fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Segunda, 16 Agosto 2021

 

SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos – SAAE São Carlos - comunica que iniciou nesta terça-feira (17/08), com previsão de término para a próxima quinta-feira (19/08), os trabalhos de manutenção corretiva na bomba do poço do Centro de Produção, Reservação e Distribuição do Cidade Aracy.

Publicado em Outras Notícias

 

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos informa nesta terça-feira (17/08) os números da COVID-19 no município.

São Carlos contabiliza neste momento 26.837 casos positivos para COVID-19 (64 resultados positivos foram divulgados hoje), com 510 óbitos confirmados, 131 descartados e 1 suspeito.

O óbito suspeito é de uma mulher de 102 anos, internada em hospital público nesta terça-feira (17/08) e óbito no mesmo dia. Foi realizada a coleta e a Vigilância Epidemiológica aguarda o resultado do teste para diagnóstico da COVID-19.

Continua depois da publicidade

Dos 26.837 casos positivos, 24.589 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 51 óbitos sem internação, 2.197 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 1.666 receberam alta hospitalar e 459 positivos internados foram a óbito. 26.119 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 46.059 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (131 resultados negativos foram liberados hoje).

Estão internadas neste momento 47 pessoas, sendo 10 adultos na enfermaria. 4 pacientes estão em Unidades de Cuidados Intermediários (UCI - Santa Casa), 4 pacientes estão em Unidade de Suporte Ventilatório (USV – HU/UFSCar). No total na UTI adulto estão internadas 26 pessoas, sendo 22 em leitos de UTI/SUS e 4 em leitos de UTI da rede particular. Três crianças estão em enfermaria SUS neste momento. Nenhuma criança ocupa vaga de UTI/SUS. 9 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos. A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS adulto está em 50% (22 adultos estão internados). 

O município disponibiliza 44 leitos adulto de UTI/SUS para COVID-19, já que a Santa Casa voltou a operar com 30 leitos adulto para UTI/SUS, 20 leitos de UCI, 6 de UTI infantil e 8 de enfermaria o Hospital Universitário (HU/UFSCar) opera com 14 leitos de UTI/SUS adulto, 6 de Unidade de Suporte Ventilatório (USV) e 15 de enfermaria. 

CENTRO DE TRIAGEM – Nenhum paciente está sendo atendido neste momento em leito de estabilização do Centro de Triagem de Síndrome Gripal do Ginásio Milton Olaio Filho. 

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 83.928 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 82.817 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 1.111 ainda continuam em isolamento domiciliar

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal sendo que 57.481 pessoas já realizaram a coleta de exames, 40.078 tiveram resultado negativo para COVID-19, 17.283 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 120 pessoas aguardam resultado de exame.

Publicado em Coronavírus

BRASÍLIA/DF - O Ministério da Saúde informou, hoje (17), que mais de 50 milhões de pessoas já tomaram as duas doses ou a vacina de dose única contra a covid-19, o que representa 31,9% da população acima de 18 anos de idade com a imunização completa contra a doença.

O andamento da vacinação pode ser conferido na plataforma LocalizaSUS, atualizada diariamente.

De acordo com os dados da base nacional do Programa Nacional de Imunizações (PNI), 49.062.641 pessoas completaram o ciclo vacinal. Além delas, 2.089.449 também já tomaram as duas doses ou dose única, conforme informado pelas secretarias estaduais de Saúde, mas que ainda aguardam registro na base do PNI. O total, então, chega a 51.152.090 pessoas imunizadas.

O Ministério da Saúde reforça aos brasileiros que ainda não completaram o ciclo vacinal que procurem uma unidade de saúde para a segunda dose. Para que as vacinas atinjam a efetividade esperada, é necessário tomar as duas doses - ou a dose única, no caso da vacina da Janssen.

A orientação é que a segunda dose seja aplicada no período recomendado, de 12 semanas para as vacinas da Pfizer/BioNTech e da Astrazeneca/Fiocruz e de quatro semanas para a CoronaVac/Butantan. No entanto, mesmo para quem perdeu o prazo, a orientação é procurar um posto de vacinação para completar o ciclo vacinal.

A meta do governo é imunizar toda a população adulta com duas doses até o fim do ano. De acordo com os registros no PNI e nos painéis das secretarias estaduais, o Brasil já aplicou mais de 168 milhões de doses, no total, sendo que mais de 70% da população (117 milhões de pessoas) acima de 18 anos de idade já está com a primeira dose no braço.

