fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sábado, 15 Janeiro 2022

SÃO PAULO/SP - O que fazer quando pais e mães divergem sobre a aplicação da vacina contra a Covid-19 nos filhos? Segundo autoridades médicas, com o avanço da ômicron é imprescindível que as crianças sejam rapidamente imunizadas.

O imunizante utilizado na população entre 5 e 11 anos é o da Pfizer, autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 16 de dezembro de 2021.

A lei garante à criança e ao adolescente o direito à saúde e à vacina.

O artigo 227 da Constituição diz que "é dever da família, da sociedade e do estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão."

Segundo Iberê de Castro Dias, juiz titular da Vara da Infância e Juventude de Guarulhos, na Grande São Paulo, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) não dá margem para esse tipo de discordância quando põe como obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias. E isso vale também para a Covid-19.

O magistrado explica que é ilegítima a recusa à vacinação dos filhos por questões filosóficas ou religiosas.

"Não tem debate. O que pode existir é alguma razão clínica comprovada, onde a vacinação não seria recomendada por causa de algum problema de saúde na criança. Em termos genéricos, pais e mães não podem dizer que a religião não permite a vacinação ou alegarem que são veganos, por exemplo", afirma Dias.

Em dezembro de 2020, pais veganos foram parar na Justiça após pleitearem o direito de não vacinar os filhos por considerarem o procedimento invasivo. Eles recorreram da decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, que determinou a vacinação. No STF (Supremo Tribunal Federal), perderam por unanimidade.

"Pais que não vacinarem seus filhos, nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias, inclusive contra a Covid-19, poderão ser penalizados com multa que varia de 3 a 20 salários mínimos (o dobro na reincidência)", ressalta Dias.

Ainda estarão sujeitos à aplicação de uma ou mais medidas previstas no artigo 129 do ECA, entre as quais a perda da guarda e do pátrio poder familiar.

Para Dias, havendo discordância entre os pais, a solução será levar o caso ao Judiciário. Assim, caberá ao juiz a análise do motivo da recusa da vacinação por uma das partes e posterior decisão.

A advogada Carmem Lilian Calvo Bosquê, especialista em direito de família, concorda e acrescenta que tudo isso vale tanto para casais ainda juntos quanto para pais divorciados.

"Na atual conjuntura do direito de família há uma regra nos divórcios, que é a guarda compartilhada. Não é só compartilhar as despesas. Todas as decisões sobre educação, lazer, saúde da criança devem ser tomadas em conjunto entre os genitores", afirma ela.

Se a falta de consenso for parar na Justiça, a tendência é que a resolução seja rápida, de acordo com a advogada. "Você entra com um pedido de liminar, pede para o juiz anteceder os efeitos da tutela principal e ele decide mediante uma tutela de urgência. Dependendo da Vara, a decisão sairá em 24 horas, 48 horas ou em questão de dias, isto se ele entender que o caso se enquadre numa medida de urgência", explica Carmem.

A advogada orienta que, antes de apelar aos tribunais, há a possibilidade de mediar o conflito no escritório de advocacia ou numa câmara de arbitragem, por meio de audiência extrajudicial.

Gabriel Oselka, pediatra e presidente da comissão de ética da SBIM (Sociedade Brasileira de Imunizações), vai além. Ele recomenda a solução baseada no diálogo, mediado ou não pelo pediatra ou médico de família. Sem o consenso, prepondera o interesse da criança.

É o caminho escolhido pelo gerente administrativo Vinicius Santana Gonzalis, 33, e sua esposa, 31. Eles são pais de um menino de seis anos e de uma menina de dois.

Em relação à vacinação de adultos sempre houve a concordância. Com as crianças, quando o tema bateu na porta da casa da família, percebeu-se uma discordância.

"Entendo que deve ser feita a vacinação, porque não sou um especialista da área de saúde", diz Vinicius. "As pessoas que ouço e confio, que se manifestaram a respeito desse assunto, têm esse mesmo parecer. Em contrapartida, a minha esposa não entende da mesma forma. Ela acha que não existem estudos suficientes para colocarmos isso em prática, que as crianças respondem de outras formas às vacinas."

Outro motivo envolve o filho mais velho. O garoto tem reações adversas fortes quando recebe alguma vacina, o que é motivo de preocupação do casal.

Provisoriamente, o casal vai postergar a decisão sobre vacinar ou não as crianças. Eles optaram por ouvir a opinião da pediatra dos filhos. A ideia é tomar uma "decisão com mais dados, embasamento e informação".

