fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quarta, 25 Novembro 2020

SÃO CARLOS/SP - É com grande tristeza que a Rádio Sanca, mais uma vez, noticia o que pode ser sido a pior enchente que São Carlos já viveu. O Jornalista Ivan Lucas esteve na baixada do mercado e mostrou com exclusividade os estragos causados pela chuva desta quinta-feira, 26 de novembro de 2020.

O ano de 2020 foi o pior na história de muita gente. No inicio do ano, em 12 de janeiro de 2020, os comerciantes da baixada do mercado presenciaram, o que até aquele momento, foi a pior enchente que a cidade já viveu, na mesma semana a cidade passou pelo mesmo episódio duas vezes, e quando o comerciante começou a se recuperar, pensar positivo, veio a pandemia que atingiu o mundo todo, mas principalmente os comerciantes, que ficaram com suas lojas de portas fechadas por mais de 6 meses, voltando quase a normalidade a pouco tempo, a menos de 3 meses, e quando as noticias apontavam uma melhora, quando a estimativa com relação ao crescimento das vendas do comércio eram altas e quando os comerciantes se prepararam com novos produtos para vender na Black Friday que será no dia de amanhã, veio a pior enchente de todos os tempos, que DESTRUIU COMPLETAMENTE as lojas da baixada do mercado.

A única coisa que podemos fazer neste momento, é pedir que o Poder Público a partir desses 4 anos seguintes busquem recursos para realizarem obras para acabar ou minimizar as enchentes, é inadmissível uma população viver a mercê do medo, uma cidade como São Carlos, considerada a capital da tecnologia, não se pode esperar que estragos como esse aconteçam para então buscar saídas.

A Rádio Sanca se solidariza com os comerciantes e deixamos aqui nosso sentimento de tristeza, pois neste momento, não foram só os comerciantes que perderam seus produtos, mas foi todo povo de São Carlos, que perdeu a sua felicidade, pois como São-Carlenses, nos solidarizamos pela situação do nosso próximo, e estamos todos em luto pela situação e pelas perdas desta quinta-feira.

Publicado em Outras Notícias

Por Uma Vida + Participativa recebeu propostas de estudantes das universidades da cidade

 

SÃO CARLOS/SP - Na tarde do último dia 25, aconteceu, de maneira virtual, a reunião de apresentação das cinco propostas finalistas do concurso de ideias Por uma Vida + Participativa, que recebeu propostas de estudantes da cidade para a revitalização do Parque do Bicão. Durante a ocasião, também foi conhecida a equipe vencedora.

Na abertura, o presidente da Unimed São Carlos, o médico Daniel Canedo, destacou a importância da união de diversos setores da sociedade em prol do município. “Atingimos nosso objetivo com essa iniciativa, que possibilitou a participação de graduandos das três universidades instaladas aqui a fim de cuidar de uma área de grande importância para a população”.

Em seguida, o professor Érico Masiero, coordenador do Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana (URBIE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PPGEU) do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), parceiro da Unimed São Carlos na realização do concurso, parabenizou a cooperativa pela inciativa, que beneficiará toda a cidade. “Precisamos de mais ações como esta. São Carlos é uma cidade rica em conhecimento, que pode ser compartilhado para causas nobres. É um prazer participar desse concurso”.

Após, os cinco grupos finalistas, apresentaram suas propostas. A equipe vencedora tem como orientador Manoel Lopes Rodrigues Alves, docente da USP, e é composta pelos estudantes Marília Daniela Barbosa Silva, Luiza Di Lella Moura, Mayara Capistrano Costa Fook, Yeda Fadel Blascke e Tiago da Cunha Campos.

Conheça a classificação e as demais equipes no site https://unimedsaocarlosparquebicao.com.br/

O concurso de ideias Por uma Vida + Participativa

O concurso de ideias Por Uma Vida + Participativa foi uma iniciativa da A Unimed São Carlos, em parceria com o Grupo URBIE, da UFSCar, destinado aos graduandos de qualquer área do conhecimento das universidades públicas e privadas instaladas na cidade. Os projetos inscritos foram voltados para revitalização, acessibilidade e sustentabilidade do Parque do Bicão.

