fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quinta, 14 Janeiro 2021

SÃO CARLOS/SP - O vice-prefeito Edson Ferraz esteve reunido na manhã desta sexta-feira (15/01), com a secretária de Educação, Wanda Hoffmann, quando foi apresentado uma prévia do plano de retorno às aulas na rede municipal de ensino. A Prefeitura trabalha com três propostas: remota, semipresencial (ensino híbrido) e presencial.
O plano prevê programações diferentes para cada fase da educação infantil, já o ensino fundamental (I e II), contará com um planejamento de retorno às aulas baseado no plano do estado, porém em datas diferentes, mas seguindo todos os estudos, cenários e protocolos de segurança impostos contra a COVID-19. “Queremos que as crianças tenham todo o apoio, e que a gente consiga desenvolver um cenário seguro para elas e também para os professores e todos que trabalham na educação”, enfatizou Wanda Hoffmann.
O plano municipal será implementado por etapas. “Vamos iniciar com as fases que podem, com a porcentagem presencial permitida, depois, vamos seguindo para o chamado ensino híbrido, até que realmente tenhamos a vacina e um maior controle da pandemia para voltarmos ao normal”, acrescentou a secretária de Educação.
O próximo passo será a discussão do que já foi planejado com os diretores das escolas municipais, que no momento estão de férias. “Reuniões serão marcadas para passar todo o conteúdo do planejamento e discutir novas ideias para que o processo educacional no município retorne da melhor forma possível”, garante Wanda Hoffmann.
Durante o encontro, o vice-prefeito Edson Ferraz, também lembrou que o retorno às aulas diante ao cenário da COVID-19, não depende só da Secretaria Municipal de Educação, e sim de outros esforços que evolvem as demais pastas, em que cada uma, tem a sua responsabilidade com um trabalho integrado.
“Os trabalhos para volta as aulas já se iniciaram, tivemos em São Paulo para as orientações junto ao Governo do Estado, claro que nossa realidade é diferente, a maioria dos nossos alunos estão entre 0 e 6 anos, tenho certeza que vamos chegar ao melhor formato, cumprindo todos os protocolos necessários respeitando a vida de cada um. Uma criança perde muito quando deixa de frequentar a escola, porém é preciso cuidados”, concluiu Edson Ferraz, que na reunião representou o prefeito Airton Garcia.
A rede municipal de ensino conta com 60 unidades escolares, sendo 10 EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica), 49 CEMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e 01 EMEJA (Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos). Em 2020 foram matriculados mais de 19 mil alunos. Mais de 10 mil crianças de 0 a 6 só na educação infantil.

Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - O vice-prefeito, Edson Ferraz e o atual secretário de Esportes e Cultura, João Baptista Muller, acompanhado do chefe de gabinete da pasta, Luiz Henrique Lopes e do diretor de Esportes de Rendimento, Fabiano Lourenço, se reuniram na tarde da última quinta-feira (14/01), no Centro Municipal de Artes e Cultura (CEMAC), com representantes de entidades e associações esportivas da cidade.
Durante o encontro o vice-prefeito deu boas vindas ao novo secretário da pasta e destacou a importância do estímulo ao esporte no município. “João Muller é um secretário que tem conhecimento com o esporte e que vai dar sequência e ampliar o trabalhado que vem sendo realizado de apoio aos atletas e suas entidades. Conseguimos nos últimos 4 anos restabelecer o pagamento do Bolsa Atleta que hoje atende 212 atletas com benefício de R$ 400,00 mensalmente para cada um, antes só tínhamos 62 bolsas, assim como o Bolsa Paratleta Amador, que também retomamos. Hoje investimos mais de R$ 84 mil mensalmente com esses programas”, afirmou Ferraz.
Segundo João Muller, esse encontro com os representantes das entidades é muito importante para os desafios de 2021. “Temos mais de 30 modalidades e precisamos que as associações também busquem recursos, além de toda a ajuda que repassamos como pagamento de taxas de federações e arbitragens, transporte para competições oficiais, material esportivo e uniformes para as equipes. Também disponibilizamos mais 8 mil passes mensalmente para que os atletas possam se deslocar para treinamentos, enfim vamos continuar trabalhando sempre para dar melhores oportunidades e condições a todas as modalidades”.
O novo secretário também anunciou que o Serviço de Orientação a Atividade Física (SOAF), programa gratuito e aberto para todas as idades, oferecido antes da pandemia de forma presencial em vários espaços públicos da cidade, agora vai ser realizado virtualmente. “As atividades físicas, as orientações sobre a importância dos exercícios na qualidade de vida, vão ser gravadas pelos professores em estúdio e depois transmitidas pela internet nas nossas redes sociais. Vamos disponibilizar programas para diversas idades. Acreditamos que em fevereiro já conseguimos iniciar esse novo modelo de programa. Na área da cultura já realizamos várias atividades dessa forma e agora vamos também fazer algumas atividades esportivas dessa maneira”, anunciou Muller.
A Secretaria de Esportes e Cultura também prepara um cadastro de atletas da mesma forma que fez com o Cadastro dos Artistas, quando todos da área, por meio do site da Prefeitura, preencheram um formulário com informações da atividade realizada. 

