fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Segunda, 22 Janeiro 2024
Terça, 23 Janeiro 2024 10:54

Homem resiste a prisão e lesiona Policial

SÃO CARLOS/SP - Um homem que estava sendo procurado pela Justiça deu trabalho para os Policiais Militares na madrugada de hoje, 23, ao resistir a prisão.

De acordo com informações, os Militares patrulhavam a região sul de São Carlos, quando na Rua Donato Pedrino, avistaram um homem em atitude suspeita, e com isso resolveram abordar o sujeito. Ao puxar a ‘capivara’ via Copom, constou como procurado pela justiça. Ao saber que ia ser preso, o acusado resistiu a prisão e foi necessário o uso de força para prendê-lo, onde PM e acusado se feriu e ambos tiveram que passar na UPA Vila Prado.

Após atendimento médico, o acusado foi apresentado na Central de Polícia Judiciária de São Carlos.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Munícipes que precisam utilizar o transporte coletivo de São Carlos entraram em contato com nosso departamento de jornalismo para relatar as constantes quebras do ônibus que faz a linha Água Vermelha/São Carlos.

Hoje, 23, a quebra foi na rotatória do residencial Damha, e com isso atrasou muita gente a chegar em seu destino.

“Ivan, não aguento mais mandar mensagem para meu patrão informando que vou atrasar porque o ônibus quebrou” desabafou um passageiro.

Outra pessoa falou da qualidade do transporte. “Prometeram ônibus de qualidade, mas vira e mexe o ônibus quebra, isso é qualidade? A propaganda é bonita, mas a realidade é outra! Onde estão os políticos que falam que o transporte é bom? A gente paga caro, porém não temos retorno, e os motoristas não têm culpa, eles são apenas funcionários” disse a passageira.

Ainda segundo os passageiros, outro ônibus foi buscar os passageiros na rotatória do Damha, mas acreditem se quiser, o ônibus estava com problemas no câmbio e teve que parar no Jockey Club.

Publicado em Outras Notícias
Terça, 23 Janeiro 2024 09:16

PM detém homem acusado de agredir os pais

SÃO CARLOS/SP - A Polícia Militar deteve um homem acusado de agredir os pais na Rua Porto Rico, na Vila Brasília, em São Carlos.

Segundo consta, a PM foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica. Uma viatura foi ao local informado e, quando chegou na residência, o acusado estava segurando uma marreta, objeto este usado para a agressão.

O indivíduo foi conduzido à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde foi autuado em flagrante e preso.

Publicado em Policial

Uma iniciativa da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC em sua 5ª edição

 

SÃO CARLOS/SP - Três renomadas cientistas foram agraciadas com o prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, na 5ª edição desta premiação promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciências (SBPC), que este ano homenageia o centenário do nascimento de Carolina Bori.

Destacando “Mulheres Cientistas”, a SBPC atribuiu o prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” a três renomadas pesquisadoras, a saber - Maria Manuela Ligeti Carneiro da Cunha (antropóloga), na área de Humanidades, Regina Pekelmann Markus (biomédica), na área de Biológicas e Saúde, e Yvonne Mascarenhas (química), na área de Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.

O fundamento para a atribuição do prêmio deste ano consubstancia-se  no destaque que se pretendeu dar  às pesquisadoras que, ao serviço das instituições nacionais, tenham prestado relevantes contribuições à ciência e à gestão científica, além de terem realizado ações em prol da ciência e da tecnologia nacional, não medindo esforços para ultrapassarem as inúmeras dificuldades que encontraram em sua progressão científica.

Nesta edição, a SBPC recebeu 50 indicações enviadas por 52 Sociedades Científicas afiliadas à entidade - 15 da área de Humanidades, 18 de Biológicas e Saúde e 17 de Engenharias, Exatas e Ciência da Terra -, o que dificultou o trabalho da comissão julgadora, já que todas as indicações foram de cientistas de altíssimo nível.

A cerimônia de entrega do prêmio realiza-se no próximo dia 06 de fevereiro, às 10h, no Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia da USP (Rua Maria Antônia, 294 – 3º andar), em São Paulo, sendo que este evento celebrará, igualmente, o “Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência”, instituído pela Unesco, enquanto a premiação comemorará o centenário do nascimento de Carolina Bori*.

