fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quinta, 27 Janeiro 2022

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos departamentos de Vigilância em Saúde e de Gestão do Cuidado Ambulatorial, informa que no próximo fim de semana, dias 29 e 30 de janeiro, vai realizar mais um plantão de vacinação contra a COVID-19 para adultos e crianças de 5 a 11 anos com ou sem comorbidades.

CRIANÇAS – O plantão das crianças será realizado no sábado (29/01) das 8h às 13h nas seguintes unidades: Unidades de Saúde da Família (USF’s) do Antenor Garcia (equipes 1 e 2), do Astolfo /Munique, do Jockey/Guanabara, do Arnon/Santa Angelina e do Cruzeiro do Sul (equipes 1 e 2).

Os pais ou responsáveis devem levar documentos da criança, podendo ser o CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) para poder registrar a vacinação no sistema e RG ou Certidão de Nascimento. 
No caso de crianças com comorbidades os pais ou responsáveis devem apresentar exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.

A Secretaria de Saúde recomenda o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br para a campanha infantil. O preenchimento do formulário digital é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos postos, evitando filas e aglomerações.

ADULTOS – Já o plantão para os adultos ocorre nos seguintes locais neste sábado (29/01): Ginásio Milton Olaio Filho, das 7h30 às 18h30 e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Cidade Aracy, da Vila São José, da Redenção, do Santa Felícia e da Vila Isabel, das 8h às 13h. No domingo (30/01) o plantão ocorre somente para adultos no Ginásio Milton Olaio Filho das 7h30 às 18h30.

PRÓXIMA SEMANA - Na próxima semana, de 31/01 a 04/02/, as crianças de 5 a 11 anos continuam sendo vacinadas nos seguintes locais: Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Aracy, da Redenção, do Botafogo, da Vila Isabel, do Azulville, da Vila São José, do Santa Felícia e nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) do Antenor (equipes 1 e 2), Cruzeiro do Sul (equipes 1 e 2), do Zavaglia e do Astolfo /Munique, Jockey/Guanabara e na Arnon/Santa Angelina. O horário de vacinação é das 8h às 16h em qualquer uma das unidades.

Já os adultos devem se dirigir aos seguintes locais: Ginásio Milton Olaio Filho das 7h30 às 18h30, Fundação Pró-Memória, UBS do Cidade Aracy, UBS do Santa Felícia e UBS do Maria Stella Fagá. O horário em todos esses locais é das 8h às 16h.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde firmou um Termo de Cooperação Técnica Mútua e Gratuita com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Terceira Região (CREFITO-3) para prestação de serviços de fisioterapia e terapia ocupacional a pacientes residentes em São Carlos. A iniciativa foi confirmada em reunião com a participação de gestores das duas instituições, e não acarreta qualquer custo para os cofres públicos municipais.

Conforme o termo de cooperação, serão contempladas diversas ações a serem desenvolvidas em parceria, como: apoio técnico nas redes de atenção municipal que envolva a assistência fisioterapêutica e/ou terapêutica ocupacional; apoio técnico na elaboração de projetos de infraestrutura em serviços que contempla assistência de fisioterapia e/ou terapia ocupacional; qualificação aos profissionais da rede pública, por meio de reuniões e encontros técnico-científicos e cursos; possibilidade da criação da comissão de revisão de protocolo e cuidados clínicos do município e; elaboração de pareceres e notas técnicas com vistas a opinar sobre demandas quando solicitado pela autoridade municipais, entre outros atos distintos mediante necessidade do município e dentro das possibilidades de autonomia do CREFITO-3. O acordo tem prazo indeterminado e já se encontra em vigor. 

