fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

SÃO CARLOS/SP - A Guarda Municipal de São Carlos foi acionada nesta quinta-feira (21) após uma denúncia de disparos de arma de fogo contra uma residência no Jardim Hikare.

O caso aconteceu na Rua Carlos Del Nero. De acordo com as informações, a moradora entrou em contato com a corporação informando que sua casa havia sido atingida por tiros.

Equipes da GM seguiram até o local, onde confirmaram os fatos. A solicitante foi encaminhada ao Centro de Polícia Judiciária para registro da ocorrência.

A Polícia Científica realizou perícia no imóvel e a investigação ficará sob responsabilidade da Polícia Civil. As circunstâncias do caso ainda serão apuradas pelas autoridades.

SÃO CARLOS/SP - A 4ª edição da Semana da Beleza e do Bem-Estar, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, teve sequência nesta quinta-feira (21/05), na Casa do Trabalhador, com uma programação voltada à qualificação profissional, saúde, estética e empreendedorismo.

O segundo dia do evento contou com oficinas, atividades práticas e exposições nas áreas de beleza, bem-estar e saúde, além da participação de estudantes da UNICEP e alunos do ensino fundamental da EMEB Carmine Botta e da Escola Estadual Professor Luiz Viviani Filho.

Também foram realizadas oficinas de salão de beleza promovidas pelo Sincomerciários, incluindo cabelo e unhas; oficina de massagem com óleos naturais; oficina de maquiagem; além de atividades de fisioterapia e alongamento. O evento ainda contou com a participação de expositores do SEST/SENAT, Mary Kay e SUPERA.

Durante o evento, os estudantes dos cursos de Farmácia, Biomedicina, Nutrição e Enfermagem da UNICEP realizaram orientações e atividades voltadas ao público, abordando temas como proteção solar, cosmetologia, estética, biossegurança, IMC e cuidados com a saúde.

A coordenadora dos cursos de Farmácia e Biomedicina da UNICEP, Cristiane Ferino Minhoni, destacou a importância da participação dos universitários em ações práticas junto à comunidade.

“Esses eventos são muito importantes para os alunos porque eles interagem com a comunidade e também passam o conhecimento deles para a população. Eles colocam em prática aquilo que aprendem em sala de aula. Hoje, por exemplo, eles estão trabalhando temas como filtro solar, cosmetologia, estética e biossegurança, áreas que estão em alta e fazem parte da formação prática deles”, explicou.

A atividade também proporcionou aos estudantes do ensino fundamental um primeiro contato com o universo acadêmico e profissional. A coordenadora da EMEB Carmine Botta, Vivien Fonseca, ressaltou a relevância da experiência para os alunos do oitavo ano.

“Eles tiveram contato com profissões e isso é muito importante porque, no próximo ano, precisam escolher cursos técnicos profissionalizantes. Muitos conheceram áreas que nem imaginavam existir. Eles perguntaram sobre IMC, sobre os estudantes da graduação e ficaram felizes em entender como funciona a vida após o ensino médio. Esse contato ajuda os alunos a planejarem o próprio futuro”, afirmou.

O diretor do Departamento de Apoio ao Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Faria, avaliou positivamente a participação do público no evento.

“A abertura da Semana da Beleza e do Bem-Estar aconteceu na quarta-feira, dia 20, e hoje, aqui na Casa do Trabalhador, recebemos expositores da área da beleza e do bem-estar, além dos estudantes da UNICEP. Tivemos espaços de maquiagem, terapias, óleos essenciais e atividades voltadas à saúde. Foi um dia maravilhoso, com a participação dos alunos da EMEB Carmine Botta pela manhã e da Escola Estadual Professor Luiz Viviani Filho no período da tarde”, destacou.

A programação da Semana da Beleza e do Bem-Estar continua nesta sexta-feira (22/05), na Casa do Trabalhador, das 9h às 16h, com bazar itinerante do Fundo Social de Solidariedade, oficina de maquiagem, atividades de fisioterapia e alongamento, oficina sobre óleos essenciais e palestra sobre bem-estar.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paula Knoff, destacou a importância da Semana da Beleza e do Bem-Estar como uma oportunidade de capacitação, fortalecimento do empreendedorismo e incentivo à geração de renda no município.

“Preparamos uma programação muito rica, pensada para valorizar os empreendedores do setor, incentivar a qualificação profissional, fortalecer a geração de renda e ampliar as oportunidades de crescimento dos negócios. Nosso objetivo é fortalecer esse segmento, incentivar o empreendedorismo e proporcionar novas oportunidades para que os profissionais possam aprimorar seus serviços e expandir seus negócios”, afirmou a secretária.

