fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

SÃO CARLOS/SP - Uma ação da Guarda Municipal terminou com a prisão de uma mulher suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas no bairro Jardim Mercedes, em São Carlos.

De acordo com a ocorrência, a equipe Canil realizava patrulhamento pela região do CEME quando percebeu duas mulheres em atitude considerada suspeita na Rua Dr. Joaquim Inácio de Moraes.

Durante a abordagem, os agentes encontraram uma caixa escondida junto ao corpo de uma das abordadas. Dentro dela havia dezenas de pedras de crack prontas para comercialização.

A mulher confessou aos guardas que vendia drogas no local e afirmou que a outra pessoa presente teria ido até o ponto para adquirir entorpecentes.

Na sequência, uma agente feminina realizou revista detalhada e encontrou R$ 74 em dinheiro com a suspeita. Segundo a Guarda Municipal, a quantia seria resultado das vendas realizadas naquela região.

As duas mulheres foram conduzidas ao Centro de Polícia Judiciária para esclarecimentos. Após análise da ocorrência, a autoridade de plantão ratificou a prisão da acusada por tráfico de drogas.

SÃO CARLOS/SP - Uma noite de forte emoção, reflexão e conscientização marcou a palestra realizada nesta quarta-feira (28), no Teatro do Colégio Diocesano La Salle, em São Carlos. Promovido pela Câmara Municipal de São Carlos em parceria com o Colégio Diocesano La Salle, o evento reuniu mais de 400 pessoas que lotaram o teatro para ouvir o relato emocionante de Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella Nardoni, vítima de um crime que chocou o país.

A palestra trouxe momentos de profunda comoção ao público presente. Com coragem e sensibilidade, Ana Carolina compartilhou sua trajetória de dor, superação e luta em defesa das crianças e contra a violência doméstica. Em diversos momentos, o silêncio tomou conta do teatro enquanto os participantes acompanhavam atentamente cada palavra do relato.

O presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes, destacou a importância do encontro e a emoção de ver o auditório completamente tomado pela população.

“Me honra muito poder ver este teatro lotado para ouvir o relato de alguém que vivenciou uma das maiores dores que um ser humano pode passar. É uma noite de reflexão, conscientização e, acima de tudo, de responsabilidade coletiva no combate à violência”, afirmou Lucão.

Também participaram do evento os vereadores Lineu Navarro, Fernanda Castelano e Bruno Zancheta, além da presidente da OAB São Carlos, Dra. Andrea Valdevite.

Durante sua fala, Ana Carolina fez questão de agradecer à Câmara Municipal, na pessoa do presidente Lucão e dos vereadores presentes, pela iniciativa da palestra e pelo debate de temas tão relevantes para a sociedade.

“Discutir políticas públicas relacionadas à violência doméstica e à proteção das crianças é fundamental. Fico muito feliz em ver o comprometimento da Câmara Municipal com pautas tão importantes”, ressaltou.

O evento também teve grande repercussão nas redes sociais da Câmara Municipal, com transmissão simultânea pelas plataformas digitais, ampliando o alcance da mensagem para milhares de pessoas.

Outro destaque da noite foi a inovação promovida pela organização: todas as pessoas inscritas receberam certificado de participação, valorizando ainda mais o caráter educativo e social da iniciativa.

A parceria entre a Câmara Municipal e o Colégio Diocesano La Salle foi amplamente elogiada pelo público presente e consolidou a palestra como um dos eventos mais marcantes do ano em São Carlos, unindo emoção, conscientização e mobilização social em defesa da vida e da proteção das crianças.

SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal de São Carlos realizou, na manhã desta quinta-feira (28/05), audiência pública para a apresentação do balanço do primeiro quadrimestre de 2026 da Secretaria Municipal de Saúde. A sessão foi coordenada pelo presidente do Legislativo, Lucão Fernandes, e contou com a presença do secretário de Saúde, Leandro Pilha, além de diretores e técnicos da pasta.

Os números revelam a dimensão da procura pelo sistema de saúde da cidade. Entre janeiro e abril, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) registraram 117.920 atendimentos, com destaque para a UPA do Aracy, que concentrou o maior fluxo, incluindo 46.786 atendimentos adultos e 7.386 pediátricos. A UPA Vila Prado somou 44.360 atendimentos, enquanto a UPA Santa Felícia contabilizou 43.154.