O secretário municipal de saúde, Marcos Palermo, celebrou a iniciativa e enfatizou os benefícios proporcionados à população, à rede municipal de saúde e aos próprios profissionais da rede, que serão, cada qual em sua especificidade, favorecidos com o contrato de cooperação. “É uma parceria muito importante para os serviços de saúde da nossa cidade, em que todos ganham de alguma forma. Os profissionais de saúde serão bonificados em qualificação, a rede municipal se aproveita da estruturação e os usuários, neste sentido, têm como vantagem um atendimento ainda melhor em todas as esferas. Agradeço a toda a diretoria do CREFITO-3 por se lembrar de São Carlos e escolher a nossa cidade para desenvolver uma colaboração que será tão proveitosa para tantas pessoas", ressaltou o secretário.

Além de Palermo, participaram da reunião a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, Jôra Porfírio, o presidente do CREFITO-3, Raphael Martins Ferris, a diretora-secretária Jane Suelen Silva Pires Ferreira e, como convidados do Conselho, os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais Rodrigo de Souza Lima, Priscilla Pecoraro Villa, Carolina Luciane Martinez e Camila Nunes de Lima.

Publicado em Política

SÃO PAULO/SP - Um dia que Clara Wellen não surpreende, é um dia perdido. A musa do Instagram deu o que falar em sua rede social na tarde desta sexta-feira (28) ao compartilhar um clique em que surge com um roupa transparente e, se você achou que tinha algo por baixo, está mais do que errado.

“Segura o tiro que tá esse ensaio”, escreveu na legenda da publicação, que ainda contou com diversos comentários apaixonados dos seguidores. Atualmente, Clara conta com mais de 41,9 mil seguidores até o fechamento desta matéria.

“Tá ótimo esse look, uma sereia na rede”, disparou um fã no campo de comentários, notando o look da celebridade. “Além desse corpo perfeito, ainda tá bronzeadinha”, comentou outro. “Ah, você arrasa nosso coração assim”, brincou um terceiro.

Se você gostou dos cliques deslumbrantes de Clara Wellen, saiba que não é primeira vez que a musa sensualiza nas redes sociais.

 

 

Alefy Soares / METROPOLITANA

Publicado em Celebridades

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP - Um homem de 34 anos foi preso por ofender e atropelar a companheira, de 39, em São José do Rio preto, na noite de quinta-feira (27).

De acordo com as informações do boletim de ocorrência (B.O), eles estavam em um bar, mas a mulher foi embora mais cedo. A caminho de casa, ela foi abordada, ofendida e atropelada pelo companheiro, que pilotava uma motocicleta.

Em seguida, o homem fugiu e a vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital de Base para atendimento médico.

Ainda segundo o registro policial, após o crime, o agressor foi encontrado dormindo em casa. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia, onde permaneceu à disposição da Justiça.

 

 

REGIÃOSP

Publicado em Outras Cidades

SÃO CARLOS/SP - Durante a noite desta última 5ª feira (27), Policiais de Força Tática conseguiram deter uma quadrilha após um furto em um sítio, em São Carlos.

De acordo com informações, o 190 foi acionado informando que um sítio localizado às margens da Rodovia Dr. Paulo Lauro, havia sido furtado. Os Militares ao se dirigirem para o local, se depararam com o veículo suspeito e foi realizada a ordem de parada, o que não foi respeitada. Diante disso, a perseguição foi iniciada e a abordagem só ocorreu no Jardim Tangará.

Três dos bandidos eram maiores de idade e um era menor, e dentro do carro havia os pertences furtados do sítio.

Diante dos fatos, todos foram conduzidos à Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde os maiores de idade ficaram presos e o menor liberado para o pai.

Os objetos foram devolvidos ao proprietário.

Publicado em Policial

Ele levou palavras de fé para pacientes e funcionários durante pior fase da pandemia

 

SÃO CARLOS/SP - Deus está em todo lugar. Portanto, a casa de Deus pode ser a Igreja, o nosso lar e até um espaço de onde todos queriam distância nesses tempos de pandemia. Foi nesse cenário que um jovem padre em São Carlos, no interior paulista, decidiu testar os limites e colocar a fé em Deus e no próximo acima de tudo. O padre Robson Caramano, pároco da Igreja São Nicolau de Flüe e assessor da Diocese de São Carlos, realizou um trabalho de evangelização durante duas semanas na Santa Casa de São Carlos, entre final de março e início de abril de 2021.

