SÃO CARLOS/SP - Os números mais recentes da Vigilância Epidemiológica apontam uma redução expressiva nos casos de dengue em 2026. Até o momento, foram confirmados 388 casos da doença, contra 18.931 registrados no mesmo período de 2025, uma queda de aproximadamente 98%.
Outro dado positivo é que nenhum óbito relacionado à dengue foi registrado neste ano.
As notificações, que incluem casos confirmados, descartados e em investigação, também apresentaram forte redução. Em 2025 foram contabilizadas 24.218 notificações, enquanto em 2026 o número caiu para 2.940, representando diminuição de 88%.
Em relação às demais arboviroses, foram descartados 156 casos suspeitos de chikungunya e 144 de zika vírus. Já a febre amarela não teve nenhuma notificação registrada até o momento.
Apesar da melhora nos índices, as autoridades de saúde reforçam a importância de manter os cuidados para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti e evitar uma nova alta nos casos.
ESPANHA - A Polícia Nacional da Espanha prendeu um homem de 20 anos suspeito de maus-tratos e abuso sexual contra o próprio irmão, de apenas 3 anos de idade, em Palma de Maiorca.
A prisão ocorreu há cerca de duas semanas, após o pai da vítima denunciar o caso ao descobrir que a criança havia relatado a situação na escola. O suspeito, que é filho de um relacionamento anterior do pai, não mora na mesma casa que a criança.
Ao tomar conhecimento dos relatos, o pai levou o menino a um hospital, onde a criança passou por exames que comprovaram a suspeita de abuso. Os testes diagnosticaram a criança com gonorreia, uma doença sexualmente transmissível (DST).
Uma médica pediatra confirmou a infecção e ressaltou que a doença é transmitida exclusivamente por contato sexual, o que comprovou os abusos sofridos pelo menino. De acordo com o jornal El Correo, o irmão da vítima foi detido e responderá pelos crimes de maus-tratos e agressão sexual.
por Notícias ao Minuto
SÃO CARLOS/SP - São Carlos sediou no último sábado (20/06), a XIII Conferência Municipal de Saúde, consolidando-se como um espaço democrático de participação social e preparação para a 18ª Conferência Nacional. O evento, realizado no Hotel Nacional Inn, reuniu usuários do SUS, trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil para debater os rumos da política pública de saúde.
Com o tema nacional “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania – Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, a conferência local abordou quatro eixos centrais: democracia e soberania, financiamento adequado, emergências climáticas e justiça socioambiental. Além de avaliar a situação da saúde no município, os participantes discutiram desafios locais, formularam propostas para fortalecer políticas públicas e elegeram delegados que representarão São Carlos nas etapas macrorregional e estadual.
O secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, ressaltou: “O SUS faz toda a diferença na vida de milhares de brasileiros e é um patrimônio que precisa ser constantemente fortalecido. Esta Conferência Municipal de Saúde é um espaço essencial para debatermos temas que impactam diretamente a população, como financiamento, soberania e justiça socioambiental. É aqui que conseguimos ouvir diferentes segmentos — gestores, universidades, vereadores e cidadãos — e transformar essa escuta em propostas concretas que chegam ao Governo Federal. A saúde é cada vez mais tecnológica e cara, e por isso precisamos garantir que os recursos sejam aplicados de forma correta e eficiente, atendendo às necessidades da maioria. Esse debate coletivo é o caminho para que São Carlos avance e contribua para o fortalecimento do SUS em nível nacional”.
O vereador Elton Carvalho, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, reforçou que “a conferência é uma oportunidade única de reunir sociedade civil, gestores e trabalhadores para discutir os rumos da saúde pública. O SUS é um sistema que garante acesso universal, mas enfrenta desafios diários, e cabe a nós, como representantes da população, trazer essas demandas para o debate. Em São Carlos, temos buscado construir políticas públicas que dialoguem com a realidade local e que possam ser levadas às etapas estadual e nacional. É um momento de responsabilidade e compromisso: precisamos ouvir, propor e encaminhar soluções que melhorem a vida das pessoas. A participação popular é fundamental, porque é dela que surgem as prioridades que devem orientar nossas ações”.
O vice-prefeito Roselei Françoso reforçou o caráter universal do sistema. “O SUS é uma política pública nacional que atende a totalidade da população. Todos aqueles que demandam algum serviço de saúde têm o direito garantido, constitucional e fundamental. As conferências são importantes porque constroem políticas públicas envolvendo sociedade, trabalhadores e profissionais”.
A reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Ana Beatriz de Oliveira, enfatizou que “o SUS é um patrimônio brasileiro, conquistado na Constituição de 1988. Para a universidade, é estratégico: precisamos formar profissionais no SUS e para o SUS. É também espaço de pesquisa, onde produzimos conhecimento para tornar o sistema mais eficiente e capaz de cumprir seu papel de promoção e cuidado da população”.
O presidente da Câmara, Lucão Fernandes, reforçou a importância da participação popular. “É importante que a população participe da 13ª Conferência para nos trazer suas percepções. Assim, poderemos encaminhar boas propostas para a 18ª Conferência Estadual e conquistar avanços para São Carlos”.
Representando o Departamento Regional de Saúde III – Araraquara, Diana Branquinho elogiou a mobilização. “São Carlos fez questão de realizar a conferência ao sábado, para garantir a participação dos trabalhadores, usuários e gestores. Esse é um espaço de diálogo e construção coletiva. Estamos aqui para construir políticas públicas não só para o município, mas para a região e para todo o país”.
A XIII Conferência Municipal de Saúde de São Carlos apresentou propostas que serão levadas às etapas estadual e nacional da 18ª Conferência Nacional de Saúde. No Eixo 1, a etapa estadual defende a criação de um fórum regional de conselhos municipais, enquanto a nacional propõe tornar obrigatória a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).
O Eixo 2 trata do financiamento: em São Paulo, sugere-se cofinanciamento permanente para custear a atenção primária; nacionalmente, a ideia é ampliar recursos ao SUS com impostos sobre produtos nocivos à saúde.
No Eixo 3, as propostas estaduais focam em prevenção de emergências climáticas e vigilância de arboviroses, enquanto a nacional prevê programas de educação ambiental e saúde nas escolas.
Por fim, o Eixo 4 destaca, no âmbito estadual, a modernização tecnológica das Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família com integração de sistemas, e, no nacional, o fortalecimento da política de gestão do trabalho e valorização dos profissionais da atenção primária.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos realizou, na tarde desta sexta-feira (19/06), a entrega de três novos veículos destinados ao fortalecimento dos serviços públicos de saúde. A cerimônia ocorreu na Praça do Mercado Municipal e reuniu autoridades do Executivo e Legislativo.
Foram entregues um veículo Master, versão Minibus Executive, um Citroën com capacidade para sete lugares e uma motolância, que passam a integrar a frota da Secretaria Municipal de Saúde.
O secretário de Saúde, Leandro Pilha, recebeu oficialmente as chaves das mãos do prefeito Netto Donato, do vice-prefeito Roselei Françoso e dos vereadores Elton Carvalho e André Rebello.
O Minibus Executive, zero quilômetro, foi destinado pelo Governo do Estado. Já o veículo Citroën, no valor de R$ 162 mil, foi adquirido por meio de emenda parlamentar do vereador André Rebello. A motolância, equipada para atendimento de urgência e emergência, também foi viabilizada com recursos de emenda do vereador Elton Carvalho no valor de R$ 100 mil.
Durante a entrega, o vereador Elton Carvalho destacou a importância do investimento no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que completa 20 anos de atuação no município. Segundo ele, a nova motolância representa um avanço significativo na agilidade dos atendimentos, especialmente em ocorrências graves.
O vereador André Rebello ressaltou que o veículo destinado ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) atende a uma demanda antiga da área de saúde mental, ampliando as possibilidades de deslocamento dos usuários para atividades externas e de convivência, fundamentais no processo terapêutico.
O secretário de Saúde, Leandro Pilha, agradeceu os investimentos e destacou os impactos positivos das novas aquisições na rede municipal. Segundo ele, o Minibus vai atender os pacientes da hemodiálise, a motolância vai contribuir para a redução do tempo de resposta em situações de emergência, enquanto o veículo do CAPS amplia a mobilidade das equipes e dos usuários atendidos. “São investimentos que qualificam a rede municipal de saúde e garantem um atendimento cada vez melhor para a população de São Carlos”, ressaltou Pilha.
O vice-prefeito Roselei Françoso enfatizou a importância da integração entre Executivo e Legislativo na viabilização de melhorias para a saúde pública, ressaltando que os investimentos resultam diretamente em benefícios à população. “Quando vereadores destinam recursos para a saúde e a administração municipal trabalha para transformar esses investimentos em serviços, quem ganha é a população”.
Encerrando a cerimônia, o prefeito Netto Donato afirmou que as entregas reforçam o compromisso da administração com a melhoria contínua dos serviços de saúde. Ele destacou ainda que os novos veículos ampliam a capacidade de atendimento, garantem mais conforto aos pacientes e fortalecem tanto a rede de urgência e emergência quanto as ações de saúde mental no município. “O nosso compromisso é trabalhar continuamente para melhorar a qualidade de vida da população são-carlense.
