fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA), em parceria com a Santa Casa de São Carlos, realizou na tarde da última quinta-feira (25/06), no Paço Municipal, a capacitação “Cuidado integral do recém-nascido na prática da atenção básica”, voltada aos servidores da rede pública de saúde.

A atividade integra as ações do plano de cuidados da Rede Alyne, iniciativa do Ministério da Saúde, e teve como objetivo fortalecer a atuação das equipes da atenção básica no acompanhamento dos primeiros dias de vida do bebê, período considerado decisivo para o desenvolvimento infantil.

Com o tema “O bebê saiu da maternidade — e agora?”, o encontro promoveu a discussão de situações reais enfrentadas pelos profissionais no cotidiano do atendimento, abordando o reconhecimento do que é considerado normal no recém-nascido, a identificação de sinais de alerta e o fortalecimento do cuidado integral à criança e sua família.

A capacitação foi ministrada pela médica Renata Sayuri Ansai Pereira de Castro, que compartilhou orientações técnicas e práticas com os servidores municipais, contribuindo para a qualificação do atendimento na rede pública.

A diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial, Lindiamara Soares, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da rede de atenção à saúde.

“Esse momento de capacitação é fundamental para qualificar ainda mais o trabalho das nossas equipes na atenção básica. O cuidado com o recém-nascido exige atenção, sensibilidade e conhecimento técnico. Ao aproximar teoria e prática, fortalecemos a rede e garantimos mais segurança para o bebê e para as famílias desde os primeiros dias de vida”.

Para o secretário de Saúde, Leandro Pilha, a capacitação permanente dos profissionais é um dos pilares para um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado à população.

“Na área da saúde, o conhecimento evolui constantemente, e investir na atualização das equipes significa garantir mais segurança, eficiência e qualidade no cuidado prestado. Essa iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com a valorização dos servidores e com o fortalecimento da atenção básica, especialmente em uma fase tão importante como os primeiros dias de vida do recém-nascido. Profissionais bem preparados fazem toda a diferença para que as famílias recebam um atendimento acolhedor, resolutivo e baseado nas melhores práticas", afirma Pilha.

SÃO CARLOS/SP - A nova vacina pneumocócica 20-valente (VPC20) já está no calendário infantil e amplia proteção de crianças de até 4 anos contra bactérias responsáveis por doenças graves como pneumonia, meningite e infecções na corrente sanguínea.

O novo imunizante passa a substituir gradualmente a pneumocócica 10-valente, utilizada atualmente no calendário infantil. O município recebeu esta semana 515 doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

Neste primeiro momento a pneumo 20 é indicada aos seguintes grupos prioritários: crianças menores de 5 anos como esquema inicial ou conforme o histórico vacinal e as doses já recebidas da vacina pneumocócica 10-valente e pessoas com condições clínicas especiais como transplantados de medula, terapia CART-cell (imunoterapia) e prematuros.

Nesse período de transição a vacinação no SUS vai ser aplicada de acordo com a idade da criança: 2 meses de idade (uma dose da pneumo 20), 4 meses de idade (uma dose da pneumo 10) e 12 meses de idade (dose de reforço da pneumo 20). Esse esquema misto será temporário, até o fim dos estoques da pneumo 10. Depois disso, a vacinação passará a utilizar apenas a pneumo 20.

A pneumocócica 20 oferece uma cobertura maior que a Pneumo 10, anteriormente utilizada na rotina do SUS, e protege contra 20 tipos da bactéria pneumocócica, que pode causar doenças como pneumonia, otite, meningite, infecções graves e sequelas causadas pelas doenças pneumocócicas.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide, a nova orientação atualiza e simplifica esquemas de vacinação que antes usavam outras vacinas pneumocócicas, como a VPC10, VPC13 e a VPP23, com o objetivo de ampliar ainda mais a proteção.