BOLSAS - Entre os requisitos para ter direito a bolsa atleta ou paratleta é ser membro de equipe esportiva de qualquer modalidade, vinculada à Secretaria Municipal de Esportes e Cultura e ser aluno regularmente matriculado em instituição de ensino fundamental ou ensino médio, púbica ou privada, ou que já tenha concluído o ensino médio.  
Outras informações podem ser obtidas na sede da Secretaria, na rua Dom Pedro II, nº 1.296, no centro, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h ou das 14h às 18h pelo telefone 3374-3270.

Publicado em Outras Notícias

O pedido foi feito pelo Ministério da Saúde à Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos para enfrentar a crise de falta de leitos no Estado do Amazonas

 

SÃO CARLOS/SP - A Santa Casa de São Carlos vai ceder 2 dos 3 leitos de UTI COVID Neonatal do hospital para que sejam usados, em caso de necessidade, por bebês transferidos de Manaus (AM). A solicitação foi feita pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (14) à Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), que acionou a rede de hospitais filantrópicos em todo o país.

“O pedido de apoio foi direcionado principalmente às Instituições em Estados mais próximos ao Amazonas, como Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Piauí e Goiás. Mas, na falta de leitos nesses lugares, nós aqui no interior de São Paulo podemos colaborar. Por isso, estamos oferecendo nossos leitos para socorrer a comunidade de Manaus, diante dessa crise sem precedentes”, afirma o Provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Junior.

Manaus enfrenta uma explosão de casos de COVID-19. A média móvel de mortes cresceu 183% no Amazonas nos últimos 7 dias. Até quarta-feira (13), mais de 219 mil pessoas haviam sido infectadas pela COVID em todo o estado, e mais de 5,8 mil morreram com a doença. Com isso, unidades de saúde ficaram até mesmo sem oxigênio.

Ainda segundo o Provedor, os leitos que serão cedidos, voltados a cuidados intensivos infantis para enfrentamento da COVID 19 (3 leitos UTI COVID Pediátrica e 3 leitos UTI COVID Neonatal), estão com baixa ocupação desde o dia 2 de agosto de 2020. Portanto, o fato de cedê-los para possíveis pacientes vindos de Manaus, não deixará nem o município nem a região desassistidos.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - A cidade de São Carlos tem muitas coisas boas, obras e conquistas que podemos nos orgulhar, entretanto um assunto que já é antigo, ainda sim precisa melhorar e muito em nossa cidade, estamos falando da proteção ao animal.

Estamos em 2021, é verdade que em vários anos, São Carlos evoluiu muito com relação a proteção animal, e foi um trabalho de vários nomes envolvidos, iremos citar a ex-vereadora Laide Simões, que após vários anos lutando por esta causa na Câmara Municipal, não estará no pleito nestes 4 anos, nem por isso, os animais devem se preocupar, pois terão uma representando excelente, que daremos mais detalhes daqui a pouco.

A Rádio Sanca no ano de 2020 foi até São Paulo e conversou com o Deputado Estadual Bruno Ganem, porém por falta de interesse do Poder Público e do legislativo da época, não foi possível trazer um hospital público para animais. Hoje se você tem um problema com seu animal de estimação, você tem que leva-lo em um veterinário particular onde muitas vezes a despesa e muito alta e muitas pessoas não tem a condição de tratar, neste momento acontece o abandono do animal, que muitas vezes morre ou se recupera e passa a viver nas ruas sem amparo nenhum.