Outro dado de impacto é o montante de recursos enviados à Santa Casa, que recebeu R$ 57,3 milhões em repasses no período, valor que representa parcela significativa do orçamento da saúde municipal. Após descontos de empréstimos, o repasse líquido foi de aproximadamente R$ 53,2 milhões. A instituição também se destacou na produção hospitalar, realizando 2.384 cirurgias no quadrimestre, entre eletivas e de urgência. Somando os procedimentos da Santa Casa e do Hospital Universitário, o total chegou a 2.922 cirurgias.

O relatório ainda mostra que a Prefeitura aplicou 33,92% da receita de impostos líquidos e transferências constitucionais em saúde, mais que o dobro do mínimo constitucional exigido de 15%. Esse índice demonstra o peso da saúde no orçamento municipal e a prioridade dada ao setor.

O secretário de Saúde, Leandro Pilha, destacou a importância da transparência na divulgação dos números. “A saúde é uma das áreas mais sensíveis da administração pública. Apresentar esses dados de forma clara e aberta à população é fundamental para que todos compreendam os desafios e os esforços que estão sendo feitos para manter o sistema funcionando”.

ATENDIMENTOS NA REDE - No Centro Municipal de Especialidades (CEME), foram ofertadas nesse período 21.576 consultas, porém foram registradas 4.634 faltas. Também foram agendados 10.767 exames e registradas 1.968 faltas. 

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram ofertados 74.669 atendimentos nesse período e registradas 13.187 faltas. Nas Unidades de Saúde da Família (USFs) foram disponibilizados 43.223 atendimentos e registradas 4.040 faltas. No Ambulatório Oncológico foram marcadas 2.739 consultas, mas 327 pacientes não compareceram. Já no Ambulatório Materno Infantil foram disponibilizadas 1.507 consultas com 302 faltas registradas e agendados 590 exames com 52 ausências.

Pela Farmácia de Alto Custo passaram 22.552 pessoas, sendo 5.702 em janeiro, 5.036 em fevereiro, 6.225 em março e 5.589 em abril. Nas 13 farmácias da rede municipal foram atendidas 152.618 pessoas, configurando um aumento de 3,25% em relação ao quadrimestre anterior.

O Departamento de Vigilância em Saúde divulgou o índice de cobertura das vacinas de rotina BCG (96%), Tríplice Viral D1 (98%), DTP 1º REF (81%), Varicela (87%), Poliomielite (96%), Hepatite A (88%), Pneumocócica (92%) Rotavírus Humano (92%), Meningocócica C (95%), Hepatite B (93%), Penta (97%), Febre Amarela (90%) e Tríplice Viral D2 (84%).  Contra a dengue foram aplicadas 11.681 doses na faixa etária de 10 e 14 anos. Da vacina Butantan DV ( para trabalhadores da Atenção Primária em Saúde, trabalhadores de Saúde dos serviços públicos e privados e população de 59 anos foram aplicadas 566 doses. Contra a Influenza foram aplicadas 35.540 doses, incluindo grupos prioritários e especiais.

A Secretaria de Saúde também concluiu a reforma de três unidades (UBS Azulville, USF CDHU e Base do SAMU). Iniciou as reformas da USF do Cruzeiro do Sul e da Base dos Agentes de Endemias e a construção do CAPS IJ e das USF’s Romeu Tortorelli e José Fernando Petrilli.

Acompanharam a audiência os vereadores André Rebello, Bira, Bruno Zancheta, Cidinha do Oncológico, Edson Ferraz, Fernanda Castelano, Gustavo Pozzi, Júlio César, Linei Navarro,  Paraná Filho, Sérgio Rocha e  Thiago de Jesus.

SÃO CARLOS/SP - O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos realizou nesta quinta-feira (28/05), na Praça do Mercado Municipal, o 2º Drive Thru da Campanha do Agasalho 2026. A ação aconteceu das 9h às 17h e mobilizou dezenas de moradores, que contribuíram com a doação de roupas e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidadesocial.

Durante toda a mobilização, os motoristas puderam entregar as doações sem precisar sair dos veículos. A estrutura organizada pela equipe do Fundo Social garantiu agilidade e comodidade à população participante.

Foram arrecadados agasalhos, cobertores, mantas, edredons, roupas de frio e calçados fechados para bebês, crianças, jovens, adultos e idosos.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Herica Ricci Donato, destacou a importância da participação da população na campanha. Segundo ela, cada doação representa um gesto de cuidado e solidariedade com as pessoas que mais necessitam de apoio durante o período de baixas temperaturas.

Após a arrecadação, todas as peças passam por um processo de triagem realizado pela equipe do Fundo Social antes de serem destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade, pessoas em situação de rua, instituições de acolhimento e comunidades afetadas pelo frio.

