fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quarta, 27 Agosto 2025

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP - A Polícia Civil apreendeu mais de duas toneladas de cobre durante a terceira fase da Operação Cegueira, deflagrada na terça-fera (26), com o objetivo de desmantelar redes de receptação de metais. A ação aconteceu durante o cumprimento de 89 ordens de vistoria e três de busca e apreensão em estabelecimentos comerciais suspeitos de negociar metais sem comprovação de origem na região de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.

Durante as buscas, também foram recolhidos 15 quilos de alumínio, além de notas e documentos que vão completar as investigações sobre a receptação. Quatro suspeitos foram presos em flagrante.

Ao todo, foram empenhados 248 policiais civis, que contaram com apoio de empresas de telefonia. 

As duas primeiras fases da Operação Cegueira geraram impactos positivos na região, uma vez que houve redução de furtos de fios. 

O crime de receptação qualificada não requer necessariamente o flagrante, apenas a comprovação da origem ilícita do produto, e pode resultar em uma pena superior a dez anos de prisão. 

Os envolvidos, após serem informados sobre a proibição de comercializar metais sem comprovação, foram encaminhados à sede do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 5, em São José do Rio Preto. As investigações prosseguem.

Publicado em Outras Cidades

SÃO CARLOS/SP - O secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, representa São Carlos nesta quinta-feira (28/08), no 67º Congresso Estadual de Municípios, promovido pela Associação Paulista de Municípios (APM). O evento acontece no Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo, desde a última terça-feira (26/08).

Considerado o maior encontro municipalista do Estado, o congresso reúne gestores públicos de todas as regiões paulistas, além de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em um espaço de debates, palestras e apresentações de boas práticas. A programação inclui ainda plenárias, formações técnicas, networking e a maior feira de soluções públicas do calendário nacional, contando com a presença de representantes da iniciativa privada e do terceiro setor.

Convidado pela APM, Yabuki participa como palestrante no painel “Tecnologia Aplicada à Segurança Pública”, apresentando as ações desenvolvidas em São Carlos. Entre os destaques estão o sistema de videomonitoramento, que utiliza câmeras para diferentes funções, como leitura de placas veiculares, reconhecimento facial, uso de drones e integração com softwares nacionais de segurança.

De acordo com o secretário, o município conta atualmente com 106 câmeras speed dome, 41 leitoras de placas, 11 equipamentos de reconhecimento facial, dois pontos de monitoramento e leitura de placas na zona rural (com conexão via satélite) e 48 radares de velocidade.

“Nosso sistema utiliza câmeras específicas para cada função e é integrado a plataformas como o SOS Escola, Brasil Mais, Infoseg, CAD/Sinesp, Infocrim, Córtex e ao programa Muralha Paulista, do qual São Carlos foi pioneiro na adesão”, destacou Yabuki, agradecendo o apoio do prefeito Netto Donato que investe na área da segurança.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos deu início a uma série de reuniões coordenadas pela Secretaria de Gestão Pública e Integração Governamental com o objetivo de alinhar os programas das secretarias ao Plano de Governo do prefeito Netto Donato. A iniciativa, determinada diretamente pelo chefe do Executivo, visa garantir que as metas estabelecidas sejam contempladas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, que deve ser protocolada na Câmara Municipal até o dia 30 de setembro.

Segundo a secretária Laurie Lubek, as reuniões estão organizadas por eixos temáticos (social, urbanístico e econômico) para facilitar o planejamento e a priorização dos recursos. “O prefeito Netto Donato determinou que a gente iniciasse reuniões separando por eixos com as secretarias, para que elas se planejassem com os programas que estão no Plano de Governo e os que estão em andamento”, explicou Laurie.

A proposta é que cada secretaria apresente seus programas e metas, permitindo ao prefeito uma visão clara do que será entregue à população. “A Lei Orçamentária Anual aloca os recursos nos programas a serem desenvolvidos no ano. Estamos construindo a LOA de 2026, segundo ano de governo, e integrando essa construção com a rotina de planejamento das secretarias”, detalhou.