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o andamento da vacinação vem refletindo na redução no número de casos, óbitos e internações pela doença. Na última semana, todos os estados e o Distrito Federal registraram taxa de ocupação de leitos covid-19 abaixo de 80%. “É a primeira vez no ano que o Brasil atinge esse índice, reforçando a importância da imunização para acabar com o caráter pandêmico no país”, disse a pasta.

 

 

*Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil

Publicado em Ciência & Saúde

SÃO PAULO/SP - A atriz Glória Menezes recebeu uma homenagem de médicos e enfermeiros ao receber alta do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internada há mais de uma semana tratando a covid-19.

Na foto publicada pela nora da atriz, Mocita Fagundes, Glória aparece segurando um cartaz escrito “Parabéns por esta vitória” e cercada de funcionários do hospital, que seguravam balões coloridos.

“Depois de uma semana muito dolorosa, um momento de grande felicidade”, publicou Mocita em seu Instagram. “Hoje, com todo o amor do mundo, fomos buscar a minha rainha no Hospital Albert Einstein, e na saída, o corpo clínico preparou essa surpresa querida. Não temos palavras pra descrever o carinho com que a Glória foi cuidada. Só podemos agradecer a todos”, escreveu.

“Muito obrigada por tudo, vocês são uns amores. Obrigada, obrigada, obrigada e obrigada”, disse a atriz à equipe.

A viúva de Tarcísio Meira estava no mesmo hospital em que o marido havia sido internado no dia 6. Diferentemente dele, a atriz apresentou apenas sintomas leves da covid-19.

Ambos tinha se vacinado com a 2ª dose da vacina contra covid em março deste ano, na cidade de Porto Feliz, no interior de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Vale lembrar que nenhuma vacina protege 100% contra qualquer doença, por isso, é necessário manter todos os cuidados mesmo após completar o esquema vacinal. 

 

 

*Por: CATRACA LIVRE

Publicado em Celebridades

Estudo da UFSCar é aberto para voluntários de todo o país e já possui uma análise inicial dos dados coletados

 

SÃO CARLOS/SP - A pesquisa "Atitudes e percepções sobre a vacinação para Covid-19" está sendo realizada no Departamento de Medicina (DMed) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com o objetivo de compreender as concepções que a população brasileira possui sobre a adoção da vacinação para a Covid-19. O estudo é realizado por Henrique Pott Junior, docente do DMed da UFSCar, e convida pessoas de todas as regiões do Brasil para participarem do trabalho por meio de um formulário eletrônico.

De acordo com o docente, as vacinas são uma das contribuições mais importantes para a saúde pública no século XX, sendo responsáveis pelo declínio das doenças evitáveis por vacinas em todo o mundo. No entanto, Henrique Pott aponta que nos últimos anos tem-se observado um aumento constante na recusa de vacinas, resultando em vários surtos de doenças evitáveis por esses imunizantes. "Este problema tem sido atribuído a uma série de fatores, incluindo a relativa raridade de muitas doenças evitáveis por vacinas aliada à percepção pública de que a gravidade e suscetibilidade da doença é muito baixa, além de preocupações relacionadas à eficácia e segurança da vacina", reflete o docente. O professor acrescenta ainda que o medo das vacinas tem sido fomentado também por informações incorretas ou tendenciosas, não amparadas por evidências científicas, veiculadas pela Internet, televisão, jornais e revistas.

Nesse cenário, Pott citou um estudo - Wellcome Global Monitor 2018 - que mostrou que 97% dos brasileiros concordam ou concordam totalmente que é importante vacinar crianças. No entanto, há uma queda para 80% dos brasileiros que se expressaram positivamente quando questionados se as vacinas são eficazes e seguras. "Nesse sentido, apesar de reconhecer a importância das vacinas, a desinformação persiste como fator chave para a falta de confiança nas vacinas e hesitação vacinal", avalia o pesquisador. Resultados semelhantes na aceitação da vacina de Covid-19 foram relatados em todo o mundo, incluindo Inglaterra, Austrália, Polônia, Malásia, Jordânia, Hong Kong, Nepal, entre outros, mas Pott aponta que, atualmente, não há conhecimento da atitude da população brasileira em relação à vacinação contra o novo coronavírus. 

