fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, publicou, no Diário Oficial desta segunda-feira (08/06), a Portaria nº 06/2026 que estabelece regras e procedimentos para a realização de pinturas e ornamentações temáticas em vias públicas durante a Copa do Mundo FIFA 2026.

A medida busca preservar uma tradição cultural bastante presente nos bairros brasileiros durante o período do mundial, garantindo que as manifestações da população ocorram de forma organizada e sem comprometer a segurança viária.

De acordo com a normativa, as pinturas poderão ser realizadas mediante autorização prévia da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (SMSPMU). As intervenções serão permitidas apenas em vias locais predominantemente residenciais e não poderão prejudicar a circulação de veículos e pedestres ou interferir na sinalização de trânsito.

O secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, destaca que a iniciativa busca conciliar a tradição popular com a segurança no trânsito.
“A Copa do Mundo sempre desperta um sentimento de união e celebração entre os moradores. Nosso objetivo é preservar essa tradição tão característica dos bairros, mas garantindo que ela aconteça de forma segura e organizada, sem comprometer a sinalização e a mobilidade urbana", afirmou.

A portaria proíbe pinturas em vias arteriais, corredores de ônibus, rotatórias, canteiros centrais, faixas de pedestres, lombadas, cruzamentos e demais dispositivos de segurança viária. Também não serão permitidas intervenções que possam gerar confusão com a sinalização oficial de trânsito.

As pinturas deverão possuir caráter exclusivamente artístico, cultural ou comemorativo, sendo vedadas mensagens ofensivas, discriminatórias, político-partidárias ou qualquer forma de publicidade comercial.

Outro ponto importante da regulamentação é a definição dos materiais que poderão ser utilizados. Serão permitidas tintas à base de água, cal hidratada pigmentada e outros materiais previamente aprovados pela Secretaria. Já tintas de demarcação viária, esmaltes sintéticos, tintas epóxi e produtos de difícil remoção estão proibidos.

Para obter autorização, os interessados deverão protocolar solicitação junto à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, informando o responsável pela ação, o endereço da via, uma descrição ou croqui da pintura pretendida, o período de execução e um termo de responsabilidade assinado. 

Segundo Michael Yabuki, a regulamentação oferece segurança jurídica para os moradores e permite que o poder público acompanhe as intervenções realizadas.

“Estamos estabelecendo critérios claros para que a população possa participar das comemorações da Copa do Mundo de forma responsável. A intenção não é restringir as manifestações culturais, mas garantir que elas aconteçam sem colocar em risco motoristas, pedestres e demais usuários das vias públicas. Quem já fez a pintura deve solicitar a aprovação da mesma", ressaltou.

A Prefeitura também informa que, após o encerramento da Copa do Mundo FIFA 2026, poderá determinar a remoção das pinturas caso haja comprometimento da legibilidade do pavimento ou prejuízo à operação do sistema viário.

Os pedidos de autorização já podem ser protocolados junto à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, localizada no prédio do SIGA, na avenida Comendador Alfredo Maffei, 3055, no Jardim Ricetti. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3362-1190.

SÃO CARLOS/SP - O Procon de São Carlos divulgou pesquisa de preços realizada em 3 de junho com produtos tradicionalmente procurados para o Dia dos Namorados, como flores, perfumes, chocolates, smartphones e smartwatches. O levantamento apontou diferenças expressivas entre os estabelecimentos e sites consultados.

No segmento de flores, por exemplo, o buquê com seis rosas apresentou variação de até 50% entre os locais pesquisados. Já entre os eletrônicos, os contrastes foram ainda maiores: o smartphone Redmi Note 14 (256 GB) registrou diferença de 113,86% entre o menor e o maior preço; o iPhone 16 (128 GB) chegou a 82,03%; e o smartwatch Redmi Watch 5 teve variação de 87,79%.

Nos perfumes e chocolates, embora os valores sejam mais estáveis, ainda há disparidades relevantes que podem impactar o bolso do consumidor. Em alguns casos, o preço de um mesmo produto pode quase dobrar dependendo do ponto de venda.

O Procon reforça que a pesquisa tem caráter informativo e busca auxiliar os consumidores a fazerem escolhas conscientes. Além de comparar preços, o órgão recomenda atenção às condições de pagamento, prazos de entrega, emissão de nota fiscal e políticas de troca.