Ferramentas - Para garantir maior eficiência e transparência, a gestão municipal adotou a metodologia 5W2H, que é uma ferramenta de gestão que utiliza perguntas para criar um plano de ação detalhado e eficiente amplamente utilizada na iniciativa privada. “O prefeito pediu para que nós utilizássemos essa ferramenta, que consiste em uma série de perguntas para planejar a gestão com eficiência. Além das perguntas básicas, foram incluídos indicadores de efetividade, cronogramas e datas de entrega. É uma forma de garantir que o recurso público seja utilizado de forma transparente, ordenada e planejada”, reforçou a secretária.

Laurie Lubek será responsável por revisar os materiais enviados pelas secretarias e repassá-los ao prefeito, que fará reuniões individuais com cada secretário. “O prefeito já mantém uma rotina de avaliações periódicas, que, neste momento, está direcionada à elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). Ressalto que este será o primeiro orçamento construído integralmente pela atual gestão do prefeito Netto Donato, orientando as prioridades e investimentos do município para o próximo exercício”, concluiu Laurie.

Para o prefeito Netto Donato, essa medida reflete o compromisso da atual gestão com a transparência e a efetividade na aplicação dos recursos públicos. “Ao integrarmos o planejamento estratégico com a elaboração da LOA, vamos garantir que as ações da administração estejam alinhadas com as demandas da população e com os compromissos assumidos em nosso Plano de Governo”, assegurou o chefe do Executivo.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - Em uma iniciativa marcada por afeto, inclusão e compromisso social, o Fundo Social de Solidariedade de São Carlos, sob a coordenação da primeira-dama Herica Ricci Donato, promoveu nesta quarta-feira (27/08) um dia inesquecível para cerca de 900 crianças atendidas por projetos sociais da cidade. A ação levou os pequenos ao Luna Park, onde puderam viver momentos de pura diversão e encantamento.

A ação foi viabilizada por meio de um Termo de Cooperação entre o Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Infraestrutura e a empresa Luna Park Brasil Ltda. Os ingressos foram cedidos pelo parque, enquanto a Secretaria Municipal de Educação garantiu o transporte.
Com idades entre 6 e 12 anos, os participantes das entidades Madre Cabrini, Nave Sal da Terra, CorAção, Multi Sport, Casa da Criança e
ASPE, puderam explorar os brinquedos e viver uma experiência que, para muitos, foi inédita. 

O diretor de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela, acompanhou a ação e destacou a importância da iniciativa, ressaltando o impacto positivo do projeto na vida das crianças e elogiando o trabalho do Fundo Social de Solidariedade.

A ação reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento humano e a valorização da infância, segundo a primeira-dama Herica Ricci Donato. “Foi lindo ver a alegria de cada criança. Esse tipo de ação mostra que cuidar também é proporcionar momentos felizes. O parque virou cenário de sonhos e lembranças que vão ficar pra sempre com eles, e com a gente também,” disse.

Publicado em Cidadania

Evento gratuito acontece no dia 29 de agosto e oferece oficinas, workshops, atendimentos e experiências em diversas áreas do conhecimento

 

SÃO CARLOS/SP - No dia 29 de agosto, sexta-feira, o Senac São Paulo convida toda comunidade a participar do Casa Aberta Senac 2025. As 63 unidades do estado estarão abertas com programação gratuita, pensada para quem deseja explorar novas possibilidades de carreira, se atualizar ou vivenciar experiências transformadoras.

Ao longo do dia, as pessoas poderão participar de workshops, oficinas, palestras, atendimentos, vivências práticas e bate-papos com especialistas, em temas que vão ao encontro com as áreas do conhecimento presentes no portfólio da instituição, como Saúde, Bem-estar, Tecnologia da Informação, Beleza e Estética, Gestão e Negócios, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, Turismo e Hospitalidade entre outras. A ideia é mostrar, na prática, como o Senac forma profissionais preparados para se destacarem no mercado de trabalho, com um ensino conectado às tendências atuais de cada setor e à inovação.

