fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
A Ucrânia sanciona membros da Igreja Ortodoxa e efectua novas buscas de dioceses Carol Guzy / Zuma Press / ContactoPhoto

A Ucrânia sanciona membros da Igreja Ortodoxa e efectua novas buscas de dioceses

Escrito por  Dez 03, 2022

UCRÂNIA - O Conselho de Segurança Nacional da Ucrânia impôs sanções contra pelo menos dez membros da Igreja Ortodoxa Ucraniana do Patriarcado de Moscou, após a realização de uma reunião sobre as atividades das organizações religiosas, enquanto prosseguem as buscas nas dioceses de todo o país.
Entre os sancionados estão Pavlo Lebed, governador do Mosteiro das Grutas de Kiev, Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), bem como o antigo deputado ucraniano Vadim Novinski, informou a agência noticiosa UNIAN.

O Conselho de Segurança Nacional tinha exortado o governo a apresentar um projeto de lei para proibir as atividades das organizações religiosas com alegadas ligações russas. O Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky assinou um decreto que valida esta decisão.

O governo ucraniano tem agora dois meses para submeter a iniciativa ao Parlamento com "fundamentos jurídicos" suficientes ao abrigo do direito internacional, de acordo com a agência noticiosa Ukrinform.

Em paralelo, as buscas da Igreja Ortodoxa continuaram na sexta-feira nas regiões de Yitomir, Rivne e Transcarpathia. O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) disse que estas medidas foram levadas a cabo para "proteger a população de provocações e atos terroristas".

De acordo com a SBU no seu perfil Telegrama, entre os objetos encontrados estavam "textos de oração" do Patriarca Kirill, o chefe da Igreja Ortodoxa na Rússia, bem como dinheiro, símbolos nazis e panfletos de propaganda pedindo para se juntar ao exército russo.

Os serviços secretos ucranianos também relataram que o arcebispo metropolitano da diocese de Kirovohrad é suspeito de organizar "atividades subversivas contra a Ucrânia". "O bispo fazia parte do círculo interior de Kirill, com quem coordenava a propagação das visões pró-Kremlin na região", disse o bispo.

A 25 de Novembro, vários mosteiros em várias cidades, incluindo Kiev, foram também revistados. A SBU informou que, depois de inspecionar os edifícios, encontrou manuais religiosos de Moscou, documentos em russo e literatura "pró-Kremlin".

A Ucrânia, que tem vindo a realizar buscas de organizações religiosas há várias semanas, afirma que todas estas medidas estão a ser realizadas para garantir a segurança nacional e porque a Igreja Ortodoxa espalha propaganda russa e promove o recrutamento, entre outras ações "subversivas".

 

 

por Pedro Santos / NEWS 360

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.