fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Domingo, 08 Agosto 2021

 

Nesta terça-feira (10/08) é a vez dos jovens com 23 anos

SÃO CARLOS/SP - O Departamento de Vigilância em Saúde comunica que inicia nesta terça-feira (10/08) a imunização de pessoas com 23 anos ou mais, seguindo de forma escalonada até sexta-feira (13/08) com jovens de 20 anos.

Confira como vai ficar a escala da vacinação por idade:

- Terça-feira (10/08) - 23 anos;
- Quarta-feira (11/08) - 22 anos;
- Quinta-feira (12/08) - 21 anos;
- Sexta-feira (13/08) - 20 anos;

As unidades já se organizaram com duas filas para atender as pessoas que irão receber a primeira dose e outra para aquelas que vão receber a segunda dose da vacina.

Continua depois da publicidade

Confira os locais, horários e número de senhas de primeira dose que serão distribuídas durante essa semana:

9h às 15h – Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Maria Stella Fagá, Redenção, Azulville e na Unidade de Saúde da Família (USF) Arnon de Melo/Angelina (com distribuição de 200 senhas por unidade). Nas USF’s do Cruzeiro do Sul, Zavaglia, CDHU, Jockey/Guanabara e São Carlos VIII, porém nessas unidades serão distribuídas 100 senhas.

13h às 17h – Nas UBS’s do Cidade Aracy, Santa Felícia e São José (com distribuição de 200 senhas por unidade);

9h às 13h – Postos volantes com sistema drive-thru da FESC, na Vila Nery e no Shopping Iguatemi com distribuição de 300 senhas por drive; além do posto da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada na avenida José Antônio Migliato, nº 1001, no bairro Cidade Aracy. Para essa unidade estão disponíveis 100 senhas por dia.

16h às 19h – (terças e quintas) -  UBS’s do Cidade Aracy, Santa Felícia e Redenção - Horário especial estendido somente para trabalhadores. Será exigido a apresentação de crachá da empresa ou carteira de trabalho.  Para esse horário serão distribuídas 150 senhas diariamente por unidade.

Todas as unidades fixas e os postos volantes estão aplicando a segunda dose da ASTRAZENECA e da CORONAVAC. As pessoas que devem tomar a segunda dose da ASTRAZENECA até 14/08 já podem antecipar a imunização. Gestantes e puérperas com ou sem comorbidades também podem receber a vacina nas unidades fixas e nos postos volantes.
Tanto as unidades fixas de saúde bem como os drive-thru, continuarão imunizando pessoas dos grupos anteriores (24 a 59 anos) com ou sem comorbidades, com deficiência permanente (física/sensorial/intelectual) com 18 anos ou mais; profissionais de saúde, da educação, motoristas e cobradores do transporte coletivo e idosos (60 anos ou mais).

CADASTRO - Para fazer o cadastro basta acessar o www.vacinaja.sp.gov.br e preencher dados. Todos também devem imprimir e preencher formulário de vacinação disponível no link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/VacinaJa. O comprovante de endereço é obrigatório.
No caso do relatório médico de comorbidades, o documento deve ser preenchido pelo médico que trata o paciente, lista no http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/RelatorioComorbidades.
Os profissionais da educação devem fazer o cadastro no site https://vacinaja.sp.gov.br/educacao e imprimir o voucher com o QR Code, além de apresentar documento com foto e CPF. Já os motoristas e cobradores devem fazer o cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br, devem clicar em profissionais do transporte, inserir o e-mail e aguardar o recebimento de um voucher de confirmação, que deverá ser entregue impresso no momento da vacinação.
As gestantes devem apresentar a Carteira de Gestante e as puérperas (até 45 dias pós-parto) devem apresentar Certidão ou Declaração de Nascimento.
Quem for receber a segunda dose basta levar documentos pessoais e a carteirinha de vacinação.

Publicado em Coronavírus

 

SÃO CARLOS/SP - O prefeito Airton Garcia esteve na manhã desta segunda-feira (09/08) na Praça Itália, local onde a Concessionária RUMO vai iniciar uma grande obra com a duplicação da passagem inferior da Praça, que passará ter 4 pistas.
A RUMO também vai fazer a duplicação do viaduto da Estação Ferroviária e da passagem sobre a linha na Vila Morumbi, na região da CDHU, com a construção de passarela para pedestres com três rotatórias. Um investimento que deve ultrapassar R$ 50 milhões.