A proposta do Casa Aberta Senac é aproximar a comunidade do universo da instituição, mostrando que a educação profissional pode ser acessível, prática e transformadora. Toda a programação foi pensada para acolher desde jovens em busca da primeira formação até profissionais que desejam se reinventar e iniciar uma nova carreira. O evento é uma oportunidade para conhecer de perto a infraestrutura da unidade e entender como funciona o Jeito Senac de Educar, presente em cursos livres, técnicos e no programa de aprendizagem.

Veja abaixo os destaques da programação:

Senac Araraquara

Encontro Aberto: Bate-papo com Linn da Quebrada

Horário: 19h

Local: Auditório

Neste encontro, a artista multimídia Linn da Quebrada compartilha sua trajetória e pesquisa artística como ponto de partida para uma reflexão sobre os atravessamentos entre corpo, linguagem e educação. Travesti, cantora, atriz e ativista, Linn constrói uma obra que tensiona normas e desafia estruturas, propondo a arte como ferramenta de transformação social, de resgate de identidades, afetos e acolhimentos, como ação política e pedagógica. Inscrições antecipadas pelo portal. Vagas limitadas.

 

Atividade: Tocaya

Horário: 18h30

Local: Em frente ao auditório

Tocaya é uma festa de música brasileira que acontece em Araraquara desde 2017. A festa celebra a diversidade de gêneros e ritmos brasileiros, ecoando desde tambores ancestrais até pegadas eletrônicas contemporâneas.

É uma iniciativa de Jõnatas Micheletti e Nat Rozendo, idealizadores e gestores do Coletivo Tocaya, que realiza festas e eventos com a missão de espalhar arte, música e movimento em espaços públicos, privados e nas plataformas digitais.

 

Senac São Carlos

 

Cultura no Prato: o lanche da nossa gente

Horário: 11h às 12h

Local: sala 15

Os participantes vão aprender a preparar o lanche “prensadão” com a famosa maionese verde da cidade! A oficina traz demonstração, degustação de mini lanche e uma receita especial da maionese para você levar pra casa e repetir esse sabor do nosso território.

 

Nosso Lugar, Nossas Histórias

Horários: 10h30 às 11h / 15h30 às 16h / 19h15 às 19h45

Local: Biblioteca

Vivências que conectam pessoas e histórias ganham voz neste videocast ao vivo. Convidados compartilham suas experiências com o território, fortalecendo o sentimento de pertencimento e valorizando a escuta. O público pode assistir de perto, conhecer os bastidores e entender como funciona a produção de um videocast.

A programação completa está disponível no site da instituição.

Serviço: Casa Aberta Senac 2025
Quando: 29 de agosto (sexta-feira)
Horário: checar programação da unidade
Evento gratuito e aberto ao público

Senac Araraquara

Endereço: Rua João Gurgel, 1935 – Carmo – Araraquara/SP

Mais informações: https://www.sp.senac.br/senac-araraquara

 

Senac São Carlos

Endereço: Rua Episcopal, 700 – Centro – São Carlos/SP

Informações: https://www.sp.senac.br/senac-sao-carlos

Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - O prefeito interino de São Carlos, Roselei Françoso, participou, na manhã desta quarta-feira (27/08), das comemorações dos 50 anos da Embrapa Pecuária Sudeste, realizadas na Fazenda Canchim. O evento técnico “O futuro da pecuária sustentável” reuniu autoridades, pesquisadores e representantes da sociedade civil para debater os rumos da agropecuária brasileira e celebrar meio século de inovação científica.

Durante a cerimônia, o chefe-geral da Embrapa Pecuária Sudeste, Alexandre Berndt, destacou a profunda conexão da unidade com a cidade. “Antes mesmo de ser Embrapa, já éramos uma estação de pesquisa do Ministério da Agricultura desde 1935. Queremos resgatar essa história com a Pró-Memória e confirmar que fomos a primeira instituição de ciência e tecnologia do município”, afirmou.

Berndt também ressaltou a parceria contínua com a Prefeitura e os impactos diretos das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa na produção local. “Temos assento em comitês estratégicos de desenvolvimento urbano e rural. É uma relação muito positiva, que nos enche de orgulho”, disse.