Também participaram da entrega demais servidores da Secretaria Municipal de Saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
SÃO CARLOS/SP - A Santa Casa de São Carlos recebeu nesta sexta-feira (19) uma avaliação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) como parte da etapa de progressão ao Selo Intermediário de Instituição Amiga do Idoso. A visita foi conduzida pela Dra. Cláudia Fló, coordenadora da Área Técnica de Saúde do Idoso da SES-SP e referência estadual em gerontologia.
A avaliação considera a continuidade das ações implantadas desde a adesão à iniciativa, em 2023, e a conquista do Selo Inicial em 2024, além da adequação aos critérios exigidos para o nível intermediário. Durante a visita, foram apresentados indicadores institucionais e observadas práticas assistenciais voltadas à pessoa idosa em diferentes setores do hospital.
As ações são conduzidas por um comitê gestor formado por profissionais de diferentes áreas da instituição. O grupo atua na implementação e no acompanhamento das iniciativas, que envolvem assistência, acessibilidade, comunicação, capacitação e segurança do paciente.
A Dra. Cláudia Fló destacou que o Selo Instituição Amiga do Idoso busca induzir mudanças na forma como as instituições estruturam o cuidado à pessoa idosa.
“A finalidade do selo é mudar a forma como os profissionais enxergam a pessoa idosa. O idoso tem particularidades que precisam ser compreendidas e respeitadas. Queremos que ele deixe de ser invisível dentro das instituições”, afirmou.
Para a diretora de Práticas Assistenciais da Santa Casa, Dra. Carolina Toniolo Zenatti, o processo evidencia o trabalho conjunto das equipes na qualificação do cuidado à pessoa idosa.
“O mais importante é ver o envolvimento das equipes ao longo desse processo. Profissionais de diferentes áreas contribuem diariamente para qualificar o cuidado à pessoa idosa. O selo representa esse trabalho conjunto que vem sendo construído dentro da instituição”, disse.
SÃO CARLOS/SP - A saúde pública de São Carlos recebeu um importante reforço. O vereador Elton Carvalho destinou R$ 100 mil em recursos de emenda parlamentar para viabilizar a aquisição de uma motocicleta e sua completa adequação aos padrões operacionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
O investimento contempla não apenas a compra do veículo, mas também toda a estrutura necessária para sua transformação em uma motolância, incluindo adesivação oficial, instalação de giroflex, equipamentos de sinalização sonora e visual, dispositivos de segurança e demais adaptações exigidas pelos protocolos do serviço.
A iniciativa tem como objetivo ampliar a capacidade de resposta das equipes de atendimento de urgência, reduzindo o tempo de deslocamento em ocorrências e contribuindo diretamente para salvar vidas.
“Cada minuto faz diferença em uma emergência. Com esse investimento, buscamos oferecer mais agilidade às equipes do SAMU e mais segurança para a população de São Carlos”, destacou o vereador Elton Carvalho.
As motolâncias são utilizadas principalmente para o primeiro atendimento em situações críticas, permitindo que profissionais especializados cheguem rapidamente ao local da ocorrência para prestar os cuidados iniciais até a chegada da ambulância, quando necessário.
Esta será a terceira motolância viabilizada por meio do mandato do vereador Elton Carvalho, fortalecendo de forma contínua a estrutura de atendimento de urgência do município. Todas as motocicletas destinadas ao serviço são modelos de 500 cilindradas, escolhidas por sua robustez, desempenho e confiabilidade para atuação em situações de emergência.
Com a nova aquisição, São Carlos amplia sua capacidade de resposta em ocorrências críticas, garantindo mais agilidade no atendimento e melhores condições de trabalho para as equipes do SAMU.
O recurso de R$ 100 mil reafirma o compromisso do mandato com a saúde pública, a valorização dos profissionais da área e a busca permanente por investimentos que impactem positivamente a vida da população.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde participou, na última terça-feira (16/06), da inauguração da unidade do Atende Coren-SP (Atendimento à Enfermagem Descentralizado), localizada no Poupatempo de São Carlos. O novo posto representa a 45ª unidade entregue pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo durante a gestão 2024-2026.
A diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA), Lindiamara Soares participou da solenidade, na ocasião representando o secretário de Saúde, Leandro Pilha. A cerimônia também contou com a participação de representantes do Coren-SP, profissionais do Hospital Universitário (HU-UFSCar), de instituições de ensino, entre elas a ETEC Paulino Botelho, além de profissionais da enfermagem de toda a região.