“O diferencial da nova vacina é a ampliação da proteção imunológica, relacionadas aos sorotipos que mais causam pneumonia invasiva, especialmente os tipos 3, 6A e 19A, sendo mais abrangente do que as formulações anteriores. A vacina também atua contra a otite média, condição que pode levar à perda auditiva e infecção generalizada quer pode levar à morte”, explica a diretora.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença pneumocócica é a maior causa de mortalidade infantil por doença prevenível. No Brasil, entre 2023 e 2025, foram registrados 4,6 mil casos de meningite pneumocócica e 1,4 mil óbitos no Brasil, o que representa uma taxa de letalidade superior a 30%. Entre crianças menores de 5 anos, foram 616 casos e 188 mortes no mesmo período.

Além de reduzir a incidência e a mortalidade pela doença pneumocócica, a vacinação em larga escala deve aliviar significativamente os custos do SUS com internações, tratamentos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), manejo de sequelas e processos de reabilitação. 

A vacina estará disponível a partir desta sexta-feira, dia 26 de junho, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidade de Saúde da Família (USFs) em funcionamento. O horário de atendimento é das 7h30 às 16h30 de segunda a sexta-feira. Os pais ou responsáveis devem apresentar a carteirinha de vacinação da criança.

SÃO CARLOS/SP - A tradicional Festa Junina do Serviço de Nefrologia da Santa Casa de São Carlos animou os pacientes durante as sessões de hemodiálise com bingo, comidas típicas e música ao vivo com o cantor PH.

A festa foi organizada pelas colaboradoras do próprio setor, com apoio do Centro Integrado de Humanização (CIH), do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) e do Grupo de Voluntárias da Maternidade Dona Francisca Cintra Silva.

Realizada anualmente, a comemoração acontece durante dois dias e percorre todos os turnos de atendimento. Dessa forma, os 230 pacientes acompanhados pelo serviço podem participar da programação enquanto realizam o tratamento, que dura cerca de quatro horas por sessão.

Para a psicóloga Carina Baltieri, a festa cria oportunidades de convivência e torna a rotina do tratamento mais leve. “Muitos deles não têm essa convivência em casa ou mesmo não frequentam esses tipos de festas, então a gente traz isso para dentro do nosso serviço para poder trazer esse momento de acolhimento para eles”.

Neste ano, a programação ganhou uma atração a mais com a passagem do cantor PH pelos salões e corredores do hospital. A nutricionista Liliane de Góes conta que a apresentação emocionou pacientes e profissionais. “A gente percebe no olhar deles a gratidão por serem lembrados e isso mexe com nós que estamos aqui diariamente cuidando”.

SÃO CARLOS/SP - A Santa Casa de São Carlos emocionou familiares de bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e na Enfermaria Neonatal nesta quarta-feira (24) ao entregar fotografias temáticas e as marcas dos pezinhos dos pequenos, em uma lembrança que marcou simbolicamente a 1ª Copa do Mundo deles.

Os 11 pacientes receberam gorrinhos personalizados com as cores do Brasil, além de bolas de futebol, bandeirinhas e outros itens ligados ao torneio. A preparação foi acompanhada pelas equipes responsáveis pelo cuidado diário dos bebês, com atenção às condições clínicas e ao conforto de cada um.

A entrega ocorreu durante o horário de visita, momento aguardado por quem acompanha a internação de fora do hospital marcado pela troca de afeto e que raramente são registrados.

Os pais de Khloé aproveitam esse período para falar com a filha, que nasceu com seis meses de gestação. Na incubadora, a recém-nascida reage à presença deles sempre que ouve as vozes por perto. A mãe, Jaqueline da Silva Oliveira, falou enquanto acompanhava a filha: “Ficamos muito felizes com a surpresa de sermos recepcionados por vocês e recebermos como presente uma foto da nossa florzinha”.

O pai, Ananias Oliveira, acompanhou o momento em clima de Copa do Mundo: “A Khloé já está torcendo pelo Brasil. Ela está na torcida aí pelo nosso hexa. Acredito que esse ano o hexa vem. Minha filha nasceu de seis meses, então o Brasil vai ser seis vezes campeão”.

A psicóloga Rebeca Severo foi uma das idealizadoras da iniciativa, que contou com apoio de diversos profissionais como: fisioterapeutas, enfermeiras, técnicas de enfermagem e jornalistas. Ela explica a motivação do trabalho.

