fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sábado, 22 Janeiro 2022

SÃO CARLOS/SP - Na madrugada de hoje, 23, a Guarda Municipal foi acionada para comparecer à UPA Santa Felícia, com informações de que várias pessoas deram entrada com ferimentos causados por arma de fogo.

Uma viatura da GM se deslocou para o local, onde foi constatado que 9 pessoas foram alvejadas. Após uma breve narrativa das vítimas, foi apurado que ocorria uma festa no Aracê de Santo Antonio, com cobrança de ingressos e de repente indivíduos armados adentraram à festa atirando contra os presentes.

Publicado em Policial

SÃO PAULO/SP - Você pode preparar diversos tipos de receitas com a acerola e a laranja, como mousses, bolos e tortas. Mas, que tal fazer uma receita diferente com essas deliciosas frutas e preparar um incrível suco de acerola e laranja para uma bebida natural e muito refrescante?

Ele é fácil e rápido de fazer, pois fica pronto em apenas 15 minutos. É muito prático! E você pode servir essa bebida no café da manhã, para começar bem o dia ou até mesmo no lanche da tarde para animar o fim dele. Esse suco combina com qualquer ocasião! Além disso, ambas as frutas são ricas em vitamina C. Uma delícia! Se interessou? Então, corra e aprenda já a fazer o suco e refresque seu dia!

Publicado em Culinária

BRASÍLIA/DF - Com conversas que se arrastam desde 2019, os governos de Brasil e China não conseguiram renovar a tempo os dois principais documentos que definem as diretrizes e as prioridades das relações bilaterais. Venceram em dezembro tanto o Plano Decenal de Cooperação Brasil-China como o Plano de Ação Conjunta --com validade de cinco anos-- assinados entre os dois países em 2012 e 2014, respectivamente.

Enquanto o Plano Decenal traz princípios comuns que devem reger a parceria, o documento quinquenal é mais detalhado. Ele reúne metas e indica interlocutores em diversas áreas, como agricultura, ciência e tecnologia, cooperação financeira e educação, entre outros. Ambos os documentos servem de bússola para orientar a relação bilateral a longo prazo.

As metas no Plano de Ação Conjunta que acaba de vencer incluem estimular visitas de autoridades e trabalhar em conjunto certos temas em organismos internacionais. O texto define ainda o objetivo de estimular a participação de empresas chinesas em licitações no Brasil e garantir a troca de informações de medidas fitossanitárias para evitar a retenção desnecessária de mercadorias nos portos.

Embora o fim da validade dos textos não tenha maiores efeitos práticos, o fracasso da diplomacia em atualizá-los até o fim do ano passado é um reflexo simbólico do esfriamento das relações sino-brasileiras em boa parte do mandato do presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com interlocutores, diferentes fatores contribuíram para que os dois governos chegassem ao fim de 2021 sem um consenso sobre o que deveria constar nos novos documentos: a pandemia da Covid-19 e a realização --por exigência chinesa-- de praticamente todas as reuniões em ambiente virtual; o imenso aparato burocrático de Pequim, que exige múltiplas aprovações em diferentes instâncias na negociação de documentos; e os sucessivos atritos que marcaram as relações bilaterais até a demissão do ex-ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores).

As consultas internas e a troca de propostas coincidiram com alguns dos momentos mais tensos do relacionamento do Brasil com seu maior parceiro comercial.

No início de 2020, por exemplo, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, publicou um texto comparando a Covid-19 ao acidente nuclear de Tchernóbil (1986), na antiga União Soviética. Na publicação, o parlamentar ainda afirmou que o regime chinês tinha responsabilidade pela disseminação da doença.

A manifestação gerou reação do embaixador da China em Brasília, Yang Wanming, que a classificou de "insulto maléfico" e acusou Eduardo de ter contraído um "vírus mental". O episódio não foi isolado.

Em diferentes ocasiões, o próprio presidente Bolsonaro endossou a tese de que o coronavírus teria sido criado num laboratório chinês e fustigou o país asiático para criticar o imunizante Coronavac --trunfo político de um de seus adversários, o governador de SP, João Doria (PSDB).

Ernesto Araújo, por sua vez, chegou a pedir a Pequim a substituição do embaixador chinês no Brasil. Ele foi ignorado. De acordo com pessoas que acompanham o tema, o clima de conflagração que só passou a ser revertido com a chegada do novo chanceler, Carlos França, respingou no calendário de negociações dos dois planos no âmbito da Cosban (Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação).

Interlocutores destacam que, nos pontos mais baixos da relação, houve prejuízos sobre o fluxo de informação que trafega entre Brasília e Pequim, com reflexos também nas conversas que ocorriam na Cosban. O órgão é o principal mecanismo de coordenação institucional da relação Brasil-China, liderado pelo vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) e pelo número 2 do regime chinês, Wang Qishan.