Esta 5ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, contou com o patrocínio de dois sócios institucionais da SBPC para a sua realização - o Instituto Serrapilheira e a Microbiológica Química e Farmacêutica, com o apoio da Fundação Péter Murányi.

Confira, abaixo, o perfil das premiadas da 5ª Edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” – Mulheres Cientistas:

Área de Humanidades

Maria Manuela Ligeti Carneiro da Cunha (Indicada pela Associação Brasileira de Antropologia – ABA)

A antropóloga é doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1976) e graduada em matemática pela Faculté des Sciences de Paris (1967). Combinou sua atuação como professora e pesquisadora, com uma vasta produção intelectual e atuação em várias entidades, nacionais e internacionais. Fez pós-doutorado na Universidade de Cambridge e foi professora doutora da Universidade Estadual de Campinas e professora titular da Universidade de São Paulo, onde, após a aposentadoria, continua ativa. Foi full professor da Universidade de Chicago de 1994 a 2009, tornando-se professora emérita. Foi professora também no PPGAS do Museu Nacional (UFRJ) e titular da cátedra “savoirs contre pauvretés”, no Collège de France, em 2011-2012.  É autora de 12 livros, 38 artigos em periódicos especializados e 32 capítulos de livros, além de organizadora de quatro livros. Foi presidente da Associação Brasileira de Antropologia, é membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e integra a Comissão Arns de Direitos Humanos, entre outras participações relevantes. Dos muitos prêmios que recebeu, destacam-se a Ordem do Mérito Científico, no Brasil, e a Légion d’honneur na França.

Área de Biológicas e Saúde

Regina Pekelmann Markus (Indicada pela Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental – SBFTE)

Biomédica, com Doutorado em Farmacologia pela Unifesp, Markus é professora titular do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo e Pesquisadora Sênior do CNPq. Atua em Cronofarmacologia com foco no estudo das ações da melatonina. Publicou 123 artigos indexados, orientou 74 pesquisadores (pós-graduandos, pós-docs e ICs). Ela é membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), atuou em diretorias da SBFTE, SBPC e Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE). Dos diversos prêmios que recebeu, destacam-se o UN Women USA Raise and Raise Others Award (2022), a Medalha da Ordem do Mérito Científico (2023) e o Prêmio Mulheres na Farmacologia no Brasil (SBFTE, 2023).

Área de Engenharias, Exatas e Ciências da Terra

Yvonne Mascarenha(Indicada pela Associação Brasileira de Cristalografia e pelas Sociedades Brasileiras de Física e de Pesquisa em Materiais)

Com graduação em Química e em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1954), doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1963), livre-docência (1972) pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Harvard University (1973), Foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira no Departamento de Física da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), em 1956, e uma das pioneiras na fundação do então Instituto de Química e Física de São Carlos (IFQSC/USP). Tornou-se professora-titular do Instituto e1981, onde também foi diretora, entre 1994 e 1998). Atua em determinação de estruturas cristalinas e moleculares por difração de raios-X, de amostras mono ou policristalinas; estudos estruturais de materiais em solução ou sólidos semicristalinos por espalhamento de raios-X a baixos ângulos. Desde 2010, também se dedica à Difusão Científica voltada para apoio ao Ensino Fundamental e Ensino Médio, coordenando um Grupo de Trabalho do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo de São Carlos, e coordena uma Agência de Difusão Científica, cujo principal veículo de comunicação é o Portal Ciência Web: www.cienciaweb.com.br. Ao longo de sua brilhante carreira, recebeu dezenas de homenagens e distinções. Em 1998 recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe Grã-Cruz e, em 2013, foi homenageada com o título de pesquisadora emérita do CNPq. Foi uma das 12 cientistas a receber o prêmio IUPAC-2017 Distinguished Women in Chemistry or Chemical Engineering Awardspela da União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) a mulheres com realizações de impacto na pesquisa em química ou engenharia química. Publicou mais de 150 artigos em revistas indexadas sobre cristalografia. Mesmo aposentada, aos 92 anos ainda é atuante, como colaboradora e professora aposentada em exercício, no Instituto de Física de São Carlos.

