fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sábado, 14 Novembro 2020

Atividades acontecem de forma remota; inscrições estão abertas e são gratuitas

 

SÃO CARLOS/SP - De 16 a 18 de novembro, será realizado o "V Simpósio Internacional de Formação de Educação em Arte e Pedagogia: formação cultural: artes: docências: pedagogias:". O evento visa oportunizar interlocuções entre grupos de pesquisa, pesquisadores, artistas e educadores nacionais e internacionais sobre a docência, abordando questões relativas à arte, à identidade profissional e aos saberes docentes. Além disso, o Simpósio busca refletir sobre o exercício da docência em relação às artes, ampliando as discussões contemporâneas relacionadas aos campos da Pedagogia, da Arte e da Mediação Cultural.
O evento é organizado por membros de dois grupos de pesquisa ligados à Universidade Presbiteriana Mackenzie: Mediação Cultural (GpeMC) e Arte na Pedagogia (GPAP) - o qual tem como líder a professora Mirian Celeste Martins, da Mackenzie, e vice-líder a professora Lucia Lombardi, do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So) do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
O Simpósio é destinado a professores do Ensino Superior e da Educação Básica, estudantes das diversas licenciaturas, artistas, arte educadores e estudantes da Educação Básica com interesse no tema.
A programação inclui conferências, mesas-redondas, ações poéticas e ciberdiálogos sobre a formação de educadores em Arte e Pedagogia. A programação completa, com temas, convidados e horários, está disponível na página do evento no Facebook (https://cutt.ly/0gUcL2Q).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 13 de novembro neste formulário online (https://cutt.ly/RgPVBca). Será emitido certificado de participação. As atividades de abertura, conferências, mesas-redondas e encerramento serão abertas ao público e transmitidas pelo canal do evento no YouTube (https://bit.ly/38mZ2Zz). Já as ações poéticas e as salas de ciberdiálogo terão transmissão exclusiva para as pessoas inscritas e acontecerão pela plataforma Zoom.
Mais informações estão disponíveis no Facebook (https://cutt.ly/0gUcL2Q). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail simposioformacaoartepedagogia@gmail.com.

Publicado em Educação

RIO DE JANEIRO/RJ - No dia 19 de novembro o Vivo Rio recebe o dono de uma voz inconfundível e que já marcou a vida de muita gente: Belo. 

Após uma breve pausa e recuperado do Covid-19, o cantor retorna aos palcos com a turnê "Belo In Concert", sucesso de público, já considerada uma das melhores performances realizadas pelo “cantor das multidões” nos últimos tempos. O artista garante trazer sua banda completa, afinadíssima e proporcionar um emocionante passeio pelos maiores hits de sua carreira.

No repertório, estão sucessos como “Desafio”, “Eternamente”, “Tua Boca”, “Quero Te Amar”, “Intriga da Oposição”, “Pra Ver o Sol Brilhar”, “Tudo Mudou”, “Reinventar”, “Incondicionalmente”, além de regravações como “Lambada de Serpente”, “Todo Azul do Mar”, entre outras.

Os ingressos são limitados para apresentação presencial, porém também podem assistir de onde estiver com o ingresso on-line através da plataforma virtual do Vivo Rio.  

O mais recente lançamento do cantor, a inédita “É o Que Eu Mereço”, já está disponível nas plataformas de música e em lyric vídeo no YouTube, e circula entre as 10 músicas mais tocadas do país. Além dela, a música “100 Likes”, do grupo Sorriso Maroto com participação especial de Belo é a primeira no ranking das mais ouvidas.

Serviços - Belo In Concert no Vivo Rio

Quando: 19 de novembro, ás 21h30

Onde: Vivo Rio - Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo, Rio de Janeiro

Vendas online em vivorio.com.br

Valores: a partir de R$120,00 no evento presencial e R$20,00 no show on-line.

O Vivo Rio elaborou um protocolo rígido que segue todas as recomendações das autoridades sanitárias. Nosso compromisso é com o bem-estar e a saúde do nosso público, funcionários e dos artistas que passarão pela nossa casa.

