fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quarta, 10 Setembro 2025

SÃO CARLOS/SP - O 16º Encontro de Ferreomodelismo de São Carlos acontecerá em 20 e 21 de setembro, das 10h às 18h, na plataforma da Estação Ferroviária de São Carlos, localizada na praça Antonio Prado, s/nº. O evento, aberto à população, reunirá diversos amantes deste hobby da cidade e região. Este é um dos maiores e mais tradicionais encontros de ferreomodelismo do país e conta com o apoio da Prefeitura de São Carlos.

O evento é organizado pela Fundação Pró-memória e também conta com o apoio da Associação São-carlense de Ferreomodelismo Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada em Ribeirão Preto, Rumo, Gil Hobby Trains e Expo Diecast.

De acordo com o organizador do evento, que também é da Associação São-carlense de Ferreomodelismo, Sérgio Lucca, este encontro é muito aguardado pelos fãs de trens elétricos em miniatura. “Há muitos praticantes deste hobby em nossa região, e nossa expectativa é receber praticantes de vários estados”, afirma.

Na edição deste ano, os visitantes poderão ver diversas maquetes de ferreomodelismo. Também haverá a presença de lojistas, para a aquisição de produtos alusivos ao hobby, e uma praça de alimentação.

Segundo Sérgio Lucca, o público poderá conhecer algumas maquetes e obter informações sobre este fascinante hobby. “O modelismo ferroviário é a porta de entrada a um mundo cheio de expectativas e realizações. Mostras, encontros, convenções e shows de ferreomodelismo são uma ótima justificativa para viajar e conhecer novos lugares e pessoas, além de passeios de trem por lugares exóticos e fantásticos”, conclui.

Seja para relaxar, divertir-se, desestressar ou mesmo cultivar o amor pelas ferrovias, muitas pessoas têm aderido ao hobby do ferreomodelismo, afinal, o trem elétrico é uma excelente opção para quem está procurando algo para entreter a mente e passar o tempo.

História - O ferreomodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.

“O ferreomodelismo é uma mistura de entretenimento, baseado em modelos de escala, e arte, pois os amantes deste hobby ficam fascinados quando começam a construir suas maquetes, fazer toda a parte de decoração e cenário e projetar as construções. É preciso ter capacidade de observação para se construir uma maquete, pois todo esse trabalho de reprodução do mundo real é totalmente artesanal”, comenta Lucas Frateschi, diretor da Frateschi Trens Elétricos. As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil, e este crescimento ajuda a fomentar ainda a mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos passam o hobby do ferreomodelismo para as futuras gerações”, finaliza Lucas.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) está iniciando uma segunda chamada de pacientes voluntário(a)s residentes apenas na cidade de São Carlos para o novo tratamento de úlceras venosas e diabéticas, após o sucesso verificado com uma primeira chamada.

O tratamento, inovador, é realizado através da denominada Terapia Fotodinâmica (TFD), que utiliza laser conjuntamente com a aplicação de um fotossensibilizador.

Na primeira chamada foram atendidos perto de quarenta pacientes de ambos os sexos, com uma taxa de 90% de sucesso no tratamento de úlceras venosas e diabéticas.

Esta segunda chamada de pacientes voluntário(a)s insere-se no projeto de mestrado da pesquisadora do IFSC/USP, Carolayne Carboni Bernardo, tendo como meta descontaminar e acelerar a cicatrização das feridas através da TFD.

Para Carolayne Bernardo “Esta nova chamada ocorrerá da mesma forma que a anterior, procedendo-se inicialmente a uma avaliação de cada paciente – histórico de vida ativa, tamanho da ferida e o tempo de sua existência -, seguindo-se então o tratamento durante seis meses, com duas sessões semanais”.

Este tratamento está sendo realizado na Unidade de Terapia Fotodinâmica (UTF), localizada na Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, sendo que o(a)s pacientes interessados neste procedimento deverão se inscrever pelo telefone (16) 3509-1351 durante o horário de expediente.