“Eu percebi que estava muito sobrecarregado com inúmeras questões provocadas pela pandemia, como ministrar as missas, reorganizar a Igreja, ajudar famílias que perderam o emprego. Mas em determinando momento, senti que estava ficando preso a situações administrativas. Nesse momento, veio a inspiração: por que não entrar na cova dos leões e ver de perto o trabalho de quem está na linha de frente e dar apoio aos pacientes que estão sofrendo principalmente pela COVID?”, conta padre Robson.

A Santa Casa de São Carlos é quase um pequeno município. Emprega mais de 1.200 funcionários e 300 profissionais do Corpo Clínico. É responsável pelo atendimento de mais de 400 mil habitantes de seis cidades da região. E foi a primeira unidade de saúde da região a abrir setores com atendimento exclusivo para paciente de COVID-19.

“Quando cheguei ao hospital para o trabalho, o cenário era de exaustão por parte dos funcionários da linha de frente. E de esgotamento por parte dos pacientes e familiares que foram afetados diretamente pela COVID-19. Senti que os dias que passei ali, pude levar alento. E senti até que houve resgate de esperança para muitos”, relata o padre. 

Para a infectologista e Diretora de Práticas Assistenciais da Santa Casa, Carolina Toniolo Zenatti, que, à época, deu o apoio para a execução do Projeto, a ação foi fundamental para ajudar no enfrentamento da COVID-19 no auge da pandemia. “Com o recrudescimento da pandemia, presenciamos a necessidade por acalento espiritual, não só dos nossos pacientes e familiares, que estão passando por um momento de fragilidade com a doença, mas também dos nossos colaboradores. E a ação de humanização feita nessas duas semanas ajudou a restabelecer e a minimizar a sobrecarga dos nossos funcionários. Acreditamos no poder da fé e em como a religião é fundamental para que sigamos com a nossa missão de levar cuidado e saúde aos nossos pacientes”, afirma.

Toda essa difícil jornada se transformou em um livro “Sobre Viver - um ato de coragem”. O título já mostra a perspicácia do autor com o jogo de palavras, saber sobre como viver e aprender também a sobreviver.

Com um texto de fácil leitura, direto, o padre consegue levar o leitor a reflexões sobre vários aspectos dessa nossa caminhada. Se a pandemia nos trouxe, como uma das marcas principais a dor da perda pela morte, porque não iniciar o livro pelo gênesis, como no primeiro capítulo “O que é a Vida?

O livro basicamente se divide em duas partes. A primeira, mais introspectiva, leva o leitor a repensar como encarar a vida, a finitude da morte, mas também a temas cruciais para todos, como a busca pela felicidade.

“Felicidade parece que é algo que sempre nos espera amanhã. Você, as pessoas, eu ... custamos saber que HOJE se pode ser feliz. Ser feliz não é para `depois`, é agora, onde se está, com o que se tem”, resume padre Robson. 

A segunda parte, mais jornalística e factual, retrata todo o trabalho desenvolvido na Santa Casa de São Carlos durante a pandemia, que ainda não acabou. E as histórias que ficaram no coração do escritor.

“Tive a oportunidade de entrar na UTI COVID. Chegando lá, sei que não entrei sozinho. Quantos que tinham seus familiares, que desejariam estar ali fazendo uma oração pelos seus”, conta emocionado.

A atenção não era apenas para os pacientes. Os profissionais de saúde também eram atendidos, consolados.

