fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sábado, 20 Setembro 2025

Primeiro encontro de 2025 do projeto Atena acontece em 23/9, com alunas do Ensino Médio da Escola Estadual José Ferreira da Silva

 

SÃO CARLOS/SP - A partir do mês de setembro, o Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza uma nova edição do "Projeto Atena - Atividades de Tecnologia e Engenharia para Meninas". Ao todo, serão quatro encontros programados para os próximos três meses. O primeiro acontece no dia 23 de setembro, das 8 às 18 horas, no DEMa, área Norte do Campus São Carlos, e contará com a participação de 24 alunas do Ensino Médio da Escola Estadual José Ferreira da Silva, de Descalvado (SP). A iniciativa é oferecida em parceria com o programa "Vem Saber", da Universidade de São Paulo (USP), que desenvolve atividades de difusão científica para estudantes, professores e gestores de escolas de Ensino Médio.

A programação inclui palestras sobre mulheres na Ciência e Engenharia, além de oficinas práticas em cerâmicas, polímeros e metais, com atividades como impressão 3D, cerâmica artística, fundição de peças metálicas e microscopia. As estudantes também visitarão laboratórios e diferentes espaços da Universidade, aproximando-se do ambiente acadêmico e de pesquisa.

Criado em 2023, o Atena já envolveu mais de 70 estudantes de escolas públicas da região de São Carlos (SP) e tem como missão incentivar a participação de meninas na Ciência, Engenharia e Tecnologia, democratizando o acesso a essas áreas. O projeto é coordenado pelas docentes Danielle Cristina Camilo Magalhães e Juliana Mara Pinto de Almeida, ambas do DEMa, e conta com o apoio de professores, estudantes de graduação e pós-graduação. Nesta edição, a iniciativa também recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da Chamada CNPq nº 31/2023.

Para Magalhães, esta é uma oportunidade única de transformação. "O Projeto Atena acredita na potência transformadora da educação. Ver a luz de uma descoberta no olhar de uma aluna é nossa maior recompensa. A parceria com o Vem Saber, da USP, e o financiamento do CNPq foram fundamentais para consolidar e expandir esse projeto, permitindo que ele atingisse um número maior de meninas e mulheres e, consequentemente, mais futuras engenheiras e cientistas. É um passo importante para diversificar e fortalecer a ciência e a tecnologia no nosso país", reforça a docente.

Publicado em Educação

Coordenada pelo Sesc São Paulo no continente americano, campanha global de promoção da prática de atividade física e esportes para todos os públicos, ocorrerá entre os dias 22 e 28 de setembro, com um olhar especial voltado para os jovens

 

SÃO CARLOS/SP - Um dos principais movimentos globais de promoção à saúde, a Semana Move chega em 2025 à sua 13ª edição. Entre os dias 22 e 28 de setembro a campanha oferecerá ao público, de todas as faixas etárias, nas 43 unidades do Sesc no estado de São Paulo e em instituições parceiras, centenas de atividades gratuitas, com o objetivo de incentivar o movimento, o bem-estar e a adoção de hábitos saudáveis através da prática esportiva.

O evento é uma iniciativa da ISCA (International Sport and Culture Association), com coordenação do Sesc SP no continente americano e apoio institucional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A Semana Move conta ainda com o engajamento de uma rede de países, cidades, instituições, escolas, clubes e pessoas.

Inatividade e Sedentarismo - A inatividade e o sedentarismo entre os brasileiros atingiram, nos últimos anos, níveis preocupantes. Segundo os dados mais recentes publicados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nada menos do que 47% dos adultos são sedentários, enquanto este índice chega a 84% entre os jovens.

A campanha é plural e acessível para todas as idades, mas para chamar a atenção ao alto índice de inatividade nesta parcela da população, a campanha traz como tema, nesta edição, “Geração Movimento”, reforçando o convite sobretudo para as gerações Z e Alpha. A ideia é engajar especialmente os jovens e motivá-los a redescobrir o prazer de se mover de forma inclusiva e acessível. Desta maneira, a campanha busca reconectar as novas gerações à prática de atividades físicas, destacando a importância do movimento físico em tempos de estilo de vida atrelado ao uso excessivo da tecnologia.

Para Luiz Deoclecio Massaro Galina, Diretor do Sesc São Paulo, “a Semana Move se consolida a cada edição ao ampliar sua rede de parcerias, criando oportunidades para que mais pessoas tenham acesso às atividades físico-esportivas de forma continuada. Ao envolver instituições públicas, privadas e a sociedade civil em uma mobilização coletiva, reafirmamos o compromisso do Sesc com a promoção de um estilo de vida ativo e responsável. ‘Geração Movimento’ simboliza essa interconexão entre saberes do passado, do presente e para o futuro, incentivando a adoção de hábitos saudáveis que extrapolam os limites do evento e, idealmente, são incorporados ao cotidiano das pessoas”.