Em dezembro, ao aprovar o uso do imunizante da Pfizer para a faixa de 5 a 11 anos, a Anvisa informou que a empresa apresentou resultados de estudos realizados com cerca de 4.000 crianças. Os trabalhos indicaram uma eficácia de 90% da vacina nesse público.

"O perfil de segurança da vacina, quando comparado com o do placebo, é muito positivo. Quando a gente observa qualquer reação [adversa], não tem uma diferença importante entre placebo e vacina. E não há relato de nenhum evento adverso sério, de preocupação, não há um relato de casos graves ou mortalidade por conta da vacinação comparado com o placebo", afirmou, à época, o gerente-geral de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes.

No fim do ano passado, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), dos EUA, divulgou informações sobre dois estudos. Um deles concluiu serem raros problemas graves em crianças de 5 a 11 anos imunizadas com o produto da Pfizer. Outro verificou que crianças internadas com quadro grave da doença não haviam sido totalmente vacinadas.

No Brasil, do começo da pandemia, em 2020, até 6 de dezembro de 2021, houve 301 mortes de crianças entre 5 e 11 anos por Covid-19, segundo o Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe).

A advogada Carmem Bosquê lembra que o governo federal, os estados e municípios podem restringir direitos aos não vacinados. "Justamente aí fica a dúvida de alguns pais com relação a vacinar ou não, uma vez que a decisão, em tese, caberia a família. É compreensível a dúvida por ser uma vacina de caráter emergencial e com algumas questões relacionadas a efeitos adversos", ressalta.

"Se a vacina é necessária, vai beneficiar a criança e a comunidade, por também contribuir para a imunidade coletiva. Se a vacina é considerada segura e eficaz, como ela é, não há justificativa para deixar de vacinar a criança. Num caso extremo, poderia até ser considerado maus-tratos", afirma Oselka.

"A vacina foi estudada num número razoável de crianças, a eficácia foi semelhante à encontrada em adultos e os eventos adversos menores do que se encontrou em adolescentes. Os Estados Unidos, vários países da Europa, por exemplo, estão vacinando as crianças por estarem convencidos da sua eficácia. É obrigação nossa vacinar e um direito da criança receber a vacina", reforça o pediatra.

 

 

PATRÍCIA PASQUINI / FOLHA

Publicado em Outras Notícias
Domingo, 16 Janeiro 2022 09:11

Receita de quentão de morango delicioso

SÃO PAULO/SP - A época de Festa Junina ainda está longe, mas o quentão é uma bebida que vai bem em qualquer ocasião. Que tal variar a receita tradicional preparando um quentão de morango? O preparo leva apenas 30 minutinhos e rende 8 porções! Sua festinha ou reunião em família vai ficar incrível com essa delícia.

Ingredientes do quentão de morango

  • 1 caixa de gelatina em pó sabor morango
  • 2 litros de água quente
  • 4 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 canela em pau
  • 4 cravos-da-índia
  • 1 pedaço de gengibre descascado (50g)
  • 750ml de cachaça
  • 3 xícaras (chá) de morangos picados

 

Modo de preparo

Em uma panela, dissolva a gelatina em 1 xícara (chá) de água quente. Acrescente o restante da água, o açúcar, a canela, o cravo e o gengibre. Leve ao fogo baixo e deixe levantar fervura. Ferva por 15 minutos e coe. Acrescente a cachaça, os morangos e leve ao fogo baixo novamente por 5 minutos. Desligue e sirva em copos.

 

 

COLABORAÇÃO: Mariana Maluf Boszczowski

GUIA DA COZINHA

Publicado em Culinária

SÃO CARLOS/SP - Na manhã da última quarta-feira (12), o vereador Paraná Filho esteve reunido com representantes dos Agricultores da Região Rural Invernada, que solicitaram apoio quanto a melhorias a serem executadas na estrada municipal de acesso à referida região.

A região rural, conhecida atualmente como Vilarejo Invernada, está situada no município de São Carlos e nos últimos anos sofreu um impacto populacional relevante.

É uma importante região rural de São Carlos, com atividades agropecuárias nos setores de horticultura, suinocultura, ovinocultura, bovinocultura de leite e corte, avicultura, cafeicultura, cultivo de grãos (milho, soja e feijão), eucalipto, cana-de açúcar e também criação de equinos.

Abrange aproximadamente 45 propriedades rurais, contendo mais de 300 pessoas residentes no local, das quais dezenas são crianças que utilizam transporte público/particular para o deslocamento à cidade para estudar.

