SÃO CARLOS/SP - NESTA SEXTA-FEIRA (14) OS RADARES MÓVEIS ESTARÃO NAS SEGUINTES VIAS:
RADAR 1 – AV. MORUMBI (BAIRRO/CENTRO) - VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 50 KM/H;
RADAR 2 – AV. GETÚLIO VARGAS (CENTRO/BAIRRO) VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H;
RADAR 3 – AV.DR. HEITOR JOSÉ REALLI (RODOVIA/BAIRRO) – VELOCIDADE MÁXIMA PERMITIDA DE 60 KM/H.
São Carlos/SP - A Guarda Municipal de São Carlos registrou na manhã desta quinta feira (13), uma ocorrência de abordagem suspeita. Por volta de 10h20, os guardas responsáveis pelo videomonitoramento notaram um homem abordando vários idosos, na Praça do Mercado Municipal. Em uma das abordagens, o homem levou um casal de idosos até um veículo estacionado na avenida São Carlos e saiu sentido rua XV de Novembro.
A Central de Monitoramento fez o acompanhamento do veículo via câmeras e acionou os guardas municipais. O homem foi abordado na Praça do Mercado Municipal e disse que estava levando os idosos para conhecer a financeira.
Para o diretor de Política Institucional da Secretaria de Governo, Samir Gardini, as pessoas precisam ter mais atenção às abordagens e desconfiar de ofertas vantajosas. “Graças ao nosso monitoramento, nossos operadores flagraram a abordagem suspeita e os guardas interviram. As pessoas precisam estar atentas e desconfiar das ofertas vantajosas que surgem de repente. Em qualquer situação suspeita, acione o 190 ou 153 para que seja averiguado. Acionar as instituições de segurança pública pode evitar o crime. Mesmo quem presenciar uma abordagem suspeita, principalmente de pessoas tentando convencer idosos, pode acionar a polícia”, informou Samir.
O homem que estava abordando os idosos foi orientado pelos agentes da GM.
HOMENAGEM GUARDA DO MÊS –
Na manhã desta quinta-feira (13), o prefeito Airton Garcia participou da entrega dos certificados aos “Guardas do Mês”. Os agentes foram escolhidos de acordo com a participação nas ocorrências dos meses de julho e agosto/2018. O diretor de Política Institucional da Secretaria de Governo, Samir Gardini, o comandante da Guarda Municipal (GM), Michael Yabuki e o subcomandante Luis Marques também participaram da homenagem.
Os guardas homenageados foram:
- Daniel Fernando Pradella – Guarda do Mês/Julho
- Sérgio Hermano dos Santos – Guarda do Mês/Julho
- Manoel de Oliveira Ordonho Neto – Guarda do Mês/Julho
- Ronaldo Sérgio de Melo – Guarda do Mês/Julho
- Andréia Aparecida Cruz – Guarda do Mês/Agosto
- Camila Aparecida Dadário – Guarda do Mês/Agosto
- Luiz Carlos Ambrozini – Guarda do Mês/Agosto
- Rodrigo Biscassi - Guarda do Mês/Agosto
- Ricardo Luís Genari Assan – Guarda do Mês/Agosto
- Luiz Gustavo Pavlu – Guarda do Mês/Agosto
Os agentes receberam os certificados do prefeito Airton Garcia e convites para o cinema.
São Carlos/SP - Pais de alunos da rede municipal se reuniram com prefeito Airton Garcia (PSB), para falar sobre a paralisação das aulas em virtude dos Jogos Abertos do Interior. A ocupação das escolas municipais e estaduais de São Carlos por 15 mil atletas durante a 82ª edição dos Jogos Abertos, em novembro, vai deixar mais de 23 mil alunos sem aulas durante oito dias. A reposição será em feriados e fins de semana.
Segundo os pais, foi um bate papo bem produtivo, onde o prefeito, secretário de Educação e o secretário de Esportes pediram um prazo até 21 de setembro, para dar um posicionamento em relação às crianças 03 a 06 anos, do período integral.
“Eles nos prometeu que até o dia 21/09 vão se posicionar em relação essa situação, pois um pai que deixa seu filho em tempo integral na escola, não terá com quem deixar seu filho enquanto trabalha. Portanto vamos aguardar” disse Mayara Balbino.