Segundo o diretor do Procon, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Justiça, Tiago Nonato de Souza, “nosso objetivo é oferecer transparência e orientar o consumidor para que consiga economizar e evitar transtornos em uma data tão especial”. A pesquisa completa encontra-se no portal da Prefeitura e na página do Procon São Carlos nas redes sociais.

DICAS -  Com a proximidade do Dia dos Namorados, o Procon de São Carlos alerta os consumidores sobre práticas essenciais para garantir segurança e evitar transtornos nas compras. Entre os principais pontos, está a recomendação de pesquisar antes de comprar, evitando decisões por impulso e comparando preços e qualidade. Produtos como flores e arranjos podem apresentar grande variação de valores, e ofertas muito abaixo do mercado devem ser vistas com cautela. Nas compras online, é indispensável conferir prazos de entrega e custos de frete.

Outro cuidado importante é com compras pela internet. O Procon orienta verificar a reputação das lojas, desconfiar de sites que aceitam apenas PIX ou boleto e evitar links recebidos por aplicativos de mensagens ou redes sociais. É essencial confirmar se a transação é feita diretamente com a empresa.

Em relação a trocas e devoluções, o órgão lembra que lojas físicas não são obrigadas a aceitar devoluções por arrependimento. Já nas compras online, o consumidor tem direito de desistir em até sete dias após o recebimento. Produtos personalizados não precisam ser trocados por arrependimento, mas defeitos devem ser corrigidos.

Para quem opta por jantares, eventos e experiências, é importante confirmar horários, valores e serviços inclusos, além de verificar regras de cancelamento e possíveis multas. Taxas de serviço e couvert artístico devem ser informados previamente. O mesmo vale para viagens e hospedagens, que exigem leitura atenta dos contratos e políticas de reembolso.

O Procon também reforça a necessidade de guardar comprovantes, como notas fiscais, e-mails de confirmação, prints de telas e recibos. Esses documentos são fundamentais para garantir os direitos do consumidor em caso de problemas.

 “Os problemas mais comuns nesta época são atrasos nas entregas, reservas não confirmadas e serviços mal prestados. Planejamento e pesquisa são as melhores formas de evitar transtornos”, finaliza Tiago Nonato de Souza, diretor do Procon.

Qualquer dúvida, o consumidor pode procurar o Procon São Carlos na rua Rui Barbosa, 1.190, no Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e o telefone WhatsApp é (16) 3419-4510.

SÃO CARLOS/SP - O vereador Elton Carvalho (Republicanos) denunciou, durante a sessão da Câmara Municipal realizada nesta quarta-feira, a comercialização irregular de fogos de artifício com estampido em São Carlos. Segundo o parlamentar, em menos de 30 minutos foi possível adquirir, com facilidade, produtos cuja venda e utilização são proibidas pela legislação estadual e municipal.

De acordo com Elton, celebrações como a Copa do Mundo, festas juninas e demais eventos esportivos e culturais possuem grande importância para a população. No entanto, ele alerta que a utilização de fogos com estampido pode causar sérios impactos à saúde e ao bem-estar de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), idosos, bebês, pessoas acamadas e animais sensíveis ao ruído, podendo, em situações extremas, provocar graves consequências e até mesmo óbitos.

"É inadmissível que, mesmo com a legislação estadual vigente e com a lei municipal recentemente aprovada, ainda seja tão fácil adquirir fogos de artifício com estampido em nossa cidade. Assim que constatamos a irregularidade, acionamos imediatamente os órgãos de fiscalização e cobramos da Prefeitura uma atuação firme, com medidas exemplares para garantir o cumprimento da lei e a proteção da população mais vulnerável", afirmou o vereador.

Elton ressaltou que não é contrário às festividades populares nem às manifestações de apoio à Seleção Brasileira, mas defende que essas comemorações ocorram de forma responsável e respeitosa.

"Sou favorável às festas, às tradições culturais e também estou na torcida pela nossa seleção. Faço apenas um apelo à conscientização e à empatia. A alegria de alguns não pode se transformar em sofrimento, trauma ou risco para tantas outras pessoas e animais", destacou.

O parlamentar informou que acompanhará o caso junto aos órgãos competentes e continuará cobrando ações efetivas de fiscalização para combater a comercialização e o uso irregular desses artefatos no município.