Carol Seixas, Gerente de Desenvolvimento Físico-esportivo do Sesc São Paulo, destaca que “a Semana Move representa um convite aberto para que pessoas de todas as idades e contextos sociais descubram ou redescubram o prazer de se movimentar. Com uma rede de parceiros engajados em toda a América Latina, buscamos incentivar as diversas práticas esportivas, bem como reforçar a importância da atividade física para a saúde mental, o bem-estar social e a qualidade de vida. O slogan ‘Geração Movimento’ reflete esse compromisso de conectar as novas gerações ao esporte e à atividade física, promovendo experiências acessíveis, inclusivas e transformadoras.”

 

Eixos – A programação da 13ª Semana Move será dividida em seis eixos, respeitando os interesses dos participantes e promovendo a interação dos públicos:

Move Zen - Atividades que desenvolvem consciência corporal, concentração e controle respiratório, envolvendo diversas técnicas orientais e ocidentais, como tai, Tai Chi Chuan, Pilates, dentre outras).

Move Academia - Aulas abertas e treinos funcionais, Condicionamento Físico, Musculação, Crossfit, Dança, Ritmos, Bike Indoor e aulas de ginástica em geral.

Move Água - Atividades físicas ou esportes que acontecem no ambiente aquático, além de encontros com atletas, recreações, festivais e torneios. MOVE

Move Esportes - Atividades relacionadas à prática de modalidades esportivas, individuais ou coletivas, em formatos variados como aulas, treinos, torneios, campeonatos, experimentações, bate-papos e apresentações de atletas.

Move Empresa – Promoção de atividades esportivas e estilo de vida ativo como uma estratégia para a qualidade de vida dos funcionários.

Move Comunidade - Parcerias para o desenvolvimento em conjunto de atividades físicas e esportivas, ampliando o acesso, fortalecendo vínculos comunitários e valorizando a cultura local.

Dentre as opções de atividades estão aulas abertas, vivências, cursos, bate-papos com importantes nomes do esporte nacional, entre outras.

 

Destaques da Programação – Sesc São Carlos

 

MOVE ACADEMIA

Vivência
Desafio GMF
Um circuito de atividades físicas que desafia os participantes a testarem seu nível de condicionamento físico por meio de provas que envolvem força, resistência, potência, agilidade e velocidade. Venha se desafiar!
Dia 23/9. Terça, 18h30 às 20h30. Ginásio de eventos.
Grátis. Inscrições com educadores na Sala de Ginástica Multifuncional de 9 a 19/9.
Atividade para alunos inscritos nos cursos físico esportivo do Sesc. GMF fechada durante a atividade.
Lugares limitados. A partir de 12 anos
 

Aula aberta
Condicionamento Físico

Aula dinâmica e na medida para garantir o treino da semana. Valorizam a participação, a vivência do treinamento físico e a socialização.
Dia 23/9. Terça, 8h30 e 15h30.

De 24 a 26/9. Quarta a sexta, 8h, 15h30 e 18h30. Galpão.
Grátis. Inscrições no local e horário da atividade. Lugares limitados. A partir de 12 anos.
 

Aula aberta
Ritmos

Aula de dança com ritmos variados, nacionais e internacionais, elaboradas para desenvolver a coordenação motora, a expressão, consciência corporal e condicionamento físico. Valorizam a participação, a vivência na dança e a socialização.
De 24 a 26/9. Quarta a sexta, 18h30.
Dia 27/9. Sábado, 17h às 18h.

Galpão.
Grátis. Inscrições no local e horário da atividade. Lugares limitados. A partir de 12 anos.

 

MOVE ÁGUA

Vivência
Caiaque

Modalidade de esporte aquático que consiste em remar em pequenas embarcações, usando remos para se deslocar na água. É uma atividade divertida para todos os públicos e níveis de experiência, que promove equilíbrio, força e conexão com a natureza.

Dia 27/9. Sábado, 16h às 18h.
Dia 28/9. Domingo, 10h às 12h e 13h às 18h.

Piscina externa.
Grátis. Inscrições no local e horário da atividade. Lugares limitados.
A partir de 6 anos. Podem participar da atividade públicos com e sem deficiências.

É necessário credencial plena e exame dermatológico válido.
 

 

Vivência
Escalada e tobogã aquáticos

Vivência da modalidade, realizada em uma parede inflável posicionada na piscina, que permite a experimentação da prática da escalada com toda segurança e com uma divertida queda na água.
Dia 27/9. Sábado, 16h às 18h.
Dia 28/9. Domingo, 10h às 12h e 13h às 18h.

Piscina externa.
Grátis. Inscrições no local e horário da atividade. Lugares limitados. A partir de 6 anos

É necessário credencial plena e exame dermatológico válido.