“A internação dos recém-nascidos é um momento desafiador para os familiares. O ensaio da Copa foi pensado para aproximar os bebês das famílias e proporcionar uma memória positiva neste período. Com ações como essa, conseguimos tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor para a família e para os profissionais da unidade. Essas lembranças são um lembrete da perseverança dos pacientes e dos familiares, que fazem parte do cuidado".

SÃO CARLOS/SP - O prefeito Netto Donato e o secretário de Saúde, Leandro Pilha, assinaram na manhã desta quarta-feira (24/06), no Paço Municipal, a ordem de serviço para que a empresa, contratada via processo licitatório, inicie as obras de reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Paula.

A UBS do Santa Paula vai passar por reforma completa e por ampliação. Entre as melhorias estão ampliação com a construção de um consultório ginecológico com sanitário integrado, dois consultórios odontológicos e quatro consultórios médicos. Serão implantados ainda, um novo abrigo para compressor e bomba a vácuo, uma rampa de acessibilidade no acesso principal, além da substituição total do telhado da unidade com novo treliçamento. Também ocorrerá revisão geral nos itens de elétrica, hidráulica e rede lógica e pintura interna e externa de toda a unidade, bem como paisagismo e climatização.

O valor estimado é de R$ 675 mil, com recursos de emendas parlamentares do ex-vereador Marquinho Amaral, do vereador Sério Rocha e do deputado federal Ivan Valente (PSOL). O prazo de execução da obra será de até 180 dias corridos, contados a partir da emissão da Ordem de Serviço.

De acordo com o secretário de Gestão da Cidade e Infraestrutura, Leonardo Lázaro, no final de abril do ano passado a unidade passou a atender no prédio da FESC Santa Paula para que o prédio fosse reformado, porém a empresa vencedora apresentou dificuldade para execução das obras, sendo desclassificada, a partir daí foi chamada a segunda colocada que não assumiu a obra. “Porém agora a terceira colocada assinou o contrato para a execução do projeto inicial”, explicou Lázaro, justificando a demora para o início dos serviços.

O secretário de Saúde, Leandro Pilha, destacou que a UBS Santa Paula precisava de uma reestruturação urgente e afirmou que a população não ficou sem atendimento em nenhum momento, graças à cessão do prédio ao lado pela FESC, onde os serviços também continuarão funcionando durante toda a obra.

Segundo ele, a reforma terá investimento de quase R$ 700 mil e incluirá troca do telhado, modernização das redes hidráulica e elétrica, ampliação de salas, adequação da recepção e implantação de acessibilidade para pessoas com deficiência.
“A obra beneficiará cerca de 11 mil pacientes cadastrados na unidade, responsável por aproximadamente 250 atendimentos diários, além dos serviços de enfermagem e vacinação.

A UBS conta atualmente com quatro clínicos gerais, pediatra, ginecologista e dentista”, detalhou Pilha. 

“A reforma da UBS Santa Paula representa um compromisso da nossa administração com a melhoria da saúde pública e com a qualidade do atendimento prestado à população.

Estamos investindo em uma unidade que atende milhares de pessoas e que precisava de uma modernização completa para oferecer mais conforto, acessibilidade e melhores condições de trabalho aos profissionais. Quero agradecer ao ex-vereador Marquinho Amaral, ao vereador Sérgio Rocha e ao deputado federal Ivan Valente pela destinação dos recursos que tornaram essa obra possível. Mesmo diante das dificuldades enfrentadas no processo licitatório, trabalhamos para superar os obstáculos e agora damos mais um passo importante para fortalecer a rede municipal de saúde e cuidar cada vez melhor da população de São Carlos”, finalizou o prefeito Netto Donato.

A UBS do Santa Paula atende no prédio da FESC, localizado na rua Rua José Garcia Toledo, nº 147, no próprio bairro (na rua ao lado do prédio que será reformado).
Também participaram da assinatura da Ordem de Serviço o secretário adjunto de Obras Públicas, Arthur Cotrim e o representante da Beuvali Construtora e Projetos de Engenharia, empresa responsável pela obra.

