fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quarta, 16 Julho 2025

SÃO CARLOS/SP - Com o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”, a Prefeitura de São Carlos promoveu na manhã desta quarta-feira (16/07), no auditório do Paço Municipal, a 9ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania e reuniu mais de 100 participantes, entre representantes de movimentos sociais, instituições públicas, lideranças femininas e comunidade em geral.

A conferência teve como objetivo principal fortalecer a formulação de políticas públicas voltadas à equidade de gênero, ao empoderamento feminino e à ampliação da participação social. A programação contou com debates, apresentações culturais, palestra temática e a votação de propostas que surgiram nas pré-conferências municipais. Ao final, foram eleitas as delegadas que representarão São Carlos na etapa estadual do evento.

A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Gisele Santucci, destacou a importância da participação popular na construção de políticas públicas efetivas. “Só com a participação ativa podemos construir políticas públicas realmente transformadoras, que respeitem e contemplem a diversidade e a realidade de todas”, afirmou.

Para Patrícia Neo, chefe da Seção de Política para as Mulheres, a conferência reafirma o compromisso com o diálogo democrático. “Foi uma oportunidade para refletirmos sobre os desafios que ainda enfrentamos e para construirmos, de forma coletiva, estratégias que promovam a igualdade de direitos em todas as esferas da sociedade”, avaliou.

A secretária adjunta da pasta, Danieli Favoretto Valenti, também destacou a pluralidade das participantes. “É de grande importância discutirmos sobre políticas públicas que o município pode executar em favor dessas mulheres, que ainda são pouco valorizadas nos dias atuais, juntamente com o Estado e a União”, disse.

Durante o encontro, a professora Lucy Oliveira, do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar, ministrou palestra sobre a importância da ação coletiva das mulheres para a conquista de direitos e a promoção da equidade em áreas como educação, trabalho e primeira infância. “Para que a gente avance, precisamos da mobilização coletiva para conseguirmos construir uma sociedade melhor em termos de equidade de gênero”, ressaltou.

A conferência também contou com a presença das vereadoras Cidinha do Oncológico e Raquel Auxiliadora, além de apresentação cultural do grupo de teatro Trupe Cri Cri, do Centro de Referência do Idoso Vera Lúcia Pilla.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) contou com a participação bem-sucedida dos alunos da Rede Municipal de Ensino de São Carlos, que conquistaram 63 medalhas: 15 de ouro, 14 de prata e 34 de bronze. O resultado é fruto de um trabalho conjunto entre estudantes, professores, gestores escolares e a equipe da Secretaria Municipal de Educação.

Dentre as unidades escolares participantes, cinco se destacaram em número de premiações: EMEB’s Dalila Galli (15 medalhas), Dr. Alcyr Affonso Leopoldino (14), Angelina Dagnone de Melo (12), Afonso Fioca Vitali (9) e Carmine Botta (6). Os alunos das EMEB’s Arthur Natalino Deriggi (3 medalhas), Antônio Stella Moruzzi (3) e Maria Ermantina Tarpani (1) completam a lista de premiação.

O secretário de Educação, Lucas Leão, reforçou a importância da colaboração das equipes pedagógicas e o esforço dos estudantes. “Essas medalhas representam o esforço dos nossos estudantes, o compromisso dos diretores e a atuação dos profissionais da Educação que tornam esse resultado possível”. Segundo ele, ações como a participação na OBA ampliam as oportunidades de aprendizagem e fortalecem o ensino das ciências.

O prefeito Netto Donato também comentou a importância do resultado. “Recebo essa notícia com muita alegria. A Olimpíada Brasileira de Astronomia é um caminho importante para despertar o interesse científico das crianças. E São Carlos, como Capital Nacional da Tecnologia, tem todas as condições para incentivar esse tipo de iniciativa”.

A OBA é promovida em âmbito nacional e é realizada em fase única, aplicada dentro das próprias escolas. A prova é composta por 10 questões, com sete voltadas à astronomia e três à astronáutica, e divide-se em quatro níveis, conforme a série dos participantes. A edição de 2025 ocorreu em 16 de maio.

A participação na OBA também pode gerar benefícios para os estudantes em longo prazo. Algumas universidades públicas oferecem vagas específicas para medalhistas em olimpíadas científicas, sem necessidade de vestibular ou Enem. Além disso, eventos como esse reforçam o compromisso da Rede Municipal com a formação acadêmica e com o estímulo ao pensamento científico desde os primeiros anos escolares.

Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) realizou, na última terça-feira, 15 de julho, um reparo emergencial na rede de esgoto da Rua Major José Inácio. A operação teve início às 13h, com a atuação do caminhão de desobstrução. No entanto, devido à gravidade da obstrução, foi necessária a intervenção de uma equipe de manutenção, que identificou um rompimento na rede coletora, ao lado de um poço de visita. A rede coletora foi reparada e o serviço concluído por volta das 19h. 

DRENAGEM SÃO JOÃO BATISTA -Já no dia 11 de julho, durante a execução da obra de drenagem no bairro São João Batista, foi registrado um vazamento na rede de abastecimento de água na Rua Honduras, próximo à Rua Herculano Gomes. Devido à alta pressão da água, o vazamento acabou atingindo o trecho da obra que já havia sido executado e pavimentado, provocando danos no asfalto. 

Após o reparo desse primeiro vazamento, outro ponto da rede, um ramal de ligação, também apresentou vazamento, possivelmente causado pela trepidação das máquinas e pelo avanço da água no solo. Ambos os problemas foram resolvidos no final de semana.

Entre os dias 12 e 13 de julho, foi identificado um novo vazamento de esgoto em um ponto de espera para futura ligação na rede coletora. A empresa responsável pela obra já refez os trechos danificados pelos vazamentos de água e, nesta semana, iniciou os reparos e a substituição das tubulações atingidas pelo vazamento de esgoto.

MEDIDAS DENTRO DE PRAZOS E PADRÕES - Os incidentes foram consequências da fragilidade das redes antigas ao serem submetidas à vibração e ao tráfego de máquinas pesadas. O SAAE reitera que as medidas corretivas são sempre adotadas com rigorosa responsabilidade e dentro dos prazos e padrões técnicos exigidos.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - O clima de festa tomou conta da Santa Casa de São Carlos nesta quarta-feira (16) com a tradicional Festa Julina do setor de Nefrologia, promovida para os pacientes em tratamento e toda a equipe da unidade. Vestidos com trajes típicos, profissionais de saúde e pacientes celebraram juntos em um ambiente repleto de alegria, acolhimento e união.

A comemoração contou com comidas típicas juninas, cuidadosamente acompanhadas pela equipe de Nutrição da instituição, garantindo sabor e segurança alimentar para todos. A trilha sonora ficou por conta das músicas tradicionais de festa junina, e a animação tomou conta com bingo, brincadeiras e muita interação entre os participantes. “A festa é um momento de descontração e carinho. Nossos pacientes passam quatro horas em tratamento, três vezes por semana, e muitos vêm de outras cidades da região. Por isso, fazemos questão de proporcionar esse ambiente de acolhimento. Somos, de fato, uma família”, destaca Stefani Santos, coordenadora do setor de Nefrologia.

A ação integra as iniciativas de humanização promovidas pela Santa Casa, que busca oferecer, além do cuidado clínico, um ambiente mais leve e acolhedor para os pacientes em tratamento contínuo. “Ver o sorriso no rosto dos pacientes e da equipe reforça nosso compromisso com a humanização da saúde. A Nefrologia é um setor especial, onde o vínculo entre profissionais e pacientes se fortalece a cada sessão. Momentos como esse fazem toda a diferença”, afirma o provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Junior.

Inscrições devem ser feitas até a próxima sexta-feira, 18 de julho

 

SÃO CARLOS/SP - As inscrições para o Exame Nacional de Residência (Enare) seguem até a próxima sexta-feira, dia 18 de julho. São 7.060 vagas (das quais, 153 para reserva militar). A prova está prevista para acontecer no dia 19 de outubro. O Enare é uma iniciativa da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

No Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculado à Rede Ebserh, são ofertadas 43 vagas, tanto para Residência Médica quanto Multiprofissional, em 22 programas. Na Residência Médica, há vagas nas especialidades de Pediatria (quatro), Psiquiatria (quatro), Clínica Médica (quatro) e Medicina de Família e Comunidade (duas). 
Já na Residência Multiprofissional, os programas contemplam diversas áreas da Saúde. No programa de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, há vagas para profissionais de Serviço Social, Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia e Terapia Ocupacional (uma vaga para cada profissão). No programa de Saúde Mental, são três vagas para cada uma das seguintes áreas: Psicologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem e Serviço Social. Já o programa de Saúde da Família oferece vagas para Terapia Ocupacional (uma), Fisioterapia (uma), Serviço Social (uma), Enfermagem (duas), Nutrição (uma), Psicologia (duas) e Odontologia (duas).

No total, o exame oferece 11.388 vagas de Residências Médica, Uniprofissional e Multiprofissional, com 237 instituições participantes, o que representa aproximadamente 28% a mais de vagas oferecidas comparado com a última edição.  