Sobre os desafios enfrentados ao longo das décadas, o pesquisador foi enfático. “A cada obstáculo superado, surge outro. Hoje lidamos com mudanças climáticas, segurança alimentar e produção sustentável. E já estamos nos antecipando para os próximos 50 anos, que exigirão sistemas mais resilientes diante de eventos extremos como secas prolongadas e chuvas intensas”.

O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Clênio Pillon, trouxe uma visão estratégica sobre os novos rumos da agropecuária e o papel da Embrapa na construção de soluções sustentáveis. “Estamos revisitando nossa agenda de atuação diante de desafios cada vez mais complexos, como a soberania alimentar, a descarbonização e a resiliência climática”, afirmou.

Segundo Pillon, a unidade de São Carlos tem papel decisivo na formulação de protocolos e ferramentas científicas para uma pecuária de baixo carbono. “Essa unidade é referência nos programas de carne e leite sustentáveis, com boas práticas e indicadores que embasam políticas públicas”, destacou.

Ele também enfatizou a importância da articulação institucional. “Desenvolvimento não se faz só com tecnologia, mas com governança e boas políticas públicas. A história da Embrapa Pecuária Sudeste se confunde com o sucesso da agropecuária brasileira nos últimos 50 anos”.

Pillon encerrou sua fala com uma reflexão sobre os novos desafios. “Hoje, além da produção e produtividade, enfrentamos o desafio da sustentabilidade e da inclusão. A melhor ciência só tem valor se incluir pessoas — no campo e na cidade. Precisamos trabalhar de mãos dadas para oferecer as melhores respostas à sociedade”.

Papel estratégico - O subsecretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Orlando Melo de Castro, também participou das comemorações e destacou o papel estratégico das duas unidades da Embrapa em São Carlos. “A Embrapa Pecuária Sudeste e a Embrapa Instrumentação são pilares fundamentais para o desenvolvimento do agronegócio paulista e brasileiro. Elas não apenas geram conhecimento, mas transformam esse conhecimento em soluções práticas que chegam ao produtor rural e fortalecem toda a cadeia produtiva”, afirmou.

Segundo Castro, o impacto das pesquisas vai além das fronteiras do Estado. “São Carlos tem se consolidado como um polo de inovação agropecuária graças à presença dessas instituições. O trabalho que realizam aqui reverbera em todo o país, contribuindo para uma agricultura mais eficiente, sustentável e competitiva”.

Representando a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a vice-reitora Maria de Jesus Dutra dos Reis falou sobre a parceria entre as instituições e o papel da ciência no enfrentamento dos desafios contemporâneos. “Estamos construindo um futuro juntos, com uma visão comum de esperança. “Vivemos num planeta frágil, e estamos atrasados na pauta da sustentabilidade. Precisamos estender braços, mãos, cérebros e raízes em uma rede que cubra todo esse planeta azul”, disse. Para Maria de Jesus, a Embrapa representa esse esforço coletivo. “A Embrapa cobre o território nacional com ciência aplicada, e isso é essencial para o futuro da agropecuária e da sociedade”.

O presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes, também esteve presente e fez questão de homenagear a trajetória da unidade. “São Carlos é privilegiada por abrigar duas Embrapas. Isso reforça nosso status como capital nacional da ciência e da tecnologia”, declarou. Ele anunciou ainda uma sessão solene em homenagem à Embrapa. “Queremos reconhecer publicamente a importância dessa instituição para nossa cidade, nosso estado e nosso país. É motivo de muito orgulho acompanhar de perto o trabalho que fazem aqui”.

O prefeito interino Roselei Françoso reforçou a importância da Embrapa para o desenvolvimento tecnológico de São Carlos e do país. “Temos duas unidades da Embrapa no município, que promovem inovação em diversos segmentos. Além da pesquisa, a Embrapa contribui com a gestão de resíduos, agroecologia e educação alimentar. É uma parceira essencial para o município”.