Outra mãe deixou claro que o grupo de pais que se reuniu com prefeito não é contrário aos jogos. “Nós somos favoráveis aos jogos, porém não queremos que nossas crianças e pais sejam prejudicados pelo evento. Tenho certeza que depois dessa conversa podemos chegar a um denominador comum” ressaltou Maíra Miceli.
*Foto: Maicon Ernesto
Ibaté/SP - Na noite desta última quarta-feira (12), as equipes de Futsal Feminino de Ibaté entraram em quadra para disputar as finais das Séries Ouro e Prata do Campeonato Municipal de Futsal Feminino Adulto de São Carlos.
No jogo válido pela Série Ouro, Ibaté enfrentou o Paulistinha, apesar de um grande confronto, onde as duas equipes buscaram a todo o momento o gol, a equipe São-carlense acabou saindo melhor e venceu pelo placar de 2 a 0.
Já na partida pela Série Prata, o jogo acabou sendo mais disputado, porém o Centro Esportivo Tangará venceu pelo placar de 2 a 1. “Nossas meninas foram brilhantes durante todo o campeonato, mostraram determinação, companheirismo e união. Jogo da semifinal foi muito marcante, onde toda a garra delas foi mostrada em quadra, onde conseguimos vencer nossa adversária faltando apenas quatro segundos para o termino do jogo. Agradeço a cada uma dessas meninas, pois a evolução é constante e fico muito grata em poder trabalhar com todas”, destaca Simone Antunes, técnica da equipe.
O prefeito José Luiz Parrella (PSBD) comemora mais uma vez os bons resultados obtidos pela Escolinha de Esportes de Ibaté, agora na modalidade futsal. “Fico orgulhoso em ver que uma ideia, um projeto, vem dando certo em Ibaté. Sabemos que oferecer alternativas para os jovens, como praticar esportes é afastá-los do mundo dos crimes, das drogas, enfim, dos maus pensamentos, e obter resultados expressivos, como essas meninas do futsal estão fazendo é ainda mais gratificante, só tenho que parabenizá-las e desejar boa sorte”, apontou o chefe do Executivo.
Agora as meninas têm como compromisso a segunda fase da Copa Futsal Regional Feminino Sub-20 e Livre de 2018, organizado pela Liga Desportiva Santa-ritense.
Zé Parrella afirma que essas meninas são campeãs, independente de resultados de qualquer campeonato, pois se dedicam ao esporte e em representar a cidade de Ibaté. “Essas meninas são exemplos, pois treinam e representam a nossa cidade, sempre conquistando bosn resultados, mas independente disso, o importante é competir”, finalizou o prefeito.
Os treinos de futsal feminino são realizados no Estádio Municipal “Dagnino Rossi”, localizado na rua Dr. Teixeira de Barros, S/N, no Centro de Ibaté, com a professora Simone Antunes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3343-2323.
Águas de São Pedro/SP - Há seis anos consecutivos, o Peru tem sido considerado o melhor destino culinário do mundo pelo World Travel Awards*, premiação de maior prestígio na indústria do turismo. Para Daniela Cordeiro Bighetti, professora da área de gastronomia do Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro, além de chefs renomados e paisagens diversificadas, que dão origem a ingredientes variados, a conscientização dos peruanos de que a culinária pode atrair um número cada vez maior de turistas ao país estão entre os principais responsáveis pelo "boom" gastronômico.
Ela explica que o Peru vem passando por um processo de transformação cultural na última década, o que colaborou para que sua culinária saísse da esfera doméstica para entrar nos restaurantes de alta gastronomia, ganhando sofisticação e modernidade. "Com chefs experientes, o país conseguiu despertar no turista o interesse por sua comida: uma alimentação rica em sabores e esteticamente bonita, que não perdeu a tradição, originalmente, rural e indígena", ressalta Daniela.
Entre os ingredientes básicos estão peixes e frutos do mar, arroz, batata, frango, milho, quinua, kiwicha ou amaranto e as famosas pimentas peruanas, popularmente chamadas de ajís. Outras iniciativas, como o investimento em campanhas de marketing voltadas para atrair a atenção das pessoas para a gastronomia local, com incentivos, inclusive, na produção de livros de culinária também contribuíram para que Lima, capital do Peru, se tornasse uma das capitais mundiais do turismo gastronômico. A cidade é sede do evento Mistura, a mais importante feira gastronômica da América Latina na atualidade.
