fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Terça, 15 Dezembro 2020

 

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta quarta-feira (16/12) os números da COVID-19 no munícipio.

São Carlos contabiliza neste momento 5.141 casos positivos para COVID-19 (53 resultados positivos foram divulgados hoje), com 67 óbitos confirmados e 98 descartados.

Um óbito foi descartado nesta quarta-feira (16/12). Trata-se de um homem de 51 anos, internado desde 14/12, com resultado negativo para COVID -19.

Dos 5.141 casos positivos, 4.779 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 4 óbitos sem internação, 358 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 279 receberam alta hospitalar e 63 positivos internados foram a óbito. 4.829 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 18.538 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (150 resultados negativos foram divulgados hoje).

Estão internadas neste momento 39 pessoas, sendo 16 adultos na enfermaria (9 positivos, 2 suspeitos e 5 negativos). Na UTI adulto estão internadas 21 pessoas (17 positivos, 2 suspeitos e 2 negativos). Na enfermaria 2 crianças estão internadas, 1 com resultado negativo para COVID-19 e uma com suspeita da doença. Na UTI pediátrica nenhuma criança está internada no momento. TREZE pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos. A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS está hoje em 53,6% (15 pessoas estão internadas em leitos de UTI/SUS, sendo 7 de outros municípios). Na enfermaria/SUS estão internadas 12 pessoas. Na rede particular 4 pessoas estão internadas na enfermaria e 6 na UTI.

 

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 26.977 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 24.033 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 2.944 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre - mesmo que referida -, calafrios ou dor de garganta ou dor de cabeça ou tosse ou coriza ou distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos), sendo que 16.119 pessoas já realizaram coleta de exames, 12.670 tiveram resultado negativo para COVID-19, 3.283 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 166 aguardam resultado de exame.

O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

 

O objetivo é a elaborar um relatório para a viabilidade da construção de um piscinão em uma área próximo ao pontilhão da Travessa 8

 

Por uma determinação do prefeito Airton Garcia, a Defesa Civil com o apoio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e da Guarda Municipal, realizou na manhã desta quarta-feira (16/12), o mapeamento de uma área próximo ao pontilhão da Travessa 8, na Vila Prado. O objetivo é elaborar um relatório para a viabilidade da construção de uma lagoa de contenção no local, conhecido como piscinão. 

Durante o mapeamento da área, uma equipe da Guarda Municipal coordenada pelo comandante Michel Yabuki, captou com um drone da corporação imagens aéreas do terreno pertencente a Prefeitura, que hoje consta um galpão, e também, de uma área que pertence a RUMO, concessionária que administra a linha férrea que passa pelo local.

De acordo com Pedro Caballero, diretor da Defesa Civil, mesmo com o trabalho da abertura de bacias de contenção de água feita pela RUMO no começo do ano, a forte chuva do último dia 26 novembro mostrou que o local ainda colabora para o alagamento na região do bairro Lagoa Serena. “Esse local acumula boa parte da água da Vila Prado e da Vila Pelicano. Na chuva do último dia 26, parte dessa água caiu em forma de cachoeira pelo paredão da rua Joaquim de Evangelista de Toledo e pelo pontilhão da Travessa 8, sobrecarregando o acúmulo de água no bairro Lagoa Serena”, observou ele.

 

Segundo o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Samir Gardini, o apoio do drone foi fundamental para se ter uma visão da área como um todo. “Com o apoio do drone da Guarda Municipal, conseguimos imagens privilegiadas de toda a área que poderá receber o piscinão, isso irá acrescentar muito nos detalhes para o relatório”, acrescentou o secretário.

A partir da conclusão do relatório, a Prefeitura irá realizar um estudo em conjunto com as secretarias de Planejamento, Obras Públicas e Serviços Públicos para viabilizar no local a construção do piscinão junto com a concessionária RUMO. A ideia do projeto, é que o piscinão acumule o excesso da água da chuva captada na Vila Prado, evitando que chegue no bairro Lagoa Serena, aliviando também, o volume de água no centro da cidade por meio do córrego do Simeão.