O intuito desta matéria é fazer com que as autoridades do município se importem mais com a causa animal, desta forma iremos citar em tópicos o que falta em São Carlos com relação a proteção e cuidado dos animais.

 

• SAMU ANIMAL

• DELEGACIA DE PROTEÇÃO ANIMAL

• HOSPITAL PÚBLICO ANIMAL

 

SAMU ANIMAL - O Samu animal nada mais é do que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência a cães e gatos de rua em situação de alto risco. Ele existe em diversas cidades do Brasil, como Campinas, Osasco, Pouso Alegre (MG), Pernambuco (RE), Florianópolis (RS), Cachoeirinha (RS), entre outras.

 

DELEGACIA DE PROTEÇÃO ANIMAL - A delegacia animal tem a função de receber denúncias de qualquer tipo de abuso, crueldade e maus tratos contra os animais e os acusados do crime de maus-tratos a animais podem sofrer detenção de três meses a um ano, além de multa. Hoje existem 3 delegacias de proteção animal no Estado de São Paulo, a mais próxima fica em Ribeirão Preto.

 

HOSPITAL PÚBLICO ANIMAL - Os hospitais públicos animais oferecem serviços gratuitos de consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internação aos animais. No total são oito especialidades: clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia. Existem 5 hospitais públicos para animais na grande São Paulo e um em Mogi das Cruzes.

 

Este ano de 2021 a Câmara Municipal de São Carlos teve diversas renovações. Uma delas foi a professora Neusa Golineli, que além de atuar na educação, no esporte, ela também é uma das grandes protetoras animais que existem em nossa cidade, porém, que poucos conhecem justamente pela pouca atenção que esse assunto recebe. A Professora Neusa com toda certeza irá lutar com muita garra pelos animais que são indefesos, e que precisam de ajuda. No município existem outras pessoas que também lutam pela causa, como Guilherme Marrara, a própria Laide que cuida da Uipa, que recebe animais em situação de rua, entretanto, São Carlos precisa urgentemente de serviços especializados e com o suporte necessário. Os protetores animais muitas vezes tiram do bolso para poder cuidar desses animais quando poderiam ser auxiliados pelo SAMU animal, hospital público animal e até mesmo pela delegacia animal.

O município atualmente tem um departamento de proteção animal, entretanto a demanda é muito grande e muitas vezes é impossível que este departamento de conta de buscar animais abandonados, e ainda cuidar de suas obrigações como canil municipal e posto zootécnico.

A Rádio Sanca mais uma vez lembra que o intuito desta matéria é pedir encarecidamente que os órgãos competentes do município possam abraçar a causa, lutar para criar esses órgãos em nossa cidade e cuidar destes animais que precisam da ajuda de todos.

Queremos também pedir as pessoas que não abandonem os animais, quando você decidir adotar um animal, o adote de verdade, não faça como algumas pessoas que deixam seus cachorros para fora de casa, na rua, com fome, cede, muitas vezes na chuva e tendo que ser cuidado por outras pessoas, sendo que o lar dele deveria ser a sua casa. Tenha compaixão com os animais, não os maltrate e nem os abandone!

Segundo o artigo 32º da lei Federal nº 9.605/98, “Praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena: detenção de três meses a um ano e multa
§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

Assim como no artigo 23º da Lei Municipal 13.209/03 estabelece que “É proibido soltar ou abandonar animais em vias e logradouros públicos”.
Portanto, fique de olho! Ao ver um fato que possa ser caracterizado como abandono, faça uma análise rápida: verifique se existem outras pessoas que presenciaram o fato e que podem testemunhar; anote, se for o caso, a placa do veículo e também o local, dia e hora exatos da ocorrência. Por fim, DENUNCIE!

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - Um homem foi encontrado morto no estacionamento do Bloco II, do CDHU, em São Carlos, na manhã de hoje, 15.

Nossa reportagem esteve no local, e segundo informações, Alexander P. Moreira, de 49 anos, natural de Curitiba/PR, é morador em situação de rua e a noite teria deitado no estacionamento do referido condomínio, porém pela manhã, populares encontraram a vítima sem vida.

