fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sexta, 04 Dezembro 2020

SÃO CARLOS/SP - A Força Tarefa, composta pela Policia Militar, Guarda Municipal e Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, após recebimento de denúncia, realizou uma operação na noite desta sexta-feira (04/12) e madrugada de sábado (05/12) para coibir aglomerações em bares e lojas de conveniência em postos de combustíveis.

Duas lojas de conveniência foram interditadas por permitir consumo de bebida alcoólica no local. Um pub no centro da cidade também foi interditado por aglomeração e descumprimento de horário de fechamento. De acordo com as novas regras do Plano SP, fase amarela, bares e restaurantes devem encerrar o atendimento presencial as 22h.

Os estabelecimentos já recorreram, apresentaram a documentação exigida e se comprometeram seguir todas as regras sanitárias exigidas em virtude da pandemia do novo coronavirus, podendo voltar a funcionar.

No total oito estabelecimento foram fiscalizados sendo 3 interditados. 

De acordo com o diretor de Fiscalização, Rodolfo Penela, mais 200 pessoas que estavam aglomerados em via pública foram abordadas e retiradas das proximidades de uma loja de conveniência. A operação ocorreu após às 22h.

"A nossa intenção não é fechar, multar ou interditar estabelecimento, mas precisamos fazer com que as regras sejam cumpridas. A medicina está novamente alertando para um aumento em todo país dos números de contaminados e de óbitos. Para que não ocorra um retrocesso de fase, sempre orientamos e pedimos a colaboração de todos", explica Samir Gardini, secretário municipal de Segurança Pública.

Publicado em Outras Notícias

MUNDO - Na hora da verdade, Valtteri Bottas espantou a sombra de George Russell e conquistou a pole position do GP de Sakhir, penúltima prova da temporada 2020 da Fórmula 1. Mas não foi nada fácil para o finlandês da Mercedes: apenas 0s026 o separaram do inglês, substituto de Lewis Hamilton, que está em isolamento por Covid-19. Numa classificação bastante equilibrada, Max Verstappen também brigou pela pole, mas ficou em terceiro, a 0s056 do melhor tempo.

A grande surpresa da sessão foi Charles Leclerc, que levou a Ferrari a uma improvável segunda fila, em quarto, à frente de Sergio Pérez, da Racing Point. Completaram os dez primeiros, da sexta à décima posições, Daniil Kvyat (AlphaTauri), Daniel Ricciardo (Renault), Carlos Sainz Jr. (McLaren), Pierre Gasly (AlphaTauri) e Lance Stroll (Racing Point).

Substituto de Romain Grosjean, que sofreu grave acidente no último domingo Pietro Fittipaldi ficou em 20º lugar no treino, mas, punido por troca de componentes do motor, ele já largaria nessa posição de qualquer forma.

O GP de Sakhir de Fórmula 1 começa às 14h10 (de Brasília) deste domingo, com transmissão ao vivo pelo SporTV2.

 

 

*Por: REDAÇÃO GE

Publicado em Esportes
Sábado, 05 Dezembro 2020 09:23

Menor é detido com drogas no São Carlos V

SÃO CARLOS/SP - Um menor foi detido pela Polícia Militar nesta última 6ª feira (04), na Rua José Quatrochi, no bairro São Carlos 5.

Segundo consta, o COPOM recebeu uma denúncia onde o jovem realizava o tráfico de entorpecentes. Os PMs do 38º BPMi ao chegar no local informado encontrou o jovem com as características passadas e o indivíduo abordado. Com o menor nada de ilícito foi encontrado. Porém, os Policiais realizaram uma varredura no local e foi localizado 13 porções de maconha e 25 pinos de cocaína.

Após consulta foi constatado que o jovem tem passagens nos artigos 157 e 180. Diante dos fatos, o sujeito foi conduzido à DISE e depois liberado para família.

Art. 180 - Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência: Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

Publicado em Policial

ARARAQUARA/SP - Driblando a pandemia e o preconceito, a Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Araraquara chega a sua 11ª edição neste domingo, 06 de dezembro. Para tanto, a organização reformulou o evento, apresentando agora uma Parada de forma virtual e que poderá ser acompanhada exclusivamente pela internet.

"A democracia tem todas as cores" é o mote que impulsiona o evento, que terá início às 17 horas, podendo ser acompanhada pela página da Prefeitura de Araraquara no Facebook e também na página do COPO (Comissão Organizadora da Parada do Orgulho de Araraquara).

