fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Domingo, 24 Janeiro 2021

 

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta segunda-feira (25/01/21) outra morte por COVID-19 no município, totalizando 90 óbitos.

Trata-se de uma mulher de 94 anos, internada em hospital público desde 13/01 e morte registrada nesta segunda-feira (25/01).

A Vigilância Epidemiológica informa que mais 1 idoso de instituição particular de longa permanência foi internado. Dos 45 idosos residentes, 30 testaram positivo e 15 negativo, sendo que um idoso residente nessa instituição morreu em 22/01 e no momento outros 2 permanecem internados, um em hospital público e um na rede particular.

São Carlos contabiliza neste momento 8.061 casos positivos para COVID-19 (191 resultados positivos foram divulgados hoje), com 90 óbitos confirmados e 106 descartados.

Dos 8.061 casos positivos, 7.591 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 5 óbitos sem internação, 465 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 334 receberam alta hospitalar e 85 positivos internados foram a óbito. 7.524 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 23.333 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (186 resultados negativos foram liberados hoje).

Estão internadas neste momento 71 pessoas, sendo 30 adultos na enfermaria (22 positivos, 7 suspeitos e 1 negativo). Na UTI adulto estão internadas 35 pessoas (32 positivos, 2 suspeitos e 1 negativo). Neste momento 5 crianças estão internadas na enfermaria, todas com suspeita da doença. Uma criança também com suspeita da doença está internada na UTI. 10 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos (Ibaté, Descalvado, Dourado e Porto Ferreira). A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS está hoje em 78% (25 pessoas estão internadas em leitos de UTI/SUS. Na enfermaria/SUS estão internadas 20 pessoas. Na rede particular 15 pessoas estão internadas na enfermaria e 11 na UTI.

O município conta desde a última sexta-feira (22/01) com 32 leitos UTI/SUS, sendo 10 no Hospital Universitário (HU) e 22 na Santa Casa (18 leitos na ala adulto e 4 na ala pediátrica).

 

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 37.007 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 33.241 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 3.766 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre - mesmo que referida -, calafrios ou dor de garganta ou dor de cabeça ou tosse ou coriza ou distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos), sendo que 22.758 pessoas já realizaram coleta de exames, 17.289 tiveram resultado negativo para COVID-19, 5.008 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 461 aguardam resultado de exame.

O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

 

Além da limpeza da galeria na rua 9 de Julho, os trabalhos também estão sendo realizados próximo a Rotatória do Cristo e nas bocas de lobo do bairro Lagoa Serena

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e com o apoio da Defesa Civil, realizou no último domingo (24/01), a limpeza da galeria de águas pluviais na rua 9 de Julho, cruzamento com a rua Geminiano Costa. A limpeza foi realizada após uma vistoria feita por engenheiros da Prefeitura, juntamente com o vice-prefeito Edson Ferraz, no mês passado, em que foi constatado que o local construído há 90 anos, apresentava grande concentração de terra e entulhos compactados devido a última enchente no final do mês de novembro.
O trabalho de limpeza foi realizado no domingo, para evitar transtornos no comércio da cidade. Ao todo, foram limpos mais de 25 metros de toda a extensão da galeria que também recebe águas do córrego do Simeão, que passa por grande parte da região central da cidade. Cinco caçambas de pedras e terra foram retiradas do local, por uma empresa especializada contratada para realizar o serviço com a supervisão da Prefeitura.
De acordo com o vice-prefeito, Edson Ferraz, os trabalhos foram necessários após uma vistoria das galerias no centro, em que foi constatado que o local não funcionava com a capacidade máxima de vasão de água. “Logo após as últimas enchentes fizemos uma vistoria nas galerias no centro da cidade para o reconhecimento dos locais, constatamos a necessidade dessa manutenção devido a grande quantidade de terra e entulhos acumulados. Não só a galeria da Rua 9 de Julho, mas também outras galerias, receberão o trabalho de manutenção para mitigarmos os problemas das enchentes em diversos pontos da cidade”, enfatizou Ferraz.
Para realizar o serviço foi necessário a utilização de um sistema de ventilação de ar, para que os trabalhadores fizessem toda a limpeza de forma manual. “É um trabalho manual com a coleta dos entulhos feitas por baldes, pois a galeria é de difícil acesso. Montamos todo um aparato para a limpeza, que além da retirada da areia e entulhos, também contou com um jateamento de água para limparmos todos os resíduos que possam atrapalhar a vasão de água da chuva, ou acumular novos entulhos”, explicou o secretário de Serviços Públicos, Mariel Olmo.

