SÃO CARLOS/SP - Na quarta-feira, 24 de junho de 2026, a AVFAB-YS – Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira – Pirassununga realizou uma visita institucional ao TenenteCoronel PM Samuel Fernandes Soares, Comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar do Interior (38º BPM/I).
Representando o Presidente da AVFAB-YS, Veterano Donizete Coimbra Batista, estiveram presentes os Veteranos Antonio Ribeiro e Dempsey Zanetti. Durante o encontro, foram apresentadas ao Comandante as principais ações desenvolvidas pela AVFAB-YS, com destaque para os projetos de caráter social, como as campanhas de doação de sangue, arrecadação de alimentos, agasalhos e outras iniciativas voltadas ao atendimento da comunidade.
Na oportunidade, a Associação colocou-se à disposição do 38º BPM/I para o desenvolvimento de parcerias em ações sociais nos municípios atendidos pelo batalhão. Entre os assuntos abordados, destacou-se a atenção aos jovens. O Veterano Antonio Ribeiro mencionou sua participação voluntária no Fórum Municipal de Aprendizagem Profissional de São Carlos, iniciativa voltada ao programa Jovem Aprendiz. O tema demonstrou grande alinhamento com os projetos que o TenenteCoronel Samuel pretende desenvolver junto às comunidades atendidas pelo 38º BPM/I.
O Comandante também apresentou algumas ações que pretende implementar em São Carlos e região, enfatizando o fortalecimento do bem-estar social das famílias e a aproximação da Polícia Militar com a sociedade. Ao final do encontro, o Tenente-Coronel Samuel parabenizou a AVFAB-YS pelo trabalho realizado em prol da comunidade, agradeceu a visita e colocou o 38º BPM/I à disposição para futuras parcerias e ações conjuntas.
SÃO CARLOS/SP - Quem pretende passar pela região da Vila Carmem na manhã desta sexta-feira (26) deve ficar atento. O SAAE de São Carlos anunciou a interdição temporária de um trecho da Avenida José Pereira Lopes para a realização de obras na rede de água e esgoto.
A intervenção ocorrerá na esquina com a Avenida Sallum e faz parte de um serviço de adequação das ligações existentes. Os trabalhos estão programados para começar às 8h e seguir até as 11h.
Durante esse período, a orientação é para que condutores respeitem a sinalização instalada e utilizem caminhos alternativos para evitar congestionamentos e garantir a segurança de trabalhadores e usuários da via.
Segundo o SAAE, em caso de chuva ou outras condições climáticas desfavoráveis, os serviços poderão ser remarcados para uma nova data.
BRASÍLIA/DF - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, na quinta-feira (25), o nome da senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado, após o afastamento do senador Jaques Wagner (PT-BA) do cargo.
Em publicação nas redes sociais, Lula afirmou que a missão de Teresa será articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população que estão em tramitação na casa, como o fim da escala 6 por 1 e a Proposta de Emenda à Constituição da Segurança Pública.
Jaques Wagner deixou a liderança do governo nesta quarta-feira (24) após ser alvo de operação da Polícia Federal (PF), na semana passada, por suspeitas de corrupção no caso do Banco Master. Os agentes acusam o senador de ter recebido vantagens do banqueiro Augusto Ferreira Lima, ex-sócio do Master.
Já Wagner negou irregularidades e afirmou estar "absolutamente tranquilo" em relação à investigação.
AGÊNCIA BRASIL
SÃO CARLOS/SP - Com o objetivo de garantir mais segurança e melhores condições de uso para os trabalhadores que atuam no setor de entregas, o vereador Jùlio Cesar apresentou requerimento solicitando providências para a melhoria e o reforço da iluminação pública no Espaço Motoboy, localizado na Avenida Trabalhador São-Carlense, próximo ao Terminal Rodoviário de São Carlos.
O local é amplamente utilizado por motoboys e entregadores que desempenham diariamente um importante papel na economia da cidade, servindo como ponto de apoio, descanso e convivência para esses profissionais. Segundo o parlamentar, a demanda surgiu a partir de relatos dos próprios usuários do espaço, que demonstraram preocupação com a falta de iluminação adequada, especialmente durante o período noturno.
De acordo com Jùlio Cesar, a iluminação atual é insuficiente para garantir a visibilidade necessária no local, situação que contribui para a sensação de insegurança e pode favorecer a ocorrência de situações indesejadas.
“Os motoboys prestam um serviço essencial para a população e merecem um ambiente seguro e adequado para exercerem suas atividades. Melhorar a iluminação desse espaço é uma medida simples, mas de grande impacto para a segurança e o bem-estar desses trabalhadores”, destacou o vereador.
O parlamentar ressaltou ainda que a preocupação com a iluminação pública não se restringe ao Espaço Motoboy. Segundo ele, seu gabinete tem recebido demandas semelhantes de moradores de diferentes regiões da cidade, apontando a necessidade de melhorias em diversos pontos com iluminação insuficiente.
