fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Terça, 19 Janeiro 2021

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta quarta-feira (20/01/21) os números da COVID-19 no município.

São Carlos contabiliza neste momento 7.484 casos positivos para COVID-19 (191 resultados positivos foram divulgados hoje), com 86 óbitos confirmados e 106 descartados.

Dos 7.484 casos positivos, 7.033 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 4 óbitos sem internação, 447 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 328 receberam alta hospitalar e 82 positivos internados foram a óbito. 6.984 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 22.779 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (201 resultados negativos foram divulgados hoje).

Estão internadas neste momento 59 pessoas, sendo 26 adultos na enfermaria (22 positivos, 3 suspeitos e 1 negativos). Na UTI adulto estão internadas 31 pessoas (30 positivos e 1 negativo). Neste momento 2 crianças estão internadas na enfermaria, 1 com suspeita da doença e outra com resultado negativo para COVID-19. Nenhuma criança está internada neste momento na UTI. 16 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos. A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS está hoje em 75% (21 pessoas estão internadas em leitos de UTI/SUS. O município hoje conta com 28 leitos UTI/SUS, sendo 10 no Hospital Universitário e 18 na Santa Casa, que dispõe de 14 leitos na ala adulto e 4 na ala pediátrica). Na enfermaria/SUS estão internadas 18 pessoas. Na rede particular 10 pessoas estão internadas na enfermaria e 10 na UTI.

 

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 36.041 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 31.731 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 4.310 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre - mesmo que referida -, calafrios ou dor de garganta ou dor de cabeça ou tosse ou coriza ou distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos), sendo que 21.754 pessoas já realizaram coleta de exames, 16.735 tiveram resultado negativo para COVID-19, 4.775 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 235 aguardam resultado de exame.

O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - A reportagem da Rádio Sanca encontrou uma praça que fica em frente a Tapete São Carlos, na Rua Miguel Giomette, cruzamento com a Rua Tiradentes, na Vila Arnaldo totalmente abandonada.

O fato é que essa praça precisa dos cuidados urgentes da Secretaria de Serviços Públicos, uma vez que o mato tomou a praça, os bancos, até a iluminação está prejudicada por conta de galhos de árvores.

Sem contar que pelo tamanho do mato, muitos animais peçonhentos podem se proliferar no local e ir para as residências.

A Rádio Sanca pede que o Poder Público tome providência, uma vez que a cidade carece de pontos de lazer, e uma praça seria um ótimo lugar para os moradores da região passarem um tempo de descanso e lazer.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - Os secretários de Serviços Públicos, Mariel Olmo e de Trabalho Emprego e Renda, Nino Mengatti, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (20/01), com a presidente Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de São Carlos (COOPERVIDA), Valdinéia da Silva Françoso, para propor melhorias de infraestrutura e aquisição de equipamentos, e consequentemente o aumento do número de cooperados e da coleta de recicláveis no município.
Atualmente a COOPERVIDA conta com 48 cooperados que são responsáveis pelo recolhimento e a destinação correta de 30% de todo material reciclável coletado na cidade, que gira em torno de 100 toneladas ao mês.
Durante a visita técnica realizada na sede da cooperativa, o secretário de Serviços Públicos, Mariel Olmo, falou da importância da ampliação e modernização do local. “É uma visita para avaliar as condições da cooperativa no cenário atual e o que pode ser investido para o aumento da produtividade e na geração de empregos. Vamos fazer todo o planejamento necessário para que as coisas aconteçam”, enfatizou ele.
Entre os itens necessários para o aumento da coleta seletiva na cidade está a aquisição de esteiras de triagem e melhorias no barracão da sede. “A Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda pode disponibilizar esses equipamentos com linha de crédito por meio do Banco do Povo e convênios como o Programa da Economia Solidária. Sendo assim, temos como melhorar todas as condições de trabalho, o número de empregos e a qualidade de vida e renda dos cooperados”, acrescentou Nino Mengatti.
Uma nova reunião está prevista para a semana que vem na Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, junto com os técnicos da Economia Solidária. Na ocasião será apresentada pela presidente da COOPERVIDA, uma relação dos equipamentos necessários e infraestrutura para as próximas etapas. “Vamos fazer uma reunião com os cooperados e levar a relação dos itens necessários para o próximo encontro. Essa união é o que precisamos para ampliar e melhorar a coleta seletiva em toda a cidade”, disse a presidente da cooperativa Valdinéia da Silva Françoso.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - No dia 10 de agosto de 2020 a Rádio Sanca através do Jornalista Rodrigo Stein e do Reporter Maicon Ernesto foram até o poço artesiano Antônio Fischer dos Santos, conhecido como poço da Cica para reclamar a situação que se encontrava o local, pois estava totalmente abandonado, com mato alto, local estava sujo, sem o minimo de manutenção. Na época falamos com Mola, diretor do SAAE e ele afirmou que iria passar para o setor competente. 