Continua depois da publicidade

Todos os projetos estavam no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), porém serão executados pela concessionária RUMO, já que a empresa renovou o contrato de concessão da malha paulista e as obras fazem parte da outorga onerosa. O projeto foi readequado com utilização de novas técnicas e foi aprovado.
 É uma obra importante para melhorar o trânsito nessa região da cidade, além de esperada há muito tempo e que vai contribuir com o desenvolvimento da cidade. Isso gera desenvolvimento, empregos e faz o dinheiro circular no município, tudo que precisamos nesse momento de pandemia”, disse o prefeito Airton Garcia.
De acordo com Rodrigo Verardino de Stéfani, relações institucionais da RUMO, a obra da Praça Itália deve começar antes de outubro, seguindo para a Vila Morumbi e depois para a Estação Ferroviária. “A obra na Praça Itália deve durar de 8 a 12 meses, porém não vamos interditar o trânsito para a execução dos serviços, na sequência vamos fazer o viaduto sobre a linha férrea e a passarela de pedestres na Vila Morumbi, na região da CDHU e finalizando o cronograma de obras, a nossa equipe vai trabalhar complementando o viaduto já existente para fechar a passagem de nível na região da Estação Ferroviária”, explicou de Stéfani.
Acompanharam a visita juntamente com o prefeito Airton Garcia os secretários municipais de Serviços Públicos, Mariel Olmo, de Obras Públicas, João Muller, de Transporte e Trânsito, Coca Ferraz, de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Caio Graco, de Agricultura e Abastecimento, Paraná Filho, o presidente do SAAE, Benedito Marchezin, além do vice-prefeito, Edson Ferraz e do chefe de gabinete da Prefeitura, José Pires (Carneirinho).

Publicado em Política

 

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta segunda-feira (09/08) mais uma morte por COVID-19 no município, totalizando 500 óbitos.

Trata-se de um homem de 61 anos, internado em hospital público desde 01/07.

Continua depois da publicidade

São Carlos contabiliza neste momento 26.437 casos positivos para COVID-19 (138 resultados positivos foram divulgados hoje), com 500 óbitos confirmados e 131 descartados.

Dos 26.437 casos positivos, 24.216 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 48 óbitos sem internação, 2.173 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 1.634 receberam alta hospitalar e 452 positivos internados foram a óbito. 25.635 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 45.231 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (231 resultados negativos foram liberados hoje).

Estão internadas neste momento 53 pessoas, sendo 14 adultos na enfermaria. 6 pacientes estão em Unidades de Cuidados Intermediários (UCI - Santa Casa), 1 paciente está neste momento em Unidade de Suporte Ventilatório (USV – HU/UFSCar). No total na UTI adulto estão internadas 29 pessoas, sendo 21 em leitos de UTI/SUS e 8 em leitos de UTI da rede particular. Na enfermaria SUS 3 crianças estão internadas neste momento. Nenhuma criança ocupa vaga de UTI/SUS. 4 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos neste momento. A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS adulto está em 47,73% (21 adultos estão internados). 

O município disponibiliza 44 leitos adulto de UTI/SUS para COVID-19, já que a Santa Casa voltou a operar com 30 leitos adulto para UTI/SUS, 20 leitos de UCI, 6 de UTI infantil e 8 de enfermaria o Hospital Universitário (HU/UFSCar) opera com 14 leitos de UTI/SUS adulto, 6 de Unidade de Suporte Ventilatório (USV) e 15 de enfermaria. 

 

CENTRO DE TRIAGEM – Nenhum paciente está sendo atendido neste momento em leito de estabilização do Centro de Triagem de Síndrome Gripal do Ginásio Milton Olaio Filho. 

 

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 82.997 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 81.889 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 1.108 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal sendo que 56.503 pessoas já realizaram a coleta de exames, 39.257 tiveram resultado negativo para COVID-19, 17.146 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 100 pessoas aguardam resultado de exame.

Publicado em Coronavírus

O parlamentar afirma que centenas de pacientes relatam sequelas pulmonares, fisioterapêuticas e em outras patologias  

 

SÃO CARLOS/SP - O vereador Elton Carvalho (Republicanos) solicitou à Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, um estudo de viabilidade para instalação de um centro de reabilitação pós-covid.

De acordo com o parlamentar, em algumas cidades já é possível encontrar atendimentos oferecidos pela Rede Lucy Montoro e também na iniciativa privada.

“Centenas de pessoas têm relatado diariamente dificuldades em respirar, alguns problemas neurológicos entre outras patologias, principalmente quando o paciente fica muito tempo entubado. É importante dispensar uma atenção especial no período pós covid e estamos nos colocando à total disposição para auxiliar”, afirmou o parlamentar.