Além das falas institucionais, o evento contou com painéis técnicos sobre temas como pecuária de baixo carbono, mudanças climáticas, biotecnologia e agricultura espacial. Também foi lançado o livro Balde Cheio em Rede e firmada uma parceria com a empresa Baldan, de Matão, para recuperação de áreas degradadas.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, informa que a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de setembro, será liberado o trânsito sob o viaduto da Rodovia Washington Luís, no acesso ao bairro Tangará, pela Rua Dr. Marino da Costa Terra.
Com a liberação, todas as linhas de transporte coletivo que haviam sofrido alterações retornarão às suas operações normais, mantendo horários, trajetos e pontos habituais.
Em razão disso, a linha provisória 75 – Vila Verde x Distrito Industrial terá sua operação encerrada.

Confira as linhas que retornarão à operação normal:

- Linha 08 – Distrito Industrial x Fagá – Major
- Linha 13 – Astolpho x Tortorelli
- Linha 20 – Fagá x Shopping
- Linha 31 – Belvedere x Itamaraty
- Linha 63 – Novo Horizonte x Estação Norte

O trânsito no viaduto foi alterado em 14 de abril em virtude das obras de implantação de terceiras faixas na Rodovia Washington Luís (SP-310), no trecho de São Carlos.

Publicado em Trânsito

SÃO CARLOS/SP - O presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE), Derike Contri, entregou, na tarde desta quarta-feira, 27/08, 23 novos uniformes aos fiscais leituristas. OS kits contêm: duas calças confeccionadas em tecido jeans ou brim, um boné tipo touca árabe, que oferece maior proteção contra os raios solares, e duas camisetas manga longa com faixas refletivas. A entrega faz parte da reposição natural de uniformes, garantindo que todos possam desempenhar suas atividades com segurança, conforto e padronização.

Esses uniformes simbolizam a valorização, a identidade e, principalmente, o compromisso com o trabalho essencial e de qualidade da autarquia que esses profissionais leituristas, de forma individual e coletiva, realizam todos os dias em São Carlos.

O presidente do SAAE, Derike Contri, agradeceu a todos. “Vocês são a presença do SAAE nas ruas. Cada leitura feita, cada consumo registrado, cada informação passada ao usuário e à autarquia, garante justiça na cobrança, eficiência na distribuição e credibilidade junto à população de São Carlos. O cidadão confia nos números porque confia em vocês. E nós, tenham certeza, também”.

Publicado em Outras Notícias

RIO DE JANEIRO/RJ - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta segunda-feira (25) que a Polícia Federal intensifique a vigilância sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro. O objetivo é evitar uma eventual tentativa de fuga do país diante da possibilidade de condenação por tentativa de golpe de Estado.

Em manifestação enviada ao STF, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, avaliou que seria “de bom alvitre” reforçar o monitoramento sobre o ex-presidente. Moraes considerou a sugestão “adequada e necessária” para assegurar a aplicação da lei penal.

Bolsonaro e sua defesa têm feito diversas tentativas de adiar ou alterar o julgamento, marcado para a próxima semana. A estratégia começou com um pedido para retirar o caso da competência do Supremo, que foi negado. Em seguida, os advogados solicitaram a transferência do processo da Primeira Turma para o plenário, mas também não tiveram sucesso.

As manobras jurídicas, embora dentro das regras processuais, não surtiram efeito. O que chamou atenção foi a iniciativa de Bolsonaro de recorrer a aliados internacionais. Em um gesto interpretado como pressão ao Brasil, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou medidas como o aumento de tarifas e a revogação de vistos. Além disso, enquadrou o ministro Alexandre de Moraes na chamada Lei Magnitsky, usada para punir ditadores e terroristas.

Trump, que enfrenta acusações de usar métodos autoritários contra opositores internos, não teria dificuldades em oferecer asilo a um aliado político sul-americano. Bolsonaro, por sua vez, já demonstrou não ter constrangimento em buscar abrigo nos Estados Unidos. No fim de 2022, antes de encerrar o mandato, ele viajou para a Flórida, onde permaneceu por semanas.

Os Estados Unidos, no entanto, não são a única alternativa considerada. No ano passado, após ter o passaporte apreendido, Bolsonaro se abrigou por duas noites na embaixada da Hungria, em Brasília. O gesto foi interpretado como um movimento para pedir proteção ao primeiro-ministro ultradireitista Viktor Orbán, caso fosse decretada sua prisão.