O novo espaço oferece atendimento exclusivo aos profissionais de enfermagem, facilitando o acesso aos serviços do Conselho Regional de Enfermagem em um local de fácil acesso e com ampla estrutura de atendimento ao público.
Para a diretora do DGCA a instalação da unidade representa um importante avanço para a categoria. “A chegada desse ponto de atendimento exclusivo do Coren-SP ao Poupatempo de São Carlos é um marco histórico para a enfermagem do município e de toda a região. Ter um espaço dedicado aos profissionais da área, vinculado ao conselho de referência da enfermagem paulista, é um reconhecimento da importância da categoria e da sua representatividade nos serviços de saúde e nas instituições de ensino”, destacou Lindiamara Soares.
Segundo Lindiamara, São Carlos possui uma expressiva força de trabalho na área da enfermagem. Somente a rede municipal de saúde conta com mais de 400 profissionais. O Hospital Universitário possui 450 profissionais e a Santa Casa de São Carlos, mais de 300. A estimativa é que a região reúna mais de 4 mil profissionais da área, fator que contribuiu para a escolha do município para receber a unidade descentralizada de atendimento.
Para a enfermeira Cristiane Barbosa, chefe da Divisão de Enfermagem do HU-UFSCar, a localização do novo Atende Coren-SP vai agilizar a rotina dos profissionais da região.
“Temos profissionais com mais de um vínculo de trabalho e que atuam em outras cidades próximas. Esse novo posto vai facilitar até para manter a situação junto ao Conselho sempre regularizada”, analisou.
Já para a enfermeira Cristiane Leite de Almeida, coordenadora da ETEC Paulino Botelho, os egressos dos cursos de enfermagem também serão beneficiados. “Antes, nossos alunos precisavam ir para Ribeirão Preto para tirar dúvidas ou obter a carteira profissional, e muitos não tinham condições para isso. Então foi um ganho importantíssimo para a nossa cidade”, celebrou.
"A inauguração da unidade do Atende Coren-SP em São Carlos representa uma importante conquista para os profissionais da enfermagem e para toda a rede de saúde da nossa região. Estamos falando de uma categoria essencial, que está presente em todos os níveis de atenção à saúde e que desempenha um papel fundamental no cuidado à população”, ressalta Leandro Pilha, secretário municipal de Saúde.
A nova unidade do Atende Coren-SP no Poupatempo São Carlos está localizada na Rua Roberto Simonsen, nº 51, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.
SÃO CARLOS/SP - Os números da dengue apresentaram uma redução expressiva em 2026 quando comparados ao mesmo período do ano anterior. Dados da Vigilância Epidemiológica apontam que foram confirmados 381 casos da doença neste ano, contra 18.656 registros em 2025, uma queda de aproximadamente 93%.
Outro dado positivo é que, até o momento, não houve registro de óbitos relacionados à dengue no município.
Além da redução nos casos confirmados, o número de notificações também apresentou forte retração. Em 2025 foram registradas 23.658 notificações, enquanto neste ano o total chegou a 2.879, representando uma diminuição de 88%.
As notificações incluem os casos confirmados, os descartados e aqueles que ainda aguardam resultado laboratorial.
Em relação às demais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, 153 casos suspeitos de chikungunya foram descartados. Para zika vírus, 142 notificações também tiveram resultado negativo. Já para febre amarela, nenhuma suspeita foi registrada até o momento.
Apesar dos números favoráveis, as autoridades de saúde alertam que a população deve continuar eliminando possíveis criadouros do mosquito, principalmente durante períodos de calor e chuva, para evitar novos surtos da doença.
SÃO PAULO/SP - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) instituiu na terça-feira (16) grupo de trabalho para aprofundar a avaliação da segurança da vacina contra a dengue Butantan-DV.
De acordo com a Portaria nº 715/2026, cabe ao novo colegiado coordenar e dar suporte técnico às atividades de um painel de especialistas, responsável por analisar dados clínicos de eventos adversos notificados após a aplicação do imunizante.
Segundo a norma, o grupo de trabalho atuará na avaliação de informações complementares apresentadas pelo detentor do registro da vacina e na consolidação de dados necessários para revisar o perfil de risco e benefício do produto.
A iniciativa ocorre no contexto do monitoramento contínuo da segurança de vacinas, conhecido como farmacovigilância.
O grupo será formado por representantes de diferentes áreas da Anvisa, incluindo setores responsáveis por produtos biológicos, farmacovigilância, monitoramento de produtos e inspeção sanitária, além de diretorias da agência.
Há previsão de participação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, como convidado nas atividades.
