fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Segunda, 18 Janeiro 2021

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu no início da noite desta terça-feira (19/01) a informação de que para esta primeira etapa da campanha de imunização contra a COVID-19 vai receber 3.960 doses do imunizante.

A informação foi repassada pelo GVE Araraquara (Grupo de Vigilância Epidemiológica/Diretoria Regional de Saúde – DRS III) que também declarou que as doses devem ser entregues entre esta quarta-feira (20/01) e sexta-feira (22/01).

Baseado nos números da Campanha Nacional de Imunização contra Influenza, realizada em 2020, quando foram vacinados 33.204 idosos contra a gripe, a Vigilância Epidemiológica de São Carlos solicitou 43 mil doses para vacinar os profissionais da saúde, aproximadamente 10 mil pessoas, acamados, idosos de instituições de longa permanência (abrigos) e idosos até 60 anos.  

“O Plano Estadual de Vacinação previa vacinar a partir do dia 25 de janeiro indígenas, quilombolas, profissionais da saúde, idosos acamados e de abrigos e a partir de 8 de fevereiro os idosos com 75 anos ou mais. Até 22 de março todos os idosos até 60 anos deveriam tomar a primeira dose, por isso pedimos 43 mil doses. Como vamos receber bem menos, a ideia é vacinar inicialmente profissionais de saúde que atendem diretamente os pacientes infectados. Nesta quarta-feira (20/01) vamos ter uma reunião com o GVE para saber mais informações relativas a logística de entrega da vacina e também da previsão para a aplicação da segunda dose”, explicou Crislaine Mestre, diretora de Vigilância em Saúde.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Palermo, as doses recebidas agora serão aplicadas diretamente nos locais de trabalho dos profissionais da saúde que farão parte desse grupo inicial. “Nossas equipes é que vão aplicar a vacina e fazer a coordenação dessa imunização, porém a ideia e fazer por plantões médicos das unidades. Neste momento as pessoas não devem buscar postos de saúde para a vacinação”, alertou o secretário.

O Governo do Estado deve anunciar nas próximas horas se vai conseguir manter o cronograma inicial ou se ocorrerá mudanças, já que depende de aprovação da Anvisa para uso emergencial de outras 4,8 milhões de doses em fase final de produção pelo Instituto Butantan.

Publicado em Coronavírus

 

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta terça-feira (19/01/21) mais uma morte por COVID-19 no município, totalizando neste momento 86 óbitos.

Trata-se de um homem de 87 anos, internado desde 15/01 em hospital privado com resultado positivo para COVID-19 e morte registrada nesta terça-feira (19/01).

São Carlos contabiliza neste momento 7.293 casos positivos para COVID-19 (104 resultados positivos foram divulgados hoje), com 86 óbitos confirmados e 106 descartados.

Dos 7.293 casos positivos, 6.848 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 4 óbitos sem internação, 441 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 326 receberam alta hospitalar e 82 positivos internados foram a óbito. 6.776 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 22.578 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (177 resultados negativos foram divulgados hoje).

Estão internadas neste momento 60 pessoas, sendo 30 adultos na enfermaria (24 positivos, 3 suspeitos e 3 negativos). Na UTI adulto estão internadas 28 pessoas (25 positivos e 3 suspeitos). Neste momento 2 crianças estão internadas na enfermaria, 1 com suspeita da doença e outra com resultado negativo para COVID-19. Nenhuma criança está internada neste momento na UTI. 17 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos. A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS está hoje em 68% (19 pessoas estão internadas em leitos de UTI/SUS. O município hoje conta com 28 leitos UTI/SUS, sendo 10 no Hospital Universitário e 18 na Santa Casa, que dispõe de 14 leitos na ala adulto e 4 na ala pediátrica). Na enfermaria/SUS estão internadas 21 pessoas. Na rede particular 11 pessoas estão internadas na enfermaria e 9 na UTI.

 

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 35.841 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 31.315 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 4.526 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre - mesmo que referida -, calafrios ou dor de garganta ou dor de cabeça ou tosse ou coriza ou distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos), sendo que 21.509 pessoas já realizaram coleta de exames, 16.536 tiveram resultado negativo para COVID-19, 4.677 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 296 aguardam resultado de exame.

