Realizada pelo Sesc São Paulo de 03 a 11 de setembro de 2025, programação chega a 19 unidades da capital e interior do estado, com sessão no campus da Universidade Zumbi dos Palmares, na capital paulista;
Em São Carlos, serão exibidos 4 curtas-metragens com participação da cineasta Day Rodrigues na fala de abertura.
...
SÃO CARLOS/SP - De 03 a 11 de setembro, o Sesc São Paulo realiza a 4ª edição da OJU – Roda Sesc de Cinemas Negros. Com uma programação diversa, a mostra acontece em unidades do Sesc da capital e da Grande São Paulo – Cinesesc, 24 de Maio, Belenzinho, Campo Limpo, CPF, Pompéia, Vila Mariana e Osasco –, unidades do interior e litoral – Araraquara, Bauru, Birigui, Campinas, Franca, Registro, Ribeirão Preto, Rio Preto, Santos, São Carlos e São José dos Campos – e no campus da Universidade Zumbi dos Palmares, na capital paulista.
Idealizada pelo Sesc São Paulo, a OJU - Roda Sesc de Cinemas Negros é um projeto que propõe destacar o protagonismo de pessoas e narrativas negras no audiovisual brasileiro, seja diante das câmeras ou nos bastidores da ampla trama que compreende a produção cinematográfica.
Com uma programação que reúne filmes, debates, oficinas, rodas de conversa e shows, a mostra multicultural é dedicada a evidenciar a diversidade de criadoras e criadores negros e a potência histórica do audiovisual brasileiro.
No Sesc São Carlos, a mostra apresenta, no dia 5/9, 4 curtas-metragens premiados de diversos estados brasileiros, com fala de abertura da cineasta Day Rodrigues, que é formada em Filosofia, mestranda em Educação na UFSCar e membro dos grupos de pesquisa ERER - Estudos das Relações Étnico-Raciais e Grupo de Estudos. Os títulos exibidos são BAOBAB, de Bea Gerolin (Paraná); Expresso Parador, de JV Santos (Rio de Janeiro); Cabana, de Adriana Faria (Pará), melhor curta nacional no Festival do Rio 2023; Fenda, de Lis Paim (Ceará), vencedor de dois kikitos (melhor filme pelo júri da crítica e melhor atriz) no Festival de Gramado em 2024.
OJU – RODA SESC DE CINEMAS NEGROS
De 03 a 11 de setembro de 2025
Programação completa: www.sescsp.org.br/oju
•••
Sesc São Carlos
Dia 5/9. Sexta, 19h30.
Teatro. Grátis. Ingressos 1h antes na Loja Sesc. Lugares limitados. Livre.
Informações à Imprensa
Roberta Bernardo | 16.3373-2362 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
FILMES E SINOPSES
Link de Fotos: https://encurtador.com.br/ZPikM
Baobab, 2024. Cor. Dir.: Bea Gerolin. Drama/Curta-metragem. 10min. Livre.
Sem conseguir terminar sua árvore genealógica para uma tarefa da escola por falta de informações, Zola vai aprender com Cícera, sua avó, que suas raízes são mais profundas do que ela imagina.
---
Expresso Parador, 2023. Cor. Dir.: JV Santos. Ficção/Experimental/Curta-metragem. 25min. Livre.
No Rio de Janeiro, Lidiane, uma atriz negra, cruza a cidade num ônibus. Ela precisa fazer um teste para uma novela, um bico de teatro infantil e ainda estrear seu espetáculo no lado oposto da cidade. Na viagem, um encontro inusitado bagunça passado, presente e futuro.
---
Cabana, 2023. Cor. Dir.: Adriana de Faria. Ficção/Curta-metragem. 14min. Livre.
Em meio à Floresta Amazônica, uma mulher da Revolução Cabana recebe uma indesejada visita.
---
Fenda, 2024. Cor. Dir.: Lis Paim. Ficção/Curta-metragem. 24min. Livre.
Marta é uma cientista botânica que vive apartada de suas raízes quando aceita receber a visita de Diná, uma velha senhora doce e enxerida que tenta desesperadamente penetrar na sua intimidade.