fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Radio Sanca Web TV - Terça, 10 Fevereiro 2026

Custo do crédito freia planos de expansão em um polo industrial marcado por tecnologia e inovação

 

SÃO CARLOS/SP - A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a taxa Selic em 15% ao ano, no início de 2026, reforça um cenário de juros elevados que continua a pressionar o setor produtivo no Brasil, com reflexos diretos nas indústrias de São Carlos e região. A Selic, taxa básica de juros da economia brasileira, influencia o custo do crédito, os financiamentos e o ritmo dos investimentos empresariais.

Embora a ata da última reunião do Copom, divulgada na terça-feira (3), tenha indicado que o Banco Central pode iniciar um ciclo de cortes nos juros já em março, a política monetária deve permanecer restritiva por mais algum tempo, mantendo o crédito caro para empresas de diferentes portes.

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que 80% dos empresários industriais apontam os juros altos como o principal obstáculo para conseguir crédito. Esse cenário tem levado muitas empresas a adiar investimentos, renovar máquinas com mais cautela e rever planos de expansão, com impactos também sobre a geração de empregos na cidade e na região.

Em um polo industrial que combina manufatura, tecnologia e inovação, como São Carlos, o custo do crédito influencia diretamente nas decisões de investimento e expansão. Para Paulo Giglio, diretor titular do Ciesp São Carlos, o contexto internacional ajuda a entender os movimentos esperados para a política monetária brasileira, ainda que o país enfrente desafios próprios.

“A América do Sul tem particularidades conhecidas, com governos que muitas vezes ampliam gastos e acabam pressionando impostos e juros. Mas, quando olhamos para mercados mais maduros, como Estados Unidos e Europa, vemos que eles também estão lidando com dilemas semelhantes e, neste momento, buscam reduzir suas taxas de juros para estimular a economia”, analisou. 

Segundo Giglio, o movimento global de queda dos juros cria um ambiente mais favorável para que o Brasil também avance nesse sentido, ainda que de forma gradual. “O capital busca remuneração, mas, sobretudo, previsibilidade e segurança. Se o mundo começa a trabalhar com juros menores, isso abre espaço para ajustes também aqui, o que seria fundamental para destravar investimentos produtivos”, avalia. 

O cenário ainda é incerto, mas, se confirmado, pode trazer algum alívio para o setor industrial, que enfrentou desaceleração no fim de 2025, conforme dados divulgados pelo IBGE na última semana. Na avaliação de Rafael Cervone, presidente do Ciesp, o recuo da indústria está diretamente relacionado aos juros elevados e a entraves estruturais que pesam sobre o setor. 

A produção industrial fechou o ano com crescimento de apenas 0,6%, evidenciando perda de ritmo nos últimos meses. Até junho, o setor acumulava avanço de 1,2% frente ao mesmo período do ano anterior. No segundo semestre, a variação foi nula. Mas, entre setembro e dezembro, houve recuo de 1,9%.

“Não é coincidência essa perda de ritmo. O setor já vinha operando sob forte pressão de juros muito elevados, que encarecem o crédito, travam investimentos e comprimem o consumo. Quando isso se soma a impostos altos, insegurança jurídica, custos trabalhistas crescentes e à valorização do câmbio, o ambiente torna-se francamente adverso para quem produz”, ponderou.

Cervone destacou ainda que esse ambiente macroeconômico e regulatório acaba limitando os efeitos de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da indústria e acende um alerta para 2026. “A indústria é estratégica para a economia, gera empregos de qualidade e inovação. Para retomar o crescimento, é fundamental um ambiente mais favorável ao investimento, com juros menores e menos entraves”, afirmou.

Publicado em Outras Notícias

BRASÍLIA/DF - As novas regras do sistema de vale-alimentação e vale-refeição entram em vigor nesta terça-feira (10). Em novembro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que altera o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) com o objetivo de ampliar a transparência, a concorrência e a integridade no setor.

Agora, a taxa de desconto (MDR) cobrada dos supermercados e restaurantes, pelas operadoras, não pode ultrapassar 3,6%. A tarifa de intercâmbio tem teto de 2%, sendo vedada qualquer cobrança adicional.

Além disso, o repasse do dinheiro aos estabelecimentos deve ocorrer em até 15 dias corridos após a transação. Até então, restaurantes e similares recebiam os valores 30 dias após as transações.

Já estavam em vigor, com a assinatura do decreto, as regras de proteção, com a proibição de práticas comerciais abusivas, como deságios, descontos, benefícios indiretos, prazos incompatíveis com repasses pré-pagos e vantagens financeiras não relacionadas à alimentação.