* Carolina Martuscelli Bori (São Paulo, 4 de janeiro de 1924 — 4 de outubro de 2004) foi uma psicóloga brasileira, pesquisadora na área de psicologia experimental.  Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico, Carolina foi professora emérita da Universidade de São Paulo.  Uma das primeiras psicólogas brasileiras a realizar trabalhos de campo. Sua opção pela área experimental deu-se pela crença no rigor científico em psicologia. Uma das primeiras pesquisas realizadas por ela foi publicada no final da década de 1940 e tratava do preconceito racial e social. Carolina trabalhou, ao mesmo tempo, pela consolidação da Psicologia como ciência na universidade e na sociedade, e pela contribuição da Psicologia para a Educação em todos os níveis.

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Receitas e Rendas, informa que a partir da próxima segunda-feira (29/01), os 143 mil carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU 2024 começam a ser distribuídos pelos Correios.
Já para retirar o carnê pela internet, o munícipe precisa apenas acessar o site da Prefeitura de São Carlos (www.saocarlos.sp.gov.br) e clicar no ícone “SIM Online”, IPTU. Aberto o campo, o contribuinte deve informar o número da inscrição imobiliária, que consta no carnê do ano passado ou o CPF, depois clicar na opção segunda via do IPTU.
As taxas começam a vencer somente em 12 de fevereiro e podem ser pagas tanto pelo carnê físico – que está sendo enviado via Correios – quanto pelo meio digital, com o apoio da plataforma SIM Online, ou via PIX.
Leandro Maestro, secretário municipal de Receitas e Rendas, informa que todas as guias também estão contempladas com o QR Code, que possibilita a leitura por celular, e o pagamento pode ser realizado online tanto da cota única quanto de forma parcelada. “Indico que o contribuinte primeiro aguarde a entrega pelos Correios, se estiver próximo a data do pagamento e ainda não tiver recebido, aí sim, imprima a segunda via pela internet ou procure presencialmente uma das unidades do SIM”, destaca Maestro.
Em relação ao último ano, o município aplicou apenas o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 4,82% como correção da taxa, isto é, não houve aumento real na cobrança do imposto. O IPTU já vem com 10% de desconto para os contribuintes adimplentes que possuem área construída e não têm débitos com a Prefeitura, assim como outros 10% de desconto àqueles que pagam à vista. Já os beneficiários do IPTU Verde podem receber até mais 4% de desconto, totalizando 24% de desconto.
Outras informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Receitas e Rendas, localizada na Rua Major José Inácio, 2.114, no centro (prédio do SIM) ou pelo telefone 3362-2960.

Publicado em Outras Notícias

A cidade deixará de receber aproximadamente R$ 9 milhões porque uma decisão do STF determinou mudança em cálculo de repasse do salário-educação FNDE

 

SÃO CARLOS/SP - Assim como os demais municípios das regiões sudeste, a Prefeitura de São Carlos vai perder em 2024, recursos da Quota do Salário- Educação (QSE), que financia a Educação do município. Da previsão inicial de arrecadação de R$ 16 milhões a cidade deve arrecadar R$ 7 milhões, ou seja, uma perda de R$ 9 milhões, o que representa 56% dos recursos.
A perda dos recursos para os municípios ocorreu após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em vigor desde 1º de janeiro de 2024, que mudou a distribuição dos recursos considerando exclusivamente a proporcionalidade do número de alunos matriculados nas escolas públicas e ensino básico de estados e municípios.
A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) pleiteava a mudança de cálculo para distribuição de cotas do salário-educação e considerou procedente ação de nove estados do Nordeste que pediram a alteração na metodologia usada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para fazer a divisão. O argumento era de que não era observada, de forma direta, a quantidade de alunos matriculados na rede pública de ensino.
Ao considerar procedente a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 188, os ministros concordaram em alterar o cálculo de repasse, que não levava em conta apenas o número de alunos matriculados na região, mas também considera o estado e o município onde a verba foi arrecadada.
O salário-educação é uma contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações voltados para a educação básica pública. De acordo com o FNDE, é uma das principais fontes de financiamento da educação pública no Brasil.
Vale ressaltar que a Quota Salário Educação (QSE) é um recurso extremamente importante para os investimentos da Educação, financiada também por outros recursos, além da própria QSE proveniente de 2,5% da folha de salário de cada empregado. 
Neste sistema de financiamento se forma um Fundo que é distribuído de foram per capita para todos os estados e municípios brasileiros. Financiam ainda a Educação os recursos do FUNDEB (pagamento dos professores), o CAI (alimentação escolar) e o PNAT (transporte escolar).
Para o secretário municipal de Educação, Roselei Françoso, infelizmente essa decisão na mudança do cálculo do salário educação traz uma perda para o custeio e investimentos na Educação do município. “Nós perdemos 56% do que estava programado para o exercício de 2024. Tínhamos uma previsão de arrecadar R$ 16 milhões e vamos arrecadar pouco mais de R$ 7 milhões”, frisa 
De acordo com o secretário o corte de recursos repercute nos investimentos, “nós vamos trabalhar para continuar com melhorias na educação. Queremos continuar comprando tablets, notebooks, salas makers, realizar reforma, pintura, melhorias na manutenção das escolas, ou seja, precisamos achar outra forma para não comprometer as melhorias e avanços da rede”, ressalta Roselei Françoso.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) destaca, ainda, que como a decisão já está em vigor será necessário promover a reorganização dos recursos de fonte 1 e também do próprio salário Educação, reprogramando todas as aquisições durante o ano de 2024, levando em consideração a redução.
“Espero que os prefeitos e secretários municipais de Educação através da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais da educação) consigam demonstrar para o Governo do Estado a necessidade da complementação. Peço aos demais secretários de Educação que se organizem para que a UNDIME possa ser a nossa voz junto ao Governo do Estado e até mesmo junto ao Governo Federal para que a gente tenha complementação dos recursos recebidos para viabilizar os investimentos necessários para a educação nos municípios”, finaliza Roselei Françoso.