De acordo com o vereador Paraná Filho, a estrada de deslocamento possui apenas uma única via de acesso, sendo parte pavimentada (serrinha) e a grande maioria sem pavimentação. Essa via de acesso é utilizada pelos moradores para se deslocarem à cidade para trabalharem, para levarem seus filhos à escola, para o escoamento da produção, recebimento de insumos, dentre outros.

O vereador ressalta ainda que em visita “in loco” pôde observar a degradação do asfalto, assim como um elevado tráfego de veículos, tanto leves como pesados, que ocasiona diversos problemas na citada via.

“Temos inúmeros incidentes semanais com veículos leves e pesados pelo fato da pavimentação estar se dissolvendo, formando inúmeros buracos devido à grande quantidade de chuva e à falta de manutenção preventiva”, afirma o produtor rural Diego Guedes.

Centenas de ciclistas de São Carlos e da região utilizam esta estrada, durante o dia e durante a noite, para a prática de esporte e turismo rural, que liga ao município de Analândia, acrescenta Diego Guedes. Com os ciclistas também ocorrem sempre pequenos acidentes ao descerem ou subirem a serrinha, onde se chocam em veículos ou derrapam e caem por conta dos buracos.

De acordo com o agricultor Alexandre Landgraf, o fluxo de veículos aumenta demasiadamente aos finais de semana e nos feriados por conta do Restaurante Rural Invernada, chegando a um número estimado de mil veículos em apenas um dia, tráfego este superior até de alguns bairros de São Carlos.

“Visando a segurança dos moradores locais, dos produtores, dos visitantes, dos ciclistas, solicitamos recapeamento urgente na serrinha, também a roçada da vegetação às margens, para diminuir os prejuízos com a manutenção de veículos, diminuir o número de acidentes e para termos uma vida em sociedade saudável como qualquer outro cidadão são-carlense”, destacou Alexandre Landgraf.

O vereador Paraná Filho assumiu o compromisso de solicitar o serviço de tapa buracos de imediato e já agendou uma reunião com o Poder Executivo para a próxima semana para tratar de um projeto de recapeamento da referida estrada.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) informa que a partir desta segunda-feira (17/01) retomará os serviços de recomposição asfáltica no município.

O serviço estava paralisado em virtude da necessidade de contratação de uma nova empresa para a execução dos trabalhos, uma vez que a prestadora anterior solicitou o rompimento do contrato dos serviços já na finalização do procedimento administrativo de renovação contratual para 2022.

Desde o início desse ano ocorreu um aumento na demanda por esse serviço, uma vez que a autarquia trabalhou na eliminação de vazamentos de água nas redes de distribuição.

Inicialmente serão priorizadas as vias com maior fluxo de veículos e a região central do município. O SAAE prevê que em até 30 dias os serviços de recomposição asfáltica já estejam normalizados.

Outras informações podem ser obtidas no Serviço de Atendimento ao Usuário pelo telefone 0800 300 15 20. A ligação é gratuita.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos vai receber na tarde deste domingo (16/01), as primeiras 1.060 doses pediátricas da vacina contra a COVID-19 produzidas pela Pfizer. A vacina é direcionada para crianças de 5 a 11 anos.

As doses serão retiradas no Departamento Regional de Saúde de Araraquara (DRS III) e acondicionadas em uma das câmaras frias do Departamento de Vigilância em Saúde. Durante a semana profissionais da rede pública de saúde passaram por treinamento para a aplicação das doses pediátricas.

As doses enviadas nesta primeira grade serão destinadas a 100% de crianças indígenas e quilombolas de 5 a 11 anos; 30% para crianças com deficiências (PCD) de 5 a 11 anos e para 27% de crianças com comorbidades de 5 a 11 anos. 

As comorbidades foram consideradas seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, bem como os documentos de comprovação aceitos. São consideradas comorbidades: Insuficiência cardíaca, Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e pericardiopatias, Doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênitas, Próteses e implantes cardíacos, Talassemia, Síndrome de Down, Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3, Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, Doença cerebrovascular, Doença renal crônica, Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos), Anemia falciforme, Obesidade mórbida, Cirrose hepática e HIV.

Para comprovar as comorbidades poderão ser apresentados exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.

O Governo de São Paulo recomenda o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br para a campanha infantil. O preenchimento do formulário digital é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos postos, evitando filas e aglomerações.

Caso não consigam realizar o pré-cadastro, os pais não precisam se preocupar. O cadastro completo também poderá ser feito presencialmente na unidade de vacinação.

A Secretaria de Saúde está fazendo um cronograma e nesta segunda-feira (17/01) vai divulgar as unidades que irão realizar a vacinação infantil. A intenção é iniciar a imunização já na terça-feira (18/01).