O painel de especialistas terá caráter consultivo e será formado por profissionais externos à agência, escolhidos com base em critérios de qualificação técnica, experiência profissional e ausência de conflito de interesses. A participação será voluntária e não remunerada.
A portaria estabelece que as conclusões do grupo de trabalho e do painel de especialistas servirão como subsídio técnico para decisões da Diretoria Colegiada da Anvisa, responsável pelas deliberações finais.
O grupo terá duração indeterminada e poderá permanecer em atividade enquanto houver necessidade de acompanhamento e análise relacionados à segurança da vacina.
AGÊNCIA BRASIL
Unidade própria amplia capacidade de atendimento, qualifica acolhimento aos usuários e homenageia médico que marcou gerações pelo cuidado humanizado
ARARAQUARA/SP - A Prefeitura de Araraquara entregou as obras de construção da sede própria do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Dr. Calil Buainain, no bairro Adalberto Roxo. A nova estrutura representa um importante avanço para a política pública de saúde mental do município, ampliando a capacidade de atendimento e proporcionando um ambiente mais adequado para acolher pessoas em tratamento e seus familiares. A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (15).
No local serão realizados atendimentos médicos e de enfermagem, terapias individuais e em grupo, acompanhamento social, medicação assistida, grupos familiares, visitas domiciliares e oficinas terapêuticas, fortalecendo o cuidado integral às pessoas que enfrentam problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.
A obra integra um conjunto de 24 investimentos realizados na área da saúde com recursos do Governo Federal em Araraquara. Na construção da unidade foram aplicados R$ 2.130.705,21, destinados à implantação de um espaço planejado para atender às necessidades dos profissionais e dos usuários do serviço.
A solenidade também foi marcada pela homenagem ao médico Dr. Calil Buainain, profissional cuja trajetória se confunde com parte importante da história da saúde regional. Nascido em Boa Esperança do Sul, em 15 de março de 1923, formou-se em Medicina na capital paulista e estabeleceu-se em Araraquara em 1967. Ao longo de quase seis décadas de atuação profissional, trabalhou em instituições como a Santa Casa de Araraquara, Hospital São Paulo, INSS, Unimed e no Hospital Nestor Goulart Reis, em Américo Brasiliense.
Reconhecido pelo compromisso com a medicina e pelo relacionamento próximo com seus pacientes, Dr. Calil recebeu, em 2003, o título de Cidadão Araraquarense. Seu legado permaneceu vivo até os últimos dias de vida, já que exerceu a profissão praticamente até a véspera de seu falecimento, em março de 2008, aos 85 anos.
Representando a família, o filho do homenageado, Calil Buainain Junior, agradeceu a homenagem e relembrou os valores que nortearam a trajetória do pai.
“Meu pai acreditava que a medicina precisava ser exercida com conhecimento, mas principalmente com humanidade. Ele se compadecia verdadeiramente das pessoas, procurava compreender suas dificuldades e enxergava cada paciente além da doença. Era um homem de caráter genuinamente bondoso e ficamos profundamente honrados por ver seu nome associado a uma instituição que também tem como missão cuidar das pessoas”, afirmou.
Em seu pronunciamento, o prefeito Dr. Lapena ressaltou a importância simbólica da homenagem e recordou experiências pessoais ao lado do médico.
“Eu tive a oportunidade de conhecer o Dr. Calil. Ele era daquele tipo de médico que sentava na beira da cama do doente para conversar, ouvir e entender o que aquela pessoa estava vivendo. Não tratava apenas sintomas; tratava seres humanos. Essa é uma característica que marcou sua trajetória e que dialoga diretamente com a missão do CAPS AD. Aqui, o cuidado também vai muito além do tratamento clínico. É um espaço que acolhe, escuta, orienta e ajuda pessoas a reconstruírem suas vidas. Por isso, considero esta uma homenagem mais do que justa e merecida”, declarou o prefeito.
Também estiveram presentes os demais familiares além de de Dr. Calil Buainaim Juniror: seus filhos Cristiane Ultramari Buainain, Patrícia Ultramari Buainain e Paula Ultramari Buainain; a nora Carolina de Arruda Moreira; e os netos Yasmin Dezotti Buainain, Isadora Dezotti Buainain e Cauã Buainaim.
Dentre as autoridades presentes estiveram os vereadores, Alcindo Sabino que representou a Câmara Municipal na frente de honra, o vereadores Marcão da Saúde e João Clemente, secretários municipais e servidores.
Com a entrega da nova sede, Araraquara amplia sua estrutura de atendimento em saúde mental e reforça o compromisso com políticas públicas voltadas à promoção da dignidade, do acolhimento e da qualidade de vida da população.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.