Daniela destaca que, atualmente, há três restaurantes peruanos na lista de 50 melhores do mundo, promovida pela revista Restaurant: o Central, Maido, e Astrid & Gastón. "O prato mais pedido nesses locais é o Ceviche com leite de tigre, que é o caldo resultante do preparo do prato, que leva ingredientes facilmente encontrados aqui no Brasil", conta.
Confira a receita de Ceviche de leite de tigre, que pode ser feito com peixes brancos como o linguado, a corvina, a garoupa, o salmão branco, o robalo e a tilápia. Rendimento: 4 porções.
Ingredientes Ceviche:
4 filés de peixe branco cortados em cubos
5 colheres de sopa de suco de limão
1 cebola roxa fatiada fina
1 pimenta dedo de moça sem semente fatiada fina
2 colheres de sopa de coentro picado
½ colher de chá de sal
Modo de preparo:
{C}1. Coloque o peixe em cubos em uma tigela e tempere com sal e pimenta;
{C}2. Junte o coentro picado, metade da cebola e misture bem;
{C}3. Acrescente o suco de limão e mexa bem. Cubra com papel filme e deixe descansar por 15 minutos na geladeira;
{C}4. Depois, acrescente o restante da cebola fatiada, misture mais um pouco.
Ingredientes "Leite de tigre":
2 xícaras (chá) de suco de limão
2 xícaras (chá) de caldo de peixe
2 cebolas grandes
2 talos de salsão
8 dentes de alho
1 xícara (chá) de aparas de filé de peixe
1 xícara (chá) de gelo
1 xícara (chá) de coentro
Pimenta dedo de moça a gosto (sem semente e fatiada fina)
Sal a gosto
Modo de preparo:
{C}1. Bata no liquidificador o limão, o caldo de peixe, as cebolas, o salsão, o alho, as aparas de filé de peixe e o gelo.
{C}2. Adicione a pimenta e o coentro, aperte pulsar e coe.
{C}3. Misture cuidadosamente o peixe com o "leite de tigre".
{C}4. Se, ao prová-lo, achar que ficou muito ácido, acrescente uma colher de água gelada e, caso prefira o peixe mais cozido, deixe mais tempo descansando.
Formação na área
Para os interessados em se aperfeiçoar no preparo de pratos da culinária do Peru, o Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro está com inscrições abertas para o curso Cozinha Peruana, com duração de 20 horas. Durante as aulas, os alunos vão aprender as principais receitas tradicionais e como harmonizá-las com bebidas, além de princípios da higiene na manipulação de alimentos e melhor aproveitamento dos ingredientes.
Mais informações sobre esse e outros cursos na área de gastronomia ofertados no campus estão disponíveis pelo telefone 19 3482-7000 ou pelo Portal Senac: www.sp.senac.br/universitarioaguas. Aproveite também e conheça o Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro por meio da visita virtual: www.sp.senac.br/capvirtual.
Serviço:
Cozinha Peruana
Data: de 1 a 4 de outubro de 2018
Horário: de segunda a quinta-feira, das 18 às 23 horas
Local: Centro Universitário Senac - Águas de São Pedro - Pq. Dr. Octávio de Moura Andrade, s/n - Centro
São Carlos/SP - De 10 a 28 de setembro, das 18h às 22h, o Shopping Iguatemi São Carlos irá presentear com kits promocionais para seus clientes. A cada R$ 25,00 consumidos nos restaurantes, os consumidores poderão trocar a nota fiscal por 1 kit Colorado. Serão disponibilizados três tipos de brindes. A ação irá acontecer enquanto durar o estoque, com quantidade limitada a 2.250 unidades.
Para retirar o kit Colorado, os clientes precisam dirigir-se ao Posto de Troca localizado no corredor entre as lojas C&A e Hering, com os comprovantes de compra e documentos.
Kits
O shopping oferecerá composições diferentes de kits, mas todas terão um exemplar da cerveja Colorado. Entre as opções estão duas garrafas de cerveja de 300 ml Colorado Cauim, uma cerveja e um copo de vidro de 350 ml ou uma cerveja com um abridor de madeira Colorado. O item promocional será entregue ao consumidor, maior de 18 anos, por funcionário do Posto de Entrega.
Serviço:
Seu Jantar Vale Prêmios
Data: 10 a 28 de setembro.