Análise inicial e expectativa dos resultados

O docente expõe que a ideia da sua pesquisa é identificar quais fatores estão associados à hesitação vacinal e à falta de confiança nas vacinas a fim de subsidiar estratégias individuais ou coletivas para as vacinas, acolhimento e orientação. "Espera-se que esse levantamento de dados possa ser relevante para auxiliar os gestores e profissionais de saúde a entender as percepções da população acerca da importância das vacinas e os riscos da recusa vacinal, especialmente no contexto da pandemia de Covid-19", relata. 

A pesquisa incluiu questões sociodemográficas e de qualidade de vida, informações gerais sobre a Covid-19 e um questionário específico relativo à vacina. Até o momento, mais de 1,8 mil pessoas já responderam as questões e a grande maioria expressou opiniões favoráveis sobre a vacinação da Covid-19, mas também houve uma pequena fração dos entrevistados que se mostrou hesitante em relação à vacinação contra a doença. Pott relata que a maioria desses participantes é do sexo masculino, na faixa etária de 30 a 59 anos, e relatou que as razões dadas para a hesitação dizem respeito principalmente à incerteza sobre a segurança e eficácia das vacinas; em seguida, aparece a preocupação com a forma como foram desenvolvidas, o que envolve a questão do tempo e da adoção de uma nova tecnologia de desenvolvimento. "Vamos discutir ao longo do trabalho como esses motivos se articulam com percepções e atitudes que podem influenciar na decisão de aceitar ou não ser vacinado. Além disso, embora o impacto do convívio social sobre aqueles que hesitam em vacinar não tenha sido claro, sua percepção de um baixo risco de contrair a doença foi evidente", relata o docente.

Pott também explica que o delineamento amostral da pesquisa foi pensado para oferecer subsídios direcionados tanto à comunidade acadêmica quanto à população brasileira em geral. "Acredita-se que o levantamento dessas informações poderá ser útil para o cuidado em saúde durante e após essa pandemia, podendo fornecer subsídios para o estabelecimento de um plano de nacional de imunização mais resolutivo", complementa. "A realização do estudo poderá ser um ponto de partida para iniciar uma reflexão sustentada no entendimento de que o controle de doenças transmissíveis por meio da vacinação transpassa a fronteira de áreas de conhecimento e é de fundamental importância, principalmente, quando voltamos o olhar para a relevância social dos dados que estão sendo coletados e das reflexões suscitadas a partir deles", conclui o docente da UFSCar.

Continua depois da publicidade


Voluntários

Para o desenvolvimento da pesquisa estão sendo convidadas pessoas de qualquer região do Brasil, a partir de 18 anos de idade, para responderem um questionário online, disponível no link https://bit.ly/3wKrzlh. O tempo de resposta é de, no máximo, 10 minutos, e o questionário ficará disponível até o ano que vem. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 45530521.2.0000.5504).

Publicado em Coronavírus

shopper.com.br vai levar para a população um novo jeito de fazer compras de itens de consumo doméstico, que já é adotado na capital e em outras cidades paulistas

 

SÃO CARLOS/SP - O jeito tradicional de fazer compras está mudando e, agora, São Carlos faz parte dessa transformação. É que a  shopper.com.br, maior supermercado 100% online do Brasil, chegou ao município levando para a população o seu sistema de reabastecimento de itens de consumo doméstico por meio de compras programadas, que já é adotado na capital paulista e é referência nacional. 

Com a startup, que trouxe para o Brasil essa inovação no segmento em que atua, a população de São Carlos passa a contar agora com o chamado modelo de compras programadas. Com ela, o consumidor monta sua cesta online com itens de alimentação, higiene, beleza, pets, dentre outros, seleciona o dia de entrega e finaliza sua compra. Nos meses seguintes, o cliente recebe em casa suas compras com praticidade e economia de até 10% em comparação com a forma tradicional de abastecer a despensa no mês. 

O grande diferencial é que a lista de compras vai ficar salva no site ou app e uma entrega fica pré-agendada para cada mês. A partir de então, o cliente recebe lembretes para caso queira alterar sua lista antes das próximas entregas (ou até alterar a data de entrega, se precisar antecipar, adiar ou pular uma entrega). Além de otimizar tempo, esse modelo permite que a shopper.com.br tenha uma logística muito mais eficiente e, com isso, possa oferecer melhores preços a seus clientes.