 

Vivência
Festival de Práticas Aquáticas
Festival de integração entre turmas de Práticas aquáticas com vivência das modalidades aquáticas como nado sincronizado, jogos lúdicos, natação, mergulho, canoagem entre outros.
Dia 27/9, sábado, às 14h às 16h.
Piscina aquecida.
Grátis. Atividade voltada somente para alunos inscritos nos cursos de atividades aquáticas do Sesc.
Lugares limitados. Podem participar da atividade públicos com e sem deficiências.
 

MOVE ESPORTE

Vivência
Circuito de Parkour
O Circuito de Parkour é um percurso com obstáculos que estimulam a criatividade, a coordenação e a coragem. Aqui, saltos e escaladas se tornam um jogo, e o corpo vira ponte entre a imaginação e a realidade.
De 24 a 26/9. Quarta a sexta, 19h às 21h. Ginásio de eventos.
Grátis. Inscrições no local e horário da atividade. Lugares limitados. A partir de 6 anos.

 

Torneios e campeonatos
Festival – Duatlo Portal OK
Esta atividade é especialmente pensada para quem está iniciando a prática do duatlo, e tem como objetivo contribuir para a democratização do esporte. O evento é composto por provas de ciclismo 11,2Km e duas de corrida 2,8 Km. Categorias: Individual Feminina, Individual Masculina e Equipes Mistas ou não (2 ou 3 integrantes).
----

Inscrição
De 2 a 7/9: Credencial Plena
De 9 a 21/9: para outras categorias e não credenciados (sujeito a disponibilidade de vaga).

Vagas esgotadas.

----

Dia 28/9. Domingo, 7h às 10h.

Diversos espaços.

Grátis. Lugares limitados.

Menores de 18 anos podem participar mediante apresentação do termo de autorização preenchido pelo responsável.

Informações para participação em: sescsp.org.br/programacao/festival-duatlo/

A partir 16 anos.

 

MOVE ZEN

Aula aberta
Kemetic Yoga
Oriundo de uma das civilizações mais antigas da humanidade, o Egito Antigo, o Kemetic Yoga é um conjunto de práticas que trabalha a respiração consciente e a progressão geométrica dos movimentos. Nesta aula, venha vivenciar a experiência do yoga africano e conhecer mais sobre essa prática milenar.
Dia 28/9, domingo, 10h30 às 12h. Ginásio de eventos.
Grátis. Inscrições no local e horário da atividade. Lugares limitados. A partir de 12 anos

 

SEMANA MOVE 2025

De 22 a 28 de setembro de 2025

Mais informações: www.semanamove.com

Publicado em Esportes
Domingo, 21 Setembro 2025 02:20

Bombom de uva no pote

SÃO CARLOS/SP - Para a receita de bombom de uva no pote, você vai seguir as orientações para o preparo de algumas etapas, mas não se preocupe, são fáceis de fazer. Para o creme, você vai precisar de: amido de milho, creme de leite, leite, leite condensado e leite em pó. Já para a ganache, serão necessários: chocolate nobre ao leite e creme de leite. Por fim, para a montagem e finalização, você precisará de uvas verdes sem sementes e flocos de chocolate, além de potinhos descartáveis. Não perca tempo, faça e arrase!

Ingredientes da receita de bombom de uva no pote

Para o creme

  • 3 colheres (sopa) de amido de milho
  • 2 caixinhas de creme de leite (totalizando 400 g)
  • 600ml de leite integral
  • 1 caixinha de leite condensado (395 g)
  • 1 xícara (chá) de leite em pó (90g)

Para a ganache

  • 150 g de chocolate nobre ao leite picado
  • ½  caixinha de creme de leite (100 g)

Para a montagem e finalização

  • flocos de chocolate a gosto (para decorar)
  • 500 g de uvas verdes sem sementes higienizadas e cortadas ao meio
  • potinhos descartáveis de 145ml cada

Obs.: a medida da xícara é de 240ml.

Modo de preparo

Do creme

  1. Em uma panela ainda fora do fogo coloque 1 xícara (chá) de leite em pó e 3 colheres (sopa) de amido de milho, misturando com um fouet.
  2. Acrescente 1 caixinha de leite condensado e torne a misturar com o fouet, obtendo um creme lisinho.
  3. Junte 2 caixinhas de creme de leite, misture tudo, entre com 600ml de leite integral, misture novamente e leve ao fogo alto, misturando sem parar, para não grudar no fundo da panela, até começar a ferver.
  4. Quando isso acontecer, vá misturando e cozinhando por 4 minutos.
  5. Desligue o fogo e aguarde esfriar completamente, para prosseguir com a receita.

Da ganache

  1. Com o creme frio, faça uma ganache, colocando numa tigelinha, 150 g de chocolate nobre ao leite picado e junte ½  caixinha de creme de leite, misturando tudo.
  2. Leve ao micro-ondas para derreter, pausando e misturando a cada 30 segundos, para não queimar.
  3. Sua ganache está pronta, reserve.

