fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

A cidade de São Carlos recebe, entre os dias 28 de maio e 1º de junho, a 1ª Mostra de Cinema Chinês, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com apoio do Instituto Confúcio da Unicamp, representado pelo Prof. Dr. Gao Qinxiang, e curadoria de Lucas Chen, produtor cultural e estudante da USP que já realizou diversas mostras de cinema pelo país.

A programação busca aproximar o público da produção cinematográfica chinesa, reunindo filmes consagrados internacionalmente e premiados em importantes festivais, além de promover o intercâmbio cultural entre Brasil e China. Todas as sessões da mostra serão totalmente gratuitas e abertas ao público em todos os espaços participantes, ampliando o acesso da população à cultura e ao cinema internacional.

Outro destaque importante é que tanto a cessão dos filmes quanto a curadoria da mostra foram realizadas sem qualquer custo para o município, resultado da parceria cultural construída entre a Secretaria de Cultura e Turismo, o Instituto Confúcio da Unicamp e os parceiros envolvidos no projeto.

As exibições acontecem em diferentes espaços culturais da cidade, fortalecendo a parceria entre a Secretaria de Cultura e instituições como o SESC São Carlos, o Centro Cultural da USP e a Fundação Educacional São Carlos (FESC).

A abertura oficial acontece no dia 28 de maio, às 19h, no CEMAC São Carlos, com a presença do Prof. Dr. Gao Qinxiang. O público poderá acompanhar uma apresentação musical especial antes da exibição do filme Hero, uma aventura com classificação 14 anos, filme épico estrelado por Jet Li. A produção é uma fábula baseada em fatos históricos sobre a unificação da China ocorrida há mais de dois mil anos.

No dia 29 de maio, também às 19h, a mostra segue para o Centro Cultural da USP em São Carlos com a exibição de O Carteiro das Montanhas (livre), um drama premiado como Melhor Filme e Melhor Ator no Festival Galo de Ouro, considerada a principal premiação do cinema chinês. Ao final da sessão, o público poderá participar de um bate-papo especial com o Prof. Dr. Gao Qinxiang e o curador Lucas Chen, promovendo uma troca cultural e reflexões sobre o cinema chinês contemporâneo.

Já no dia 30, a sessão será realizada na FESC, às 19h, em um ambiente ao ar livre especialmente preparado para o evento, com um telão de 4 metros por 2  instalado no gramado da pista de caminhada, proporcionando uma experiência diferenciada ao público. O filme exibido será Clã das Adagas Voadoras, produção indicada para maiores de 14 anos e vencedora de 12 prêmios nacionais e internacionais.

A programação continua no dia 31 de maio, às 16h, no SESC São Carlos, com a exibição do longa O Rei das Máscaras, classificado para maiores de 12 anos e vencedor do prêmio de Melhor Filme no Festival Galo de Ouro.

Encerrando a mostra, no dia 1º de junho, o CÉU das Artes, no bairro São Carlos VIII, recebe a exibição de Nenhum a Menos, obra vencedora do prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Veneza, além de outros 17 prêmios nacionais e internacionais. A sessão tem classificação livre e busca reunir públicos de todas as idades para o encerramento da mostra.

O secretário de Cultura e Turismo, Leandro Severo, convida toda a população, reforça a parceria com o Instituto Confúcio da Unicamp e destaca a oportunidade de conhecermos a cultura desse importante pais através dos filmes.

“É uma oportunidade maravilhosa, são cinco filmes apresentados em locais diferentes; CEMAC, USP, FESC, SESC e no São Carlos VIII, todos gratuitamente para população, são clássicos do cinema Chinês em um momento importante, porque as relações diplomáticas entre Brasil e China que completou 50 anos se aprofunda com a importância da China no mundo, então é sempre bom a gente conhecer um pouco da cultura, da história que nos apresentam através dos filmes. Faço um convite a toda população que acompanhe a programação da mostra e participe porque vale a pena”.