“Me chamou atenção um dos médicos que pediu para falar comigo, entre lágrimas me dizia do sentimento de esgotamento físico, psíquico e emocional. Por ser católico pediu que lhe desse a comunhão, pois desde o início da pandemia os plantões lhe consumiram e não foi à missa. Quando voltei para lhe ministrar o sacramento, ele havia reunido outros profissionais do seu setor e me olhou dizendo: ‘chamei a todos, porque todos precisamos desta força, pensei que não era possível que iria trazer algo apenas para mim’. Foi um momento que me marcou ver os profissionais ali ajoelhados, em silêncio, no saguão do hospital”, relembra padre Robson.

Para o Provedor da Santa Casa de São Carlos, Antônio Valério Morillas Júnior, essas ações são fundamentais para dar apoio aos pacientes e aos colaboradores do hospital.

“A Igreja Católica está presente na história das Santas Casas, inclusive na origem da nossa Santa Casa de São Carlos. Nesse sentido, ações como a do Padre Robson são importantíssimas na recuperação dos pacientes. Também são essenciais para os nossos funcionários que, ao se sentirem ouvidos e acolhidos, podem também oferecer o melhor a quem precisa dos nossos serviços”, afirma.

Todas essas e outras experiências foram a essência e o fio condutor para “Sobre Viver - um ato de coragem “. O pré-lançamento está marcado para 31 de janeiro de 2022 e o lançamento, em 10 de fevereiro de 2022. A obra também pode ser adquirida pelo site: www.padrerobsoncaramano.com.br ou pelo telefone: (16) 99259-7341. Um livro capaz de fazer você repensar atitudes e seguir em frente. Nas palavras do autor “É preciso semear a esperança. Nos pequenos gestos.”

SERVIÇO:

PRÉ-LANÇAMENTO DO LIVRO “SOBRE-VIVER – UM ATO DE CORAGEM”

DATA: 31 DE JANEIRO DE 2022

LOCAL: PASSEIO SÃO CARLOS

HORÁRIO: 19H

LANÇAMENTO DO LIVRO “SOBRE-VIVER – UM ATO DE CORAGEM”

DATA: 10 DE FEVEREIRO

LOCAL: PARÓQUIA SÃO NICOLAU DE FLÜE HORÁRIO: 19H30 

Publicado em Cidadania

SÃO PAULO/SP - Vamos aliviar um pouco mais este começo de ano tenso com uma boa notícia? Pesquisadores identificaram um grupo de Phrynomedusa appendiculata no Parque Estadual Nascentes do Paranapanema, região preservada de Mata Atlântica em Capão Bonito, São Paulo, espécie considerada rara, que havia sido vista pela última vez nos anos 70.

"Ficamos surpresos e muito empolgados", contou Leandro Moraes, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, ao Jornal da USP. Cerca de 15 indivíduos foram identificados desta espécie verdinha, colorida e bem brasileira, considerada possivelmente extinta. A descoberta, além de sinalizar ares mais promissores para as pesquisas relacionadas à flora e fauna em risco de extinção, mostram o quanto a Mata Atlântica ainda é pouco conhecida em sua imensidão.

Entretanto, Moraes alerta para os riscos causados pelo desmatamento, uma vez que o bioma perdeu 13 mil hectares entre 2019 e 2020. Na região de São Paulo, o desmatamento aumentou 400% no último ano. "Outras três espécies de Phrynomedusa não são vistas na natureza há décadas ou séculos, e naturalmente as chances de reencontrá-las diminuem com a degradação contínua da Mata Atlântica", explica.

Novos dados sobre a Phrynomedusa appendiculata estão sendo coletados para que projetos de conservação sejam criados e reforçados.

 

 

Isabella Otto / CAPRICHO

Publicado em Natureza

SÃO CARLOS/SP - Estelionatários continuam fazendo vítimas, e desta vez foi uma mulher de 66 anos, na cidade de São Carlos. O fato ocorreu ontem, 27.

A idosa procurou a Policia e relatou que havia recebido uma ligação, onde o estelionatário se apresentou como funcionário do banco onde a mesma tem conta.