Continua depois da publicidade

O secretário de Saúde Marcos Palermo se comprometeu em analisar atentamente o pleito solicitado e que, caso o centro de reabilitação seja de fato implementado, que em sua visão deveria ocorrer num hospital por conta da estrutura clínica e hospitalar, demandando obviamente, ajustes adicionais para realizar os atendimentos. 

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - Mais um flagrante de tráfico de entorpecentes ocorreu na região da Vila Isabel, em São Carlos. Segundo informações, os Policiais realizavam o patrulhamento de rotina, quando no CDHU avistaram um sujeito, que ao ver a viatura empreendeu fuga, mas foi detido próximo a linha férrea.

Os Militares realizaram revista corporal e com o adolescente de 16 anos, tinha 41 porções de maconha, 121 eppendorfs de cocaína, R$ 49,00 em dinheiro e um HT usado para comunicação interna.

Continua depois da publicidade

Diante dos fatos o adolescente foi conduzido à Central de Polícia Judiciária e a droga apreendida. Tudo isso ocorreu na manhã de hoje, 09.

Publicado em Policial

SÃO PAULO/SP - A Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência do legislativo, presidida pelo vereador Bruno Zancheta (PL), tendo como secretário o vereador Ubirajara Teixeira (Bira – PSD) e o como membro o vereador Robertinho Mori (PSL) se reuniu na última sexta-feira (06) na capital paulista, com a secretária Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão. Esteve presente também na reunião a secretária Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Amariluz Garcia Ferreira.

Na oportunidade, os vereadores e a secretária municipal agradeceram a autoridade estadual Célia Leão pela recepção: “Esta data entra para a história de nossa cidade. Pela primeira vez, a nossa comissão é recebida por uma secretária estadual para tratar de questões relacionadas às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Nosso agradecimento à secretária pela hospitalidade com que nos recebeu”, disseram os parlamentares. 

Continua depois da publicidade

Dentre os diversos pontos discutidos, esteve a inclusão do município em diversos programas para as pessoas com deficiência, como por exemplo: a Rede “Lucy Montoro”, os cursos de capacitação para as pessoas com deficiência, o centro de apoio/delegacia para a pessoa com deficiência, e também a acessibilidade de parques e praças. Os membros da Comissão e a secretária Amariluz protocolaram ofícios solicitando recursos e melhorias. A secretária Célia Leão se comprometeu a estudar as demandas a curto, médio e longo prazo.

Publicado em Política

BRASÍLIA/DF - O presidente da República, Jair Bolsonaro, apresentou hoje (9) uma proposta que altera programas sociais do governo, entre eles o Bolsa Família, para criar um novo programa, chamado de Auxílio Brasil.

Bolsonaro entregou o texto de uma medida provisória (MP) ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criando o programa e também uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata do pagamento de precatórios.

O presidente Jair Bolsonaro apresentou as propostas acompanhado dos ministros da Economia, Paulo Guedes, da Casa Civil, Ciro Nogueira, do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, da Secretária de Governo da Presidência, Flávia Arruda, e da Cidadania, João Roma.

O novo programa social deve pagar, pelo menos, 50% acima do valor médio pago pelo Bolsa Família, que atualmente é de R$ 189. Parte dos recursos do novo programa virá do parcelamento do pagamento de precatórios previsto na PEC e também de um fundo que será criado com recursos de privatizações.

“São duas propostas que chegam no dia de hoje que vão dar transparência e responsabilidade aos gastos, aí incluído o viés social do governo. Sabemos que a pandemia [de covid-19] trouxe uma inflação dos alimentos para o mundo todo. Então, não podemos deixar desassistidos os mais vulneráveis. Já decidido por nós que é uma proposta mínima de 50% do Bolsa Família, que agora se chama de Auxílio Brasil”, disse Bolsonaro.

Em entrevista coletiva após a entrega da proposta, o ministro da Cidadania, João Roma, explicou como será o novo programa. De acordo com o ministro, a decisão final sobre os valores do Auxílio Brasil deve ocorrer no final do mês de setembro.

“O valor portanto deve ser definido por volta do final de setembro uma vez que essa reestruturação do programa entra em vigor no mês de novembro. Até outubro temos a extensão do auxílio emergencial”, disse. “O programa com essa nova reformulação abrange uma série de políticas públicas e o valor do benefício será diferente de acordo com o perfil de cada família”, acrescentou Roma.