A COPO é a comissão que reúne vários coletivos LGBTQIA+ de Araraquara e, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, vem organizando toda a produção e programação da Parada. O evento é uma realização da Prefeitura de Araraquara (por meio das Secretarias de Planejamento e Participação Popular e Cultura), COPO, Governo do Estado de São Paulo, Amigxs da Arte e Museu da Diversidade Sexual.

Com o objetivo de dar visibilidade à população LGBTQIA+, o evento celebra o orgulho de ser um LGBTQIA+ (gay, lésbica, transsexuais, bissexuais, travestis, entre outros), assim como o orgulho por todas as lutas que foram enfrentadas no passado e que continuam sendo enfrentadas pela comunidade LGBT, em resistência.

Com início às 17 horas, a programação da Parada terá uma abertura rápida com autoridades, seguida por apresentações de artistas da comunidade LGBTQIA+ de Araraquara. Um vídeo institucional do COPO dará início à programação artística, seguido por música com apresentações ao vivo, com cantores e DJs, além de apresentações de drag queens, Dança do Ventre – entre outros.

Confira os participantes: Mayara Montnegro (Miss Trans Araraquara 2019), Higor, Weendy, Heik, Storm, Blair, Poliana, Vanessa, Málaga, Sara, Ellen Top, Luna Scarlet, Tayra Moon, Luna Dee, As Minas, Sumara, Bruno Funk, DJ Ulisses, DJ Raissa, DJ Will e DJ Marquinho.

Toda a programação é gratuita.

 

SERVIÇO:

11ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Araraquara

Data: domingo (06 de dezembro)

Horário: 17 horas

Local: Facebook da Prefeitura de Araraquara e Facebook (página do COPO - Comissão Organizadora da Parada do Orgulho de Araraquara)

Grátis

 

 

*Por: PMA

Publicado em Araraquara

Análises que explicam comportamento de material alternativo foram publicadas na Scientific Reports

 

SÃO CARLOS/SP - Materiais ferróicos são aqueles que apresentam uma ou mais das propriedades físicas - ferroeletricidade, ferromagnetismo (ou antiferromagnetismo) e ferroelasticidade - que têm especial interesse para aplicações em dispositivos eletroeletrônicos como capacitores, sensores, memórias, dentre outros. Atualmente, os materiais mais comuns nessas aplicações são baseados em chumbo, cuja toxicidade é um problema ambiental e para a saúde humana, exigindo o desenvolvimento de alternativas sustentáveis.

Nas últimas décadas, uma família de materiais - os materiais eletrocerâmicos baseados em titanato de sódio e bismuto (BNT) - tem atraído a atenção da comunidade científica como possível alternativa. No entanto, eles apresentam um comportamento dielétrico (de isolamento elétrico) em altas temperaturas muito diferente do encontrado nos materiais tradicionais, e a origem desse comportamento tem gerado controvérsias entre os pesquisadores.

Compreender os mecanismos físicos por trás desse comportamento, bem como sua relação com a temperatura, é fundamental para desenvolver soluções que tenham bom desempenho nas aplicações tecnológicas desejadas. Não é adequado, por exemplo, usar um material com propriedades excelentes, mas que perde essas propriedades justamente na temperatura de uso de um determinado dispositivo.

O Grupo de Materiais Funcionais Avançados do Departamento de Física (DF) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) vem, há pouco mais de cinco anos, atuando justamente na busca por novos materiais ecologicamente corretos para essas aplicações. As pesquisas resultaram, no último mês, na publicação de artigo na Scientific Reports, revista do grupo Nature, relatando resultados que explicam o comportamento anômalo dos materiais baseados em titanato de sódio e bismuto e, assim, abrem caminho para o design desses materiais de forma a otimizá-los aos usos pretendidos.

Além do foco nas questões ambientais, um outro diferencial do grupo de pesquisa da UFSCar é o emprego de técnicas não usuais de caracterização dos materiais. "De modo geral, as propriedades dielétricas, ferroelétricas, piroelétricas, piezoelétricas, são medidas com resposta elétrica, e nós medimos também a resposta mecânica", conta Paulo Sergio da Silva Jr, docente do DF. "Somos pioneiros no Brasil no uso da espectroscopia mecânica na análise de materiais ferróicos, e ela nos ajudou a entender o que estava acontecendo no material a partir de resultados anômalos não reportados anteriormente", registra o pesquisador.

Silva Jr compartilha inclusive uma curiosidade da trajetória da pesquisa. "Um renomado colaborador antigo nosso, quando viu esses resultados pela primeira vez, não acreditou, insistia que eram problemas nas amostras, ou no equipamento", relata o professor da UFSCar.

