SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos deu início a uma série de reuniões coordenadas pela Secretaria de Gestão Pública e Integração Governamental com o objetivo de alinhar os programas das secretarias ao Plano de Governo do prefeito Netto Donato. A iniciativa, determinada diretamente pelo chefe do Executivo, visa garantir que as metas estabelecidas sejam contempladas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, que deve ser protocolada na Câmara Municipal até o dia 30 de setembro.
Segundo a secretária Laurie Lubek, as reuniões estão organizadas por eixos temáticos (social, urbanístico e econômico) para facilitar o planejamento e a priorização dos recursos. “O prefeito Netto Donato determinou que a gente iniciasse reuniões separando por eixos com as secretarias, para que elas se planejassem com os programas que estão no Plano de Governo e os que estão em andamento”, explicou Laurie.
A proposta é que cada secretaria apresente seus programas e metas, permitindo ao prefeito uma visão clara do que será entregue à população. “A Lei Orçamentária Anual aloca os recursos nos programas a serem desenvolvidos no ano. Estamos construindo a LOA de 2026, segundo ano de governo, e integrando essa construção com a rotina de planejamento das secretarias”, detalhou.
Ferramentas - Para garantir maior eficiência e transparência, a gestão municipal adotou a metodologia 5W2H, que é uma ferramenta de gestão que utiliza perguntas para criar um plano de ação detalhado e eficiente amplamente utilizada na iniciativa privada. “O prefeito pediu para que nós utilizássemos essa ferramenta, que consiste em uma série de perguntas para planejar a gestão com eficiência. Além das perguntas básicas, foram incluídos indicadores de efetividade, cronogramas e datas de entrega. É uma forma de garantir que o recurso público seja utilizado de forma transparente, ordenada e planejada”, reforçou a secretária.
Laurie Lubek será responsável por revisar os materiais enviados pelas secretarias e repassá-los ao prefeito, que fará reuniões individuais com cada secretário. “O prefeito já mantém uma rotina de avaliações periódicas, que, neste momento, está direcionada à elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). Ressalto que este será o primeiro orçamento construído integralmente pela atual gestão do prefeito Netto Donato, orientando as prioridades e investimentos do município para o próximo exercício”, concluiu Laurie.
Para o prefeito Netto Donato, essa medida reflete o compromisso da atual gestão com a transparência e a efetividade na aplicação dos recursos públicos. “Ao integrarmos o planejamento estratégico com a elaboração da LOA, vamos garantir que as ações da administração estejam alinhadas com as demandas da população e com os compromissos assumidos em nosso Plano de Governo”, assegurou o chefe do Executivo.