BRASÍLIA/DF - A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regula a indústria de planos de saúde no país, defende a obrigatoriedade de cobertura de exame de mamografia digital para todas as pessoas, sempre que houver indicação médica.

A ANS abriu uma consulta pública esta semana para que a sociedade civil possa opinar sobre o tema. Atualmente, a cobertura do exame é restrita a mulheres de 40 a 69 anos de idade, com indicação do médico assistente.

A mamografia digital - versão mais avançada do exame convencional - é considerada um dos principais exames para a detecção precoce do câncer de mama, permitindo identificar alterações antes mesmo de serem percebidas ao toque.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca), ligado ao Ministério da Saúde, estima que o país tenha cerca de 73.610 novos casos de câncer de mama por ano.

Menos exposição

De acordo com a ANS, o diagnóstico precoce aumenta as chances de tratamento e pode reduzir a necessidade de procedimentos mais invasivos.

A mamografia digital oferece vantagens como menor exposição à radiação, menor tempo de compressão da mama durante o exame e armazenamento das imagens em formato digital, o que facilita o acompanhamento da evolução clínica e a avaliação por diferentes especialistas.

Com a proposta da ANS de acabar com a restrição, a cobertura do exame digital terá que abranger pessoas de qualquer gênero e idade, bastando um pedido médico, assim como já é com a mamografia convencional.

Ao incluir qualquer gênero, o exame poderia ser garantido pelo plano a pessoa que se considera não binária, ou seja, não se identifica exclusivamente como homem ou mulher.

Tecnologia

A iniciativa da ANS foi aprovada pela diretoria colegiada da reguladora no dia 8 e será submetida à participação social antes de uma decisão final.

A intenção de ampliar a cobertura do exame partiu da própria ANS após discussões na Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar (Cosaúde).

Na Cosaúde, a maioria da comissão defendeu que “o uso da mamografia digital já está consolidado como padrão de cuidado oncológico” e que a restrição para mulheres de 40 a 69 anos poderia “prejudicar ou atrasar o acesso oportuno” ao diagnóstico de câncer de mama.

De acordo com a diretora de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Lenise Secchin, a agência segue uma busca permanente pelo aperfeiçoamento das coberturas garantidas aos clientes dos planos de saúde.

“Com a evolução tecnológica e a ampla utilização da mamografia digital nos serviços de saúde, entendemos que não há mais justificativa para manter restrições de idade ou gênero para um exame tão importante", sustenta.

Consulta pública

As contribuições para a Consulta Pública 173 poderão ser enviadas até o dia 11 de julho. A consulta de documentos relacionados à proposta e a contribuição em si deve ser feita no site da ANS.

 

 

AGÊNCIA BRASIL

SÃO CARLOS/SP - Os números mais recentes da Vigilância Epidemiológica apontam uma redução expressiva nos casos de dengue em 2026. Até o momento, foram confirmados 388 casos da doença, contra 18.931 registrados no mesmo período de 2025, uma queda de aproximadamente 98%.

Outro dado positivo é que nenhum óbito relacionado à dengue foi registrado neste ano.

As notificações, que incluem casos confirmados, descartados e em investigação, também apresentaram forte redução. Em 2025 foram contabilizadas 24.218 notificações, enquanto em 2026 o número caiu para 2.940, representando diminuição de 88%.

Em relação às demais arboviroses, foram descartados 156 casos suspeitos de chikungunya e 144 de zika vírus. Já a febre amarela não teve nenhuma notificação registrada até o momento.

Apesar da melhora nos índices, as autoridades de saúde reforçam a importância de manter os cuidados para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti e evitar uma nova alta nos casos.

ESPANHA - A Polícia Nacional da Espanha prendeu um homem de 20 anos suspeito de maus-tratos e abuso sexual contra o próprio irmão, de apenas 3 anos de idade, em Palma de Maiorca. 

A prisão ocorreu há cerca de duas semanas, após o pai da vítima denunciar o caso ao descobrir que a criança havia relatado a situação na escola. O suspeito, que é filho de um relacionamento anterior do pai, não mora na mesma casa que a criança. 