Da montagem e finalização

  1. Em potinhos descartáveis, de 145ml cada, adicione um pouco do creme, com um saco de confeitar, forrando o fundo deles.
  2. Disponha uvas verdes sem sementes higienizadas e cortadas ao meio, cubra com mais creme, despeje a ganache por cima, espalhe para nivelar e decore com flocos de chocolate a gosto, enfeitando com mais duas metades de uva, com a parte cortada virada para baixo.
  3. Tampe os potinhos e mantenha na geladeira por 3 horas.
  4. Retire, sirva e aprecie seu irresistível bombom de uva no pote!

 

 

ANDRE HOLMO / RECEITA TODA HORA

Publicado em Culinária

SÃO CARLOS/SP - O projeto POPARTE, uma iniciativa do Centro POP, promove atividades artísticas para explorar o potencial e a produção de vida da população em situação de rua de São Carlos. Os encontros ocorrem todas as quartas-feiras, das 14h às 16h30.

No dia 24 de setembro, o POPARTE marcará presença na Feira de Oportunidades da UFSCar, que acontecerá das 8h às 17h. O projeto terá um estande coletivo, dentro da área de "Oportunidades em Arte e Cultura", para exibir as obras criadas pelos próprios participantes, as pessoas em situação de rua que frequentam o Centro POP.

De acordo com o diretor do Departamento de Proteção à Pessoa em Situação de Rua e Extrema Pobreza, Tiago Rodrigo Iglesias, a participação no evento é fundamental para reforçar o protagonismo dos artistas. “Acreditamos que, por meio de ações de promoção e apoio à cultura, as pessoas são capazes de fomentar pertencimento, diversidade, cuidado e convivência.

Reconhecendo o papel protagonista e potente dos participantes, acredita-se ser coerente a participação dos criadores das obras no evento que as exibe e celebra,” afirma.

Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - Falta uma semana para a 6ª edição da Corrida Unimed São Carlos, que acontece nos dias 27 e 28 de setembro, no Parque Eco Esportivo Damha. O evento já é tradição no calendário esportivo da cidade e da região, reunindo atletas, famílias e apaixonados por saúde, bem-estar e diversão.

No sábado (27), a programação abre com a Corrida Kids, voltada ao público infantil, e a Cãominhada, que promete momentos de alegria e descontração entre tutores e seus pets. Já no domingo (28), é a vez das provas principais: percursos de 10 km e 5 km, além da caminhada de 5 km, ideal para quem prefere um ritmo mais leve.

Em 2024, o evento reuniu mais de 1.700 participantes, confirmando sua força como uma das maiores corridas da região. Além das provas, a Corrida Unimed oferece food trucks nos dois dias e apresentação musical no domingo, garantindo lazer e integração para toda a família.

 

Retirada dos kits

A retirada dos kits de corrida e caminhada será feita no Shopping Iguatemi São Carlos, impreterivelmente, nos dias:

  • 26 de setembro (sexta-feira) – das 10h às 20h
  • 27 de setembro (sábado) – das 10h às 19h
  • Para retirar o kit, é necessário apresentar:
  • Documento de identidade;
  • Comprovante de inscrição original (não são aceitas cópias).

 

Mais informações no regulamento da prova.

As inscrições estão nos últimos dias e podem ser feitas pelo site:

https://www.personew.esp.br/corridaunimedsaocarlos

 

Não perca a chance de participar desse evento que une esporte, saúde e diversão em um só lugar. Inscreva-se até o dia 22 de setembro.

Publicado em Esportes

Evento, que integra a programação da 9ª edição da frente CPFL Intercâmbio Brasil-China, tem programação gratuita e foco em sustentabilidade e COP-30

 

CAMPINAS/SP - No fim de semana de 27 e 28 de setembro de 2025, o Centro de Convivência Cultural de Campinas (SP) será palco da 4ª edição do Festival da Lua, um dos mais tradicionais eventos da cultura chinesa, que celebra a união, a gratidão e a abundância das colheitas. Neste ano, o festival ocorre das 9h às 17h e ganha um novo olhar ao dialogar com os desafios globais da atualidade, trazendo como tema “Sustentabilidade e COP-30”. Totalmente gratuito e aberto a todas as idades, o festival reúne apresentações culturais, oficinas, vivências e ativações interativas, promovendo um intercâmbio entre as tradições milenares da China e as reflexões contemporâneas sobre o futuro do planeta.

Festival da Lua 2025 promove a cooperação entre as culturas chinesa e brasileira, com apoio do Instituto CPFL, State Grid e Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas, com patrocínio da CPFL Energia e realização da Shaolin Chan Cultural e Cultura SP.

