fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Terça, 17 Agosto 2021

 

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos informa nesta quarta-feira (18/08) os números da COVID-19 no município.

São Carlos contabiliza neste momento 26.846 casos positivos para COVID-19 (09 resultados positivos foram divulgados hoje), com 510 óbitos confirmados e 132 descartados 

O exame realizado na mulher de 102 anos, considerado inicialmente como óbito suspeito, foi negativo para COVID-19.

Continua depois da publicidade

Foi registrado o óbito de uma mulher de 84 anos de Descalvado, internada em hospital público de São Carlos desde 10/08.

Dos 26.846 casos positivos, 24.595 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 51 óbitos sem internação, 2.200 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 1.669 receberam alta hospitalar e 459 positivos internados foram a óbito. 26.128 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 46.129 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (70 resultados negativos foram liberados hoje).

Estão internadas neste momento 45 pessoas, sendo 10 adultos na enfermaria. 3 pacientes estão em Unidades de Cuidados Intermediários (UCI - Santa Casa), 3 pacientes estão em Unidade de Suporte Ventilatório (USV – HU/UFSCar). No total na UTI adulto estão internadas 26 pessoas, sendo 22 em leitos de UTI/SUS e 4 em leitos de UTI da rede particular. Três crianças estão em enfermaria SUS neste momento. Nenhuma criança ocupa vaga de UTI/SUS. 10 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos. A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS adulto está em 50% (22 adultos estão internados). 

O município disponibiliza 44 leitos adulto de UTI/SUS para COVID-19, já que a Santa Casa voltou a operar com 30 leitos adulto para UTI/SUS, 20 leitos de UCI, 6 de UTI infantil e 8 de enfermaria o Hospital Universitário (HU/UFSCar) opera com 14 leitos de UTI/SUS adulto, 6 de Unidade de Suporte Ventilatório (USV) e 15 de enfermaria. 

 

CENTRO DE TRIAGEM – Nenhum paciente está sendo atendido neste momento em leito de estabilização do Centro de Triagem de Síndrome Gripal do Ginásio Milton Olaio Filho. 

 

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 84.022 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 82.891 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 1.131 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal sendo que 57.549 pessoas já realizaram a coleta de exames, 40.146 tiveram resultado negativo para COVID-19, 17.292 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 111 pessoas aguardam resultado de exame.

Publicado em Coronavírus

BRASÍLIA/DF - O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) de agosto mostrou novo avanço, com o terceiro crescimento consecutivo no ano. Dessa vez, o aumento é de 4,3% na comparação com o mês anterior, alcançando 115 pontos, o que significa que ficou acima da zona considerada de satisfação. No comparativo anual, a alta é de 47,2%. Os números foram divulgados hoje (18) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

De acordo com a entidade, “a alta aparece reforçada pela expectativa de melhoria das vendas do Dia dos Pais e da economia em geral”.

A avaliação indicou ainda a continuação da tendência de incremento da confiança dos empresários, após fortes aumentos ocorridos em junho (12,2%) e julho (11,7%). Na visão do presidente da CNC, José Roberto Tadros, a proporção de pessoas vacinadas no país está diretamente ligada à resposta do setor, mesmo que ele ainda dependa das vendas presenciais. “Mesmo com alta digitalização do comércio e adoção de serviços de delivery, seja em shopping centers ou lojas de rua, é um segmento que tende a acompanhar essa movimentação física de pessoas”, observou.

Segundo a CNC, o Icec vem se mantendo na zona de otimismo desde julho. O principal responsável pela alta, como apontam as últimas pesquisas, é o subitem relativo às condições atuais do empresário do setor (10,6%), mas também com boa participação do subitem sobre a percepção de que as condições da economia melhoraram (14,9%).

“Outros fatores reforçaram esse entendimento, como o possível cenário de manutenção do emprego, seguido do crescimento da renda, bem como dos acréscimos sobre o faturamento do comércio em decorrência do pagamento da quarta parcela do auxílio emergencial”, completou.

Continua depois da publicidade

Otimismo continua

O economista da CNC responsável pela pesquisa, Antonio Everton, disse que o indicador aponta um segundo semestre mais positivo, com vendas impulsionadas por datas comemorativas que têm tudo para acontecer acima do ano passado. “Além disso, há uma nítida sensação de que as condições atuais da economia evoluíram até o momento, colocando o olhar dos comerciantes sobre a crise no espelho retrovisor”, afirmou.