Ao tomar conhecimento dos relatos, o pai levou o menino a um hospital, onde a criança passou por exames que comprovaram a suspeita de abuso. Os testes diagnosticaram a criança com gonorreia, uma doença sexualmente transmissível (DST). 

Uma médica pediatra confirmou a infecção e ressaltou que a doença é transmitida exclusivamente por contato sexual, o que comprovou os abusos sofridos pelo menino. De acordo com o jornal El Correo, o irmão da vítima foi detido e responderá pelos crimes de maus-tratos e agressão sexual. 

 

 

por Notícias ao Minuto

SÃO CARLOS/SP - São Carlos sediou no último sábado (20/06), a XIII Conferência Municipal de Saúde, consolidando-se como um espaço democrático de participação social e preparação para a 18ª Conferência Nacional. O evento, realizado no Hotel Nacional Inn, reuniu usuários do SUS, trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil para debater os rumos da política pública de saúde.

Com o tema nacional “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania – Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, a conferência local abordou quatro eixos centrais: democracia e soberania, financiamento adequado, emergências climáticas e justiça socioambiental. Além de avaliar a situação da saúde no município, os participantes discutiram desafios locais, formularam propostas para fortalecer políticas públicas e elegeram delegados que representarão São Carlos nas etapas macrorregional e estadual.

O secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, ressaltou: “O SUS faz toda a diferença na vida de milhares de brasileiros e é um patrimônio que precisa ser constantemente fortalecido. Esta Conferência Municipal de Saúde é um espaço essencial para debatermos temas que impactam diretamente a população, como financiamento, soberania e justiça socioambiental. É aqui que conseguimos ouvir diferentes segmentos — gestores, universidades, vereadores e cidadãos — e transformar essa escuta em propostas concretas que chegam ao Governo Federal. A saúde é cada vez mais tecnológica e cara, e por isso precisamos garantir que os recursos sejam aplicados de forma correta e eficiente, atendendo às necessidades da maioria. Esse debate coletivo é o caminho para que São Carlos avance e contribua para o fortalecimento do SUS em nível nacional”.

O vereador Elton Carvalho, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, reforçou que “a conferência é uma oportunidade única de reunir sociedade civil, gestores e trabalhadores para discutir os rumos da saúde pública. O SUS é um sistema que garante acesso universal, mas enfrenta desafios diários, e cabe a nós, como representantes da população, trazer essas demandas para o debate. Em São Carlos, temos buscado construir políticas públicas que dialoguem com a realidade local e que possam ser levadas às etapas estadual e nacional. É um momento de responsabilidade e compromisso: precisamos ouvir, propor e encaminhar soluções que melhorem a vida das pessoas. A participação popular é fundamental, porque é dela que surgem as prioridades que devem orientar nossas ações”.

O vice-prefeito Roselei Françoso reforçou o caráter universal do sistema. “O SUS é uma política pública nacional que atende a totalidade da população. Todos aqueles que demandam algum serviço de saúde têm o direito garantido, constitucional e fundamental. As conferências são importantes porque constroem políticas públicas envolvendo sociedade, trabalhadores e profissionais”.

A reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Ana Beatriz de Oliveira, enfatizou que “o SUS é um patrimônio brasileiro, conquistado na Constituição de 1988. Para a universidade, é estratégico: precisamos formar profissionais no SUS e para o SUS. É também espaço de pesquisa, onde produzimos conhecimento para tornar o sistema mais eficiente e capaz de cumprir seu papel de promoção e cuidado da população”.

O presidente da Câmara, Lucão Fernandes, reforçou a importância da participação popular. “É importante que a população participe da 13ª Conferência para nos trazer suas percepções. Assim, poderemos encaminhar boas propostas para a 18ª Conferência Estadual e conquistar avanços para São Carlos”.