Adoção do Parque do Bicão

A Unimed São Carlos e Prefeitura Municipal assinaram, no dia 13 de agosto, o termo de adoção no âmbito do projeto Adote uma Praça, onde a Unimed passou a ter responsabilidades na manutenção do Parque do Bicão. A adoção da área é uma das ações da Unimed São Carlos em sua campanha rumo aos 50 anos, que serão completos em maio de 2021.

Publicado em Cidadania

SÃO PAULO/SP - Secretaria municipal de Saúde abrirá 200 novos leitos de enfermaria nos Hospitais da Brasilândia e de Parelheiros para casos leves

O secretário de saúde da cidade de São Paulo, Edson Aparecido, afirmou nesta quinta-feira (26) que a taxa de ocupação de pacientes com covid-19 nos hospitais municipais privados é de 66% dos leitos e nos hospitais estaduais da cidade, 60%.

O secretário afirmou ainda que a pasta abrirá mais 200 novos leitos de enfermaria nos Hospitais da Brasilândia e de Parelheiros para internação de pacientes com casos leves de covid-19.

"Continuamos nessa gravíssima pandemia. Criamos o Plano São Paulo que garantem o aumento da restrição ou a flexibilização e fazemos isso de forma heterogenea. São Paulo não esconde dados", disse o governador São Paulo.

 

Publicado em Coronavírus

Executivo da empresa afirmou que eficácia de 90% do imunizante obtida após administração de meia dose seguida de dose completa não foi proposital

MUNDO - A AstraZeneca, farmacêutica que desenvolve a vacina de Oxford contra a covid-19 junto à Universidade de Oxford, admitiu que a eficácia obtida de 90% do imunizante com a adminstração de meia dose seguida de uma dose completa um mês depois ocorreu após um erro. A informação foi publicada nesta quinta-feira (26) pelo jornal norte-americano The New York Times.

"O erro na dosagem foi cometido por uma empresa contratada. Uma vez descoberto, os reguladores foram imediatamente notificados e assinaram o plano de continuar testando a vacina em diferentes doses", afirmou o executivo da AstraZeneca Menelas Pangalo em entrevista na quarta-feira (25) citada pelo jornal.

A AstraZeneca foi uma das fabricantes de candidata à vacina contra a covid-19 a anunciarem resultados preliminares positivos neste mês, além da Pfizer, Moderna, CoronaVac e Sputinik V. De acordo com as doses administradas, a vacina de Oxford apresentaria eficácia de 62% a 90%, sendo a média de 70%.

A administração do imunizante que não estava prevista e apresentou resultado mais eficaz, de 90%, estava relacionada a participantes que receberam meia dose da vacina na primeira dose e uma dose completa um mês depois. Já aqueles que receberam duas doses completas, da primeira e segunda vez, tiveram resposta imune menos eficaz, de 62%.

Cerca de 2.800 pessoas teriam recebido a dosagem menor, segundo o New York Times, sendo que 8.900 participantes receberam duas doses completas. Os voluntários são do Reino Unido.

 Os participantes que foram beneficiados com o erro tinham menos de 55 anos, ainda de acordo com o jornal, que ressaltou que o principal grupo de risco, que são os idosos, não passaram, portanto, pelo teste que resultou em melhor resultado.

O executivo da AstraZeneca afirmou à Reuters na segunda-feira (23) que a empresa não pretendia que nenhum participante recebesse meia dose e que ela ocorreu por um erro de cálculo, o que permitiu que os pesquisadores encontrassem uma adminstração do imunizante mais promissora.

A vacina de Oxford também passa por testes no Brasil com coordenação da Unifesp (Universidade de São Paulo), sendo uma das candidatas a serem distribuídas no país.

Representantes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) têm previsão de visitar a fábrica da vacina da Oxford na China de 7 a 10 de dezembro. Eles já estão no país. A inspeção faz parte do protocolo para registro da vacina no Brasil.

Já existe um acordo entre a Universidade de Oxford e o governo brasileiro para a compra do imunizante e transferência da tecnologia, caso a vacina seja aprovada nos testes. No Brasil, será produzida pela Bio-Manguinhos, laboratório da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro.

Os testes começaram no Brasil em 20 de junho e englobam 10 mil pessoas. Os testes globais chegaram a ser suspensos em setembro depois que uma voluntária no Reino Unido apresentou reação adversa grave, mielite transversa, uma manifestação neurológica que afeta os nervos periféricos da coluna. Mas os testes foram retomados dias depois.