COMO DENUNCIAR

Em casos de comercialização ou soltura de fogos de artifício com estampido, a população pode registrar denúncia junto à Ouvidoria Geral do Município pelos telefones (16) 3362-1080 ou 0800 770 1552, além do atendimento eletrônico disponibilizado pela Prefeitura.

Situações que demandem atendimento imediato também podem ser comunicadas à Guarda Municipal pelo telefone *153. Em caso de indisponibilidade da linha, estão disponíveis os números alternativos (16) 98849-1151 e (16) 3364-2112.

BRASÍLIA/DF - O Instituto Sou da Paz lançou, nesta terça-feira (9), a campanha Vote pela Paz e a agenda eleitoral “Brasil em Ação pela Paz – Propostas para uma Segurança Pública de Verdade”. O objetivo é qualificar o debate eleitoral e pressionar candidaturas a apresentarem planos consistentes, metas e compromissos reais para reduzir a violência no país. A iniciativa se contrapõe a abordagens baseadas no improviso e no populismo.

“A população está cansada de frases de efeito, improviso e promessas simplistas na área da segurança pública. O que as pessoas querem é resultado concreto, proteção no cotidiano e políticas que funcionem de verdade. O período eleitoral é uma oportunidade importante para elevar a qualidade desse debate”, afirmou Carolina Ricardo, diretora-executiva do Sou da Paz.

Embora alguns indicadores nacionais tenham apresentado melhora, como a queda dos homicídios, o Sou da Paz ressalta que o Brasil ainda enfrenta uma realidade em que mais de 44 mil pessoas são vítimas de morte violentas por ano. Há ainda a expansão do crime organizado, aumento das fraudes e extorsões digitais, medo dos roubos, especialmente de celulares, e crescente violência contra meninas e mulheres.

agenda de propostas apresenta ações aplicáveis nos âmbitos estadual e federal e é organizada em cinco eixos prioritários: proteção de meninas e mulheres; fortalecimento das polícias; enfrentamento ao crime organizado; redução dos roubos; e retirada de armas ilegais de circulação.

As propostas destacam a valorização dos profissionais de segurança, o fortalecimento da investigação criminal, o uso responsável de tecnologia, a integração entre instituições e o combate ao tráfico de armas.

Dados da pesquisa “O que pensa a população brasileira sobre segurança pública”, do Sou da Paz, mostram que 94% da população reconhece algum grau de violência na cidade onde vive, mais da metade (53%) evita sair à noite e um terço (31%) evita o uso de celular na rua, como forma de autoproteção.

“A sociedade quer firmeza, mas quer firmeza que funcione. Existe uma maioria favorável a soluções inteligentes, ao uso de tecnologia, à investigação e à profissionalização das polícias. O desafio agora é transformar essa demanda social em compromisso político concreto”, explica Carolina.  

A pesquisa mostra ainda que, para 82% das pessoas, as câmeras corporais são tecnologias que protegem os bons policiais e produzem provas contra criminosos; 73% acredita que mais armas significam mais mortes e mais violência; e 65% avalia que não é preciso mais policiais, e sim de uma polícia melhor e mais preparada.

Ainda sobre soluções mais eficazes, Carolina destacou a necessidade, por exemplo, de ampliar o olhar sobre o crime organizado, que não se restringe ao tráfico de drogas. “É preciso trazer o sistema financeiro para o debate, fazer investigação financeira e combate à lavagem de dinheiro.”

Crime organizado

Segundo dados compilados na agenda eleitoral, o crime organizado movimentou mais de R$ 350 bilhões nos últimos três anos, incluindo atividades como a venda de combustíveis, garimpo ilegal e contrabando de cigarros e bebidas alcoólicas.

Além de atingir os territórios, segundo o Sou da Paz, o crime organizado ataca o Estado Democrático de Direito ao se infiltrar na administração pública e na política, o que resulta em violência e falta de confiança da população nas instituições.

“Essa presença se reflete num crescimento de 335% de casos de violência política no Brasil nos últimos três anos - somente nos primeiros meses de 2022, foram 45 homicídios”, diz trecho da agenda.