No dia 7 de Janeiro deste ano, a Rádio Sanca escreveu uma matéria porque mesmo após 6 meses nada ainda havia sido feito, entretanto, o Jornalista Rodrigo Stein recebeu a informação de que a Prefeitura após receber ver a matéria da Rádio Sanca, enviou uma equipe para realizar a revitalização do local. 

O mato foi aparado e mais algumas manutenções pontuais foram realizadas, porém ainda há muito a ser feito, como por exemplo a pintura do local e o reparo do toldo, mas a Rádio Sanca e a população agradece a Prefeitura por ouvir a voz do povo e realizar o serviço de revitalização. 

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, informa que realiza o trabalho emergencial de reparo na galeria de águas pluviais na avenida São Carlos, próximo à rua Machado de Assis. O local está interditado para os motoristas quem seguem no sentido Praça Itália/Centro. Os trabalhos tiveram início nesta quarta-feira (20/01) e o prazo para conclusão é de 48 horas. Nesse período, os motoristas devem evitar o local e utilizar rotas alternativas.

Publicado em Outras Notícias

Mesmo em tempos de pandemia, 2.200 alunos foram atendidos e ofertados 250 títulos na unidade
 

   SÃO CARLOS/SP -  A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças para todos os setores, em especial para a educação, que enfrentou grandes desafios. Equipe pedagógica, professores e alunos precisaram desvendar um mundo de possibilidades por meio do ensino virtual, onde não existem barreiras geográficas e o isolamento social pôde ser mantido.
    Atento a essas novas perspectivas, o Senac São Carlos reorganizou suas unidades curriculares, de tal forma que aulas presenciais passaram a ser remotas e aquelas que exigiam práticas foram readequadas. Em 2020, a unidade ofereceu 250 cursos, divididos entre técnicos, livres e do Ensino Médio Técnico, que alcançaram em torno de 2.200 alunos.
    Para Márcia Cristina Fragelli, gerente em exercício da instituição, foi um ano desafiador que exigiu adaptação do grupo, inclusive dos alunos, pois alguns quebraram paradigmas, superaram barreiras e desbravaram novos caminhos. As unidades curriculares foram analisadas e adaptadas de acordo com o momento para garantir o cumprimento do cronograma e nenhum curso foi cancelado.  

“As unidades curriculares que exigiam aulas práticas foram remanejadas, priorizamos o conteúdo teórico naquele momento e, agora, aos poucos, com a flexibilização, estamos reinserindo as turmas na vivência prática.”

    Outra conquista do momento foi alcançar alunos de localidades distantes por meio dos temas com conteúdo 100% remoto.

“Tivemos alunos, de outros estados, que se interessaram por um curso ofertado, se matricularam, aproveitaram a qualificação e fizeram desse conhecimento uma possibilidade de ganho extra”, comenta Márcia.
    

Além das adaptações das unidades curriculares, alguns títulos do acervo da biblioteca foram disponibilizados online. Ainda, reformulações feitas no aplicativo do Senac e no site serviram para aproximar ainda mais o aluno e a instituição, fortalecendo as relações.  “O Senac São Carlos cumpriu a sua identidade organizacional mesmo em um ano tão atípico”, ressalta a gerente em exercício.
    Para saber mais sobre todas as novidades da instituição para 2021, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/saocarlos. No endereço, também será possível consultar os cursos livres

Publicado em Educação

 

Pesquisadores israelenses analisaram pacientes que haviam recebido o imunizante e constataram alto nível de anticorpos

 

MUNDO -  Pesquisadores do Sheba Medical Center, em Israel, apresentaram nesta quarta-feira (20) resultados de um estudo com 102 pessoas que haviam recebido as duas doses da vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 e com uma perspectiva até então nunca relatada.

Segundo o grupo de cientistas, o imunizante pode produzir uma resposta imunológica tão forte a ponto de impedir a transmissão do coronavírus entre indivíduos.

 O estudo ainda não foi publicado e não há evidências mais robustas em relação à capacidade da vacina em reduzir a transmissibilidade. Por esta razão, as medidas de distanciamento físico e uso de máscara ainda são exigidas.

A professora que conduziu a pesquisa, Gili Regev-Yochay, salientou, no entanto, que os achados foram "encorajadores e razoáveis ​​para assumir que essas pessoas não serão portadoras [do coronavírus] ou contagiosas, embora isso ainda não seja uma conclusão direta", de acordo com o site International Business Times.

Ela argumentou que, com base nos níveis de anticorpos identificados nas pessoas vacinadas, seriam suficientes evitar até mesmo que o coronavírus se replicasse no organismo das pessoas que viessem a ser expostas.