Além do aumento no valor pago, o ministro disse ainda que o novo programa deve aumentar o número de beneficiários. “O atual programa de transferência de renda, que é o Bolsa Família, abrange cerca de 14,6 milhões de beneficiários. Esse número deve aumentar, indo acima de 16 milhões de beneficiários", disse.

 

Programa Alimenta Brasil

A medida provisória entregue nesta segunda-feira também cria o Programa Alimenta Brasil, em substituição ao Programa de Aquisição de Alimentos e o Benefício Primeira Infância. Esse programa apoiará financeiramente, com os maiores investimentos, as famílias mais vulneráveis do país, especialmente aquelas com crianças em primeira infância.

 

Tramitação

O presidente da Câmara disse que vai acelerar a tramitação da MP para que o texto seja analisado pelo plenário em um curto espaço de tempo. Lira disse que a pandemia deixou a parcela vulnerável da população mais exposta ao processo inflacionário devido ao aumento em diversos serviços e preços dos combustíveis.

“O Congresso se debruçará rapidamente sobre essa medida provisória, vai se dedicar a fazer o melhor dentro do possível economicamente, mas com um cunho de responsabilidade elevado”, afirmou.

Continua depois da publicidade

Lira disse ainda que vai adotar o mesmo procedimento com a PEC dos Precatórios. De acordo com o presidente da Câmara, a intenção é que a proposta seja votada antes que o Congresso termine o processo de votação do orçamento da União para 2022.

 

 

*Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil

Publicado em Política

Drogas somaram mais de meia tonelada

 

NANTES/SP - A Polícia Militar, por meio do 2º Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), apreendeu 824 tabletes de maconha, na madrugada desta segunda-feira (9), na área rural de Nantes, no interior do Estado.

Uma equipe do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) participava da operação “Paz e Proteção”, pela rodovia Jorge Bassil Dower (SP-421), quando tentou abordar um veículo, mas o condutor empreendeu fuga.

Houve acompanhamento e o carro foi localizado abandonado, em meio a um milharal. Dentro do automóvel, no porta-malas e banco traseiro, foram localizados diversos tabletes de maconha, que somaram 568,7 quilos e foram apreendidos para perícia. O veículo também foi recolhido.

Continua depois da publicidade

A ocorrência foi registrada na Delegacia Sede da cidade, que prosseguirá com as investigações a fim de identificar e deter o responsável pelas substâncias.

Publicado em Outras Cidades

Em funcionamento desde o ano passado, Divisão também deteve 358 criminosos e esclareceu mais de 1,3 mil casos

 

RIBEIRÃO PRETO/SP - A Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Ribeirão Preto, que reúne todas as atividades de polícia especializada, trazendo mais organização e eficiência, foi criada no início do ano passado e, desde então, já deteve 358 criminosos e apreendeu mais de 5,8 toneladas das mais variadas drogas.

Subordinada ao Departamento de Polícia Judiciária do Interior 3 (Deinter 3), a Deic de Ribeirão Preto é composta pela junção das delegacias de investigações Gerais (DIG), Sobre Entorpecentes (Dise) e sobre Homicídios, além do Grupo de Operações Especiais (GOE).

A unidade especializada foi criada por meio de decreto estadual em fevereiro de 2020 e desde o ano passado se encontra em pleno funcionamento. Como resultado, até o final de junho deste ano, as investigações da Deic resultaram em 215 prisões em flagrante e outras 143 por mandado e na apreensão de 5.869 quilos de drogas, como maconha, crack e cocaína.

Os trabalhos da Divisão também incluíram a retirada de 54 armas de fogo ilegais das ruas, dentre elas dois fuzis de origem americana, calibre 5,56, e o sequestro de mais de R$ 3,4 milhões em ativos, após investigações sobre lavagem de dinheiro e crimes de roubo e associação criminosa. Também foram instaurados 970 inquéritos policiais e esclarecido 1.342 casos.

Combate ao tráfico de drogas

Entre as ocorrências de destaque da Deic estão casos de combate ao tráfico de drogas, como ocorreu abril do ano passado. Na ocasião, dois homens foram presos e 122 tijolos de maconha apreendidos, assim como 104 frascos de lança-perfume.

Em maio do mesmo ano, 1,2 tonelada de drogas, além de um fuzil calibre 223, com diversas munições, foram recolhidos. Na mesma ocasião foram apreendidos R$ 23 mil em espécie.