LIMPEZA DE GALERIAS DE ÁGUAS E BOCAS DE LOBO - Dando sequência na limpeza das galerias de águas pluviais da cidade, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), também deu início nesta segunda-feira (25/01), ao trabalho emergencial de desentupimento da galeria de água no córrego do Mineirinho, localizada próxima a Rotatória do Cristo. Após vistorias, foi constatado que o local estava obstruído por troncos de árvores. Os trabalhos de manutenção para o escoamento de águas das chuvas, também se estendeu para o bairro Lagoa Serena, com a limpeza dos bueiros, mais conhecidos como bocas de lobo.

Publicado em Outras Notícias

 

SÃO CARLOS/SP  - A Secretaria Municipal de Educação (SME) está realizando o recadastramento dos alunos que necessitam do transporte rural para o ano letivo de 2021. Devido à pandemia da COVID-19, no ano passado houve a interrupção dos serviços e as linhas de ônibus que atendiam diretamente estudantes da rede estadual e da rede municipal não circularam.
Em virtude da validade da carteirinha, todos os interessados precisam fazer o cadastramento antes do início do ano letivo, previsto para fevereiro e que poderá acontecer na rede municipal por meio do ensino remoto, híbrido ou presencial. Já os alunos da rede estadual de educação, como informado pelo governo de São Paulo, poderão iniciar as aulas presenciais em 8 de fevereiro, daí a necessidade de as linhas já estarem disponíveis.
Por se tratar de um período de pandemia, excepcionalmente, o comparecimento dos pais e responsáveis à SME não será necessário. Ao contrário dos anos anteriores, a SME disponibilizou um número de celular para que os pais e responsáveis consigam encaminhar todos os documentos obrigatórios por mensagem, sem precisar estar presencialmente na Seção de Transporte Escolar. O número é (16) 99315-9740.
Os itens obrigatórios que devem ser enviados são os seguintes: uma foto do aluno; uma cópia do RG (carteira de identidade) ou certidão de nascimento, e uma cópia de comprovante de endereço atualizado. A foto do aluno e os outros documentos devem ser feitas pelo ícone “foto” do aplicativo WhatsApp. A nova carteirinha de 2021 será entregue aos alunos dentro dos ônibus durante as primeiras viagens do semestre letivo, quando retornarem as aulas presenciais.
Outra novidade será o atendimento aos alunos do ensino médio que são residentes no bairro Araci de Santo Antônio e Embaré. A linha percorrerá durante o período da manhã e levará os estudantes, ida e volta para casa, para a Escola Estadual “Atília Prado Margarido”.
Com isso, somando todos os serviços prestados pela empresa que atende a SME, serão 54 linhas de ônibus para o transporte rural durante o ano de 2021, custeados com recursos do Estado de São Paulo, pelo Fundesp (Fundo de Desenvolvimento da Educação em São Paulo), por meio de convênio, e recursos da quota municipal do salário-educação (QSE).
Antes da pandemia do novo coronavírus, em 2020, a Prefeitura de São Carlos atendia 1.168 alunos com o transporte rural.