 

Piscinão da CDHU - A Prefeitura também finalizou as obras de um piscinão na região da CDHU, no cruzamento das avenidas Heitor José Reali com Airton Salvador Leopoldino Júnior. A capacidade do reservatório é de 108 mil metros cúbicos de água, com 6 metros de profundidade. É um investimento de R$ 1.231.076,00 por meio de contrapartida da iniciativa privada. Além de ajudar na contenção das águas na região da própria CDHU, o piscinão vai diminuir 15% o volume de água que chega na região do Mercado Municipal. A Prefeitura aguarda somente uma interligação que deve ocorrer em 40 dias para colocar o reservatório em funcionamento.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - As secretarias de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Serviços Públicos, Obras e Defesa Civil, após a solicitação dos moradores do bairro Lagoa Serena e do Ministério Público, emitiram nesta quarta-feira (16/12) a autorização para o proprietário do imóvel demolido na avenida São Carlos nº 457/461, sem o pedido oficial ao município, a realizar as obras e serviços do muro de arrimo e recomposição de calçadas.
O Departamento de Fiscalização, após receber as denúncias dos moradores do Lagoa Serena e relatório da Defesa Civil, identificou e notificou o proprietário do imóvel a apresentar um projeto para realização das obras necessárias de acordo com as recomendações dos engenheiros municipais.
“O projeto foi apresentado e após análise da Secretaria Municipal de Obras Públicas, foi determinado algumas alterações que foram atendidas em um prazo de 24 horas, por isso emitimos a autorização para o proprietário iniciar as obras”, informou o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Baptista Muller.
O diretor do Departamento de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela, informou que a demolição foi realizada sem a devida licença da Prefeitura Municipal e que foi aplicado auto de infração pela irregularidade.
Para aprovação do projeto foi exigido um responsável técnico para acompanhamento das obras. Os engenheiros das secretarias de Serviços Públicos e de Obras também poderão fazer intervenções durante a realização das obras.
É de inteira responsabilidade do técnico que assina o projeto a segurança e estabilidade do muro de arrimo a ser executado, bem como dos imóveis vizinhos e vias públicas defronte ao imóvel durante e após a execução do mesmo; fica a cargo do proprietário e do responsável técnico a correta recomposição dos passeios públicos; o muro de arrimo a ser executado deverá conter a erosão do solo; as obras de estabilização e recomposição de possíveis danos aos vizinhos deverão ser programados e acordados com os mesmos.
A Prefeitura de São Carlos poderá, a qualquer momento, solicitar novas obras ou serviços complementares. Todos os procedimentos serão encaminhados ao Ministério Público.

Publicado em Outras Notícias

 

Entre os itens estão camisas assinadas, bolas, fotos e placa da Fifa

MUNDO - Um container esquecido há muito tempo que guarda centenas de artigos da carreira do ex-astro argentino do futebol Diego Maradona pode se revelar um verdadeiro baú do tesouro para colecionadores, e inaugurar uma nova frente na disputa por seu patrimônio.

Camisas assinadas por Sergio Aguero, Ronaldo Nazário, Harry Kane e Hristo Stoichkov estão entre os itens do container, que esteve armazenado nos arredores de Buenos Aires, assim como bolas do Barcelona, Napoli e Boca Juniors e uma placa oferecida pela Fifa a Maradona.

Também há camisas usadas pelo próprio ídolo, assim como lembranças de cunho político presenteadas pelos líderes de esquerda que ele tanto admirava. Uma camisa do Brasil tem o nome de Lula nas costas, e existe uma carta do falecido líder cubano Fidel Castro.

"Você superou o mais difícil dos testes para um atleta e um jovem de origem humilde", escreveu Fidel ao jogador, que passou vários anos em Cuba se recuperando do vício em drogas e álcool.

Maradona morreu de infarto no mês passado, aos 60 anos de idade.

A existência do container com centenas de itens foi indicada às autoridades judiciais, e seu conteúdo foi catalogado, disse uma fonte próxima da família de Maradona à Reuters. O butim pode intensificar as batalhas legais em andamento pelo patrimônio, que a revista Forbes estimou valer entre 10 milhões e 40 milhões de dólares.