O evento integra a programação da 9ª edição da frente CPFL Intercâmbio Brasil-China, que reúne diversas atividades apoiadas pelo Instituto CPFL, como a Exposição China Milenar: Lendas Mitos e Festivais (em cartaz até 08/11 no Instituto), e o lançamento do livro Quando uma jacaré encontra um panda. A programação completa pode ser conferida no site do instituto, clicando aqui. “O Festival da Lua representa um momento de grande relevância na programação da 9ª edição da frente CPFL Intercâmbio Brasil-China, ao aproximar o público da riqueza da cultura chinesa e, simultaneamente, fomentar um espaço de diálogo sobre temas de importância global”, ressalta a head do Instituto CPFL, Daniela Ortolani Pagotto.

Programação diversa e para todas as idades

As atividades do Festival da Lua estarão distribuídas por diferentes espaços do Centro de Convivência, em horários variados, valorizando a diversidade artística e a participação do público:

  • Entrada externa: exibições vibrantes da Dança do Leão e da Dança do Dragão, símbolos tradicionais de prosperidade e boa sorte.
  • Palco (saguão verde): apresentações musicais, performances de C-Pop, Dança do Leque, circo e brincadeiras poéticas, criando uma atmosfera de celebração multicultural.
  • Oficinas: atividades manuais e culturais como nó chinês, origami, padronagem chinesa, máscaras e chá chinês, cada uma com duração de 60 minutos.
  • Espaço infantil: oficinas criativas de brinquedos recicláveis e atividades de arte e diversão, unindo aprendizado e consciência ambiental.
  • Vivências e ativações: experiências imersivas como a Árvore das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), um simulador de asa delta, exposição tátil e pintura de rosto.

Um festival milenar com olhar para o futuro

Na tradição chinesa, o Festival da Lua é uma das festas mais importantes, celebrado durante a lua cheia do oitavo mês lunar. Além de ser um momento de encontro familiar, o festival também convida à contemplação da natureza e à reflexão sobre o equilíbrio da vida em comunidade - valores que se conectam diretamente à urgência da pauta ambiental.

A China, que ao longo da história desenvolveu uma profunda relação com a terra e os ciclos naturais, hoje também desempenha papel central nas discussões sobre meio ambiente e sustentabilidade global. Neste contexto, o Festival da Lua em Campinas propõe uma ponte entre cultura, consciência ambiental e ação coletiva, em sintonia com os debates da COP-30, que será realizada na capital paraense em novembro.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

SÁBADO (27)

Horário Atividade  Local

9h – 9h30

DJ (Gui Bendinskas) + mestre de cerimônias

Palco (Saguão Verde)

9h30 – 9h40

Dança do Leão (abertura) -Shaolin Chan Cultural

Entrada Externa

10h – 11h30

Nó Chinês - Ana Chinchila

Oficinas

10h15 – 10h25

Dança do Leque (1ª edição) –Shaolin Chan Cultural

Palco (Saguão Verde)

10h30 – 11h15

Oficina de Brinquedos Recicláveis - Priscila

Espaço Infantil

10h30 – 11h30

Circo: Diabolô, pratos e acrobáticos - Aurinha

Palco (Saguão Verde)

11h – 11h10

Dança do Dragão – Shaolin Chan Cultural

Entrada Externa

11h45 – 13h15

Padronagem Chinesa – Rose

Oficinas

12h30 – 13h

C-Pop - Cia Eclipse

Palco (Saguão Verde)

13h30 – 14h20

Brincadeiras Poéticas - Carolina Peixoto, Dhara e Thiago Peixoto

Palco (Saguão Verde)

13h30 – 15h

Corte de Papel - Nina Pipo

Oficinas

14h – 14h10

Dança do Leão - Shaolin Chan Cultural

Entrada Externa

15h30 – 16h

Hua Xing Dança - Hua Xing São Paulo

Palco (Saguão Verde)

15h30 – 17h

Lanterna Chinesa - Ana Chinchila

Oficinas

16h30 – 17h

Apresentação Musical - Trio Nelson Lin, Tonny Lee e Japonego Nelson

Palco (Saguão Verde)

17h – 17h10

Dança do Dragão (encerramento) – Shaolin Chan Cultural

Entrada Externa

Durante a tarde

Oficina Arte e Diversão – Priscila

Espaço Infantil

Ao longo do dia

Árvore das ODS

Entrada

Ao longo do dia

Simulador de Asa Delta – Cauê Goularte

Vivências e Ativações

Ao longo do dia

Exposição Tátil – Carlos Candido

Vivências e Ativações

Ao longo do dia

Pintura de rosto

Espaço Infantil

 

DOMINGO (28)

Horário Atividade  Local

9h – 9h30

DJ Gui Bendinskas + mestre de cerimônia

Palco (Saguão Verde)

9h30 – 9h40

Dança do Leão (abertura) –Shaolin Chan Cultural

Entrada Externa

10h – 11h30

Origami Chinês – Nina Pupo

Oficinas

10h15 – 10h25

Dança das Sombrinhas (1ª edição) – Instituto Confucio

Palco (Saguão Verde)