SÃO CARLOS/SP - O presidente da Câmara, vereador Lucão Fernandes (PP), declarou durante a última sessão da Câmara, seu apoio à campanha do Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção do suicídio e à valorização da vida. “A campanha do Setembro Amarelo é um movimento de extrema importância para a nossa sociedade. Este é um mês de reflexão e ação, dedicado à prevenção do suicídio e à valorização da vida, um tema que nos convoca a uma responsabilidade coletiva”, declarou Lucão Fernandes.

Lucão destacou que é fundamental que a sociedade consiga superar o tabu em torno da saúde mental e do suicídio. “O silêncio pode ser um peso para aqueles que estão sofrendo, e a nossa voz, a nossa escuta, podem ser o ponto de partida para a ajuda. A prevenção começa com a informação e com a empatia, nos capacitando a reconhecer os sinais e a oferecer apoio sem julgamentos”, disse o parlamentar.

A Câmara Municipal tem um papel crucial na promoção de políticas públicas que amparem a saúde mental, e Lucão Fernandes, na função de presidente da Câmara, tem trabalhado para apoiar iniciativas que fortaleçam a rede municipal de atendimento, garantindo que os cidadãos de São Carlos tenham acesso a serviços de qualidade e a profissionais capacitados.

“Nosso objetivo é criar um ambiente onde cada pessoa se sinta acolhida e valorizada, com acesso às ferramentas necessárias para enfrentar os momentos de dificuldade”, declarou.

Lucão salientou ainda que a valorização da vida, a essência do Setembro Amarelo, não se restringe a um único mês, mas deve ser um compromisso contínuo, desde a promoção do esporte e da cultura até o fortalecimento de programas sociais, com o poder público sempre focado em construir uma cidade que ofereça esperança e perspectivas de futuro para todos.

“Se você ou alguém próximo estiver precisando de ajuda, saiba que não está sozinho. A rede de saúde de São Carlos está à disposição, e o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio sigiloso e gratuito 24 horas por dia, pelo telefone 188. Buscar ajuda é um ato de coragem e um passo fundamental para o recomeço. Reafirmo meu compromisso em continuar trabalhando para que São Carlos seja uma cidade mais humana, solidária e atenta à saúde mental de cada um de seus moradores. Que o Setembro Amarelo inspire em nós uma atitude de cuidado permanente com a vida”, concluiu Lucão.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - O Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI) de São Carlos abriu o processo eleitoral para a escolha das entidades que irão compor o colegiado no biênio 2025/2027. A eleição será realizada no dia 30 de outubro, às 9h, no Centro de Referência do Idoso “Vera Lúcia Pilla”, localizado na Rua Dr. Joaquim Inácio de Moraes, na Vila Irene.

Poderão participar da candidatura Organizações da Sociedade Civil que atuam na defesa dos direitos e na promoção do bem-estar da população idosa no município. Estão aptas instituições como ILPI’s (Instituições de Longa Permanência) e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

De acordo com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa - CMPI, o objetivo é fortalecer a participação social e ampliar o diálogo na formulação e fiscalização das políticas públicas voltadas à terceira idade.

As entidades interessadas devem consultar o Edital de Convocação, disponível no Diário Oficial do Município, edição do dia 06 de setembro,  disponível no site da Prefeitura no www.saocarlos.sp.gov.br.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - O Sebrae-SP está com inscrições abertas para micro e pequenas empresas da região de São Carlos interessadas em participar do programa Agente Local de Inovação (ALI) Produtividade, que oferece quatro meses de acompanhamento individualizado e gratuito. Os interessados podem se inscrever até a próxima segunda-feira (15/09) pelo link.
 

ALI Produtividade é uma parceria entre Sebrae, Governo Federal, Senai e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O programa busca promover melhorias rápidas e de alto impacto por meio de agentes bolsistas que acompanham cada empresa, identificam gargalos e elaboram um plano de ação com soluções práticas.
 