Por Ramiro Scandolo - Buenos Aires / Agência Brasil

Publicado em Esportes

 

Pelo Plano SP também estão proibidos eventos e aglomerações

SÃO CARLOS/SP - O Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano com apoio da Secretaria de Segurança Pública, PROCON, Vigilância Sanitária e Guarda Municipal, está realizando desde o início de dezembro um trabalho educativo e de orientação sobre o cumprimento da Lei Municipal 18059/2016 que proíbe manusear, queimar ou soltar fogos de artifícios e artefatos em locais onde haja a participação de animais.
A Lei proíbe, ainda, soltar fogos em comemorações, porém esse ano, em virtude da pandemia e do cumprimento do Plano São Paulo, também estão proibidos a realização de eventos nas comemorações de Natal e Ano Novo. 
O Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo orienta que para a comemoração das festas de fim do ano as famílias devem reunir no máximo 10 pessoas e que as comemorações devem ter curta duração e com a proteção total das pessoas mais idosas.
O Departamento de Fiscalização já está comunicando todos os munícipes, associações, clubes, casas de eventos, igrejas e empresas que não está emitindo autorização para festas e eventos de Natal e Ano Novo e recomenda que não haja aglomeração de pessoas em chácaras e demais imóveis para evitar a disseminação da COVID-19.
“O proprietário do local também poderá ser acionado na justiça e não somente quem realiza o evento. Lembramos que não está autorizada a realização de eventos comercias, com a venda de ingresso e aglomeração de pessoas”, ressalta Samir Gardini, secretário de Segurança Pública.

FOGOS - Segundo dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), nos últimos vinte anos, foram registrados 122 óbitos por acidentes com fogos de artifício, sendo que 23,8% dos acidentados eram menores de 18 anos. Os casos de acidentes triplicam no período dos festejos. Dados do Ministério da Saúde apontam que mais de 7.000 pessoas, nos últimos anos, sofreram lesões em resultado ao uso de fogos.
 Além disso, a queima de fogos de artifício causa traumas irreversíveis aos animais devido à sensibilidade auditiva. Em alguns casos, os cães se debatem presos às coleiras até a morte por asfixia. Os gatos sofrem severas alterações cardíacas com as explosões e os pássaros têm a saúde muito afetada. Dezenas de mortes, fugas desesperadas, quedas de janelas, automutilação, distúrbios digestivos, acontecem na passagem do ano, porque o barulho excessivo para os cães é insuportável, muitas vezes enlouquecedor. Além de trazer risco aos animais, que são reféns do uso dos fogos, estes artefatos podem causar danos irreversíveis às pessoas que os manipulam.
 A fiscalização relativa a Lei Municipal 18059/2016 que proíbe fogos de artifício também conta com a participação do Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e será intensificada no decorrer deste mês, no intuito de verificar o cumprimento da legislação em vigência. “Lembramos que poderá ocorrer sanções administrativas em caso de descumprimento das restrições, como advertência, multas e até mesmo a cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento”, afirma o diretor de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela.
A população deve acionar a Central de Monitoramento da Guarda Municipal pelo telefone 153 para denunciar tanto o uso de fogos de artifício como também eventos e aglomerações em vias públicas.

Publicado em Outras Notícias

 

Previsão vale se laboratórios cumprirem etapas burocráticas em 2020

BRASÍLIA/DF - O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, voltou a afirmar hoje (16) que, no Brasil, a campanha de vacinação contra o novo coronavírus poderá começar em fevereiro de 2021 caso os laboratórios farmacêuticos cujas vacinas estão em fase adiantada de produção cumpram todas as etapas burocráticas até o fim deste ano.

“Se mantido o que o Instituto Butantan e a Fiocruz previam, ou seja, se a fase 3 dos estudos e toda a documentação das fases 1 e 2 forem apresentados e os registros das vacinas forem solicitados à Anvisa ainda em dezembro, nós, possivelmente, teremos as vacinas em meados de fevereiro para dar início ao plano [de imunização]”, declarou Pazuello a jornalistas após participar do lançamento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Pazuello lembrou que, além do habitual trâmite de aprovação de medicamento, no qual a Anvisa precisa atestar a integral eficácia e segurança dos produtos a partir da análise minuciosa dos resultados de testes relatados pelos fabricantes, os laboratórios também podem pedir uma autorização para o uso emergencial, o que, se aprovado, lhes permitirá atender a um reduzido grupo de pessoas, conforme autorizado.

“O normal é o [processo de] registro em que, no caso de uma vacina produzida no Brasil, a Anvisa tem de avaliar toda a documentação e dar garantias da segurança do imunizante. Mas precisamos compreender que, dentro da pandemia, dada a velocidade de desenvolvimento de vacina, estamos diante de um outro modelo, que é o de uma autorização de uso emergencial que permita aos laboratórios distribuir vacinas a grupos específicos mesmo sem a conclusão dos testes clínicos e da avaliação de completa eficácia e de [possíveis] efeitos colaterais”, acrescentou o ministro, enfatizando que, nos Estados Unidos e no Reino Unido, o uso da vacina desenvolvida pela Pfizer foi autorizado em regime emergencial, antes que a empresa obtivesse o registro definitivo do produto.