Em agosto de 2020, 1,4 tonelada de maconha foi apreendida, resultando na prisão de um casal. No mês seguinte, outros 110,3 quilos da mesma droga foram recolhidos.

Em dezembro de igual ano, 640 tijolos de maconha e 88 porções do mesmo entorpecente foram apreendidos, após serem encontrados dentro do freezer de uma residência.

No início de 2021, as atividades para coibir o comércio de substâncias continuaram a ser realizadas, permitindo já no primeiro mês – janeiro – prender dois homens e recolher 579 tijolos de maconha. Outros 112 tijolos e três pacotes da mesma droga também foram apreendidos no dia 14 do mesmo mês.

Em março deste ano, 141,8 quilos de entorpecentes foram recolhidos e um homem preso. (http://www.ssp.sp.gov.br/LeNoticia.aspx?ID=50822). Já em abril, houve duas ocorrências de relevância neste contexto. No dia 26, 276 tijolos de maconha foram apreendidos e no dia 29 outros 160 quilos da mesma droga.

Outras ocorrências de destaque

A unidade também foi fundamental em outras ocorrências criminosas.

Em outubro do ano passado, por exemplo, a Deic foi responsável pela prisão de uma mulher, de 30 anos, identificada como integrante de uma facção criminosa do Estado do Rio de Janeiro. Na ocasião, a 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) realizou a detenção em apoio ao Departamento Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro do Rio de Janeiro.

Continua depois da publicidade

Em dezembro do referido ano, a especializada apoiou o RJ novamente e prendeu seis integrantes de um grupo envolvido com lavagem de dinheiro durante a quarta fase da operação "Shark Attack".

Em fevereiro de 2021, por sua vez, a Deic coordenou a operação “Panaceia”, deflagrada em diferentes regiões do Estado de SP e de Minas Gerais com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em roubos de cargas de medicamentos oncológicos. Como resultado, seis pessoas foram detidas e nove veículos recuperados. Também foram apreendidos drogas, munições e coletes balísticos.

No mês passado, um intenso trabalho de investigação realizado pela 3ª Delegacia de Homicídios, possibilitou a prisão de um homem, de 52 anos, que foi condenado por homicídio em 2008. O autor foi detido por agentes da Bahia.

Publicado em Outras Cidades

JAPÃO - Um dia depois da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, o primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, fez um pronunciamento nesta segunda-feira para agradecer à população japonesa por ajudar o país realizar a Olimpíada com segurança, apesar das dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus.

Suga ressaltou que os Jogos Olímpicos foram adiados por um ano e mantidos sob rígidas restrições, mas "acredito que fomos capazes de cumprir nossa responsabilidade como o anfitrião", disse o primeiro-ministro, agradecendo ao povo por sua compreensão e cooperação.

A Olimpíada de Tóquio-2020, com duração de 17 dias, foram disputados principalmente sem espectadores nos locais de competição. Atletas ficaram em uma bolha de isolamento, rapidamente tinham que colocar máscaras fora de seu campo de jogo e tiveram que deixar o Japão logo após o término de suas participações.

Mas os Jogos Olímpicos foram um testemunho de perseverança, como Yoshihide Suga observou ao elogiar os atletas japoneses para o recorde nacional de 58 medalhas em uma edição de Olimpíada. "Alguns ganharam medalhas e outros não, mas todas as suas performances foram emocionantes", afirmou.

O primeiro-ministro falou sobre a Olimpíada em uma cerimônia em Nagasaki, nesta segunda-feira, que marca o 76.º aniversário do bombardeio atômico dos Estados Unidos na cidade japonesa. Ele foi criticado por forçar a realização do evento esportivo a um público japonês que não queria ficar isolado em suas casas durante a pandemia.

O Japão já contabilizou 1 milhão de infecções pela covid-19 e mais de 15.700 mortes, se saindo melhor do que muitos países, mas a variante Delta está causando muitos casos recentes e acelerando a propagação do vírus.

Os novos casos diários de Tóquio mais do que dobraram durante a Olimpíada, com 2.884 registrados nesta segunda-feira para um total de 252.169 casos provinciais. Com hospitais de Tóquio ficando lotados de casos graves, quase 18 mil pessoas com casos leves são obrigados a se isolarem em suas residências.

Continua depois da publicidade

Pesquisas de opinião pública mostram que o apoio ao governo de Yoshihide Suga está completamente declinando, uma trajetória que o partido do governo espera que o fim das Olimpíadas reverta antes das eleições que são esperadas em breve.

 

 

*Por: ESTADÃO

Publicado em Política

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Agosto 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.