fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) informa que foi identificada, na noite de terça-feira, 26 de maio, uma falha no conjunto motobomba submersa do poço tubular profundo do Centro de Produção, Reservação e Distribuição do bairro Terra Nova. 

Após a realização de testes e medições elétricas, foi constatada a necessidade de substituição imediata do equipamento, que passará por análise técnica e manutenção corretiva. As equipes do SAAE já atuam no local, e a previsão de conclusão dos reparos é para sexta-feira, 29 de maio, ao meio-dia. Durante esse período, poderão ocorrer registros pontuais de baixa pressão.

IMPACTOS REDUZIDOS - Apesar da complexidade da manutenção, o impacto no abastecimento tem sido significativamente reduzido devido à interligação entre os Centros de Produção, Reservação e Distribuição dos bairros Jardins do Porto e Terra Nova, concluída e colocada em operação pelo SAAE em março deste ano.

Com a nova configuração operacional, planejada e executada pelas equipes técnicas e operacionais da autarquia, os bairros Santa Angelina e Jardim Ipanema, anteriormente atendidos pelos sistemas Terra Nova e São Carlos III, passaram a ser abastecidos pelo Centro de Produção, Reservação e Distribuição do Jardins do Porto. A medida também possibilitou ao poço do Terra Nova ampliar sua contribuição ao sistema, reforçando o abastecimento de bairros como Jardins do Bosque, Embaré e Santa Felícia.

Na prática, a manutenção atual evidencia a importância estratégica dessa interligação. Antes da obra, ocorrências dessa natureza provocavam impactos significativamente maiores no abastecimento, exigindo medidas emergenciais, como a mobilização de caminhões-pipa para atender regiões afetadas. Com a nova estrutura operacional, o SAAE consegue realizar manobras técnicas no sistema, reduzindo os impactos à população, garantindo maior continuidade no abastecimento e evitando medidas emergenciais de grande porte.

Além dos benefícios operacionais, a medida representa uma economia estimada em aproximadamente R$ 50 mil aos cofres públicos, uma vez que, em situações semelhantes registradas anteriormente, era necessária a utilização de caminhões-pipa para minimizar os impactos da interrupção no abastecimento. Com a interligação entre os sistemas, essa operação emergencial não precisou ser adotada neste momento.

SÃO CARLOS/SP - Policiais militares da ROCAM e da Força Tática prenderam um homem acusado de tráfico de drogas durante uma operação realizada nesta quarta-feira no bairro Jockey Clube, em São Carlos.

A ação aconteceu em uma praça localizada no cruzamento das ruas Rio Tapajós e Rio Tietê, ponto já monitorado pelas equipes devido à movimentação relacionada ao comércio de entorpecentes.

De acordo com a ocorrência, os policiais perceberam que um indivíduo mudou bruscamente seu comportamento ao avistar as equipes, passando a caminhar em sentido contrário. A atitude levantou suspeitas e motivou a abordagem.

Na busca pessoal, foram encontrados eppendorfs contendo substância semelhante à cocaína e pedras aparentando ser crack. Durante a ocorrência, o suspeito revelou aos policiais que escondia mais drogas em um bueiro próximo ao local.

Após buscas, os agentes localizaram dezenas de porções adicionais prontas para comercialização.

O acusado foi levado para a Central de Polícia Judiciária e permaneceu preso após a confirmação do flagrante pelo delegado responsável pela ocorrência.

Além das drogas, também foram apreendidos dinheiro trocado e materiais ligados à traficância. Segundo a polícia, o homem possui passagens anteriores pelo crime de tráfico de drogas e também por infração relacionada ao Estatuto do Desarmamento.

SÃO CARLOS/SP - O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos realiza nesta quinta-feira (28/05), na Praça do Mercado Municipal, o 2º Drive Tour da Campanha do Agasalho 2026. A ação ocorre das 9h às 17h e tem como objetivo facilitar a arrecadação de peças de inverno destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Durante todo o dia, a população poderá realizar as doações sem precisar sair do veículo. A equipe do Fundo Social receberá os itens diretamente em um ponto de recuo montado na praça, garantindo agilidade e praticidade.