O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

 

Para participar os interessados devem acessar a página do Facebook do CEMAC e curtir a apresentação do grupo de samba e pagode

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria de Esportes e Cultura, por meio do Centro Municipal de Artes e Cultura (CEMAC) e parceria do Governo do Estado, com a organização Amigos da Arte, apresenta nesta quarta-feira (20/01), a partir das 20h, a exibição online do grupo de samba e pagode “Quarta Essência”. A apresentação que faz parte do Projeto TradiçãoSP Online, acontecerá em duas partes com 40 minutos cada, com muito samba e pagode.
 De acordo com o diretor de Artes e Cultura, Carlos Alberto Caromano, duas bandas da cidade foram contempladas pelo projeto junto ao Governo do Estado, a primeira a se apresentar foi a banda Vinil 78, e agora o grupo Quarta Essência. “Tivemos um grande sucesso com a primeira apresentação com músicas do tipo flashback, e agora com samba e pagode. É mais uma grande parceria com o Estado, em que o município apenas cede o Teatro Municipal para as apresentações, sem custo algum. Espero que todos acompanhem e curtam mais este show”.
 Para participar os interessados devem acessar o FACEBOOK.COM/CEMAC.SAOCARLOS e curtir a exibição do show.
 
Sobre o projeto Tradição SP - O TradiçãoSP apoia eventos de cunho cultural realizados pelos municípios paulistas, como festas, festivais, feiras e celebrações. Tais eventos promovem a salvaguarda e o desenvolvimento das tradições, das identidades e da história das regiões. Entre as chamadas públicas do “Juntos pela Cultura”, a do TradiçãoSP foi a que mais selecionou municípios que receberam o programa pela primeira vez, garantindo a descentralização do investimento. A principal demanda de apoio apresentada pelos municípios é para custeio da infraestrutura dos eventos, incluindo som, 

Publicado em Outras Notícias

 

As inscrições somente poderão ser feitas pela internet

SÃO CARLOS/SP - Estarão abertas a partir da próxima segunda-feira, dia 25 de janeiro, as inscrições para a 1ª Corrida VIRTUAL do Circuito “Corre São Carlos 2021”. Realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura, com apoio da Fundação Educacional São Carlos (FESC), as inscrições para a corrida poderão ser feitas até o dia 29 de janeiro de 2021, ou até atingir o limite de 1.000 inscritos estabelecido pela organização.
Em razão da pandemia do Coronavírus (COVID-19), não será disponibilizada inscrição na forma presencial,  somente pelo link http://servicos.saocarlos.sp.gov.br/esportes/corridavirtual. A idade mínima para participar da 1ª Corrida VIRTUAL do “Circuito Corre São Carlos” 2021 é de 14 anos para a corrida de 5 km, e de 16 anos para a corrida de 10 km. 
As provas serão constituídas de corridas nas distâncias de 05 e 10 km, em que o participante deverá escolher o melhor local para realização da prova, podendo ser em casa, ao ar livre, esteiras, desde que respeite as legislações aplicáveis e orientações dos órgãos de saúde, como o uso de máscara, álcool em gel e sem aglomeração, afim de evitar o contágio pelo novo coronavírus.
De acordo com o secretário de Esportes e Cultura, João Baptista Muller, essa foi a forma encontrada para iniciar as atividades esportivas já que a pandemia continua. “Na impossibilidade de realizar a corrida presencial devido à COVID-19, optamos por uma corrida virtual. O objetivo é promover o esporte é também arrecadar alimentos para que o Fundo Social repasse para famílias que necessitam dessa ajuda”.
O prazo para os participantes realizar a prova é das 00h do dia 06 de março, até as 23h59 do dia 31 de março de 2021. A Prefeitura já disponibilizou um e-mail para receber as provas realizas por cada atleta. “Cada atleta que finalizar sua corrida deverá enviar as fotos dos resultados obtidos na esteira, do aplicativo de corrida ou do smartwatch para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até o dia 31/03 às 23h59, comprovando que realizou a prova”, explicou o diretor de Fomento ao Lazer da Secretaria de Esportes e Cultura, Marcos Amaro.
Todos os inscritos receberão uma medalha personalizada, mediante a entrega de 1 Kg de alimento não perecível, que será entregue para o Fundo Social de Solidariedade do Munícipio, que fará a destinação dos produtos.  As medalhas serão entregues nos dias 01, 02, 03, 04 e 05 de março, das 09 às 12h e das 14 às 17h, em 05 pontos conforme o número de inscrição, com o propósito de evitar aglomeração.