Além dos drive thrus, a Campanha do Agasalho segue com pontos fixos de arrecadação na sede do Fundo Social, no Paço Municipal, nas unidades do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), na Fundação Educacional São Carlos (FESC), na Vila Nery, e também no Sistema Integrado de Gestão Administrativa (SIGA).

De acordo com o Fundo Social, a realização de uma nova edição do Drive Thru da Campanha do Agasalho 2026 está sendo analisada.

Quem tiver interesse em se tornar ponto de coleta pode entrar em contato pelo telefone (16) 3362-1014 ou procurar a sede do Fundo Social, localizada na rua Francisco Maricondi, nº 375, na Vila Marina. Em casos de grande volume de doações, o órgão também disponibiliza transporte para retirada dos itens arrecadados.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), lançou na noite da última quarta-feira (27/05), no auditório do Onovolab, 12 novos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), totalizando R$ 1,7 milhão em investimentos destinados ao fortalecimento e à valorização da cultura no município.

Os editais integram o segundo ciclo da PNAB e contemplam diversas linguagens artísticas, além de prever bolsas para mestres e mestras da cultura popular. As inscrições estarão abertas das 9h do dia 29 de maio até as 23h59 do dia 28 de junho, por meio de links disponibilizados no site oficial da Prefeitura de São Carlos.

O evento de lançamento reuniu centenas de artistas, produtores culturais, coletivos e representantes de diferentes segmentos culturais da cidade. Também participaram o prefeito Netto Donatto, o vice-prefeito Roselei Françoso, os vereadores Raquel Auxiliadora, Fernanda Castelano, Larissa Camargo e Djalma Nery, além da presidente do Conselho de Políticas Culturais de São Carlos, Letícia Gomes de Assis, secretários municipais e equipes técnicas.

Os 12 editais são voltados ao fomento, criação, produção, circulação e valorização da cultura local, abrangendo áreas como artes visuais, artes performáticas, música, literatura, audiovisual, feiras e eventos, atividades formativas e Cultura Viva.

Entre os destaques estão os editais de Artes Visuais – Aquisição de Obras, Artes Visuais – Exposição, Artes Performáticas, Música, Literatura, Audiovisual, Feiras e Eventos, Obras, Atividades Formativas, além das ações da Cultura Viva, que incluem bolsas para mestres e mestras da cultura popular, fomento e premiação.

Durante o lançamento, o prefeito Netto Donatto destacou a importância dos recursos destinados à cultura e afirmou que a iniciativa representa um avanço para o setor cultural de São Carlos. Segundo ele, os recursos federais serão investidos de forma democrática, garantindo acesso e participação aos artistas do município. O prefeito também ressaltou que a criação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo fortaleceu as políticas públicas voltadas ao setor e defendeu que os recursos da PNAB se consolidem como uma política cultural permanente.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, afirmou que os editais foram estruturados para contemplar diferentes formas de expressão artística, garantindo transparência e democratização no acesso aos recursos. De acordo com ele, a Política Nacional Aldir Blanc se tornou um importante instrumento de fortalecimento cultural, contribuindo para a produção, circulação e valorização da arte tanto em São Carlos quanto em todo o país.

Leandro Severo também destacou que todos os projetos inscritos serão avaliados por analistas externos, com critérios técnicos e transparência no processo de seleção. O secretário agradeceu ainda ao Ministério da Cultura pela destinação dos recursos que serão utilizados para ampliar e fortalecer a produção cultural no município.

A diretora do Departamento de Artes e Cultura, Mariana Navarro, explicou que os editais abrangem diferentes frentes de incentivo, como produção, criação, circulação e formação artística em diversas linguagens culturais.

Entre as novidades desta edição, Mariana destacou a possibilidade de aquisição de obras de arte urbana para espaços públicos do município, como o Bicão e o distrito de Água Vermelha, além da criação do edital de bolsas para mestres e mestras da cultura popular, com três bolsas no valor de R$ 2.100 mensais durante 12 meses.

Segundo a diretora, a iniciativa representa a transformação dos recursos em políticas públicas estruturantes, capazes de movimentar a economia criativa e ampliar o acesso da população à cultura.

O lançamento contou ainda com apresentação musical de Duda Stefano Trio, que animou o público com um repertório de forró em celebração à cultura são-carlense.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Gestão da Cidade e Infraestrutura, lançou uma concorrência pública eletrônica para contratar empresa de engenharia responsável pela ampliação da pista de skate do bairro Santa Felícia. O edital prevê investimento de R$ 321 mil, sendo R$ 300 mil de emenda parlamentar do deputado federal Nilto Tatto (PT), por intermédio da vereadora Raquel Auxiliadora.