Publicado em Política

Evento acontece nos dias 25 e 26 de janeiro no Campus São Carlos

 

SÃO CARLOS/SP - Nos dias 25 e 26 de janeiro, será realizada a segunda edição da Feira da Visibilidade Trans e Travesti, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Neste ano, o evento tem como tema "Saúde, Cidadania, Arte e Cultura". A Feira se insere em um contexto histórico de alijamento, silenciamento e exclusão das pessoas trans e travestis, e o acesso equânime à educação, à cultura, à saúde e ao bem-estar é ponto significativo de resgate da cidadania e da dignidade dessa população.
De acordo com os realizadores "a UFSCar tem sido espaço de acolhimento para essas pessoas que desejam construir novas perspectivas, porém é marcada pela transfobia estrutural, portanto, é necessário que se desenvolvam políticas e ações que naturalizem a presença dessas pessoas."
A Feira, então, busca dar visibilidade à presença de pessoas trans e travestis na UFSCar, compartilhando a potência de seus trabalhos e artes, sendo um momento de celebração, encontro e fortalecimento dessas pessoas no espaço da Universidade. Além disso, é uma oportunidade de remunerá-las pelos seus trabalhos, considerando inclusive que grande parte das pessoas trans e travestis presentes hoje na Universidade estão em condição de vulnerabilidade e recebem bolsas de permanência estudantil.
"Podemos afirmar que a execução de uma feira como essa dentro do espaço da Universidade, idealizada e executada por pessoas trans da comunidade acadêmica da UFSCar, e sendo apoiada pela Instituição, legitima, apoia e incentiva a permanência desses corpos na Universidade", afirmam os organizadores.
A programação da segunda edição da Feira da Visibilidade Trans e Travesti acontece no Anfiteatro Bento Prado Júnior (área Norte) e no Teatro de Bolso (área Sul) do Campus São Carlos da UFSCar, e contará com apresentações de dança, música, teatro, poesia, fotografias, pinturas, artes multimídias, entre outras expressões artísticas e culturais. A programação completa pode ser conferida neste perfil de Instagram: @gt_transformar. A Feira é gratuita e aberta à participação de todas as pessoas.

OrganizaçãoA Feira é uma realização do Grupo de Trabalho - GT Transformar UFSCar, um coletivo que reúne pessoas trans e travestis de diversas áreas de atuação e unidades da Universidade. O propósito do grupo é fomentar debates e ações em torno das demandas e das necessidades que percorrem a subsistência, permanência, promoção da saúde integral e dignidade de direitos dessa população. Criado em 2022, o coletivo se caracteriza como espaço de acolhimento, discussões, articulações com a Instituição e desenvolvimento de ações.

Publicado em Educação
Terça, 23 Janeiro 2024 08:25

Homem é preso por estupro, em Ibitinga

IBITINGA/SP - Por volta das 20h de segunda-feira (22), um homem foi localizado e preso após se masturbar em frente a uma adolescente, no Jardim América, na cidade de Ibitinga.