Uma das ações propostas na agenda é o fortalecimento da integração e cooperação entre instituições como Receita Federal, Polícia Federal, Banco Central, Ministério Público e polícias estaduais, além de cooperações internacionais, propiciando estratégias de atuação conjunta contra a lavagem de dinheiro e os diversos mercados ilícitos.

Outra medida é o reordenamento da ação policial, priorizando investigações, investimento em inteligência e fortalecimento de perícias, com objetivo de asfixiar as organizações em suas bases financeiras e de comando. Para o Sou da Paz, as operações de incursão territorial devem ser consideradas de forma excepcional, somente se houver condições de segurança reais para a população e os policiais.

 

 

AGÊNCIA BRASIL

SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) realizou, na manhã desta terça-feira, 09 de junho, uma ação de reflorestamento em uma Área de Preservação Permanente (APP), localizada na Avenida Dr. Tancredo de Almeida Neves, próxima à rotatória do Cristo. A iniciativa contou com a participação do presidente da autarquia, Derike Contri, e resultou no plantio de 28 mudas de ipê, sendo 14 da espécie ipê-branco e 14 da espécie ipê-roxo.

As mudas utilizadas no plantio foram doadas pelo Horto Municipal Navarro de Andrade, responsável pela produção e distribuição de espécies nativas destinadas ao plantio em residências, áreas públicas e projetos de recuperação ambiental, como a recomposição de mata ciliar.

OBRAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL – A área onde o reflorestamento foi realizado recebeu recentemente importantes intervenções de infraestrutura executadas pelo SAAE, com foco na preservação ambiental e na recuperação do entorno do Rio Monjolinho.

Entre as ações realizadas, a autarquia promoveu intervenções na rede de esgotamento sanitário nas imediações do rio, com o objetivo de garantir o adequado direcionamento e descarte do esgoto, evitando lançamentos irregulares e contribuindo para a proteção dos recursos hídricos da região. Também foi construída uma estrutura de contenção em concreto às margens do Rio Monjolinho, visando reduzir processos de erosão e assoreamento, reforçando a estabilidade do local e a proteção do curso d’água.

Após a conclusão das intervenções de infraestrutura, o SAAE, por meio da Superintendência de Projetos e Operações (SUPO), promoveu a ação de reflorestamento como etapa complementar de recuperação ambiental, com foco na preservação de áreas ambientalmente sensíveis, especialmente no entorno de corpos hídricos urbanos.

De acordo com o presidente do SAAE, a iniciativa reforça o compromisso da autarquia com a preservação ambiental e a recuperação de áreas estratégicas do município. “São ações que unem infraestrutura, saneamento e sustentabilidade, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e para a qualidade de vida da população”, destacou Derike Contri.

SÃO CARLOS/SP - Uma ocorrência de furto mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (8) no Assentamento Nova São Carlos, na zona rural do município.

Os policiais foram acionados pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) para verificar uma situação suspeita no local. Ao chegarem, encontraram um homem que estava sendo contido por moradores da região.

Durante a abordagem, o suspeito admitiu ter praticado um furto em uma residência do assentamento e indicou onde havia escondido os objetos levados. Os itens foram localizados em uma área de mata próxima ao imóvel, escondidos junto a uma cerca.

Após a recuperação dos pertences, o suspeito, a vítima e os objetos apreendidos foram encaminhados à Central de Polícia Judiciária (CPJ) de São Carlos para registro da ocorrência.

Depois da análise dos fatos, a autoridade policial elaborou o boletim de ocorrência e determinou a liberação do investigado. Os objetos recuperados foram devolvidos à vítima.

SÃO CARLOS/SP - Mesmo com a interrupção temporária da vacinação contra a dengue com a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, a imunização com a Qdenga segue normalmente nas unidades de saúde que participam da campanha do Sistema Único de Saúde (SUS).

A vacina continua sendo aplicada gratuitamente em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público definido pelo Ministério da Saúde para a estratégia nacional de combate à doença. O esquema vacinal prevê duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a suspensão anunciada pelo governo federal atinge apenas o imunizante do Butantan, que está passando por uma análise preventiva após o registro de eventos adversos considerados graves.

A pasta reforçou que a Qdenga mantém seu cronograma de aplicação sem alterações. Produzida com vírus atenuado, a vacina oferece proteção contra os quatro sorotipos da dengue e continua sendo uma importante ferramenta para reduzir casos graves da doença.