“Nossa atuação tem sido constante na cobrança por mais iluminação e segurança em vários bairros e espaços públicos de São Carlos. Sabemos que uma cidade bem iluminada contribui para a prevenção de crimes, aumenta a sensação de segurança e garante mais qualidade de vida para a população”, afirmou Jùlio Cesar.
SÃO PAULO/SP - Ídolo do futebol brasileiro, o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho também tem uma prolífica atuação no universo da música. O pentacampeão do mundo com a seleção brasileira em 2002 canta, produz e é compositor de sucessos no samba, no rap, no funk e até no sertanejo.
Ronaldo de Assis Moreira, o nome de batismo do ex-atleta, tem 91 músicas registradas em seu nome como compositor no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, o Ecad. Em outras 32 faixas, ele é um dos intérpretes.
Na conquista da Copa do Mundo de 2002, Ronaldinho também era um dos principais jogadores que comandavam o samba no elenco da seleção. Ele toca tantã, e foi registrado em diversas imagens das celebrações do título puxando as músicas com os companheiros.
O ritmo foi o primeiro pelo qual o ex-jogador se apaixonou. Alguns dos maiores sucessos que ele escreveu foram pagodes.
É o caso de "Agora Perdeu", lançada em 2015 pelo grupo Bom Gosto, que tem quase 50 milhões de reproduções apenas no Spotify. Também de "No Meu Quintal", lançada pela banda Pique Novo com participação de Péricles.
Mas Pericão não é o único cantor famoso que já interpretou uma composição do bruxo, como é conhecido o ex-jogador. A cantora Iza gravou uma música de autoria de Ronaldinho Gaúcho em parceria com outros dois compositores, "Você Não Vive Sem Mim", em seu álbum de estreia, "Dona de Mim", de 2018. A faixa, um R&B, acumula quase 5 milhões de plays no Spotify.
Um dos momentos mais marcantes da carreira musical de Ronaldinho Gaúcho veio com "Vamos Beber". O ex-camisa dez não compôs, mas cantou e atuou no clipe da música, escrita e produzida por Dennis DJ, do funk, com participação da dupla sertaneja João Lucas & Marcelo.
Com mais de 50 milhões de visualizações no YouTube, o clipe de 2014 marcou época misturando arranjos eletrônicos, batidas de funk e refrão de pegada sertaneja, além dos versos entoados por Ronaldinho. "Vem aqui com Ronaldinho/ Quero te ver dançando/ A noite já é nossa/ Vem que hoje é funknejo", ele canta.
O bruxo ainda assinou outras músicas de João Lucas & Marcelo, dupla que ficou conhecida pelo hit "Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha". E também voltou a colaborar com Dennis DJ em 2017, cantando o refrão da música "Professor da Malandragem", que mistura funk com forró e também conta com Wesley Safadão.
Safadão inclusive é o intérprete de um dos maiores sucessos do ex-jogador como compositor, a música "Solteiro de Novo", gravada pelo cantor com participação do próprio Ronaldinho, com quase 190 milhões de reproduções no YouTube. Recentemente, o cearense gravou outra música com participação do ex-camisa dez, "Tu Pode Falar Mal", que também conta com Ludmilla.
Entre outros parceiros de Ronaldinho na música estão Jorge Vercillo, com quem compôs e cantou um desabafo político e social, "Garra", há sete anos. E também Xande de Pilares, que dividiu os microfones com o bruxo no samba "O Segredo do Feijão", escrito pelo ex-jogador.
O cantor Ferrugem também fez uma colaboração com Ronaldinho, mas nesse caso foi um acordo financeiro. Isso porque o ex-futebolista foi responsável por financiar a gravação de "Climatizar", o primeiro grande sucesso do pagodeiro.
O rap também está entre os ritmos que já passaram pela caneta do ex-jogador. Ele é autor, por exemplo, de "Favela", do rapper carioca Delacruz. Além da composição, sua atuação no gênero inclui projetos como a Tropa do Bruxo, espécie de coletivo em que Ronaldinho atua como curador.
A Tropa do Bruxo já lançou músicas reunindo nomes do rap e do funk, com destaque para artistas mineiros. É o caso de Djonga, Sidoka e MC Rick em "Oclin e Evoque". E também de DJ WS da Igrejinha, que assina as batidas atmosféricas de "Baile do Bruxo", música que chegou entre as mais ouvidas do Brasil no Spotify.
Criado há cerca de três anos, o projeto já lançou nove álbuns, sendo que o mais recente "Campeão", saiu neste mês de Copa do Mundo, comandado pelo produtor SMU.