A edição do Enare deste ano traz novidades: além de instituições públicas, participam instituições privadas com ou sem fins lucrativos que ofertam Programa de Residência Médica e/ou Programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde, reconhecidos pelo MEC e que possuam vagas autorizadas com financiamento de bolsas. A lista de instituições participantes, a tabela de vagas e o edital do Enare podem ser acessados em https://bit.ly/40RKzz7.  

O Enare 2025 será constituído por única etapa obrigatória, de caráter eliminatório e classificatório - exame escrito (prova objetiva), que corresponderá a 100% da nota final.  
Outra mudança deste ano é a integração com o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). O Enamed será realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Ebserh, e seu resultado poderá ser utilizado no âmbito do Enare para as especialidades médicas de acesso direto. Trata-se de exame obrigatório para todos os estudantes de Medicina concluintes do curso, que poderão optar por utilizar o resultado no Enare para os programas de Residência Médica de acesso direto. 

Profissionais médicos já formados também poderão se inscrever no Enamed, caso tenham interesse em utilizar os resultados no Enare para as especialidades médicas de acesso direto. Para isso, é necessário se inscrever no Exame Nacional de Residência e pagar uma taxa de inscrição, exceto para casos de isenções previstos no edital do candidato.  

Os candidatos que vão concorrer às vagas de Residências Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde, ou às vagas de Residências Médicas de pré-requisito, área de atuação e ano adicional, vão seguir realizando as provas do Enare, como nas edições anteriores.

Candidatos às vagas de Residência Médica de acesso direto realizarão a prova do Enamed. O edital está disponível em https://bit.ly/4kPvZj2.

Rede Ebserh
O HU-UFSCar faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2014. Vinculada ao MEC, a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais da Saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

SÃO CARLOS/SP - Está em tramitação na Câmara Municipal de São Carlos um projeto de lei de autoria do vereador Bruno Zancheta (REPUBLICANOS) que propõe uma importante ação preventiva: a divulgação de informações sobre a Manobra de Heimlich, técnica utilizada para desobstruir as vias aéreas em casos de engasgo.

A proposta ganhou destaque após a trágica morte de um homem de 53 anos em São Carlos, que não resistiu após se engasgar com um pedaço de carne. Casos como esse poderiam ter um desfecho diferente se mais pessoas soubessem como agir em situações de emergência.

O projeto determina que a Prefeitura de São Carlos divulgue, em seus canais de comunicação oficiais como site, redes sociais e materiais impressos conteúdos educativos, com ilustrações e orientações básicas sobre o passo a passo da manobra, além de destacar o número do SAMU (192), que deve ser acionado imediatamente em situações desse tipo.

Além disso, a proposta prevê a capacitação de funcionários de bares, restaurantes e escolas da rede municipal, ampliando o alcance da iniciativa e promovendo um atendimento mais rápido e eficiente até a chegada do socorro especializado.

“Infelizmente, muitas pessoas ainda não sabem como agir diante de um quadro como esse. Nosso objetivo é democratizar esse conhecimento e mostrar que, com atitudes simples, é possível salvar vidas. A prevenção é uma das formas mais eficazes e econômicas de cuidar da população”, afirmou o vereador Bruno Zancheta.

A proposta segue agora em tramitação. Se aprovada em plenário, será encaminhada para sanção ou veto do prefeito. A expectativa é que, com a nova lei, São Carlos passe a contar com mais um recurso fundamental para a conscientização e segurança de seus cidadãos.

Publicado em Política

Concessionária integra a “Operação SP Sem Fogo” e reforça cuidados preventivos

diante do aumento de focos na estiagem de 2024: 365 ocorrências entre junho e agosto

 

 

           SÃO CARLOS/SP -  Com o avanço do período de estiagem, as rodovias paulistas voltam a enfrentar o risco de incêndios as suas margens. A Ecovias Noroeste Paulista alerta e dá dicas aos motoristas sobre a importância de adotar atitudes responsáveis para evitar queimadas e orienta sobre como agir em caso de emergência, como fumaça e neblina, durante uma viagem. Uma combinação de fatores, como estiagem prolongada, altas temperaturas e ventos intensos, favorece a rápida propagação das chamas.

 

            Gustavo Dávila, gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovias Noroeste Paulista, diz que incêndios próximos a rodovias são especialmente perigosos devido à perda de visibilidade causada pela fumaça, o que aumenta o risco de acidentes graves. “As queimadas comprometem a visão que o motorista tem da estrada e dos arredores, ameaçam a segurança viária e colocam vidas em risco. Além disso, causam danos significativos à fauna e à flora locais. Temos que estar atentos”, afirma.