Representando o Departamento Regional de Saúde III – Araraquara, Diana Branquinho elogiou a mobilização. “São Carlos fez questão de realizar a conferência ao sábado, para garantir a participação dos trabalhadores, usuários e gestores. Esse é um espaço de diálogo e construção coletiva. Estamos aqui para construir políticas públicas não só para o município, mas para a região e para todo o país”.

A XIII Conferência Municipal de Saúde de São Carlos apresentou propostas que serão levadas às etapas estadual e nacional da 18ª Conferência Nacional de Saúde. No Eixo 1, a etapa estadual defende a criação de um fórum regional de conselhos municipais, enquanto a nacional propõe tornar obrigatória a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

O Eixo 2 trata do financiamento: em São Paulo, sugere-se cofinanciamento permanente para custear a atenção primária; nacionalmente, a ideia é ampliar recursos ao SUS com impostos sobre produtos nocivos à saúde.

No Eixo 3, as propostas estaduais focam em prevenção de emergências climáticas e vigilância de arboviroses, enquanto a nacional prevê programas de educação ambiental e saúde nas escolas.

Por fim, o Eixo 4 destaca, no âmbito estadual, a modernização tecnológica das Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família com integração de sistemas, e, no nacional, o fortalecimento da política de gestão do trabalho e valorização dos profissionais da atenção primária.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos realizou, na tarde desta sexta-feira (19/06), a entrega de três novos veículos destinados ao fortalecimento dos serviços públicos de saúde. A cerimônia ocorreu na Praça do Mercado Municipal e reuniu autoridades do Executivo e Legislativo.

Foram entregues um veículo Master, versão Minibus Executive, um Citroën com capacidade para sete lugares e uma motolância, que passam a integrar a frota da Secretaria Municipal de Saúde.

O secretário de Saúde, Leandro Pilha, recebeu oficialmente as chaves das mãos do prefeito Netto Donato, do vice-prefeito Roselei Françoso e dos vereadores Elton Carvalho e André Rebello.

O Minibus Executive, zero quilômetro, foi destinado pelo Governo do Estado. Já o veículo Citroën, no valor de R$ 162 mil, foi adquirido por meio de emenda parlamentar do vereador André Rebello. A motolância, equipada para atendimento de urgência e emergência, também foi viabilizada com recursos de emenda do vereador Elton Carvalho no valor de R$ 100 mil.

Durante a entrega, o vereador Elton Carvalho destacou a importância do investimento no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que completa 20 anos de atuação no município. Segundo ele, a nova motolância representa um avanço significativo na agilidade dos atendimentos, especialmente em ocorrências graves.

O vereador André Rebello ressaltou que o veículo destinado ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) atende a uma demanda antiga da área de saúde mental, ampliando as possibilidades de deslocamento dos usuários para atividades externas e de convivência, fundamentais no processo terapêutico.

O secretário de Saúde, Leandro Pilha, agradeceu os investimentos e destacou os impactos positivos das novas aquisições na rede municipal. Segundo ele, o Minibus vai atender os pacientes da hemodiálise,  a motolância vai contribuir para a redução do tempo de resposta em situações de emergência, enquanto o veículo do CAPS amplia a mobilidade das equipes e dos usuários atendidos. “São investimentos que qualificam a rede municipal de saúde e garantem um atendimento cada vez melhor para a população de São Carlos”, ressaltou Pilha.

O vice-prefeito Roselei Françoso enfatizou a importância da integração entre Executivo e Legislativo na viabilização de melhorias para a saúde pública, ressaltando que os investimentos resultam diretamente em benefícios à população. “Quando vereadores destinam recursos para a saúde e a administração municipal trabalha para transformar esses investimentos em serviços, quem ganha é a população”.

Encerrando a cerimônia, o prefeito Netto Donato afirmou que as entregas reforçam o compromisso da administração com a melhoria contínua dos serviços de saúde. Ele destacou ainda que os novos veículos ampliam a capacidade de atendimento, garantem mais conforto aos pacientes e fortalecem tanto a rede de urgência e emergência quanto as ações de saúde mental no município. “O nosso compromisso é trabalhar continuamente para melhorar a qualidade de vida da população são-carlense.
Também participaram da entrega demais servidores da Secretaria Municipal de Saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.