A iniciativa é voltada a negócios dos setores de comércio, serviços e indústria que desejam aumentar sua competitividade por meio da inovação. Nos últimos anos, mais de 1.100 empresas da região participaram, registrando um aumento médio de 37% na produtividade e 14,1% no faturamento.
 

Segundo o consultor de negócios do Sebrae-SP Alex Lavelli, os resultados têm sido consistentes. “O programa traz mudanças visíveis em pouco tempo. Já no início do acompanhamento é possível notar empresários conquistando ganhos em vendas, produtividade e organização. Esse impacto imediato é o que torna o ALI Produtividade tão transformador”, afirmou.
 

Casos de sucesso na região
Diversos negócios da região de São Carlos já colhem resultados positivos com o ALI Produtividade, entre eles uma empresa que fabrica móveis desde 2020. Seus sócios-proprietários, Fernanda Pascon Occik Cunha e Renato Pascon Occik, sentiam a necessidade de um olhar externo sobre o negócio e decidiram procurar o Sebrae-SP. Com o apoio da agente local de inovação, aprimoraram sua presença digital no Google e no Instagram e criaram ações de relacionamento, como o “café com arquitetos”, que será realizado em breve junto com o lançamento de novos produtos.
 

Móveis produzidos por empresa que passou pelo ALI Produtividade

 

Outro ganho foi o planejamento estratégico. “Conseguimos identificar meses sazonais de baixa venda e lançamos uma linha de móveis avulsos para manter o fluxo de faturamento. Para nós, o programa foi um divisor de águas no negócio”, comentou Fernanda.

O acompanhamento também trouxe avanços administrativos, como a criação de ferramentas para monitorar orçamentos e pedidos, melhoria no atendimento e no pós-venda, uso do LinkedIn e análise mais detalhada de indicadores financeiros. “O resultado foi um crescimento de 10% a 15% no faturamento em relação ao ano anterior, além da reativação de clientes antigos”, contou Renato.
 

 

Um mercado de bairro foi outro case de sucesso do ALI Produtividade. Administrado por Ana Carolina do Amaral Andrade e Rodrigo de Bueno de Andrada, o negócio enfrentava sérias dificuldades financeiras, agravadas pela pandemia. A principal fragilidade era a gestão de estoque: produtos de baixa saída eram comprados em excesso, comprometendo o capital de giro.
 

“Com o apoio do ALI, passamos a usar relatórios diários de vendas, identificando quais produtos tinham mais ou menos rotatividade. Essa simples mudança possibilitou compras mais assertivas, fluxo de caixa saudável e até a formação de reserva financeira para reinvestimentos”, relatou Ana Carolina.
 

Após pouco tempo desse acompanhamento individualizado, o resultado começou a aparecer. “Hoje conseguimos planejar melhor, temos mais controle e tranquilidade para tomar decisões. O programa realmente nos mostrou o caminho certo”, destacou Rodrigo.
 

SERVIÇO
Programa ALI Produtividade
Inscrições gratuitas: Link
Prazo: até 15 de setembro de 2025 (segunda-feira)
Mais informações pelo telefone (16) 3362-1820 ou em qualquer unidade do Sebrae Aqui.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - São Carlos será palco no próximo dia 23 de setembro, a partir das 13h30, nas dependências do Onovolab, localizado na Rua Aquidaban, nº 01, no  Centro, de um evento de grande relevância para o setor turístico: o ROAD 60+ SP 2025, que terá como tema “Capacitação e Transformação. Transforme o atendimento ao viajante maduro com o Road 60+ 2025"

A iniciativa é promovida pela revista Melhor Viagem 60+, em  parceria com a Secretaria  de Turismo e Viagens, SP Para Todos, com o apoio da Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) e o Onovolab.