Detalhes:

Os espetáculos serão realizados com lugares pré-marcados, respeitando a capacidade de 1/3 dos lugares do estabelecimento e o uso da máscara é indispensável. Veja nosso protocolo completo no site oficial do Vivo Rio.

Publicado em Entretenimento

SÃO PAULO/SP - A DJ e produtora musical Bárbara Labres acabou de lançar seu mais novo single em parceria com o MC Don Juan, “Festinha Particular”. Após o sucesso de “Hoje É Rave”, que já ultrapassa 20 milhões de plays nas plataformas digitais e se mantém há 2 meses no top 200 do Spotify, Bárbara aposta em mais um funk rave que promete conquistar o público. A produção assinada por ela e pela Klab Label vem acompanhada de um videoclipe repleto de coreografia gravado nos estúdios da Fit Dance.

“Essa parceria com a Bárbara foi um projeto muito legal que rolou e vocês vão se surpreender com a música e com o ritmo, que é um funk bem diferente!! Se preparem para dançar." adianta MC Don Juan.

Confira: https://www.youtube.com/watch?v=kwJX6PZh_Uo

"Eu e o Don já curtiamos um o trabalho do outro. Um dia eu estava no estúdio e chamei ele para gravar comigo, deu super certo. No começo, era um brega funk mas algumas semanas antes do lançamento eu decidi transformar em um funk rave e deixar ela mais pra cima, ficou muito mais daora!" conta Bárbara. 

Bárbara vem construindo seu nome e ganhando destaque na música através do estilo eclético, que mistura os diferentes gêneros musicais em suas produções. Atualmente, suas faixas ultrapassam 35 milhões de reproduções e fazem parte das maiores playlists das plataformas digitais. MC Don Juan é um dos principais nomes do funk, com quase 6 milhões de ouvintes mensais no Spotify, 100 milhões de visualizações no seu canal do Youtube e acumula diversos hits, incluindo as parcerias com as duplas Maiara & Maraisa e Luiza & Maurílio.

 

LETRA:
(Bárbara Labres/Rodrigo Marques/Victor Reis/Menor)


Me convocou
Quer me encontrar
Já to ligado onde ela quer chegar
Quer festinha particular?


Tá procurando então agora
Vai sentar
Vai jogar
Sabe que a pegada dos “maloka” representa Vai sentar
Vai jogar
Tá querendo que eu aumento esse 150

Já que a levada tá lenta
Então aguenta esse 170

Na na na na na na
Na na na na na na na
Na na na na na na
Na na na na na na na

Ela joga o bumbum pro alto
E a palma da mão no chão
Ela tira, empurra e encaixa
Da surra de “rabetão”
Então toma vai!

Publicado em Pop & Arte

ARARAQUARA/SP - Dois rapazes foram presos com 7 mil reais na Rodovia Washington Luís, na cidade de  Araraquara. Segundo informações, os Policiais Rodoviários estavam realizando uma fiscalização no pedágio e abordaram um veículo.

Os ocupantes, dois rapazes, foram revistados e nada de ilícito foi encontrado, porém, dentro do carro encontraram uma bolsa com 7581 reais e 6 máquinas de cartão.

Os rapazes confessaram que aplicavam o golpe do motoboy e estavam atuando na região de Olímpia, e ofereceram o dinheiro aos policiais para que fossem liberados.

Eles receberam voz de prisão por corrupção ativa e foram encaminhados a delegacia. O caso será apurado pela Polícia Civil.

 

 

*Por: PORTAL MORADA

Publicado em Araraquara

Aplicativo está disponível gratuitamente na Play Store e já possui mais de 100 downloads

 

JAÚ/SP - O Hospital Amaral Carvalho (HAC) recebe o apoio de muita gente, de diferentes formas e por diferentes motivos. Uns querendo ajudar em agradecimento ao tratamento de um parente querido. Outros se sensibilizando com a causa oncológica. Ainda tem os que passam pelo nosso hospital e querem retribuir o carinho e cuidado. É o caso do Jacques dos Santos Oliveira.