A 1ª Mostra de Cinema Chinês de São Carlos reforça o compromisso da cidade com a democratização do acesso à cultura e com a valorização do cinema internacional, oferecendo ao público uma oportunidade única de conhecer diferentes aspectos da história, da arte e das tradições chinesas por meio da sétima arte.

SÃO CARLOS/SP - A quinta edição do Festival de Coros de São Carlos terminou no último domingo (24/05), na Igreja São Benedito, consolidando-se como um dos principais eventos culturais do município. Realizado pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), entre os dias 21 e 24 de maio, o festival reuniu cerca de 4 mil pessoas em quatro dias de apresentações musicais marcadas por emoção, diversidade e integração cultural.

As apresentações aconteceram no Teatro Municipal, no Centro de Eventos do Hotel The Hill Executive e na Igreja São Benedito. Ao todo, o evento contou com a participação de 30 coros e 36 apresentações, reunindo grupos de Goiânia (GO) e de diversas cidades paulistas, como Araraquara, Araras, Bauru, Campinas, Espírito Santo do Pinhal, Fernandópolis, Guarulhos, Jaboticabal, Jundiaí, Limeira, Matão, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Pedro e São Carlos.

Sob direção artística da maestrina Flávia Bombonato, o festival destacou a força do canto coral como expressão artística capaz de promover sensibilidade, união e troca de experiências. Segundo a maestrina, o canto coral possui uma característica singular ao incentivar a escuta, a harmonia entre as diferenças e o compartilhamento de emoções.

“O festival foi maravilhoso e proporcionou momentos de muita emoção para quem canta, rege e principalmente para quem ouve. Tivemos apresentações fantásticas, com diferentes estilos musicais e performances que encantaram o público. Foi uma grande riqueza musical”, afirmou Flávia Bombonato.

Representando o prefeito Netto Donato, o vice-prefeito Roselei Françoso destacou a consolidação do Festival de Coros como referência nacional na valorização da música coral e da cultura.

“Foram dias marcados por emoção, talento e encontros inesquecíveis, reunindo corais, maestros, músicos e amantes da música de diversas regiões do país. Parabéns a todos pelo empenho, dedicação e amor à música”, ressaltou.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, enfatizou a importância cultural e econômica do evento para o município. Segundo ele, além de oferecer apresentações gratuitas à população, o festival também movimenta o turismo e o setor de serviços da cidade.

“Os regentes apresentaram repertórios diversificados, com referências da música popular brasileira, clássica e internacional. O festival fortalece São Carlos como destino turístico cultural e movimenta a economia local”, afirmou o secretário.

Leandro Severo também lembrou que o Festival de Coros passou a integrar oficialmente o Calendário Oficial de Eventos do Município por meio de lei de autoria do vereador Djalma Nery, aprovada pela Câmara Municipal.
Já o secretário adjunto de Turismo, Hicaro Alonso, destacou o impacto do evento no fortalecimento da cultura e do turismo local.

“A quinta edição apresentou repertórios especiais e celebrou a união, característica essencial do canto coral. É um evento que atrai visitantes para São Carlos e valoriza a cultura do município”, destacou.

A organização já iniciou os preparativos para a próxima edição do festival, programada para ocorrer entre os dias 20 e 23 de maio de 2027.

SÃO CARLOS/SP - A Fundação Educacional São Carlos (FESC) realizou na manhã do último domingo (24/05), no Campus 1, localizado na Rua São Sebastião, 2828, na Vila Nery, a cerimônia de reinauguração da cancha de bocha revitalizada. O espaço passou por melhorias estruturais e recebeu a 1ª Copa FESC de Bocha, reunindo atletas, equipes convidadas e representantes da comunidade esportiva da cidade.

Participaram do evento o vice-prefeito Roselei Françoso, representando o prefeito Netto Donato, o secretário municipal de Esporte, Fernando Carvalho, o vereador Edson Ferraz, o presidente da FESC, Eduardo Cotrim, além de membros da Liga de Bocha, funcionários da Fundação e atletas participantes.