A Polícia Federal também identificou indícios de que a Argentina entrou no radar do ex-presidente. Segundo as investigações, seu celular continha o rascunho de um pedido de asilo direcionado ao presidente Javier Milei, que atualmente enfrenta suspeitas de corrupção em seu governo.

Apesar desses episódios, Bolsonaro tem negado publicamente qualquer intenção de deixar o país. Atualmente, cumpre prisão domiciliar em Brasília, monitorado por tornozeleira eletrônica. Sua residência fica a cerca de 15 minutos da região que concentra as embaixadas na capital federal.

De acordo com o colunista Bernardo Mello Franco do O Globo, no dia em que Bolsonaro foi levado para instalar o equipamento de monitoramento, o ex-Presidente deixou escapar uma frase que reforçou as especulações sobre uma possível fuga: “Sair do Brasil é a coisa mais fácil que tem”.

A postura do ex-presidente tem gerado apreensão entre autoridades e reforçado a avaliação de que medidas de vigilância são necessárias para garantir sua permanência no território nacional até a conclusão do julgamento.

 

por Guilherme Bernardo

Publicado em Política

Tecnologia brasileira promete rapidez, baixo custo e menos sofrimento para pacientes

 

SÃO CARLOS/SP - Um simples teste de saliva poderá, num futuro próximo, ajudar médicos a identificar precocemente a depressão e outras doenças mentais. A novidade vem através do trabalho de pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), que, em parceria com colegas brasileiros, desenvolveram um sensor descartável e barato, capaz de detectar em minutos alterações relacionadas a transtornos, como depressão, Alzheimer e Parkinson.

O dispositivo mede os níveis de uma proteína chamada BDNF, essencial para a saúde das células do cérebro, sendo que quando a quantidade dessa substância cai, aumentam os riscos de distúrbios neurológicos e psiquiátricos.

Atualmente, esse tipo de análise só pode ser feito em laboratórios especializados, com exames caros e demorados. O novo teste promete mudança de cenário, já que bastará uma pequena amostra de saliva para obter um resultado rápido, sem agulhas ou procedimentos invasivos.

Baixo custo e sustentabilidade

Cada unidade do sensor deve custar menos de R$ 12, tornando o exame acessível não apenas para grandes hospitais, mas também para postos de saúde, consultórios e até mesmo para o uso domiciliar, como forma de acompanhamento de pacientes em tratamento.

Além do preço, o projeto destaca-se pela preocupação ambiental, atendendo a que o dispositivo é feito com materiais simples e gera baixo impacto no descarte.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), duzentos e oitenta milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo, sendo que esse transtorno é uma das principais causas de afastamento do trabalho e perda de qualidade de vida, podendo, em casos graves, levar ao suicídio, lembrando que todos os anos ocorrem mais de setecentas mil mortes derivadas desse transtorno

Para o coordenador da pesquisa e autor-correspondente do artigo publicado na revista internacional ACS Polymers Au, Dr. Paulo A. Raymundo-Pereira (IFSC/USP) “O diagnóstico precoce é fundamental para iniciar o tratamento adequado e evitar complicações. Este tipo de tecnologia coloca o Brasil na linha de frente da inovação em saúde mental”, afirma o pesquisador.

Futuro próximo

A expectativa é que, em breve, o sensor possa ser integrado a celulares e aplicativos de saúde, permitindo que os resultados sejam enviados diretamente a médicos e equipes de acompanhamento, abrindo caminho para uma medicina mais personalizada e preventiva, em que o paciente participa ativamente do cuidado com sua saúde.

Este estudo recebeu os apoios da Fapesp, CNPq e Capes.

Além do Dr. Paulo Raymundo-Pereira (IFSC/USP), assinam este estudo os pesquisadores Marcelo Calegaro (IQSC/USP); Nathalia Gomes (IQSC/USP - LNNA Embrapa Instrumentação); Luiz Henrique Mattoso (LNNA Embrapa Instrumentação); Sergio Machado (IQSC/USP) e Osvaldo Novais de Oliveira Junior (IFSC/USP).

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Agosto 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.