fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quarta, 19 Janeiro 2022
Quinta, 20 Janeiro 2022 18:07

Elza Soares morre aos 91 anos

RIO DE JANEIRO/RJ - Elza Soares morreu aos 91 anos nesta quinta-feira (20), no Rio de Janeiro. "É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais", diz o comunicado enviado pela assessoria da cantora.

"Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação."

"A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim."

 

Do sambalanço à eletrônica

Elza Gomes da Conceição é considerada uma das maiores cantoras da música brasileira, com carreira no samba que começou no final dos anos 50. O início veio como parte da cena do sambalanço com "Se Acaso Você Chegasse", em 1959.

Nos 34 discos lançados, ela se aproximou do samba, do jazz, da música eletrônica, do hip hop, do funk e dizia que a mistura é proposital. O último disco lançado foi "Planeta Fome", em 2019.

A expressão era uma alusão ao episódio em que foi constrangida por Ary Barroso no programa de calouros que participou nos anos 50. "De que planeta você vem, menina?", ele disse. E ela respondeu: – "Do mesmo planeta que você, seu Ary. Eu venho do Planeta Fome."

"Eu sempre quis fazer coisa diferente, não suporto rótulo, não sou refrigerante", comparava Elza. "Eu acompanho o tempo, eu não estou quadrada, não tem essa de ficar paradinha aqui não. O negócio é caminhar. Eu caminho sempre junto com o tempo."

Desde que lançou o álbum "A mulher do fim do mundo", em 2015, a cantora viveu mais uma fase de renascimento artístico. “Me deixem cantar até o fim”, pediu Elza em verso da música que batiza o álbum.

 

Começo no samba

Mais voltada para o samba, a primeira fase da cantora tem discos gravados nos anos 60 com o cantor Miltinho (1928–2014) e o baterista Wilson das Neves (1936–2017).

Fazem parte desta era lançamentos como "O samba é Elza Soares" (1961), "Sambossa" (1963), "Na roda do samba" (1964) e "Um show de Elza" (1965).

Outras fases vieram. Nos anos 70, escolheu cantar o samba de ritmo mais tradicional. A fase rendeu sucessos como "Salve a Mocidade" (Luiz Reis, 1974), "Bom dia, Portela" (David Correa e Bebeto Di São João, 1974), "Pranto livre" (Dida e Everaldo da Viola, 1974) e "Malandro" (Jorge Aragão e Jotabê, 1976).

A cantora amargou período de ostracismo na década de 1980. Pensou até em desistir da carreira, mas resolveu procurar Caetano Veloso, em hotel de São Paulo, para pedir ajuda.

O auxílio veio na forma de convite para participar da gravação do samba-rap "Língua", faixa do álbum do cantor, "Velô" (1984).

Publicado em Celebridades

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos departamentos de Vigilância em Saúde e de Gestão do Cuidado Ambulatorial, informa que neste fim de semana vai realizar um mais um plantão de vacinação contra a COVID-19. A novidade é que também será realizada a imunização de crianças de 5 a 11 anos.

No sábado (22/01) a Unidade Básica de Saúde da Vila Isabel somente vai imunizar as crianças de 5 a 11 anos (indígenas, quilombolas, com deficiências (PCD) e comorbidades), das 8h às 13h. Já o plantão para adultos vai ser realizado no Ginásio Milton Olaio Filho, das 7h30 às 18h30, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Cidade Aracy, Redenção, Vila São José, Maria Stella Fagá e do Santa Felícia, das 8h às 13h.  

No domingo (23/01) a vacinação ocorrerá somente para os adultos no Ginásio Milton Olaio Filho, das 7h30 às 18h30.

Na segunda-feira (24/01) a vacinação contra a COVID-19 para adultos permanecerá no Ginásio Milton Olaio Filho das 7h30 às 18h30, na Fundação Pró-Memória das 8h às 16h e nas Unidades de Saúde do Cidade Aracy, das 7h30 às 16h e do Maria Stella Fagá e do Santa Felícia das 8h às 16h.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal de São Carlos, a pedido do vereador Marquinho Amaral, agendou para a próxima quarta-feira (26) às 15h uma audiência pública para discutir a retirada do desconto da tarifa de água para consumo residencial de até 10m³ (dez metros cúbicos).

Marquinho Amaral, que preside a Comissão de Economia, Finanças e Orçamento da Câmara, explicou que a Resolução ARES – PCJ n° 404 estabeleceu o reajuste das tarifas de água e esgoto em São Carlos e eliminou o benefício estabelecido na Lei Municipal nº 10.955/1994 a consumidores residenciais que consomem até 10m³, implicando um aumento de 61,61% para essa faixa de consumo.

A ARES – PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) realiza a regulação e fiscalização dos serviços prestados pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de São Carlos, conforme convênio estabelecido pela Lei Municipal nº 18.483/2017.