A programação contou com partidas envolvendo equipes classificadas em torneio interno promovido pela FESC, além de confrontos contra representantes do São Carlos Clube, Country Club, Grêmio Recreativo e Esportivo de Ibaté (GREI), Santa Felícia e Redenção.

O presidente da FESC, Eduardo Cotrim, destacou a importância da revitalização do espaço e da valorização da modalidade.

“A cancha de bocha já existe há mais de 10 anos aqui na FESC e precisava de uma revitalização. Melhoramos o solo, pintamos e realizamos um torneio interno na última semana, classificando quatro duplas que jogaram contra equipes do São Carlos Clube, Country Club, GREI, Santa Felícia e Redenção. Nós pretendemos que esse torneio seja realizado todos os anos. Agradeço à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Esporte”, afirmou.

O secretário municipal de Esportes, Fernando Carvalho, destacou a importância da revitalização da cancha de bocha para o fortalecimento do esporte e da convivência social em São Carlos. Segundo ele, a iniciativa representa um incentivo tanto à prática esportiva quanto à integração entre diferentes gerações.

Representando o prefeito Netto Donato, o vice-prefeito Roselei Françoso ressaltou a importância social e esportiva do espaço revitalizado. “Estou aqui representando o prefeito Netto Donato na reinauguração da cancha de bocha, que permite a realização desse esporte, integrando as pessoas e celebrando o esporte, especialmente entre os jovens e o pessoal da terceira idade. Parabenizo o Eduardo Cotrim, presidente da FESC, pelo brilhante trabalho que desenvolve nessa instituição”, disse.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos realizou na manhã desta segunda-feira (25/05) a abertura oficial do Curso Técnico de Formação da Guarda Municipal, etapa decisiva da 6ª fase do concurso público edital nº 001/24. A cerimônia aconteceu na FESC – Fundação Educacional São Carlos, na Vila Nery, reunindo autoridades municipais, representantes das forças de segurança e os 35 candidatos inscritos para a formação.

Participaram do evento o vice-prefeito Roselei Françoso, representando o prefeito Netto Donato,  o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael  Yabuki, a secretária municipal de Gestão de Pessoas, Ana Beatriz Sodelli, o comandante da Guarda Municipal, Célio Ramos de Godói, o tenente da Polícia Militar Thiago Alberto Carvalho, o delegado seccional de São Carlos, Dejair Rodrigues, o delegado Geraldo Souza Filho. 

O curso será realizado entre os dias 25 de maio e 31 de agosto de 2026, com carga horária total de 960 horas, sendo 900 presenciais e 60 em ensino a distância. A formação inclui disciplinas como ética e direitos humanos, técnicas operacionais, defesa pessoal, uso da força, treinamento com armas, combate a incêndio, primeiros socorros, urbanismo e comunicação aplicada.

Durante a cerimônia, o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, destacou a importância da nova turma para o fortalecimento da segurança pública do município.

“Hoje é um dia muito importante para a cidade e para a Guarda Municipal. São 35 novos agentes iniciando esse curso de formação para integrar a nossa segurança pública municipal. Vamos trazer mais segurança para nossa população e, consequentemente, mais bem-estar para que todo são-carlense”, afirmou.

O comandante da Guarda Municipal, Célio Ramos de Godói, ressaltou o impacto operacional que os novos agentes irão proporcionar após a conclusão da formação.

“Hoje é um dia muito importante para a Guarda Municipal de São Carlos. Isso trará um ganho técnico e operacional muito grande. Poderemos otimizar melhor o atendimento à população e isso, consequentemente, proporcionará maior qualidade em nosso serviço”, destacou.

Os futuros guardas municipais também falaram sobre a expectativa para o início da formação. Helena Cristina de Medeiros destacou o significado pessoal e familiar da conquista.

“Para mim é muito gratificante estar fazendo parte da quarta turma da Guarda Municipal de São Carlos. Além de ser uma honra familiar continuar o nome Medeiros na corporação, pretendo trazer mais segurança e contribuir com a Secretaria de Segurança”, afirmou.