10h30 – 11h15

Oficina de Brinquedos Recicláveis – Priscila

Espaço Infantil

10h30 – 11h30

Circo: Diabolô, pratos e acrobáticos - Aurinha

Palco (Saguão Verde)

11h – 11h10

Dança do Dragão – Shaolin Chan Cultural

Entrada Externa

11h45 – 13h15

Escrita Chinesa – Instituto Confucio

Oficinas

12h30 – 13h

Dança do Leque (1ª edição) –Shaolin Chan Cultural

Palco (Saguão Verde)

13h30 – 14h20

Brincadeiras Poéticas – Carolina Peixoto, Dhara e Thiago Peixoto

Palco (Saguão Verde)

13h30 – 15h

Máscaras – Pedro

Oficinas

15h30 – 16h

C-Pop – Cia Eclipse

Palco (Saguão Verde)

15h30 – 17h

Chá Chinês – Ronaldo

Oficinas

16h30 – 17h

Apresentação Musical - Trio Nelson Lin, Blaze e Luu Miuky

Palco (Saguão Verde)

17h – 17h10

Dança do Dragão (encerramento) – Shaolin Chan Cultural

Entrada Externa

Durante a tarde

Oficina Arte e Diversão – Priscila

Espaço Infantil

Ao longo do dia

Árvore das ODS

Entrada

Ao longo do dia

Simulador de Asa Delta – Cauê Goularte

Vivências e Ativações

Ao longo do dia

Exposição Tátil – Carlos Candido

Vivências e Ativações

Ao longo do dia

Pintura de rosto

Espaço Infantil

Sobre o Instituto CPFL Desde 2003, o Instituto CPFL (ICPFL) é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia, desenvolvendo projetos nas áreas de esporte e cultura como instrumentos estratégicos de transformação social nas comunidades onde o grupo atua. Alinhados à Estratégia ESG do Grupo CPFL, nosso objetivo é gerar impactos positivos e duradouros e construir um futuro promissor para a sociedade por meio de cinco frentes de atuação: CPFL Jovem Geração, CPFL Intercâmbio Brasil-China, Circuito CPFL, CPFL nos Hospitais e Café Filosófico CPFL. O Instituto CPFL tem sido referência no setor, aplicando com excelência as leis governamentais de incentivo às ações sociais e culturais. Saiba mais em www.institutocpfl.org.br.

SERVIÇO
Festival da Lua 2025
Datas 27 e 28 de setembro (sábado e domingo) l Horário 9h às 17h
Local Centro de Convivência Cultural – R: General Osório, 1613, Cambuí, Campinas/SP - MAPA AQUI
Entrada gratuita
Instagram @festivaldaluacampinas

Publicado em Outras Cidades

DESCALVADO/SP - Nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2025 o Secretário Municipal de Finanças de Descalvado/SP, Edilson Pereira de Godoy, esteve em Brasília/DF, participando do Grupo de Trabalho que é responsável pela revisão do (PLP 108), que regulamenta a nova reforma tributária.

No dia 28 de agosto estiveram presentes em Campinas/SP, o Diretor de Arrecadação do Município, Nelson Bumussi Júnior, o Chefe da Seção de Tributação, Fábio Luís Aparecido Perissotto e os Agentes Fiscais Tributários, Edilson Lino e Vitalino Ormanesi, participando da reunião do 2º Fórum Nacional das Secretarias de Finanças  onde o tema era a implantação da Nota Fiscal de Serviços padrão Nacional e o Ambiente de Dados Nacional, pois a partir de 2026 já se inicia a transição da Nova Reforma Tributária

Publicado em Outras Cidades

IBATÉ/SP - Na última semana, a empresa Adubos Vera Cruz, localizada no Distrito Industrial de Ibaté, recebeu uma palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS).

A atividade foi ministrada pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Caroline Basaglia, que abordou a importância da prevenção, os principais meios de transmissão e formas de cuidados.

No total, 80 funcionários da empresa participaram ativamente, tiraram dúvidas e receberam informações essenciais para a promoção da saúde no ambiente de trabalho e na vida pessoal.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, essa ação faz parte de um trabalho contínuo realizado junto às empresas do município.  As empresas com mais de vinte funcionários interessadas em receber palestras e orientações podem entrar em contato diretamente na Vigilância Epidemiológica pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Publicado em Ibaté

Moradores do Jardim Santa Clara e região terão acesso a atendimentos sociais da Prefeitura, além de mutirão de manutenção e zeladoria

 

ARARAQUARA/SP - Pensando em facilitar o acesso, a Prefeitura de Araraquara leva mais uma vez seus serviços para perto da população. O Programa nos Bairros "Cuidando da Nossa Morada" acontecerá dentro da Fatec, no sábado (27), com plantão de atendimentos que vão desde cadastro de currículos e emissão de certidões até testes de saúde.