No sábado (23/05), as atividades seguem na Praça do Mercado Municipal, das 9h às 14h, durante a Semana do MEI, realizada pelo SEBRAE. Já nos dias 25 e 26 de maio, a programação contará com cursos, oficinas e atividades voltadas ao empreendedorismo e ao fortalecimento dos negócios do setor da beleza e bem-estar.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Defesa e Controle Animal, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal, retomou o atendimento médico veterinário gratuito 24 horas para cães e gatos de tutores em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O serviço é destinado a famílias já inseridas no Cadastro Único (CadÚnico), programa do Governo Federal que identifica pessoas de baixa renda para inclusão em políticas de assistência social e redistribuição de renda.

Os atendimentos contemplam serviços ambulatoriais de baixa, média e alta complexidade, como ultrassom, raio-x, hemograma, vermifugação, testes de erliquiose e cinomose, raspado de pele, além de internações e cirurgias, incluindo procedimentos ortopédicos.

Para garantir o atendimento, os tutores devem realizar agendamento prévio do animal pelo WhatsApp (16) 99991-9584.

De acordo com a médica veterinária Lígia Guerreiro Sengling de Camargo, os atendimentos diurnos serão realizados na clínica Ortovet, localizada na Rua Rui Barbosa, nº 1010, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Já os atendimentos noturnos, após as 18h, além dos finais de semana e feriados, serão voltados exclusivamente para casos de urgência e emergência.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal, Alexandre Wellington de Souza, a retomada do serviço amplia o acesso da população aos cuidados veterinários. “Estamos garantindo atendimento médico veterinário gratuito 24 horas para cães e gatos de famílias em situação de vulnerabilidade social. É um serviço essencial que oferece desde atendimentos ambulatoriais até internações e cirurgias de urgência, inclusive ortopédicas. Nosso objetivo é assegurar mais dignidade às famílias e bem-estar aos animais”, destacou o secretário.

“Retomar esse atendimento veterinário gratuito 24 horas é um compromisso da nossa gestão com o cuidado e a proteção animal, mas também com as famílias que muitas vezes não têm condições de arcar com tratamentos veterinários. Estamos garantindo acesso a consultas, exames, cirurgias e atendimentos de urgência para cães e gatos de tutores em situação de vulnerabilidade. É uma ação que une saúde pública, responsabilidade social e bem-estar animal. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais os serviços oferecidos à população e assegurar mais dignidade para quem precisa desse apoio”, ressalta o prefeito Netto Donato.

Vale reforçar que para o animal ser atendido, o tutor ou responsável deverá fazer o agendamento e estar inserido no Cadastro Único, demonstrando assim inviabilidade financeira para custear o atendimento e/ou tratamento do animal.

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia está com inscrições abertas até o dia 29 de maio para o curso de Programação e Circuitos na Prática com Arduino “Start na Robótica”. A iniciativa é voltada para jovens e adultos interessados em dar os primeiros passos no universo da programação, eletrônica e robótica.

As inscrições podem ser feitas na Casa do Trabalhador “Antônio Cabeça Filho”, localizada na avenida São Carlos, 1.839, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

Para se inscrever, os interessados devem apresentar RG, CPF e comprovante de endereço. O curso é destinado a jovens de 16 a 24 anos que tenham o Ensino Fundamental completo, podendo também estar cursando o ensino técnico.

Com carga horária total de 10 horas, o curso será realizado entre os dias 22 de maio e 19 de junho, sempre das 13h às 16h, também na Casa do Trabalhador.

O objetivo do “Start na Robótica” é proporcionar aos participantes uma introdução prática ao mundo da tecnologia, utilizando plataformas Arduino para o desenvolvimento de circuitos eletrônicos e projetos de automação e programação.

SÃO CARLOS/SP - Há 55 anos, a história da Unimed São Carlos começou a ser construída com um propósito claro: cuidar da saúde das pessoas com qualidade. Fundada em 16 de maio de 1971, a cooperativa médica cresceu junto com a cidade e, ao longo das décadas, se consolidou como uma das principais referências em saúde de São Carlos e região.

Hoje, a Unimed São Carlos reúne uma ampla estrutura assistencial, composta por mais de 360 médicos, dois hospitais, prontos atendimentos, laboratórios próprios, unidades de atendimento infantil e psicológico, medicina preventiva, além de uma ampla rede de profissionais qualificados, que atuam com excelência. Mais do que acompanhar o desenvolvimento da cidade, a cooperativa participa ativamente da transformação da saúde regional, impactando diariamente milhares de vidas.

