SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, recebe até o próximo domingo, 28 de junho, as inscrições para os 12 editais de fomento cultural da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Ao todo, serão investidos R$ 1,7 milhão em ações voltadas ao fortalecimento e à valorização da produção cultural do município.
Os editais integram o segundo ciclo da PNAB e contemplam diversas linguagens artísticas e culturais. Entre as modalidades disponíveis estão Artes Visuais (aquisição de obras e exposição), Artes Performáticas, Música, Literatura, Audiovisual, Feiras e Eventos, Obras, Atividades Formativas e ações da Cultura Viva.
Um dos destaques é a concessão de três bolsas destinadas a mestres e mestras da cultura popular, no valor de R$ 2.100 mensais, pelo período de 12 meses. Também estão previstos recursos para projetos de fomento e premiação cultural.
Outra novidade é o Edital de Aquisição de Obras de Artes Visuais de Intervenção Urbana, cujas inscrições serão abertas nesta terça-feira (23/06). A iniciativa prevê a seleção de três obras inéditas para implantação em espaços públicos da cidade: Parque do Bicão, Parque da Estação, na Vila Prado, e Praça de Água Vermelha.
O objetivo é ampliar o acesso da população às manifestações artísticas, valorizar a produção cultural contemporânea e contribuir para a qualificação dos espaços públicos por meio da arte.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet até as 23h59 do dia 28 de junho, por meio do portal oficial da Prefeitura de São Carlos, no https://servico.saocarlos.sp.gov.br/licitacao/exibe-licitacoes.php?dados=Concursos@Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os interessados devem consultar os editais e providenciar a documentação necessária para participação.
RIO DE JANEIRO/RJ - A cinebiografia da jogadora de futebol Marta começou a ser gravada no Rio de Janeiro. Estrelado por Alice Carvalho e dirigido por Andrucha Waddingtom, o filme tem estreia prevista para 8 de abril de 2027.
As filmagens já tinham se inicado na Suécia, país em que a jogadora jogou por anos de sua vida. Agora, no Brasil, as gravações em terras cariocas serão feitas em locais marcantes na vida de Marta, como na Granja Comary, o Estádio de São Januário e o Estádio Nilton Santos (Engenhão).
Além disso, o longa ainda terá cenas em Alagoas, estado natal de Marta.
O roteiro é assinado por Elena Soárez e Thais Tavares.
por Folhapress
FLORÍNEA/SP - Uma ação do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), da Polícia Militar Rodoviária, resultou na apreensão de uma carga avaliada em cerca de R$ 850 mil em mercadorias sem documentação fiscal no domingo (21), em Florínea, no interior de São Paulo.
A ocorrência foi registrada por volta das 17h15, durante a Operação Impacto, no quilômetro 449 da Rodovia Miguel Jubran. Policiais rodoviários abordaram um ônibus e, durante a fiscalização, o motorista admitiu que transportava produtos de origem irregular.
Na vistoria no bagageiro, os militares encontraram diversos eletrônicos e mercadorias provenientes do Paraguai. Entre os itens apreendidos estavam celulares, notebooks, videogames, dispositivos de streaming, microfones, perfumes, camisetas esportivas, garrafas de vinho e outros produtos sem comprovação fiscal.
O ônibus utilizado no transporte e toda a carga foram apreendidos. De acordo com a corporação, a ação representou um prejuízo estimado em R$ 850 mil para a prática criminosa.
O veículo havia sido carregado em Cascavel (PR) e seguia com destino à capital paulista. Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal em Marília, onde permaneceram presos e à disposição da Justiça.
Entidade apoia junto a empresas iniciativa da Aescon-RP e da Receita Federal; RP cresceu 18,3% e chegou ao 9º lugar do ranking nacional, mas ainda tem menos de 7% do potencial de destinação participando
RIBEIRÃO PRETO/SP - A destinação de impostos devidos a projetos sociais municipais voltados ao atendimento de crianças, adolescentes e idosos aumentou pelo terceiro ano seguido em Ribeirão Preto, com crescimento de 18,3% em 2026 em relação ao ano passado - e isso com apenas 6,6% dos contribuintes com potencial de destinação participando.
A Campanha Destina Ribeirão conta com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) no segmento empresarial e é realizada pela Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Ribeirão Preto (Aescon-RP) em parceria com a Receita Federal.
Simples, a destinação pode ser feita diretamente no programa de declaração do Imposto de Renda anual e não gera custo nenhum a mais para o contribuinte do que aquele que já é devido ao fisco.
“A iniciativa tem justamente esse objetivo: conscientizar contribuintes e empresas sobre a possibilidade de transformar parte do Imposto de Renda devido em investimentos diretos na própria comunidade e fazer a diferença localmente”, destaca Sandra Brandani, presidente da Acirp.