Publicado em Outras Notícias

 

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos iniciou nesta segunda-feira (25/01) o recapeamento das vias dos bairros Astolpho Luís do Prado e Timburis. O serviço faz parte da primeira etapa de 2021. No total serão recuperadas 46 ruas e 1 rotária, totalizando uma área de 80.813 m³ de vias.
O Jardim Alvorada foi o primeiro a receber o serviço esse ano, depois foi a vez do Jardim Maracanã. Agora o recape está concentrado no Timburis e Astolpho, seguindo depois para trechos do Douradinho, Vila Derigge e Vila Marina.
O investimento é R$ 2,3 milhões, por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Orlando Silva (PCdoB). “Vamos abrir novas licitações para continuar o serviço em outras regiões da cidade. O prefeito Airton Garcia não vai parar esse programa que desde 2017 já recuperou 3.700 quarteirões em mais de 27 bairros”, disse Edson Ferraz, vice-prefeito.
Também acompanharam o início do recape nos dois bairros, os secretários de Obras, Júlio Cesar Alves Ferreira e de Serviços Públicos, Mariel Olmo, além do engenheiro Arthur Cotrim.

Publicado em Outras Notícias

Por Paulo Roberto Gullo – Presidente do Sincomercio São Carlos 

Após mais uma semana de piora nos indicadores da Covid-19, o Governo do Estado de São Paulo anunciou, nesta sexta-feira (15), regras mais restritivas de isolamento social. 
Nelas, a região volta para Fase Laranja em dias úteis e todo o estado passa a ficar na Fase Vermelha do plano de flexibilização econômica todos os dias no período noturno (das 20h às 6h) e aos sábados, domingos e feriados, quando apenas serviços essenciais serão autorizados a funcionar.  Com isso, o COMÉRCIO NÃO ESSENCIAL DE SÃO CARLOS  ESTARÁ FECHADO NOS PRÓXIMOS SÁBADOS (30 de janeiro e 6 de fevereiro) e A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA (25) VOLTA PARA OITO HORAS DE ATENDIMENTO, das 9h às 17h.
O Sindicado do Comércio Varejista de São Carlos e Região – Sincomercio – considera pertinente a restrição neste momento, devido aos alarmantes números de novos casos e a iminente falta de atendimento hospitalar. Porém, faz questão de ressaltar que o COMÉRCIO VAREJISTA DE SÃO CARLOS ESTÁ FAZENDO COM MUITO LOUVOR SEU PAPEL NO PROCESSO DE CONTROLE DO NOVO CORONAVÍRUS. Além de ficarem mais de 90 dias totalmente de portas fechadas em 2020, nossos empresários souberam se adaptar às restrições e às medidas sanitárias impostas, investindo, se equipando com EPIs, preparando equipes e atendendo o cliente com segurança. 
Sabemos que o momento é crítico e que exige muito cuidado, mas todos devem fazer a sua parte com consciência e respeito ao próximo. O comércio será novamente penalizado com essas novas restrições, mas continuaremos fazendo a nossa parte como temos feito desde o início. 

Força e que Deus nos abençoe.

Publicado em Comércio

 

Além dos trabalhos de limpeza, roçagem, tapa-buracos, manutenção elétrica e drenagem, a Secretaria também realiza serviço pontual de manutenção da ponte do Córrego da Água Quente

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, segue nesta semana com mais uma etapa do cronograma dos trabalhos de limpeza e roçagem, tapa-buracos, manutenção de iluminação e drenagem em diversos pontos da cidade. Além dos serviços citados, a Prefeitura também realiza um trabalho pontual de manutenção da ponte de madeira do Córrego da Água Quente. 
 De 25 a 29 de janeiro os trabalhos de limpeza e roçagem estão concentrados nas áreas públicas localizadas na avenida Germano Fher Jr., avenida Vicente Pelicano, avenida Getúlio Vargas, praças do Jardim Paulista e mais uma etapa do Cemitério Nossa Senhora do Carmo.
Já as equipes de manutenção viária realizam serviços de tapa-buracos nas ruas João Alberto Caruso, Alberto Baldan e rua 84, todas no Cidade Aracy, nas ruas Dino Guelf e João Francisco, na Vila Monteiro e na rua Arthur Rodrigues de Castro, no Jardim São Paulo. 
Uma outra frente de trabalho de serviços urbanos, concentra esforços na manutenção elétrica e iluminação na praça do Jardim Acapulco, praça dos Ipês, praça da Opto, rotatórias de acesso aos bairros Pacaembu e Jardim Cruzeiro do Sul, pontilhão da Travessa 8 e na praça da Independência, localizada na avenida São Carlos.
Ainda nesta semana, os trabalhos de drenagem estão concentrados no Córrego do Mineirinho (Rotatória do Cristo) e na avenida Comendador Alfredo Maffei, sentido centro/rotatória da Educativa.