O suposto funcionário do banco teria tido a mulher que a conta estava exposta e que precisava do número e da senha para poder “protege-la”. A vítima foi atendendo todos os requisitos, e inclusive o criminoso disse que o suposto funcionário do banco ia até a residência dela para retirar os cartões, pois os mesmos não teriam mais validade a partir daquele momento.

O telefone foi desligado e algum tempo depois apareceu um sujeito na casa da mulher e levou os cartões de crédito e débito. Instantes depois a senhora comentou com uma amiga que achou estranho e disse para procurar a agência bancária.

Ouvindo o conselho da amiga a idosa foi até a agência e lá foi informada do golpe e que os criminosos já tinham sacado R$ 2,5 mil e R$ 1,7 mil em um terminal de auto atendimento, e sacou mais R$ 5 mil em parcelas.

O caso foi registrado.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - O Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus de São Carlos se reuniu na manhã desta quinta-feira (27/01) com representantes das atividades econômicas e religiosas da cidade. A pauta da reunião foi a mobilização de todos os segmentos para incentivar a vacinação contra a COVID-19 e os cumprimentos dos protocolos sanitários.

O coordenador do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus, Luís Antônio Panone, pediu a união de todos para o enfrentamento de mais uma onda da pandemia com o surgimento da variante Ômicron e seus desdobramentos na área da saúde. O coordenador lembrou dos esforços da gestão do prefeito Airton Garcia desde o início da pandemia para evitar uma grave crise no município. “Sempre dentro da razoabilidade vamos analisando a situação para tomarmos as medidas necessárias. Neste momento, pedimos novamente o apoio dos líderes religiosos e do comércio em geral para que sigam à risca os protocolos sanitários e incentivem a vacinação de adultos e crianças. Precisamos que vocês incentivem os seus colaboradores, clientes, fiéis e familiares para que finalizem a imunização e mantenham os cuidados com o distanciamento social, uso de máscaras e higienização”, solicitou o coordenador.

Panone também lembrou que o Plano SP permite a realização de eventos esportivos e musicais desde que as medidas preventivas para evitar a disseminação da doença sejam cumpridas, e estabeleceu capacidade de 70%. Todos devem disponibilizar álcool em gel de modo geral e exigir o uso de máscaras dos participantes, além, claro da vacinação. “Mas os municípios podem, se necessário, endurecer as medidas, portanto é importante a união de todos os segmentos para que não ocorra um retrocesso”.

Já o secretário de Segurança Pública garantiu que a Força Tarefa está sendo restabelecida. “Vamos iniciar com as orientações, porém lembramos que a pandemia não acabou e muitos decretos estão em vigência, um exemplo é o que estabelece o uso de máscaras. Apesar da mudança de cenário, as regras sanitárias continuam obrigatórias em todos os setores”, ressaltou Samir Gardini.

O presidente da OAB São Carlos, Renato Barros, também participou da reunião e defendeu ações coletivas. “Precisamos do engajamento de todos para ampliarmos os esforços para que todos cumpram os protocolos sanitários e se imunizem. Precisamos pensar no coletivo e a OAB está de portas abertas para ajudar nas ações”.

“É importante fazer esse diálogo com os segmentos da sociedade porque eu acho que é um desejo enorme de todos nós e da sociedade de maneira geral voltar à vida dentro da normalidade. Se as pessoas não tiverem a consciência de que a vacinação é o único caminho para resolver esse problema, para retomarmos a economia, voltar às aulas, voltar às atividades, voltar a sair com a família, poder ter lazer, ter cultura, nós não vamos encontrar outro caminho. Daqui a pouco esse vírus pode ser mais forte do que nós, a gente vai ter que fechar tudo de novo e ninguém quer isso. O que nós queremos é que as lideranças dialoguem com os seus seguidores, seus servidores, colaboradores, no dia a dia, para que essas pessoas também cumpram o seu papel social de cuidar uns dos outros”, disse o presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Roselei Françoso.