Os governos do Brasil e da China continuam discutindo os documentos, de qualquer forma. Também está sobre a mesa uma tentativa de reformulação da estrutura da própria Cosban, mas o tema enfrenta resistência dos chineses. O objetivo é tentar fazer as negociações avançarem para que o impasse não afete a realização, ainda no primeiro semestre, de uma reunião planejada entre os vices.

O encontro virtual ainda não está agendado, mas interlocutores temem que sua não realização venha a representar mais um sinal negativo nas relações sino-brasileiras.

A janela de oportunidade para tentar salvar a reunião da Cosban é curta. No Brasil, as eleições presidenciais devem mobilizar o calendário de autoridades a partir do segundo semestre; enquanto isso, os chineses já estão em fase de preparativos do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista Chinês, marcado para o mês de outubro.

Presidente do CEBC (Conselho Empresarial Brasil-China), o diplomata Luiz Augusto de Castro Neves explica que o Plano Decenal e o Plano de Ação Conjunta "visam a uma ordem de prioridades" na relação bilateral e, essencialmente, "balizam o governo e servem de orientação para a iniciativa privada".

Ex-embaixador do Brasil na China, ele credita o atraso exclusivamente aos efeitos da pandemia e não vê um possível componente político na não renovação dos planos.

"Os chineses entendem muito bem que nas relações há um discurso e uma realidade. Em momento algum o comércio Brasil-China foi prejudicado por questões não comerciais", afirmou, ao ser questionado sobre o histórico de ataques do presidente Bolsonaro e seus aliados contra Pequim.

Procurado pela Folha, o Itamaraty informou que um dos resultados da última reunião de alto nível da Cosban foi uma determinação para o início de "discussões para aprimorar a estrutura" do mecanismo e "preparar novo documento para orientar as relações bilaterais". A reunião ocorreu em maio de 2019, em Pequim, e teve a participação de Mourão e Wang Qishan.

O Brasil enviou a primeira proposta de reestruturação em dezembro de 2020, ainda segundo a pasta. A última contraproposta chinesa foi recebida em janeiro de 2022.

O ministério destacou também que as negociações dos dois planos envolvem temas que vão de "política, economia e comércio" a "infraestrutura, agricultura, cultura, tecnologias da informação e cooperação espacial", entre outros.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - O vereador Rodson do Carmo foi procurado por munícipes e comerciantes da rua Sebastião Ramos, localizada no Varjão - Tutoya do Vale, que reivindicam melhorias nas vias públicas e podas de matos altos beirando a rodovia. 

“A situação desta rua é muito ruim. Muitos buracos, pedras, além do mato alto. Esses munícipes necessitam urgente da pavimentação asfáltica nesta via”, destacou o vereador.

Publicado em Política

Férias em Olímpia atende as expectativas da família inteira

 

OLÍMPIA/SP - Viagem em família também é conjugação de interesses. O destino tem de ser legal para as crianças, que geralmente têm muita energia para gastar, mas os pais precisam curtir e, muitas vezes, querem descansar, ainda mais no início do ano. O Hot Beach Parque & Resorts, que fica em Olímpia, é esse lugar. São quatro resorts e um parque aquático com atrações para toda a família, da criança pequena aos avós.

 Tem piscina com ondas e vasta faixa de areia, recriando uma típica praia do litoral brasileiro com a vantagem da segurança de um ambiente controlado e com guarda-vidas em todas as piscinas. E com o detalhe: com água naturalmente aquecida. Quem viaja com filhos pequenos vai orbitar em torno da área Kids. Lá estão várias atrações que eles curtem muito, como escorregadores infantis, arcos de onde jorram jatos de água, ilha de água quente, pequeno rio lento, fontes de água que brotam do chão e piscinas rasas, balanços molhados e mini escorregadores.

 Os “tios” e “tias” comandam uma série de atividade que, com certeza, vão envolvê-los. Ao lado da área kids fica a piscina com baldes gigantes suspensos que, quando cheios, derramam água em quem está embaixo. É uma atração que agrada a família inteira. Afinal, todos querem experimentar a “superchuva” que o balde proporciona. As crianças maiores rapidamente fazem a amigos. Muito comum, em poucas horas, elas já estarem totalmente enturmadas e com programação para o dia todo.  

 É possível aos pais supervisionar a brincadeira dos filhos maiores enquanto tomam sol acomodados na esteira da praia e se refrescando com uma água de coco. Se a família quer agito, é se aproximar das piscinas para participar das inúmeras atividades e brincadeiras comandadas pela recreação. Difícil ficar parado com o Leandro Mantega ou outro integrante da equipe ao microfone chamando para agitar na água.

