fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

SÃO CARLOS/SP - O secretário adjunto de Segurança Pública, Paulo César Belonci e o comandante da Guarda Municipal, Célio Ramos de Gódoi, participaram, na semana passada, do 2º Seminário Anual Sinesp CAD, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O evento, realizado em Brasília, reuniu dezenas de gestores de segurança pública de diferentes estados na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o objetivo de discutir avanços tecnológicos, integração operacional e aprimoramento do atendimento de ocorrências em todo o país.

Belonci acompanhou os debates sobre o futuro do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – Central de Atendimento e Despacho (Sinesp CAD). Em 2026, a plataforma completa 10 anos de funcionamento e se consolida como a principal ferramenta tecnológica para integração e coordenação das chamadas recebidas pelos números de emergência (190, 191, 193 e 153).

O sistema permite comunicação rápida entre as forças de segurança e respostas mais eficientes em situações críticas, além de otimizar recursos e reduzir o tempo de atendimento.

São Carlos tem papel estratégico nesse processo, atuando como ponto focal do Sinesp CAD e colaborando com a implantação da tecnologia em dezenas de municípios, dentro e fora do Estado de São Paulo. A cidade já participou de capacitações em outros estados e contribuiu para a implementação em localidades como Teresina (PI), Limeira (SP), São José do Rio Preto (SP) e Osasco (SP).

Belonci destacou a relevância da integração tecnológica para fortalecer a segurança pública. “O Sinesp CAD representa um avanço fundamental para que as forças de segurança atuem de forma coordenada e em tempo real. São Carlos tem orgulho de ser referência nesse processo e de contribuir para que outras cidades também possam modernizar seus atendimentos e oferecer respostas mais rápidas e eficientes à população”, afirmou.

SÃO CARLOS/SP - A Santa Casa de São Carlos recebeu, nesta terça-feira (26), representantes dos veículos de comunicação da cidade para um café com a imprensa, promovido pela instituição com o objetivo de apresentar os avanços estruturais, assistenciais e estratégicos desenvolvidos nos últimos anos. 

O encontro contou com a presença do provedor Antonio Valério Morillas Junior; do diretor de Estratégia e Inovação, Dr. Flávio Guimarães; da diretora de Práticas Assistenciais, Dra. Carolina Toniolo Zenatti; do diretor Administrativo e Financeiro, Danilo Carvalho Oliveira; e do gerente do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), André Mascaro.

Durante o encontro, os profissionais da imprensa puderam conhecer números e indicadores da instituição, além de visitar as instalações do Instituto de Ensino e Pesquisa e do novo centro oncológico da Santa Casa, denominado OncoNova Cancer Center, que será inaugurado em junho.

Na ocasião, também foi destacada a certificação da Santa Casa como Hospital de Ensino, reconhecimento que fortalece a atuação da instituição na formação de profissionais da saúde, no desenvolvimento científico e na integração entre assistência, ensino e pesquisa.

A instituição também apresentou dados assistenciais referentes a 2025. Ao longo do ano, a Santa Casa realizou um total de 308.382 atendimentos. O número de cirurgias apresentou crescimento significativo, passando de 15.568 procedimentos em 2024 para 16.458 em 2025, representando um aumento de 5,41%.
O provedor Antonio Valério Morillas Junior destacou a importância da aproximação com os veículos de comunicação e comentou sobre o momento de expansão e modernização vivido pela instituição.

“É muito importante abrir as portas da Santa Casa para que a imprensa acompanhe de perto tudo o que vem sendo realizado pela instituição. Estamos vivendo um momento de transformação, com investimentos importantes em infraestrutura, tecnologia, ensino, pesquisa e assistência. A inauguração do OncoNova Cancer Center representa um grande avanço para a oncologia regional, permitindo mais integração, acolhimento e eficiência no atendimento aos pacientes. Além disso, a certificação como Hospital de Ensino fortalece ainda mais o compromisso da Santa Casa com a formação de profissionais qualificados e com a busca constante pela excelência na assistência prestada à população”, afirmou.

