fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Radio Sanca Web TV - Sexta, 06 Março 2026

SÃO CARLOS/SP - Uma ocorrência de direção perigosa mobilizou agentes da Guarda Municipal de São Carlos na madrugada de sexta-feira (6). Um motorista foi detido após trafegar em alta velocidade e ignorar uma ordem de parada durante patrulhamento na região central de São Carlos.

Segundo a Guarda, a equipe do Grupo de Apoio Motorizado realizava ronda pela Avenida São Carlos quando uma Volkswagen Amarok passou em velocidade elevada, quase provocando uma colisão com a viatura e colocando em risco o trânsito no local.

Diante da situação, os agentes acionaram os sinais de parada obrigatória, mas o motorista continuou dirigindo. Após acompanhamento por algumas quadras, a abordagem foi realizada na Avenida Professor Luiz Augusto de Oliveira.

Durante a fiscalização, os guardas observaram sinais claros de possível ingestão de álcool. A consulta aos sistemas também indicou que o condutor estava com a Carteira Nacional de Habilitação suspensa. Ele confirmou que havia consumido bebida alcoólica, mas recusou fazer o teste do etilômetro.

O caso foi encaminhado ao Centro de Polícia Judiciária (CPJ) de São Carlos. Por determinação da autoridade policial, o motorista foi levado à Santa Casa de São Carlos para coleta de sangue destinada ao exame de alcoolemia. O resultado do laudo poderá confirmar a embriaguez e definir as medidas legais cabíveis.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Uma operação da Polícia Militar do Estado de São Paulo resultou na prisão do quarto suspeito ligado a um roubo registrado em Bauru. A captura ocorreu na noite de sexta-feira (6) durante diligências realizadas por equipes do 38º Batalhão de Polícia Militar do Interior.

O homem, de 18 anos, foi encontrado em um imóvel no bairro Santa Cruz, onde estava escondido. De acordo com a polícia, havia contra ele um mandado de prisão relacionado ao crime de roubo. No local também foi detida uma jovem de 18 anos.

Durante a abordagem, os policiais localizaram diversos materiais ilícitos, entre eles três simulacros de arma de fogo, seis aparelhos celulares e um Fiat Uno com registro de furto.

Também foram apreendidas grandes quantidades de drogas. No imóvel havia 302 pinos de cocaína, 900 porções embaladas da mesma substância, além de mais de meio quilo da droga em estado bruto e cerca de 1,3 quilo de maconha.

Segundo informações da polícia, o suspeito já havia sido preso anteriormente após cometer um roubo em uma lotérica, mas acabou liberado pela Justiça. Após retornar à liberdade, voltou a se envolver em atividades criminosas e acabou novamente detido durante a operação policial.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Nesta semana, o vereador Moisés Lazarine esteve visitando o CEMEI Homero Frei, no Santa Felícia. O vereador realizou a visita atendendo solicitações de munícipes preocupados com as infestações de escorpiões e outros insetos na unidade escolar. Durante a visita o vereador pode acompanhar o trabalho dos Agentes de Combate às Endemias, do Controle de Zoonoses, que estavam auxiliando na limpeza da unidade.

O vereador Moisés Lazarine parabenizou a atuação dos agentes e também o trabalho realizado pelo diretor da unidade, Luis Alexandre Colodiana e professores. “Parabenizo o trabalho dedicado e incansável do Sr. Luis Alexandre Colodiana, que diariamente protege nossas crianças no combate a escorpiões e outros insetos peçonhentos. Ele faz um serviço impecável. Mas sozinho a luta é muito difícil. E os agentes da Zoonoses, Valeria Pellegrini e Nivaldo do Amaral, também realizaram um atendimento excelente”, declarou.

Moisés destacou que está sempre à disposição da população para cobrar e buscar as melhores soluções para o município junto a Prefeitura, e salientou a necessidade de reforçar as ações de controle, para garantir a segurança das crianças.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - Um veículo com registro de roubo foi localizado pela polícia na madrugada desta sexta-feira (6), no bairro Jardim Zavaglia, em São Carlos.