Já a diretora de Vigilância em Saúde, Crislaine Mestre, apresentou os números da vacinação em São Carlos. Já foram aplicadas 534.374 doses da vacina contra a COVID-19, sendo que 226.941 pessoas receberam a 1° dose, o que corresponde a 89,17% da população em geral; 206.243 pessoas já receberam a 2ª dose, ou seja, 81,04% da população. Já a dose de reforço foi aplicada em 101.190 pessoas, o que corresponde a 39,76% da população em geral. Também receberam a 1ª dose 3.394 crianças, de 5 a 11 anos.

A diretora também ressaltou o número de faltosos, principalmente os que já deveriam ter tomado a terceira dose. “De acordo com o relatório analítico de faltosos do Vacivida, a cidade contabiliza nesta quinta-feira (27/01), 8.694 pessoas sem a segunda dose da vacina contra a COVID-19 e 53.951 que ainda não tomaram a dose de reforço”.

O secretário de Saúde, Marcos Palermo, falou dos leitos hospitalares. “Neste momento contamos com 10 de leitos de UTI/SUS, sendo que 9 leitos estão ocupados agora, e 8 leitos de enfermaria COVID, todos ocupados. Além disso, estamos com mais 8 pessoas em leitos de estabilização nas UPAS da Vila Prado e do Santa Felícia aguardando transferência via CROSS. Todos os leitos da nossa região estão com ocupação total. O momento, portanto, é de atenção”, relatou Palermo. 

Os representantes das atividades econômicas e religiosas se comprometeram a realizar campanhas locais de incentivo à vacinação e reforçar o cumprimento dos protocolos sanitários.

Também participaram da reunião do Comitê os vereadores Dé Alvim e Ubirajara Teixeira (Bira), os secretários de Comunicação, Mateus de Aquino, de Cidadania e Assistência Social, Vanessa Soriano, o diretor de Fiscalização, Rodolfo Penela, a diretora do Procon, Juliana Cortes, e o comandante da Guarda Municipal, Michel Yabuki.

Publicado em Política
UFSCar tem pós-graduação na área com inscrições abertas. Aulas começam em março

 

