SÃO CARLOS/SP - Com o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”, a Prefeitura de São Carlos promoveu na manhã desta quarta-feira (16/07), no auditório do Paço Municipal, a 9ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania e reuniu mais de 100 participantes, entre representantes de movimentos sociais, instituições públicas, lideranças femininas e comunidade em geral.
A conferência teve como objetivo principal fortalecer a formulação de políticas públicas voltadas à equidade de gênero, ao empoderamento feminino e à ampliação da participação social. A programação contou com debates, apresentações culturais, palestra temática e a votação de propostas que surgiram nas pré-conferências municipais. Ao final, foram eleitas as delegadas que representarão São Carlos na etapa estadual do evento.
A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Gisele Santucci, destacou a importância da participação popular na construção de políticas públicas efetivas. “Só com a participação ativa podemos construir políticas públicas realmente transformadoras, que respeitem e contemplem a diversidade e a realidade de todas”, afirmou.
Para Patrícia Neo, chefe da Seção de Política para as Mulheres, a conferência reafirma o compromisso com o diálogo democrático. “Foi uma oportunidade para refletirmos sobre os desafios que ainda enfrentamos e para construirmos, de forma coletiva, estratégias que promovam a igualdade de direitos em todas as esferas da sociedade”, avaliou.
A secretária adjunta da pasta, Danieli Favoretto Valenti, também destacou a pluralidade das participantes. “É de grande importância discutirmos sobre políticas públicas que o município pode executar em favor dessas mulheres, que ainda são pouco valorizadas nos dias atuais, juntamente com o Estado e a União”, disse.
Durante o encontro, a professora Lucy Oliveira, do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar, ministrou palestra sobre a importância da ação coletiva das mulheres para a conquista de direitos e a promoção da equidade em áreas como educação, trabalho e primeira infância. “Para que a gente avance, precisamos da mobilização coletiva para conseguirmos construir uma sociedade melhor em termos de equidade de gênero”, ressaltou.
A conferência também contou com a presença das vereadoras Cidinha do Oncológico e Raquel Auxiliadora, além de apresentação cultural do grupo de teatro Trupe Cri Cri, do Centro de Referência do Idoso Vera Lúcia Pilla.