"Havia uma lacuna na literatura sobre a resposta elétrica desses materiais em uma determinada faixa de temperatura, e a resposta mecânica, combinada às técnicas elétricas, trouxe novas informações que complementaram o estudo", resume Silva Jr. Ou seja, a partir desses resultados, o grupo conseguiu desvendar o comportamento dielétrico do BNT em altas temperaturas. Esse comportamento está relacionado principalmente a um fenômeno chamado de polarização interfacial envolvendo efeitos de cargas espaciais relacionados a defeitos do tipo vacância de oxigênio. Esses defeitos geralmente ocorrem em materiais eletrocerâmicos, sendo que, naqueles com estrutura perovskita, surgem para manter a estabilidade elétrica desses materiais, dependendo da valência dos elementos químicos que ocupam uma determinada posição desta estrutura (sódio ou bismuto que compartilham a posição A da estrutura, no caso do BNT).

Como a mobilidade de vacâncias de oxigênio no interior do grão e entre grãos do material afeta substancialmente a resposta dielétrica e de condução termicamente estimulada do BNT, desvendar a fenomenologia associada a este mecanismo permitirá um adequado controle e aprimoramento dessas propriedades físicas em altas temperaturas. No estudo da UFSCar, além das técnicas empíricas, os pesquisadores também usaram modelagem matemática para descrever o fenômeno observado.

Assim, está aberta agora, a partir do estudo, uma nova janela de oportunidades para o design de materiais eletrocerâmicos ecologicamente amigáveis que possam ser utilizados em componentes eletrônicos capazes de operar em uma ampla faixa de temperatura sem variações de desempenho.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na modalidade de acesso aberto e, assim, pode ser acessado livremente em Scientific Reports, via https://rdcu.be/cakLA.

A pesquisa contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e, além de Silva Júnior, o artigo tem autoria do também docente do DF Michel Venet Zambrano; de Julio Cesar Camilo Albornoz Diaz, cuja tese de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da UFSCar, deu origem aos resultados reportados; e de Jean-Claude M’Peko, docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP).

Publicado em Educação

Faixa inédita foi gravada em um parque de diversões, durante a Fun Live

 

SÃO PAULO/SP - Elas são poderosas! Mais uma vez as gêmeas mais queridas do Brasil, Maiara e Maraisa, chegaram chegando e prepararam vários lançamentos. Com um repertório tão bom, vai ser difícil você “Pegar Ranço” da dupla, mas esse é o nome da nova música, lançada hoje (04), pela Som Livre, já disponível em todas as plataformas de áudio.

Durante a Fun Live, transmitida no dia 15 de agosto, Maiara e Maraisa gravaram uma série de músicas inéditas, compostas durante o período de isolamento. Já foram lançadas “Veneno e Remédio”, “Ponta Solta”, “Tchau, falou” e “Cadê Eu”.

Apenas com as músicas inéditas da Fun Live, Maiara e Maraisa já somaram mais 10 milhões de visualizações no canal oficial do YouTube, onde se aproximam dos 8 milhões de inscritos e 4,5 bilhões de visualizações. Poderosas!

Além de “Peguei Ranço” ainda tem o último lançamento com a faixa “Luz de Velas”, fechando o projeto.

Entre no canal e assista ao clipe de “Peguei Ranço”: https://www.youtube.com/watch?v=_VFImnVcLt0

Publicado em Pop & Arte

SÃO CARLOS/SP - O vereador Sérgio Rocha (PTB) solicitou, através de requerimento, informações sobre quando será feita a reconstrução do muro destruído para realizar a manutenção da galeria pluvial próximo a linha férrea na Praça Itália.

O vereador constatou a destruição de um muro de contenção construído na divisa da linha férrea com a Praça Itália, a destruição do muro foi feita com o intuito de realizar manutenção na galeria pluvial localizada naquele local, que por ocasião das chuvas de janeiro de 2020 não suportou o volume de águas e desmoronou parte deste mesmo muro em local mais próximo ao pontilhão da Praça Itália.

Sergio rocha verificou que o reparo apenas foi efetuado na parte danificada pelas chuvas, não sendo realizada a construção da barreira física, tal como existia antes.

Segundo o vereador, a falta de muro fez com que a galeria de água ficasse mais elevada que a praça, logo, as águas não entraram na galeria, mas danificaram o calçamento da Praça Itália e deixaram um grande volume de água indo em direção a Av. São Carlos.