 A Lei Federal do Saneamento (n° 11.445/2007) preserva os direitos e benefícios anteriormente ofertados aos consumidores, entendendo-se, inclusive, os previstos na Lei Municipal 10.955/1994, editada e vigente há 28 anos, que prevê o desconto de tarifa de água para consumo residencial de até 10 m³, argumentou Marquinho. “Dessa forma, é necessário realizarmos um amplo debate sobre o assunto, tendo como base os direitos dos cidadãos são-carlenses e usuários dos serviços do SAAE”, afirmou.

 Serão convidados a participar da audiência representantes do SAAE São Carlos, inclusive do setor jurídico, da ARES-PCJ, da Procuradoria do Município, além de representante da Prefeitura.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda de São Carlos informa que o Programa Paulista de Capacitação para Exportações, o Exporta SP, está com inscrições abertas para a seleção de 300 micro, pequenas e médias empresas, de todas as regiões do estado, interessadas em receber treinamento para acessar o mercado internacional. Os empresários têm até o dia 11 de fevereiro de 2022 para fazer o cadastro pelo site da InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade). 
Para participar do Exporta SP, o interessado, depois de se cadastrar no site da InvestSP, passa por um processo de seleção. A ideia é avaliar o estágio no qual a empresa se encontra para acessar o mercado externo. Se for selecionada, ela receberá o contato de um tutor que irá prepará-la para cumprir todas as etapas do treinamento.
O projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), gerido pela InvestSP, é o maior programa de capacitação para exportações já executado no Estado de São Paulo e tem o diferencial de incluir em seu escopo de atuação startups e empresas do setor de serviços. Ele visa descentralizar as ações de apoio à exportação e é realizado totalmente por meio de plataformas online. 
Esta será a terceira turma do Exporta SP, que já formou 355 empresas nas duas edições anteriores. Muitas delas começaram a exportar já durante a capacitação. Cerca de 20% das empresas formadas no Exporta SP exportaram pelo menos uma vez depois da elaboração do planejamento para exportação, que é feita ao longo do treinamento.  

COMO FUNCIONA O EXPORTA SP - A capacitação dura 4 meses e aborda os temas que mais desafiam os empresários no processo de internacionalização de seus produtos e serviços. Ao longo do treinamento, questões como inteligência comercial, formação de preços, adequação de produtos e serviços, planos de negócios, marketing e vendas são abordadas por especialistas da Fundação Instituto de Administração (FIA). 
Um dos diferenciais fica por conta das mentorias, os momentos de atendimento individual nos quais a equipe da FIA e a empresa discutem a elaboração do roadmap da exportação, repassam as principais questões e debatem o conteúdo dentro do contexto da empresa. São feitas 4 mentorias no decorrer do curso, que podem ser agendadas para o dia e o horário mais convenientes para o empreendedor. 

Publicado em Comércio

RIO DE JANEIRO/RJ - Larissa Manoela sempre deixa seus seguidores apaixonados e nesta quinta-feira (20), não foi diferente. A musa não economizou na sensualidade e surgiu aproveitando o dia de sol, colocando o corpão pra jogo e encantando na praia.

“Meu 1º photo dump dos últimos acontecimentos. VALORIZEM!!”, escreveu a celebridade na legenda da publicação.

Publicado em Celebridades

BRASÍLIA/DF - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira (20) a aplicação do imunizante CoronaVac em crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos - exceto em casos de menores imunossuprimidos (com baixa imunidade). A decisão foi tomada durante reunião extraordinária da diretoria colegiada.

Crianças e adolescentes com comorbidades também poderão receber a vacina, que será aplicada em duas doses, com intervalo de 28 dias. A vacina é a mesma utilizada atualmente na imunização de adultos, sem nenhum tipo de adaptação para uma versão pediátrica.

A decisão foi unânime. Ao todo, cinco diretores votaram a favor da liberação: Meiruze Sousa Freitas, Alex Machado Campos, Rômison Rodrigues Mota, Cristiane Rose Jourdan e o próprio diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres.

Por meio das redes sociais, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, comentou a aprovação do uso emergencial da CoronaVac para a faixa etária de 6 a 17 anos. "Todas as vacinas autorizadas pela Anvisa são consideradas para a PNO [Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19]. Aguardamos o inteiro da decisão e sua publicação no DOU", disse, em sua conta no Twitter.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - Em 2022 já foram registradas em São Carlos 28 notificações, com 5 casos positivos de Dengue, sendo 4 autóctones e 1 importado. Para Chikungunya, Zika e Febre Amarela não foram registradas notificações até o momento. 