De acordo com as informações, por volta das 2h05, policiais receberam uma denúncia indicando que um automóvel roubado estaria escondido dentro de uma casa na Rua Carolina Maria Teixeira Cotrim. Diante da informação, a equipe se deslocou até o endereço para verificar a situação.

No local, os policiais conversaram com a moradora da residência, identificada pelas iniciais T.A.P., que permitiu a entrada da equipe para a averiguação.

Durante a vistoria, os policiais encontraram um Nissan Kicks branco dentro do imóvel. O carro estava coberto por cobertores e sem as placas de identificação, o que levantou suspeitas.

Após consulta do número do chassi junto ao sistema da polícia, foi confirmado que o veículo tinha registro de roubo.

Diante dos fatos, a moradora e o automóvel foram encaminhados para a Central de Polícia Judiciária (CPJ) de São Carlos, onde a ocorrência foi apresentada e registrada. O caso será investigado pelas autoridades policiais.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos registrou alto índice de faltas de pacientes encaminhados para fisioterapia pós-operatória na Clínica Escola de Fisioterapia da Unicep - Centro Universitário Central Paulista. Das 42 vagas disponibilizadas para reabilitação de pacientes que passaram por cirurgias ortopédicas, apenas oito pessoas compareceram às sessões agendadas.

De acordo com a diretora de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA), Lindiamara Soares, o serviço foi ampliado após a realização de um processo licitatório, vencido pela instituição de ensino, com o objetivo de atender a demanda específica por fisioterapia ortopédica. “o tratamento é fundamental para a recuperação dos pacientes que passaram por procedimentos cirúrgicos. O pedido de fisioterapia é encaminhado pelo hospital que realizou o procedimento”.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, a ausência compromete não apenas a recuperação dos pacientes, mas também o investimento público realizado no tratamento. “Essa é uma fisioterapia importantíssima para a recuperação de pacientes que passaram por cirurgia ortopédica. Se o paciente não realiza a reabilitação, pode perder todo o benefício do procedimento e até precisar voltar para a fila do SUS”, alertou.

O secretário destacou ainda que as faltas acabam prejudicando outros pacientes que aguardam atendimento. “Estamos falando de 42 pacientes encaminhados e apenas oito compareceram. Isso é muito ruim, porque a vaga poderia estar sendo utilizada por outra pessoa que também precisa do tratamento”, afirmou.

A preocupação também é compartilhada pela Clínica Escola de Fisioterapia da Unicep, responsável pelo atendimento dos pacientes encaminhados pelo município.

Segundo o diretor geral da instituição, Marcelo Ferreira Lourenço, a clínica disponibilizou um número significativo de vagas para contribuir com o processo de reabilitação dos pacientes operados. “Conseguimos oferecer um volume importante de atendimentos para pessoas que passaram por cirurgias, principalmente ortopédicas, que exigem acompanhamento fisioterapêutico para evitar sequelas e garantir uma boa recuperação”, explicou.

Ele ressalta que, apesar do agendamento realizado e das confirmações feitas previamente, o número de ausências tem sido elevado. “Todos os pacientes são avisados com antecedência. Nossa equipe administrativa, em conjunto com a Secretaria de Saúde, entra em contato para confirmar os horários. Mesmo assim, infelizmente, o número de faltas tem sido muito grande”, afirmou.

A Secretaria de Saúde reforça o pedido para que os pacientes compareçam às sessões agendadas ou informem com antecedência caso não possam ir permitindo que outras pessoas em espera sejam chamadas para o atendimento. Além de garantir melhor aproveitamento das vagas disponíveis, a medida contribui para a recuperação adequada dos pacientes e para a eficiência do sistema público de saúde.

Também participaram da reunião na Secretaria de Saúde o diretor Administrativo e Extensão da Unicep, Maicon Vidotti e Adriana Ignácio, chefe da Seção do Complexo Regulador da Secretaria de Saúde.