Com esse jeito de abastecer a despensa, uma família, que gasta R$ 1.000 por mês com itens de supermercado acaba economizando, na média,  R$ 1.200 por ano quando passa a fazer compras pela shopper.com.br. Além de receber uma experiência de qualidade superior, uma vez que não sofre com indisponibilidade de produtos, filas, atrasos e outras agruras inerentes aos modelos de compra mais tradicionais. 

Fábio Rodas, CEO da Shopper, destaca por que a escolha em atuar em São Carlos. “Vimos na cidade um grande potencial de interesse nos serviços que ofertamos, graças a uma população antenada e que cada vez mais tem buscado novas alternativas de simplificar o dia a dia e novas experiências ao fazer compras de supermercado. Estamos muito felizes em levar essa oportunidade única de acesso à inovação e os nossos diferenciais”, declarou. 

shopper.com.br, criada em 2015 em São Paulo pelos sócios Fábio Rodas e Bruna Vaz, tem crescido em torno de quatro vezes ao ano e, nos últimos meses do primeiro semestre de 2021, acelerou ainda mais esse crescimento em pouco tempo: abriu um novo centro de distribuição, lançou nova frente de negócio (a compra programada Fresh, que vende, por meio online, frutas, verduras, legumes e alimentos congelados) e tem expandido sua atuação para mais municípios paulistas, com a expectativa de chegar em mais 60 cidades do estado até o final do ano. 

Continua depois da publicidade

Atualmente, a Shopper atende mais de 2 mil bairros da Grande São Paulo, além de 48 municípios próximos, emprega mais de 600 pessoas e possui mais de 300 mil pessoas cadastradas na plataforma. Dentre os “pure players” (supermercados 100% online), a shopper.com.br é a maior do Brasil.

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - No início da semana, dia 15 de agosto, a moradora de uma chácara localizada no Aracê de Santo Antonio, em São Carlos, teve um grande susto ao chegar na propriedade, pois a porta estava entreaberta, assim imediatamente acionou 190.

Continua depois da publicidade

Quando os Militares chegaram constataram que a porta foi arrombada pelos criminosos. Ao adentrar a casa foi revirada e muitos objetos foram furtados. A mulher de 42 anos, desolada com a situação, só lhe restou registrar o Boletim de Ocorrência (B.O), assim o caso será investigado pela Polícia Civil.

Publicado em Policial

O professor Dr. Vanderlei Bagnato foi o palestrante convidado

 

SÃO CARLOS/SP - Os trinta e dois alunos aprovados na primeira turma do Curso Técnico de Enfermagem do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da Santa Casa tiveram uma recepção especial na noite desta segunda-feira (16/08). A Aula Magna foi ministrada por um dos mais importantes cientistas do país: o diretor do Instituto de Física de São Carlos/USP, Prof. Dr. Vanderlei Bagnato.

O pesquisador falou sobre os “Desafios Atuais na Saúde e como a tecnologia poderá ajudar. Ele é Doutor pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets), Membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, da Academia Mundial para o Avanço da Ciência dos Países em Desenvolvimento e único brasileiro integrante da Academia Pontifícia das Ciências, do Vaticano.

O Diretor do Instituto de Física da USP destacou a relevância dos profissionais de enfermagem e o quanto a tecnologia pode auxiliá-los. “Devem ser alunos que devem ter uma visão diferente. Eles são servidores de uma causa muito diferente das outras, mas eles devem estar a par do que podem usar. Não queremos enfermeiros que não conheçam bem as tecnologias com que eles podem contar. O enfermeiro é um apoio essencial para o paciente já que é o profissional que passa a maior parte do tempo cuidando dele. Por isso, esse profissional deve buscar sempre uma formação adequada”, afirma o pesquisador.

A Aula Magna foi realizada no Auditório Alois Partel, construído com o apoio do Grupo Matra e revitalizado com apoio da Unifai - Centro Universitário de Adamantina.