“Celebrar 55 anos é reconhecer uma trajetória construída com confiança e compromisso com as pessoas. Ao longo dessas décadas, consolidamos uma história sólida na saúde de São Carlos e região, sempre evoluindo para oferecer um cuidado cada vez mais completo”, destaca o presidente da Unimed São Carlos, Bolívar Soares Mendjoud.

Para celebrar esse marco tão especial, a Unimed São Carlos preparou uma programação comemorativa aberta a toda a comunidade, reunindo cultura, lazer, entretenimento e momentos de convivência para todas as idades.

No dia 23 de maio, às 16h, acontecerá um espetáculo especial da Banda Sinfônica de Uberlândia, que apresentará grandes trilhas sonoras do cinema em uma tarde repleta de emoção, música e nostalgia. Devido às condições climáticas, o evento será realizado em um novo endereço, na Villa Tenuta, Av. Francisco Falvo, nº 6 (atrás do bairro Samambaia). O evento é gratuito e promete proporcionar uma experiência inesquecível para o público.

As comemorações continuam no dia 30 de maio, com a primeira edição especial do Unimed na Praça em celebração aos 55 anos. O evento acontece das 16h às 20h, na Praça Brasil – Vila Nery, com diversas atrações gratuitas para toda a família, incluindo brinquedos infláveis, oficinas, brincadeiras, pipoca e algodão doce.

Os dois eventos são gratuitos e abertos ao público, reforçando o compromisso da Unimed São Carlos em estar cada vez mais próxima da comunidade, promovendo bem-estar, cultura e qualidade de vida além do cuidado com a saúde.

E as comemorações não param por aí. Ao longo dos próximos meses, a Unimed São Carlos seguirá promovendo ações especiais em celebração aos seus 55 anos. As ações serão divulgadas gradualmente nas redes sociais oficiais da cooperativa, convidando toda a população a acompanhar e fazer parte dessa história construída há mais de cinco décadas.

SÃO CARLOS/SP - Nesta sexta-feira, 22 de maio, às 10h, o Auditório do Paço Municipal receberá o lançamento oficial do Programa ACT – Para Educar Crianças em Ambientes Seguros, iniciativa internacional desenvolvida pela American Psychological Association e reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como uma ferramenta eficaz na prevenção da violência contra crianças.

Voltado para famílias com crianças de 0 a 8 anos, o ACT oferece estratégias práticas para apoiar pais, mães e responsáveis na construção de uma parentalidade positiva. O programa busca incentivar a educação sem violência, fortalecer vínculos familiares, manejar comportamentos desafiadores e estimular o desenvolvimento emocional e social dos pequenos.

“O ACT é um convite para que toda a cidade se una em torno da infância, garantindo que nossas crianças cresçam em ambientes seguros, acolhedores e cheios de afeto”, afirmou o secretário municipal das Famílias, Felipe Neves.

A iniciativa integra o conjunto de ações da Secretaria Municipal das Famílias voltadas ao cuidado e à proteção integral da infância, reforçando o compromisso da cidade com a prevenção da violência familiar e a promoção de ambientes saudáveis para o desenvolvimento infantil.

SÃO CARLOS/SP - A Fundação Educacional São Carlos (FESC) realiza no próximo domingo, 24 de maio, às 8h, no Campus 1 – Vila Nery, a cerimônia de entrega da cancha de bocha revitalizada, localizada na Rua São Sebastião, 2828. O espaço, que passou por obras de restauração e modernização, simboliza um investimento importante na valorização do esporte, da convivência social e da promoção da qualidade de vida.

Para marcar a inauguração, será realizada a 1ª Copa FESC de Bocha, reunindo equipes da própria Fundação e de diferentes grupos da cidade. “A competição busca fortalecer a integração entre os praticantes da modalidade e incentivar o esporte como ferramenta de envelhecimento ativo e bem-estar comunitário”, disse o presidente da FESC, Eduardo Cotrim.

A programação contará ainda com uma apresentação cultural da Orquestra de Violas “Cancioneiros do Sertão”, às 10h, oferecendo ao público um momento de música e tradição que complementa a celebração esportiva.

A FESC convida toda a comunidade a prestigiar a cerimônia, acompanhar os jogos e participar de um domingo de celebração que une esporte, cultura e integração social.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, aderiu ao BB Pay Arrecadação, solução digital do Banco do Brasil que permite o pagamento de tributos e débitos municipais por meio de cartão de crédito ou Pix. Com a novidade, os motoristas poderão parcelar multas de trânsito em até 12 vezes, de forma prática, segura e totalmente online.

A iniciativa faz parte do processo de modernização dos serviços públicos e deve gerar impactos positivos na arrecadação municipal. Segundo estimativas da administração, a medida pode contribuir para a redução da inadimplência nas multas de trânsito, que somam cerca de R$ 15 milhões acumulados nos últimos cinco anos.