 Os adolescentes e adultos que querem adrenalina vão amar os tobogãs – são quatro diferentes descidas – e o Hot Beach Pipe, que se assemelha a uma pista de skate em U na qual se desce acomodado em boia dupla. Já o Ebaaa River, o rio lento do parque aquático Hot Beach, faz a alegria de quem quer calmaria e agito. Afinal, é lugar para descansar deslizando ao sabor da correnteza.

 Para quem quer relaxar, são três opções: ofurô e sauna que são atrações do parque aquático Hot Beach e massagens na tenda do spa. Se, ao contrário, a ideia é fazer atividade física, o lugar é a Arena Hot Beach, espaço para beach sports. E ainda tem, é claro, espaço instagramável para a foto que vai causar inveja, lojinhas e vários pontos de alimentação e bebidas para aproveitar as férias.

 Para quem quer tudo isso com mais privacidade, a sugestão é locar uma cabana vip para passar o dia. Está num grupo maior, a boa é um bangalô da Ibiza Beach. É escolher o resort para hospedagem e colocar o pé na estrada. Olímpia é acessada por estradas seguras e duplicadas. Hóspedes dos resorts do grupo não pagam entrada do parque aquático Hot Beach, que também é aberto a day use mediante compra de ingresso.

Publicado em Outras Cidades
Docente da UFSCar responsável pelo canal diz que público é formado por graduandos, pós-graduandos e profissionais

 

SÃO CARLOS/SP - Em 2017, Edenir Rodrigues Pereira Filho, docente do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), lançou pela EdUFSCar o livro "Planejamento fatorial em Química: maximizando a obtenção de resultados". Para apresentar exemplos de aplicação dos conteúdos abordados, o pesquisador criou um canal no YouTube, que, desde então, multiplicou playlists e temas abordados, com foco em estudantes de graduação e pós-graduação na área e, também, profissionais de Química e Engenharia para alguns assuntos.
Com quase dois mil inscritos, o canal reúne hoje 23 playlists e mais de 200 vídeos, com participação também de egressos do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSCar e do grupo de pesquisa em Análise Instrumental Aplicada (GAIA), coordenado por Pereira Filho junto com outros pesquisadores. Além disso, são disponibilizados e-books gratuitos sobre alguns dos temas abordados.
Na Química Analítica, além do planejamento fatorial, há conteúdos sobre análise de componentes principais (PCA) e técnicas de análise direta de amostras sólidas, como LIBS. Também há apresentações e tutoriais sobre ferramentas de apoio como o Solver do Excel e outros softwares, como Octave e Matlab. Mas o espectro é variado, com materiais sobre análise bibliométrica de dados, interação universidade-empresa e resíduos eletroeletrônicos, dentre outros.
Publicado em Educação

ARARAQUARA/SP - Um homem de 39 anos, morador da Vila Furlan, foi preso em flagrante após praticar roubos e bater com o carro de uma das vítimas, em Araraquara.

Em relatório Policial, uma dona de casa, de 36 anos, moradora do Jardim Iguatemi, disse que tinha acabado de sair de um supermercado na Via Expressa, na companhia de sua filha e uma sobrinha, quando foram as primeiras vítimas do autor.

As três seguiam pela Rua Antônio Prado, em um FIAT/Siena branco, quando a condutora precisou parar no semáforo. Segundo a vítima, o criminoso se aproximou da porta e disse “é um assalto, estou armado, saia do carro” (sic).

A condutora tentou acelerar, mas não conseguiu, pois, o homem colocou parte do corpo para dentro pelo espaço do vidro que estava entreaberto.

A mulher então, tirou a filha e sobrinha do carro enquanto o elemento tentava dar a partida no automóvel. O homem então fugiu, em sentido à empresa Cutrale.

A Polícia Militar foi acionada e iniciou diligências em busca do criminoso, porém, em continuidade aos seus intentos, o marginal continuava a praticar crimes, agora utilizando o veículo levado da primeira vítima.

Sendo assim, ele abordou duas jovens, de 20 e 21 anos, moradoras da vizinha Américo Brasiliense/SP e roubou o celular de uma delas, tentando também subtrair a bolsa da outra, mas não conseguiu, fugindo com o veículo em seguida.

Viaturas da PM avistaram o Siena e ao perceber a presença dos policiais, o acusado iniciou fuga pelas ruas de Araraquara e ao ser perseguido, perdeu o controle do carro e se chocou contra a grades de uma residência, na Avenida Prudente de Morais, no Bairro do Santana.

O indiciado então abandonou o veículo e fugiu pulando o muro de uma casa, mas foi detido no quintal pelos policiais. Em posse do mesmo, estava o celular de uma das vítimas.

Publicado em Araraquara

SÃO PAULO/SP - O governo disponibilizou a consulta para saber quem tem direito ao benefício do abono salarial do PIS/Pasep e em qual valor. O benefício será pago a todos os trabalhadores contemplados a partir do dia 8 de fevereiro e pode chegar a R$ 1.212.