Voltado para profissionais de hotéis, agências, guias, comércio e serviços, o encontro tem como objetivo preparar o trade local e regional para oferecer experiências seguras, acolhedoras e memoráveis ao viajante com mais de 60 anos.

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, o evento é de fundamental importância no processo de qualificação para o atendimento do público turístico 60+, segmento que mais cresce no turismo mundial. Dados do IBGE apontam que, até 2040, 25% da população brasileira terá mais de 60 anos, o que representa um potencial gigantesco para o turismo sênior.

“Queremos receber bem os visitantes de todas as idades e segmentos em nossa cidade, com acolhimento, equidade e sustentabilidade do trade turístico. Por isso, convidamos as empresas do trade turístico a investir na capacitação de suas equipes”, destacou Severo.

O secretário adjunto de Turismo, Hicaro Alonso, ressalta que o evento mostra que São Carlos está inserida no mapa de eventos da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e “será essencial no aperfeiçoamento do acolhimento, atendimento receptivo e atualização de informações deste segmento turístico em expansão em todo o país, incluindo a nossa cidade”.
Será a maior jornada de capacitação e negócios para agentes de viagens que desejam atender com excelência o público acima de 60 anos, com palestras e workshops  que preparam o trade para criar experiências seguras, acolhedoras e inesquecíveis  para o viajante 60+

O Road 60+ 2025 chega à São Carlos para oferecer capacitação intensiva sobre o perfil do viajante 60+; palestras sobre marketing digital e letramento 60+; rodadas de negócios exclusivas com destinos, fornecedores e parceiros estratégicos. Thiago Akira  vai falar sobre “Marketing digital no Turismo  para 60+”; 

Irineu  Ramos  vai passar o “Perfil e dados sobre o consumidor 60+”e Natália D’Ornellas  vai mostrar o  “Manual  Anti-idadista – Como se comunicar com o público 60+”.

Entenda o público 60+, suas motivações, expectativas e necessidades reais; inove seus produtos e ofertas com insights práticos de especialistas, amplie sua rede de contatos em rodadas de negócios estratégicas. Posicione sua agência como referência em turismo de maturidade.

As inscrições são gratuitas para profissionais do Turismo no site www.road60.com.br. A entrada no evento será permitida apenas mediante inscrição prévia.

Publicado em Outras Notícias

SÃO PAULO/SP - Os preços médios do etanol hidratado subiram em 13 Estados, caíram em 9 e ficaram estáveis em 4 e no Distrito Federal, na semana de 31 de agosto a 6 de setembro. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), compilados pelo AE-Taxas. Nos postos pesquisados pela Agência em todo o País, o preço médio do etanol subiu 0,96% na comparação com a semana anterior, de R$ 4,15 para R$ 4,19 o litro.

Em São Paulo, principal Estado produtor, consumidor e com mais postos avaliados, o preço subiu 1,01% na comparação semanal, de R$ 3,98 para R$ 4,02 o litro. A maior queda porcentual na semana, de 11,02%, foi registrada no Acre. A maior alta no período, em Goiás, foi de 2,79%.

O preço mínimo registrado na semana para o etanol em um posto foi de R$ 3,19 o litro, em São Paulo. O maior preço, de R$ 6,49, foi observado em Pernambuco. Já o menor preço médio estadual, de R$ 3,85, foi registrado em Mato Grosso do Sul, enquanto o maior preço médio foi verificado no Amazonas, de R$ 5,49 o litro.

 

 

por Estadao Conteudo

Publicado em Economia

SÃO PAULO/SP - O Brasil é o país com a maior quantidade de estudantes por professor no ensino superior privado, de acordo com o relatório Education at a Glance (EaG) 2025, da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado na terça-feira (9). Segundo o relatório, são 62 estudantes por docente, enquanto a média entre os países da OCDE com dados disponíveis é de 18 alunos por professor.