 

A concessionária reforça cuidados essenciais para prevenir e enfrentar situações de fumaça ou neblina nas rodovias:

 

• Ao avistar fumaça à frente, mantenha a calma, reduza a velocidade e avalie a situação.
• Nunca acione o pisca-alerta com o veículo em movimento, pois isso pode confundir outros motoristas e provocar acidentes.
• Utilize as faixas de sinalização horizontal da rodovia como referência para orientação.
• Em condições de baixa visibilidade, aumentam os riscos de colisões traseiras. Mantenha uma distância segura do veículo à frente.
• Sempre trafegue com o farol baixo aceso. O uso do farol alto pode comprometer ainda mais a visibilidade de quem trafega no sentido contrário.
• Mantenha os vidros fechados, a ventilação interna ativada e avalie se é seguro continuar.
• Se a fumaça ou a neblina estiverem muito intensas, pare em um local seguro. Caso não haja um posto de combustíveis ou uma unidade de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) nas proximidades, estacione no acostamento e sinalize com o pisca-alerta. Jamais pare sobre a faixa de rolamento.
• Nunca descarte bitucas de cigarro ou objetos inflamáveis nas rodovias.
• Não solte balões – além de perigoso, é crime.
• Não ateie fogo em terrenos ou vegetações às margens das estradas.

 

“Operação SP sem Fogo 2025”

 

            Além de reforçar as ações das equipes operacionais, especialmente no controle de focos de incêndio para evitar que se espalhem, a Ecovias Noroeste Paulista divulgará, em seus Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) nas rodovias e redes sociais, a “Operação SP Sem Fogo 2025”.

 

            Promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, a campanha orienta a população a adotar medidas preventivas para evitar focos de incêndio. Entre as principais recomendações estão: não queimar lixo ou mato em terrenos, não acender fogueiras em áreas de vegetação, não soltar balões e não jogar bitucas de cigarro ou fósforos acesos às margens das rodovias.

 

            A campanha também alerta para os cuidados com a saúde durante o tempo seco, como manter-se hidratado, umedecer os ambientes e evitar atividades físicas em horários de maior calor. Em caso de emergência, a população deve acionar, imediatamente, a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193). Para receber alertas meteorológicos em tempo real e dicas de segurança, recomenda-se o download do aplicativo “Alerta SP”.

 

Recorde de incêndios em 2024

 

            Em 2024, o Estado de São Paulo registrou um número recorde de focos de incêndio. Até 23 de agosto, foram contabilizadas 7.296 ocorrências, o maior número desde o início da série histórica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), iniciada em 1998. Foram identificados 1.546 focos de incêndio de janeiro a outubro de 2023 no Estado, praticamente o mesmo registrado em 2022, de 1.516.

 

            Entre junho e agosto de 2024, a Ecovias Noroeste Paulista atendeu a 365 ocorrências de incêndio nas rodovias sob sua concessão. São José do Rio Preto foi o município com o maior número de registros, 58, seguido por Araraquara e Taquaritinga, com 40 cada, e São Carlos, com 29.

 

            Foram registradas 59 ocorrências de focos de incêndio entre os meses de maio de 2023 e abril de 2024 às margens da Rodovia Washington Luís (SP-310), no trecho entre Catanduva e Mirassol. Foram 36 ocorrências em 2023 e 23 em 2024 neste período. São José do Rio Preto e Catanduva tiveram, respectivamente, 19 e 16 focos de incêndio. Em Catanduva, todas as ocorrências aconteceram em 2023 - nos meses de maio, julho, agosto e setembro.

 

Atendimento

 

            Em caso de incêndio ou diante de riscos de acidentes provocados por fumaça ou neblina intensas, o usuário deve acionar imediatamente a concessionária pelo telefone 0800-326-3663 ou pelo portal SOS.ECO.BR, que oferece atendimento por mensagem de texto, ligação ou chamada de vídeo. Caso esteja sozinho, o condutor deve buscar um local seguro – como postos de combustíveis, bases da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) ou dos Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs) da empresa – antes de utilizar o serviço. O acostamento deve ser usado apenas em situações de emergência.

 

            As equipes da Ecovias Noroeste Paulista estão preparadas para prestar atendimento com 61 veículos operacionais (entre ambulâncias, guinchos e viaturas de apoio), 465 câmeras de monitoramento (CFTV) e PMVs, que oferecem informações em tempo real. A empresa conta com 20 bases do SAU, com estrutura gratuita, incluindo banheiros (masculino, feminino e inclusivo), água, espaço pet e carregadores para veículos híbridos e elétricos.