Ronaldinho Gaúcho agora expande sua atuação par ao exterior, lançando o selo Tu Música, com sede em Miami e o objetivo de lançar talentos da música latina.
por Folhapress
Nova operação gera mais de 220 empregos diretos e passa a atender consumidores, comerciantes e empreendedores da região
LIMEIRA/SP - O Paulistão Atacadista inaugurou nesta quinta-feira, 25 de junho, sua primeira loja em Limeira. Com investimento de R$ 65,7 milhões, o empreendimento integra a rede administrada pelo Grupo Savegnago e chega ao município com uma proposta voltada à economia, praticidade e abastecimento de comerciantes, empreendedores e famílias.
Instalada na Via Luiz Varga, 2.405, a unidade foi projetada e executada dentro do mais recente padrão visual e operacional da rede. Ao todo, são aproximadamente 8 mil metros quadrados de área construída, sendo 3.500 metros quadrados destinados à área de vendas, distribuídos em um ambiente planejado para proporcionar mais agilidade, organização e eficiência durante a jornada de compra.
A estrutura do Paulistão de Limeira conta com 185 vagas para carros e 42 para motos no estacionamento, além de 16 checkouts e 4 self checkouts. A operação mantém mais de 220 colaboradores e funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 21h, e aos domingos, das 8h às 18h. Os interessados em fazer parte da equipe podem cadastrar currículo pelo portal de carreiras do Grupo Savegnago (Link).
O atacadista reúne setores estratégicos para o abastecimento do dia a dia, como Bebidas, Mercearia, Limpeza, Bazar, Frios e Congelados, além de áreas dedicadas à Padaria, Hortifruti e Açougue. A disposição dos espaços favorece a circulação pelos corredores e contribui para uma experiência de compra mais dinâmica e funcional.
A loja também conta com comunicação visual em LED em setores e pontas de gôndolas, recurso que facilita a identificação de produtos e ofertas ao longo do espaço. O ambiente ainda disponibiliza Wi-Fi gratuito aos clientes para contribuir com uma jornada de compra mais conectada e prática.
Facilidades e benefícios
Para oferecer mais conveniência aos consumidores, a operação disponibiliza um serviço de Televendas pelo 0800 016 6680, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os clientes também podem realizar compras online por meio do aplicativo parceiro iFood.
As condições de pagamento com vantagens incluem o Nosso Cartão e o Nosso Cartão Empresarial, que oferecem planos diferenciados para pessoas físicas e jurídicas. Entre os benefícios estão parcelamento em até três vezes sem juros, prazo de até 40 dias para pagamento e acesso a descontos exclusivos em produtos selecionados.
Os clientes ainda podem participar do programa Cliente Campeão, que reúne promoções, ofertas especiais e benefícios exclusivos para cadastrados. O cadastro pode ser realizado pelo site (clique aqui) ou diretamente nos caixas das lojas.
Crescimento da rede
De acordo com o presidente-executivo do Grupo Savegnago, Chalim Savegnago, a chegada do Paulistão Atacadista a Limeira representa mais uma etapa do plano de crescimento da companhia no interior paulista.
“Estamos levando nossa operação para cidades que apresentam relevância econômica, forte vocação empreendedora e potencial de desenvolvimento sustentável. Limeira possui atributos importantes para os planos de crescimento do Grupo Savegnago e passa a integrar uma rede construída para estar cada vez mais próxima dos consumidores do interior paulista. Este investimento gera oportunidades, movimenta a economia local e disponibiliza à população uma alternativa de compra baseada em variedade, competitividade e eficiência”, afirma.
Com a inauguração em Limeira, o Paulistão Atacadista passa a contar com 11 unidades em operação no interior paulista. A rede está presente em Araraquara, Barretos, Campinas, Franca, Mogi Guaçu, Rio Claro, Santa Bárbara d’Oeste, Sertãozinho e Ribeirão Preto, cidade que concentra duas lojas da bandeira.
Rede Forte do Interior
Fundado em 1976, em Sertãozinho/SP, o Grupo Savegnago conta atualmente com 64 lojas do Savegnago Supermercados e 11 unidades do Paulistão Atacadista, presentes em 23 municípios do interior paulista. A rede também mantém 7 postos de combustíveis, dois Centros de Distribuição, um Centro de Manutenção, um Centro Comercial e três lojas do Savegnago Prático, além de um moderno Centro Administrativo em Sertãozinho. Toda essa estrutura é responsável pela geração de mais de 14 mil empregos diretos.
Dentro do projeto de expansão, a expectativa do grupo é seguir crescendo até 2026, alcançando 64 lojas Savegnago e 13 unidades do Paulistão Atacadista, com presença em 23 municípios do interior de São Paulo, com atendimento a cerca de 6,7 milhões de habitantes.