A campanha arrecada agasalhos, cobertores, edredons, mantas, calçados fechados e roupas de frio para bebês, crianças, jovens, adultos e idosos.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Herica Ricci Donato, ressaltou a importância da mobilização da população neste período de baixas temperaturas.

“Cada doação representa acolhimento e proteção para quem mais precisa neste inverno. Pedimos a colaboração da população para que as peças sejam entregues higienizadas e em boas condições de uso, garantindo dignidade e conforto às famílias atendidas pela campanha”, destacou.

Após a arrecadação, todas as peças passam por triagem realizada pela equipe do Fundo Social e são destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade, pessoas em situação de rua, instituições de acolhimento e comunidades afetadas pelo frio.

Além das ações de drive tour, as doações também podem ser entregues na sede do Fundo Social de Solidariedade, no Paço Municipal, nas unidades do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Na FESC da Vila Nery e no SIGA (Sistema Integrado de Gestão Administrativa).

Interessados em se tornar ponto de coleta podem entrar em contato pelo telefone (16) 3362-1014 ou procurar a sede do Fundo Social, localizada na rua Francisco Maricondi, nº 375, na Vila Marina. Em casos de grandes volumes de doações, o Fundo Social também disponibiliza o transporte das peças arrecadadas.

SÃO CARLOS/SP - Duas jovens foram presas em flagrante durante uma operação de combate ao tráfico de drogas realizada pela Polícia Civil no Jardim Hikare, em São Carlos.

A ação foi conduzida por investigadores da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes, que já monitoravam o local devido às frequentes denúncias relacionadas ao comércio ilegal de drogas.

Durante o trabalho de observação, os policiais identificaram movimentações consideradas típicas do tráfico. Após a intervenção da equipe, foram localizadas porções de cocaína, pedras de crack, quantias em dinheiro e materiais utilizados para armazenamento e distribuição dos entorpecentes.

As suspeitas acabaram detidas e levadas para a sede da especializada. De acordo com a Polícia Civil, elas deverão responder por tráfico de drogas e associação criminosa ligada ao narcotráfico.

A operação faz parte das ações contínuas de repressão ao tráfico em bairros considerados pontos críticos de venda de drogas no município.

SÃO CARLOS/SP - São Carlos se prepara para viver momentos de alegria e integração com a realização da 8ª edição do Dia Municipal do Brincar, marcado para sábado, 30 de maio, na Fundação Educacional de São Carlos (FESC), campus Vila Nery, das 8h30 às 12h. O evento integra a Semana Mundial do Brincar, que acontece de 23 a 31 de maio, e neste ano traz como tema “A potência dos encontros”, reforçando o brincar como direito fundamental da infância e como prática que fortalece vínculos sociais e culturais.
Instituído pela Lei nº 18.098/2017, de  autoria do ex-vereador Marquinho Amaral, o Dia Municipal do Brincar é realizado pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com apoio de diversas secretarias e instituições. A proposta é transformar o brincar em experiência coletiva, valorizando a diversidade e promovendo uma cultura de paz.

A programação contará com apresentações musicais e artísticas, incluindo a Banda da EMEB Angelina Dagnone de Mello, o Ballet CeMEAR/Prohab, a Fanfarra e Grupo de Dança Nave Sal da Terra, além da Banda da APAE e da Banda do Tiro de Guerra, que acompanhará o hasteamento da bandeira e a execução dos hinos nacional e municipal.

Durante toda a manhã, crianças e famílias poderão participar de oficinas e atividades interativas como pintura facial, jogos de tabuleiro, futebol de botão, circo, slackline, brincadeiras de roda e amarelinha africana. Grupos artísticos como a Cia TPK e a Trupe no Clima do Riso também estarão presentes para animar o público.

O evento contará com ações educativas e de cidadania promovidas por diversas secretarias municipais e instituições parceiras. Haverá atividades sobre meio ambiente, saúde, trânsito, esportes, cultura e inclusão. Destaque para a minicidade de trânsito, oficinas de robótica, exposições do Museu da Ciência e Tecnologia, atividades do SAAE sobre preservação da água e a presença do Corpo de Bombeiros com seu caminhão e o mascote “Faísca”.