Moção de Congratulação foi entregue durante sessão ordinária desta terça-feira, 26 de maio

 

SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal de São Carlos prestou uma homenagem especial à Banda Doce Veneno na tarde desta terça-feira, 26 de maio. Durante a sessão ordinária, o vereador Edson Ferraz (MDB) entregou a Moção de Congratulação pelos 50 anos de história e contribuição à cultura musical do interior paulista e do Brasil.

Os fundadores Wagner e Neto estiveram presentes para representar a banda neste momento histórico, recebendo das mãos do vereador o documento que formaliza o reconhecimento da Câmara Municipal à trajetória do grupo.

"Cinquenta anos de música, de memória afetiva e de alegria levada a milhares de pessoas. Isso é o que representa a Banda Doce Veneno para São Carlos e para o interior paulista", afirmou o vereador Edson Ferraz durante a entrega.

Meio século de estrada
A trajetória da Banda Doce Veneno começou em 8 de junho de 1976, com a primeira apresentação sob o nome Twnyp, em Ribeirão Bonito. Em 1982, o grupo adotou o nome Doce Veneno e passou a consolidar sua identidade musical, acumulando mais de 6 mil apresentações ao longo das décadas. Shows como "Túnel do Tempo", "Tributo ao Clube da Esquina" e "Queen Forever" tornaram-se marcas registradas da banda, que também dividiu palco com grandes nomes da música brasileira.

A formação atual do grupo é composta por Wagner, Neto, Claudinho, Maicon, Sérgio e a vocalista Soraia Sadi, músicos que mantêm viva a chama da arte e da memória afetiva que atravessa gerações.

Na homenagem, o vereador fez questão de lembrar com carinho e saudade do guitarrista Marciel Marcasso, o Mak, que integrou a banda desde 1994 até sua partida e deixou quase três décadas de contribuição inesquecível à música regional.

Um patrimônio de São Carlos
A Moção de Congratulação aprovada pela Câmara Municipal reconhece a Banda Doce Veneno como patrimônio cultural de São Carlos e do Estado de São Paulo, reafirmando o compromisso do mandato do vereador Edson Ferraz com a valorização da cultura, da arte e das histórias que constroem a identidade da cidade.

Ao completar 50 anos de atividades ininterruptas em 2026, a Banda Doce Veneno segue encantando públicos de todas as gerações, mantendo viva a chama da música de qualidade no interior brasileiro.
Que venham os próximos 50 anos.

SÃO CARLOS/SP - A noite do passado dia 21 de maio ficou marcada por duas celebrações importantes, realizadas em simultâneo. A primeira foi relativa à comemoração dos 46 anos do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC/USP), e a segunda dedicada à passagem dos 40 anos do “Observatório Dietrich Schiel”.

Coube ao docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Dr. Valter Luíz Líbero - que teve e continua a ter um importante papel na criação e no desenvolvimento do “Observatório Dietrich Schiel” -, apresentar o percurso histórico daquele equipamento, edificado no campus USP São Carlos, tendo lembrado, simultaneamente, a figura ímpar do Prof. Dietrich Schiel.

De fato, o Prof. Dietrich Schiel teve um papel fundamental na criação e consolidação do Observatório Astronômico da USP, em São Carlos, hoje denominado “Observatório Dietrich Schiel”. Como coordenador da antiga Coordenadoria de Divulgação Científica e Cultural da USP, ele foi um dos grandes responsáveis por transformar o projeto em realidade, incentivando a popularização da astronomia e aproximando a ciência da sociedade, principalmente dos mais jovens.

Graças ao seu empenho, foi possível trazer para São Carlos o histórico telescópio refrator “Grubb 204/3000”, pertencente ao Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, além de ter mobilizado apoios institucionais e financeiros para a construção do observatório, inaugurado em 1986 durante a passagem do Cometa Halley.

O trabalho de Dietrich Schiel marcou profundamente a educação científica em São Carlos e região, tornando o observatório uma referência nacional em divulgação da astronomia, recebendo milhares de estudantes, professores e visitantes ao longo das décadas. Em reconhecimento à sua dedicação e visão, o espaço passou oficialmente a levar seu nome em 2011, como homenagem ao legado deixado por ele para a ciência e para a educação brasileira.