Já Mateus Augusto Alves comemorou a oportunidade de ingressar na corporação. “Estou feliz, é muito gratificante servir essa instituição gloriosa e espero proteger e servir bem a população para contribuir com a segurança pública”, disse.

O vice-prefeito Roselei Françoso também falou sobre a importância do investimento na Guarda Municipal e na valorização da segurança pública. “A segurança pública é uma das maiores demandas da população e investir na formação e qualificação dos nossos agentes é investir diretamente na proteção das famílias de São Carlos. Esses novos guardas chegam para fortalecer ainda mais o trabalho desenvolvido pela corporação e ampliar a sensação de segurança em toda a cidade”, ressaltou.

SÃO CARLOS/SP - O Teatro Municipal Doutor Alderico Vieira Perdigão esteve lotado de servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), vereadores e autoridades municipais, em uma audiência pública realizada nesta segunda-feira (25/05), que discutiu os impactos do programa UniversalizaSP em São Carlos. O encontro, marcado pela ampla participação popular, contou com a presença do prefeito Netto Donato, do presidente do SAAE, Derike Contri, e da secretária de Estado do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.

O prefeito enfatizou o compromisso com o diálogo e a valorização dos servidores públicos. Ele lembrou que desde a pré-campanha e durante a campanha sempre defendeu que o SAAE é patrimônio da cidade e que nenhuma decisão será tomada sem a participação direta dos trabalhadores e da população.

“Enquanto não recebermos a proposta oficial do Governo do Estado, não haverá decisão. Quando isso acontecer, chamaremos os servidores, o sindicato, a comissão e todos os vereadores, da situação e da oposição, para debatermos juntos o que é melhor para São Carlos”, afirmou.

Netto reforçou que não abrirá mão da autonomia da autarquia e que qualquer medida será discutida com transparência. Ele também agradeceu ao governador Tarcísio de Freitas e à secretária Natália Resende pelo investimento de R$ 148 milhões na ampliação do piscinão da Travessa 8, obra que não está vinculada ao UniversalizaSP, mas que representa um avanço importante para a infraestrutura da cidade no combate a enchentes.

“Esse investimento mostra que o diálogo funciona. Não houve chantagem, houve parceria e respeito. São Carlos está sendo contemplada porque mostramos nossas necessidades e trabalhamos com seriedade”, disse o prefeito.

Durante sua fala, Netto Donato também destacou que não fará concessões precipitadas e que jamais negociou valores com empresas privadas durante sua trajetória política. “Eu nasci em São Carlos, sou são-carlense, e tenho orgulho disso. O SAAE é nosso, e continuará sendo nosso. Vamos trabalhar com transparência e responsabilidade, sempre ouvindo os servidores e a população”, completou.

A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, reforçou que o UniversalizaSP é um projeto estruturante e que não tem como objetivo privatizar ou extinguir autarquias municipais.

“Foi muito bom ter os funcionários presentes, porque isso nos permite deixar claro que o projeto não visa privatização, nem extinção, nem mexer na autarquia. Pelo contrário, queremos fortalecer o SAAE, pensando na resiliência que São Carlos precisa, em chegar a bairros que ainda sofrem com falta d’água e em melhorar as infraestruturas de água e esgoto com recursos do Estado”, afirmou.

Natália destacou que São Carlos receberá R$ 636 milhões até 2033 e quase R$ 1,8 bilhão até 2060, e que o olhar regional é fundamental para enfrentar problemas históricos e estruturantes. Ela lembrou que muitas vezes municípios vizinhos despejam esgoto que acaba chegando a São Carlos, o que exige soluções integradas.

“Estamos falando de desafios que não se resolvem apenas perfurando novos poços. Hoje, São Carlos tem 52% de perdas de água, e precisamos trocar redes antigas para reduzir esse índice. O Estado entra com recursos para projetos estruturantes, que resolvem de fato e não ficam apenas enxugando gelo. Queremos avançar junto com o município e com o SAAE, sempre com planejamento de curto, médio e longo prazo”, completou.