A região receberá o mutirão de serviços de limpeza e conservação – além do Jardim Santa Clara, as equipes de zeladoria irão atuar nos bairros Jardim Pinheiros, Biagioni, Alto dos Pinheiros e Jardim Joinville, levando roçada manual e mecanizada, varrição e limpeza de praças, canteiros centrais, áreas de lazer, posto de saúde, raspagem e capina de sarjetas, poda e remoção de árvores laudadas. O serviço de manutenção inclui tapa buraco, iluminação pública, limpeza e manutenção de bocas de lobo, abrangendo os bairros Jardim Pinheiros, Jardim Esmeralda, Biagioni, Jardim Europa, Jardim Ana Adelaide, Jardim das Estações e algumas ruas do Jardim São Paulo.

Haverá também fiscalização e notificação de terrenos particulares em estado de abandono ou sujos.

Os serviços da Prefeitura disponíveis das 9h às 13h na Fatec são os seguintes:

Secretaria de Cultura

* Inscrição para oficinas culturais.

 
DAAE

* Atendimento ao público e orientações gerais relacionados à conta de água.

 
Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania

* Emissão de credencial de estacionamento para idosos 60+;

* Orientação para retificação de nome de pessoas transgênero;

* Orientação para mulheres vítimas de violência;

* Procon - atendimento ao público.

 
Cartório

* Casamento;

* Reconhecimento de paternidade;

* União estável;

* Certidões grátis (segunda via).

 
Secretaria de Saúde

* Aferição de pressão;

* Saúde bucal;

* Teste de glicemia;

* DST/AIDS;

* Dengue.

 
Secretaria de Esporte

* Inscrição para escolinhas de esporte.

 
Secretaria da Fazenda

* Dívida Ativa.

 
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo

* Divulgação do Banco do Povo Paulista;

* Recebimento de currículos pelo PAT.

 
Meio Ambiente

* Vistoria para poda e remoção de árvores;

* Plantio de árvores nos locais das remoções autorizadas;

* Fiscalização e notificação de terrenos privados.

 
Habitação

* Cadastro.

 
Desenvolvimento Social

* Cadastro Único;

* Corte de Cabelo.

 
Bem-Estar Animal

* Cadastro para castração.

 
SERVIÇO

Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada

Local: Fatec Araraquara

Endereço: Rua Precide Scarpino Martim, 126, Jardim Santa Clara

Data: 27 de setembro (sábado)

Horário: das 9h às 13h

Publicado em Araraquara

SÃO PAULO/SP - Mais de 2,22 milhões de famílias em todos os 645 municípios de São Paulo serão contempladas em setembro com o Bolsa Família. Para isso, o investimento do Governo do Brasil no estado supera R$ 1,48 bilhão, valor suficiente para garantir um benefício médio de R$ 676,97. O cronograma de pagamentos teve início nesta quarta-feira, 17 de setembro, e segue até o dia 30, de acordo com o final do Número de Identificação Social – NIS (confira abaixo).
 

Confira o cronograma de pagamentos do Bolsa Família em setembro de 2025


PRIMEIRA INFÂNCIA - No pacote de benefícios incluídos na retomada do programa desde 2023, 1,09 milhão de crianças de zero a seis anos recebem o Benefício Primeira Infância em São Paulo neste mês. Isso significa um adicional de R$ 150 destinado a cada integrante dessa faixa etária na composição familiar. O investimento para assegurar o repasse a esse público no estado é de R$ 150,71 milhões.
 

COMPLEMENTARES - O Bolsa Família também prevê outros benefícios complementares, no valor adicional de R$ 50, que chegam a 1,79 milhão de crianças e adolescentes de sete a 18 anos, além de beneficiar 69,58 mil gestantes e 29,19 mil nutrizes no estado. Para esses pagamentos, o investimento federal supera R$ 83,79 milhões.
 

PRIORIDADES - Entre as famílias incluídas nos grupos prioritários em São Paulo em setembro, há 103.441 de pessoas em situação de rua, 3.011 de indígenas, 1.363 de quilombolas, 398 com crianças em situação de trabalho infantil, 5.409 com pessoas resgatadas de trabalho análogo ao escravo e 77.371 de catadores de material reciclável.
 

BENEFICIÁRIOS - A capital paulista, São Paulo, é o município com maior número de beneficiários no estado em setembro, com 615.569 famílias atendidas pelo programa. Na sequência aparecem Guarulhos (100.893), Campinas (52.028), Itaquaquecetuba (36.645) e Osasco (35.920).
 

VALOR MÉDIO - Cidade com 422 famílias atendidas, Júlio Mesquista é o município paulista com maior valor médio de benefício em setembro: R$ 750,50. Em seguida estão Paulistânia (R$ 749,28), Nova Aliança (R$ 736,77) e Taiaçu (R$ 733,91).
 