Segundo informações, o autor, um homem de 21 anos, encurralou a vítima, sacou sua genital e passou a se masturbar na frente da adolescente de 16 anos.

A vítima gritou por socorro, quando o autor tentou agarrá-la e assustado ele fugiu.

Uma viatura que patrulhava o bairro, foi parada pela mãe da vítima, que informou as características do autor, e ele acabou localizado e preso.

Na delegacia, o autor confessou o crime e acabou atrás das grades, depois que um boletim de ocorrência de estupro ser registrado na Polícia Civil.

 

 

Marcelo Bonholi / PORTAL MORADA

Publicado em Outras Cidades

Um dos suspeitos foi detido com pequenas porções de maconha

 

ITAPETININGA/SP - Policiais militares do 5° Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) apreenderam mais de R$ 8 mil em notas falsas com dois homens. Os suspeitos seguem em investigação e apreensão ocorreu no domingo (21) no bairro Bela Vista, em Itapetininga. Um dos envolvidos foi flagrado com pequena quantidade de maconha.

A equipe realizava uma ação policial, quando abordou um veículo VW/Nova Saveiro com três suspeitos. Durante a vistoria veicular, foram localizadas 23 g de maconha e apetrechos para uso da droga. Um dos ocupantes do veículo assumiu ser o dono da droga e alegou ser para consumo pessoal. Com ele, ainda foi localizado a quantia de R$ 3.655,00 em dinheiro. Na carteira de outro ocupante, foi localizado R$ 5.000,00. As quantias somadas totalizaram R$ 8.655,00 em notas falsas.

Os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Judiciária de Itapetininga onde seguem sendo investigados. O caso foi registrado como moeda falsa e drogas para consumo pessoal sem autorização ou em desacordo.

Publicado em Outras Cidades

Pré-carnaval acontece no dia 03 de fevereiro, em Ribeirão Preto, e também terá a participação de artistas como Terra Samba, Carla Cristina e DJ Blakes, entre outros
 

RIBEIRÃO PRETO/SP - Entre os estilos musicais mais populares no Brasil – e ampliando seu alcance pelo mundo –, o tradicional funk carioca estará muito bem representado na 7ª edição do Bloco Califórnia com a presença da cantora Tati Quebra Barraco. Pioneira no gênero e dando voz às mulheres da periferia há mais de duas décadas, a artista promete uma apresentação especial durante o maior pré-carnaval do interior, que acontece no dia 03 de fevereiro, a partir das 15h, no Estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto. 
 
Dona de sucessos como “Boladona”, “Parabéns piranha”, “É por isso que sofre” e “Dako é bom”, ela revela que montou um repertório sob medida para a ocasião e já adianta que a batida não deixará ninguém parado no circuito. “Atenção pessoal de Ribeirão Preto e região. Aguardo vocês para a gente quebrar tudo ao som de vários ritmos”, convida a cantora. 
 
Programação eclética

 
O line-up do evento inclui, ainda, o axé da banda baiana Terra Samba e da cantora Carla Cristina (que liderou o grupo As meninas – entre 1997 e 2002), o samba e o pagode do Grupo Presença, o sertanejo com a dupla Victor e Franco, os hits do DJ Blakes (um dos principais nomes dos bailes de rua de São Paulo) e mais atrações, além das apresentações das baterias universitárias Batesão (Medicina USP), Dorotéia (Farma USP) e Taquicardia (Medicina Unaerp), que iniciam a festa. Ao todo, são previstas nove horas de evento.
 
Segundo lote de ingressos
 
Após o sucesso de vendas do primeiro lote, os organizadores liberaram a segunda remessa de ingressos do Bloco Califórnia no site. A pista tem o valor de R$ 60,00 a meia-entrada; R$ 70 o ingresso solidário (com a doação de um quilo de alimento não perecível na entrada do evento) e inteira por R$ 120. O camarote tem o valor único de R$ 200.
 
Na página do evento, o público também pode adquirir o tradicional abadá da micareta por R$30 (uso não obrigatório). A retirada começará uma semana antes da folia. O pagamento pode ser feito via cartão de crédito ou PIX. 
 
Bloco Califórnia
Quando: 03 de fevereiro de 2024
Onde: Estádio Palma Travassos
Ingressos: blococalifornia܂com܂br

Publicado em Ribeirão Preto

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.