Potencial para crescer
O levantamento do fisco nacional mostrou um registro de R$ 6.094.404,75 em destinações do Imposto de Renda este ano ante R$ 5.151.606,45 contabilizados em 2025. O avanço também foi observado no número total de participantes, que chegou a 1.887 e superou as 1.858 declarações com destinações locais do período fiscal anterior.
De acordo com o Núcleo de Responsabilidade Social (NRS) do Departamento de Relações Institucionais da Acirp, que divulga a campanha junto a empresas da cidade, a grande conquista é o direcionamento dos recursos para investimento local, mas, mesmo com saldo positivo, ainda há muito espaço para crescer e melhorar esses resultados.
O levantamento da Receita Federal apontou que Ribeirão Preto possui capacidade para destinar mais de R$ 91,9 milhões ou 93,4% a mais do que foi destinado este ano.
“Milhares de contribuintes ainda podem aderir ao mecanismo e ampliar significativamente os recursos disponíveis para projetos sociais locais”, diz Célia Moura, do NRS Acirp. Os valores destinados são repassados apenas a projetos aprovados pelos conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa.
Distribuição das destinações
Cada contribuinte pode destinar um total de 6% do seu imposto devido, sendo até 3% para projetos focados menores de 18 anos e 3% para aqueles que cuidam e ajudam quem tem mais de 60 anos.
Em 2026, cerca de 48,6% dos valores direcionados em Ribeirão Preto (algo em torno de R$ 2,96 milhões) foram para o Fundo da Criança e do Adolescente. Já o Fundo da Pessoa Idosa recebeu 51,4% das destinações (o equivalente a aproximadamente R$ 3,13 milhões).
O crescimento registrado neste ano também refletiu na posição de Ribeirão Preto nos rankings de destinação. Após encerrar 2025 na 10ª colocação nacional, o município avançou para o 9º lugar entre as cidades brasileiras que mais destinam recursos por meio do Imposto de Renda aos fundos sociais.
SÃO CARLOS/SP - A mobilização pela duplicação da Rodovia SP-215 (Rodovia Doutor Paulo Lauro), importante ligação entre São Carlos, Descalvado e municípios da região, segue ganhando força. O abaixo-assinado online criado para demonstrar o apoio popular à obra já ultrapassou a marca de 1.500 assinaturas e foi entregue ao governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante agenda oficial realizada em São Carlos.
A iniciativa tem sido liderada pelo vereador Bruno Zancheta, que vem articulando esforços junto ao Executivo Municipal, lideranças regionais, representantes da sociedade civil, empresários e usuários da rodovia para que a duplicação da via seja incluída entre as prioridades do Governo do Estado. Na cidade de Descalvado, o movimento é encabeçado pelo Vereador Jhow do Espetinho.
Além do abaixo-assinado, também foi entregue ao governador um dossiê técnico contendo informações sobre o fluxo de veículos, registros de acidentes, crescimento da demanda logística da região e os impactos positivos que a duplicação poderá trazer para a mobilidade e o desenvolvimento econômico regional.
A mobilização evidencia a importância da articulação política entre os Poderes Legislativo e Executivo na busca por soluções para demandas históricas da população. O diálogo entre as lideranças municipais e o Governo do Estado tem sido fundamental para fortalecer o pleito e demonstrar a relevância estratégica da obra para toda a região.
A duplicação da SP-215 é considerada uma das principais reivindicações de motoristas, moradores e empresários, uma vez que a rodovia apresenta intenso fluxo de veículos e desempenha papel fundamental no transporte de pessoas, mercadorias e na integração econômica entre diversos municípios. A obra tem potencial para aumentar a segurança viária, reduzir o número de acidentes, melhorar a fluidez do trânsito e impulsionar novos investimentos para a região.
Para o vereador Bruno Zancheta, o crescimento do movimento demonstra que a população reconhece a urgência da obra: “A marca de mais de 1.500 assinaturas mostra que essa não é uma demanda de um único vereador ou de um único município, mas de toda uma região que utiliza diariamente a SP-215. Entregamos ao governador Tarcísio de Freitas não apenas um abaixo-assinado, mas também um dossiê com informações técnicas que comprovam a necessidade da duplicação. Seguiremos trabalhando e dialogando com todas as esferas de governo para transformar essa reivindicação em realidade”, afirmou o parlamentar.
A expectativa agora é que o Governo do Estado avalie o pleito e avance nos estudos e projetos necessários para viabilizar uma das obras de infraestrutura mais aguardadas pela população regional.