Alguns dos principais números do Bolsa Família em setembro de 2025

 

NACIONAL – Em setembro, o Bolsa Família chega a 19,07 milhões de famílias em todos os 5.570 municípios do país, com impacto direto em 49,75 milhões de pessoas. O valor médio de repasse em setembro é de R$ 682,22, a partir de um investimento federal de R$ 12,96 bilhões.
 

UNIFICADO – Em 505 municípios de Rio Grande do Sul, Paraná, Piauí e Sergipe, o pagamento é unificado nesta quarta-feira (17), primeiro dia do cronograma. São cidades e regiões incluídas nas ações de enfrentamento a desastres, como enchentes, inundações e períodos longos de seca e estiagem. A iniciativa beneficia diretamente 599,86 mil famílias, com repasses que somam R$ 391,83 milhões. Nesse grupo estão todos os 497 municípios do Rio Grande do Sul, quatro de Sergipe, dois do Piauí e dois do Paraná.
 

PRIMEIRA INFÂNCIA – Cerca de 8,4 milhões de crianças de zero a seis anos recebem o Benefício Primeira Infância neste mês. O adicional de R$ 150 é repassado a cada integrante do núcleo familiar dos beneficiários nessa faixa etária, a partir de um investimento de R$ 1,19 bilhão.
 

R$ 50 – Outros três benefícios, todos de R$ 50 adicionais, chegam a 623 mil gestantes, 302 mil nutrizes (em fase de amamentação) e 14,48 milhões de crianças e adolescentes entre sete e 18 anos em setembro. O valor somado para saldar todos esses benefícios é de R$ 711,3 milhões.
 

ESPECÍFICOS — O Bolsa Família alcança, em seu grupo prioritário e específico, 241 mil famílias com pessoas indígenas, 280 mil com quilombolas, 384 mil com catadores de material reciclável, 248 mil com pessoas em situação de rua, além de 613 mil indicadas como em situação de risco para insegurança alimentar.
 

PERFIL — Como costuma ocorrer no Bolsa Família, em setembro 83,9% dos responsáveis familiares são mulheres: 16 milhões. Do total das quase 50 milhões de pessoas nas famílias que recebem os benefícios neste mês, 29,12 milhões são do sexo feminino (58,54%). As pessoas de cor preta/parda representam a predominância entre os beneficiários: 36,47 milhões (73,31%).
 

PROTEÇÃO — Outra criação da nova versão do Bolsa Família, a Regra de Proteção permite aos beneficiários permanecerem no programa por até um ano, mesmo depois de conseguirem emprego com carteira assinada ou aumento de renda. Nesse caso, a família recebe 50% do valor. Esse parâmetro atinge, em setembro, 2,60 milhões de famílias.
 

REGIÕES — No recorte por regiões, o Nordeste reúne o maior número de contemplados em setembro. São 8,89 milhões de beneficiários, a partir de um investimento de R$ 6 bilhões. Na sequência aparece a região Sudeste (5,37 milhões de famílias e R$ 3,61 bilhões em repasses), seguida por Norte (2,48 milhões de famílias e R$ 1,76 bilhão), Sul (1,31 milhão de beneficiários e R$ 868,61 milhões) e Centro-Oeste (1 milhão de contemplados e R$ 686,42 milhões).
 

ESTADOS — Na divisão por unidades federativas, o maior número de contemplados em setembro está na Bahia. São 2,34 milhões de famílias no estado, a partir de um aporte de R$ 1,57 bilhão. São Paulo aparece na sequência, com 2,22 milhões de contemplados. Em outros seis há mais de um milhão de integrantes: Pernambuco (1,48 milhão), Rio de Janeiro (1,43 milhão), Minas Gerais (1,43 milhão), Ceará (1,37 milhão), Pará (1,26 milhão) e Maranhão (1,16 milhão).
 

VALOR MÉDIO — Roraima é o estado com maior valor médio de repasse para os beneficiários em setembro: R$ 740,15. O Amapá, com R$ 731,53; o Acre, com R$ 730,31, e o Amazonas, com R$ 724,13, completam a lista das quatro maiores médias nos estados. O Pará (R$ 708,44) e o Maranhão (R$ 705,45) completam a lista dos estados onde o valor médio do benefício supera os R$ 700.
 

MUNICÍPIOS — Quando o recorte leva em conta os 5.570 municípios brasileiros, o maior valor médio está em Uiramutã, município de 13,7 mil habitantes em Roraima, com 2.214 famílias atendidas pelo programa e tíquete médio de R$ 1.047,29. Trata-se do único município do país a superar os mil reais de valor médio. Na sequência aparecem Campinápolis (MT), com R$ 917,60; Santa Rosa do Purus (AC), com R$ 898,65, e Jordão (AC), com R$ 889,95.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Publicado em Economia

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Setembro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.