Publicado em Outras Notícias

PIRAPOZINHO/SP - A Polícia Militar impediu que uma carga com mais de meia tonelada de maconha chegasse à cidade de Presidente Prudente, no interior de São Paulo. A droga estava escondida em um carro que passava pelo Km 465 da rodovia Assis Chateaubriand, na altura de Pirapozinho. O motorista, de 60 anos, foi preso em flagrante.

De acordo com os agentes, o veículo estava em alta velocidade e com o compartimento de cargas visivelmente rebaixado. Durante a vistoria, foram localizados 559 quilos de maconha, 21 quilos de skunk e 9,6 quilos de haxixe.

Ainda foi verificado pelas equipes que o número do motor do carro estava adulterado. A identificação correspondia a outro veículo que havia sido furtado em junho na cidade de Americana, no interior do estado.

O suspeito teria pegado o veículo em um posto de combustível na cidade de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, para levar as drogas até Presidente Prudente.

Além dos entorpecentes, foram apreendidos dois celulares e R$ 708 em espécie. O homem foi levado até a delegacia de Pirapozinho, onde permaneceu à disposição da Justiça. Ele responderá por crimes de tráfico de drogas e receptação.

Publicado em Outras Cidades

IBATÉ/SP - O setor de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), popularmente conhecido como “ambulância 192”, que passou a funcionar diretamente no Hospital e Maternidade Municipal de Ibaté, já apresenta resultados concretos em seus primeiros 60 dias de operação sob nova gestão. Desde que deixou o almoxarifado e passou a ser supervisionado diretamente por equipe hospitalar, o serviço ganhou mais agilidade e organização, com foco total no atendimento da população.

Nos primeiros 30 dias de funcionamento (de 07/05 a 07/06/2025), foram realizados 686 atendimentos, mostrando já de cara a grande demanda da cidade. 

A maioria dos chamados foi classificada como casos de baixa urgência, com 289 fichas verdes, mas também houve 106 fichas amarelas (urgentes) e 38 vermelhas (emergência) ou seja, atendimentos mais sérios e que exigiram resposta rápida da equipe. 

Também foram registradas 236 fichas azuis, que indicam casos sem urgência, e 17 trotes ou cancelamentos.

No relatório dos 60 dias completos (de 06/06 a 06/07/2025), foram 568 atendimentos registrados, mantendo o padrão de classificação, com destaque para 300 fichas azuis, 185 fichas verdes, 82 amarelas e 15 emergenciais. 

O número de trotes e cancelamentos permaneceu o mesmo.

Os gráficos apresentados nos relatórios mostram a comparação entre os dois períodos e permitem visualizar a constância nas demandas, além de destacar a eficiência do serviço mesmo com alto número de atendimentos. Isso reforça a importância da implantação do APH dentro do hospital como estratégia fundamental de resposta rápida em situações de urgência e emergência na cidade.

Além de salvar vidas, o serviço também contribui para a organização do sistema de saúde, oferecendo dados que ajudam na tomada de decisões por parte da gestão pública. Esses relatórios são parte da prestação de contas que mostram para a população que o setor de ambulância está ativo, funcionando com responsabilidade e com foco total no cuidado com o cidadão.

Segundo a equipe gestora do hospital, a análise desses dados vai ajudar a aprimorar ainda mais o serviço nos próximos meses, com melhorias, reforço na segurança do paciente e maior integração com a rede municipal de saúde.

Publicado em Ibaté

ARARAQUARA/SP - Na manhã desta terça-feira (15), uma operação integrada entre a Guarda Civil Municipal de Araraquara, a Secretaria de Assistência Social (Centro Pop) e o programa Consultório na Rua vistoriou dois prédios abandonados localizados no Jardim das Estações.

A ação foi motivada por diversas denúncias da população sobre a presença de pessoas em situação de rua, uso de entorpecentes e condições sanitárias precárias nos imóveis.

Durante a vistoria, foram localizadas quatro pessoas — três homens e uma mulher. Todos foram abordados e tiveram suas situações criminais verificadas. Apesar de possuírem antecedentes, nenhum deles apresentava pendências judiciais ativas.

No que diz respeito ao apoio social, apenas a mulher manifestou interesse em receber atendimento, sendo acolhida e encaminhada para acompanhamento pela rede municipal de assistência.
Os demais foram orientados a procurarem um local adequado e seguro para permanecerem.

A Guarda Civil Municipal reforça seu compromisso com a segurança da população e com a atenção às questões sociais, atuando de forma integrada para garantir ordem, dignidade e bem-estar coletivo.

Publicado em Araraquara

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Julho 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.