O componente que se refere a expectativas dos comerciantes (151,3 pontos) é o que se mantém com maior distância entre os três que integram o Icec. Ainda dentro da zona de otimismo, na sequência, aparece a intenção de investimentos (101,7 pontos). No entanto, o sentimento quanto à realidade dos empresários do comércio ainda se apresenta na zona de insatisfação (92,1 pontos), apesar de vir crescendo ultimamente.

 

 

*Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil

Publicado em Economia

Aulas, realizadas pelo Departamento de Terapia Ocupacional, acontecem em outubro

 

SÃO CARLOS/SP - Estão abertas as inscrições para o Curso Intensivo Online "Yoga no Dia a Dia - Virtudes Éticas e Felicidade", oferecido pelo Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). As aulas, que acontecem nas manhãs de 9 a 12 de outubro, vão ensinar a prática ancestral para o cuidado de si, das relações com os outros e para uma melhor integração com o mundo, além de aspectos éticos e conceitos usados para o desenvolvimento de virtudes. 

O sistema filosófico indiano, que foca no estudo da consciência e do autoconhecimento para reconexão com o mundo, possibilita a construção de novas maneiras de ver, sentir e agir com coerência nas ações. O curso aborda cada um dos fundamentos do Yoga de forma detalhada, integrando posturas, técnicas respiratórias, domínio dos sentidos, da concentração e meditação. A prática, sem a qual não é possível compreender a filosofia, estabelece um contato com as contradições e percepções humanas. Quando identificadas, a pessoa consegue conhecer seu processo de desenvolvimento, o que ajuda a conquistar mudanças de comportamento.

Com o objetivo de oferecer o controle do estado mental e, por consequência, um renovado estado de consciência e de percepção da realidade, a grade curricular trata de princípios como a não violência, a verdade, a não apropriação alheia, a continência, a não possessividade, a pureza, o contentamento, a austeridade, a confiança, dentre outros. Os alunos contam com professores capacitados, material didático de apoio e participam de práticas, estudo de si e rodas de conversa. Também é oferecida uma incursão pelos obstáculos do caminho da busca da felicidade humana na perspectiva do Yoga. Além disso, os participantes recebem tutoria individualizada e são convidados a registrar seus avanços em um diário reflexivo.

Continua depois da publicidade

Qualquer pessoa pode se inscrever, mesmo sem experiência na área. As aulas acontecem das 7 às 12 horas. Os interessados devem acessar yogaturma2.faiufscar.com.

Na página, há valores de investimento e outras informações sobre o curso, que ocorre desde 2018 na UFSCar. Aqueles que concluírem as 20 horas de estudo recebem certificado.

Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - O vereador Malabim (PTB), comunicou na terça-feira (17) que recebeu a doação de 190 pneus novos, liberados pela Receita Federal e destinados à Prefeitura, conforme sua solicitação, com apoio do deputado federal Luiz Carlos Motta (PL) e do ex-deputado estadual e ex-vereador Julio Cesar.

“Tendo em vista o período de pandemia e as dificuldades enfrentadas pelo município, a doação chega num momento muito importante”, afirmou o vereador. “Através da doação, a Prefeitura poderá economizar na compra de pneus e a verba aplicada em outras áreas da cidade que estejam com mais necessidade no momento”, acrescentou.

Malabim também informou que solicitou à Receita Federal a liberação de dois caminhões destinados à  área de Serviços Públicos em São Carlos.

Continua depois da publicidade

O parlamentar destacou que  considera muito importante a parceria entre o município, o deputado e a Receita Federal, “neste momento de sensibilização de poderes, onde um pode estar ajudando o outro”. Ele agradeceu ao prefeito Airton Garcia,  ao deputado Luiz Carlos Motta e seu assessor, Luiz Alexandre, e também ao ex-vereador Julio Cesar “pelo apoio e empenho na liberação da doação”.

Publicado em Política

RIO DE JANEIRO/RJ - Kelly Key deixou a galera do Instagram impressionada na segunda-feira (16) após exibir seu shape fitness em um novo clique.