Ele tem 34 anos e mora na cidade de Serra, no Espírito Santo. Interrompeu o curso de engenharia da computação e veio para Jaú, em agosto de 2018, quando iniciou um tratamento. Mas, os médicos indicavam que seria necessário um transplante de medula óssea (TMO). Começou, então, uma difícil contagem contra o tempo para encontrar um doador compatível. "Descobrimos que dois irmãos meus eram compatíveis entre si, mas comigo, ninguém era", diz. Depois de muito tempo de busca, dois doadores foram encontrados no banco de dados com compatibilidade total. O transplante foi realizado em abril do ano passado.

Começava uma nova contagem. "Os 100 primeiros dias costumam ser os mais delicados, o que faz desta data ser bastante aguardada pelos pacientes", conta o médico hematologista do HAC, Iago Colturato. Nesse período, o transplantado tem mais chances de desenvolver infecções e deve permanecer perto ao hospital para atendimento quando necessário.

Hospedado na casa de apoio Eva L. V Barbanti, Jacques dividia a ansiedade pela data com outros pacientes do TMO. "Ficamos todos trocando informações, ansiosos, esperando os 100 dias de pós-transplante. Mas comecei a perceber que cada um contava de um jeito, alguns se perdiam... imaginei que podia ajudar e automatizar". 

Com a experiência profissional na área de desenho digital atrelado ao conteúdo aprendido na sala de aula durante a faculdade, o paciente desenvolveu o aplicativo D+Eu. O app conta os dias desde a realização do procedimento e oferece outras funcionalidades para os pacientes. "Muita gente esquece o número do Registro do Paciente, a data de retorno, então inclui essas informações para facilitar", explica. Além disso, o D+Eu traz informações sobre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Tratamento Fora do Domicílio (TFD), notificações sobre a importância da ingestão de água e tem troca de mensagens (chat) entre os usuários.  "Comecei a desenvolver aqui mesmo, ainda internado. Fiz baseado nas minhas experiências."

O D+Eu foi lançado em novembro de 2019 e está disponível gratuitamente na Play Store. De lá para cá, já são mais de 100 downloads. "É uma satisfação saber que está sendo útil para mais pessoas. É a minha forma de doação, fiz o que estava ao meu alcance", concluiu.

Publicado em Outras Cidades

BROTAS/SP - O Brotas Eco Hotel Fazenda, situado na Estância Turística de Brotas, a apenas 220 km de São Paulo, lançou essa semana uma campanha especial de Black Friday. Os descontos são de 10% e podem ser utilizados para reservas nos meses de novembro e dezembro, inclusive para os pacotes de Natal. Os descontos são validos para os 10 primeiros apartamentos.   

Nos meses de novembro e dezembro, a hospedagem durante a semana, de domingo a quinta, além do desconto, também está com a Diária Plus, ou seja, para cada duas diárias, a terceira é grátis. Neste caso, o valor do pacote de duas diárias para casal, sendo a terceira cortesia, sai a partir de R$ 1.989. O pacote de fim de semana, exceto em feriados, já com 10% de desconto, sai por R$ 1.692, com pensão completa. Ambos os casos, uma criança de até cinco anos é cortesia.     

O Natal também está na promoção Black Friday. O pacote de 4 diárias para casal tem tarifas variando a partir de R$ 4.728, já com desconto, em regime de pensão completa, exceto bebidas. No valor também está incluso um ingresso para a Fundação CEU (Centro de Estudos do Universo), e uma criança de até 5 anos, no mesmo apartamento dos pais, é cortesia.

A programação inclui coquetel de boas-vindas, jantares temáticos, oficinas de Natal, passeio pela cidade de Brotas, monitoria infantil e de adultos. Na noite do dia 24 de dezembro, o Hotel Fazenda servirá um coquetel às 18h e a ceia de Natal será realizada às 22h, juntamente com a chegada do Papai Noel para entrega dos presentes.