O ministro enfatizou que não há registro de vacina contra a covid-19 em nenhuma agência reguladora no mundo todo. “E, no Brasil, não há nem solicitação de registro, nem pedido de uso emergencial. Se um laboratório nacional ou estrangeiro solicitar e obtiver da Anvisa a autorização de uso emergencial, estudaremos que grupos poderão receber a vacina em quantidades limitadas”, assegurou Pazuello, explicando que somente em um eventual caso de uso emergencial poderá ser exigida a assinatura de um termo de responsabilidade.

“Durante as campanhas de vacinação as pessoas não chegam a um posto de vacinação e assinam um termo de consentimento para tomar a vacina. Já o uso emergencial não é como uma campanha. Ele fica limitado a grupos específicos, que são voluntários. Logo, se um laboratório solicitar e a Anvisa autorizar o uso emergencial de alguma vacina [antes que ela tenha cumprido todas as etapas burocráticas prévias ao registro], as pessoas que participarem terão sim que assinar o termo de consentimento. E somente nestes casos”, explicou o ministro, voltando a dizer que, no que depender do Ministério da Saúde, a vacinação não será obrigatória.

“Não haverá obrigatoriedade por parte do governo federal em hipótese alguma, e sim campanhas que apresentem a todos o melhor a ser feito. A garantia [de eficácia e segurança] é o que vai fazer com que as pessoas sejam voluntárias”, ponderou o ministro, garantindo que, graças a capilaridade do Sistema Único de Saúde (SUS) e a estrutura do Programa Nacional de Imunização, em vigor desde 1973, o governo federal tem condições de distribuir as vacinas para os estados em um prazo de cinco dias após receber as primeiras doses.

“Precisamos ter a capacidade de controlar a ansiedade e a angústia para passarmos estes 45, 60 dias a partir de agora, que serão fundamentais para que se concluam os processos, sejam feitos os registros, produzidas as vacinas e iniciemos a grande campanha de vacinação”, disse o ministro.

Assista na íntegra a coletiva:

 

Edição: Aline Leal

Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Publicado em Coronavírus

Para a entidade, país vai se recuperar das perdas deste ano, porém, precisa aprovar mudanças estruturais nas áreas tributária e administrativa

Depois de sofrer com uma recessão em 2020, desencadeada pela pandemia de covid-19, a economia brasileira voltará a crescer em 2021. O Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, a soma das riquezas produzidas pelo país, registrará expansão de 4% no ano que vem, projeta a CNI (Confederação Nacional da Indústria).

As previsões estão na edição especial do Informe Conjuntural – Economia Brasileira, que a CNI divulga nesta quarta-feira (16). O estudo aponta ainda que a atividade econômica será impulsionada pelo avanço de 4,4% do PIB industrial.

O estudo mostra que parte significativa do crescimento econômico será explicada pela base de comparação com 2020, marcado por uma recessão decorrente dos efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre a atividade econômica. A estimativa é que, neste ano, o PIB caia 4,3% na comparação com 2019, e o PIB industrial, 3,5%.

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, avalia que as incertezas com relação à economia continuam elevadas e só diminuirão com a imunização da maior parcela da população. A manutenção da recuperação dependerá não só de medidas econômicas como também de saúde pública

Ele observa, porém, que o primeiro passo já foi dado. A economia vai continuar a se recuperar das perdas sofridas ao longo deste ano. No caso da indústria, para a maioria dos setores, a recuperação já ocorreu em 2020. O grande desafio do Brasil é fazer o país voltar a crescer acima de 2% ao ano de maneira sustentada, ou seja, por um longo período.

“O desafio é a transição da retomada para o crescimento sustentado já em 2021. Para isso, o país, mais do que nunca, precisa eliminar o Custo Brasil. É preciso prover um ambiente favorável aos negócios, que ofereça segurança jurídica, melhore as expectativas e estimule o investimento, o crescimento econômico e o desenvolvimento social”, afirma Robson Braga de Andrade.

O presidente da CNI ressalta a necessidade de se avançar nas reformas estruturais, entre elas a tributária e a administrativa. O Brasil também precisa atrair investimentos em infraestrutura por meio da modernização dos marcos regulatórios que dê segurança jurídica e garanta o respeito aos contratos.