Horário: das 18h às 22h.
Shopping Iguatemi São Carlos
Endereço: Rua Passeio dos Flamboyants, 200, São Carlos
Informações: www.iguatemi.com.br/saocarlos
Tambaú/SP - Na segunda-feira, dia 10/09, aconteceu a cerimônia de encerramento e entrega dos certificados do Curso Profissionalizante de Barbeiro oferecido pela Prefeitura de Tambaú, através do Depto. de Assistência Social. Foram três segundas-feiras consecutivas, com aulas das 8h às 17h, em um total de 24h de curso. Os alunos e alunas aprenderam com o Professor Diego Furtado, teoria e prática com o profissional e também puderam adquirir conhecimento e dessa forma complementar a renda ou até mesmo usufruir dos ensinamentos como profissão!
“Parabenizo a todos por mais essa etapa e desejo sucesso aos alunos concluintes. Essa foi mais uma excelente oportunidade de capacitação profissional para a complementação da renda familiar e também para uma nova profissão”, ressaltou o Prefeito Roni Astorfo.
No final da manhã desta quinta-feira (13), o Papa Francisco recebeu em audiência cerca de 150 novos bispos, dentre eles o Bispo Auxiliar da Diocese de São Carlos, Dom Eduardo Malaspina, que participam do curso promovido pela Congregação para os Bispos que termina hoje.
Na Sala do Consistório, no Vaticano, o Papa Francisco começou seu discurso saudando os novos Pastores da Igreja “com o toque de Cristo, Evangelho de Deus que aquece o coração, reabre os ouvidos e solta os lábios para a alegria que não falha e não desaparece, porque nunca é comprada ou merecida, pelo contrário, é pura graça!”.
Ao relembrar o presente precioso de Deus que receberam ao entrar no ministério episcopal, Francisco disse que quase “por acaso” encontraram “o tesouro da vida”. E, então, abordou o tema da santidade, “a tarefa mais urgente” para os Pastores:
“Vocês não são resultado de um escrutínio meramente humano, mas de uma escolha do Alto. Por isso, de vocês se exige não uma dedicação intermitente, uma fidelidade em fases alternadas, uma obediência seletiva, mas vocês são chamados a se consumar noite e dia.”]
Igreja precisa responder ao Povo de Deus
Papa Francisco observou a necessidade de ficar sempre vigilante “quando a luz desaparece” ou quando surgem as tentações; ser fiel inclusive quando, no calor do dia, diminuem “as forças da perseverança”. Isso tudo porque, segundo o Pontífice, o povo de Deus tem o direito de encontrar “nos lábios, no coração e na vida” dos bispos a mensagem tão esperada oferecida pela “paternidade de Deus”.
“A Igreja não é nossa, mas é de Deus! Ele veio antes de nós e estará depois de nós! O destino da Igreja, do pequeno rebanho, é vitoriosamente escondido na cruz do Filho de Deus. Os nossos nomes estão esculpidos no seu coração; a nossa sorte está nas suas mãos”, afirmou o Santo Padre. E acrescentou: “Cristo seja a alegria de vocês, o Evangelho seja o nutrimento”, principalmente diante das famílias que frequentam as paróquias.
“ Lá, onde nos corações há a frágil, mas indestrutível certeza que a verdade prevalece, que amar não é vão, que o perdão tem o poder de mudar e de reconciliar, que a unidade vence sempre a divisão, que a coragem de esquecer si próprio para o bem do outro é mais satisfatório do que a primazia intangível do eu. ”
Um ministério perseverante diante das próprias comunidades dos bispos, onde “o bem normalmente não faz barulho, não é tema dos blogs e não aparece nas primeiras páginas”. Um bem que precisa crescer mesmo perante as novas realidades do individualismo e indiferença que bloqueiam os pontos de referência do Povo de Deus: “inclusive as suas feridas nos pertencem”, recordou o Papa.
A missão de distribuir o vinho novo aos fiéis
Este é o objetivo da Igreja: distribuir no mundo este vinho novo que é Cristo. Nada pode nos desviar dessa missão. Temos necessidade contínua de odres novos (Mc 2,22), e tudo aquilo que fazemos não é nunca suficiente para nos tornar dignos do vinho novo que são chamados a conter e a distribuir. Mas, justamente por isso, os recipientes saibam que sem o vinho novo serão, de qualquer forma, jarros de pedra fria, capazes de recordar a falta, mas não de doar a totalidade. Nada os distraia dessa meta: doar a totalidade!”