 “O Dia Municipal do Brincar é um convite para que famílias, escolas e comunidades reconheçam o brincar como parte essencial do desenvolvimento das crianças e como prática que fortalece laços e promove convivência saudável”, disse o secretário de Educação, Roselei Françoso. O evento é gratuito.

SÃO CARLOS/SP - A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Herica Ricci Donato, recebeu nesta terça-feira (26/05), da Secretaria de Cultura e Turismo, da Fundação Educacional São Carlos (FESC) e de entidades da colônia japonesa, organizadoras da 15ª edição do Matsuri, mais de 1 tonelada de alimentos não perecíveis.

 O  festival foi realizado nos dias 16 e 17 de maio para celebrar a cultura japonesa com foco na gastronomia, um dos grandes destaques do festival, com pratos tradicionais da culinária japonesa e oriental, como yakisoba, tempurá, sorvete frito, doces típicos; na arte com manifestações artísticas, danças tradicionais, performances de k-pop, shows de taikô, os tradicionais tambores japoneses, além de demonstrações de artes marciais, oficinas de desenho e origami, exposição de ikebana, bazar temático e estandes com produtos ligados à cultura japonesa.

Mais de 500 pessoas participaram das apresentações culturais e aproximadamente 400 atuaram na infraestrutura e organização das barracas, grande parte de forma voluntária. Segundo os organizadores, aproximadamente 20 mil pessoas passaram nos dois dias de festival.

“O Matsuri sempre foi um símbolo da integração Brasil-Japão, mas desde o ano passado também cumpre um papel social. Esse ano conseguimos arrecadar mais de uma tonelada de alimentos, o que vai fazer a diferença na mesa de muitas famílias. É uma festa cultural, mas também de solidariedade”, disse Sandra Kaibara, uma das organizadoras.

O presidente da Fundação Educacional São Carlos (FESC), Eduardo Cotrim, afirmou que o espaço já está garantido para a próxima edição do Matsuri e destacou a importância do festival para a cidade. “É uma honra para a FESC sediar um evento dessa dimensão, que valoriza a cultura japonesa, promove integração entre as comunidades e ainda fortalece ações sociais”, ressaltou.

O vereador Lineu Navarro, autor da lei que incluiu o Matsuri no calendário oficial e que destinou emenda parlamentar para a realização do evento, também destacou o sucesso do festival e o caráter solidário da iniciativa, que arrecadou mais de uma tonelada de alimentos.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, enfatizou o papel cultural e social do evento. “O Matsuri sempre foi uma grande celebração da cultura japonesa, mas ganhou também um importante caráter solidário, proposta apresentada pela própria comunidade japonesa em 2025. A festa uniu cultura, integração e solidariedade em benefício das famílias que mais precisam”, destacou.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Herica Ricci Donato, destacou a importância e agradeceu as doações arrecadadas durante o Matsuri. Segundo ela, a integração entre as culturas brasileira e japonesa possibilitou a arrecadação de mais de uma tonelada de alimentos, que serão destinados às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Herica afirmou que o Fundo Social atua diretamente no atendimento emergencial e em ações de apoio à população que mais necessita. Ela também reforçou que as doações recebidas são fundamentais para a continuidade do trabalho desenvolvido pelo órgão.

O Fundo Social de Solidariedade está localizado na rua Francisco Maricondi, nº 375, na  rua Vila Marina, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Outras informações também podem ser obtidas pelo telefone (16) 3362-1014.

SÃO CARLOS/SP - São Carlos recebeu na tarde desta segunda-feira (25/05) a primeira edição do Encadear Summit, evento com a temática “Bons negócios conectando pequenas e grandes empresas”, realizado pelo Sebrae-SP no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) de São Carlos. A iniciativa contou com parceria do Ciesp, Senai-SP, Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, e Governo do Estado de São Paulo.