O município informou ainda que seguirá rigorosamente as orientações das autoridades sanitárias nacionais, mantendo a população informada sobre qualquer mudança nas campanhas de imunização.

SÃO CARLOS/SP - O vereador Bruno Zancheta (REPUBLICANOS) articulou, junto ao deputado estadual Guto Zacarias, a destinação de recursos para a Escola Técnica Estadual (ETEC) de São Carlos, Paulino Paulino Botelho, reforçando o compromisso com a educação, a qualificação profissional e a formação dos jovens do município.

O investimento representa um importante avanço para a instituição, que desempenha papel fundamental na capacitação de estudantes e na preparação de profissionais para o mercado de trabalho. Os recursos contribuirão para melhorias na estrutura, aquisição de equipamentos e fortalecimento das atividades desenvolvidas pela unidade, ampliando as oportunidades oferecidas aos alunos.

A parceria entre o vereador Bruno Zancheta e o deputado Guto Zacarias tem garantido a busca constante por investimentos em áreas estratégicas para São Carlos, como educação, segurança, esporte e geração de oportunidades. A atuação conjunta demonstra o compromisso de ambos em atender às demandas da população e fortalecer os serviços públicos oferecidos à comunidade. Apenas em 2024 e 2025, o parlamentar viabilizou, junto aos Deputados Guto Zacarias (estadual) e Kim Kataguiri (Federal), quase R$ 5 milhões de reais.

Para Bruno Zancheta, investir na educação técnica é investir diretamente no futuro da cidade: “A ETEC de São Carlos é uma referência na formação de jovens e profissionais qualificados. Uma entidade com quase 100 anos de história. Esses recursos chegam em um momento importante e vão contribuir para que a instituição continue oferecendo ensino de qualidade e preparando nossos estudantes para os desafios do mercado de trabalho. Agradeço ao deputado Guto Zacarias pela parceria e por atender mais essa demanda em benefício da nossa cidade. Quando unimos esforços, conseguimos trazer resultados concretos para a população”, destacou o vereador.

O Deputado Guto Zacarias também tem se consolidado como um importante parceiro de São Carlos, destinando recursos e apoiando iniciativas que promovem o desenvolvimento do município. A conquista reforça a importância da articulação entre os poderes legislativos municipal e estadual para viabilizar investimentos e melhorias que impactam diretamente a vida da população.

SÃO CARLOS/SP - São Carlos deu mais um passo na implantação do Método Wolbachia, tecnologia inovadora que integra a estratégia do Ministério da Saúde para o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. O município foi uma das três cidades do Estado de São Paulo selecionadas, em 2025, para receber a iniciativa, com base nos índices de infestação do vetor registrados na cidade.

A tecnologia utiliza uma bactéria natural chamada Wolbachia, que impede o desenvolvimento adequado dos vírus dentro do mosquito. Quando presente no Aedes aegypti, a bactéria reduz significativamente a capacidade de transmissão dessas doenças. Além disso, a Wolbachia é passada da fêmea para seus descendentes, permitindo que as novas gerações de mosquitos também carreguem essa proteção.

A estratégia consiste na liberação controlada de mosquitos com Wolbachia em áreas previamente definidas. Ao se reproduzirem com a população local, os descendentes passam a carregar a bactéria, aumentando gradativamente sua presença no ambiente. Com o tempo, a população de mosquitos com Wolbachia tende a se estabilizar, tornando o método autossustentável e uma alternativa de longo prazo para o enfrentamento das arboviroses.

Desde o ano passado, equipes da Vigilância em Saúde de São Carlos participam de reuniões técnicas e capacitações promovidas pelo Ministério da Saúde para preparar a implantação da tecnologia. Entre as primeiras etapas realizadas estiveram o mapeamento das regiões com maior incidência de dengue e a análise das condições ambientais e urbanas do município.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide, o trabalho agora avança para a fase de planejamento operacional e definição das áreas prioritárias para a liberação dos mosquitos, seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Na semana passada, agentes de combate às endemias e profissionais da Vigilância em Saúde participaram de uma capacitação voltada à realização de uma pesquisa de base junto à população dos bairros contemplados pelo programa. Ao todo, 14 agentes foram treinados para aplicar os questionários, além da equipe do próprio departamento.