Para os servidores com direito ao Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), os pagamentos serão feitos de 15 de fevereiro a 24 de março pelo Banco do Brasil.

A consulta pode ser feita por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo telefone 158.

Para ter acesso às informações do abono salarial na Carteira de Trabalho Digital, será necessário que o trabalhador faça o download ou atualize o aplicativo em seu celular, depois acesse a aba "Benefícios" e "Abono Salarial", para verificar se está apto para receber o benefício, bem como valor, dia e banco de recebimento.

A data de pagamento e o respectivo banco de recebimento também podem ser acessados por meio do link https://www.gov.br/pt-br/servicos/sacar-o-abono-salarial.

Pelos cálculos do governo, cerca de 22 milhões de brasileiros serão beneficiados com o pagamento do abono, em um volume aproximado de R$ 20 bilhões.

Veja em que dia receberá o abono de até R$ 1.212

Nascidos em Recebem a partir de Recebem até

  • Janeiro 08/02/2022 29/12/2022
  • Fevereiro 10/02/2022 29/12/2022
  • Março 15/02/2022 29/12/2022
  • Abril 17/02/2022 29/12/2022
  • Maio 22/02/2022 29/12/2022
  • Junho 24/02/2022 29/12/2022
  • Julho 15/03/2022 29/12/2022
  • Agosto 17/03/2022 29/12/2022
  • Setembro 22/03/2022 29/12/2022
  • Outubro 24/03/2022 29/12/2022
  • Novembro 29/03/2022 29/12/2022
  • Dezembro 31/03/2022 29/12/2022

PASEP PAGO PELO BANCO DO BRASIL A SERVIDORES

Final da inscrição Recebem a partir de Recebem até

  • 0 15/02/2022 29/12/2022
  • 1 15/02/2022 29/12/2022
  • 2 17/02/2022 29/12/2022
  • 3 17/02/2022 29/12/2022
  • 4 22/02/2022 29/12/2022
  • 5 24/02/2022 29/12/2022
  • 6 15/03/2022 29/12/2022
  • 7 17/03/2022 29/12/2022
  • 8 22/03/2022 29/12/2022
  • 9 24/03/2022 29/12/2022

Nos municípios que declararam calamidade devido às fortes chuvas, como nos estados de Minas Gerais e na Bahia, os trabalhadores poderão sacar o benefício no primeiro lote, do dia 8 de fevereiro, conforme determinação do Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador).

Já os beneficiários do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) pelo Banco do Brasil poderão sacar a partir de 15 de fevereiro.

Como acessar pelo celular

  • Instale o aplicativo oficial Carteira de Trabalho Digital em seu celular (se já tem, será necessário atualizá-lo)
  • Acesse o sistema com número do CPF e senha do gov.br. Se for a primeira vez, faça seu cadastro
  • Clique sobre o ícone "Benefícios", no canto inferior direito
  • Em "Abono Salarial", aparecerá se você é habilitado ou não habilitado
Publicado em Economia

Durante buscas no imóvel também foi apreendido dinheiro proveniente do tráfico

 

BOTUCATU/SP - A Polícia Civil prendeu, na tarde da última quinta-feira (20), um homem, de 40 anos, que foi surpreendido armazenando drogas em sua casa, no bairro Jardim Panorama, em Botucatu.

O flagrante foi realizado por uma equipe da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) local, que foi até o imóvel para cumprimento de mandado de busca e apreensão.

Durante a vistoria no local, foram encontrados dois tabletes de maconha, um saco com dezenas de saquinhos usados para embalar entorpecentes e uma balança de precisão.

Ainda no local, também foram recolhidos R$ 634 provenientes do crime. As drogas e demais objetos foram apreendidos e encaminhados ao Instituto de Criminalística (IC) para perícia.

Publicado em Outras Cidades

Material usado por organização criminosa foi encontrado em um barraco abandonado

 

CAMPINAS/SP - A Polícia Civil apreendeu, na manhã da última terça-feira (18), armas, munições, drogas, colete balísticas e outros materiais do crime que foram encontrados em um barraco abandonado, na Vila Padre Manoel da Nóbrega, na cidade de Campinas.

Uma equipe do 11º Distrito Policial do município estava em diligências para combater a criminalidade local quando identificou um depósito de armas e drogas usados pela associação criminosa alvo de investigação e foi até o endereço apurado.

Durante as buscas no local, os investigadores encontraram duas pistolas de calibres 9mm e .40, com 26 munições intactas, um revólver .38, um colete balístico, uma balaclava, além de cerca de 1,7 mil porções de crack, cocaína e maconha, 6 mil pinos vazios e duas balanças de precisão.

Publicado em Outras Cidades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.