O encontro reuniu empresários, representantes da indústria, startups, fornecedores, instituições de pesquisa e profissionais ligados à inovação e ao desenvolvimento de negócios, promovendo debates sobre competitividade, inovação, encadeamento produtivo e fortalecimento da indústria regional.

Participaram da abertura do evento a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paula Knoff, o diretor titular do Ciesp São Carlos, Paulo Cesar Giglio, e a gerente regional do escritório do Sebrae-SP em São Carlos, Ariane Canellas.

Durante a programação, os participantes acompanharam discussões sobre cenário econômico, ESG (Environmental, Social and Governance), pesquisa e desenvolvimento, além de oportunidades de conexão entre pequenas e grandes empresas.

A gerente regional do Sebrae-SP em São Carlos, Ariane Canellas, destacou a importância do Encadear Summit para o fortalecimento do ecossistema regional. “O Encadear Summit faz parte do Programa Conexões Corporativas do Sebrae e representa um eixo muito importante para conectar diferentes atores em prol do desenvolvimento econômico e social dos territórios”, afirmou.

Segundo Ariane, o evento também apresentou resultados do trabalho desenvolvido pelo Sebrae junto às grandes empresas, com foco no fortalecimento da gestão empresarial e no aumento da competitividade de micro e pequenas empresas participantes do programa de encadeamento produtivo.

Ela ressaltou ainda a relevância das práticas de ESG dentro das empresas e a participação de instituições como Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e SENAI nas discussões sobre pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados às demandas da indústria regional.

O diretor titular do Ciesp São Carlos, Paulo Cesar Giglio, reforçou o papel estratégico do evento para o ambiente de negócios. “O Encadear Summit é uma iniciativa muito importante porque aproxima empresas, estimula conexões estratégicas e fortalece o ecossistema regional de negócios. Hoje, inovação, competitividade e crescimento passam cada vez mais pela capacidade de gerar relacionamento, trocar experiências e construir soluções de forma colaborativa”, destacou.

Já a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paula Knoff, enfatizou a importância da aproximação entre o poder público, empresas e instituições de inovação. “Foi uma grande oportunidade para dialogarmos com todo esse ecossistema: grandes empresas, instituições de pesquisa, startups e parceiros estratégicos, debatendo os desafios e as oportunidades da indústria do futuro”, disse.

Paula também apresentou ações desenvolvidas pela Prefeitura de São Carlos voltadas ao fortalecimento da inovação e do empreendedorismo no município, como o Programa Municipal de Incentivo Fiscal e o primeiro chamamento de credenciamento de startups e parceiros tecnológicos.

O Encadear Summit foi encerrado com uma dinâmica colaborativa voltada à identificação dos principais desafios enfrentados pela indústria da região, promovendo troca de experiências, networking e construção conjunta de soluções.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realiza nesta quarta-feira (27/05), a partir das 18h30, no Onovolab, o lançamento oficial dos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2026. O evento é aberto ao público e reunirá artistas, produtores culturais, coletivos, fazedores de cultura e representantes de diferentes segmentos culturais da cidade.

Ao todo, serão lançados 12 editais voltados ao fomento, criação, produção, circulação e valorização da cultura local, contemplando áreas como artes visuais, artes performáticas, música, literatura, audiovisual, feiras e eventos, atividades formativas e Cultura Viva.

Entre os destaques estão os editais de Artes Visuais – Aquisição de Obras, Artes Visuais – Exposição, Artes Performáticas, Música, Literatura, Audiovisual, Feiras e Eventos, Obras, Atividades Formativas, além das ações da Cultura Viva, com bolsas para mestres e mestras da cultura popular, fomento e premiação.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, destacou a importância da Política Nacional Aldir Blanc como instrumento de fortalecimento da cultura no município.

“A Política Nacional Aldir Blanc é uma política estruturante da cultura no Brasil inteiro. Em São Carlos, ela cumpre um papel-chave para a circulação, para a produção e para a valorização da arte e da cultura”, afirmou.