Publicado em Coronavírus

BRASÍLIA/DF - O Brasil criou 394.989 vagas com carteira assinada em outubro, segundo os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta quinta-feira (26) pelo Ministério da Economia. Este é o quarto mês consecutivo que o país tem mais contratações do que demissões.

O saldo é resultado de 1.548.628 admissões e de 1.153.639 desligamentos. No mesmo mês de 2019, foram criadas 70.852 vagas formais.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o resultado de outubro foi o melhor da série histórica do Caged, iniciada em 1992. “Esse mês de outubro foi o mês em que geramos mais empregos na série histórica do Caged. Desde 1992, o Brasil não criava tantos empregos em um mês. Tivemos quase 400 mil empregos, 394 mil empregos. Então, a economia brasileira continua retomando em V, em um ritmo acelerado”, disse Guedes.

Segundo o Ministério da Economia, "o desempenho reforça a retomada da economia brasileira após os efeitos econômicos gerados pela pandemia de covid-19".

O salário médio das contratações foi de R$1.691,92 em outubro.

O resultado de outubro foi positivo nas cinco regiões do país, com destaque para o Sudeste, com a criação de 186.884 postos; e no Sul, 92.932 novas vagas. No Nordeste foram criados 69.519 empregos formais; no Centro-Oeste, 25.024; no Norte, 20.658 vagas.
Setor de serviços contratou mais

Em outubro, houve mais contratações do que demissões em quatro dos cinco grupamentos analisados pelo Caged.

O maior saldo ficou no setor de serviços (+156.766 postos), principalmente nas atividades de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (+103.443 postos).

Em seguida, aparece o comércio; com destaque para reparação de veículos automotores e motocicletas (+115.647 postos), seguido de indústria geral (+86.426 postos), e construção (+36.296 postos).

Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura foi o único Grupamento com saldo negativo em outubro (-120 postos).
Resultado de 2020

De janeiro a outubro deste ano, o Brasil registrou 12.231.462 admissões e 12.402.601 demissões, resultando no fechamento de 171.139 vagas formais.

Os setores de serviços e comércio fecharam 268.049 e -231.245 vagas, respectivamente, de janeiro a outubro deste ano. Em contrapartida, houve criação de vagas na indústria, construção e agropecuária - com saldos de, respectivamente, 86.991, 138.409 e 102.911 empregos com carteira assinada.

Por R7

Publicado em Economia

TAGUAÍ/SP - O velório de parte das 41 vítimas que morreram no acidente envolvendo um ônibus e um caminhão no km 172 da Rodovia Alfredo de Oliveira Carvalho, em Taguaí, interior de São Paulo, ocorre na manhã desta quinta-feira (26), em Itaí.

"A dor é muito grande. O idela era que o ônibus estivesse com 50% da capacidade de ocupação de passageiros", afirmou Dorival Pacheco, que perdeu a mulher e o genro de 25 anos na tragédia. "Deixar o primeiro filho com menos de dois anos é muito triste. Vamos ter que entrar com uma medida judicial para tentar amenizar a dor", afirmou.

Veja ainda: Corpos de vítimas da tragédia com ônibus em Taguaí são identificados

O velório ocorre no ginásio central de Itaí e segue regras de distanciamento social em função da pandemia do corornavírus. Há também outro corpo velado em outro ginásio. Cada família tem 2 horas para velar o corpo. Foram sepultados 18 corpos em Itaí desde a noite da quarta-feira (25). Ao todo, foram sepultados 32 corpos na cidade e 9 foram levados a outros municípios. Alguns foram velados em residências e igrejas.

A força-tarefa, montada pelo governo estadual, concluiu na madrugada desta quinta-feira (26), a identificação e liberação dos corpos das 41 vítimas fatais do acidente ocorrido na manhã da quarta-feira (25) envolvendo um ônibus e um caminhão que colidiram no km 172 da Rodovia Alfredo de Oliveira Carvalho, em Taguaí, interior de São Paulo.

Além dos policiais militares e bombeiros que, desde as primeiras horas da manhã, atuaram no resgate das vítimas e na preservação do local do acidente, cerca de 50 profissionais das polícias Civil e Técnico-Científica participaram das atividades da força-tarefa tanto na região de Taguaí quanto na capital paulista.