A secretária também ressaltou que a adesão ao UniversalizaSP é facultativa e que cada município terá liberdade para decidir se participa ou não. “Nós estudamos experiências no mundo inteiro e acreditamos que este modelo é o mais adequado para garantir resiliência hídrica e atender às exigências do novo marco de regionalização. Mas nunca será imposto. Cada cidade escolhe o que é melhor para si”, concluiu.

O presidente do SAAE, Derike Contri, ressaltou a importância da participação dos trabalhadores e do sindicato no processo. “Esse encontro mostra que o diálogo está aberto e que os servidores terão voz ativa nas decisões. O SAAE é uma autarquia que presta serviços de qualidade e continuará sendo referência em São Carlos”, disse.

A audiência contou com a presença dos vereadores Djalma Nery, Moisés Lazarine, Larissa Camargo, Raquel Auxiliadora, Lineu Navarro, Paraná Filho, Júlio Cesar, Edson Ferraz e Thiago de Jesus, além dos parlamentares de Araraquara, Guilherme Bianco e Alcindo Sabino, que elogiaram a postura do prefeito em comparecer pessoalmente a um debate de tamanha relevância.

O diagnóstico técnico do UniversalizaSP apontou que São Carlos enfrenta um dos maiores índices de perdas de água da rede de distribuição: 52,22%. A meta é reduzir esse índice para 25% até 2033, com medidas como setorização da rede, ampliação da macromedição, substituição de hidrômetros, instalação de válvulas redutoras e renovação de trechos críticos.

Além disso, cerca de 11,3 mil pessoas ainda não têm acesso adequado à água potável e 13,1 mil não contam com coleta de esgoto. A meta é atender plenamente essa população até 2033.

No abastecimento de água, estão previstas melhorias em unidades como a ETA CEAT e a ETA Vila Pureza, além de intervenções em sistemas estratégicos como Salto do Monjolinho, Porto Royale, Parque Lilazes, Água Santa, Maria Stella Fagá, Rodovia Washington Luís e Parque Industrial. No esgotamento sanitário, haverá substituição de redes antigas e melhorias em sistemas de tratamento em Água Vermelha e Santa Eudóxia, além de obras estruturais na ETE Monjolinho.

Encontro voltado a empresários e comerciantes locais abordará proteção financeira, benefícios fiscais e sucessão patrimonial inteligente para o cenário de 2026

 

SÃO CARLOS/SP - A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) realiza na quarta-feira, 27 de maio, às 19h, a palestra "Estratégias de Blindagem e Continuidade Empresarial Para 2026". O encontro, voltado para empresários, comerciantes e gestores da região, tem como principal objetivo apresentar soluções e ferramentas práticas para garantir a segurança jurídica, a proteção patrimonial e a sustentabilidade dos negócios locais frente aos desafios econômicos futuros.

O evento é promovido em uma parceria entre a NorthX Capital (Safra Invest) e a MAG Seguros, contando com o apoio institucional da ACISC. A iniciativa busca municiar a classe empresarial com conhecimento estratégico sobre temas sensíveis do cotidiano corporativo, como a estruturação de uma sucessão patrimonial inteligente e o aproveitamento de incentivos e benefícios fiscais.

A condução do painel ficará a cargo de José Roberto Trindade, superintendente comercial e representante da MAG Seguros. Com formação em Contabilidade e em Propaganda e Marketing, Trindade compartilhará metodologias financeiras eficientes para a proteção de ativos e esclarecerá dúvidas do público sobre como blindar o patrimônio corporativo de forma legal e segura. 

A abertura do debate também contará com a presença de Rogério Barreto, head da operação do Safra Invest em São Carlos, reforçando o papel das soluções de investimento e planejamento de longo prazo para as empresas do município. 

O encontro acontece na sede da ACISC, localizada na Rua General Osório, 401, no Centro de São Carlos. A iniciativa reforça o compromisso da associação em promover o desenvolvimento econômico regional e aproximar o empresariado de especialistas renomados do mercado financeiro e de seguros.