Publicado em Outras Notícias

 

Portaria foi publicada no Diário Oficial da União. Cronograma de seleção ainda não foi divulgado


BRASÍLIA/DF - O MEC (Ministério da Educação) publicou nesta segunda-feira (25), no Diário Oficial da União, as regras para o processo seletivo do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) referente ao segundo semestre de 2021. O cronograma de seleção, entretanto, ainda será publicado em edital específico.

A portaria desta segunda-feira trata dos procedimentos e regras de oferta de vagas pelas instituições de educação superior, seleção das vagas a serem ofertadas, inscrição dos candidatos, classificação e pré-seleção dos candidatos, complementação da inscrição pelos candidatos pré-selecionados e redistribuição das vagas entre os grupos de preferência.

 Para ter acesso ao fundo, é necessário ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos e ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, obtendo no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do exame e não ter zerado a prova de redação. A seleção assegura apenas a expectativa de direito à vaga, já a contratação do financiamento está sujeita às demais regras e procedimentos de formalização do contrato.

O Fies é o programa do governo federal que tem o objetivo de facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas aderentes ao programa. Criado em 1999, ele é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

O primeiro é operado pelo governo federal, sem incidência de juros, para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa; o percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino. Já o P-Fies tem regras específicas e funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros.

Por R7

Publicado em Educação

 

Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente deixou 21 mortos, seis vítimas com ferimentos moderados e sete em estado grave

GUARATUBA/PR - Um acidente com um ônibus de turismo que despencou de uma rodovia deixou mortos e feridos na manhã desta segunda-feira (25), em Guaratuba, próximo à Curva da Santa, no Paraná. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu na BR 376, na altura do quilômetro 668.

Segundo informações iniciais dos Bombeiros, o acidente deixou 21 mortos, sete vítimas em estado grave e seis com ferimentos moderados. Outras 19 pessoas tiverem apenas escoriações leves. Os passageiros feridos estão sendo encaminhadas para hospitais em Curitiba e Joinville.

O ônibus de turismo, com placas do Pará, teria saído de Belém na sexta-feira (22) e tinha como destino a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. O veículo transportava 57 passageiros e dois motoristas.

 No local, estão presentes caminhões de combate a incêndio e resgate do Corpo de Bombeiros do Paraná, ambulâncias, viaturas de busca e salvamento, duas aeronaves do BPMOA (Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas), viaturas da concessionária Litoral Sul, equipes da Polícia Rodoviária Federal, aeronaves Águia de Santa Catarina e viaturas do Corpo de Bombeiros catarinense.

Por R7 * Com colaboração de Thaís Travassos, da Record TV.

Publicado em Outras Notícias

Nova tecnologia desenvolvida na USP de São Carlos - segura e eficiente - de prevenção e combate à COVID-19

 

SÃO CARLOS/SP - Pesquisadores do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (GO-IFSC/USP), liderado pelo Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, têm estudado ao longo dos anos técnicas de Biofotônica para eliminar microrganismos de diversas naturezas e localizados em diversos lugares. O propósito é  garantir a segurança da população, com ênfase muito especial para a pandemia da COVID-19 e outras que agora passarão a ser relevantes. Muitas pesquisas que estavam em andamento foram redirecionadas para a prevenção e combate à pandemia, enquanto outras se iniciaram pelo mesmo motivo.

Depois de terem sido desenvolvidos diversos equipamentos com base em luz ultravioleta na faixa germicida (UVC) - rodos para pisos e objetos hospitalares, descontaminadores de ambientes fechados e esteiras para descontaminação de produtos in natura, entre outros -, agora foi a vez do IFSC/USP desenvolver, de forma inovadora, um descontaminador para compras e pacotes com radiação ultravioleta (UVC), que pode ser facilmente instalado em supermercados, lojas, correios , empresas de delivery, ou mesmo em escritórios de alta manipulação e circulação de pacotes.