Lazer e diversão para toda a família

Em todas as datas, os hóspedes poderão aproveitar uma intensa programação de lazer com uma das melhores equipes de monitoria de São Paulo. As atividades contam com visita à fazendinha, ordenha das vacas, oficinas interativas, gincanas em família, arco e flecha, piscina natural com tirolesa, gincana na piscina com concurso de sucos, desafios no paredão de escaladas e nos toboáguas, futebol de sabão, discoteca e muito mais.

As famílias mais aventureiras ainda podem curtir as atividades opcionais de esportes de aventura como rafting, floating, boia cross, canionismo, voo do Tarzan, trilhas, quadriciclos e cavalgadas. Neste caso, as atividades são realizadas por agências parceiras e são pagas. Para os adultos haverá ainda um tour gratuito para conhecer a cidade de Brotas com visitas à Casa da Cachaça, Parque dos Saltos, quedas d’água do rio Jacaré Pepira.

Lagoa Encantada: atração inédita e exclusiva

Uma das atrações inéditas para este ano é a Lagoa Encantada, uma piscina com projeção mapeada que é única no Brasil. Ambientalizada em uma caverna cenográfica, a Lagoa Encantada é uma piscina temática coberta e aquecida. Conta com cachoeiras, cascatas, jatos de água, fontes termais brotando do fundo, além de pontos de jacuzzi divididos por toda uma área de 600 m2.

Viajar com pets é ainda mais gostoso

As famílias que viajam com pets podem ficar tranquilas. O Brotas Eco é o único hotel de São Paulo a oferecer uma estrutura exclusiva para os peludos: o Dog Park. Com uma área de 1.000 metros quadrados, o Dog Park conta com 2 pistas de agility para cães de todos os portes, 6 dog-apartamentos (canis) com portões e cadeados, caso os hóspedes queiram deixar o pet em segurança enquanto curtem o parque aquático ou realizam alguma atividade inapropriada para cães.

O Brotas Eco Hotel Fazenda cobra taxa de R$ 70 a diária por pet de pequeno porte, R$ 90 médio e R$ 120 para pets de grande porte. No caso de hóspedes e pets mais aventureiros, existem ainda a possibilidade de fazer rafting com os peludos. Qualquer cãozinho pode participar, mas o passeio deve ser agendado com antecedência e custa, em média, R$ 90 por pet (o valor precisa ser verificado antecipadamente com a agência prestadora do serviço).

Infraestrutura de lazer e culinária

A infraestrutura de lazer conta com um verdadeiro parque aquático com cinco piscinas, dois toboáguas, além de cama elástica, sauna, jacuzzi coberta, academia, salão de jogos, quadras poliesportivas, ginásio, campos de futebol, paintball, fazendinha com mini zoológico, lago com tirolesa, sala de leitura, sala de TV, brinquedoteca, redário, além de serviços opcionais de babá e massagem.

Outro ponto forte do Brotas Eco é a gastronomia. São três restaurantes cujos cardápios variados oferecem o que há de melhor em comida típica da fazenda, com destaque para saladas, pratos quentes, e um grande buffet de doces caseiros, frutas, compotas e queijos, produzidos no próprio estabelecimento.

Regras e cuidados na hospedagem 

Todas as atividades do Brotas Eco estão seguindo rigorosamente os protocolos de segurança estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Foram adotadas medidas como espaçamento criterioso de 1,5m de distância entre as mesas, aferição de temperatura dos visitantes e farta disposição de álcool em gel.

Conforme o Decreto nº 64.959, de 04 de maio de 2020, o estabelecimento não permitirá a entrada de pessoas sem máscara de proteção. Além de oferecer uma experiência agradável e prazerosa, o Brotas Eco presa sobretudo pelo bem-estar e pela saúde dos hóspedes e dos colaboradores.