A nova regulamentação do PAT já foi questionada na Justiça pelas maiores empresas de vale-alimentação e refeição do país, que obtiveram liminares suspendendo fiscalização ou aplicação de punições. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), “por ora, elas estão protegidas de sanções por descumprimento das regras de taxas e prazos, mas não estão dispensadas das demais obrigações do decreto e do PAT”.

“É fundamental que todas as empresas ajustem suas operações para estar em conformidade com o novo normativo, inclusive aquelas que possuem liminar.

As liminares não suspendem a vigência do decreto como um todo, nem estendem seus efeitos a outras empresas. O decreto está em pleno vigor e deve ser integralmente cumprido. A obrigatoriedade de observância das novas regras, como o teto de taxas e os prazos de liquidação, é imediata para todo o mercado, segundo a pasta.

As mudanças no programa beneficiam mais de 22 milhões de trabalhadores, que terão maior liberdade de escolha e melhor aceitação dos cartões. O decreto também traz equilíbrio para empresas e estabelecimentos, garantindo que os recursos sejam usados exclusivamente para alimentação.

Criado em 1976, o PAT é a política pública mais antiga do MTE e vai completar 50 anos em 2026. O programa conta com 327 mil empresas cadastradas e alcança 22,1 milhões de trabalhadores em todo o país.

 

Próximas mudanças

Outra mudança entra em vigor a partir de 10 de maio, com a transição do sistema atual, em que o cartão de vale-alimentação ou vale-refeição só pode ser utilizado em estabelecimentos credenciados por uma única operadora, para um novo arranjo, no qual o benefício poderá ser aceito em diferentes maquininhas e estabelecimentos, independentemente da empresa emissora ou da bandeira.

Em novembro, 360 dias após a assinatura do decreto, está prevista a interoperabilidade plena do sistema, quando qualquer cartão PAT deverá ser aceito em qualquer maquininha de pagamento no Brasil.

 

 

AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Economia

RIBEIRÃO PRETO/SP - Ribeirão Preto será palco de um dos shows mais aguardados do ano. No dia 28 de março, às 21h, a banda Os Paralamas do Sucesso sobe ao palco do Multiplan Hall para uma apresentação que promete emocionar fãs de todas as gerações, reunindo grandes clássicos que marcaram a história da música brasileira.

Com mais de quatro décadas de carreira, Os Paralamas do Sucesso seguem como uma das bandas mais influentes e respeitadas do país. No repertório, sucessos que atravessam gerações como Meu ErroLanterna dos AfogadosAlagadosÓculos e Uma Brasileira, além de outras canções que ajudaram a construir a trilha sonora da vida de milhões de brasileiros.

O show traz a energia característica da banda, unindo rock, reggae e MPB, em uma apresentação vibrante, atual e cheia de identidade, mantendo viva a conexão intensa entre palco e plateia. É um espetáculo que vai muito além da música, celebrando memória, cultura e emoção.

Conforto, estrutura e experiência gastronômica

Além do grande show, o público contará com toda a infraestrutura do Multiplan Hall, espaço reconhecido pelo conforto, tecnologia e excelência em atendimento. O local oferece um setor completo de Alimentos & Bebidas, com bebidas selecionadas, drinks, cervejas, vinhos e opções gastronômicas variadas, garantindo praticidade e qualidade antes e durante a apresentação.

Após um período marcado por uma programação intensa e grandes atrações, o Multiplan Hall reforça sua vocação como um dos principais centros de entretenimento do interior paulista, entregando experiências completas que unem música, conforto e gastronomia em um só lugar.

Data:  28 de março de 2026
Local: Multiplan Hall, em Ribeirão Preto
Show time: 21hs

Abertura das portas: 19:00hs
ingressos à venda: Na bilheteria do Multiplan Hall e no site www.ticketmaster.com.br

Publicado em Pop & Arte

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude de São Carlos deu início a uma nova fase de enfrentamento à violência contra crianças, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino e a Secretaria Estadual de Educação. O programa, que já vinha sendo desenvolvido na Rede Municipal de Ensino, será agora expandido para as escolas estaduais, fortalecendo a rede de proteção e conscientização.

Na primeira reunião realizada com a dirigente regional de ensino, professora Débora Gonzalez Costa Blanco, além de representantes do projeto Faça Bonito e da Escuta Especializada, foram definidos os próximos passos para a implementação. A iniciativa terá início em 7 escolas municipais e 15 escolas estaduais de São Carlos, atendendo inicialmente crianças da segunda infância (7 a 11 anos).