O certame está previsto para o dia 18 de junho, às 9h30, na plataforma Licitações-e do Banco do Brasil. O prazo de execução da obra varia entre 30 e 90 dias, conforme estipulado no contrato, e a vigência será de 180 dias, podendo ser prorrogada.

O projeto inclui melhorias estruturais para ampliar o espaço esportivo, garantindo condições adequadas para a prática do skate e maior integração da juventude da região.

O secretário de Gestão da Cidade e Infraestrutura, Leonardo Lázaro, destacou o impacto da obra. “A pista de skate do Santa Felícia é um espaço que reúne jovens e famílias.

Com essa ampliação, queremos oferecer uma estrutura moderna e segura, que incentive o esporte e fortaleça a convivência comunitária. É mais um passo para transformar São Carlos em uma cidade que valoriza o lazer e a juventude”.

“O esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão, convivência e transformação social. A ampliação da pista de skate do Santa Felícia representa um avanço importante para os jovens da região, que terão um espaço mais moderno para a prática esportiva. O skate é uma modalidade que cresce cada vez mais no país e atrai crianças, adolescentes e famílias inteiras. Nosso objetivo é incentivar essa prática, oferecendo estrutura de qualidade e fortalecendo o esporte como oportunidade de lazer, saúde e integração comunitária”, disse o secretário de Esportes, Fernando Carvalho.

O prefeito de São Carlos, Netto Donato, destacou que a ampliação da pista de skate é apenas a primeira etapa de um projeto maior. A administração municipal trabalha para transformar toda a área, que já reúne o campo de futebol e o ginásio do bairro, em um verdadeiro complexo esportivo, com quadras de basquete e futsal, reforma do campo, pista de caminhada, espaço para food trucks, teatro de arena e outras intervenções.

“Nosso objetivo é oferecer ao Santa Felícia um espaço completo de esporte e lazer, que valorize a comunidade e se torne referência em convivência e inclusão social”, afirmou o prefeito.

SÃO CARLOS/SP - Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Teatro Hip Hop”, realizado na Sala Cultural Hip Hop São Carlos, localizada na Avenida Miguel Petroni, nº 3220. A formação será realizada nos sábados 30 de maio, 13 e 27 de junho, das 15h30 às 18h30, e é voltada para participantes a partir de 12 anos.

A proposta do curso é unir as linguagens do teatro e da cultura Hip Hop em um espaço de troca de experiências, expressão artística e fortalecimento social. Inspirada nas experimentações desenvolvidas pelo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, a formação abordará metodologias, produções e releituras a partir dos relatos e vivências dos participantes, promovendo reflexões sobre conhecimento e consciência coletiva dentro da cultura Hip Hop.

No primeiro encontro, os participantes deverão levar um depoimento pessoal, que poderá ser apresentado em formato de cena, texto, testemunho ou música, conforme a preferência de cada um.

O curso será ministrado por Gabriel Shinobi, cientista social formado pela UNESP, especialista em Direitos Humanos pela PUC/RS, MC, educador e pesquisador com 20 anos de atuação e 11 anos de formação dentro da cultura Hip Hop.

Os participantes que tiverem pelo menos 75% de presença receberão certificado de conclusão. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário online no link https://forms.gle/sFbHKQ8UQQjfX9PUA.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Gestão da Cidade e Infraestrutura, publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (28/05) a abertura de uma concorrência pública eletrônica para a execução das obras de requalificação do Campo do Raspadão, localizado no bairro Cidade Aracy. O certame será realizado no dia 17 de junho, às 9h30, por meio da plataforma Licitações-e do Banco do Brasil.

O investimento previsto é de quase R$ 3,5 milhões, com prazo estimado de 12 meses para conclusão das obras. O projeto contempla a construção de vestiários para atletas e arbitragem, banco de reservas, depósito, sala de zeladoria, copa e sala de imprensa. Também estão previstas instalações de sanitários masculinos, femininos e acessíveis, além da construção de uma nova arquibancada com capacidade para 239 pessoas, incluindo rampas de acessibilidade.

O campo será mantido nas dimensões atuais, de 59 metros por 34 metros, mas reposicionado dentro da área. A obra inclui ainda a implantação de um sistema de drenagem com tubos perfurados distribuídos ao longo do terreno, garantindo o escoamento adequado das águas pluviais.