Sobre o Brotas Eco Hotel Fazenda

Localizado a apenas 1,5 km do centro de Brotas, interior de São Paulo, o Brotas Eco Hotel Fazenda pertence ao Grupo Peraltas e atua no mercado de Turismo há quase 40 anos. No que se refere à infraestrutura, o Brotas Eco possui 42 apartamentos, todos equipados com ar condicionado, TV LCD, frigobar, apartamentos com ventilador de teto, cama box, Wi-Fi, e cofre.

Para mais informações e reservas, acesse www.brotasecohotelfazenda.com.br ou ligue (14) 3653-9998 / (11) 3035-1900.

Publicado em Brotas

Prazo para os nascidos em outubro é 30 de novembro.  Município está realizando atualização dos beneficiários com agendamento

 

IBATÉ/SP - A Prefeitura de Ibaté, por meio da Secretaria de Promoção e Bem-Estar Social, está realizando a atualização de cadastro do Benefício de Prestação Continuada - BPC. Pelas novas regras do INSS, a partir de agora todos os beneficiários do programa devem estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

Ibaté tem hoje 922 pessoas que recebem o BPC e que devem fazer a atualização. O agendamento deve ser feito pelos telefones 16 3343-3043 ou 3343-5733 e os atendimentos presenciais são marcados, individualmente, na sede da Assistência Social de Ibaté, à Avenida São João 231.

O prazo para a atualização é de acordo com a data de nascimento do beneficiário, mas os interessados não precisam esperar para fazer o agendamento.  Para quem fez aniversário em outubro, o limite é 30 de novembro; para os nascidos em novembro o limite é 30 de dezembro e para os que fazem aniversário em dezembro, o  prazo é até 30 de janeiro.

Segundo a responsável pela Assistência Social de Ibaté, Adriana Adegas Martineli, aqueles que não fizerem a atualização podem perder o benefício. "Recomendamos que os interessados procurem o quanto antes atualizar o cadastro, evitando que o benefício seja suspenso, já que para voltar a recebe o BPC será mais muito mais trabalhoso e demorado".

No momento do agendamento, via telefone, os beneficiários são orientados sobre a documentação necessária que deverá ser apresentada durante o atendimento presencial.

Publicado em Ibaté

MUNDO - Uma nova onda de covid-19 avança nos Estados Unidos, o país mais afetado pela pandemia no mundo, e é provável que sua economia continue se deteriorando e leve até anos para recuperar seu robusto estado anterior à chegada do vírus.

Mesmo com notícias promissoras sobre uma bem-sucedida candidata à vacina, é pouco provável que ela seja rápida e amplamente distribuída.

As infecções por coronavírus nos Estados Unidos alcançaram novos níveis recordes de mais de 150.000 por dia, levando as autoridades de muitas localidades e regiões a imporem novas restrições.

A covid-19 "ainda determina o curso da economia", afirmou a economista Diane Swonk, da consultoria Grant Thornton, em uma análise.

"O atual aumento de casos é muito mais preocupante (...) e se espera que seja mais perturbador para a atividade econômica", acrescentou.

As autoridades dizem que um número cada vez maior de casos tem origem em reuniões privadas relativamente pequenas.

"Compre um peru pequeno", pediu Swonk, referindo-se ao principal prato do feriado de Ação de Graças, no qual os americanos tradicionalmente se reúnem com toda família.

Terceira cidade mais populosa do país, Chicago pediu a seus residentes que fiquem em casa, enquanto em Nova York e em Minnesota, os estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas devem fechar às 22h.

No verão boreal (inverno no Brasil), a maior economia do mundo mostrou sinais promissores de recuperação de sua pior recessão desde a Grande Depressão, mas agora corre o risco de sofrer um novo golpe, especialmente na ausência de um novo pacote de estímulos do Congresso.

"Estamos começando a ouvir dos economistas que estão pensando em reduzir suas projeções do PIB [Produto Interno Bruto], devido à covid", disse Maris Ogg, da Tower Bridge Advisors.

Embora o auge das vendas de casas e automóveis tenha sido um ponto positivo na economia, junto com uma recuperação na indústria, os consumidores estão preocupados com o aumento dos casos. E um indicador do ânimo dos consumidores despencou em novembro, pela primeira vez desde julho.

