já estava sem vida. A Perícia esteve na fazenda Santa Maria do Monjolinho, onde aconteceu a fatalidade.

Publicado em Policial
Quarta, 25 Novembro 2020 13:22

Maradona morre aos 60 anos

MUNDO - Maior jogador da história do futebol argentino, Diego Armando Maradona morreu nesta quarta-feira (25) aos 60 anos. 

Diego Armando Maradona morreu em Buenos Aires. A informação é do jornal Clarín. Aos 60 anos, ele atuava ultimamente como técnico do Gimnasia La Plata e lutava contra uma série de problemas de saída e morreu depois de sofrer uma parada cardiorrespiratória.

 

 

*Por G1

Publicado em Esportes

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Novembro 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30            
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.