Noite de homenagens

Estas comemorações serviram igualmente para homenagear diversas personalidades e autoridades que, ao longo do tempo, se dedicaram a dar continuidade ao trabalho do Prof. Schiel. Dessa forma, a primeira homenagem da noite, feita pelo novo diretor do CDCC, Prof. Dr. Fernando Fernandes Paiva (IFSC/USP), foi para o funcionário Jorge Hönel, que se encontra ao serviço do observatório desde o início de suas atividades e que contribuiu decisivamente na construção da infraestrutura e ne atendimento ao público ao longo dos anos.

Ao falar sobre o Centro e a importância de a infraestrutura ser mantida por técnicos-administrativos da USP, o Prof. Fernando Paiva homenageou igualmente dois servidores que completam em 2026 quarenta e cinco anos de serviço ativo - Edna Ricardo de Oliveira Ferreira e Sidnei Aparecido Gonçalez.

A homenagem aos funcionários na ativa e com longos anos de serviço no CDCC representa um ato de reconhecimento institucional, valorização humana e preservação da própria identidade da Instituição. Trata-se de reconhecer aqueles que, diariamente e ao longo de décadas, dedicam seu trabalho, conhecimento e compromisso para manter viva a missão de aproximar a Universidade da sociedade por meio da ciência, da educação e da cultura.

O Centro nasceu e se consolidou graças ao empenho contínuo de pessoas que transformaram ideias em projetos permanentes, acessíveis e socialmente relevantes. Funcionários que permanecem por muitos anos na instituição tornam-se guardiões da memória, da experiência e dos valores que sustentam o centro. São profissionais que acompanharam transformações tecnológicas, mudanças educacionais e o crescimento das atividades científicas e culturais, sempre contribuindo para que o CDCC mantivesse sua excelência e sua proximidade com a comunidade.

Além dos técnicos-administrativos, o Prof. Fernando Paiva também homenageou os atuais diretores das unidades-mães do CDCC, na circunstância os Profs. Drs. Adriano Defini Andricopulo (Instituto de Física de São Carlos - IFSC/USP) e Daniel Rodrigues Cardoso (Instituto de Química de São Carlos - IQSC/USP), e ainda os ex-diretores da Instituição, Profs. Drs. Valter Luiz Líbero e Salete Linhares Queiroz.

Quase a encerrar este evento, coube à anterior diretora do CDCC, Profª Nelma Regina Bossolan, inaugurar um sistema que passará a iluminar a fachada do bonito edifício do Centro. O objetivo, do ponto de vista arquitetônico, é dar a merecida visibilidade a um dos mais bonitos prédios históricos da cidade de São Carlos, já devidamente tombado.

Na circunstância, a Profª Nelma Bossolan aproveitou o momento para agradecer toda a parceria com a Prefeitura do Campus da USP de São Carlos, na pessoa do Prefeito, Prof. Dr. Paulo Sergio Lopes de Souza.

O evento terminou com um momento cultural, constituído por uma apresentação da “Camerata Octo+”, regida pela Profª Araceli Hackbarth.

SÃO CARLOS/SP - A 15ª edição do São Carlos Matsuri foi marcada por grande participação popular e um dos resultados foi a arrecadação de mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis. Os insumos foram entregues ao Fundo Social de Solidariedade nesta terça-feira (26), em uma solenidade com a presença do vereador e incentivador do evento, Lineu Navarro, o diretor-presidente da FESC, Eduardo Cotrim, o secretário de Cultura e Turismo, Leandro Severo, a primeira-dama, Erica Donato e servidores dessas secretarias.

A festa integra o calendário oficial do município por meio de lei de autoria do vereador Lineu que, assim como o vereador Lucão, destinaram emenda parlamentar para a viabilização da festa.

"Estou extremamente contente e grato à população, a todos aqueles que colaboraram e compareceram ao evento! Esses mantimentos vão ajudar aqueles que mais precisam”, destacou Lineu.

Realizado nos dias 15 e 16 de maio, o evento reuniu mais de 20 mil pessoas que prestigiaram as diversas atrações da cultura japonesa, apresentações artísticas, gastronomia e atividades voltadas à valorização das tradições nipônicas, fortalecendo a cultura e a presença nipônica na cidade.