O SAMU e a Polícia foram acionados, mas quando chegaram Alexander já estava sem vida. A perícia foi acionada. A principio teria sido morte natural, pois não aparentava ter ferimentos ou agressões, mas o laudo do IML dirá as causas reais.
O caso será investigado pela Polícia.

Publicado em Policial

Pagamento antecipado da taxa pode ser feito até 31 de março. A partir desta data, o licenciamento deverá seguir calendário

SÃO CARLOS/SP - O licenciamento de veículos novos passa a ter um reajuste de 40,4% para 2021 em relação ao ano passado a partir desta sexta-feira (15), no estado de São Paulo. O valor que havia aumentado de R$ 93,87 para R$ 98,91, com reajuste de 5,36 %, nos primeiros dias deste ano, agora será de R$ 131,80.

 Para os carros usados, a taxa não muda, continua em R$ 98,91. O aumento será só para veículos 0 km adquiridos a partir desta sexta-feria (15).  

Desde o dia 4 de janeiro, os motoristas podem realizar o licenciamento anual de seus veículos de forma antecipada. A antecipação pode ser feita até o dia 31 de março, a partir desta data, os licenciamentos devem ser realizados de acordo com o calendário referente a cada final de placa.

Pelo calendário, o licenciamento anual obrigatório no estado começa em 1º de abril e vai até dezembro, exceto para caminhões e tratores, cujos prazos vão de setembro a dezembro.

A taxa do seguro DPVAT não será cobrada em 2021, conforme decisão do CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados).

No estado de São Paulo, o licenciamento é feito digitalmente, sem necessidade de o contribuinte ir a uma unidade do Detran ou Poupatempo. A fim de ser em conjunto com o pagamento do IPVA, o órgão antecipou o prazo para licenciar o veículo.

Basta o proprietário informar o número do Renavam e pagar via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e nas lotéricas.

 Um dia após o pagamento, o CRLV (certificado de registro e licenciamento de veículo) estará disponível para download e impressão no item “Licenciamento Digital” nos portais do Poupatempo, Detran-SP e Denatran. Além disso, o usuário poderá acessar o CRLV por meio dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran-SP e Carteira Digital de Trânsito. Então, é só salvar o documento no próprio celular ou imprimi-lo.

Se acaso o contribuinte não licenciar seu veículo até o último dia útil do mês referente ao número final da placa, haverá incidência de multa e juros. Inclusive, vale reforçar: todos os débitos do veículo devem estar quitados para realizar o licenciamento.
Calendário de licenciamento

 

Por R7

 

Publicado em Trânsito
Sexta, 15 Janeiro 2021 13:45

GM encontra entorpecentes no Monte Carlo

SÃO CARLOS/SP - A Guarda Municipal de São Carlos apreendeu entorpecentes na manhã de hoje, 15, em um terreno próximo ao Centro da Juventude, no bairro Monte Carlo.

Segundo consta, os GMs realizavam ronda de rotina, quando na Avenida Papa Paulo VI, esquina com a Rua Geraldo Bretas, avistou dois jovens, onde os mesmos ao olhar pra trás avistou a viatura e saíram correndo. Os Guardas realizaram uma varredura onde eles estavam, mas nada foi localizado.

Os agentes de segurança continuaram com trabalho de patrulhamento e mais uma vez viram os rapazes, que tomaram a mesma atitude, ou seja, se evadiram do local e desapareceram como num passe de mágicas. No terreno os Guardas Municipais encontraram 02 tijolos de maconha pesando 1.000 gramas cada, oito tabletes da mesma droga pesando 260 gramas cada, 252 porções de maconha, 01 balança de precisão, 01 grampeador e 01 aparelho celular.

Diante dos fatos todos os materiais foram apreendidos e apresentados na DISE de São Carlos.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Em nova classificação, o governador João Doria anunciou que toda a área de abrangência da Diretoria Regional da Saúde (DRS-III), que compreende São Carlos e mais vinte e três municípios, continuaram na Fase Amarela do Plano São Paulo, que define as regras de funcionamento das atividades econômicas durante a pandemia do novo coronavírus.

O anúncio aconteceu de forma extraordinária – já que a próxima reclassificação está marcada para o dia 05 de fevereiro – na tarde desta sexta-feira (15), durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

Esta foi a segunda reclassificação de 2021. Sete regiões regrediram para a fase laranja: Araçatuba, Bauru, Franca, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Taubaté. A região de Marília foi para a Fase Vermelha.