SÃO CARLOS/SP - A Santa Casa de São Carlos conquistou o Selo Intermediário de Instituição Amiga do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), certificação que reconhece instituições que desenvolvem práticas voltadas à qualificação da assistência, à segurança e ao acolhimento da pessoa idosa.
O resultado foi compartilhado com os gestores do hospital na manhã desta segunda-feira (22) pelo provedor Antonio Valério Morillas Junior, a diretora de práticas assistenciais Dra. Carolina Toniolo Zenatti, o diretor técnico Dr. Roberto Muniz Junior, e o diretor administrativo Danilo Carvalho Oliveira.
A instituição avançou do Selo Inicial para o Selo Intermediário após a avaliação realizada na última sexta-feira (19) pela Dra. Cláudia Fló, coordenadora da Área Técnica de Saúde do Idoso da SES-SP e referência estadual em gerontologia. O resultado representa mais uma etapa de um trabalho iniciado em 2023, quando a Santa Casa aderiu à iniciativa estadual.
Em dezembro de 2024, o hospital recebeu o Selo Inicial e, desde então, manteve as práticas já implantadas e incorporou novas medidas voltadas ao atendimento da população idosa, alcançando agora o nível intermediário. O processo envolve profissionais de diferentes áreas da instituição e conta com o acompanhamento de um comitê gestor multidisciplinar responsável pelo monitoramento das metas e indicadores previstos pelo programa.
Ao compartilhar o resultado com os gestores, o provedor fez questão de estender os agradecimentos às equipes envolvidas no projeto, destacando que o avanço para o novo nível reflete o empenho coletivo de profissionais que contribuem diariamente para a assistência prestada aos pacientes.
“Essa conquista é de todos nós. Ela representa o trabalho diário de profissionais que buscam oferecer um atendimento cada vez melhor aos nossos pacientes. Por isso, faço questão de estender esse reconhecimento a cada colaborador que contribuiu para que chegássemos até aqui”, afirmou.
Para a diretora de Práticas Assistenciais, Dra. Carolina Toniolo Zenatti, a certificação é resultado de mudanças incorporadas à rotina hospitalar ao longo dos últimos anos, com impacto direto na experiência e na segurança dos pacientes idosos.
“Muitas das iniciativas desenvolvidas durante esse processo acontecem no dia a dia e, por isso, às vezes passam despercebidas. Quando observamos o conjunto, percebemos o impacto que elas têm na experiência dos pacientes e na qualidade da assistência. O Selo Intermediário mostra que essas ações estão se convertendo em resultados concretos dentro do hospital”, destacou.
Novo limite para veículos de passeio será de 90 km/h, nos dois sentidos, entre os quilômetros 267 e 282; para veículos de carga, velocidade máxima permanece 90 km/h
ARARAQUARA/SP - A velocidade máxima permitida para veículos leves na Rodovia Washington Luís (SP-310), em Araraquara (SP), será alterada, a partir do dia 1º de julho, de 110 para 90 km/h. A mudança valerá apenas para o trecho urbano, entre os quilômetros 267 e 282, em ambos os sentidos. Para veículos pesados continua sendo de 90 km/h. Ao fazer esta redução, a Ecovias Noroeste Paulista, concessionária que administra o trecho, atenderá à Portaria PR/DER-030/2026, do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP).
A adequação da velocidade faz parte de um conjunto de ações voltadas ao reforço da segurança viária, especialmente em segmentos urbanos com grande circulação de veículos e intensa interação entre o tráfego local e o de longa distância. O trecho registra fluxo médio de quase 30 mil veículos por dia, nos dois sentidos, o que exige atenção redobrada e medidas que contribuam para a redução de riscos e para a preservação de vidas.
A Ecovias Noroeste Paulista já está readequando a sinalização ao longo do segmento viário, conforme determina a regulamentação vigente, garantindo que os motoristas tenham informação clara sobre os novos limites de velocidade.
Atendimento aos usuários
No trecho urbano de Araraquara, a concessionária mantém uma base do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU 2), no quilômetro 272, pista norte (sentido capital-interior), da Rodovia Washington Luís. A unidade é uma das 20 da empresa distribuídas ao longo do trecho que administra. Ela funciona 24 horas por dia e oferece estrutura gratuita, como água potável, banheiros masculino, feminino e inclusivo, espaço pet e carregadores para veículos elétricos e híbridos.
Em todo o trecho sob concessão, a Ecovias Noroeste Paulista conta com 57 veículos operacionais, entre ambulâncias básicas e de suporte avançado, guinchos leves e pesados, viaturas de inspeção de tráfego e unidades de resgate. O Centro de Controle Operacional (CCO) monitora o sistema rodoviário 24 horas, por meio de 619 câmeras, 16 Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) e com a cobertura de 100% do trecho por LTE (Long-Term Evolution, padrão de tecnologia de rede móvel de quarta geração - 4G), permitindo resposta rápida a qualquer ocorrência.