Por R7

Publicado em Economia

Presidente discursou diante de governadores hoje em Brasília

 Bolsonaro disse que “a grande força é a união para buscar a solução de algo que nos aflige há meses. Se algum de nós extrapolou ou até exagerou, foi no afã de buscar solução. Realmente [a pandemia] nos afligiu desde o início. Não sabíamos o que era esse vírus como ainda não sabemos em grande parte. E nós todos, irmanados, estamos na iminência de apresentar uma alternativa concreta para nos livrarmos desse mal: o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19”, disse o presidente.

“São 27 governadores com um só propósito: o bem comum e a volta à normalidade”, acrescentou. O presidente da República destacou também o papel dos técnicos em meio aos desafios apresentados com a chegada da pandemia ao Brasil. 

“Muitas pessoas trabalharam nesse objetivo [obter soluções para a situação pandêmica]. A grande maioria, anônimas. Mas foram essenciais para chegarmos nesse dia. Todos aqui têm responsabilidade na busca de solução para esse problema”, disse.
 

Anvisa é referência

“Obviamente estamos tratando de vidas. Temos a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] que sempre foi referência, e continua tendo participação fundamental na decisão sobre qual vacina será disponibilizada a todos os brasileiros”, acrescentou.

Segundo Bolsonaro, a solução “está por vir e aguardamos o desfecho de outras ações”. Lembrou que o Ministério da Economia disponibilizou R$ 20 bilhões para a compra de vacinas “daquela empresa que se encaixar nos critérios de segurança e efetividade da nossa Anvisa”.

Em seu discurso, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello destacou o papel histórico do sistema de saúde brasileiro, e disse que a Anvisa é uma agência de estado, que trabalha em favor do país. 

“Foram nossos antecessores que criaram o SUS [Sistema Único de Saúde] e organizaram o programa de imunização”, afirmou. “E o mais importante de hoje não é a apresentação do plano. É demonstrar que estamos todos juntos e que todos os estados da nação serão tratados de forma igualitária e proporcional. Todos brasileiros receberão a vacina de forma grátis, igualitária. Vacinas registradas e garantidas na sua segurança e eficácia”, assegurou.

Já o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, responsável por detalhar o plano, destacou o papel estratégico do plano anunciado durante a cerimônia. Segundo ele, há recursos para implementá-lo nas três esferas governamentais, cabendo à área federal “incentivar a integração para que estados e municípios façam a vacinação”.

O plano

O plano está dividido em dez eixos, que incluem descrições sobre a população-alvo para a vacinação; as vacinas já adquiridas pelo governo e as que estão em processo de pesquisa; a operacionalização da imunização; o esquema logístico de distribuição das vacinas pelo país; e as estratégias de comunicação para uma campanha nacional. O documento entregue não indica data para início da vacinação.

Doses

O Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19, apresentado pelo governo, prevê quatro grupos prioritários que somam 50 milhões de pessoas, o que vai demandar 108,3 milhões de doses de vacina, já incluindo 5% de perdas, uma vez que cada pessoa deve tomar duas doses em um intervalo de 14 dias entre a primeira e a segunda injeção.

O primeiro grupo prioritário, a ser vacinado na Fase 1, é formado por trabalhadores da saúde (5,88 milhões), pessoas de 80 anos ou mais (4,26 milhões), pessoas de 75 a 79 anos (3,48 milhões) e indígenas com idade acima de 18 anos (410 mil). A Fase 2 é formada por pessoas de 70 a 74 anos (5,17 milhões), de 65 a 69 anos (7,08 milhões) e de 60 a 64 anos (9,09 milhões).

Na Fase 3, a previsão é vacinar 12,66 milhões de pessoas acima dos 18 anos que tenham as seguintes comorbidades: hipertensão de difícil controle, diabetes mellitus, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave (IMC maior ou igual a 40).

Na Fase 4, deverão ser vacinados professores do nível básico ao superior (2,34 milhões), forças de segurança e salvamento (850 mil) e funcionários do sistema prisional (144 mil). O Ministério da Saúde pondera, no documento, que os grupos previstos ainda são preliminares e poderão ser alterados.

Vacinas em números

Segundo o plano, o governo federal já garantiu 300 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 por meio de três acordos: Fiocruz/AstraZeneca (100,4 milhões de doses até julho de 2020 e mais 30 milhões de doses por mês no segundo semestre); Covax Facility (42,5 milhões de doses); Pfizer (70 milhões de doses ainda em negociação).