SÃO CARLOS/SP - O fenômeno da violência, que permeia relações humanas ao longo da história, segue atingindo de forma contundente diferentes grupos sociais. Com indicadores epidemiológicos alarmantes em todo o mundo, a violência - seja física, psicológica, sexual, institucional ou estrutural - foi naturalizada e, muitas vezes, ainda é justificada e aceita socialmente. Estudos científicos realizados no Brasil e em outros países têm alertado que as vítimas correm mais risco de desenvolverem problemas psicológicos, como por exemplo, estresse pós-traumático, quadros de ansiedade e depressão, assim como problemas de adaptação social e dificuldade em se relacionar.
"Apesar dos seres humanos não apresentarem nenhum tipo de marcador genético que indique predisposição a comportamentos violentos, a violência está tão impregnada nas nossas relações que, de fato, acreditamos que ela é necessária para a própria organização da sociedade. Há discursos que legitimam essas situações e fortalecem o imaginário social para que elas permaneçam intactas. Mas a violência é algo que pode ser desconstruído, de forma que sejam estabelecidos relacionamentos interpessoais respeitosos, dialógicos e horizontalizados", explica o professor Alex Pessoa, do Departamento de Psicologia (DPsi) e pesquisador do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
De uma forma geral, crianças, adolescentes, mulheres e idosos são os grupos mais vulneráveis. Mesmo não sendo algo natural, a violência está presente na vida de todos, seja na própria família, dentro de casa ou na sociedade. "Por exemplo, a violência ocorre contra crianças como uma suposta forma de educação. Quando uma criança leva uma palmada, ela não está sendo submetida a um processo educativo. Ela desenvolve medo. Ou seja, ela não se apropria ou aprende sobre uma conduta que é inadequada e deve ser corrigida", afirma Pessoa.
O professor da UFSCar diz que apesar da agressão física - um empurrão, um soco ou mesmo uma cena de homicídio -, vir a mente quando pensamos em violência, outros vários tipos de condutas, como o bullying, o abuso e a exploração sexual, também podem causar diversos tipos de problemas de saúde, físicos e mentais. Além disso, nem sempre a violência é notada de imediato. Ela pode ser um processo longo e naturalizado. "Muitas vezes as vítimas do machismo, de relacionamentos abusivos, de racismo, não se dão conta do que estão sofrendo quando estão sendo agredidas. É importante que práticas educativas sejam experimentadas para que pessoas de diferentes grupos sociais possam olhar para essa situação e entender que isso não é natural e que deve ser desconstruído", alerta o pesquisador.
De acordo com ele, o suporte social é fundamental para lidar com efeitos adversos provocados por situações de violência. Para isso, o professor da UFSCar defende a implementação de programas de prevenção e intervenção para que as vítimas tenham acesso a conhecimentos que as ajudem a compreender e desnaturalizar eventuais situações de violência a que estejam expostas. "Nós temos que intervir para que não ocorram mais. Na medida em que a pessoa tem a possibilidade de acessar um serviço de saúde, de assistência, ela também tem a possibilidade de refletir e diminuir os sintomas decorrente das situações abusivas", explica o especialista.
Segundo o pesquisador, nos últimos anos, foram conquistados diversos avanços no sentido de proteger as vítimas, porém, ainda há muito a ser feito em relação a estratégias efetivas que atendam às necessidades dessas pessoas. "Nós tivemos evoluções jurídicas importantes nas últimas duas décadas, mas sem dúvida nós ainda temos um caminho longo a percorrer. Existem ainda problemas estruturais no atendimento às vítimas como também de responsabilização dos agressores. O fato de haver uma mobilização social mais intensa levou muitas vítimas de violência a falarem sobre o que sofrem e a buscarem ajuda, mas é um desafio enorme", aponta.
Na visão do professor Alex Pessoa, a academia tem um papel fundamental na mudança dessa realidade, seja produzindo pesquisas científicas, conhecendo e analisando os dados disponíveis, mas também entendendo a demanda e promovendo cursos para capacitar profissionais. "Na UFSCar, historicamente, muitas pesquisas foram feitas para entender e avaliar como a violência se manifesta na sociedade brasileira em diferentes instâncias. Hoje, sabemos que para enfrentar esse fenômeno, ajudar a prevenir novos casos e conseguir atender as vítimas, todos os setores da sociedade precisam estar capacitados. Precisamos que o professor esteja qualificado para lidar com as vítimas de violência nas escolas, precisamos de psicólogos, dos funcionários que trabalham na rede de saúde, dentre outros. Quanto maior número de pessoas preparadas para lidar com as vítimas maior é a chance de uma intervenção precoce e menor são as sequelas", conclui ele.
O LAPREV da UFSCar, referência em todo o Brasil, oferece um curso de especialização de Atendimento Psicossocial a Vítimas de Violência, para formar e habilitar profissionais com o objetivo de prevenir casos e atender vítimas em diferentes espaços. Os alunos aprendem a desenvolver programas baseados na realidade psicológica e social das famílias brasileiras e a implementar ações de atendimento, para que essas vítimas se sintam fortalecidas, busquem uma rede de apoio e acabem com o ciclo de violência a que elas estão expostas. Profissionais de diferentes áreas do conhecimento que desejam trabalhar com a temática, sejam psicólogos, assistentes sociais, formados em Direito, profissionais da Educação, enfermeiros, médicos, dentre outros, podem participar. As inscrições da pós-graduação já estão abertas. Mais informações na plataforma Box UFSCar, em www.box.ufscar.br.
Publicado em Educação

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.