Em São Carlos a previsão é vacinar 21.554 crianças, sendo 15.383 de 5 a 9 anos e 6.171 de 10 e 11 anos.

Publicado em Coronavírus
Inscrições devem ser feitas pela Internet

 

SÃO CARLOS/SP - Estão abertas as inscrições para o processo seletivo voltado à contratação de professor substituto para o Departamento de Terapia Ocupacional (DTO), do Campus São Carlos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Está sendo ofertada uma vaga na área de Terapia Ocupacional (TO), subárea Disfunção Física. É requisito ter graduação em TO e título de mestre em TO ou em uma das áreas de avaliação da Capes: Ciências da Saúde, Ciências Humanas ou Interdisciplinar.
As inscrições devem ser feitas até o dia 21 de janeiro, pelo site concursos.ufscar.br, seguindo as instruções do edital. A seleção será composta por análise do currículo documentado, de caráter eliminatório e classificatório. 
O regime de trabalho será de 20 horas semanais e o processo seletivo terá validade de um ano, que poderá ser prorrogada por igual período, no interesse da Instituição. Todas as informações devem ser conferidas no edital, disponível em concursos.ufscar.br, na opção Fase de Inscrição>Professor Substituto>São Carlos.
Publicado em Educação

TAMBAÚ/SP - As obras de reforma, melhorias e adequações do Museu Histórico Ernesto Ricciardi estão em fase de acabamentos, o local recebeu reforma, melhorias e adequações importantes para sua preservação. “Estive junto ao Coordenador de Obras Yan Lorena, visitei o Museu Histórico Ernesto Ricciardi onde estão sendo executadas as reformas deste que é um dos prédios mais simbólicos e importantes de nossa cidade”, afirmou o Prefeito Dr. Leonardo Spiga Real em visita a obra.

As melhorias no local vão ao encontro do nosso desejo de preservar as riquezas de Tambaú e mostrá-las a nossa população e aos turistas. Já foram recuperados telhado, madeiramento, base estrutural e agora trabalhadores realizam os preparativos para a pintura. “Dentro de pouco tempo teremos este local ainda mais bonito e preparado para receber os visitantes, turistas e peregrinos que buscam mais da história tambauense”, finalizou o chefe do executivo tambauense.

Publicado em Tambaú

O animal foi encaminhado para um abrigo da cidade

 

AVARÉ/SP - A Polícia Civil resgatou, na última quarta-feira (12), um cachorro que estava sozinho em uma residência nas proximidades da Vila Jardim, no município de Avaré.

A ação foi realizada por uma equipe da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) que soube, por meio de uma rede social, que o cão estava abandonado no imóvel.

Os policiais foram até o local e apuraram com o antigo locatário da residência, que os proprietários do cachorro morreram e ele permaneceu na casa.

Desde que o animal ficou solitário, alguns vizinhos sensibilizados com a situação começaram a alimentá-lo com ração e água. Os policiais constataram que o cão está aparentemente bem cuidado, sem sinais de machucados ou lesões mais graves.

O cachorro foi então encaminhado a um abrigo para animais da cidade, onde permaneceu recebendo os cuidados necessários até adoção.

Publicado em Outras Cidades

SÃO PAULO/SP - Jô Soares pode até ter deixado a bancada do Programa do Jô, mas isso não significa que seus projetos terminaram. Sua autobiografia O livro de Jô: Uma Autobiografia Desautorizada foi lançada no final de 2017 e ele deu uma série de entrevistas para divulgar o livro.

Um beijo do gordo! Não tem como negar: Jô Soares, nascido no dia 16 de janeiro de 1938, é um dos maiores nomes do entretenimento brasileiro. Além de apresentador, ele é escritor, ator, músico, pintor, produtor teatral e... ufa... comediante. E após 16 anos de Programa do Jô, em dezembro de 2016 foi exibido o último programa do talk show que marcou a história da televisão. Desde a década de 70, Jô participa de programas de auditório que recebem uma pitada de humor. Ele já passou por atrações como Faça Humor, Não Faça Guerra, Satiricom, Planeta dos Homens e Viva o Gordo. Depois, em 2000, passou a se dedicar inteiramente ao Programa do Jô. Confira a seguir curiosidades sobre a carreira do apresentador.

Pouca gente sabe, mas, na juventude, Jô Soares morou na Suíça. Inclusive, foi lá que ele se apaixonou pela atuação. - Eu pensei que ia seguir a carreira diplomática. Mas sempre ia ao teatro, sempre ia assistir a shows, ia para a coxia ver como era. E já inventava números de sátira do cinema americano; fazia a dança com os sapatinhos que eu calçava nos dedos, contou o apresentador ao Memória Globo.