 

 

- Até 2023? -

A nova onda de infecções surge em meio a uma delicada transição política: o democrata Joe Biden venceu a eleição presidencial em 3 de novembro, enterrando um segundo mandato do republicano Donald Trump, que, no entanto, ainda não reconhece sua derrota.

Os democratas conseguiram manter sua maioria na Câmara dos Representantes, mas será apenas no início de janeiro que se terá uma resposta sobre o controle do Senado.

Essa incerteza frustrou as esperanças de uma aprovação rápida de um novo pacote de ajuda financeira em massa para famílias e empresas que enfrentam dificuldades com a pandemia, assim como para governos estaduais e locais com limitações orçamentárias.

Em março deste ano, o Congresso americano aprovou vários projetos de lei de gastos para responder à pandemia, que impulsionaram a economia, mas muitas das provisões da Lei CARES, de US$ 2,2 trilhões, expiraram.

Com pelo menos 11 milhões de trabalhadores americanos ainda desempregados, republicanos e democratas continuam divididos sobre a estrutura e o tamanho do próximo pacote.

Swonk disse que mesmo um estímulo "magro" de US$ 1 trilhão poderá fazer a atividade voltar, em meados de 2021, aos níveis pré-pandemia.

Ela adverte, porém, que "o emprego não alcançaria seu pico anterior antes do final de 2023. Uma vacina não consegue chegar rápido o suficiente para alimentar famílias famintas".

O vice-presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano), Randal Quarles, disse na terça-feira que não espera que a economia se recupere antes 2022, ou do início de 2023.

Os consumidores precisam recuperar a confiança para voltar aos padrões normais de gastos, como ir ao cinema, comer fora, ou sair de férias.

Na capital, Washington, D.C., por exemplo, apenas 10% dos funcionários retornaram para seus postos de trabalho em outubro, de acordo com dados do DowntownDC Business Improvement District.

 

 

- Recuperação desigual -

A taxa de desemprego nos Estados Unidos caiu para 6,9% em outubro, depois de atingir um pico de 14,7% ao longo da crise atual. Ainda assim, um terço dos desempregados está há mais de seis meses sem trabalho, e isso preocupa os economistas.

"Não vamos voltar para a mesma economia", disse o presidente do Fed, Jerome Powell, recentemente, explicando que a economia será mais dependente da tecnologia.

"Me preocupa que isso torne as coisas ainda mais difíceis do que já eram para muitos trabalhadores", sobretudo, os empregados de serviços de baixa renda, que são mais propensos a serem mulheres e minorias, completou.

Powell destacou também que muitas mulheres foram forçadas a deixar o mercado de trabalho, "não por escolha própria", enquanto as crianças não estão recebendo a educação que deveriam.

 

 

*Por: AFP

Publicado em Economia

MUNDO - O segundo homem no comando da Al Qaeda, acusado de ajudar a planejar o bombardeio de duas embaixadas dos Estados Unidos na África, em 1998, foi morto no Irã, em agosto último, por agentes israelenses atuando a mando dos Estados Unidos, segundo o jornal New York Times, citando fontes de autoridades dos serviços de inteligência.

Abdullah Ahmed Abdullah, cujo nome de guerra era Abu Muhammad al-Masri, foi assassinado a tiros por dois homens em uma moto nas ruas de Teerã, em 7 de agosto, segundo a reportagem, publicada no dia 13.

O assassinato de Masri, que era visto como um provável sucessor do atual líder da Al Qaeda, Ayman al-Zawahiri, foi mantido em segredo até agora, disse o jornal.

Não ficou claro qual foi o papel, ou até mesmo se houve um, dos Estados Unidos na morte do militante nascido no Egito, afirmou a reportagem. Autoridades norte-americanas rastreavam Masri e outros agentes da Al Qaeda no Irã há anos, disse a matéria do jornal americano.