Por R7

Publicado em Outras Notícias

MUNDO - Corpo de craque argentino está na Casa Rosada, sede do governo, e são esperados que mais de um milhão de torcedores de despeçam do camisa 10

O velório de Diego Armando Maradona acontece na Casa Rosada, sede do governo da Argentina, em Buenos Aires, neste sexta-feira. Por volta de 6h da manhã as portas foram abertas para que os fãs pudessem dar o último adeus a um dos maiores ídolos argentino.

Muitos torcedores dormiram na Plaza de Mayo e o governo armou um forte esquema de segurança. Porém houve confusão e tumulto nas primeiras horas. Mas os policiais conseguiram conter os fãs e o velório acontece calmamente.

Os torcedores têm de passar rapidamente por onde está o corpo de Maradona e não podem ficar parados em frente ao caixão do craque, que está coberto com uma bandeira da Argentina e camisas da seleção e do Boca Juniors, time do coração do gênio.

 Como os fãns não podem parar em frente ao corpo do camisa 10, eles jogam camisas, fotos, flores e objetos em direção ao caixão de Maradona. Todos estão emocionados e com frequência cantam músicas das torcidas argentinas.

A família e os amigos do argentino fizeram uma cerimônia rápida antes da abertura do velório para o público. Entre os amigos estiveram presentes Carlos Tévez, Mascherano, Maxí Rodríguez, Jorge Burruchaga e Martín Palermo.

 O velório está previsto para acontecer até as 16h e depois acontecerá o sepultamento no Cemitério Jardim da Paz, na periferia de Buenos Aires. O local foi escolhido pela família, porque os pais de Maradona também estão enterrados lá. Mas torcedores e autoridades chegaram a pedir que o craque ficasse nos cemitérios maiores da cidade, como da Recoleta ou da Chacarita, onde estão sepultados outros ídolos argentinos.

A expectativa é que mais de um milhão de pessoas passem pela Casa Rosada, mas a imprensa argentina prevê nem todas as pessoas consigam entrar na sede do governo, já que a família de Maradona escolheu fazer um velório mais curto.

Por R7

Publicado em Esportes

Sincomercio e Sincomerciários definiram calendário do comércio para o natal. Ações que possam criar aglomerações não serão permitidas. Black Friday será nesta sexta-feira (27), também, das 10h às 20h

 

SÃO CARLOS/SP - Sem poder estender o horário do comércio, devido às restrições da Fase Amarela do Plano São Paulo para Enfrentamento à Covid-19, o Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) e o Sindicato dos Empregados do Comércio de São Carlos e Região (Sincomerciários) definiram o calendário especial de natal do comércio de São Carlos e Ibaté para dezembro de 2020, dentro das 10 horas de atendimento permitidas pelo Plano.

Para novembro de 2020, as entidades também definiram a realização do Black Friday, na próxima sexta-feira (27), quando as lojas ficam abertas das 10h às 20h e no sábado (28), das 9h às 17h.

Em dezembro, um dos meses de maior movimentação no setor varejista, o comércio terá horário especial com as lojas abertas a noite, a partir do dia 1º. até o dia 23 (de segunda a sexta-feira), das 10h às 20h. 

Nesse mês, as lojas ainda ficam abertas nos sábados 05, 12 e 19, das 9h às 17h; nos domingos, dias 06, 13 e 20, das 9h às 17h e na véspera de Natal, dia 24 (quinta-feira), das 9h às 18h.

Já em pós-festas, no dia 26 (sábado) e no dia 2 de janeiro de 2021 (sábado), as lojas estarão fechadas e na véspera de Ano Novo, no dia 31 (quinta-feira), o comércio abre das 9h às 17h.

Paulo Roberto Gullo, presidente do Sincomercio São Carlos, lembrou que dezembro é um dos meses de maior fluxo de negócios e criação e manutenção de empregos no setor varejista. “O horário das 10h às 20h possibilita que as compras de natal possam ser feitas a noite, como é tradição. O comerciante deve enfeitar e iluminar suas lojas no clima natalino. Porém, as medidas sanitárias e as restrições, já estabelecidas, devem continuar sendo respeitadas. O empresário deve evitar situações que possam criar aglomerações, como a tradicional presença do Papai Noel distribuindo balas ou conversando os clientes, por exemplo”.