NAZARÉ PAULISTA/SP - Uma ação da Polícia Militar resultou na prisão de sete homens, com idades entre 33 e 44 anos, e na apreensão de quase 200 quilos de drogas, entre crack e maconha, na quarta-feira (25), no bairro Cuiabá, em Nazaré Paulista, no interior de São Paulo. O flagrante aconteceu após uma denúncia anônima indicar a possível prática de atividades criminosas em um sítio da região.
Quando as equipes chegaram ao local, perceberam intensa movimentação dentro da propriedade. Assim que notaram a presença policial, alguns suspeitos tentaram fugir, pulando muros e cercas. Parte deles ainda atirou contra os militares, mas foram contidos em presos.
Com o apoio de equipes especializadas, incluindo o Canil, os policiais realizaram buscas na propriedade e encontraram aproximadamente 197 quilos de drogas, além de materiais utilizados para preparo, fracionamento e embalagem das substâncias.
Também foram apreendidos duas armas, oito celulares, dois veículos, embalagens de drogas e cadernos com anotações sobre o tráfico.
O local foi periciado e os sete suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Nazaré Paulista, onde permaneceram à disposição da Justiça. O caso foi registrado como tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma, disparo de arma de fogo e apreensão de veículo.
Ação comunitária é um momento de respiro: promove saúde emocional, fortalece vínculos e valoriza a vida em sua dimensão coletiva; evento gratuito tem início às 16h
ARARAQUARA/SP - O Parque Municipal do Botânico recebe neste sábado (27) mais uma edição do “Soul + Flashback”, a partir das 16h, com entrada gratuita e apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart. O projeto que nasceu em 2024, durante o Setembro Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre saúde mental, convida o público a dançar, socializar e viver uma experiência coletiva marcada por música, memória e acolhimento.
A iniciativa surgiu a partir de uma inquietação de Adriana Minotti e Silvia Mazzeo, do Grupo Sou Mais Flashback, em parceria com os coletivos Embalos do Flashback e Tamo Junto, com o objetivo de criar um espaço de escuta, convivência e bem-estar por meio da dança.
“A proposta, simples e ao mesmo tempo profundamente significativa, consiste em ocupar um espaço público com música, dança e, sobretudo, conexão humana. A praça transforma-se, assim, em um lugar de acolhimento, onde as pessoas podem, ainda que por alguns instantes, aliviar o peso das dificuldades cotidianas e experimentar momentos de leveza”, conta Silvia.
Assim, o encontro passou a acontecer todo último sábado do mês no Botânico, reunindo participantes de diferentes idades ao som de clássicos das décadas de 1970, 1980 e 1990. “A dança possui esse poder de expressão e acolhimento, dispensando palavras e permitindo que cada pessoa se manifeste em seu próprio ritmo e tempo. Ao longo dos encontros, tem sido possível observar um movimento muito bonito: pessoas que chegam tímidas, por vezes carregando tristeza, saem com um sorriso, com o corpo mais leve e o coração mais sereno”, analisa Adriana.
Silvia e Adriana lembram que, embora o projeto não tenha a pretensão de resolver todos os problemas, ele “oferece um espaço de respiro, um momento de alegria em meio à dor e um importante lembrete de que ninguém está sozinho.” Assim, entre uma música e outra, constrói-se uma rede de apoio silenciosa, feita de gestos simples, sorrisos compartilhados e da presença do outro.
Ao ocupar o espaço público com arte e convivência, o projeto reafirma a importância de ações comunitárias que promovam saúde emocional, fortalecendo vínculos e valorizando a vida em sua dimensão coletiva. O Parque Municipal do Botânico está localizado na Rua Dr. Gennaro Granata, no bairro Jardim Botânico.
SERVIÇO:
Flashback no Botânico “Soul + Flashback”
Local: Parque Municipal do Botânico (Rua Dr. Gennaro Granata - Jardim Botânico)
Data: sábado (27 de junho)
Horário: 16 horas
IBATÉ/SP - A Prefeitura de Ibaté, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo, realiza neste sábado, 27 de junho, mais uma grande atração em celebração aos 133 anos de emancipação do município.
O tradicional futebol entra em campo com um amistoso especial entre o Master 45 Ibaté e o XV de Novembro de Jaú.
A partida será realizada às 15h30, no Estádio Municipal Dagnino Rossi e promete reunir grandes nomes do futebol, além de proporcionar uma tarde de emoção, confraternização e muita paixão pelo esporte.
O encontro entre as duas equipes que carregam história e tradição dentro das quatro linhas é um convite para que toda a população prestigie mais um momento especial da programação de aniversário da cidade.
A Administração Municipal convida os moradores de Ibaté e região para vestirem a camisa, reunirem os amigos e torcerem pelo futebol ibateense em uma grande celebração do esporte.
? Data: 27 de junho (sábado)
? Horário: 15h30
? Local: Estádio Municipal Dagnino Rossi – Rua Doutor Teixeira de Barros, Centro.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.