Confira os endereços dos pontos de entregas das medalhas aos participantes:

Ponto de entrega 1 – Inscrições de números 001 até 200 – Local: Secretaria de Esportes e Cultura - Rua D. Pedro II, Nº 1.296 – Centro;

Ponto de entrega 2 – Inscrições números 201 até 400 – Local: CEMAC - R. São Paulo, nº 745 – Centro;

Ponto de entrega 3 – Inscrições de números 401 até 600 – Local: FESC - CAMPI 1- RUA São Sebastião, nº 2828, Vila Nery;

Ponto de entrega 4 – Inscrições de números 601 até 800 – Local: FESC- CAMPI 2 - Rua Itália, nº 756, na Vila Prado;

Ponto de entrega 5 – Inscrições de números 801 até 1.000 – Local: FESC - CAMPI 3 - Rua José Garcia Toledo, nº 147, Santa Paula. 

Outras informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Esportes e Cultura pelo telefone (16) 3374 3270.

OBS: Fotos de arquivo SMC/PMSC

Publicado em Esportes

SÃO PAULO/SP - Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, testou positivo para a Covid-19 e está internado no hospital Sancta Maggiore unidade Dubai, no Real Parque, em São Paulo. Ele está internado em estado estável.

Hang é um das principais lideranças bolsonaristas no Brasil. Além de defender e apoiar todas as atitudes do presidente, também faz campanha para ele. Ele é uma das personalidades que defendem o uso de cloroquina e ivermectina para o tratamento do novo coronavírus.

Segundo a Folha de São Paulo, a mulher e a mãe de Hang também foram contaminadas e estão internadas. A matriarca, de 82 anos, está em estado grave e se encontra na UTI.

A reportagem do site da Cultura entrou em contato com o hospital para obter informações sobre o estado de saúde de Hang, porém, os funcionários não foram autorizados a divulgar notícias.

Nas redes sociais, o empresário também não dá informações atualizadas sobre seu estado de saúde. Há uma rotina de publicações sem informações pessoais.

Por Uol Notícias

Publicado em Coronavírus

 

Mais de 126 quilômetros de estradas rurais de chão batido ou pavimentadas já foram recuperadas 

Pensando levar mais infraestrutura para os produtores rurais e moradores da zona rural, a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, retomou os trabalhados de manutenção de estradas rurais do município em 2021. A conservação é fundamental para que os produtores rurais escoem a produção.
A partir de um diagnóstico geral da situação de cada uma das estradas rurais, realizado na primeira gestão do prefeito Airton Garcia, já foram recuperados mais de 126 quilômetros de estradas de chão batido ou pavimentadas, que representa 10% do total de 1.100 quilômetros de estradas rurais pertencente ao município.
Com duas frentes de trabalho, os serviços contemplam a manutenção e recuperação de 12 metros de largura de cada estrada, determinado por lei, que também conta com os serviços de poda, roçagem, drenagem, terraplanagem, além da recuperação de pontes quando necessário.
A partir do início desse ano, os trabalhos de manutenção de estradas rurais estão concentrados na vicinal SCA 070, que liga o distrito de Água Vermelha ao município de Ibaté, e também, na vicinal que liga a cidade de São Carlos ao município de Analândia. Outros locais previstos ainda nessa etapa, estão a manutenção da estrada rural da Babilônia, estrada velha que liga a cidade de Brotas, entre outros trechos de estradas que pertencem ao município.
“Além das equipes da Prefeitura que hoje realizam os trabalhos, já estamos licitando mais equipes para que tenhamos mais uma frente de trabalho na manutenção de estradas rurais. A manutenção é importante para os moradores da zona rural, como para os produtores rurais que necessitam das estradas para escoar suas mercadorias e ter acesso aos serviços essenciais”, explicou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Paraná Filho.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - Um aposentado de 50 anos foi preso em um restaurante popular na manhã desta terça-feira (19) após ser acusado de estupro de vulnerável.