Segundo Denise Gomide, o levantamento tem como objetivo avaliar o grau de conhecimento da população sobre o Método Wolbachia e identificar a percepção dos moradores em relação à iniciativa, uma vez que a participação popular é considerada fundamental para o sucesso da estratégia.

A pesquisa será realizada entre os dias 8 e 12 de junho e deverá ouvir 602 moradores distribuídos em dezenas de bairros da cidade, incluindo Arnon de Melo, Centro, Chácara São João, Planalto Verde, Santa Angelina, Jd. Acapulco, Jd. Alvorada, Jd. Bandeirantes, Jd. Beatriz, Jd. Centenário, Jd. Cruzeiro do Sul, Jd. Gonzaga, Jd. Medeiros, Jd. Real, Jd. São João Batista, Jd. Martinelli, Antenor Garcia, Belvedere, Presidente Collor, Jd. Santa Tereza, Tangará, Cidade Aracy, Mirante do Bela Vista, Morada dos Deuses, Núcleo Residencial Silvio Villari, Pq. Anhembi, Pq. Paraiso, Maria Stella Fagá, Santa Felícia, Itamarati, Zavaglia, Eduardo Abdelnur, Ipê Mirim, Itatiaia, Romeu Tortorelli, Vida Nova São Carlos, São Carlos I, São Carlos II, São Carlos III, São Carlos VIII, Vila Arnaldo, Vila Brasília, Vila Costa do Sol, Vila Elisabeth, Vila Faria, Vila Jacobucci, Vila Lutfalla, Vila Marques, Vila Mercedes, Vila Monte Carlo, Vila Monteiro, Vila Morumbi, Vila Nery, Vila Rancho Velho, Vila São José e Vila Vista Alegre.

Experiências já desenvolvidas em municípios brasileiros demonstraram resultados positivos após a implantação da tecnologia. Estudos apontam redução significativa nos casos de dengue e outras arboviroses, além da diminuição dos custos relacionados a atendimentos médicos e internações.

O Ministério da Saúde destaca que o Método Wolbachia é uma estratégia segura, sustentável e alinhada às práticas modernas de controle biológico adotadas em saúde pública. A expectativa é que, aliada às ações já desenvolvidas pelo Departamento de Vigilância em Saúde e ao engajamento da população, a tecnologia contribua para reduzir a circulação da dengue em São Carlos.

Apesar da inovação, a diretora de Vigilância em Saúde reforça que a eliminação dos criadouros continua sendo essencial para o combate ao mosquito. Segundo ela, cerca de 85% dos focos do Aedes aegypti são encontrados dentro das residências, tornando indispensável a colaboração da população na eliminação de recipientes com água parada, na limpeza de terrenos e no descarte correto de resíduos.

“Essas medidas são complementares às ações tradicionais de controle do vetor. O sucesso no enfrentamento da dengue ainda depende da participação de todos os moradores”, ressalta Denise Martins Gomide.

SÃO CARLOS/SP - A Fundação Educacional São Carlos (FESC), em parceria com o SENAC, deu início nesta segunda-feira (08/06) ao curso de Manutenção de Micro e Implantação de Rede Local, realizado no Campus 2 da instituição. A iniciativa fortalece o propósito da FESC com a qualificação profissional e a geração de oportunidades para a população, oferecendo formação prática e atualizada em uma área que segue em crescimento e com boas perspectivas no mercado de trabalho.

O curso é gratuito e voltado para pessoas interessadas em aprender, de forma prática, a trabalhar com computadores e redes, ampliando as chances de inserção e aperfeiçoamento na área de tecnologia. Entre os conteúdos programáticos estão testes e configuração de hardware, montagem de computadores, instalação de sistemas operacionais, além da implantação e configuração de redes locais.

Com carga horária total de 60 horas, as aulas acontecem às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30, no Campus 2 da FESC, localizado na Rua Itália, 756, na Vila Prado.  “A parceria entre FESC e SENAC fortalece a oferta de cursos voltados para áreas estratégicas, como tecnologia e inovação, e reafirma o papel da instituição como agente de desenvolvimento local, preparando profissionais para atender às demandas de um mercado cada vez mais competitivo”, disse o presidente da FESC, Eduardo Cotrim.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.