Lineu destacou a importância do evento para a cidade. “O Matsuri já se consolidou como uma das grandes festas culturais de São Carlos, promovendo diversidade, convivência e solidariedade”, afirmou.

Lineu agradeceu ainda o empenho dos profissionais da FESC, da Secretaria Municipal de Cultura, grupos nipônicos e de todos os envolvidos na organização do evento, ressaltando o trabalho coletivo para o sucesso da festa.

Ação comemorativa contou com centenas de espectadores e arrecadação solidária de alimentos

 

SÃO CARLOS/SP - Na tarde do último sábado (23 de maio), aconteceu a apresentação da Banda Sinfônica de Uberlândia, em celebração aos 55 anos da Unimed São Carlos. O evento reuniu cerca de 800 espectadores, entre comunidade, colaboradores, médicos cooperados, beneficiários e convidados, em um momento marcado pela cultura e solidariedade.

Com um repertório especial trazendo grandes trilhas do cinema, a Banda proporcionou uma experiência inesquecível ao público presente, reforçando o compromisso da cooperativa em promover iniciativas que aproximem a cultura da população e valorizem momentos de convivência e bem-estar.

Além do sucesso de público, o evento também teve um importante caráter solidário. Por meio da arrecadação de alimentos realizada durante a ação, foram arrecadados mais de 600 quilos de mantimentos, que serão destinados a instituições assistenciais da região.

A Unimed São Carlos agradece a presença de todos que participaram deste momento tão especial, bem como à Banda Sinfônica de Uberlândia pela belíssima apresentação, que tornou a celebração ainda mais marcante.

“Celebrar nossos 55 anos ao lado da comunidade, promovendo cultura e solidariedade, é motivo de grande alegria para todos nós. Ficamos muito felizes com a participação do público e com o resultado da arrecadação de alimentos”, destaca Bolívar Soares Mendjoud, diretor da cooperativa.

A apresentação integrou a programação comemorativa dos 55 anos da Unimed São Carlos, que ao longo do ano contará com outras ações voltadas à comunidade. Acompanhe as redes sociais da Unimed São Carlos (@unimedsaocarlos) e fique por dentro dos próximos eventos.

SÃO CARLOS/SP - O levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizado entre 28 de março e 25 de maio mostra que a Campanha de Vacinação contra a Influenza em São Carlos ainda não atingiu o impacto esperado. Nesse período, 23.599 doses foram aplicadas nos grupos prioritários, alcançando uma cobertura de apenas 35,53%. O resultado parcial expõe a distância em relação à meta nacional de 90% e reforça o desafio de ampliar a proteção coletiva.

Os dados mostram avanços em alguns segmentos. Idosos com mais de 60 anos receberam 20.324 doses, alcançando 41,41% de cobertura, enquanto gestantes tiveram 745 doses aplicadas, chegando a 41,28%. Esses números indicam maior conscientização nesses grupos. No total, incluindo grupos especiais, foram aplicadas 35.540 doses no município.

Por outro lado, há desafios a serem superados. Crianças de 6 meses a menores de 6 anos tiveram apenas 16,37% de cobertura, o menor índice entre os grupos prioritários. Essa baixa adesão preocupa, já que crianças pequenas são altamente vulneráveis às complicações da Influenza. Além disso, mesmo com a realização do Dia D de vacinação em 23 de maio, quando cinco UBS ficaram abertas e aplicaram 560 doses, apenas 359 foram contra a Influenza — número considerado modesto diante da mobilização.

A diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide, reforça a importância da imunização. “A vacina é a forma mais eficaz de proteger nossa população contra a Influenza. Precisamos que pais, responsáveis e toda a comunidade entendam que a imunização não é apenas um ato individual, mas coletivo. Cada dose aplicada significa menos risco de internações e complicações graves. Vacinar-se é um gesto de cuidado com a própria saúde e com a saúde de todos”. Denise prossegue: “apesar dos avanços em idosos e gestantes, a cobertura geral ainda é insuficiente e coloca a cidade em alerta: que cada cidadão procure a unidade de saúde mais próxima e garanta sua dose. A imunização é um ato de responsabilidade coletiva e salva vidas”, concluiu.