Papa Francisco, então, enfatizou que a santidade – consciente - não deve ser fruto do isolamento. Aconselhou que os bispos acolham a Igreja, como “esposa para amar, virgem para proteger, mãe para fazer fecunda”; num terreno que precisa “ser fértil para a semente do Verbo e jamais pisado por javalis” (Sal 80,14).
“Não serve a contabilidade das nossas virtudes, nem um programa de levantamentos, uma academia de esforços pessoais ou uma dieta que se renova de uma segunda-feira a outra, como se a santidade fosse resultado somente da vontade. A fonte da santidade é a graça de nos encostarmos na alegria do Evangelho e deixar que seja ela a invadir a nossa vida, de modo que não se poderá mais viver diversamente.”
"Não se envergonhem da carne das suas Igrejas"
O Papa Francisco finalizou seu discurso alertando os bispos para que se perguntem o que podem fazer para tornar mais santa a Igreja, sem “apontar o dedo nos outros, produzir bodes expiatórios”, mas trabalhando juntos e em comunhão.
“Por isso, insisto para que não se envergonhem da carne das suas Igrejas. Entrem em diálogo com os seus questionamentos. Peço uma atenção especial ao clero e aos seminários. Não podemos responder aos desafios que temos em relação a eles sem atualizar os nossos processos de seleção, acompanhamento, análise. Mas as nossas respostas serão privadas de futuro se não alcançarão a profundeza espiritual que, não em poucos casos, permitiu fraquezas escandalosas.”
Três cursos para bispos em Roma
O curso para os novos bispos, que teve como tema “Servidores da alegria do Evangelho”, é um dos três de atualização que estão sendo realizados nestes dias em Roma, além daquele para quem completou 10 anos de episcopado e de outro para 74 pastores dos Territórios de Missão – promovido pela Congregação para a Evangelização dos Povos. O curso da Congregação para os Bispos acontece a cada seis meses.
*Por: Andressa Collet – Cidade do Vaticano / VATICAN NEWS
*Foto: VATICAN MEDIA
São Carlos/SP - Com extrema dificuldade. Assim foi a vitória da equipe de vôlei feminino master Objetivo/Illic/Smel em cima do Redenção por 3 sets a 0, parciais de 25/20,25/22 e 26/24. O jogo aconteceu no ginásio municipal de esportes José Eduardo Gregoracci, no Jardim Santa Felícia e válido pela fase de classificação da 4ª Copa AVS/Smel.
Com o resultado, a equipe master permanece invicta. Mas para conseguir o resultado, teve que jogar com muita regularidade os três sets.
Pelo lado do Redenção, foi uma das melhores apresentações do time na competição e mostrou que está em evolução e sonha com uma vaga nas finais da série prata.
Objetivo/Illic/Smel: Thassi, Patrícia, Ândrea, Andreia, Juliana, Cláudia, Vânia, Daniele, Damiana, Rafa e Cristina. Técnico: Zé Sérgio.
Redenção: Elaine, Paula, Valéria, Vanessa, Márcia, Carol, Tamiris, Tairis, Jéssica e Vanessa.Técnica: Luana.
Árbitros: Alessandra Borges e Lucas Labaki. Apontador:Narciso Borges.
*Por: Marcos Escrivani
São Paulo/SP– Atualmente, há no Brasil 46,02 milhões de trabalhadores formais, dos quais 418 mil com deficiência, segundo dados divulgados pela Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho, de 2016. Parte desses empregados que possuem algum tipo de deficiência foi inserida no mercado de trabalho por meio da Lei n.º 8.213/1991, a chamada “Lei de Cotas”.
Segundo a assessoria jurídica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e do Sincomercio São Carlos, essa é a principal medida de inclusão efetivada pelo Estado e decorre de uma série de princípios constitucionais estabelecidos para proporcionar igualdade de condições dignas a todos, vedando, por exemplo, a discriminação em relação a salário ou mesmo no que tange aos critérios de admissão.
Próximo a ser celebrado o “Dia D” – Dia Nacional de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) –, em 29 de setembro, quando as fiscalizações são intensificadas, a FecomercioSP e o Sincomercio São Carlos tiram as principais dúvidas dos empresários em relação à Lei de Cotas. Confira:
Quem deve e como contratar?