A cantora surgiu esbanjando muita saúde e boa forma ao posar durante a prática de exercícios diária e ainda falou sobre os benefícios do exercício aeróbico. “Você prefere corrida ou caminhada? Atividade aeróbica melhora o condicionamento físico e ajuda na função cardiovascular, tem a capacidade de reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol. E o melhor de tudo, você pode começar se exercitar mesmo sem academia”, escreveu.

Continua depois da publicidade

Kelly Key já está acostumada a impressionar os seus mais de 8,5 milhões de seguidores do Instagram, ao surgir esbanjando toda sua beleza natural, exibindo toda sua boa forma proveniente de muito treino na academia.

 

 

*Por: Gabriela Ellin / METROPOLITANA

Publicado em Celebridades

SÃO CARLOS/SP - O incêndio em uma casa no Jardim Zavaglia, hoje, 18, que culminou com a morte da jovem Iasmin Smargiassi, 28 anos, está sendo investigado pela Polícia Civil e os indícios apontam para o ex-namorado.

Segundo o delegado Gilberto de Aquino, os Policiais colheram relatos de testemunhas que apontam para o ex-companheiro.

“Relatos de vizinhos nos apontam o ex-namorado, parece que eles mataram primeiro a vítima, depois atearam fogo na casa, mas antes teriam furtado a residência. Ao ver a movimentação, uma das testemunhas teria perguntado para o ex-namorado sobre o motivo do crime, o mesmo teria respondido ‘o que tinha que fazer eu fiz’ e fugiu” disse o delegado.

Continua depois da publicidade

O caso foi registrado na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), e em conjunto com a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) será pedida a prisão preventiva do suspeito após a formalização das oitivas. 

Vamos aguardar....

Publicado em Policial

SANTIAGO - O Produto Interno Bruto (PIB) do Chile cresceu 18,1% no segundo trimestre sobre o mesmo período de 2020, devido à base baixa de comparação anual após o impacto da pandemia do coronavírus na economia no ano passado, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo banco central chileno.

No entanto, em relação ao primeiro trimestre, o PIB entre abril e junho avançou 1%.

O resultado refletiu "principalmente a base baixa de comparação do ano de 2020, período que registrou o maior impacto associado à emergência sanitária", disse o banco.

"Além disso, incidiram as medidas econômicas de apoio às famílias e empresas, os saques parciais de fundos de pensão e uma maior adaptação da economia às restrições sanitárias", acrescentou.

O trimestre registrou uma alta generalizada das atividades econômicas, com destaque para serviços como educação e saúde, além de comércio e, em menor medida, a manufatura.

As restrições impostas desde março de 2020 para conter a pandemia tiveram um forte impacto nas atividades presenciais, como comércio e serviços.

Continua depois da publicidade

Do ponto de vista de gastos, o resultado foi puxado pela demanda interna devido às medidas de apoio econômico às famílias e as retiradas parciais dos fundos de pensão, aprovadas pelo Congresso como paliativo ante a crise.

 

 

 

*Por Fabián Andrés Cambero / REUTERS

Publicado em Economia

CABUL - Símbolo da humilhação imposta ao Ocidente pela vitória do Taleban após 20 anos de ocupação liderada pelos EUA no Afeganistão, o aeroporto de Cabul voltou a viver momentos de tensão nesta quarta (18).

Forças da Otan (aliança militar ocidental) tentaram dispersar uma fila com civis sem passaporte ou visto, que tentavam entrar no Aeroporto Internacional Hamid Karzai. O resultado foi uma correria que deixou ao menos 17 feridos.

O episódio é o mais recente na malfadada operação de evacuação de ocidentais da capital do Afeganistão tomada pelos extremistas islâmicos após uma fulminante campanha militar de duas semanas no domingo (15).

Ao longo do fim de semana, o país enfrentou uma invasão de afegão com passagens para os últimos voos comerciais a sair da cidade.

"Estava um caos, ninguém sabia quem estava dando ordens", contou à Folha Mohammad Wadhat, um funcionário do governo que escapou para Istambul (Turquia) na manhã do domingo, quando as tropas talebans já batiam nas periferias cabulitas.

Ao longo do domingo e na segunda, a situação recrudesceu, com cerca de 2.000 afegãos vagando na pista do aeroporto. Na manhã seguinte à queda de Cabul, as cenas que horrorizaram o mundo: dezenas de civis correndo ao lado de aviões militares americanos na pista de decolagem.