SÃO CARLOS/SP - A Polícia Militar, com apoio da Guarda Municipal e do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Infraestrutura, realizou nesta terça-feira (26/05) uma operação de combate a ilícitos penais e administrativos em estabelecimentos comerciais de celulares na região do Mercado Municipal, no Centro de São Carlos.

A ação teve como foco a fiscalização de comércios que atuam na venda e manutenção de aparelhos celulares, buscando coibir a receptação de produtos furtados ou roubados, além de verificar a regularidade administrativa dos estabelecimentos.

Durante a operação, equipes da Polícia Militar, Guarda Municipal e fiscais municipais vistoriaram seis estabelecimentos comerciais. Três deles foram notificados por irregularidades administrativas.

Além da análise documental, os agentes também verificaram antecedentes dos proprietários e investigaram a possível ocorrência de ilícitos penais nos locais. Dez aparelhos celulares usados tiveram a procedência conferida por meio do número de identificação internacional dos dispositivos (IMEI). Nenhuma irregularidade criminal foi constatada.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, a operação foi definida no âmbito do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) e integra uma estratégia permanente de enfrentamento aos furtos e roubos de celulares na cidade.

O diretor de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela, informou que há um inquérito civil em andamento no Ministério Público do Estado de São Paulo que prevê a realização de vistorias periódicas na região do Mercado Municipal, com o objetivo de reforçar a segurança e prevenir práticas ilícitas.

No balanço final da operação, seis estabelecimentos foram vistoriados, dez aparelhos tiveram a procedência analisada e três notificações administrativas foram aplicadas.

SÃO CARLOS/SP - A Polícia Militar realizou uma série de ações nesta terça-feira que terminou com a captura de procurados pela Justiça e a apreensão de adolescentes com mandados judiciais em São Carlos.

As ocorrências aconteceram em diferentes regiões da cidade entre o período da manhã e início da tarde. No bairro Antenor Garcia, policiais abordaram um homem em atitude considerada suspeita durante patrulhamento preventivo. Após consulta nos sistemas policiais, foi confirmado que havia um mandado de prisão em aberto contra ele. O suspeito foi encaminhado à Central de Polícia Judiciária.

Em outra ação, um adolescente alvo de mandado de busca e apreensão foi localizado dentro de uma unidade escolar na região central. A direção da escola auxiliou os policiais durante a abordagem. O jovem foi levado à CPJ acompanhado pelos responsáveis legais.

Já um segundo adolescente procurado pela Justiça acabou sendo encontrado após diligências realizadas por equipes policiais. Inicialmente, ele não estava em sua residência, mas acabou localizado posteriormente em uma escola da cidade. Após os procedimentos legais, ele foi encaminhado para uma unidade da Fundação Casa.

No início da tarde, outra equipe da PM voltou a localizar mais um indivíduo procurado pela Justiça durante patrulhamento no Antenor Garcia. A ordem judicial foi confirmada e o homem também acabou conduzido à delegacia.

Segundo a Polícia Militar, nenhuma irregularidade ou material ilícito foi encontrado durante as abordagens.

SÃO CARLOS/SP - Os casos de dengue apresentaram queda significativa em São Carlos neste ano de 2026. De acordo com dados atualizados da Vigilância Epidemiológica, o município contabiliza até o momento 378 casos confirmados da doença, sem nenhuma morte registrada.

O cenário é bastante diferente do observado em 2025, quando a cidade enfrentou uma epidemia e somou 17.658 confirmações de dengue. A redução atual é de aproximadamente 98%.

As notificações relacionadas à doença também diminuíram consideravelmente. Enquanto no ano passado foram mais de 21 mil registros, neste ano o número caiu para 2.824 notificações, entre casos positivos, suspeitos e descartados.

Outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti seguem sob monitoramento. Até agora, todos os 138 casos investigados para chikungunya foram descartados. O mesmo ocorreu com 125 notificações suspeitas de zika vírus. Já para febre amarela, não houve registros de notificações em 2026.

Mesmo com a queda expressiva nos números, a orientação das autoridades de saúde é para que a população mantenha os cuidados preventivos, evitando água parada e colaborando com ações de combate ao mosquito transmissor.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.