No ensino público, o cenário é o inverso. O Brasil tem uma média de dez estudantes por professor, número inferior à média da OCDE, de 15 alunos por professor.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a superlotação de turmas é um desafio. A autarquia diz que isso ocorre sobretudo por conta das matrículas em educação a distância (EaD), que estão, na maioria, na rede privada de ensino.

O ensino superior no Brasil tem 9,9 milhões de estudantes matriculados, segundo o último Censo da Educação Superior, de 2023. A maior parte deles, 79,3%, está em instituições privadas de ensino. Considerados apenas os novos alunos, a maioria dos ingressantes nas instituições privadas se matriculou em cursos a distância, 73%. Na rede pública, ocorreu o contrário, 85% se matricularam em cursos presenciais.

Segundo a coordenadora de Estatística Internacional Comparada do Inep, Christyne Carvalho, o marco da educação a distância ajudará a mudar esse cenário.

“Isso [a superlotação] se dá pela influência do ensino a distância, que já reverbera nas políticas brasileiras, em especial no marco da educação a distância, com o qual a gente espera que sejam superados esses desafios”, disse Christyne, que apresentou os destaques do relatório em coletiva de imprensa online.

Entre outras medidas, o novo marco regulatório da educação a distância estabelece que nenhum curso de bacharelado, licenciatura e tecnologia pode ser 100% a distância.

Professores

O Inep também destacou como desafio o envelhecimento dos professores, que, na média, estão mais velhos, mostrando que os mais jovens não têm se interessado pela carreira docente. O relatório mostra que isso não ocorre apenas no Brasil. “Nós temos também uma outra questão que tem ocupado bastante os debates educacionais, não só no Brasil, mas em todo mundo, que é a a questão do etarismo, o envelhecimento do pessoal acadêmico”, ressaltou Christyne Carvalho.

A pesquisa mostra que, no Brasil, entre 2013 e 2023, houve um aumento de 23% no número de professores do ensino superior com 50 anos ou mais, chegando a 33,8% desses profissionais nessa faixa etária. A média da OCDE é ainda maior, 40,4%. “É um dado que é bastante instigante para que tomemos algumas ações públicas e que possamos superar esse desafio”, afirmou a coordenadora.

O EaG traz dados educacionais como desempenho dos estudantes, taxas de matrícula e organização dos sistemas educacionais dos 38 países-membros da OCDE, além de Argentina, Bulgária, China, Croácia, Índia, Indonésia, Peru, Romênia, Arábia Saudita, África do Sul e Brasil – que é parceiro-chave da organização. O grupo reúne as principais e mais ricas economias do mundo. Neste ano, o relatório tem como foco principal o ensino superior.

 

 

AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos, por meio do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC), divulgou o Boletim Epidemiológico de HIV referente ao segundo quadrimestre de 2025. O levantamento mostra aumento de registros na cidade e orienta estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento.

Entre maio e agosto, 20 novos casos foram notificados. A faixa etária mais atingida continua sendo a de 25 a 29 anos, com predominância masculina: dois homens para cada mulher. A taxa de detecção no período chegou a 19,86 casos por 100 mil habitantes.

As autoridades de saúde reforçam a importância da prevenção combinada, que inclui ampliação do uso da PrEP (profilaxia pré-exposição), testagem regular e início imediato do tratamento antirretroviral (TARV). De acordo com especialistas, o tratamento garante qualidade de vida e torna o vírus intransmissível quando a carga viral se mantém indetectável.

A supervisora do CAIC, Cíntia Ruggiero, lembra que a testagem é gratuita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Saúde da Família (USFs) e no próprio CAIC. “O diagnóstico precoce é considerado fundamental para garantir mais saúde e qualidade de vida às pessoas que vivem com HIV”, afirma.

Entre as ações da Secretaria estão a ampliação dos pontos de testagem rápida, distribuição de preservativos e gel lubrificante, capacitação de profissionais e campanhas educativas em escolas e comunidades.