De acordo com a legislação, empresas com cem ou mais funcionários estão obrigadas a destinar de 2% a 5% dos seus cargos para pessoas reabilitadas ou com algum tipo de deficiência. A lei determina ainda que o tratamento deve ser igualitário. Entretanto, há casos em que o trabalhador com deficiência necessita dehorário flexível em determinadas situações. Dessa forma, é possível o estabelecimento de jornadas especiais para compatibilidade das necessidades da pessoa com deficiência, sendo admissível também que o salário seja proporcional.
As contratações devem ser diretas, estando fora dessa conta, portanto, eventuais empregados com deficiência contratados por empresas terceirizadas, o que exclui também o número de funcionários que a empresa possui para fins de base de cálculo.
Não existe estabilidade para o funcionário com deficiência contratado por meio da Lei de Cotas. Entretanto, para garantir a continuidade desses profissionais no mercado de trabalho, no caso de dispensa, a vaga deve ser ocupada por outra pessoa com deficiência.
Fiscalização e multas
A FecomercioSP explica ainda que não existe um valor pré-determinado para as multas no caso de descumprimento da lei, mas há no Estado de São Paulo companhias que já foram penalizadas com valores de R$ 150 mil e R$ 400 mil. “As multas aplicadas variam bastante e, além do critério objetivo que é o cumprimento da lei em si, dependem da interpretação do auditor fiscal do trabalho que fiscaliza a empresa. Nesse ponto, ele avaliará o esforço empregado pelo contratante para divulgar aquela vaga”, sinaliza a assessoria jurídica da Federação.
Entretanto, embora as empresas sejam multadas, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) entende que é preciso considerar a realidade imposta a elas, não basta a existência de pessoas com deficiência no Brasil, é preciso avaliar o grau dessa deficiência de acordo com a vaga a ser oferecida.
A fiscalização pode acontecer ao longo do ano, mas, em geral, é reforçada no fim de setembro, quando acontece o “Dia D”, Dia Nacional de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A multa pode ser aplicada já na primeira visita do auditor fiscal do trabalho. Entretanto, em alguns casos, o auditor orienta a empresa num primeiro momento, a chamada “dupla visita”. Verificado e permanecido o não cumprimento da legislação, é imposta a penalidade.
Obrigações
Após a contratação, o empresário deve ainda se atentar a algumas obrigações. De acordo com a Federação, a atenção à Rais é uma delas. Por meio do relatório, o empregador deve indicar também o tipo de deficiência se física, auditiva, visual, mental, múltipla ou reabilitado, existindo codificação para cada situação. A inexatidão dessas informações ou mesmo a falsificação sujeita o empregador a autuações, que podem variar de R$ 400 a R$ 40 mil.
O registro do funcionário no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) também é uma das obrigações. Criado para servir de registro permanente de admissões e dispensas de empregados com vínculo nos moldes da CLT, o Caged é uma importante base de informações para o Programa de Seguro-Desemprego, para conferência de dados, e também atende a outros fins, como pesquisas, estudos e projetos relacionados ao mercado de trabalho, esclarece a FecomercioSP.
Por fim, a empresa que precisa contratar funcionário com deficiência também deve prestar informações ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). De acordo com a Federação, atividades como modo de admissão, registro de empregados e alterações contratuais durante a vigência do contrato de trabalho, por exemplo, deverão ser informadas nesse sistema sob pena de multas que podem variar de R$ 402 a R$ 4.025,35.
Para a FecomercioSP, a Lei de Cotas vai muito além de uma norma legal, é também uma ação cidadã que permite valorizar habilidades.
Cumprir a lei contratando uma pessoa com deficiência não deve ser apenas algo quantitativo, mas também qualitativo. O preparo de todos para convivência, acessibilidade e inclusão, bem como a garantia de igualdade de condições, cobrança, tratamento e reconhecimento são pontos que merecem atenção de toda a sociedade.
É necessária uma soma de esforços, que passa pelo desenvolvimento cultural de todas as partes envolvidas – empresas, governo, pessoas com deficiência e da própria sociedade –, além da atenção com os princípios constitucionais para que a função social da iniciativa privada não acabe desvirtuada.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.