Os comerciantes devem disponibilizar álcool em gel 70% para funcionários e clientes, especialmente na entrada; orientar o distanciamento social se houver filas; respeitar o limite da capacidade do espaço da loja em 40%; exigir o uso máscara de proteção facial corretamente e ter fixado cartaz sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras nos estabelecimentos.

 

COMÉRCIO DE SÃO CARLOS E IBATÉ -  DEZEMBRO/2020

Dezembro:

De 01 a 23 (de segunda a sexta-feira) das 10h às 20h;

Dias 05, 12 e 19 (sábados), das 9h às 17h;

Dias 06, 13 e 20 (domingos) – das 9h às 17h;

Dia 24 (quinta-feira) – das 9h às 18h;

DIA 25 (sexta-feira) – Natal – FECHADO;

Dia 26 (sábado) – FECHADO;

Dia 31 (quinta-feira) – das 9h às 17h;

Janeiro de 2021:

Dia 01/01/2021 (sexta-feira) – Ano Novo – FECHADO;

Dia 02/01/2021 (sábado) – FECHADO.

Publicado em Comércio
Quinta, 26 Novembro 2020 13:06

Eixo SP e Parque Ecológico firmam parceria

Convênio irá atender animais silvestres socorridos em trecho da concessionária
 

SÃO CARLOS/SP - Os filhotes de sagui, porco espinho, tamanduá, cervo, entre outros, que estão sob os cuidados do PESC - Parque Ecológico de São Carlos “Dr. Antonio Teixeira Vianna”, em São Carlos/SP, vão ter o espaço de atendimento e cuidados ampliados. A Eixo SP Concessionária de Rodovias irá destinar duas unidades de contêineres marítimos adaptadas e equipadas para compor o setor de isolamento de filhotes em situação de risco do Parque Ecológico.
A iniciativa é resultado de um convênio firmado entre a Eixo SP e a Prefeitura de São Carlos para a identificação e tratamento de animais silvestres encontrados e socorridos pelas equipes da concessionária, reabilitando e os reintroduzindo em seu habitat natural.

Alcance - O trecho do convênio incluí a SP 310 – Rodovia Washington Luís, rodovias vicinais na região de Rio Claro e a Rodovia SP 255 – Comandante João Ribeiro de Barros, ampliando a abrangência desse tipo de atendimento da concessionária para a área central do Estado.
“Eu acredito que essa parceria vai implementar o trabalho de cuidados e recriação não apenas dos animais vindos das áreas de rodovias, mas também de outros que precisem de cuidados humanos, uma atividade feita pelo PESC há anos. Esse apoio que a Eixo está dando vai possibilitar maior tranquilidade aos técnicos no cuidado com os filhotes, principalmente. Em um ano teremos uma avaliação numérica, muito positiva conquistada por essa parceria”, afirmou Fernando Magnani, biólogo e diretor do Departamento de Proteção e Defesa Animal da Prefeitura de São Carlos, responsável pelo PESC.
O espaço também será destinado à educação ambiental, uma das atividades do zoológico que é reconhecido nacionalmente.
A atenção da Eixo SP com a proteção da vida silvestre começou antes mesmo de assumir a concessão, treinando os colaboradores operacionais para realizar o manejo de animais.
“A parceria com o Parque Ecológico de São Carlos, complementa nossas ações de proteção e socorro à fauna silvestre, através da criação de um posto de atendimento para animais silvestres resgatados nas rodovias. Temos a certeza de que esse trabalho conjunto trará muitos frutos ao meio ambiente e a sociedade”, disse Gabriel Bispo da Silva, supervisor de Meio Ambiente da Eixo SP.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - Nesta sexta-feira (27/11) acontece a Black Friday, data muito aguardada pelos consumidores pelos grandes descontos e promoções atrativas no comércio. No entanto, é preciso ficar atento e não se deixar levar pela emoção. Confira as dicas para não cair em ciladas.