A ideia, conforme adianta a pesquisadora Drª Thaila Quatrini Corrêa, surgiu para minimizar a propagação de qualquer tipo de microrganismo que possa estar nas superfícies de embalagens, frutas, garrafas, ovos,  e itens que estão nas prateleiras dos supermercados. “Como normalmente os itens são manipulados por muitas pessoas, ou mesmo as pessoas respiram sobre eles, existe a chance de ocorrer contaminação entre os clientes e de levar essa contaminação para casa”, sublinha Thaila.

O equipamento, que deverá ser colocado no final do processo de compra, ou de embalagem ou de entrega, ou seja, após o pagamento, é composto por uma espécie de três pequenas plataformas horizontais, onde são colocados os itens (compras).

Ao apertar um botão, essas plataformas giram, sendo que uma delas entra em um compartimento protegido, no qual ocorre a iluminação por UVC de alta intensidade,

Após 20 segundos de iluminação, o sistema gira novamente para liberar os itens já descontaminados, permitindo que a outra plataforma, já com outros itens colocados pelo cliente seguinte, entre novamente no compartimento, repetindo o processo de descontaminação. O sistema é simples, rápido e seguro, por não expor as pessoas a incidência de UVC, sendo operado pelo próprio cliente, que apenas precisa apertar um botão.

“O descontaminador de compras com luz ultravioleta, testado no laboratório de microbiologia do Grupo de Óptica do IFSC/USP, possui alta eficiência em eliminar microrganismos. Diferentes tipos de superfícies foram avaliadas (metal, vidro e plástico) e os testes foram realizados com bactérias. Com apenas 20 segundos de luz ultravioleta sobre as diferentes superfícies foi possível reduzir mais de 99,99% dos microrganismos em todas as faces externas do pacote ou do produto”, enfatiza Thaila.

Quanto aos índices de redução de microrganismos em log de unidades formadoras de colônia por mililitro, os resultados dos testes foram os seguintes:

 

  • - superfície de vidro: 3,7 log UFC/mL;
  • - superfície de metal: 4,1 log UFC/mL;
  • - superfície de plástico: 4,4 log UFC/mL;

 

O produto está sendo patenteado e deverá chegar rapidamente ao mercado através de parceiros existentes, ou novos parceiros interessados pelo desenvolvimento.

Segundo o coordenador, Vanderlei Bagnato, “A proteção dos indivíduos de nossa sociedade em todas as situações possíveis é essencial neste momento, e o será daqui para frente, pois estaremos enfrentando esta situação ainda por alguns anos”

Mais um esforço do Grupo de Óptica do IFSC/USP para que a vida continue, agora frente a um “novo normal”.

 

 

*Por: Rui Sintra - jornalista IFSC/USP

SÃO PAULO/SP - Amigo pessoal de Fausto Silva, o colunista do R7 Flavio Ricco acaba de anunciar que o maior apresentador das TV Globo não renovará contrato, que vai até o fim deste ano com a emissora, e encerra o Domingão do Faustão em dezembro, após quase 31 anos no ar ininterruptamente.

A marca Domingão pode continuar. A TV Globo ainda faz estudos sobre o assunto, mas a saída do apresentador é dada como certa por Ricco. O mais surpreendente é que Ricco não associa a saída de Fausto à aposentadoria. Ele afirma que Silva conversará com outras emissoras e analisará propostas. Sinal claro de que a decisão foi após um desacordo na renovação. É sabido no mercado que os super salários de apresentadores de TV foram reduzidos drasticamente ano passado durante a pandemia e a crise avassaladora das TVs frente ao mercado publicitário.

A partir de 2022, a Globo pretende renovar completamente os domingos. Ainda de acordo com o colunista, Ricardo Waddington, diretor de Entretenimento da emissora, ofereceu as noites de quinta-feira para Fausto, mas ele não aceitou a proposta.

 

 

*Por: LEO DIAS / METROPOLES

Publicado em TV

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.