O secretário de Infância e Juventude, Emerson Morais, ressaltou que o programa nasceu há dois anos e agora ganha força com a integração das redes de ensino. “Estamos ampliando esse trabalho porque entendemos que todas as nossas crianças, sejam da rede municipal ou estadual, precisam estar protegidas. O foco é a conscientização e a orientação, para que elas saibam identificar e denunciar situações de violência sexual, psicológica ou física. Esse é um compromisso que assumimos junto à Vara da Infância e Juventude e que agora se torna realidade em mais escolas”.

Além da atuação direta nas unidades escolares, o programa prevê formações para gestores e professores, que terão papel fundamental na identificação de sinais de violência.

Outro ponto central será o envolvimento das famílias, consideradas essenciais para o sucesso da iniciativa.

O juiz da Vara da Infância e Juventude, Daniel Borborema, tem acompanhado de perto as ações voltadas à proteção da criança e do adolescente em São Carlos. Sua atuação tem sido decisiva para fortalecer a rede de proteção e garantir que as medidas sejam efetivas e integradas entre os diferentes órgãos.

Após a identificação de casos, o trabalho seguirá com a escuta especializada, que acolhe a criança e a família, encaminhando os casos para os órgãos competentes. “O sucesso desse trabalho também se deve ao respaldo do prefeito Netto Donato, que tem apoiado a expansão das ações voltadas à primeira e segunda infância no município”, disse Emerson.

Publicado em Educação

SÃO PAULO/SP - O governador Tarcísio de Freitas sancionou nesta terça-feira (10) a lei que autoriza que os animais de estimação, como cães e gatos, sejam enterrados em jazigos familiares em todo o estado de São Paulo. A nova lei reconhece o vínculo afetivo entre tutores e animais de estimação.

O Projeto de Lei 56/2015, também conhecido como ‘Lei Bob Coveiro’, foi aprovado na Assembleia Legislativa (Alesp), em dezembro de 2025. Segundo o texto, o projeto foi inspirado no caso de um cão que viveu por 10 anos em um cemitério em Taboão da Serra e, quando morreu, foi autorizado seu enterro junto de sua tutora.

De acordo com a nova lei, caberá aos serviços funerários de cada município estabelecer as regras para o sepultamento dos animais. As despesas serão de responsabilidade da família dona do jazigo ou da sepultura.

No caso de cemitérios particulares, a legislação permite a definição de regras próprias para o sepultamento de cães e gatos, desde que observadas as normas legais vigentes.

lei entrou em vigor nesta terça-feira (10).

Política de Proteção aos Animais

O Governo de São Paulo reforçou leis e novas políticas de proteção aos animais desde o início da gestão, em 2023. Entre as principais medidas estão a lei do Fim das Correntes, o Plano Estadual de Bem Estar Animal na Agricultura e a expansão da Rede de Hospitais Meu Pet.

Em janeiro, o governo criou também uma lei que reconhece o “Vira-Lata Caramelo” como expressão de relevante interesse cultural de São Paulo. Na prática, a lei tem como objetivo combater o preconceito contra animais sem raça definida (SDR).

 

Mais cuidado com os animais

O Governo de São Paulo entregou 32 unidades de consultórios veterinários do Pet Contêiner no ano passado. Em 2024, foram 16 unidades entregues. Desde 2023, já são 53 unidades entregues, garantindo acesso e atendimento veterinário gratuito. O programa da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) visa ampliar e atender principalmente municípios de menor porte, ampliando o acesso aos serviços veterinários públicos.

“O Pet Contêiner é uma ferramenta estratégica para cuidar da saúde e do bem-estar dos animais, especialmente em cidades que ainda não contam com atendimento veterinário público. Por meio do atendimento clínico básico, conseguimos prevenir doenças, orientar os tutores e garantir mais qualidade de vida para cães e gatos. Cuidar dos animais também é cuidar da saúde das pessoas, e o Pet Contêiner fortalece essa relação, levando o serviço para mais perto da população”, diz Rebecca Politti, diretora estadual de Bem-estar Animal.

Cada pet contêiner possui 60 m² e estrutura completa de consultório, com capacidade para até 10 atendimentos diários. As unidades são fornecidas pela Semil, enquanto a inauguração, gestão e manutenção ficam sob responsabilidade das prefeituras.

Atendimento realizado em unidade do Pet Contêiner. Foto: João Valério
Publicado em Política

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Fevereiro 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.