A Al Qaeda não anunciou sua morte, autoridades iranianas estão acobertando-a e nenhum governo reivindicou responsabilidade pela ação em público, afirmou a publicação.

O Irã negou a reportagem, dizendo que não havia “terroristas” da Al Qaeda em suas terras.

Uma autoridade norte-americana, conversando com a agência de notícias Reuters sob condição de anonimato, se recusou a confirmar detalhes da reportagem ou a dizer se houve qualquer envolvimento dos Estados Unidos. O Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca não respondeu imediatamente ao pedido por um comentário. O gabinete do primeiro-ministro de Israel afirmou que não comentaria a reportagem.

 

 

*Por Matt Spetalnick e Mark Hosenball - da Agência Reuters

Publicado em Política

SÃO PAULO/SP - O aumento nos custos dos materiais de construção ligou o sinal de alerta para as construtoras residenciais. As empresas do setor de alto padrão preparam reajuste nos preços dos apartamentos, já que seus consumidores têm um bolso mais recheado e capaz de absorver esse impacto.

Mas as companhias que erguem imóveis populares podem ter de apertar o cinto, pois não contam com a mesma flexibilidade. O poder de compra dos seus consumidores é menor e, além disso, há limites de preços que podem ser praticados dentro do programa Minha Casa Minha Vida (rebatizado de Casa Verde e Amarela).

A Tenda já avisou que espera lucratividade menor devido à elevação dos custos de materiais. “Existe perspectiva de queda de margem”, anunciou o diretor financeiro, Renan Sanches, em reunião com investidores e analistas.

Segundo o executivo, um eventual repasse dos custos para os preços finais provocaria uma queda na velocidade das vendas, já que os compradores de imóveis da Tenda são famílias com renda mensal de até R$ 4 mil – que dependem do programa habitacional para ter acesso à casa própria.

Esse também é um ponto de alerta para a Eztec, que tem um braço de negócios exclusivo para o mercado popular, a Fit Casa. “No Minha Casa Minha Vida, o aumento de custos de materiais nos preocupa muito. Não dá para existir aumento de custo sem aumento de preço”, disse o diretor de relações com investidores, Emílio Fugazza. “Se não for discutido aumento nos valores, chega uma hora em que ficará impossível produzir. Essa é uma cobrança que virá mais para frente.”

As construtoras residenciais focadas em empreendimentos para o público de alta renda, por sua vez, já consideram repasses. É o caso da Cyrela.

“Vemos a inflação dos materiais e poderemos repassar para o preço. As vendas estão aquecidas, os juros estão baixos e o poder de compra está bom”, explicou o diretor financeiro, Miguel Mickelberg, referindo-se às condições de mercado que permitem elevar o valor de venda das moradias.

Essa é a mesma visão da Tecnisa. Caso a alta nos custos se perpetue no ano que vem, a empresa fará o repasse para o preço final. “Não vamos aceitar diminuir nossas margens”, frisou o presidente, Joseph Nigri.

Desequilíbrios. O Índice Nacional de Custos da Construção (INCC) subiu 1,69% em outubro, uma aceleração em relação à taxa de 1,15% de setembro, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). É a maior taxa mensal para o índice em cinco anos. Com este resultado, o índice acumula alta de 6,34% neste ano.

Os itens que mais pesaram no mês foram tubos e conexões de PVC (16,28%), vergalhões e arames de aço (10,54%), esquadrias de alumínio (7,07%); tubos e conexões de ferro e aço (7,62%) e tijolo e telha cerâmica (5,31%).

A explicação para o salto nos custos dos materiais está no desequilíbrio entre oferta e demanda neste ano por conta da pandemia. Houve uma parada da indústria por causa da quarentena e uma retomada muito rápida após a flexibilização.

Alguns empresários entendem que a situação é apenas transitória, de modo que a pressão sobre os custos dos materiais tende a dar um alívio nos primeiros meses do ano que vem, após a reorganização dos fabricantes.

 

 

*Por: Circe Bonatelli / ESTADÃO

Publicado em Economia

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Novembro 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30            
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.