Segundo o secretário, os editais foram organizados para contemplar diferentes áreas de expressão cultural e garantir transparência e democratização no acesso aos recursos. “Todos os projetos são avaliados por analistas externos, de fora de São Carlos, o que garante seriedade, transparência e critérios técnicos na seleção das propostas”, ressaltou.

Leandro Severo também destacou o impacto econômico e social dos investimentos. “Serão R$ 1,7 milhão destinados à cultura por meio de 12 editais. É um apoio muito importante do Governo Federal para fortalecer a produção cultural e desenvolver a cultura em nossa cidade”, completou.

A diretora do Departamento de Artes e Cultura, Mariana Navarro, explicou que os editais contemplam diferentes frentes de incentivo cultural, como produção, criação, circulação e formação artística. “Contemplamos diversas linguagens culturais, entre elas artes performáticas, música, literatura e artes visuais”, disse.

Entre as novidades desta edição, Mariana destacou a aquisição de obras de arte urbana para espaços públicos do município, como o Bicão e o distrito de Água Vermelha. Outro destaque é a criação do edital de bolsas para mestres e mestras da cultura popular, com três bolsas no valor de R$ 2.100 mensais durante 12 meses.

“Acreditamos que é responsabilidade do Poder Público contribuir para manter a cultura viva e garantir o repasse desses saberes às próximas gerações”, afirmou a diretora.

Ela também ressaltou a preocupação da Secretaria com a descentralização do acesso à cultura. “Todos os editais vão prever ações descentralizadas, priorizando territórios com menor índice de desenvolvimento urbano no município”, explicou.

De acordo com Mariana Navarro, o objetivo é transformar os recursos em políticas públicas estruturantes, capazes de movimentar a economia criativa e ampliar o acesso da população à cultura. “Esses editais não são apenas para os fazedores de cultura. Eles são para todos os munícipes de São Carlos, que terão mais acesso às produções culturais e poderão reconhecer nelas parte da identidade da nossa cidade”, concluiu.

O lançamento contará ainda com apresentação musical de Duda Stefano, trazendo muito forró e animação para celebrar a cultura são-carlense.

SERVIÇO
Lançamento dos Editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2026

Data: 27 de maio
Horário: A partir das 18h30
Local:  Onovolab – Rua Aquidaban, 1 – Centro – São Carlos/SP
Música: Apresentação musical com Duda Stefano

Espetáculo reúne bailarinos de diferentes idades em uma apresentação com coreografias, improvisos e repertório inspirado em grandes sucessos da música

 

SÃO CARLOS/SP - O Shopping São Carlos recebe, no próximo dia 30 de maio, uma apresentação especial em comemoração ao Dia Internacional do Sapateado. O espetáculo “Passos que falam” acontece às 15h, próximo à Cobasi, e promete levar ao público uma experiência marcada por ritmo, técnica e expressão artística, reunindo bailarinos de diferentes faixas etárias em uma performance dinâmica e interativa.

A apresentação será conduzida pela escola Espaço Yala Bi e contará com a participação de crianças, adolescentes e adultos, incluindo professores e bailarinos da companhia. O repertório foi pensado para alternar coreografias em grupo, solos, duos e momentos de improviso, uma das marcas do sapateado, criando uma experiência envolvente para o público que circular pelo Shopping durante o evento.

Além das apresentações, o evento também contará com momentos informativos sobre o Dia Internacional do Sapateado, celebrado em 25 de maio, reforçando o caráter cultural e artístico da iniciativa. “O sapateado tem uma energia muito própria e uma conexão forte com o improviso e a musicalidade. Nossa ideia é justamente mostrar essa diversidade da modalidade, trazendo desde apresentações coreografadas até momentos mais livres, em que os bailarinos interagem com músicas conhecidas do público”, explica Silvana Soares, dançarina e proprietária da escola Espaço Yala Bi.

Para o Shopping São Carlos, administrado pelo Grupo AD, a apresentação reforça a diversidade de atrações promovidas pelo empreendimento. “Buscamos promover atrações que tragam diferentes formas de arte e expressão para dentro do Shopping, criando experiências culturais e de lazer para toda a família”, afirma o gerente geral, Fábio Maria.