Estão previstos cerca de 400 procedimentos no HU-UFSCar e cerca de 40 mil na Rede HU Brasil
 


SÃO CARLOS/SP - O Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), vinculado à Rede HU Brasil, realizará, no dia 30/05 (sábado), o mutirão “HU Brasil em Ação”. Estão previstos mais de 400 atendimentos, incluindo 148 consultas com especialistas, 283 exames e 17 cirurgias. Também serão realizadas atividades em sala de espera com orientações sobre saúde do idoso. Em toda Rede HU Brasil serão realizados cerca de 40 mil procedimentos.
 

O mutirão “HU Brasil em Ação” visa reduzir as filas do Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar o acesso à saúde pública. A ação ocorrerá, de forma simultânea, em todos os 45 hospitais universitários federais da Rede HU Brasil, que passou por uma mudança da marca, anunciada pelo presidente da República durante solenidade no HU-UFSCar, em março deste ano.
 

O último mutirão da rede, no dia 21/03, teve foco especial na saúde da mulher. Em toda a Rede HU Brasil, mais de 46 mil atendimentos foram antecipados, sendo 1.193 cirurgias, 5.762 consultas especializadas, 37.698 exames e 1.688 outros procedimentos.
 

Sobre a HU Brasil

O HU-UFSCar faz parte da Rede HU Brasil desde outubro de 2014. A estatal foi criada por meio da Lei nº 12.550/2011, vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e nasceu tendo como nome oficial Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh. Em 2026, em um reposicionamento junto à sociedade, ao mercado e instituições parceiras, passou a ter um novo nome, que carrega sua essência: HU Brasil. A estatal é responsável pela administração de 45 hospitais universitários federais em 25 unidades da federação, apoiando e impulsionando suas atividades de assistência, pesquisa e inovação por meio de uma gestão de excelência.

ENGENHEIRO COELHO/SP - O atletismo de São Carlos segue mostrando força nas pistas. Representando a ASA (Associação São-carlense de Atletismo), Márcio Ribeiro da Silva conquistou o 4º lugar geral na 5ª Corrida de Aniversário de 35 anos de Engenheiro Coelho (SP), realizada no último domingo, 24.

Com alto nível técnico, a prova serviu como um importante teste para o atleta, que utiliza a competição como parte da preparação para o Campeonato Paulista Master, marcado para os dias 11, 12 e 13 de julho, no Centro Olímpico, na capital paulista.

Sob o comando do técnico Paulo César Paiutto, Márcio vem intensificando os treinamentos e chega embalado para a sequência da temporada. A expectativa da equipe é alta, com boas chances de pódio no estadual.

Coordenador da ASA, Altair Maradona Pereira destacou o desempenho do atleta e a dedicação da equipe. Segundo ele, Márcio é um competidor completo e tem tudo para representar São Carlos com destaque tanto no Paulista Master quanto nos Jogos Regionais.

A equipe também fez questão de agradecer o apoio da Prefeitura de São Carlos e da Secretaria Municipal de Esportes, fundamentais para o desenvolvimento do atletismo na cidade.

 

Metodologia do Sebrae-SP conecta universidades, empresas, startups e poder público para impulsionar o desenvolvimento do município

 

SÃO CARLOS/SP - O Sebrae-SP lançou, na noite desta quinta-feira (21), o Programa ELI (Ecossistema Local de Inovação) em São Carlos, iniciativa que busca fortalecer a conexão entre universidades, empresas, startups, poder público e instituições para impulsionar a inovação e o desenvolvimento econômico do município. O encontro foi realizado no Escritório Regional do Sebrae-SP e reuniu representantes de importantes instituições ligadas à ciência, tecnologia e empreendedorismo.

Reconhecida nacionalmente como Capital da Tecnologia, São Carlos foi escolhida para receber a metodologia por conta da força do seu ecossistema de inovação e da capacidade de integração entre os diferentes atores locais. O programa prevê uma jornada colaborativa, com encontros estratégicos, diagnóstico do cenário municipal e construção conjunta de um plano de ação voltado ao desenvolvimento da inovação na cidade.