“O Curso de Enfermagem é o primeiro de outros cursos técnicos que nós pretendemos ofertar à população de São Carlos e região. E o investimento da Santa Casa no Ensino e na Pesquisa tem trazido ganhos não só para a saúde, como também para a economia da cidade. Temos, nesse momento, 77 Médicos Residentes e profissionais de Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Fisioterapia fazendo o Programa de Residência Multiprofissional. Destes, 65 vêm de outras cidades, Estados e até de outro país. No Programa de Internato, temos, aproximadamente, 180 alunos de outras cidades e Estados que estão residindo em São Carlos, movimentando a economia e o setor imobiliário do município”, afirma o Gerente do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da Santa Casa, André Mascaro.

O CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM

O Curso Técnico de Enfermagem do IEP foi aprovado pela Secretaria Estadual de Educação em abril de 2021. A Santa Casa é o primeiro hospital filantrópico do interior de São Paulo a conseguir uma certificação como essa, o que comprova que a Instituição atende todas as exigências necessárias para capacitar os alunos. O curso tem duração de 2 anos.

“O IEP oferece tudo que a gente espera para a formação de um bom profissional: uma boa estrutura física e um bom projeto pedagógico. Quando você tem um ente querido precisando de atendimento, o que você espera é ser atendido por um profissional da saúde competente e bem formado. Tenho certeza de que aqui na Santa Casa os profissionais vão ser preparados dessa forma”, afirma a Dirigente Regional de Ensino, Debora Gonzalez Costa Blanco.

Mais de 750 candidatos de São Paulo e de outros Estados (Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraná, Roraima) e do Distrito Federal, fizeram o processo seletivo em julho. Destes, 32 foram selecionados para fazer o curso. A prova foi realizada no campus da Unicep.

“Ter esse curso na própria Instituição é extremamente importante, para que a gente consiga formar técnicos de enfermagem de acordo com a nossa realidade. Devido à pandemia, encontrar profissionais de saúde qualificados tem sido uma tarefa cada vez mais árdua. E quando o hospital consegue contratar, muitas vezes, esses profissionais chegam com déficit de formação”, explica a coordenadora do Curso Técnico de Enfermagem, Chris Tibes.

Os futuros técnicos de enfermagem sabem que fazer um curso em uma instituição com 130 anos de história fará diferença na carreira deles. 

É caso do Luan Dresler. “É uma expectativa muito grande, já que estando em um ambiente hospitalar teremos muito conteúdo prático e, dessa forma, a gente vai estar vivenciando o dia-a-dia do profissional, todas as dificuldades, as aprendizagens vão ser em um nível excelente, por conta dos profissionais que estão trabalhando nessa área”, comenta.

Para o Provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior, o início do Curso Técnico de Enfermagem é mais um marco importante para a Instituição, que vem consolidando a vocação para o Ensino e a Pesquisa. “Acreditamos que educação e ciência podem revolucionar também a saúde. Nesse sentido, poder contar, na nossa Aula Magna, com a participação de um grande cientista que têm se dedicado à área da saúde, consolida o nosso trabalho para transformar a Santa Casa também em um hospital de referência no Ensino e na Pesquisa”, afirma o Provedor.

CURSOS OFERECIDOS NO IEP

Além do Curso Técnico de Enfermagem, o Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa já oferece 7 Programas de Residência Médica (Anestesiologia, Área Cirúrgica Básica, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia e Pediatria); 1 Programa de Residência Multiprofissional (Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia); Internato médico hospitalar para 3 Universidades (UFSCar, Faceres e Unifai), além de abrigar estágios obrigatórios para as escolas técnicas de São Carlos.

Continua depois da publicidade

A reestruturação do IEP foi feita em parceria com a Unifai – Centro Universitário de Adamantina. O IEP conta com quatro salas de aula, salas de apoio às atividades acadêmicas; área de convivência; biblioteca, laboratório para atividades práticas para cursos e treinamentos, e a revitalização do Auditório da Santa Casa.

Capital do Afeganistão teve dias de caos com a tentativa de fuga da população local em aviões enviados para resgatar estrangeiros

 

CABUL - As tropas dos Estados Unidos assumiram nesta terça-feira (17) controle total do aeroporto de Cabul, no Afeganistão, palco de cenas de caos na véspera, com a tentativa de fuga da população local, em que seis pessoas morreram.

Enquanto isso, os talivãs, em um aparente pacto de não agressão, estão fazendo a proteção das imediações das instalações, para reforçar a segurança.