PublicidadeBotão para controlar o volume da publicidade

Os pacientes chegaram a desenvolver 20 vezes mais anticorpos contra o coronavírus após a segunda dose da vacina. Mas dois deles não produziram defesa — um paciente imunocomprometido e outro que está sendo investigado.

As vacinas contra covid-19 foram desenvolvidas com o propósito inicial de reduzir o maior percentual possível de casos graves de covid-19 e, consequentemente, mortes.

Desta forma, cientistas e laboratórios afirmam que é possível que indivíduos vacinados cheguem a contrair o coronavírus e fiquem com ele no corpo por algum tempo, podendo transmiti-lo.

 A capacidade da vacina em quebrar as cadeias de transmissão do SARS-CoV-2 só poderá ser observada quando houver uma grande população vacinada.

Especialistas estimam que o primeiro país onde será possível ter uma percepção disso deve ser Israel, onde quase 30% dos 9 milhões de habitantes já receberam a vacina. É o maior percentual de pessoas imunizadas no mundo.

Por R7

 

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - Mais um acidente foi registrado na tarde desta quarta-feira (20) no Centro de São Carlos.

Segundo o apurado pela nossa equipe, a motociclista seguia com sua Suzuki Yes 125 na cor preta, pela Rua Major José Inácio, e meio do quarteirão, próximo ao cruzamento com a Rua 9 de Julho, por motivos desconhecidos a motociclista colidiu com uma caminhonete Chevrolet D20 vindo ao solo.

O SAMU foi acionado e socorreu a motociclista de 29 anos com escoriações pelo corpo e uma possível fratura na tíbia da perna direita, para a Santa Casa de São Carlos.

Até o momento não foi registrado Boletim de ocorrência do acidente.  

Publicado em Trânsito

SÃO CARLOS/SP - Um acidente envolvendo 4 carros aconteceu nesta quarta-feira (20) em São Carlos

Segundo o apurado pela nossa equipe, uma mulher de 51 anos seguia com seu Hyundai Creta pela Rua São Sebastião, e antes de chegar ao cruzamento com a Rua Rui Barbosa, a mulher teria ficado desacordada, possivelmente por conta de um mal subido, e por conta disso não parou no cruzamento.

Neste momento ela atingiu um Honda Civic que rodou, ficando parado de atravessado no meio da rua.

Pelo fato da mulher estar desacordada e o carro ser automático, ele não parou e atingiu ainda mais veículos que estavam estacionados, um Renault Kwid e um Honda Fit, vindo então somente a para quando atingiu o Kwid e ficando assim o Creta atravessado na via também.

O SAMU foi acionado e atendeu a ocorrência junto a Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros (UR). Os socorristas tiveram que optar por tirar a mulher pelo porta malas do veículo, uma vez que estavam impossibilitados de tirar pela porta do motorista ou passageiro.

A mulher foi encaminhada para a Santa Casa de São Carlos para atendimento médico mais detalhado e melhores cuidados. Os outros condutores nada sofreram, e o trânsito ficou lento devido ao ocorrido.

A Polícia Militar esteve no local e registrou o ocorrido.

Publicado em Trânsito

 

Portaria foi publicada hoje no Diário Oficial da União

 

BRASÍLIA/DF - Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não fizeram a prova de vida entre março de 2020 e fevereiro deste ano não terão seus benefícios bloqueados.

A Portaria nº 1.266/2021, publicada hoje (20) no Diário Oficial da União, prorroga a interrupção do bloqueio de benefícios para as competências de janeiro e fevereiro, ou seja, para pagamentos até o fim de março.

A prorrogação vale para os beneficiários residentes no Brasil e no exterior. De acordo com a portaria, a rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária que paga os benefícios permanece e a comprovação da prova de vida deverá ser realizada normalmente pelos bancos.

Realizada todos os anos, a comprovação de vida é exigida para a manutenção do pagamento do benefício. Para isso, o segurado ou algum representante legal ou voluntário deve comparecer à instituição bancária onde saca o benefício. O procedimento, entretanto, deixou de ser exigido em março de 2020, entre as ações para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, e a medida vem sendo prorrogada desde então.

Desde agosto do ano passado, o a prova de vida também pode ser feita por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site do órgão por beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade. A comprovação da dificuldade de locomoção exige atestado ou declaração médica. Nesse caso, todos os documentos são anexados e enviados eletronicamente.
Militares inativos

Também foi publicada no Diário Oficial da União portaria do Ministério da Defesa que também suspende, até 30 de junho, a atualização cadastral para prova de vida de militares inativos, pensionistas de militares, militares anistiados políticos e dependentes habilitados. De acordo com o texto, nesse caso, o bloqueio de pagamentos por falta de realização da comprovação de vida voltarão a acontecer a partir de 1º de julho.

A medida também foi adotada em março do ano passado em razão da pandemia de covid-19 e vem sendo prorrogada.

Edição: Maria Claudia

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Publicado em Economia

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.