“A cada boletim buscamos não apenas mostrar os números, mas reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. O HIV hoje é uma condição controlável, desde que o tratamento seja iniciado o quanto antes. Nossa missão é garantir acesso ao tratamento e, sobretudo, combater o estigma, que ainda afasta muitas pessoas dos serviços de saúde. Em São Carlos temos uma rede preparada e gratuita para atender a população e realizar a testagem”, destaca Denise Martins Gomide, diretora de Vigilância em Saúde.

De janeiro a agosto deste ano, o CAIC realizou 6.374 consultas, aplicou 1.952 vacinas, fez 2.461 exames e 9.209 testes rápidos. Atualmente, 1.833 pacientes com HIV fazem acompanhamento na unidade.

O CAIC funciona na Avenida São Carlos, nº 3.392, no Tijuco Preto (esquina com a Rua José de Alencar), de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Informações pelos telefones (16) 3419-8240 ou 3419-8250.

SÃO PAULO/SP - O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (10), uma parceria de transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan e a farmacêutica Pfizer para a produção nacional da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), uma das principais causas de infecções respiratórias graves em bebês, incluindo quadros de bronquiolite.

A previsão é que as primeiras 1,8 milhão de doses sejam entregues até o fim deste ano. Em fevereiro, a pasta já havia confirmado a incorporação do imunizante ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com o acordo, a distribuição da vacina contra o VSR na rede pública, para gestantes e bebês, deve começar na segunda quinzena de novembro.

Devem ser imunizadas, por meio de dose única, gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. A vacinação materna, segundo o ministério, favorece a transferência de anticorpos para o bebê, contribuindo para a proteção nos primeiros meses de vida, período de maior vulnerabilidade ao VSR.

De acordo com o ministério, o vírus é responsável por 80% dos casos de bronquiolite e por 60% dos casos de pneumonias em crianças menores de 2 anos. A cada cinco crianças infectadas, uma precisa de atendimento ambulatorial e, em média, uma em cada 50 acaba hospitalizada no primeiro ano de vida.

Dados da pasta mostram ainda que, no Brasil, cerca de 20 mil bebês menores de um ano são internados anualmente. O risco é mais elevado entre prematuros, cuja taxa de mortalidade é sete vezes maior do que em crianças nascidas a termo — grupo que representa 12% dos nascimentos no país.

“A vacina tem potencial para prevenir cerca de 28 mil internações por ano, oferece proteção imediata aos recém-nascidos e beneficiará aproximadamente 2 milhões de bebês nascidos vivos”, informou o comunicado.

Esclerose múltipla

O Brasil também passará a produzir, por meio de parceria de desenvolvimento produtivo (PDP), o natalizumabe, medicamento biológico usado no tratamento da esclerose múltipla. De acordo com o ministério, a transferência de tecnologia será feita pela farmacêutica Sandoz para o Instituto Butantan.

“A vulnerabilidade do país na oferta de insumos durante a pandemia de covid-19 e os recentes episódios relacionados a aplicação de tarifas abusivas às exportações brasileiras reforçam a importância da soberania do SUS para garantir o acesso da população a medicamentos e tratamentos”, avaliou a pasta em nota.

O natalizumabe é indicado a pacientes com a forma remitente-recorrente de alta atividade, que corresponde a cerca de 85% dos casos, e que não responderam de forma adequada a outros tratamentos. O medicamento é ofertado no SUS desde 2020, mas atualmente há apenas um único fabricante com registro no país.

A esclerose múltipla é uma doença autoimune que compromete o sistema nervoso central e afeta principalmente adultos jovens, com idade entre 18 e 55 anos. É caracterizada pela desmielinização da bainha de mielina, que possibilita a condução de impulsos elétricos responsáveis pelo controle das funções do organismo.

 

 

AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Ciência & Saúde

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Setembro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.