Dia Internacional do Sapateado - Celebrado em 25 de maio, o Dia Internacional do Sapateado homenageia Bill “Bojangles” Robinson, um dos maiores nomes da história da modalidade e referência mundial pela técnica, leveza e presença cênica que ajudaram a transformar o sapateado em expressão artística reconhecida internacionalmente. A data foi oficializada nos Estados Unidos em 1989 e, desde então, passou a ser celebrada em diversos países, incluindo o Brasil, reunindo apresentações, encontros e ações culturais voltadas à valorização dessa linguagem artística marcada pela musicalidade, improviso e conexão com o público.  

Serviço:

Apresentação “Passos que falam”

Data: 30 de maio
Horário: 15h
Local: Próximo à Cobasi
Entrada gratuita

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo participou da 6ª Teia Nacional – Pontos de Cultura pela Justiça Climática, realizada entre os dias 19 e 24 de maio, no município de Aracruz. A diretora do Departamento de Artes e Cultura, Mariana Navarro, representou o município no evento promovido pelo Ministério da Cultura.

Durante a programação, São Carlos também esteve presente no 2º Fórum de Gestores Cultura Viva, espaço voltado ao diálogo entre gestores públicos para troca de experiências, discussão de desafios e construção de metodologias voltadas ao fortalecimento da Política Nacional de Cultura Viva nos territórios.

A 6ª Teia Nacional teve como objetivo ampliar a articulação e a participação social na construção da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), iniciativa que há mais de duas décadas reconhece e fortalece grupos e entidades culturais comunitárias em todo o país.

A edição deste ano foi marcada pela integração com comunidades do território capixaba, incluindo 12 aldeias indígenas das etnias Tupiniquim e Guarani, além de comunidades quilombolas e da rede local de pontos e pontões de cultura.

Com mais de 200 atividades gratuitas, a programação reuniu shows, cortejos, cinema, feiras criativas, oficinas, manifestações indígenas, rodas culturais e debates sobre cultura, território e meio ambiente.

A relação entre cultura, território e emergência climática norteou os debates do encontro, com ações voltadas à sustentabilidade, à preservação da memória coletiva e à valorização dos saberes tradicionais. Entre os destaques esteve a exposição “Você Já Escutou a Terra?”, com curadoria de Ailton Krenak e Karen Worcman, promovida pelo Museu da Pessoa no Sesc Praia Formosa.

Outro momento importante foi o 5º Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, instância máxima de participação social da Política Cultura Viva, que reuniu cerca de 856 delegados de todo o Brasil para debater propostas e diretrizes para o fortalecimento da política pública cultural. A programação também incluiu o 3º Encontro Nacional dos Pontões de Cultura e o 1º Encontro Nacional Agente Jovem Cultura Viva e Rede de Pontos de Cultura.

Na ocasião, o governo federal assinou o decreto de reestruturação do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) e instituiu a Política Nacional para as Culturas Tradicionais e Populares. Também foram regulamentadas a Rede Nacional de Mestras e Mestres das Culturas Tradicionais e Populares e o Programa Festejos Populares do Brasil.

Segundo Mariana Navarro, a participação na Teia Nacional proporcionou uma experiência significativa de valorização dos saberes tradicionais e da cultura popular brasileira. Para a diretora, o encontro evidenciou a importância do poder público na preservação do patrimônio cultural imaterial e permitiu a troca de experiências com Pontos de Cultura de diferentes regiões do país.

Mariana destacou ainda que os espaços culturais comunitários desempenham papel fundamental na promoção da cidadania, no fortalecimento das identidades locais e na ampliação do acesso à produção artística e cultural.

A diretora ressaltou também que o evento possibilitou conexões institucionais com representantes do Ministério da Cultura e lideranças estaduais, ampliando oportunidades de diálogo e articulação para o fortalecimento das políticas culturais desenvolvidas em São Carlos.

Segundo ela, a participação na Teia reafirma a importância da construção de políticas públicas culturais mais democráticas, efetivas e próximas da população, fortalecendo a cultura como instrumento de transformação social e valorização da diversidade brasileira.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.