Além disso, o sistema deve promover maior regularidade nos pagamentos, ao oferecer múltiplas opções de quitação, e melhorar a experiência do cidadão com os serviços públicos, consolidando práticas de inovação e eficiência administrativa.

O BB Pay Arrecadação funciona como um checkout online integrado às ferramentas de arrecadação já existentes. O contribuinte escolhe a forma de pagamento que melhor se adapta às suas condições, sem necessidade de filas ou deslocamentos. Todo o processo é concluído em menos de dois minutos, com design responsivo para celular, tablet ou computador.

Entre os diferenciais da solução estão a liquidação imediata do tributo, sem risco ou parcelamento para o ente público, e a segurança bancária, já que todas as operações seguem as normas do arranjo de cartões e da Lei Geral de Proteção de Dados. O serviço é oferecido sem custo para o município, e os encargos são assumidos pelo contribuinte que opta pelo parcelamento.

Compatível com todas as principais bandeiras de cartão de crédito, como Visa, MasterCard e Elo, o sistema garante transparência total: o cidadão visualiza o valor total, os juros aplicados e escolhe o número de parcelas antes de finalizar a operação.

A ferramenta está disponível no Portal da Prefeitura, no ícone que trata das multas de trânsito.

Encontro reúne empresas, inovação e oportunidades de negócios no dia 25 de maio

 

SÃO CARLOS/SP - São Carlos recebe na próxima segunda-feira, 25 de maio, o Encadear Summit, evento gratuito promovido pelo Sebrae-SP em parceria com CIESP, SENAI-SP, Prefeitura de São Carlos e Governo do Estado de São Paulo. A programação será realizada das 15h às 19h, no auditório do CIESP São Carlos, com foco na aproximação entre empresas, inovação e fortalecimento da indústria regional.

Voltado para empresários, indústrias, startups, fornecedores, empreendedores e profissionais interessados em inovação e desenvolvimento de negócios, o encontro vai reunir conteúdos práticos, troca de experiências e oportunidades de relacionamento entre empresas de diferentes portes.

A programação inclui debates sobre cenário econômico da indústria, inovação, fomento, desenvolvimento de fornecedores e estratégias para aumentar a competitividade das empresas. O evento também conta com momentos de interação entre os participantes, com propostas voltadas à identificação de desafios da indústria e construção de soluções colaborativas.

Segundo o consultor de negócios do Sebrae-SP Diego Wander Demétrio, o principal objetivo do encontro é gerar oportunidades concretas para as empresas da região.

“Quando aproximamos empresas, empreendedores e fornecedores locais, fortalecemos toda a cadeia produtiva. O Encadear Summit foi pensado justamente para estimular conexões, incentivar a inovação e abrir espaço para novas oportunidades de mercado”, afirma.

O Encadear Summit surge como uma oportunidade para empresários e profissionais que querem se conectar com tendências, ampliar relacionamentos e encontrar novas possibilidades de negócios. Em um ambiente voltado à troca de experiências e geração de networking, o evento busca aproximar empresas, inovação e mercado de forma prática e acessível.

A gerente regional do Sebrae-SP Ariane Canellas destaca que o encontro também foi estruturado para estimular a troca entre empresas e parceiros da indústria regional.

“O evento foi pensado para aproximar empresas, fornecedores, startups e parceiros da indústria em um ambiente de troca e colaboração. Além dos debates, teremos momentos de interação para discutir desafios do setor e aproximar possíveis soluções e oportunidades de negócios”, destaca.

Serviço – Encadear Summit
Data: 25 de maio
Horário: das 15h às 19h
Local: Auditório do CIESP São Carlos
Participação gratuita - Inscrições pelo link: https://inscricao.sebraesp.com.br/produto/turma/38276906

SÃO CARLOS/SP - Uma operação realizada pela Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) de São Carlos terminou com a prisão em flagrante de um homem de 31 anos acusado de envolvimento com o tráfico de drogas no Jardim Pacaembu.

A ação ocorreu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça no contexto de uma investigação sobre a venda de entorpecentes na região, conhecida pelo intenso movimento ligado ao tráfico.

Durante as buscas no imóvel alvo da operação, os policiais encontraram porções de cocaína e maconha já embaladas para comercialização, além de dinheiro trocado e um aparelho celular que também foi apreendido para investigação.

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito já havia sido detido anteriormente por tráfico de drogas no mesmo bairro, o que reforçou as investigações conduzidas pela especializada.

Após ser autuado em flagrante, o homem foi encaminhado ao sistema prisional e segue à disposição da Justiça.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.