Obra conecta centros de produção dos bairros Jardins do Porto e Terra Nova, aumentando a capacidade de distribuição e a flexibilidade operacional do sistema.

 

SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) iniciou, no último dia 2 de março, a interligação entre os centros de produção, reservação e distribuição do bairro Jardins do Porto ao Terra Nova. A intervenção tem como objetivo ampliar a oferta de água e aumentar a flexibilidade operacional do sistema de abastecimento na região.

OBRAS DE INTERLIGAÇÃO - O poço do Jardins do Porto foi construído como contrapartida para atender aos empreendimentos do entorno e atualmente opera com uma bomba que produz cerca de 30 m³/h. No entanto, o poço possui capacidade nominal de produção de aproximadamente 200 m³/h.
Os trabalhos começaram com a construção de uma nova prumada no reservatório, além das interligações entre as adutoras existentes e da substituição da bomba por um equipamento de maior capacidade, etapa que se encontra em fase final de execução.

REFORÇO NO ABASTECIMENTO - Com a conclusão da obra, o sistema poderá auxiliar no abastecimento dos bairros Santa Angelina e encaminhar água ao centro de reservação e distribuição do Jardim Ipanema, por meio de manobras nas redes. Esse centro é responsável pelo abastecimento dos bairros Quebec, Montreal e Residencial Eldorado. A interligação também permitirá, quando necessário, reforçar o abastecimento dos bairros Terra Nova, Moradas I, II e III, Residencial Flamboyant e Jardim Araucárias.

Atualmente, essas regiões são abastecidas pelos poços do São Carlos III e Terra Nova. Com a nova interligação, haverá maior oferta de água no sistema de distribuição, beneficiando toda a macrorregião do Santa Felícia.

“O SAAE tem realizado de forma contínua intervenções nas redes de distribuição do município com o objetivo de aprimorar o sistema de abastecimento. A interligação entre os centros de produção de água permite maior flexibilidade operacional, possibilitando a transferência de água entre diferentes regiões da cidade durante manutenções preventivas ou corretivas, reduzindo impactos no abastecimento à população”, destacou o presidente do SAAE, Derike Contri.

Publicado em Outras Notícias
Sábado, 07 Março 2026 04:13

Fesc celebra o dia Internacional da Mulher

SÃO C ARLOS/SP - A Fundação Educacional São Carlos (FESC) promoveu, na manhã desta sexta-feira (06/03) no Campus 1 da Vila Nery, uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo domingo, 8 de março.

O encontro reuniu alunos e servidores da instituição em um momento de reflexão, celebração e valorização da presença feminina na comunidade acadêmica e na sociedade.

A palestra “Florescer”, ministrada pela palestrante Damaris Franco, trouxe reflexões sobre desenvolvimento pessoal, autoestima e protagonismo feminino. A mensagem inspiradora incentivou as participantes a reconhecerem sua força, potencial e papel transformador na sociedade.

Além da palestra, os presentes desfrutaram de um café da manhã especial, que proporcionou integração e convivência entre os participantes. A manhã festiva também contou com o sorteio de mimos, tornando a celebração ainda mais acolhedora e significativa.

O presidente da FESC, Eduardo Cotrim, destacou a relevância da iniciativa. “Este evento representa a valorização e o reconhecimento do papel fundamental das mulheres na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A FESC se orgulha de promover momentos que inspiram e fortalecem nossa comunidade”.

As comemorações terão continuidade na próxima terça-feira (10/03), no Campus 2 da FESC, na Vila Prado, ampliando esse momento de reconhecimento e valorização das mulheres que fazem parte da instituição e da comunidade.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), através do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CePOF – CEPIx USP e INCT CNPq), realizou, entre os dias 2 e 13 de fevereiro, o Curso de Férias em Espectroscopia Óptica Avançada – Teoria e Prática”, iniciativa que reuniu, principalmente, alunos de graduação interessados em aprofundar os seus conhecimentos em uma das áreas centrais da pesquisa científica moderna.