Em caso de necessidade, os usuários podem acionar a concessionária pelo telefone 0800-326-3663 ou pela plataforma SOS.ECO.BR, que permite solicitar apoio por mensagem, ligação de voz ou chamada de vídeo, sempre de um local seguro.
BRASÍLIA/DF - A tramitação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala 6x1 no Brasil deve seguir travada no Senado em uma semana esvaziada pelas festas de São João, pelo jogo do Brasil contra a Escócia e pelos trabalhos semipresenciais na Casa.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), mantém a PEC 221 de 2019 em sua mesa, sem despachá-la para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Como a comissão não marcou reuniões para esta semana, a expectativa é que a PEC siga parada, completando um mês, no próximo sábado (27), desde a aprovação na Câmara dos Deputados.
O presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), não marca reuniões em semanas semipresenciais, quando os parlamentares podem votar remotamente, devido ao baixo quórum.
A assessoria da CCJ informou à Agência Brasil que não houve sinalização de Alcolumbre para liberar a PEC. Já a assessoria do presidente do Senado não respondeu à reportagem.
Com o feriado de São João no Nordeste, na quarta-feira (24), e também dia do jogo do Brasil contra a Escócia pela Copa do Mundo, a expectativa é de uma semana esvaziada no Parlamento.
Na semana passada, o senador Paulo Paim (PT-RS) cobrou, no plenário, a votação da PEC. “Não temos mais por que demorar”, afirmou.
“O que afinal está faltando para que o Senado vote a matéria, já que debatemos esse tema há anos?”, questionou Paim.
A PEC que acaba com a escala 6x1 e reduz a jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais foi aprovada na Câmara por ampla maioria. Apenas 22 dos 513 deputados votaram contra. Mesmo assim, o tema não avança no Senado, onde enfrenta resistência da oposição, que apresentou PEC alternativa para manter a escala 6x1 e permitir contratos por hora.
A proposta da oposição foi despachada à CCJ por Alcolumbre no mesmo dia em que foi apresentada, no dia seguinte à aprovação da PEC do fim da 6x1 na Câmara.
O senador Otto Alencar informou que vai priorizar a PEC do fim da escala 6x1, por ter iniciado a tramitação antes da proposta da oposição.
Na semana seguinte à aprovação na Câmara, Alcolumbre criticou a pressão para despachar a matéria, sugerindo que ela poderia ser melhorada no Senado e passar por comissões antes do plenário.
“Tenho certeza de que, como outros senadores, seria razoável que o Senado pudesse melhorar um texto dessa importância e debater o tema com calma”, defendeu Alcolumbre.
AGÊNCIA BRASIL
BRASÍLIA/DF - A Receita Federal libera nesta terça-feira (23) a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). 

O lote é o maior da história em quantidade de contribuintes contemplados (9.585.797). Serão pagos R$ 16 bilhões em créditos.
O valor pago será igual ao do primeiro lote de restituição deste ano, registrado no dia 29 de maio deste ano.
A consulta pode ser feita a partir das 9h, pelo site da Receita Federal, na opção “Meu Imposto de Renda” e depois “Consultar minha restituição”
Também é possível consultar pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones,
“O volume recorde de pagamentos reforça o esforço do órgão em tornar o processo de restituição cada vez mais rápido, eficiente e abrangente”, explica a Receita.
O crédito bancário será realizado no dia 30 de junho. Do total, R$ 4.494.204.020,63 serão destinados a contribuintes com prioridade legal, distribuídos da seguinte forma:
Outras 7.709.752 restituições serão destinadas a contribuintes sem prioridade legal, mas que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber via PIX.
AGÊNCIA BRASIL
IBATÉ/SP - O Guarda Municipal e membro da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Ibaté, Allan Migliati, participou de um importante curso de capacitação realizado no Instituto Butantan, em São Paulo.
A formação foi voltada para profissionais das áreas de Segurança Pública, Defesa Civil, Saúde e Meio Ambiente, abordando temas essenciais relacionados à fauna de interesse em saúde pública.
Entre os conteúdos ministrados estavam biologia e ecologia de serpentes, aranhas e escorpiões, identificação de espécies de importância em saúde, primeiros socorros e prevenção de acidentes, coleta e armazenamento de animais, além de noções de Legislação Ambiental e Saúde Pública.
A participação do servidor reforça o compromisso da Prefeitura de Ibaté com a capacitação contínua de seus profissionais, garantindo um atendimento cada vez mais preparado e eficiente à população em situações envolvendo animais peçonhentos e emergências ambientais.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.