No programa Faça Humor, Não Faça a Guerra, Jô Soares chegou a criar, ao lado de Renato Corte Real, Max Nunes, Geraldo Alves, Hugo Bidet e Haroldo Barbosa, mais de 260 personagens. A atração, para quem não sabe, investia em quadros curtos, com várias piadinhas.

Descobrimos qual a bebida misteriosa que Jô Soares bebia em sua caneca especial durante o Programa do Jô! O apresentador convidou a atriz Danielle Winits para a entrevista em seu sofá e ofereceu à ela algum drink. Quando o garçom foi entregar a bebida, Jô comentou: - Vinho para mim não, obrigado. Eu tenho meu guaraná aqui, a gente brinda... Ih, falei que é guaraná! Mentira, é água. Uma comédia, não?

Várias mulheres já passaram pela vida de Jô Soares. O apresentador já foi casado com três mulheres: Flávia Junqueira Pedras Soares, Silvia Bandeira e Teresa Austregésilo. Porém, nenhum dos romances do gordo teve tanta repercussão quanto o seu relacionamento com a atriz Cláudia Raia.

Jô Soares é filho do empresário Orlando Heitor Soares e da dona de casa Mercedes Leal Soares.

Ao longo de seus 83 anos de idade, Jô Soares já escreveu cinco livros: O Homem Que Matou Getúlio Vargas, Assassinato na Academia Brasileira de Letras, O Xangô de Baker Street, As Esganadas e sua autobiografia O livro de Jô: Uma Autobiografia Desautorizada, lançada pela Companhia das Letras.

Quantas línguas você acha que Jô Sores fala? Três? Quatro? Nada disso. O apresentador é fluente em nada menos que seis línguas.

Aos 50 anos de idade, seu filho, Rafael Soares, foi vítima de um câncer cerebral. O único herdeiro do apresentador era autista. Em um comunicado após sua morte, Jô falou sobre a luta do filho contra a doença: Rafael foi um menino muito especial, que veio ao mundo para nos ensinar tanta coisa. Devido ao autismo, permaneceu um menino. Nosso menino. Ele já estava lutando, com a serenidade dele, há mais de um ano. E agora chegou o momento da passagem.

 

 

ESTRELANDO

Publicado em Celebridades

IBATÉ/SP - Por conta do aumento nos casos confirmados de Covid-19 e com a circulação da nova cepa Ômicron, em Ibaté, a Secretaria Municipal de Esportes informa que está adiando o retorno das atividades de esportes coletivos, até o dia 1º de fevereiro.

Na última semana, a cidade confirmou mais 247 casos por Covid-19, fato este que levou a repensar ao retorno das modalidades coletivas, neste momento. 

O chefe da Divisão de Esportes, Raul Seixas II Betune Pereira, explica que essa ação é uma forma de tentar diminuir a propagação do vírus. “As atividades estavam previstas para retornar nesta semana, porém, conversamos com os professores e achamos melhor adiar para o dia 1º de fevereiro”, afirmou.

Raul relata que havia uma vasta programação de torneios programados para o mês de janeiro. “Neste mês, Ibaté iria participar de inúmeras competições em cidades da região, nossos atletas competiriamem Américo Brasiliense, na Copa de Futebol Menor, e em São Carlos,na Sanca Cup. Mas, pensando na saúde dos nossos alunos, fomos orientados pelo Gabinete de Prevenção e Monitoramento do Coronavírus e pela Secretaria Municipal da Saúde de que a melhor opção seria cancelar a participação das equipes,no momento”,relatou.

Essa é uma decisão tomada pela Secretaria Municipal de Esportes e é algo pensado na segurança e saúde dos alunos. “Não tem nada a ver com restrição em âmbito municipal”, afirmou.

Outra decisão tomada pela referida Secretaria, é a de não agendar horários noturnos para o uso da quadra sintética, estando restrito a utilização da mesma e aguardando os números de casos nos próximos dias para decidir a retomada ou não dos agendamentos.

Raul ressalta que a Academia Municipal do Jardim América, o Complexo Esportivo “Parellão” e a Pirâmide da Mata do Alemão, continuam abertos para que a população possa realizar suas atividades individuais, respeitando os protocolos sanitários. “Importante lembrar que essa medida tomada serve apenas para os esportes coletivos, uma vez que, estes têm muito contato entre as pessoas e as medidas de segurança contra a Covid-19, exigem o distanciamento”, finalizou.

Publicado em Ibaté

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.