Com mais de oitenta alunos inscritos, foram selecionados vinte jovens que participaram de atividades que ocorreram diariamente em dois períodos, pela manhã e à tarde, totalizando quatro horas de aulas e práticas laboratoriais por dia.

Durante o curso, os participantes revisaram conceitos fundamentais sobre a interação entre luz e matéria, abordando, entre outros temas, dos fundamentos clássicos aos aspectos quânticos, incluindo atividades práticas com técnicas consideradas essenciais na área, como absorção UV-Vis, emissão óptica e fluorescência molecular, além do uso de instrumentação avançada, como, por exemplo, monocromadores, espectrômetros e sistemas de aquisição em diferentes configurações experimentais.

Os participantes ainda tiveram contato com métodos modernos de análise, como medidas de tempo de vida, TCSPC, espectroscopia Raman e FTIR, espalhamento elástico e inelástico, técnicas de polarização e processos multifóton.

Preparando os estudantes para os desafios da ciência

Com o objetivo de proporcionar uma experiência próxima da realidade científica, preparando estudantes para aplicar as ferramentas aprendidas em projetos de iniciação científica e pesquisas em laboratórios especializados, a iniciativa reuniu não só alunos de graduação do próprio IFSC/USP, como também outros oriundos de outras unidades da USP São Carlos, da UNESP e UFSCar.

Pedro Kraus, oriundo de Campo Grande (MS) e aluno do último ano do Bacharelado em Física (IFSC/USP), não hesitou em se inscrever no curso. “Estou investindo muito em óptica e fotônica, inclusive estou a fazer iniciação científica nessa área, e estou trabalhando principalmente em espectroscopia. Dessa forma, entendi que participar deste curso seria muito útil, atendendo a que estou trabalhando a fundo na espectroscopia óptica durante este semestre. Em relação ao conteúdo do curso, está sendo diferente do que eu esperava, no sentido positivo, já que participei de inúmeros experimentos que para mim foram novidade, além de várias informações muito valiosas”, destaca o aluno.

Júlia Bernardes Coelho, oriunda de Araguari (MG) está cursando o 3º ano do Bacharelado em Física Biomolecular também no IFSC/USP. “Eu sempre vejo na minha iniciação científica os meus colegas trabalhando com espectroscopia e eu não entendia direito todo esse processo, nem entendia a importância que ela tinha como um método analítico para estudar as interações entre a matéria e a radiação. Quando eu soube que ia ter este curso e que a programação seria teórica e prática, achei que seria uma ótima oportunidade para ficar por dentro dessa área e tirar todas as dúvidas”, pontua a aluna.

Segundo o Prof. Sebastião Pratavieira, “Este foi o primeiro curso desse tipo que oferecemos, que acabou sendo um aprendizado também para nós, docentes — tanto na organização quanto em entender melhor o que funciona para os alunos quando juntamos teoria com prática de laboratório”, relata o docente, acrescentando que a espectroscopia óptica é uma área muito ampla, com muitas técnicas e aplicações diferentes.

“No IFSC/USP temos várias linhas de pesquisa, básicas e aplicadas, que dependem diretamente dessas ferramentas. Então faz bastante sentido criar um curso de férias que apresente esse “panorama” e, ao mesmo tempo, coloque os estudantes para medir, analisar e interpretar dados de verdade. Além disso, nossos laboratórios de ensino já contam com diversos experimentos e instrumentação que permitem esse tipo de atividade prática, e foi muito bom poder usar essa estrutura para aproximar os participantes do cotidiano de um laboratório de pesquisa”, conclui o professor.

A expectativa é que cada aluno tenha saído dessa iniciativa com algo realmente útil, com uma base mais sólida, mais segurança para lidar com instrumentação e, principalmente, uma visão mais clara de como essas técnicas entram na formação.

Ao final, os participantes receberam certificados emitidos pela USP, reconhecendo a formação complementar obtida durante este curso, que teve como professores: Sebastião Pratavieira, Euclydes Marega Junior, Vanderlei Salvador Bagnato e Francisco Eduardo Gontijo Guimarães.

Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Lucão Fernandes, realizou uma visita institucional à 30ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em São Carlos e Ibaté, onde foi recebido pela presidente da entidade, Andrea Valdevite. O encontro teve como foco principal o debate sobre o enfrentamento à violência contra a mulher e o avanço dos casos de feminicídio no país.

Durante a reunião, Lucão e a presidente da OAB discutiram dados recentes sobre feminicídio no Brasil, no estado de São Paulo e também em São Carlos, reforçando a preocupação com o aumento dos índices e a necessidade de mobilização institucional para ampliar ações de prevenção, conscientização e proteção às vítimas.

Andrea Valdevite destacou que a advocacia exerce papel essencial na defesa dos direitos fundamentais e na promoção de uma sociedade mais justa e igualitária. Ressaltou ainda que a OAB São Carlos e Ibaté, por meio de suas comissões temáticas, desenvolve iniciativas permanentes de orientação jurídica, debates públicos e ações institucionais voltadas à proteção das mulheres e meninas, ao fortalecimento da cidadania e ao enfrentamento de todas as formas de violência, incluindo o combate ao assédio moral, ao assédio sexual e à discriminação em diferentes ambientes da sociedade.

“Esse é um tema que exige união de esforços e responsabilidade coletiva. A advocacia tem compromisso histórico com a defesa da dignidade humana e dos direitos fundamentais. A OAB permanece aberta ao diálogo institucional e à construção de iniciativas que ampliem a conscientização e fortaleçam a rede de proteção às mulheres”, afirmou a presidente.

A dirigente também confirmou presença nas atividades que estão sendo organizadas pela Câmara Municipal voltadas à conscientização e ao combate à violência contra a mulher, destacando a importância de ampliar o debate junto à sociedade. Na oportunidade, também foi feito o convite para que a Comissão de Combate à Violência contra a Mulher e a Comissão de Combate ao Assédio e à Discriminação da OAB São Carlos e Ibaté participem do ato público São Carlos por Elas, que será realizado no próximo dia 8, às 9h, na Praça Coronel Salles.

O presidente da Câmara ressaltou que a proposta das ações não se limita apenas à mobilização institucional, mas também à construção de uma mudança cultural a longo prazo, especialmente por meio da educação.

“É exatamente essa a ideia: que possamos trabalhar com as crianças e os jovens para que, no futuro, não tenhamos mais agressores. A educação e a cultura precisam ser trabalhadas desde cedo nas escolas. Esse é um dos objetivos da Câmara Municipal, estimular a formação de uma sociedade mais consciente e respeitosa”, destacou Lucão Fernandes.

A visita reforça o movimento de articulação que a Câmara Municipal de São Carlos vem realizando com diferentes instituições da cidade, buscando ampliar o debate público e fortalecer ações concretas de prevenção à violência contra as mulheres. A expectativa é que novas parcerias com entidades da sociedade civil e do meio jurídico contribuam para consolidar políticas de conscientização e proteção às mulheres no município.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - A Guarda Municipal capturou um homem procurado pela Justiça na manhã desta sexta-feira (6) no bairro Jardim Zavaglia, em São Carlos. A prisão ocorreu após uma solicitação feita por funcionários da Unidade de Saúde da Família da região.

Segundo informações da ocorrência, os trabalhadores da unidade acionaram a corporação ao perceberem que um homem estava causando transtornos dentro do local. Uma equipe foi enviada para atender a chamada.

No local, os agentes identificaram o suspeito e realizaram consulta em bancos de dados de segurança pública. O sistema indicou que havia um mandado de prisão ativo contra o homem, de 24 anos, por crime previsto no artigo 157 do Código Penal, referente a roubo.

Após a confirmação da ordem judicial, ele foi levado ao Centro de Polícia Judiciária de São Carlos, onde foi apresentado à autoridade policial e permaneceu detido.

Publicado em Policial

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Março 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.