O diretor-superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, destacou a importância do programa para ampliar oportunidades e fortalecer o ambiente inovador do município.

“A cidade de São Carlos já é uma referência em inovação e tecnologia. O ELI chega para conectar ainda mais os parceiros e construir uma jornada conjunta, criando oportunidades para quem quer inovar, empreender, acelerar ou transformar ideias em negócios”, afirmou.

Para o pesquisador e professor Sylvio Goulart Rosa, presidente da Fundação Parque Tecnológico de São Carlos (ParqTec), a metodologia contribuirá para organizar e tornar mais eficiente o ecossistema local.

“São Carlos já possui uma infraestrutura científica e tecnológica muito forte. Essa metodologia do Sebrae-SP vai ajudar a integrar e fortalecer os elementos que compõem o sistema local de inovação”, disse.

Segundo Guilherme Arradi, gerente da Unidade de Economia Criativa e Startups do Sebrae-SP, a proposta é aproximar ainda mais os atores que atuam no apoio aos empreendedores. “O objetivo é facilitar a jornada das empresas inovadoras e das startups, conectando todos os agentes que apoiam o empreendedorismo e o desenvolvimento tecnológico”, explicou.

A gerente regional do Sebrae-SP Ariane Canellas ressaltou o protagonismo de São Carlos no cenário estadual e nacional da inovação. “Reunimos universidades, startups, empresas e hubs de inovação para pensar, juntos, o futuro da cidade. O ELI vem para fortalecer ainda mais esse ambiente tão potente que São Carlos já possui”, destacou.

A metodologia do Programa ELI será conduzida por consultores especializados e vai contar com encontros colaborativos entre representantes do ecossistema local para identificação de desafios, oportunidades e definição de estratégias voltadas ao fortalecimento da inovação e do empreendedorismo no município. A proposta é estimular conexões, ampliar a competitividade das empresas e transformar conhecimento em desenvolvimento econômico e social.

O gestor de inovação do Sebrae-SP Ícaro Tiberti reforçou o papel do programa na construção coletiva de soluções para o município. “Agora, com o apoio do ELI, vamos trabalhar para que São Carlos entregue ainda mais resultados, impactando diretamente o desenvolvimento econômico e social da cidade”, afirmou.

Representando a Prefeitura Municipal de São Carlos, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paula Knoff, destacou a parceria entre o município e o Sebrae-SP. “Esse programa fortalece ainda mais o nosso ecossistema e impulsiona São Carlos para um cenário global cada vez mais conectado à inovação e à tecnologia”, comentou.

Também participaram do evento representantes do Sistema S, startups, empresas públicas e privadas, Câmara Municipal, universidades públicas e instituições privadas de ensino, além de outras instituições que integram o ecossistema de inovação da cidade.

SÃO CARLOS/SP - A atuação do sistema de monitoramento da Guarda Municipal de São Carlos foi fundamental para a prisão de um homem suspeito de furtar materiais de uma escola municipal na noite deste domingo (24), em São Carlos.

De acordo com a ocorrência, o alarme da CEMEI José Marrara, localizada no Jardim Bandeirantes, disparou por volta das 19h30. Ao verificar as imagens das câmeras de segurança, operadores visualizaram um homem circulando na parte externa da unidade escolar carregando uma mochila.

Equipes da Guarda Municipal foram enviadas imediatamente ao endereço e conseguiram localizar o suspeito nas proximidades da escola. Durante a abordagem, os agentes encontraram um hidrômetro e duas torneiras dentro da mochila.

Ainda segundo a corporação, o próprio homem confessou ter retirado os objetos da unidade. Na inspeção realizada pelos guardas, foi identificado também um grande vazamento de água causado pela retirada dos equipamentos hidráulicos.

O caso foi apresentado no Centro de Polícia Judiciária, onde o suspeito permaneceu preso em flagrante pelo crime de furto ao patrimônio público.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.