Em 2021 foram registradas 664 notificações, com 135 casos positivos de Dengue, sendo 101 autóctones e 34 importados. Para Chikungunya foram registradas 30 notificações, todas descartadas. Para Febre Amarela foi registrada 1 notificação, com 1 resultado negativo para a doença. Para Zika foram registradas 12 notificações com 12 resultados negativos.

Em 2020 foram registradas 1.638 notificações para dengue, com 975 descartados, 640 positivos, 582 autóctones, 58 importados e 1 óbito confirmado. Para Febre Amarela foram registradas 6 notificações, com 6 resultados negativos para a doença. Para Zika foram registradas 07 notificações com 07 resultados negativos.

SÃO CARLOS/SP – A Santa Casa lança, nesta quinta-feira (20), a Campanha “Você já ajudou a salvar uma vida?”, para revitalização do Centro Cirúrgico. O hospital é o único da região com Centro Cirúrgico equipado para atender cirurgias complexas.

Aqui na Santa Casa nós realizamos cirurgias de urgência e emergência, cardíacas, ortopédicas, oncológicas, pediátricas, ginecológicas, partos, neurocirurgias, entre outras. Para aumentarmos ainda mais a nossa capacidade, queremos adquirir novos equipamentos que nos possibilitarão fazer ainda mais pela nossa população. E, para isso, contamos com a ajuda de toda a população”, afirma o Vice-Diretor Técnico da Santa Casa, Roberto Muniz Júnior.

Para revitalizar o Centro Cirúrgico, o hospital precisa investir R$ 1,5 milhão na compra de monitores multiparâmetros, instrumentais cirúrgicos e os aparelhos de anestesia (equipamentos para anestesiar os pacientes que serão submetidos a cirurgias).

No Centro Cirúrgico da Santa Casa, são realizados procedimentos em pacientes do SUS e planos de saúde privados. Em 2021, foram realizadas 5.960 cirurgias, mesmo com a portaria do Ministério da Saúde que suspendeu até o dia 31 de dezembro de 2021, a obrigatoriedade de cumprir essas metas, para que os atendimentos fossem focados no enfrentamento da COVID-19.

A operadora de máquinas Fabiana Cristina Silva, 39 anos, foi um desses pacientes. Ela teve um AVC hemorrágico e ficou internada por um mês, sendo 15 dias na UTI. “Ela acordou para ir ao banheiro, mas passou mal. Eu chamei a ambulância e fomos levadas para a Santa Casa e ela já foi encaminhada para o Centro Cirúrgico. A cirurgia foi muito delicada e durou 5 horas. E foi só na Santa Casa que eu fiquei sabendo que foi um AVC. O estado dela era muito grave”, explica a companheira da paciente e vendedora, Talita Santos Silva.

A Fabiana voltou a andar depois de muitas sessões de fisioterapia e em fevereiro começa as sessões de fonoaudiologia para recuperar a capacidade de fala. “Graças à equipe da Santa Casa, hoje ela está viva, ela está aqui. Foi uma equipe maravilhosa e super atenciosa que cuidou dela. Eu só tenho gratidão no meu coração. E fiz questão de compartilhar a nossa história para que todos nós possamos ajudar a Santa Casa a salvar outras vidas”, relata Talita emocionada.

SÃO CARLOS/SP - K.V.L, (idade não informada), foi preso ontem, 19, pois estava sendo procurado por ameaças e homicídio, em São Carlos.

Segundo consta, os Policiais de Rocam realizavam operação saturação, quando na Rua Padre Segismundo Passionista, no bairro Vila Izabel, conseguiram prender o sujeito.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Atendendo a um convite do presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Roselei Françoso (MDB), foi realizada na tarde de quarta-feira (19) uma reunião online dos membros da Comissão de Meio Ambiente e Proteção e Defesa Animal, vereadores Djalma Nery, Robertinho Mori e Professora Neusa, o diretor legislativo da Câmara, Fábio Perdiz, a advogada Samanta de Aquino, do Jurídico da Câmara, e o secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Informação, José Galizia Tundisi, para discutir a adequação da legislação que abrange as Áreas de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Município (APREM) para imóveis que já estão consolidados.

Apesar de ter sido criada há 16 anos, a Lei 13.944 de 12 de dezembro de 2006, que “Dispõe sobre a Criação das Áreas de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Município, não foi regulamentada até hoje pelo Executivo, portanto sem qualquer sustentabilidade.

Vale lembrar que as APREM`s são áreas de relevante interesse ambiental municipal, destinadas ao cumprimento da função social e ambiental de proteção ao cumprimento da função social e ambiental de proteção, preservação e conservação do abastecimento de água com qualidade.

O Condema (Conselho de Defesa do Meio do Meio Ambiente) que tem  entre outras atribuições formular as diretrizes da política municipal de meio ambiente apontou em parecer que há a necessidade de se fiscalizar a ocupação irregular  das APREM`s  do município.

Publicado em Política

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.