"A multidão foi expulsa à noite e levada para fora do aeroporto de Cabul, e agora a situação está calma e sob controle", afirmou à Agência Efe um funcionário da companhia aérea afegã Kam Air.

Embora os voos comerciais, em particular, os domésticos, não tenham sido retomados, "esperamos que os da Kam Air sejam reativos nos próximos dois ou três dias", disse a fonte.

Ontem, no primeiro dia de controle dos talibãs no Afeganistão, milhares de pessoas tentaram fugir desesperadamente do país, promovendo um verdadeiro caos, enquanto tentavam entrar em aviões que fariam a repatriação de estrangeiros.

A multidão tomou conta da pista, e cenas de pessoas tentando subir nas aeronaves ou deter os aviões já em movimento circularam intensamente na internet.

Na manhã desta terça-feira, apenas funcionários do aeroporto e pessoas com documentos que comprovem viagens podem entrar no local.

Civis que tentam entrar nas instalações de maneira irregular são impedidos ainda no exterior por combatentes talibãs, segundo relatou à Efe um vendedor ambulante que trabalha na entrada do campo de pousos e decolagens.

Ontem, entre as milhares de pessoas que tentavam entrar em um dos voos, estavam afegãos que trabalharam para as forças dos EUA e da Otan nos últimos 20 anos, incluindo aquelas que tiveram vistos recusados.

Ao menos seis pessoas, entre elas um talibã, morreram ontem no tumulto no aeroporto, de acordo com relato de testemunhas à Efe.

 

CONTROLE AMERICANO.

Os Estados Unidos já havia assumido o controlo tráfego aéreo do aeroporto e retomou os voos militares realizados para repatriar os cidadãos do país, funcionários do corpo diplomático e milhares de afegãos que trabalharam com suas forças durante os 20 anos de guerra contra os insurgentes.

Após um confronto com os militares americanos, os talibãs se retiraram das imediações da área do terminal militar do aeroporto, com os rebeldes ficando apenas nos arredores do terminal civil.

Além disso, os rebeldes estão fazendo a segurança das ruas que cercam as instalações, sem, no entanto, interromper o tráfego de veículos ou interrogar os passageiros dos veículos.

Uma equipe da Agência Efe percorreu vários pontos de controle dos talibãs em Cabul, e verificou que os rebeldes estão revistando automóveis, sem, no entanto, fazer perguntas aos ocupantes dos carros.

Continua depois da publicidade

O rápido avanço do grupo, que conseguiu tomar a capital afegã no último domingo, interrompeu os planos em andamento das missões internacionais de retirar cidadãos dos respectivos países, fazendo com que grande número de pessoas, afegãs ou estrangeiras, ficassem a espera de embarcar para fora do Afeganistão.

 

 

*Por:  por Agência EFE

Publicado em Política

BRUXELAS - A economia da zona do euro cresceu 2% no segundo trimestre, informou nesta terça-feira a agência de estatísticas da União Europeia, confirmando sua leitura anterior conforme o afrouxamento das restrições contra o coronavírus ajuda a atividade após uma breve recessão.

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 13,6% na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando a economia da zona do euro sofreu a pior fase da pandemia.

O dado anual foi ligeiramente revisado ante estimativa anterior da Eurostat, divulgada no final de julho, de expansão de 13,7%.

O crescimento trimestral seguiu-se a dois trimestres de queda do PIB, com a economia da zona do euro encolhendo 0,6% no último trimestre de 2020 e 0,3% entre janeiro e março.

Em relatório separado, a Eurostat também informou que o emprego no bloco de 19 países cresceu 0,5% no período de abril a junho na comparação com o trimestre anterior, em linha com a expectativa de economistas consultados pela Reuters.

Apesar da recuperação robusta no segundo trimestre, a economia da zona do euro permanece 3% menor do que no final de 2019, diferentemente das economias chinesa e dos Estados Unidos, que atingiram níveis superiores aos picos pré-pandemia.

Entre as maiores economias da zona do euro, Espanha e Itália registraram os maiores aumentos, crescendo respectivamente 2,8% e 2,7% no trimestre sobre o período anterior, mostraram os dados da Eurostat.

Continua depois da publicidade

Alemanha e França registraram altas mais moderadas do PIB, respectivamente de 1,5% e 0,9% no trimestre.

 

 

*Por Francesco Guarascio / REUTERS

Publicado em Economia

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Agosto 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.