Edição: Kleber Sampaio

Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - Aí vem uma sobremesa gelada e frutada com geleia de framboesa e creme de limão leve e fofo. "Bûche de Noel" é um clássico do Natal francês e geralmente uma verdadeira bomba de calorias. Mas este ano estamos contando com a variante fresca e leve ...

A Sobremesa de Natal tradicional francesa

A Sobremesa de Natal francesa chama-se Bûche de Noël e, traduzindo literalmente, Tronco de Natal. Esta sobremesa é algo como um pequeno tronco de árvore comestível consistindo de um bolo leve com recheio delicioso de creme e decorado ao seu gosto. Hoje estamos mostrando a você uma variante leve e frutada!

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 50 g açúcar
  • 80 g farinha
  • 40 g de amido de milho
  • 50 g manteiga derretida
  • Geléia de framboesa

Para o creme:

 

  • 50 g açúcar
  • 100 ml leite
  • 2 g ágar ágar
  • 1 limão siciliano
  • 200 ml de creme de leite fresco bem resfriado

Para decorar:

 

  • Framboesas
  • Folha de ouro
  • Açúcar granulado
  • Confeitos

 

Para a massa

  • Preaqueça o forno a 180° C.
  • Bata as 4 gemas e o açúcar até obter um espuma. Em seguida, adicione a farinha, o amido de milho e a manteiga derretida e mexa até obter uma massa lisa.
  • Bata as 4 claras em neve e incorpore cuidadosamente na massa.
  • Distribua a massa em uma assadeira forrada com papel manteiga.
  • Asse no forno pré-aquecido por 10 minutos.
  • Após o tempo de cozimento, deixe esfriar um pouco e enrole com a ajuda do papel manteiga.
  • Reserve até o rolo esfriar completamente.

 

A geleia

  • Abra o rolo resfriado e pincele generosamente com geleia de framboesa.
  • Enrole novamente a massa assada e leve ao freezer por pelo menos 1 hora.
  • Nesse ínterim, prepare o creme.

 

O creme de limão

  • Para o creme, bata as gemas com o açúcar até formar uma espuma.
  • Aqueça 100 ml de leite em uma panela e misture a mistura de ovo e açúcar no leite quente com um batedor.
  • Reduza o fogo e misture o ágar ágar.
  • Por fim, adicione as raspas de um limão siciliano e mexa.
  • Retire a mistura do fogo e despeje em uma tigela.
  • Refrigere durante a noite para que fique mais sólida.

No dia seguinte, bata o creme de leite bem gelado até ficarem firmes e misture o chantilly com o creme de limão até que fique bem homogêneo e, então, você pode decorar o tronco.

 

Decoração

Retire o rolo da geladeira e espalhe o creme de limão. Passe um garfo de comprido sobre o creme para criar as estriar de um tronco.

Em seguida, decore com framboesas, o granulado de açúcar, os confeitos e folha de ouro comestível.

 

Pronto!

Coloque o tronco pronto na geladeira até 15 minutos antes de servir e saboreie bem fresco.

Feliz Natal!

 

 

*Por: Mélanie Moreira / RECEITAS SEM FRONTEIRAS

Publicado em Culinária

Um homem é investigado; entorpecentes foram localizados em uma residência

 

RIBEIRÃO PRETO/SP - A Polícia Civil apreendeu 68 tijolos de maconha, na terça-feira (15), em um imóvel  na cidade de Ribeirão Preto, no interior do Estado. Um homem, de 33 anos, é investigado.

Os trabalhos foram desempenhados pela 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG), da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) do município. Durante apurações, os agentes perceberam que uma casa apresentava movimentação suspeita e possivelmente relacionada ao tráfico de drogas.

Sendo assim, os policiais civis foram até o local para verificar as suspeitas. Chegando ao endereço, rua Joaquim Mendes, eles sentiram forte odor de maconha e perceberam que a porta estava aberta. Ao entrar no imóvel, os agentes se depararam com um cão. Após acalmar o animal, foram realizadas buscas pela casa.

Como resultado da vistoria, no chão de um dos quartos foram encontrados 30,5 quilos de maconha, distribuídos em tijolos, dentro de três sacos plásticos. Também foram localizados documentos e fotos do proprietário da casa.

Toda a substância foi apreendida para perícia e o caso registrado como tráfico de entorpecentes na especializada. O dono do imóvel é investigado.

Publicado em Ribeirão Preto

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Dezembro 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.