A diretora do PROCON São Carlos, Juliana Cortes, destaca que o ano de 2020 está sendo atípico por conta da pandemia do novo coronavírus, o que requer olhares ainda mais atentos para evitar o comprometimento do orçamento familiar. "A economia está muito fragilizada, não sabemos o que vai acontecer nessa área, portanto é preciso tomar muito cuidado. É preciso consumir com a razão, não com a emoção. Não se deve deixar levar pela euforia momentânea, porque a conta pode sair cara", analisa a diretora.

Em virtude da necessidade do cumprimento dos protocolos sanitários impostos pela pandemia, como evitar aglomerações e manter distanciamento social, o PROCON São Carlos acredita que a maioria das compras será realizada via Internet. "Se for realizar a compra pela internet acesse o site da empresa. Sempre confie no que estiver no site, não nas redes sociais, porque pode ser um golpe. Há links que querem apenas coletar seus dados pessoais e do cartão de crédito. E aí depois o estrago é grande", alerta Juliana Cortes.

A dica do PROCON São Carlos para o consumidor é que antes de comprar, ele deve responder a duas perguntas básicas: eu preciso comprar esse produto? É realmente necessário comprar agora? Se as respostas forem sim, gastar o dinheiro suado pode ser uma boa oportunidade. Do contrário, é melhor guardar a quantia e não gastar por impulso.

A diretora Juliana Cortes acredita que a publicidade pode criar uma falsa imagem de promoção e levar o consumidor a comprar um produto que ele não necessita por um preço que pode não ser vantajoso.

O PROCON de São Carlos recomenda, ainda, que o consumidor deve começar a pesquisar desde cedo sobre produtos ou serviços de interesse. E, principalmente, verificar qual o preço que está sendo praticado hoje no mercado. "O consumidor pode, inclusive, fazer um print da tela da loja com o preço. Deste modo, ele terá como acompanhar a evolução e comprovar os valores para eventual questionamento. A dica é usar sites que comparam preços de produtos entre diferentes lojas, a fim de monitorar as opções que melhor cabem no seu bolso. Consulte o histórico do produto em comparadores de preços para acompanhar a sua evolução e saber, se de fato, o desconto prometido é real".

Outra dica para ficar sabendo sobre a queda de preços é criar alertas via e-mail. Você define quanto quer pagar e é avisado se o produto tiver alguma oferta nesse valor. Organizar gastos e planejar as compras é essencial, até por conta de despesas fixas que entram no orçamento familiar na virada do ano. "Daqui a dois meses já começam as despesas de início de ano como matrícula e material escolar, IPTU, IPVA, sendo necessário focar no planejamento, anotar os gastos e, se der, aproveitar as promoções", analisa Juliana.

VALOR DO FRETE - Além de se planejar, o consumidor deve se ater a algumas particularidades dessa Black Friday que promete se concentrar no comércio online e, com ele, vem o frete. O valor do frete é algo que deve ser observado. Se for muito alto, o preço promocional pode não valer a pena. Além disso, o consumidor precisa se informar sobre a política de trocas da empresa, isto é uma atitude que pode ajudar a evitar dores de cabeça no futuro.

Nas compras feitas em sites, é preciso estar atento se há alteração no preço informado inicialmente (da oferta inicial, passando pela colocação do produto no carrinho até o pagamento).

Juliana Cortes indica que é melhor evitar depósitos bancários ou pagamento à vista, e que é preciso ter cuidado com a nova ferramenta disponibilizada pelo Banco Central, o PIX.  "Não forneça sua chave do PIX para ninguém, e confira antes para quem a transferência está sendo realizada, caso opte por este tipo de transação. Comprar com cartão de crédito é sempre a melhor opção, porque se houver fraude o valor pode ser contestado", explica.

A instalação de plugins - extensões do Google Chrome - por exemplo, que avisam se uma promoção é real ou se o preço de determinado produto subiu, é recomendável, para evitar truques. Também é importante bloquear números que enviam links suspeitos pelo WhatsApp.

Juliana reforça a importância de sempre procurar informações em canais oficiais. "Clicar em links de ofertas recebidos por e-mail ou redes sociais não é seguro", finaliza a diretora.

Qualquer denúncia antes e no dia da Black Friday pode ser feita pelo o site do PROCON www.procon.sp.gov.br ou pelo e-mail  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., além do telefone 3419-4510.

O PROCON São Carlos está localizado na rua Rui Barbosa, n° 1190, no Centro.

Publicado em Comércio

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Novembro 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30            
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.