O financiamento da obra será garantido por diferentes fontes. Parte significativa dos recursos virá de emendas parlamentares: o deputado federal Maurício Neves (Progressistas) destinou R$ 2.487.500,00 por meio de transferência especial; os deputados federais Paulo Teixeira e Vicentinho (PT) contribuíram com R$ 150.000,00; e o vereador Paraná Filho destinou R$ 100.000,00. Além disso, o Fundo Municipal de Habitação aportará R$ 704.576,84. Somados, os valores chegam a R$ 3.442.076,84 para a execução do projeto.

Segundo a Prefeitura, as regras da licitação foram desenhadas para garantir que as propostas apresentadas sejam viáveis e seguras para os cofres públicos. Isso significa que empresas que oferecerem valores muito abaixo do orçamento oficial terão de comprovar que conseguem realizar a obra sem comprometer a qualidade. Além disso, quem apresentar descontos considerados excessivos precisará oferecer garantias adicionais para assegurar a execução do projeto.

O secretário de Gestão de Cidade e Infraestrutura, Leonardo Lázaro, destacou a importância da obra para a comunidade. “O Campo do Raspadão é um espaço simbólico para o bairro Cidade Aracy. A revitalização vai proporcionar mais qualidade de vida, lazer e integração social para os moradores. Nosso compromisso é entregar uma obra rápida, eficiente e que respeite os recursos públicos”.

O prefeito de São Carlos, Netto Donato, também ressaltou o impacto da iniciativa. “Estamos investindo em um espaço que é referência para a comunidade do Cidade Aracy. O Campo do Raspadão vai se transformar em uma arena esportiva moderna, preparada para receber jogos e atividades de lazer. É um investimento que valoriza a região e fortalece o esporte como ferramenta de inclusão social”.

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria da Pessoa com Deficiência e  Paradesportos realiza, em parceria com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (CREFITO-3), a capacitação “Proteger e Cuidar”, iniciativa voltada ao fortalecimento da rede de cuidado e ao acesso à informação qualificada sobre os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O encontro será realizado no próximo dia 29 de maio, às 14h, no auditório do Paço Municipal, e tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional no cuidado às pessoas com TEA, além de oferecer orientação e fortalecer o suporte destinado às mães atípicas, familiares e profissionais que atuam na área.

A ação integra uma proposta de cooperação técnica apresentada pelo CREFITO-3 ao município e busca promover espaços de diálogo, acolhimento e disseminação de informações que contribuam para uma rede de atendimento cada vez mais preparada e humanizada.

A capacitação reforça o compromisso do município com políticas públicas voltadas à inclusão, ao cuidado integral e ao fortalecimento das redes de apoio às pessoas com TEA e suas famílias.

SÃO CARLOS/SP - A Unimed São Carlos promove, no próximo sábado, dia 30 de maio, uma edição especial do projeto Unimed na Praça, em celebração aos 55 anos da cooperativa. O evento acontece das 16h às 20h, na Praça Brasil - Vila Nery, próximo ao Hospital Unimed – Unidade II, e será gratuito e aberto a toda a comunidade.

Com uma programação voltada para toda a família, o evento contará com brinquedos infláveis, oficinas, brincadeiras, pipoca e algodão doce gratuitos, além de food trucks, proporcionando uma tarde de lazer para crianças e adultos.

Além das atividades recreativas, a ação também terá um espaço dedicado à Medicina Preventiva, com aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações em saúde realizadas por profissionais da Unimed São Carlos, reforçando o compromisso da cooperativa com a promoção da saúde e da qualidade de vida da população.

A edição especial do Unimed na Praça também marca um momento importante para a cooperativa e para a cidade. No último dia 18 de maio, o prefeito Netto Donato, junto com os assessores João Muller e Rodolfo Hernane e o diretor do Departamento de Fiscalização, Rodolfo Penela, esteve na sede administrativa da cooperativa para a assinatura do Termo de Adoção da Praça Brasil, formalizando a parceria junto à Diretoria Executiva da Unimed São Carlos.

Com a iniciativa, a Unimed passa a ser responsável pela zeladoria da praça, contribuindo com a manutenção, limpeza, conservação e revitalização do espaço, promovendo mais qualidade, bem-estar e um ambiente acolhedor para toda a população.

A edição especial do Unimed na Praça integra o calendário comemorativo dos 55 anos da Unimed São Carlos, que ao longo do ano promoverá outras ações e eventos voltados à comunidade. Para acompanhar a programação completa e os próximos eventos comemorativos, acompanhe os canais oficiais da cooperativa (@unimedsaocarlos).

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.