Publicado em Política

SÃO PAULO/SP - Os preços médios do diesel, gasolina e etanol nos postos de combustíveis do Brasil subiram ao longo da última semana, atingindo os maiores níveis em pelo menos sete semanas, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicados nesta sexta-feira.

Segundo a reguladora, o valor do diesel, combustível mais utilizado do Brasil, registrou alta média de 1,8% no período, atingindo 3,582 reais por litro.

Já a gasolina subiu 0,88%, com o litro custando em média 4,467 reais.

Os valores de ambos os combustíveis haviam recuado na semana de 22 a 28 de novembro, se comparados à semana imediatamente anterior, mas agora retomaram viés de alta e atingiram o maior patamar desde meados de outubro, quando a ANP retomou seu levantamento de preços após um período de interrupção.

Na última quarta-feira, a Petrobras reduziu o preço da gasolina em suas refinarias em 2%, enquanto o valor do diesel foi mantido inalterado. Em novembro, porém, a estatal havia elevado as cotações de ambos em duas ocasiões.

No entanto, o repasse dos reajustes praticados pela estatal aos consumidores finais nos postos não é imediato, dependendo de uma série de fatores, como margem de distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro.

Concorrente da gasolina nas bombas, o etanol hidratado engatou pelo menos sua sétima semana consecutiva de altas --consequentemente, também atingindo o maior valor para o período.

O biocombustível teve, em média, alta de 1,05%, para 3,157 reais o litro, indicou a ANP.

 

 

*Por Gabriel Araujo / REUTERS

Publicado em Economia

MUNDO - A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos (algo semelhante à nossa Câmara dos Deputados) aprovou projeto de lei que descriminaliza a maconha em âmbito federal. Até então, o uso recreativo da cannabis era permitido em alguns estados por meio de leis locais.

Segundo o Business Insider, o projeto de lei acabaria com as penalidades criminais para quem vende cannabis em estados onde isso seja legal, descriminalizaria o uso de cannabis em todos o país e permitiria formalmente que os estados traçassem seu próprio curso no estabelecimento de vendas comerciais de maconha. Também cria um imposto federal de 5% sobre produtos elaborados a partir da cannabis.

Embora aprovada na Câmara, é pouco provável que o projeto passe pelo Senado, que é formado principalmente por conservadores, ou se torne lei.

 

 

*Por: ISTOÉ DINHEIRO

Publicado em Economia

MUNDO - A Califórnia certificou nessa 6ª feira (4) a vitória de Joe Biden no Estado. Com isso, o democrata soma mais 55 delegados e tem, oficialmente, 279 –9 a mais do que os 270 necessários para comandar o país pelos próximos 4 anos.

Projeções dos principais veículos de mídia já apontavam Biden como vencedor. O resultado, no entanto, precisa ser certificado por cada um dos Colégios Eleitorais estaduais dos EUA para ser válido.

Os Colégios Eleitorais se reunião em 14 de dezembro para formalmente votar em seus candidatos. Depois, os votos serão recebidos em 6 de janeiro no Senado norte-americano. A posse está marcada para 20 de janeiro.

O atual presidente dos EUA, Donald Trump, ainda não admitiu a derrota. Diz, sem apresentar provas, que as eleições foram fraudadas. O republicano entrou com ações judiciais e pedidos de recontagem de votos em diversos Estados. Na maioria, os processos foram indeferidos ou abandonados.

O secretário de Justiça dos Estados Unidos, William Barr, disse na 3ª feira (1º.dez) que não há evidência de fraude nas eleições norte-americanas. “Até agora, não enxergamos fraude em uma escala que pudesse ter alterado o resultado das eleições”, declarou.

A declaração do secretário de Justiça praticamente encerra os esforços republicanos para contestar o pleito. William Barr, indicado por Donald Trump, foi alvo de críticas depois de autorizar procuradores federais a investigar alegações de irregularidades eleitorais antes mesmo de os resultados terem sido certificados.

Durante uma festa de Natal na Casa Branca na 3ª (2.dez), Trump, verbalizou sua intenção de concorrer à Presidência em 2024. “Foram 4 anos estupendos. Estamos tentando fazer outros 4. Se não, ver-nos-emos em 4 anos”, disse o republicano.

A GSA, agência que cuida do processo de transição de governos, demorou para reconhecer a vitória de Joe Biden, e estava travando a passagem de bastão no executivo. Na última semana, no entanto, a administração Trump deu sinal verde para que a transição começasse.

 

 

*Por: PODER360

Publicado em Política

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Dezembro 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.