Segundo o apurado pela nossa equipe, o aposentado mora no assentamento nova são carlos que fica na estrada indo para o broa, e no mesmo local, uma mãe estava alimentando os animais enquanto sua filha de 4 anos estava andando de bicicleta. Quando a mãe notou, flagrou o aposentado beijando sua filha na boca.

A mãe correu atrás do homem mas não conseguiu pega-lo então assionou a Polícia e contou que o homem almoça diariamente no restaurante popular onde foi preso. O homem foi preso e encaminhado para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) que neste momento esta com o Delegado Gilberto De Aquino no comando, na ausência da Dra. Denise.

O homem foi autuado em flagrante e conduzido ao centro de triagem.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Comerciantes entraram em contato com a Rádio do Comércio (Rádio Sanca), para reclamar das rachaduras, imperfeições e de um buraco no calçadão na Rua General Osório, em São Carlos.

Nossa reportagem foi in loco e conversou com comerciantes e pedestres sobre a situação.

“Ivan Lucas, antes do desastre natural do dia 26 de novembro, do ano passado, a nova obra feita pela prefeitura já demonstrava imperfeições e rachaduras, que inclusive tem matérias na imprensa local. Porém, depois da forte chuva tem um grande buraco em frente a loja Pernambucanas que inclusive já caiu uma pessoa” disse o comerciante de 45 anos.

O comerciante disse ainda que nas grades que cortam o calçadão para evacuar a água estão tortas, fazendo pessoas tropeçar e cair, inclusive deixando os transeuntes com escoriações pelo corpo.

Já uma pessoa que passava pelo local que foi abordada pela nossa reportagem, disse que a prefeitura esqueceu do local.

“Sabemos que a chuva foi forte e que estragou muitos lugares na cidade e que teve muito trabalho para tentar resolver cada situação, mas já vai pra quase dois meses e esse buraco e essa grade vão ficar assim até quando? Será que não tem garantia o serviço feito pela empresa que ganhou a licitação, pois antes da chuva estava rachando tudo” disse o pedestre.

Vale ressaltar que foi investido na obra de remodelação do calçadão o valor de R$ 285.461,93.  O projeto previa regularização e compactação de subleito, execução de passeio (calçada) ou piso de concreto com concreto moldado in loco, usinado, acabamento convencional, armado, demolição parcial de pavimento, de forma mecanizada, sem reaproveitamento, além de execução de piso fulget em granilite, marmorite ou granitina, incluso juntas de dilatação plásticas.

Os comerciantes agradeceram a presença da Rádio Sanca que sempre está presente para ajudar.

 

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - Em um Artigo de Revisão publicado em dezembro de 2020 pela revista “ACS Sensors”, os pesquisadores Isabela A. Mattioli, Ayaz Hassan e Frank N. Crespilho, todos do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), e Osvaldo Novais de Oliveira Junior, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), discutiram as metodologias usadas para o diagnóstico da COVID-19. Além de explicar os princípios de detecção de material genético do vírus e de anticorpos gerados pela infecção, os pesquisadores identificaram os desafios para detectar e combater não só a COVID-19, como também outras epidemias. Propuseram, também, a adoção de políticas públicas para minimizar a atual pandemia, e evitar que outras possam ter efeito tão devastador. O maior problema é o custo da detecção em estágios iniciais da infecção pelo vírus, principalmente para quem não apresenta sintomas. De fato, o diagnóstico da COVID-19 tem sido e continuará a ser um desafio para que se consiga realizar testes em larga escala. Acrescente-se que são necessários diferentes tipos de detecção, não só de material genético hoje feito com a técnica PCR (de polymerase chain reaction), mas também de anticorpos para cobrir as diferentes fases de evolução da doença.