Feliz e ao mesmo tempo preocupado, o presidente da ACISC, José Fernando Domingues, pede aos comerciantes que redobrem a atenção e os cuidados sanitários.

“A gente tem visto uma crescente no número de casos de coronavírus aqui em São Carlos. Desta vez, os números de toda a região possibilitaram que continuemos na Fase Amarela, porém, é importante que redobremos nossa atenção aos cuidados preventivos para que não sejamos reclassificados negativamente nos próximos anúncios do Plano São Paulo”, alertou.

Zelão enfatiza que tanto os comerciantes quanto os consumidores têm respeitado as regras estabelecidas e que as festas de final de ano, infelizmente, contribuíram para o crescimento de casos em todo o Estado. “Nossos comerciantes vêm se esforçando bastante. Acredito que as confraternizações de final de ano impactaram, negativamente, no aumento de casos. Não podemos generalizar, mas muita gente acabou não respeitando as medidas sanitárias e de distanciamento social”, relatou.

Classificado à Fase Amarela, o comércio de São Carlos e região continuará em funcionamento com capacidade limitada a 40% de ocupação para todos os setores, e limitação de atendimento presencial máximo de 10 horas por dia. Bares continuam com restrição de atendimento até às 20 horas.

As normas sanitárias são as mesmas para todos os segmentos: disponibilizar higienização para funcionários e consumidores com álcool gel 70% em pontos estratégicos; os funcionários devem utilizar máscaras durante toda a jornada de trabalho, assim como os consumidores; o acesso e o número de pessoas nos estabelecimentos devem ser controlados; manter todas as áreas ventiladas; e a fila deve ter distanciamento de 2 metros entre as pessoas.

Zelão espera que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) libere logo o uso emergencial das vacinas. “Esperamos que a população comece a ser vacinada logo e, efetivamente, possamos superar esse vírus que castigou e tem castigado o mundo inteiro, tanto na saúde das pessoas quanto na parte econômica”, afirmou.

A próxima classificação ordinária do Plano SP acontecerá no dia 05 de fevereiro, porém o Centro de Contingência do COVID-19, novamente, poderá reclassificar extraordinariamente as regiões, em caso de aumento na incidência de casos pelas regiões.

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - Um morador está indignado na região do Cruzeiro do Sul, pelo serviço feito pelo SAAE na Rua República do Líbano, depois do supermercado Miami, em São Carlos.

Segundo o internauta, após meses o SAAE acatou a reclamação dos moradores da região e foi solucionar o vazamento de água. Muito bem, porém aterrou e na última terça-feira (12), uma equipe foi tapar o buraco com camada asfáltica, mas conforme foto, o asfalto está rachando e afundando.

“Gente do céu, olhem o absurdo! Há três dias foi feito o tapa-buraco e já está trincando e afundando, poxa é um desperdício de dinheiro público, agora vão ter que vir de novo e fazer o serviço direito, ou seja, dinheiro gasto duas vezes. É um tremendo descaso com dinheiro público” afirmou morador.

 

WhatsApp Rádio Sanca 

Publicado em Outras Notícias

A cantora já está se preparando para o primeiro lançamento do ano

 

RIO DE JANEIRO/RJ - Dando boas vindas a 2021 e aos novos trabalhos musicais, Flay desapegou dos cabelos longos e apareceu com o visual totalmente repaginado! A cantora que recentemente lançou a faixa "Dois Vagabundos" em parceria com o Lucas Lucco, já está focada no seu próximo lançamento e atrelou a mudança na imagem ao novo single: "Ano novo, fase nova e uma mudança radical para o meu próximo trabalho.". Em um vídeo divertido postado nesta quinta-feira (15), nas redes sociais, ela mostra como ficou o resultado. 

 

Desde que deu início a carreira solo, Flay já alcançou números expressivos, se uniu a grandes nomes da música e mostrou que além de talento, também tem de sobra versatilidade artística.

O responsável pela mais nova mudança da Flay, o hairstylist Eder Fernando, é conhecido em São Paulo por transformar o cabelo das celebridades.

Publicado em Celebridades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.