Ao menos dois deles morreram ao se agarrar à fuselagem de um mastodôntico cargueiro C-17 dos EUA, caindo após ele. A investigação aponta que ao menos um deles foi esmagado pelo fechamento das portas do trem de pouso.

O episódio se tornou um ícone da saída apressada do Afeganistão, antecipada pelo presidente americano Joe Biden para 31 de agosto, 12 dias antes do prazo anunciado em abril que já dera a senha para a ofensiva do Taleban. O grupo havia sido derrubado em 2001 na invasão americana, ocorrida como punição pelo abrigo dado aos perpetradores do 11 de Setembro, a rede Al Qaeda.

O problema é que, apesar de a inteligência americana alertar para o rápido avanço taleban, o governo insistiu em que Cabul resistiria por algo entre 30 e 90 dias.

Isso na semana passada, quando os insurgentes já estavam a menos de 100 km da capital.

A Otan, que assumiu o aeroporto, afirmou nesta quarta que já conseguiu retirar 2.200 diplomatas e funcionários de embaixadas, mas não explicitou quantos afegãos -só no domingo, 640 se amontoaram no porão de carga desenhado para 140 passageiros eventuais de um C-17 rumo ao Qatar.

Na madrugada desta quarta, um avião fretado pelo governo da empresa aérea Lufthansa chegou a Frankfurt com evacuados. Cerca de 600 militares alemães estão na operação, assim como franceses -grandes cargueiros A-400M dos dois países estão operando em Cabul.

Em um movimento de acomodação com o Taleban, as forças ocidentais também negaram os diversos relatos de que militantes do grupo bateram em civis que deixavam o aeroporto frustrados, na volta para suas casas.

A reportagem também ouviu essa descrição, negada oficialmente na primeira coletiva do Taleban na terça (17), de dois afegãos ainda em Cabul.

O fluxo de voos militares parece normalizado para proceder a evacuação. Os EUA destacaram 6.000 fuzileiros navais para a missão, cerca de 3.500 dos quais estão no aeroporto, onde está funcionando a embaixada americana e também representações de outros países ocidentais. Militares britânicos também estão por lá.

O Taleban, em campanha para dizer ao mundo que agora é moderado, não interferiu no processo de forma decisiva -as únicas acusações são as negadas acerca de violência com os que tentaram fugir.

Continua depois da publicidade

Seja como for, o momento Saigon do presidente Biden, na analogia com a evacuação da capital sul-vietnamita quando a derrota para o norte comunistas se consumou em 1975, parece destinado a seguir cobrando preço político do democrata.

 

 

*Por: IGOR GIELOW / FOLHA

Publicado em Política

O motociclista ficou gravemente ferido

 

SÃO CARLOS/SP - Um acidente de trânsito entre uma moto e uma van foi registrado na manhã de hoje, 18, de praticamente de fronte a escola Jesuíno de Arruda, na Vila Sônia, em São Carlos.

Segundo informações, a van e a motocicleta seguiam sentido Avenida Dr. Teixeira de Barros (Rua Larga), quando por motivos a serem apurados ocorreu a colisão. Imediatamente o SAMU foi acionado e a USB (Unidade de Suporte Básico) esteve no local, mas quando viram a gravidade, foi necessário a USA-500 (Unidade de Suporte Avançado), onde foi encaminhado à Santa Casa de Misericórdia com urgência.

Continua depois da publicidade

A Polícia Militar esteve no local e registrou a ocorrência.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - A quarta-feira, começou com uma triste notícia, onde uma casa na Rua Carolina Maria Teixeira Cotrim, no Jardim Zavaglia, pegou fogo e a moradora Iasmin Smargiase Domingues, de 28 anos, infelizmente foi encontrada sem vida com o corpo carbonizado.

Segundo informações, vizinhos teriam escutado barulhos e suspeitam que o incêndio pode ser criminoso. Alguns minutos depois de ouvirem os barulhos sentiram cheiro de fumaça, ao saírem viram a casa em chamas, e imediatamente acionaram o Corpo de Bombeiros.

Continua depois da publicidade

A Polícia também esteve no local e o caso será investigado.

Publicado em Policial

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Agosto 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.