 

Recomendações

Uma das primeiras recomendações da equipe de pesquisadores da USP de São Carlos foca na necessidade de serem investidos mais recursos em pesquisa e tecnologia para diagnósticos (não só de COVID-19) que permitam a segurança da humanidade. Para tanto, o primeiro ponto essencial é desenvolver a indústria de biotecnologia que possa prover ferramentas de diagnóstico para o mundo inteiro. O segundo ponto é a criação de alternativas de baixo custo para detectar material genético e anticorpos, além de metodologias de diagnóstico que empreguem reconhecimento de padrões. Essas últimas metodologias poderiam minimizar eventuais limitações ocasionadas pela falta de indústria de biotecnologia. As recomendações foram motivadas pelo fracasso de muitos países, inclusive o Brasil, em implementar testes em massa durante a atual pandemia.

 

Estratégias emergentes

Para o grupo de pesquisadores, o diagnóstico de COVID-19 pode ser melhorado e estendido se forem exploradas diversas estratégias de detecção. O objetivo seria desenvolver métodos de baixo custo e de maior precisão para testes em massa. Como exemplos foram mencionados os biossensores feitos com papel, biossensores plasmônicos e o uso de inteligência artificial com métodos de reconhecimento de padrões. Biossensores de papel e outros descartáveis já foram usados em diagnóstico de outras doenças e podem ser adaptados para a COVID-19. Além disso, tais biossensores permitem detecção com equipamentos de baixo custo, sem requerer laboratórios clínicos e profissionais especializados (ao contrário do que ocorre hoje com PCR).

Sobre o mencionado uso de inteligência artificial, no artigo os pesquisadores apresentaram um roteiro de como técnicas de aprendizado de máquina podem ser usadas para diagnosticar a COVID-19, e outras doenças, mesmo sem empregar equipamentos sofisticados. Este é um tópico de grande efervescência no Brasil, e há expectativa de contribuições relevantes para diagnóstico e para desenvolver a chamada Medicina Personalizada.

O trabalho foi desenvolvido no âmbito de um Projeto Temático da FAPESP, e da Rede de Pesquisa em Metabolômica e Diagnóstico da Covid-19 (MeDiCo) patrocinado pela CAPES e coordenada pelo Prof. Frank Crespilho. Teve também apoio do CNPq.

 

Para conferir o artigo, acesse

https://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/acssensors.0c01382

 

 

*Por: Rui Sintra - jornalista IFSC/USP

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - O secretário de Obras Públicas de São Carlos, Júlio Cesar Ferreira, e o diretor Arthur Cotrin visitaram o presidente da Câmara Municipal, Roselei Françoso (MDB), na tarde da última sexta-feira (15) para discutir o recapeamento de ruas do distrito de Santa Eudóxia.

“No ano passado conseguimos incluir algumas ruas de Água Vermelha no programa de recapeamento da Prefeitura, mas não foi possível contemplar Santa Eudóxia”, lembra Roselei. “Agora tenho o compromisso do governo municipal de darmos atenção ao distrito”, registra o parlamentar.

De acordo com Roselei, a expectativa é recapear algumas ruas mais deterioradas. “A maior parte das ruas do distrito está em bom estado porque recuperamos no passado”, salienta o parlamentar.

“Vamos fazer uma vistoria no local e tentar contemplar todas as ruas mais necessitadas”, esclarece o secretário de Obras, Júlio César. “Aos poucos vamos melhorando a qualidade da infraestrutura urbana do nosso distrito”, diz Roselei.

FESC 4 – Na semana passada o vereador Roselei Françoso formalizou o pedido de instalação de um campus da Fundação Educacional de São Carlos (FESC) nas dependências do campo da Sociedade Esportiva e Recreativa de Santa Eudóxia (Serse).

O distrito de Santa Eudóxia, localizado a 40 quilômetros de São Carlos, exige atenção especial do Poder Público em todas as áreas. “Um campus da FESC no distrito, com atividades esportivas, culturais e de lazer será importante por vários motivos”, salienta Roselei.

Publicado em Política

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.